Base de dados : LILACS
Pesquisa : F02.830.104.214 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 432 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 44 ir para página                         

  1 / 432 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Agranonik, Marilyn
Texto completo
Id: biblio-846397
Autor: Jarros, Rafaela Behs; Salum, Giovanni Abrahão; Silva, Cristiano Tschiedel Belem da; Toazza, Rudineia; Becker, Natália; Agranonik, Marilyn; Salles, Jerusa Fumagalli de; Manfro, Gisele Gus.
Título: Attention, memory, visuoconstructive, and executive task performance in adolescents with anxiety disorders: a case-control community study / Desempenho em tarefas de atenção, memória, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas em adolescentes com transtornos de ansiedade: um estudo comunitário caso-controle
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(1):5-11, Jan.-Mar. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: The aim of the present study was to assess children and adolescents with mild and severe anxiety disorders for their performance in attention, verbal episodic memory, working memory, visuoconstructive skills, executive functions, and cognitive global functioning and conduct comparative analyses with the performance of children free from anxiety disorders. Methods: Our sample comprised 68 children and adolescents aged 10 to 17 years (41 with current diagnoses of anxiety disorders and 27 controls) selected from a larger cross-sectional community sample of adolescents. Children and adolescents with anxiety disorders were categorized into two groups on the basis of anxiety severity (mild or severe). All participants underwent a neuropsychological assessment battery to evaluate attention, verbal episodic memory, working memory, visuoconstructive skills, and executive and cognitive functions. Results: No differences were found in any neuropsychological tests, with the single exception that the group with mild anxiety had better performance on the Digit Span backward test compared to subjects with severe anxiety and to controls (p = 0.041; η2 = 0.11). Conclusions: Not only might anxiety disorders spare main cognitive functions during adolescence, they may even enhance certain working memory processes.

Resumo Objetivo: Este estudo objetivou avaliar crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade leve e moderada nas funções neuropsicológicas de atenção, memória episódica verbal, memória de trabalho, habilidades visuoconstrutivas, funções executivas e cognição global, comparando o seu desempenho ao de crianças com desenvolvimento típico. Métodos: Participaram do estudo 68 crianças e adolescentes com idade de 10 a 17 anos (41 com diagnósticos clínicos atuais de transtornos de ansiedade e 27 controles), selecionados de uma amostra transversal mais ampla de adolescentes da comunidade. Os adolescentes com diagnóstico foram divididos ainda em dois grupos com base na gravidade dos transtornos (leve ou moderado). Todos os participantes realizaram uma avaliação neuropsicológica individual das funções de atenção, memória episódica verbal, memória de trabalho, habilidades visuoconstrutivas, funções executivas e cognição global. Resultados: Nenhum dos testes neuropsicológicas demonstrou diferenças significativas, sendo a única exceção a tarefa de span de dígitos ordem inversa, na qual o grupo com ansiedade leve apresentou desempenho superior ao do grupo com ansiedade moderada e também ao dos controles (p = 0.041; η2 = 0.11). Conclusão: Os resultados sugerem que não só os transtornos de ansiedade podem preservar as principais funções cognitivas durante a adolescência, mas que podem até melhorar certos processos de memória de trabalho.
Descritores: Transtornos de Ansiedade/psicologia
Atenção
Percepção Espacial
Percepção Visual
Função Executiva
Memória
-Escalas de Graduação Psiquiátrica
Índice de Gravidade de Doença
Estudos de Casos e Controles
Estudos Transversais
Psicologia do Adolescente
Cognição
Testes Neuropsicológicos
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1049020
Autor: Barroso, Sabrina Martins; Pereira, Fernanda Esteves; Lopes, Dennis Gabiatti; Machado, Juliana Ruiz; Curtiço Júnior, José Humberto.
Título: Treinamento cognitivo de atenção e memória de universitários com jogos eletrônicos / Cognitive training of attention and memory of college students with eletronic games / Formación cognitiva de atención y memoria de miembros universitarios con juegos electrónicos
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(4):29466, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Estudos têm mostrado o potencial dos videogames para treinar habilidades cognitivas. O presente estudo verificou a eficácia de um treinamento com jogos eletrônicos para melhoria das funções cognitivas de atenção e memória de estudantes universitários. Participaram da pesquisa 25 universitários, com idade entre 18 e 29 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se os testes de Trilhas, Nomeação de Boston, Lista de Palavras, Subteste dígitos das Escalas Wechsler de Avaliação de Inteligência Adulta, Teste do Desenho do Relógio, Fluência Verbal: Animais e Questionário de Queixa Subjetiva de Memória. O treinamento com jogos eletrônicos utilizou jogos comerciais, escolhidos pela equipe de pesquisa. O treino durou entre 5 e 16 semanas, com tempo progressivo de treinamento variando de 20 a 60 minutos. Os participantes eram equivalentes nas funções cognitivas no pré-teste. Após a intervenção, foram observadas diferenças na memória imediata, memória tardia, reconhecimento, recordação de dígitos em ordem inversa, atenção e nomeação. Os resultados indicam que os jogos eletrônicos podem ser ferramentas úteis para treinar as habilidades cognitivas, mas como a amostra é pequena, estudos futuros são necessários para ampliar os conhecimentos na área.

