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Marziale, Maria Helena Palucci
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Id: biblio-1287916
Autor: Garcia, Gracielle Pereira Aires; Marziale, Maria Helena Palucci.
Título: Satisfaction, stress and burnout of nurse managers and care nurses in Primary Health Care / Satisfacción, estrés y agotamiento profesional de enfermeros gestores y enfermeros de cuidado en Atención Primaria de Salud / Satisfação, estresse e esgotamento profissional de enfermeiros gestores e assistencialistas da Atenção Primária à Saúde
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03675, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To correlate the indicators of job satisfaction, factors of occupational stress and professional exhaustion among nurse managers and care nurses in Primary Health Care. Method: Descriptive, exploratory field study conducted in 45 units of Primary Health Care in Brazil. The following instruments were used for data collection: Sociodemographic Questionnaire, Work Stress Scale, Burnout Characterization Scale and the Job Satisfaction Questionnaire - S20/23. Results: Participation of 122 nurses (47.5% managers; 62.5% care), 32% had considerable stress levels, indicators of emotional exhaustion, dehumanization and disappointment at work in moderate to high levels. The indicator of satisfaction with the physical work environment did not show significance with variables of professional exhaustion, while satisfaction with hierarchical relations and intrinsic job satisfaction are strongly correlated. Conclusion: There is an association between organizational problems and working conditions that hinder nurses' work. Regardless of the position, job satisfaction is inversely proportional to burnout.

RESUMEN Objetivo: Correlacionar los indicadores de satisfacción laboral, factores de estrés laboral y agotamiento profesional entre enfermeros gestores y enfermeros de cuidado en Atención Primaria de Salud. Método: Estudio de campo descriptivo, exploratorio, realizado en 45 unidades de Atención Primaria de Salud en Brasil. Para la recogida de datos se utilizaron los siguientes instrumentos: Cuestionario Sociodemográfico, Escala de Estrés Laboral, Escala de Caracterización del Burnout y Cuestionario de Satisfacción Laboral - S20/23. Resultados: Participación de 122 enfermeros (47,5% gestores; 62,5% cuidados), 32% presentaba niveles de estrés considerables, indicadores de agotamiento emocional, deshumanización y decepción en el trabajo en niveles moderados a altos. El indicador de satisfacción con el ambiente físico de trabajo no mostró significancia con las variables de agotamiento profesional, mientras que la satisfacción con la supervisión y la intrínseca del trabajo están fuertemente correlacionadas. Conclusión: Hay una asociación entre los problemas organizacionales y las condiciones laborales que dificultan el trabajo de los enfermeros. Independientemente del puesto, la satisfacción laboral es inversamente proporcional al agotamiento profesional.

RESUMO Objetivo: Correlacionar os indicadores de satisfação no trabalho, fatores de estresse ocupacional e de esgotamento profissional entre os enfermeiros gestores e assistencialistas da Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo de campo, descritivo, de caráter exploratório realizado em 45 unidades da Atenção Primária à Saúde do Brasil. Na coleta de dados, foram utilizados os instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Estresse no Trabalho, Escala de Caracterização de Burnout e o Questionário de Satisfação no Trabalho - S20/23. Resultados: Participaram 122 enfermeiros (47,5% gestores e 62,5% assistencialistas), 32% apresentaram nível de estresse considerável, indicadores de exaustão emocional, desumanização e decepção no trabalho em níveis moderados a altos. O indicador satisfação com o ambiente físico de trabalho não apresentou significância com as variáveis do esgotamento profissional, mas a satisfação com relações hierárquicas e intrínsecas ao trabalho são fortemente correlacionadas. Conclusão: Há uma associação entre os problemas organizacionais e as condições de trabalho que dificultam o trabalho dos enfermeiros. Independente da função, a satisfação no trabalho é inversamente proporcional ao esgotamento profissional.
Descritores: Saúde do Trabalhador
Enfermagem de Atenção Primária
-Estresse Psicológico
Esgotamento Profissional
Satisfação no Emprego
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287960
Autor: Moraes, Márcia Cristina Souza de; Dutra, Gabrielle Oliveira; Ferreira, Thelen Daiana Mendonça; Dias, Flávia Carvalho Pena; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Gasparino, Renata Cristina.
Título: Liderança coaching na enfermagem e sua influência na satisfação profissional e segurança do paciente / Liderazgo coaching en la enfermería y su influencia sobre la satisfacción profesional y seguridad del paciente / Nursing coaching leadership and its influence on job satisfaction and patient safety
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03779, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Comparar a percepção dos técnicos de enfermagem com a autopercepção do enfermeiro sobre o exercício da sua Liderança coaching e verificar a influência desse modelo de liderança no clima de segurança e na satisfação da equipe. Método Estudo correlacional, realizado com 85 enfermeiros e 85 técnicos de enfermagem, utilizando o Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança, o Questionário de Percepção do Técnico e Auxiliar de Enfermagem no Exercício da Liderança e as subescalas Clima de segurança e Satisfação no trabalho. As relações entre as respostas dos profissionais foram avaliadas pelo teste de Mann Whitney e coeficiente de Spearman. Resultados Os enfermeiros alcançaram maiores médias nas quatro dimensões da Liderança coaching, sendo que, em três, as diferenças foram significantes (p < 0,05). As dimensões da Liderança coaching obtiveram correlações positivas e significantes com as subescalas Clima de segurança e Satisfação, sendo a maioria de moderada magnitude. Conclusão A autopercepção dos enfermeiros, com relação ao exercício da liderança, foi mais positiva do que a avaliação dos técnicos. Quanto mais o enfermeiro exercer as dimensões da Liderança coaching, melhores serão o clima de segurança e a satisfação da equipe.

