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Id: biblio-1052372
Autor: Magalhães, Lara Trabach; Bazoni, Aline Costa; Pereira, Fábio Nogueira.
Título: Impressões de psicólogos clínicos acerca da orientação psicológica online / Clinical psychologists impressions on online psychological counseling / Impresiones de psicólogos clínicos acerca del asesoramiento psicológico online
Fonte: Rev. Bras. Psicoter. (Online);21(1):53-69, Jan./Abril 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as impressões de psicoterapeutas acerca da orientação psicológica online. Para a realização deste trabalho participaram oito psicólogos que prestam esses serviços. Os participantes foram selecionados partir da técnica de bola de neve e considerando o critério de saturação teórica. A amostra foi composta por cinco mulheres e três homens, com idades variando entre 25 e 56 anos, e que atuavam a partir de diferentes cidades brasileiras. As entrevistas foram feitas tanto online quanto presencialmente usando um roteiro semiestruturado, e suas transcrições tratadas com análise de conteúdo, seguindo os passos de pré-análise, exploração e categorização. Os dados coletados indicaram que os participantes compreendem a orientação psicológica online como uma modalidade contemporânea de atendimento e identificam nessa prática limites e potencialidades. De uma maneira geral, os profissionais relataram ter essa modalidade como secundária e/ou complementar à clínica presencial. Também foi apontado que a aliança terapêutica estabelecida nessa modalidade é diferenciada quando comparada a estabelecida no atendimento presencial, porém possibilitando os objetivos traçados como cliente, bem como acolher aquele que busca ajuda. Os atendimentos pela internet constituem uma prática nova e necessita ser estudada mais a fundo no intuito de gerar maior entendimento e esclarecimento para o devido treinamento de profissionais que queiram atuar nesta modalidade.(AU)

This study investigated the impressions of clinical psychotherapists about online therapy and counseling. The sample was eight psychologists that practiced using online tool. They were five women and three men with ages varying from 25 to 56 years old, and who were working in different Brazilians states. Interviews were conducted both online and personally using a semi structured interview protocol. Participants were selected by snowball sampling and theoretical saturation was considered as a criterium for sample size. Interview transcriptions were evaluated using content analyses, following the steps of pre-analysis, exploration and categorization. The collected data indicated that the participants understand online practice as a contemporary modality of service and identify its limits and potentials. Overall, the professionals described this clinical arrangement as a secondary and/or complementary to presential appointments. It was also found that participants see the therapeutic alliance in online services as different fromin-office sessions, but as if they could still be able to plan strategies with their clients, as well as support those who seek help. Online clinical practiceis a new modality that needs further investigation to better understood and assessed. Such practice modality could also enrich undergraduate and graduate clinical trainings.(AU)

El presente estudio tuvo como objetivo investigar las impresiones de psicoterapeutas acerca de la orientación psicológica y de la psicoterapia online. Para la realización de este trabajo participaron ocho psicólogos que prestan estos servicios. Los participantes fueron seleccionados de la técnica de bola de nieve y considerando el criterio de saturación teórica. La muestra fue compuesta por cinco mujeres y tres hombres, con edades variando entre 25 y 56 años, y que actuaban a partir de diferentes ciudades brasileñas. Las entrevistas se realizaron tanto en línea como presencialmente usando un guión semiestructurado, y sus transcripciones tratadas con análisis de contenido, siguiendo los passos de pre-análisis, exploración y categorización. Los datos recolectados indicaron que los participantes comprenden la orientación psicológica en línea como una modalidad contemporánea de atención e identifican en esa práctica límites y potencialidades. De una manera general, los profesionales relataron tener esa modalidad como secundaria y/o complementaria a la clínica presencial. También fue señalado que el alineamiento terapêutico establecido en esa modalidades diferenciado cuando comparado al establecido en la atención presencial, pero posibilitando los objetivos trazados con el cliente, así como acoger al que busca ayuda. Las atenciones por Internet constituyen una práctica nueva y necesitan ser estudiadas más a fondo con el fin de generar mayor entendimiento y aclaración para el debido entrenamiento de profesionales que quieran actuar en esta modalidad.(AU)
Descritores: GASTROENTERITIS, TRANSMISSIBLE, OF SWINE0
-Psicologia
Psicologia Clínica
Aconselhamento à Distância
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-745108
Autor: Anon.
Título: Conocimiento adquirido y adherencia en un diplomado sobre la salud mental para docentes orientadores / The knowledge acquired during and adherence to a postgraduate course concerned with mental health aimed at school counselors
Fonte: Rev. salud pública;16(6):1-1, nov.-dez. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Evaluar el desempeño académico y la adherencia después de una intervención educativa centrada en la promoción, prevención, identificación e intervención temprana de diferentes problemas y patologías mentales que se presentan en niños y adolescentes. Materiales y Métodos Estudio de intervención antes después de un diplomado, en el que a la población de docentes orientadores de Boyacá y Cundinamarca se les impartió una intervención educativa sobre salud mental y se realizó la evaluación de conocimientos antes y después de haberla recibido. Resultados Hubo un buen desempeño en la prueba académica donde el 48,5 % de la población tuvo una calificación mayor a 4,0/5,0 antes de la intervención, aunque después de esta el 61,2 % alcanzaron esta misma nota, por lo que consideramos que la intervención educativa funcionó como una herramienta para mejorar el conocimiento sobre promoción, prevención, reconocimiento e intervención temprana de salud mental en las instituciones educativas. La adherencia fue del 90,6 % para el diplomado de 120 horas. Conclusión El diplomado parece impactar en el conocimiento adquirido sobre salud mental y presenta una buena adherencia...