Previous studies have shown the potential of video games to train cognitive skills. The present study verified the effectiveness of a training with electronic games to improve the attention and memory skills of undergraduated students. Twenty-five students aged between 18 and 29, of both genders participated the study. It was used Track tests, Boston Naming, Word List, Subtest digits of the Wechsler Adult Intelligence Assessment Scales, Clock Drawing Test, Verbal Fluency: Animals, and Subjective Memory Complaint Questionnaire. Electronic game training used commercial games, chosen by the research team. The training lasted between 5 and 16 weeks, with progressive training time ranging from 10 to 60 minutes. The participants had equivalent cognitive functions pre-test, but differences in immediate memory, late memory, recognition, recall of digits in reverse order, attention, and naming were observed after the intervention. The results indicate that electronic games may be useful tools for training cognitive skills, but because the sample is small, future studies are needed to expand knowledge in the field.

Los estudios han demostrado el potencial de los videojuegos para entrenar habilidades cognitivas. El presente estudio verificó la efectividad del entrenamiento con juegos electrónicos para mejorar las funciones cognitivas de atención y memoria de los estudiantes universitarios. Veinticinco estudiantes universitarios, con edades comprendidas entre 18 y 29 años, de ambos sexos participaron en la investigación. Se utilizaron senderos, nombres de Boston, lista de palabras, dígitos de subprueba de la escala de clasificación de inteligencia para adultos de Wechsler, prueba de dibujo de reloj, fluidez verbal: animales y cuestionario de queja de memoria subjetiva. La capacitación con juegos electrónicos utilizó juegos comerciales, elegidos por el equipo de investigación. El entrenamiento duró entre 5 y 16 semanas, con un tiempo de entrenamiento progresivo de 20 a 60 minutos. Los participantes fueron equivalentes en funciones cognitivas en la prueba previa, después de que las diferencias de intervención se observaron en la memoria inmediata, memoria tardía, reconocimiento, memoria inversa de dígitos, atención y nomenclatura. Los resultados indican que los juegos electrónicos pueden ser herramientas útiles para entrenar habilidades cognitivas, pero como el tamaño de la muestra es pequeño, se necesitan estudios futuros para ampliar el conocimiento en el area.
Descritores: Estudantes/psicologia
Jogos de Vídeo
-Atenção
Educação Superior
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  3 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-987977
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Oficina General de Tecnologías de la Información.
Título: Directiva sanitaria que establece el uso de la plataforma web Wawared en los establecimientos de salud / Health policy that establishes the use of the Wawared web platform in health establishments.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20170100. 13 p. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: La directiva sanitaria contiene: la finalidad, objetivos, base legal, ámbito de aplicación, consideraciones generales y específicas y las responsabilidades para que establece para el uso de la plataforma web Wawared en los establecimientos de salud.
Descritores: Software
Gestantes
Instalações de Saúde
-Atenção
Guias como Assunto
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