RESUMEN Objetivo Comparar la percepción de los técnicos de enfermería con la autopercepción del enfermero sobre la práctica de su Liderazgo coaching y verificar la influencia de ese modelo de liderazgo en el clima de seguridad y en la satisfacción del equipo. Método Estudio correlacional, realizado con 85 enfermeros y 85 técnicos de enfermería que utilizaron el Cuestionario de Autopercepción del Enfermero en la Práctica del Liderazgo, el Cuestionario de Percepción del Técnico y Auxiliar de Enfermería en la Práctica del Liderazgo y las subescalas clima de seguridad y Satisfacción en el trabajo. Las relaciones entre las respuestas de los profesionales fueron evaluadas por el test de Mann Whitney y coeficiente de Spearman. Resultados Los enfermeros alcanzaron mejores medias en las cuatro dimensiones del Liderazgo coaching, siendo que, en tres, las diferencias fueron significativas (p < 0,05). Las dimensiones del Liderazgo coaching obtuvieron correlaciones positivas y significativas con las subescalas Clima de seguridad y satisfacción, siendo la mayoría de moderada magnitud. Conclusión La autopercepción de los enfermeros, con relación a la práctica del liderazgo, fue más positiva que la evaluación de los técnicos. A la medida que el enfermero ejerce más las dimensiones de Liderazgo coaching, mejores serán el clima de seguridad y la satisfacción del equipo.

ABSTRACT Objective To compare the nursing technicians' perception with the nurses' self-perception of the exercise of nurses' coaching leadership and to check the influence of this leadership model on the safety climate and on the team's satisfaction. Method This is a correlational study, carried out with 85 nurses and 85 nursing technicians, using the Questionnaire on the Nurse's Self-Perception of Leadership Exercise, the Questionnaire on Nursing Technicians' and Assistants' Perception of Leadership Exercise, and the subscales Safety climate and Satisfaction at Work. The relations among the professionals' responses were assessed using the Mann Whitney test and Spearman's coefficient. Results Nurses achieved higher means in the four dimensions of coaching Leadership, and in three, the differences were significant (p < 0.05). The dimensions of Coaching Leadership obtained positive and significant correlations with the subscales Safety Climate and Satisfaction, the majority being of moderate magnitude. Conclusion Nurses' self-perception regarding the exercise of leadership was more positive than the technicians' assessment. The more the nurse exercises the dimensions of Coaching Leadership, the better the team's safety climate and satisfaction.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Supervisão de Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
-Segurança do Paciente
Satisfação no Emprego
Liderança
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1283773
Autor: Rivera-Rojas, Flérida; Ceballos-Vásquez, Paula Andrea; González-Palacios, Yanni.
Título: Riesgos psicosociales y satisfacción laboral: una relación significativa para los trabajadores de oncología / Riscos psicossociais e satisfação profissional: uma relação significativa para os trabalhadores da oncologia / Psychosocial risks and job satisfaction: A meaningful relationship for oncology workers
Fonte: Aquichan;21(1):e2114, Abr. 8, 2021.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To determine the relationship between psychosocial risk factors and professional satisfaction of workers working in oncology and palliative care units in a region of Chile. Material and Method: Non experimental, cross-sectional, correlational study with quantitative approach. In the last semester of 2016, the census of health workers was carried out, using an instrument composed of three parts for data collection: a) bio-sociodemographic history, b) SUSESO-ISTAS 21 questionnaire for psychosocial risks, and c) for work satisfaction. International bioethical principles were respected throughout the research. Results: There is a relationship with statistical significance (p≤0,05) between psychosocial risks and job satisfaction at work, the dimension of psychosocial risk with higher risk is psychological demand (x:11,24; DP: 3,06) and dual presence (x: 3,23; DP: 1,90) and the factor in which less satisfaction is perceived is the physical work environment (x: 4,32 DP: 1,77). Conclusion: With the results obtained, it can be affirmed that the workers who work in oncologic units and perceive greater psychosocial risk at work present less satisfaction at work, which can impact on the quality of assistance.