To evaluate the academic performance in, and adherence to, a postgraduate course focused on promotion, prevention, identification, and early intervention with regard to the different mental problems and pathologies affecting children and adolescents. Materials and Methods This was a before-and-after intervention study involving a postgraduate course. The population of school counselors from the Colombian regions of Boyacá and Cundinamarca were invited to participate in a postgraduate course that addressed mental health. Their knowledge was evaluated before and after having received it. Results The school counselors performed well on the academic test, with 48.5 % of the population obtaining a score of 4.0/5.0 before the intervention. After the course, 61.2 % achieved the same score. It was thus considered that the course functioned as a tool for improving knowledge about promotion, prevention, recognition, and early intervention with regard to mental health in educational institutions. There was a 90.6 % adherence to the 120-hour-long postgraduate course. Conclusion The postgraduate course seemed to have a positive impact in terms of the knowledge acquired about mental health, and there was good adherence to the course...
Descritores: Aconselhamento/educação
Educação Continuada
Transtornos Mentais/prevenção & controle
Saúde Mental/educação
-Colômbia
Aconselhamento à Distância
Diagnóstico Precoce
Intervenção Médica Precoce
Escolaridade
Transtornos Mentais/diagnóstico
Psicologia do Adolescente
Psicologia da Criança
Serviços de Saúde Escolar
Limites: Adolescente
Adulto
Criança
Feminino
Seres Humanos
Masculino
Meia-Idade
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-722590
Autor: Reginato, Tatiana Turtelli Poles; Ferrari, Deborah Viviane.
Título: Teleaudiologia: comunicação profissional-paciente na programação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta / Teleaudiology: professional-patient communication in hearing aid programming and fitting via teleconsultation
Fonte: Audiol., Commun. res;19(3):299-309, 09/2014. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo Avaliar se a teleconsulta afeta a comunicação profissional-paciente e a satisfação com o atendimento para programação e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), em comparação à consulta presencial. Métodos Quarenta candidatos ao uso do AASI, com idade superior a 18 anos e perda neurossensorial simétrica, de grau leve a severo, foram distribuídos aleatoriamente, em grupos controle (presencial) e experimental (teleconsulta síncrona assistida por um facilitador). As consultas foram filmadas, cronometradas e seu conteúdo analisado, de acordo com o “Código de Observação de Davis” (DOC). Os participantes também responderam ao “Questionário de Experiência do Paciente” (PEQ), para avaliar a satisfação com a consulta. Resultados Nas teleconsultas, as explicações do profissional sobre a estrutura da consulta e realização de procedimentos foram mais frequentes e expressões espontâneas do participante sobre a sua condição foram menos observadas do que nas consultas presenciais. Não houve diferença entre os grupos, quanto às seguintes dimensões do PEQ: “Resultados da Consulta”, “Barreiras de Comunicação”, “Experiência de Comunicação”. Pontuações significativamente maiores foram obtidas para a teleconsulta na dimensão “Emoções após a Consulta”. O grupo experimental teve experiência positiva com a presença do facilitador. Conclusão Houve impacto da condução da programação e adaptação do AASI, via teleconsulta, em alguns aspectos da comunicação profissional-paciente sem, contudo, afetar a satisfação do paciente quanto ao serviço recebido. .