  4 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-970590
Autor: Perú. Ministerio de Salud.
Título: Relación de establecimientos certificadores de la discapacidad / List of Disability Certifying Establishments.
Fonte: Lima; Ministerio de Salud; 20181100. 43 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene la relación de los establecimientos certificadores de discapacidad a nivel país.
Descritores: Atenção
Pessoas com Deficiência
-Diretório
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


  5 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-977836
Autor: Silva, Vernon Furtado da; Calomeni, Maurício Rocha; Borges, Célio José; Militão, Angeliete Garces; Freire, Ivete de Aquino; Simões, Kaliny Monteiro; Arêas Neto, Nilo Terra; Silva, Patrícia Bagno da; Cabral, Patrícia Uchoa Leitão; Valentim-Silva, João Rafael.
Título: Children with ADHD shown different alpha, beta and SMR EEG bands during habil motor tasks with high attention demand / Crianças com TDAH exibem diferente perfil no EEG durante tarefas motoras que demandam atenção / Niños con TDAH exhiben diferente perfil de EEG durante tareas motoras que demandan atención
Fonte: Rev. bras. med. esporte;24(5):382-385, Sept.-Oct. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: ADHD probably affects more than 50% of schoolchildren, yet although characteristics such as inattention and/or hyperactivity and impulsiveness are clear, electrophysiological brain behavior during motor activity is not fully understood. OBJECTIVE: To investigate alpha, beta, and SMR band patterns on the EEG in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) during attention-demanding motor skills tasks. METHODS: Fourteen children with a mean age of 9.64±1.74 years divided into diagnosed and undiagnosed with ADHD underwent an EEG at rest and during task performance with attentional demand. Alpha, SMR and beta waves were observed on the EEG. Data were evaluated using the Shapiro-Wilk test in order to determine data normality. ONE WAY ANOVA and Tukey's post hoc tests were used to determine intragroup and intergroup differences, and the Pearson (r) and Spearman (p) correlations were used to determine correlations. All treatments had a significance of 5%. RESULTS: The ADHD and N-ADHD groups showed no difference in cortical alpha, beta and SMR bands at rest, but there were differences in cortical behavior during activity. The cortical activity correlation coefficient (0.30) differed from undiagnosed children (0.70). CONCLUSION: The ADHD group had a low correlation coefficient between rest and activity, contrary to the N-ADHD group. In the intergroup comparison, ADHD had higher alpha, beta and SMR band output power during the same high attentional task when compared with N-ADHD. Level of Evidence III.

INTRODUÇÃO: O TDAH afeta, provavelmente, mais de 50% crianças em idade escolar, porém, embora características como falta de atenção e/ou hiperatividade e impulsividade sejam claras, o comportamento eletrofisiológico do cérebro durante atividades motoras não é bem entendido. OBJETIVO: Investigar o padrão das bandas Alfa, Beta e SMR no EEG de crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), durante tarefas motrizes com alta demanda de atenção. MÉTODOS: Catorze crianças com média de idade de 9,64 ± 1,74 anos, divididas nos grupos diagnosticadas e não diagnosticadas com TDAH, realizaram EEG em repouso e durante o desempenho de tarefa com demanda de atenção. As ondas Alfa, SMR e Beta foram observadas no EEG. Os dados foram avaliados pelo teste de Shapiro-Wilk para determinar a normalidade dos dados. Os teste ANOVA one-way e post hoc de Tukey foram usados para determinar as diferenças intragrupo e intergrupo, e a correlação de Pearson (r) e Spearman (p) foram usadas para determinar as correlações. Todos os tratamentos tiveram significância de 5%. RESULTADOS: Os grupos TDAH e N-TDAH não apresentaram diferença na banda cortical Alfa, Beta e SMR em repouso, porém, durante a atividade, constataram-se diferenças do comportamento cortical. O índice de correlação da atividade cortical (0,30) foi diferente nas crianças não diagnosticadas (0,70). CONCLUSÃO: O grupo TDAH apresentou baixo índice de correlação entre repouso e atividade, diferentemente do grupo N-TDAH. Na comparação intergrupos, o TDAH apresentou maior potência de saída da banda Alfa, Beta e SMR durante a mesma tarefa de alta atenção em comparação com o N-TDAH. Nível de Evidência III.