Objetivo: determinar la relación entre los factores de riesgo psicosocial y satisfacción laboral de los trabajadores que se desempeñan en unidades de oncología y cuidados paliativos de una región de Chile. Material y método: estudio no experimental, transversal, correlacional con abordaje cuantitativo. Durante el último semestre 2016, se realizó un censo a 110 trabajadores sanitarios, usando para la recolección de datos un instrumento que consta de tres partes: a) antecedentes biosociodemográficos, b) el cuestionario SUSESO-ISTAS 21 para riesgos psicosociales y c) S20/23 para satisfacción laboral. Durante toda la investigación, se respetaron principios bioéticos internacionales. Resultados: existe relación con significancia estadística (p≤0,05) entre riesgos psicosociales y satisfacción laboral en el trabajo, la dimensión de riesgo psicosocial con mayor riesgo es exigencias psicológicas (x: 11,24; DE:3,06) y doble presencia (x: 3,23; DE:1,90) y el factor en que se percibe menor satisfacción es el ambiente físico de trabajo (x: 4,32 DE:1,77). Conclusión: con los resultados obtenidos se puede afirmar que los trabajadores que se desempeñan en unidades de oncología y perciben mayor riesgo psicosocial en el trabajo tienen menor satisfacción laboral, lo que podría impactar en la calidad de la atención.

Objetivo: determinar a relação entre os fatores de risco psicossocial e a satisfação profissional dos trabalhadores que atuam em unidades de oncologia e cuidados paliativos, em determinada região do Chile. Materiais e método: estudo não experimental, transversal, correlacional de abordagem quantitativa. No último semestre de 2016, foi realizado um censo com 110 trabalhadores da área da saúde. Para a coleta de dados, foi utilizado um instrumento que apresenta três partes: a) antecedentes biossociodemográficos; b) questionário SUSESO-ISTAS 21 para riscos psicossociais e c) S20/23 para satisfação profissional. Durante toda a pesquisa, foram respeitados os princípios bioéticos internacionais. Resultados: existe relação com significância estatística (p ≤ 0,05) entre riscos psicossociais e satisfação profissional no trabalho; a dimensão de risco psicossocial mais prevalente são exigências psicológicas (x: 11,24; DP = 3,06) e presença dupla (x: 3,23; DP = 1,90); o fator em que é percebida menor satisfação é o ambiente físico de trabalho (x: 4,32 DP = 1,77). Conclusão: com os resultados obtidos, pode-se afirmar que os trabalhadores que realizam atividades em unidades de oncologia e percebem maior risco psicossocial no trabalho têm menor satisfação profissional, fato que impacta na qualidade da atenção.
Descritores: Riscos Ocupacionais
Serviço Hospitalar de Oncologia
Pessoal de Saúde
Satisfação no Emprego
Enfermagem do Trabalho
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Id: biblio-1120172
Autor: Melo, Anna Bianca Ribeiro; Siqueira, Janaina Moreno de; Silva, Marize Barbosa; Silva, Pablo Alexandre; Antonian, Glória Maria de Moraes; Farias, Sheila Nascimento Pereira de.
Título: Danos à saúde e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros hospitalares: um estudo transversal / Hospital nurses' health and quality of life at work harms: a cross-sectional study / Daños a la salud y calidad de vida en el trabajo de las enfermeras hospitalarias: un estudio transversal
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e46505, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar a associação entre danos à saúde e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros hospitalares. Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, com 145 enfermeiros, aprovado pela comissão de ética sob protocolos 1.634.051 e 1.643.912. Utilizaram-se estatísticas descritivas, análises bivariadas, teste qui-quadrado, cálculo da razão de chance e intervalos de confiança. Resultados: observou-se que o consumo de medicamentos provocado/agravado pelo trabalho aumentou em 2,31 vezes a chance de o enfermeiro ter baixa qualidade de vida no trabalho; transtornos do sono provocados/agravados pelo trabalho aumentou em 3,15 vezes a chance de ter baixa qualidade de vida no trabalho; cefaleia frequente provocada/agravada pelo trabalho aumentou a chance em 1,98 vezes de ter baixa qualidade de vida no trabalho. Conclusão: condições de trabalho impactam na saúde e qualidade de vida do trabalho do enfermeiro. Ambientes de trabalho adequados proporcionam satisfação pessoal e profissional, além de manterem a qualidade da força de trabalho do enfermeiro.