Purpose To evaluate if teleconsultation affects professional-patient communication as well as patient satisfaction with the care for the hearing aid programming and fitting compared to the face to face consultation. Methods Forty hearing aid candidates aged over 18 years with symmetrical sensorineural hearing loss ,from mild to severe degrees, were randomly divided into two groups: control (face to face) and experimental (synchronous teleconsultation assisted by a facilitator). Consultations were filmed, timed and their contents were analyzed according to the “Davis Observation Code” (DOC). The “Patient Experience Questionnaire” (PEQ) was also administered in order to assess the satisfaction with the consultation. Results When compared to face to face consultations, explanations given by the professionals on the consultation structure and the performance of procedures were more frequent and participant’ spontaneous expressions on his condition were less observed in teleconsultations. There was no difference between groups regarding the following dimensions of the PEQ: “Outcomes of the Visit”, “Communication Barriers”, and “Communication Experience”. Significantly higher scores were obtained for teleconsultation in the dimension “Emotions after Consultation”. The experimental group had a positive experience with the presence of the facilitator. Conclusion The performance of the hearing aid programming and fitting via teleconsultation impacted some aspects of professional-patient communication; however, patient satisfaction regarding the care provided was not affected. .
Descritores: Aconselhamento à Distância
Auxiliares de Audição
Perda Auditiva Neurossensorial
Assistência ao Paciente
Satisfação do Paciente
Consulta Remota/estatística & dados numéricos
-Avaliação em Saúde
Relações Médico-Paciente
Estudos Prospectivos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1075
Autor: Lopes, Juliana Evangelista; Heimann, Candice.
Título: Uso das tecnologias da informação e comunicação nas ações médicas a distância: um caminho promissor a ser investido na saúde pública / The use of information and communication technologies in remote medical actions: a promising path to be invested in public health / El uso de tecnologías de la información y la comunicación en las acciones médicas a distancia: un camino prometedor para ser invertidos en la salud pública
Fonte: J. health inform;8(1):26-30, jan.-mar. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão sendo utilizadas de forma crescente na área da saúde com o intuito de auxiliar na tomada de decisões. A presente pesquisa teve como objetivo descrever o uso das principais TICs na área da saúde para realização de ações médicas a distância com foco na qualificação da assistência em saúde, por meio de uma revisão de literatura. A telemedicina é uma das opções de prestação da assistência médica a pacientes que estão geograficamente distantes. Em 2009 o Ministério da Saúde lançou o programa Telessaúde Brasil Redes, no qual são reunidas diversas instituições formadoras de gestão e serviços de saúde responsáveis pela formulação e gestão de teleconsultorias, telediagnósticos e segunda opinião formativa, pelos quais trabalhadores e profissionais do Sistema único de Saúde (SUS) podem obter teleconsultorias e telediagnósticos e, deste modo, garantir maior abrangência e acesso à saúde, educação e prevenção, mesmo de lugares mais distantes.

The Information and Communication Technologies (ICT) are being used increasingly in healthcare in order to assist in making decisions. This research aimed to describe the use of ICT in health care for achieving major medical distance focused on training of health care actions, through a literature review. Telemedicine is one of the options for the provision of medical care to patients who are geographically distant. In 2009 the Ministry of Health launched the Brazil Telehealth Networks program, which meet various educational institutions of management and / or health services responsible for the formulation and management of teleconsultation, telediagnosis and formative second opinion; through which workers and professionals Only Health System (SUS) can get teleconsultation and telediagnosis. The allocation of health technology ensures greater coverage and access to health, education and prevention, even in more distant places.

Las Tecnologías de la Comunicación (TIC) de la información y se están utilizando cada vez más en la asistencia sanitaria con el fin de ayudar en la toma de decisiones. Esta investigación tuvo como objetivo describir la utilización de las TIC en la atención de la salud para alcanzar mayor distancia médicos se centró en la formación de las acciones de salud, a través de una revisión de la literatura. La telemedicina es una de las opciones para la prestación de atención médica a los pacientes que están geográficamente distantes. En 2009 el Ministerio de Salud puso en marcha el programa de Telesalud Brasil Networks, que se reúnen diversas instituciones educativas de gestión y / o de los servicios de salud responsables de la formulación y la gestión de la teleconsulta, telediagnóstico y formativa segunda opinión; a través del cual los trabajadores y los profesionales solamente del Sistema de Salud (SUS) pueden obtener la teleconsulta y telediagnóstico e deste modo, garantir una mayor cobertura y acceso a la salud, la educación y la prevención, incluso en lugares más distantes.
Descritores: Tecnologia Biomédica
Aconselhamento à Distância
Tecnologia da Informação
Assistência Médica
Informática Médica
Telemedicina
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1888.9 - SBIS - Sociedade Brasileira de Informática em Saúde



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