INTRODUCCIÓN: El TDAH afecta probablemente a más del 50% de los escolares, pero aunque las características como la falta de atención y/o la hiperactividad e impulsividad sean entendidas como comportamiento electrofisiológico del cerebro durante las actividades motoras, esto no es bien entendido. OBJETIVO: investigar el patrón de las franjas de Alfa, Beta y SMR en el EEG en niños con trastorno de déficit de atención y de Hiperactividad (TDAH), durante tareas motrices con altas demandas de atención. MÉTODOS: catorce niños con promedio de edad de 9,64 ± 1,74 años, divididos en diagnosticados y no diagnosticados con TDAH, realizaron EEG durante el reposo y desempeño de la tarea motriz con alta demanda de atención. Las ondas Alfa, SMR y Beta se observaron en el EEG. Los datos fueron evaluados por el test de Shapiro-Wilk para determinar la normalidad. ANOVA ONE WAY y el test de Tukey fueron utilizados para determinar las diferencias intragrupo e intergrupo, así como también la correlación de Pearson (r) y Spearman (p) fueron usadas para determinar las correlaciones. Todos los tratamientos tuvieron un nivel de significancia del 5%. RESULTADOS: El TDAH y el N-TDAH no presentaron diferencias en la Franja Cortical Alfa, Beta y SMR durante el reposo, no obstante, al estar en actividad, el comportamiento cortical presentó diferencias. El índice de correlación de la actividad cortical (0,30) fue diferente de niños no diagnosticados (0,70). CONCLUSIONES: El TDAH presentó un bajo índice de correlación entre reposo y actividad, a diferencia del N-TDAH. En la comparación intergrupos, el TDAH presentó mayor potencia de salida de la franja Alfa, Beta y SMR durante la misma tarea de alta atención, en comparación con el N-TDAH. Nivel de Evidencia III.
Descritores: Desempenho Psicomotor
Atenção/fisiologia
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/diagnóstico
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/psicologia
Eletroencefalografia/métodos
Ondas Encefálicas
Atividade Motora/fisiologia
-Estudos Transversais
Análise de Variância
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR14.1 - Biblioteca Central


  6 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-742014
Autor: Lourenço, Laura Bacelar de Araujo; Rodrigues, Roberta Cunha Matheus; São-João, Thaís Moreira; Gallani, Maria Cecilia; Cornélio, Marilia Estevam.
Título: Quality of life of coronary artery disease patients after the implementation of planning strategies for medication adherence / Qualidade de vida de coronariopatas após implementação de estratégias de planejamento para adesão medicamentosa / Calidad de vida de pacientes con enfermedad coronaria después de implementación de estrategias de planificación para adherencia a medicamentos
Fonte: Rev. latinoam. enferm;23(1):11-19, Jan-Feb/2015. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: OBJECTIVE: to compare the general and specific health-related quality of life (HRQoL) between the Intervention (IG) and Control (CG) groups of coronary artery disease patients after the implementation of Action Planning and Coping Planning strategies for medication adherence and to verify the relationship between adherence and HRQoL. METHOD: this was a controlled and randomized study. RESULTS: the sample (n=115) was randomized into two groups, IG (n=59) and CG (n=56). Measures of medication adherence and general and specific HRQoL were obtained in the baseline and after two months of monitoring. CONCLUSION: the findings showed that the combination of intervention strategies - Action Planning and Coping Planning for medication adherence did not affect the HRQoL of coronary artery disease patients in outpatient monitoring. .

OBJETIVO: comparar a qualidade de vida relacionada à saúde - geral e específica - de pacientes coronariopatas entre os grupos Intervenção e Controle, após a implementação das estratégias de Planejamento de Ação e de Enfrentamento de Obstáculos para adesão medicamentosa e verificar a relação entre adesão e qualidade de vida, relacionada à saúde. MÉTODO: trata-se de estudo controlado e randomizado. RESULTADOS: a amostra (n=115) foi aleatorizada nos grupos Intervenção (n=59) e Controle (n=56). Foram obtidas medidas de adesão medicamentosa e de qualidade de vida relacionada à saúde geral e específica, na fase inicial do estudo e após dois meses de seguimento. CONCLUSÃO: os achados evidenciaram que a combinação de estratégias de intervenção - Planejamento de Ação e de Enfrentamento de Obstáculos para adesão medicamentosa não influenciou a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes coronariopatas em seguimento ambulatorial. .