Objective: to examine the association between health harm and quality of life in the work of hospital nurses. Method: this quantitative, descriptive, cross-sectional study, with 145 nurses, after approval by research ethics committee ­ protolcols 1.634.051 and 1.643.912. Descriptive statistics, bivariate analyses, chi-square test, odds ratio and confidence intervals were used. Results: the odds of nurses' quality of life at work being poor were found to be increased 2.31 times by work-related or - aggravated medicine consumption; 3.15 times by work-related or -aggravated sleep disorders; and 1.98 times by frequent workrelated or -aggravated headache. Conclusion: working conditions impact on nurses' health and quality of life at work. Appropriate work environments favor personal and professional satisfaction and maintain the quality of the nurse's workforce.

Objetivo: examinar la asociación entre daños a la salud y calidad de vida en el trabajo de enfermeras hospitalarias. Método: estudio cuantitativo, descriptivo, transversal, con 145 enfermeros, previa aprobación del comité de ética en investigación - protolcols 1.634.051 y 1.643.912. Se utilizó estadística descriptiva, análisis bivariados, prueba de chi-cuadrado, razón de probabilidades e intervalos de confianza. Resultados: se encontró que las probabilidades de que la calidad de vida de las enfermeras en el trabajo sea deficiente aumentaban 2,31 veces por el consumo de medicamentos relacionados con el trabajo o agravados; 3,15 veces por trastornos del sueño relacionados con el trabajo o agravados; y 1,98 veces por dolor de cabeza frecuente relacionado con el trabajo o agravado. Conclusión: las condiciones laborales repercuten en la salud y la calidad de vida de las enfermeras en el trabajo. Los entornos laborales adecuados favorecen la satisfacción personal y profesional y mantienen la calidad de la fuerza laboral de la enfermería.
Descritores: Qualidade de Vida
Condições de Trabalho
Saúde do Trabalhador
Hospitais Universitários
Enfermeiras e Enfermeiros
-Automedicação
Transtornos do Sono-Vigília
Brasil
Distribuição de Qui-Quadrado
Intervalos de Confiança
Razão de Chances
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Local de Trabalho
Cefaleia
Satisfação no Emprego
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1096153
Autor: Cañarte Colombo, Carolina.
Título: Satisfacción laboral de enfermeros de un servicio de cuidados intensivos pediátricos y neonatales / Job satisfaction of nurses of a pediatric and neonatal intensive care service / Satisfação no trabalho de enfermeiros de um serviço de terapia intensiva pediátrica e neonatal
Fonte: Rev. urug. enferm;15(1):1-9, jul. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Este es un estudio descriptivo transversal, cuyo objetivo es conocer el grado de satisfacción laboral de los enfermeros (licenciados y auxiliares) que trabajan en el CTI pediátrico y neonatal del hospital policial de Montevideo, Uruguay. La recolección de datos se realizó en Octubre de 2016. Sustentado en la teoría de las necesidades de Herzberg (1), la cual sugiere que la real satisfacción del hombre con su trabajo proviene del hecho de enriquecer su puesto para que de esta manera pueda desarrollar una mayor responsabilidad y experimente a su vez un crecimiento mental y psicológico, se elaboró la presente investigación; teniendo en cuenta que, como trabajadores, los enfermeros se ven continuamente expuestos a diversos factores que atentan contra su salud y contra el mencionado crecimiento y desarrollo. Para lo cual, a través del uso del cuestionario Font-Roja (2) más el agregado de variables sociodemográficas y laborales, se describen las características sociodemográficas y laborales de los funcionarios enfermeros del servicio, se determina su grado de satisfacción y relaciona la satisfacción laboral con las variables sociodemográficas y laborales de estos. Como resultado se observó que esta población comparte similares características con la población de enfermeros del resto del país; que las variables sociodemográficas y laborales estudiadas no guardan relación estadísticamente significativa con el grado de satisfacción laboral; y que el grado o nivel de satisfacción es medianamente satisfactorio, con una media de 82,15 (DE 7,31), en una escala que va del 24 (mínimo grado de satisfacción) al 120 (máximo grado de satisfacción).

This is a cross-sectional descriptive study, whose objective is to know the degree of job satisfaction of nurses (graduates and assistants) who work in the pediatric and neonatal CTI of the police hospital of Montevideo, Uruguay. Data collection was carried out in October 2016. Based on the Herzberg theory of the needs (1), which suggests that the real satisfaction of man with his work comes from the fact of enriching his position so that in this way he can develop a greater responsibility and in turn experience a mental growth and psychological, the present investigation was elaborated; taking into account that, as workers, nurses are constantly exposed to various factors that threaten their health and against the mentioned growth and development. For which, through the use of the Font-Roja questionnaire (2) plus the addition of sociodemographic and labor variables, the sociodemographic and labor characteristics of the nurses of the service are described, their degree of satisfaction is determined and the work satisfaction is related with the sociodemographic and labor variables of these. As a result, it was observed that this population shares similar characteristics with the population of nurses in the rest of the country; that the sociodemographic and labor variables studied do not have a statistically significant relationship with the degree of job satisfaction; and that the degree or level of satisfaction is moderately satisfactory, with an average of 82.15 (SD 7.31), on a scale ranging from 24 (minimum degree of satisfaction) to 120 (maximum degree of satisfaction).

Trata-se de um estudo descritivo transversal, cujo objetivo é conhecer o grau de satisfação no trabalho dos enfermeiros (graduados e auxiliares) que atuam no CTI pediátrico e neonatal do hospital de polícia de Montevidéu, Uruguai. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2016. Com base na teoria das necessidades de Herzberg (1), que sugere que a verdadeira satisfação do homem com seu trabalho provém do fato de enriquecer sua posição para que, dessa maneira, ele possa desenvolver uma maior responsabilidade e, por sua vez, experimentar um crescimento mental e psicológica, a presente investigação foi elaborada; levando em consideração que, como trabalhadores, os enfermeiros estão constantemente expostos a vários fatores que ameaçam sua saúde e contra o crescimento e desenvolvimento mencionados. Para o qual, através do uso do questionário Font-Roja (2) mais a adição de variáveis sociodemográficas e laborais, são descritas as características sociodemográficas e laborais dos enfermeiros do serviço, é determinado seu grau de satisfação e relacionada à satisfação no trabalho com as variáveis sociodemográficas e trabalhistas. Como resultado, observou-se que essa população compartilha características semelhantes às da população de enfermeiros no restante do país; que as variáveis.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Condições Sociais
Uruguai
Condições de Trabalho
Saúde do Trabalhador
Enfermagem de Cuidados Críticos
Satisfação no Emprego
Recursos Humanos de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: lil-771187
Autor: Fernández Argüelles, Rogelio; Cobos Díaz, Perla Anahí; Figueroa Varela, María del Rocío.
Título: Evaluación del clima organizacional en un centro de rehabilitación y educación especial / Evaluation of the organizational climate in a center for rehabilitation and special education
Fonte: Rev. cuba. salud pública;41(4), oct.-dic. 2015. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el clima organizacional se compone de características percibidas por los trabajadores en el ambiente laboral, variable que mediará entre los factores del sistema organizacional y el comportamiento individual en el área laboral. Objetivo: evaluar el clima organizacional y la satisfacción del personal en un centro de rehabilitación y educación especial. Métodos: se realizó un estudio observacional, transversal y descriptivo entre 2013 y 2014, en Tepic, Nayarit, México, en 86 trabajadores pertenecientes a todas la áreas de un centro de rehabilitación especial. La evaluación del clima se hizo mediante la aplicación del instrumento denominado Escala de Clima Organizacional. Resultados: el nivel del clima organizacional tuvo un valor promedio de 153,4 y una baja satisfacción del personal que labora en la institución. El 31,4 y 33,7 por ciento de los trabajadores, respectivamente, valoraron con alta satisfacción las relaciones interpersonales y la retribución por su trabajo. El 32,6 por ciento no está satisfecho con el estilo de dirección y el mismo porcentaje no está satisfecho con el sentido de pertenencia. Conclusiones: la evaluación realizada indica que los trabajadores se sienten medianamente satisfechos en el centro de rehabilitación, asimismo, su satisfacción está relacionada directamente con el desarrollo que él tenga en la institución y de las repercusiones de un centro con constantes cambios directivos, que deja como consecuencia la falta de seguimiento a sus procesos administrativos que puede generar un desequilibrio en la institución(AU)

Introduction: the organizational climate consists of characteristics perceived by workers within the work environment and it is a variable that will mediate between the organizational system factors and individual behavior in the working area. Objective: to evaluate the organizational climate and the staff´s satisfaction in a Center for rehabilitation and special education. Methods: observational, cross-sectional and descriptive study conducted, in Tepic, Nayarit, Mexico. Eighty six employees working in all the areas of the institution were studied from 2013 to 2014. The climate assessment was made through the application of EDCO scale. Results: the organizational climate level averaged 153.4 and the staff´s satisfaction working in the institution was low. Personal relationships and payment was highly assessed by 31.4 percent and 33.7 percent of the staff, respectively whereas 32.6 percent were dissatisfied with the managing style and the same percentage with the sense of belonging. Conclusions: in general, the workers feel fairly satisfied in their rehabilitation center; the level of satisfaction is directly linked to their own development in the institution and the repercussions of the repeated changes of management in the center, all of which may lead to inadequate follow-up of the center´s administrative processes and generate imbalances in the institution(AU)
Descritores: Cultura Organizacional
Pessoas com Deficiência/educação
Educação Especial/métodos
Satisfação no Emprego
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1103971
Autor: Alarcón Henríquez, Nancy; Ganga-Contreras, Francisco; Pedraja Rejas, Liliana; Monteverde Sánchez, Alessandro.
Título: Satisfacción laboral y motivación en profesionales obstetras en un hospital en Chile / Job satisfaction and motivation in obstetric professionals of a Chilean hospital
Fonte: Medwave;20(4):e7900, 2020.
Idioma: en; es.
Resumo: El principal activo de las organizaciones está constituido por sus trabajadores, por lo cual se debe prestar una especial atención a su motivación y satisfacción, y también a la relación con el desempeño. La satisfacción laboral de los profesionales del sistema de salud se relaciona directamente con la calidad de servicio ofrecido, de ahí la importancia de su medición. La insatisfacción puede repercutir negativamente en la calidad de atención. La presente investigación tiene por objetivo determinar el nivel de satisfacción y motivación laboral de los y las profesionales matronas del Hospital de Puerto Montt-Chile, para lo cual se realizó un estudio de carácter cuantitativo, descriptivo y transversal. Para medir la motivación se empleó el Job Diagnostic Survey y para la satisfacción se utilizó la escala de satisfacción laboral SL-SPC. Se logró determinar que los profesionales poseen niveles de motivación media-alta en todas las dimensiones estudiadas. Respecto a los factores de satisfacción, el estudio arrojó un nivel medio-bajo, en la mayoría de los factores medidos.

The main asset of an organization is its workers. Special attention must be paid to their motivation and satisfaction and also to how they relate to performance. Job satisfaction of health care professionals is directly related to the quality of care provided, hence the importance of its measurement. Dissatisfaction can negatively impact the quality of care. The purpose of this study is to determine the level of satisfaction and work motivation of the midwifery professionals of the Hospital of Puerto Montt (Chile). We used a quantitative, descriptive, and cross-sectional study. To measure motivation, we used the Job Diagnostic Survey, and to measure satisfaction, we used the SL-SPC scale. It was possible to determine that the professionals have medium-high levels of motivation in all the dimensions studied. Regarding satisfaction factors, the study showed a medium-low level, in most of the factors measured.
Descritores: Recursos Humanos em Hospital/estatística & dados numéricos
Satisfação no Emprego
Tocologia/estatística & dados numéricos
-Recursos Humanos em Hospital/psicologia
Chile
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Hospitais
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1135737
Autor: Queiroz, Kelly Rocha de; Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Queiroga, Fabiana.
Título: Measurement scales of reactions to the assessment of graduate programs: evidences of factorial validity / Instrumentos de mensuração de reações à avaliação da pós-graduação: evidências de validade fatorial / Instrumentos de medida de reacciones a la evaluación del postgrado: evidencias de validación factorial
Fonte: Psico USF;25(3):451-465, jul.-set. 2020. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel.
Resumo: The propose was to seek validity evidences of scales based on the model of reactions of higher education professors about the evaluation of graduate programs conducted by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes). The scales of satisfaction, justice perception, utility perception, and accuracy perception were applied on 814 higher education professors, being 50.36% males, with a mean age of 47.66 years (SD = 9.34). Exploratory analysis indicated reliability of the four scales (alphas ranged from .69 to .97 and omegas are from .70). These and other psychometric indicators of the scales indicate that the measures are reliable, and the reaction model was confirmed by the strong correlation between the scales. (AU)

O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de escalas elaboradas a partir do modelo de reações dos docentes de ensino superior acerca da avaliação da pós-graduação conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram aplicadas as escalas de satisfação, percepção de justiça, percepção de utilidade e percepção de precisão a 814 docentes de ensino superior, sendo 50,36% do sexo masculino, com média de idade de 47,66 anos (DP = 9,34). As análises exploratórias indicaram confiabilidade para as quatro escalas (alfas entre 0,69 e 0,97 e ômegas a partir de 0,70). Estes e outros indicadores psicométricos das escalas apontam que as medidas são consideradas confiáveis e o modelo de reação se confirma apresentando alta correlação entre as escalas. (AU)

El objetivo de este estudio fue buscar evidencias de validad de escalas elaboradas a partir del modelo de reacciones de los profesores acerca de la evaluación del postgrado efectuada por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes). Las escalas de satisfacción, percepción de justicia, percepción de utilidad y percepción de precisión fueron aplicadas a 814 docentes de enseñanza superior, siendo el 50,36% del sexo masculino, con promedio de edad de 47,66 años (DT = 9,34). Los análisis exploratorios señalaron fiabilidad de las cuatro escalas (alfas variaron entre 0,69 y 0,97 y omegas a partir de 0,70). Estos y demás indicadores psicométricos de las escalas apuntan que las medidas se consideran fiables y el modelo de reacción se confirma presentando una alta correlación entre las escalas. (AU)
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Docentes/psicologia
Satisfação no Emprego
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-962237
Autor: Ochoa, Paola; Blanch, Josep M.
Título: Work, malaise, and well-being in Spanish and Latin-American doctors
Fonte: Rev. saúde pública (Online);50:21, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Spanish Ministerio de Educación y Ciencia.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To analyze the relations between the meanings of working and the levels of doctors work well-being in the context of their working conditions. METHOD The research combined the qualitative methodology of textual analysis and the quantitative one of correspondence factor analysis. A convenience, intentional, and stratified sample composed of 305 Spanish and Latin American doctors completed an extensive questionnaire on the topics of the research. RESULTS The general meaning of working for the group located in the quartile of malaise included perceptions of discomfort, frustration, and exhaustion. However, those showing higher levels of well-being, located on the opposite quartile, associated their working experience with good conditions and the development of their professional and personal competences. CONCLUSIONS The study provides empirical evidence of the relationship between contextual factors and the meanings of working for participants with higher levels of malaise, and of the importance granted both to intrinsic and extrinsic factors by those who scored highest on well-being.

RESUMEN OBJETIVO Analizar las relaciones entre los significados del trabajo y los niveles de bienestar laboral de los profesionales de la medicina en el contexto de sus condiciones de trabajo. MÉTODOS La investigación combinó la metodología cualitativa del análisis textual, y la cuantitativa del análisis factorial de correspondencias. Una muestra de conveniencia, intencional y estratificada, compuesta por 305 profesionales de la medicina de España y de América Latina, respondió un amplio cuestionario sobre los temas de la investigación. RESULTADOS El significado general del trabajo del grupo situado en el cuartil de malestar se configuró en torno a percepciones de incomodidad, frustración y agotamiento. En cambio, quienes expresaron mayores niveles de bienestar, ubicados en el cuartil opuesto, asociaron su experiencia laboral a buenas condiciones de trabajo y al desarrollo de las propias competencias profesionales y personales. CONCLUSIONES El estudio aporta evidencia empírica acerca de la relación entre factores contextuales y significados de trabajo, en los participantes con mayores niveles de malestar; también, sobre la importancia dada a factores tanto intrínsecos como extrínsecos por quienes obtuvieron mayores puntuaciones en bienestar.
Descritores: Médicos/psicologia
Qualidade de Vida
Satisfação no Emprego
-Percepção
Satisfação Pessoal
Espanha
Esgotamento Profissional
Atitude do Pessoal de Saúde
Inquéritos e Questionários
América Latina
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-962236
Autor: Silva, Mariana Charantola; Peduzzi, Marina; Sangaleti, Carine Teles; Silva, Dirceu da; Agreli, Heloise Fernandes; West, Michael A; Anderson, Neil R.
Título: Cross-cultural adaptation and validation of the teamwork climate scale / Adaptação transcultural e validação da escala de clima do trabalho em equipe
Fonte: Rev. saúde pública (Online);50:52, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To adapt and validate the Team Climate Inventory scale, of teamwork climate measurement, for the Portuguese language, in the context of primary health care in Brazil. METHODS Methodological study with quantitative approach of cross-cultural adaptation (translation, back-translation, synthesis, expert committee, and pretest) and validation with 497 employees from 72 teams of the Family Health Strategy in the city of Campinas, SP, Southeastern Brazil. We verified reliability by the Cronbach's alpha, construct validity by the confirmatory factor analysis with SmartPLS software, and correlation by the job satisfaction scale. RESULTS We problematized the overlap of items 9, 11, and 12 of the "participation in the team" factor and the "team goals" factor regarding its definition. The validation showed no overlapping of items and the reliability ranged from 0.92 to 0.93. The confirmatory factor analysis indicated suitability of the proposed model with distribution of the 38 items in the four factors. The correlation between teamwork climate and job satisfaction was significant. CONCLUSIONS The version of the scale in Brazilian Portuguese was validated and can be used in the context of primary health care in the Country, constituting an adequate tool for the assessment and diagnosis of teamwork.

RESUMO OBJETIVO Adaptar e validar a escala Team Climate Invetory, de medida do clima de trabalho em equipe, para o idioma português, no contexto da atenção primária à saúde no Brasil. MÉTODOS Estudo metodológico com abordagem quantitativa de adaptação transcultural (tradução, retrotradução, síntese, comitê de especialistas e pré-teste) e validação com 497 trabalhadores de 72 equipes da Estratégia Saúde da Família no município de Campinas, São Paulo. Verificou-se confiabilidade pelo alfa de Cronbach, validade de construto pela análise fatorial confirmatória pelo software SmartPLS e correlação com escala de satisfação no trabalho. RESULTADOS Foi problematizado a sobreposição dos itens 9, 11 e 12 do fator participação na equipe e o fator objetivos da equipe no tocante à sua definição. A validação mostrou que não houve sobreposição dos itens e a confiabilidade variou entre 0,92 a 0,93. A análise fatorial confirmatória indicou adequação do modelo proposto com distribuição dos 38 itens nos quatro fatores. A correlação entre clima de trabalho em equipe e satisfação no trabalho foi significativa. CONCLUSÕES A versão da escala em português falado no Brasil foi validada e pode ser utilizada no contexto da atenção primária à saúde no País, constituindo ferramenta adequada para a avaliação e diagnóstico do trabalho em equipe.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente/organização & administração
Traduções
Comparação Transcultural
Gestão da Segurança
-Brasil
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Relações Interpessoais
Satisfação no Emprego
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME



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