OBJETIVO: comparar la calidad de vida relacionada a la salud (CVRS) - general y específica de pacientes con enfermedad coronaria entre los grupos Intervención y Control después de la implementación de las estrategias de Planificación de Acción y de Enfrentamiento de Obstáculos para adherencia a medicamentos y verificar la relación entre adherencia y CVRS. MÉTODO: se trata de estudio controlado y aleatorio. RESULTADOS: la muestra (n=115) fue del tipo aleatorio en los grupos GI (n=59) y GC (n=56). Fueron obtenidas medidas de adherencia a medicamentos y de CVRS general y específica, en la fase inicial del estudio y después de dos meses de seguimiento. CONCLUSIÓN: los hallazgos evidenciaron que la combinación de estrategias de intervención - Planificación de Acción y de Enfrentamiento de Obstáculos para adherencia a medicamentos no influenció la CVRS de pacientes con enfermedad coronaria en seguimiento en ambulatorio. .
Descritores: Transtornos Cognitivos/etiologia
Julgamento/fisiologia
Esquizofrenia/complicações
Percepção do Tempo/fisiologia
-Estimulação Acústica
Análise de Variância
Atenção
Discriminação (Psicologia)
Testes Neuropsicológicos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Research Support, N.I.H., Extramural
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-691699
Autor: Pessôa, Candido V. B. B; Tomanari, Gerson Yukio.
Título: Medidas de Controle de estímulos: fixações do olhar como respostas de observação naturais / Measurement of stimulus control: eye fixations as natural observing responses
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;14(3):34-50, dez. 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: Análises dos movimentos dos olhos frequentemente apresentam resultados inconclusivos sobre a função discriminativa dos estímulos que estes movimentos produzem. Esta pesquisa objetivou apresentar a análise da primeira fixação dos olhos de participantes em cada componente de uma tarefa de discriminação simples sucessiva como indicadora das funções discriminativas de dois conjuntos de estímulos. Quatro universitários foram submetidos a tarefas de discriminação em que respostas em um teclado produziram pontos quando emitidas diante de um conjunto de estímulos, mas não de outro. O olhar dos participantes foi rastreado. Realizaram-se análises da frequência total, duração total, duração média e duração da primeira fixação dos olhos dos participantes sobre os SDs. A duração da primeira fixação se mostrou mais preditiva das diferentes funções dos conjuntos de estímulos antecedentes à tarefa manual. Os resultados são discutidos em termos das características dinâmicas dos estímulos e da importância de análises dos movimentos dos olhos no âmbito aplicado.

Behavior analyses of eye movements frequently present non-conclusive results about discriminative functions of the stimuli produced by these movements in relation to following responses. This paper presents an analysis of the first fixation of the eyes of the participants on each component during a simple, successive discrimination task as indicative of discriminative functions of two stimuli sets. Four undergraduate students were separately submitted to a simple, successive discrimination task in which space bar pressing on a computer keyboard produced points when emitted during presentation of stimuli of one set but not during presentation of stimuli of a second set. After discriminative control of bar pressing was achieved discriminative functions were reverted. Eye movements of participants were tracked during session. Analyses of total frequency, total duration, average duration, and first duration of eye fixations of the participants toward each set of discriminative stimuli were made. Duration of first fixation was more predictive of the different discriminative functions of antecedent stimuli to manual task. Results are discussed in terms of dynamic characteristics of stimuli and of the relevance of eye movements for applied sets.
Descritores: Atenção
Observação
Visão Ocular
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  8 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Volchan, Eliane
Texto completo
Id: lil-604514
Autor: Machado-Pinheiro, Walter; Volchan, Eliane; Vila, Jaime; Dias, Elisa C; Alfradique, Isabel; Oliveira, Letícia de; Pereira, Mirtes G; David, Isabel A.
Título: Role of attention and translation in conflict resolution: implications for stroop matching task interference
Fonte: Psychol. neurosci. (Impr.);3(2):141-150, July-Dec. 2010. ilus.
Idioma: en.
Projeto: CAPES-DGU/MECD; . FAPERJ; . UFF. PRONEX; PROPP.
Resumo: We studied the influence of attention on the timecourse of Stroop-like conflict. Thirty-two volunteers performed a Stroop matching task in which they had to compare either the color (n = 16) or meaning (n = 16) of two stimuli. The first stimulus was always a color-name printed in yellow, red, or blue (i.e., Stroop stimulus), and the second stimulus was either a color-bar (Experiment 1) or color-word in white ink (Experiment 2). Stimulus onset asynchrony (SOA) was varied parametrically. Interference by incongruent Stroop stimuli was clearly modulated by SOA manipulation in both cases. The results are discussed in terms of interactions between translational and attentional models in which the degree of Stroop-like interference is attributed to time implementation of attentional mechanisms during color-to-color and color-to-word matching contexts
Descritores: Tempo de Reação
Atenção
Teste de Stroop
-Cognição
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  9 / 432 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Maluf, Maria Regina
Texto completo
Id: lil-751989
Autor: Sargiani, Renan de Almeida; Maluf, Maria Regina; Bosse, Marie-Line.
Título: O papel da amplitude visuoatencional e da consciência fonêmica na aprendizagem da leitura / The role of visual attention span and phonemic awareness in learning to read
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):593-602, Jul-Sep/2015. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPESP.
Resumo: Este estudo objetivou verificar as relações entre amplitude visuoatencional (AVA), consciência fonêmica (CF) e desempenho em leitura em uma amostra de 48 alunos de 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública de São Paulo. As crianças foram avaliadas em três sessões em tarefas de leitura de palavras isoladas, AVA, CF, inteligência não verbal, memória fonológica e limiar de identificação de letras. Os resultados indicam que a AVA e a CF se relacionam com a leitura desde o 1º até o 5º ano e que essas relações são mais fortes no 1º ano, mas continuam tendo um papel relevante no 3º ano e no 5º ano, principalmente na leitura de pseudopalavras e palavras irregulares.

This study aimed to verify the relationship between visual attention span (VAS), phonemic awareness (PA) and reading performance in a sample of 48 students from the 1st, 3rd and 5th grade from a public elementary school in Sao Paulo. Children were assessed in three sessions through a battery of tasks, which included single word reading, VAS, PA, nonverbal intelligence, phonological memory and letter identification threshold. Results showed that the VAS and PA correlated with performance in reading from 1st to 5th grade, and they play a more important role at 1st grade, but remain relevant in 3rd and 5th grade, especially in the reading of nonwords and irregular words.
Descritores: Leitura
Atenção
Conscientização/fisiologia
Fonética
-Estudantes
Ensino Fundamental e Médio
Escolaridade
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 432 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-895872
Autor: Moret-Tatay, C; Lami, A; Oliveira, C. R; Beneyto-Arrojo, M. J.
Título: The mediational role of distracting stimuli in emotional word recognition
Fonte: Psicol. reflex. crit;31:1, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: The Generalitat Valenciana; . Universidad Catolica de Valencia San Vicente Mártir.
Resumo: Abstract Emotions are considered distractions that often prompt subsequent actions. In this way, the aim of this work was to examine the role of distracting stimuli on the relationship of RT and accuracy. In order to do that, a word recognition task was carried out in which emotional valence was manipulated. More precisely, a mediational model, testing how changes in distracting stimuli mediate RT predicting accuracy across emotional conditions, was carried out. The results suggest that changes in task demands should distract from the secondary task to the extent that these task demands implicate and affect accuracy. Moreover, the distracting task seems to mediate between accuracy and the target task under emotional stimuli, showing the negative distracting condition to be the most remarkable effect. Furthermore, neutral distracting latencies did not affect accuracy. Understanding the mechanisms by which emotion impairs cognitive functions has important implications in several fields, such as affective disorders. However, the effects of emotion on goal-directed cognitive processing remain unclear.
Descritores: Atenção
Cognição
Emoções
-Recognição (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR574.2 - Biblioteca



página 1 de 44 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde