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Id: biblio-1287904
Autor: Brandão, Mayara Lindner; Fritsch, Thais Zilles; Toebe, Thayla Rafaella Pasa; Rabin, Eliane Goldberg.
Título: Association between spirituality and quality of life of women with breast cancer undergoing radiotherapy / Asociación entre la espiritualidad y la calidad de vida de las mujeres con cáncer de mama en tratamiento radioterápico / Associação entre espiritualidade e qualidade de vida de mulheres com câncer de mama em tratamento radioterápico
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200476, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To verify whether there is an association between spirituality/religiosity and quality of life of women with breast cancer undergoing radiotherapy. Method: Cross-sectional, quantitative study performed between May and July 2019 in an Oncology Hospital of Porto Alegre state, Brazil. A sociodemographic questionnaire and the instruments EORTC-QLQ-C30 and WHOQOL-SRPB were applied. The data were verified through Shapiro-Wilk test, Pearson correlation coefficient, and Spearman. Results: The sample comprised 108 women with a mean age of 56, predominantly white, married, and with incomplete primary education. A positive correlation between "Overall quality of life score" with all facets of spirituality, as well as a negative correlation for the symptoms "Fatigue", "Insomnia", and "Diarrhea" with some aspects of spirituality, such as "Faith", were observed. Conclusion: The statistical significance of the correlation has positively associated spirituality/religiosity and quality of life in women with breast cancer undergoing radiotherapy. Understanding spirituality as a preponderant factor in quality of life contributes to positive nursing care interference, with individualized orientation and care to each woman.

RESUMEN Objetivo: Verificar si hay asociación entre la espiritualidad/religiosidad y la calidad de vida en mujeres con cáncer de mama en tratamiento radioterápico. Método: Estudio transversal, cuantitativo, conducido de mayo a julio de 2019 en un Hospital Oncológico de la ciudad de Porto Alegre, en Brasil. Se aplicaron un cuestionario sociodemográfico y los instrumentos EORTC-QLQ-C30 y WHOQOL-SRPB. Los datos se verificaron por medio de la prueba de Shapiro-Wilk, el coeficiente de correlación de Pearson y Spearman. Resultados: La muestra tenía 108 mujeres con edad media de 56 años, predominantemente blancas, casadas y con educación primaria incompleta. Se observó una correlación positiva entre la "Puntuación de calidad de vida global" con las facetas de la espiritualidad, así como una correlación negativa para para los síntomas "Fatiga", "Insomnio" y "Diarrea" con algunas facetas de la espiritualidad, como la "Fe". Conclusión: La significancia estadística en la correlación asoció positivamente la espiritualidad/religiosidad a la calidad de vida de las mujeres con cáncer de mama en tratamiento radioterápico. Comprender la espiritualidad como un factor preponderante en la calidad de vida contribuye a una interferencia positiva de la asistencia de enfermería, con orientaciones y cuidados individualizados a cada mujer.

RESUMO Objetivo: Verificar se há associação entre a espiritualidade/religiosidade e a qualidade de vida de mulheres com câncer de mama em tratamento radioterápico. Método: Estudo transversal de caráter quantitativo, realizado no período de maio a julho de 2019, em um Hospital Oncológico de Porto Alegre. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e os instrumentos EORTC-QLQ-C30 e WHOQOL-SRPB. Os dados foram verificados pelo teste Shapiro-Wilk, coeficiente de correlação de Pearson e Spearman. Resultados: A amostra foi de 108 mulheres, com idade média de 56 anos, predominantemente brancas, casadas, com ensino fundamental incompleto. Observou-se correlação positiva entre o "Escore de qualidade de vida global" com todas as facetas da espiritualidade, bem como uma correlação negativa para os sintomas "Fadiga", "Insônia" e "Diarreia" com algumas facetas da espiritualidade, como "Fé". Conclusão: A significância estatística na correlação associou positivamente a espiritualidade/religiosidade e a qualidade de vida nas mulheres com câncer de mama em tratamento radioterápico. Entender a espiritualidade como fator preponderante na qualidade de vida contribui para a interferência positiva da assistência de enfermagem, com orientações e cuidados individualizados a cada mulher.
Descritores: Enfermagem Oncológica
Neoplasias da Mama
-Qualidade de Vida
Radioterapia
Mulheres
Espiritualidade
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1287930
Autor: Eloia, Suzana Mara Cordeiro; Ximenes, Maria Aline Moreira; Eloia, Sara Cordeiro; Galindo Neto, Nelson Miguel; Barros, Lívia Moreira; Caetano, Joselany Áfio.
Título: Religious coping and hope in chronic kidney disease: a randomized controlled trial / Estrategias de afrontamiento religioso y de esperanza en la enfermedad renal crónica: estudio controlado randomizado / Enfrentamento do coping religioso e esperança na doença renal crônica: estudo controlado randomizado
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200368, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate the effect of prayer on religious/spiritual coping and on the hope of patients with chronic kidney disease undergoing hemodialysis. Method: Randomized, controlled and blinded clinical trial, carried out in a dialysis unit, with a total of 62 patients undergoing hemodialysis - 31 participants in intervention group and 31 in the control group. Intercession prayer was applied three times, in alternate weeks, during hemodialysis sessions. Differences between groups in the outcome of the effect of prayer on religious/spiritual coping and hope were analyzed. Results: Participants used positive coping at high mean scores in both groups (control - 3.62 and intervention - 3.26) and negative coping had little use (control - 1.66 and intervention - 1.47). The use of total coping was between 2.35 and 2.48 in the intervention group (p = 0.015). Hope variables were better in the intervention group: optimism (p = 0.001), short- and long-term plans (p = 0.004), remembering happy moments (p = 0.039) and valuing life (p = 0.050). Conclusion: The use of prayer promotes an increase in religious/spiritual coping and hope. Brazilian Registry of Clinical Trials: RBR-4pphkf.

RESUMEN Objetivo: Evaluar el efecto de la oración en el afrontamiento religioso/espiritual y en la esperanza de pacientes con enfermedad renal crónica en tratamiento de hemodiálisis. Método: Se trata de un ensayo clínico randomizado, controlado y ciego, realizado en una unidad de diálisis entre 62 pacientes en tratamiento de hemodiálisis, de los cuales 31 formaban parte del grupo intervención y 31, del grupo control. La oración de intercesión se aplicó tres veces, en semanas alternadas, durante el transcurso de las sesiones de hemodiálisis. Las diferencias entre los grupos se analizaron bajo los resultados del efecto de la oración sobre el afrontamiento religioso/espiritual y la esperanza. Resultados: Los participantes utilizaron el afrontamiento positivo en puntuaciones medias altas en ambos grupos (control - 3,62 e intervención - 3,26) mientras que el uso del afrontamiento negativo fue bajo (control - 1,66 e intervención - 1,47). El uso del afrontamiento total osciló entre 2,35 y 2,48 en el grupo intervención (p = 0,015). Las variables de esperanza fueron mejores en el grupo intervención: optimismo (p = 0,001), planes a corto y largo plazo (p = 0,004), remembranza de momentos felices (p = 0,039) y valoración de la vida (p = 0,050). Conclusión: El uso de la oración promueve un mayor afrontamiento religioso/espiritual y de esperanza. Registro Brasileño de Ensayos Clínicos: RBR-4pphkf.

RESUMO Objetivo: Avaliar o efeito da prece no coping religioso/espiritual e na esperança de pacientes com doença renal crônica em tratamento hemodialítico. Método: Ensaio clínico randomizado, controlado e cego, realizado em unidade de diálise, com 62 pacientes em tratamento hemodialítico - 31 formaram grupo intervenção e 31 o grupo controle. Foi aplicada prece de intercessão, três vezes, em semanas alternadas, no decorrer das sessões de hemodiálise. Foram analisadas as diferenças entre os grupos nos desfechos efeito da prece no coping religioso/espiritual e esperança. Resultados: Os participantes utilizaram coping positivo em escores médios altos em ambos os grupos (controle - 3,62 e intervenção - 3,26) e coping negativo teve baixo uso (controle - 1,66 e intervenção - 1,47). O uso de coping total esteve entre 2,35 e 2,48 no grupo intervenção (p = 0,015). As variáveis de esperança foram melhores no grupo intervenção: otimismo (p = 0,001), planos a curto e longo prazo (p = 0,004), lembrança de momentos felizes (p = 0,039) e valorização da vida (p = 0,050). Conclusão: O uso da prece promove o aumento do coping religioso/espiritual e esperança. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-4pphkf.
Descritores: Insuficiência Renal
Enfermagem em Nefrologia
-Diálise Renal
Espiritualidade
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1290606
Autor: Paes, Leandra da Silva.
Título: As representações sociais da espiritualidade e da religiosidade para pessoas que vivem com HIV na atenção primária / Social representations of spirituality and religiosity for people living with HIV in primary care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 165 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo tem como objeto a representação social da espiritualidade e da religiosidade de pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) no contexto da atenção primária, seu objetivo geral é analisar estas representações em PVHA em diferentes segmentos religiosos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, orientado pela Teoria das Representações Sociais (TRS) em suas abordagens estrutural e processual, sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira incluiu 104 PVHA em atendimento ambulatorial em duas unidades básicas de saúde na Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, com as quais foram coletadas evocações livres com o termo indutor espiritualidade e religiosidade. A segunda incluiu entrevista sobre espiritualidade, religiosidade e Vírus da Imunodeficiência Humana e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/Aids), com 39 usuários com o mesmo perfil. Foram também aplicados questionários de caracterização dos participantes realizado após uma análise das principais variáveis. Na análise dos dados, utilizou-se a prototípica com o apoio do software Ensemble de programms permettant I analyse dês evocations (EVOC) e a similitude por co-ocorrência para as evocações livres. Para o conteúdo das entrevistas foi realizada análise lexical através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles (Iramuteq). A estrutura da representação da espiritualidade apresentou os cognemas Deus , ter-fé e amor como candidatos à centralidade, ao mesmo tempo em que para a análise da religiosidade os termos ter-fé e Deus . Ambos os objetos se caracterizam pela relação do Divino com o humano, interpretação esta reforçada quando as análises de similitude explicitam que os léxicos Deus e ter-fé apresentaram os maiores números de conexões. Na análise processual, emergiram 6 classes divididas em dois eixos, quais sejam, eixo 1: Espiritualidade e Religiosidade no contexto do HIV, que se subdivide em Classe 5: O lidar com um forte preconceito a partir de uma certa esperança: Viver com o HIV/Aids no meio religioso, Classe 2: Com fé e esperança: o encontro do divino com o humano através da religião e da religiosidade e Classe 3: a espiritualidade no cotidiano: relação com o divino e influência no viver com o HIV/Aids. O eixo 2, denominado O diagnóstico do HIV/Aids, aspectos sociais e individuais no processo de convivência com a síndrome, dá origem à Classe 6: O processo de adesão à TARV e a cronicidade da síndrome: processo de naturalização e desafios cotidianos, à Classe 1: O percurso entre o diagnóstico e a aceitação da síndrome: a espiritualidade, a religiosidade, a rede de apoio social e os desafios e conquistas e à Classe 4: A rede social de apoio: o relacionamento interpessoal na família e na comunidade religiosa. Destaca-se que se trata de uma mesma representação que se centra na dinâmica relacional entre o Divino e o Humano mediado pela fé e perpassado pelo afeto. O cuidado de enfermagem considerando o exposto desta complexidade deve incluir sua dimensão transpessoal e interpessoal a partir das proposições teóricas de Jean Watson e Hildegard Peplau. Conclui-se que a espiritualidade e a religiosidade são consideradas como fatores importantes para a melhor convivência com o HIV, ao lidar com a síndrome e possibilitar uma ressignificação pessoal.

This study has the aim the object the social representations of spirituality and the religiosity for people living with Human Immunodeficiency Virus in the context of primary care based on a general objective to analyze the social representations of spirituality and the religiosity on people that living with Human Immunodeficiency Virus from different religious group. It is a qualitative, descriptive and exploratory study, oriented by the theory of social representations in its procedural and structural approach, this development occurred in two phases. The first included 104 people that living with HIV in outpatient care in two basic health units in Baixada Fluminense of Rio de Janeiro State, with whom were collected free evocations with the inductor term spirituality and religiosity. The second phase included 39 users that the same profile. Participant characterization questionnaires were also applied after an analysis of the main variables. For the data analysis, it was used a prototypical with a software EVOC help, and the similarity by co-occurrence for free evocations. The interviews were performed lexical analysis through software IRAMUTEQ. The structure of representation of spirituality presented cognemas God, faith and Love of candidates a central core, at the same time for analyze of religiosity the terms faith and God. Both the objects characterized by the relation of the Divine with the human, this interpretation is reinforced when analyzes of similitude explicitly that lexical God and faith have presented the greatest number of connections. In the procedural analysis, 6 classes were divided into two axes, namely axis 1: Spirituality and Religiosity in the context of HIV, which is subdivided into Class 5: Dealing with a strong prejudice from a certain hope: Live with HIV / AIDS in the religious environment, Class 2: The faith and hope: the encounter of the divine with the human through religion and religiousness and Class 3: spirituality in everyday life: relationship with the divine and influence in living with the HIV/Aids. Axis 2, called The diagnosis of HIV / AIDS, social and individual aspects in the process to living together with the syndrome, Class 6 Class 6 begins: The process of adhesion to TARV and the chronicity of the syndrome: process of naturalization and daily challenges, Class 1: The path between diagnosis and acceptance of the syndrome: spirituality, religiosity, social support network and challenges and achievements, and Class 4: The support social network and the interpersonal relationship in the family and in the religious community. It is emphasized that this is a same representation that focuses on the relational dynamics between the Divine and the Human mediated by faith and permeated by affection. Nursing care considering the exposed of complexity should include its transpersonal and interpersonal dimension from the theoretical propositions of Jean Watson and Hildegard Peplau. It is concluded that spirituality and religiosity are considered as important factors for the better coexistence with HIV, get along with the syndrome and to allow a personal resignification.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Religião
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Espiritualidade
-Brasil
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; 614.2253.5, P127, TE789


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Id: biblio-1283670
Autor: Paraguay. Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social; .Dirección General de Promoción de la Salud; .OPS/OMS.
Título: Manual de la familia saludable 6: Adultos mayores acumulando salud / Healthy Family Handbook 6: Older Adults Building Up Health.
Fonte: Asunción; MSPBS/OPS/OMS; 26 de noviembre de 2015. 88 p p. ilus, fig..
Idioma: es.
Resumo: Adultos mayores, Acumulando Salud: Tiene información sobre los cambios en el proceso de envejecimiento, cómo autocuidarse para prevenir la aparición de enfermedades y sus complicaciones. Sexualidad y espiritualidad en la edad de oro y la importancia de las relaciones familiares intergeneracionales y sociales.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Envelhecimento
Família
Doença
-Paraguai
Saúde
Sexualidade
Espiritualidade
Relações Familiares
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1146273
Autor: Santos, Letícia Celestino Ferreira dos; Silva, Silmar Maria da; Silva, Alexandre Ernesto; Mendoza, Isabel Yovana Quispe; Pereira, Fabiano Moraes; Soares, Rosimeire Angela de Queiroz.
Título: Idosos em cuidados paliativos: a vivência da espiritualidade frente à terminalidade / Older adults in palliative care: experiencing spirituality in the face of terminality / Adultos mayores en cuidados paliativos: la experiencia de la espiritualidad ante la terminalidad
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e49853, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: compreender a vivência da espiritualidade de idosos em cuidados paliativos de um hospital público de Belo Horizonte. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa com 11 idosos em cuidados paliativos, por meio uma entrevista a partir de três questões norteadoras. Para análise dos dados, foram aplicadas as três etapas previstas no processo de análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias, "A espiritualidade no idoso em cuidados paliativos" e "A percepção do idoso sobre a abordagem da espiritualidade pela equipe de saúde". Conclusão: os idosos em cuidados paliativos vivenciam a espiritualidade, as relações com o transcendente, independentemente de possuir uma religião. E buscam adaptações às novas condições de vida, dando alívio dos sintomas por meio da relação com o sagrado.

Objective: to understand the experience of spirituality in older adults in palliative care at a public hospital in Belo Horizonte. Method: this qualitative study of 11 older adults in palliative care was conducted by interview based on three guiding questions. Data were processed by three-step content analysis. Results: two categories emerged, "Spirituality in older adults in palliative care" and "Older adults' perceptions of the health team's approach to spirituality". Conclusion: the older adults in palliative care experienced spirituality, relationships with transcendence, regardless of whether or not they had a religion. They endeavor to adapt to the new conditions of life and relieve their symptoms through relationships with things sacred.

Objetivo: comprender la experiencia de la espiritualidad en adultos mayores en cuidados paliativos en un hospital público de Belo Horizonte. Método: este estudio cualitativo de 11 adultos mayores en cuidados paliativos se realizó mediante entrevista basada en tres preguntas orientadoras. Los datos se procesaron mediante análisis de contenido de tres pasos. Resultados: surgieron dos categorías, "Espiritualidad en adultos mayores en cuidados paliativos" y "Percepciones de los adultos mayores sobre el enfoque de espiritualidad del equipo de salud". Conclusión: los adultos mayores en cuidados paliativos experimentaron espiritualidad, relaciones con trascendencia, independientemente de si tenían religión o no. Se esfuerzan por adaptarse a las nuevas condiciones de vida y aliviar sus síntomas mediante relaciones con cosas sagradas.
Descritores: Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida
Doente Terminal
Espiritualidade
Hospitais Públicos
-Equipe de Assistência ao Paciente
Percepção
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1284265
Autor: Universidade Federal do Pará pBrasil cParáMargotti, Edficher 1Pontícia Católica do Rio Grande do Sul 2Docente da Faculdade de Enfermagem na(edt); Souza, Joyce 1Universidade Federal do Pará pBrasil cPará(edt); Braga, Anne Letíce Soares 1Universidade Federal do Pará p Brasil cPará(edt).
Título: Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem de Universidade Pública do Norte brasileiro / Quality of life of nursing students from a Public University in Northern Brazi
Fonte: Espaç. saúde (Online);22(1):[1]-[13], 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Analisar a qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará. Estudo quantitativo do tipo descritivo. Quanto à qualidade de vida geral, 22,01% avaliam como ruim ou muito ruim. Quanto à avaliação de saúde, 38,99% afirmaram insatisfação. No domínio físico, o maior escore foi observado na faceta de energia e fadiga (3,34) e o pior escore foi nas atividades do cotidiano (2,35). No domínio psicológico, o maior escore foi na faceta de espiritualidade/religião/crenças pessoais (3,57) e o pior foi na faceta de sentimentos positivos (2,81). As facetas do domínio de relações sociais receberam escores aproximados: suporte social3,47), relações pessoais (3,34) e atividade sexual (3,23). No domínio ambiente, o melhor escore foi atribuído ao ambiente no lar (3,29) e o pior às oportunidades de recreação/lazer no campus (2,00). Os alunos do curso de enfermagem estão propensos a desenvolverem doenças psicossomáticas e, consequentemente, diminuírem sua qualidade de vida.
Descritores: Estudantes
Doença
Educação em Enfermagem
Emoções
Fadiga
-Qualidade de Vida
Recreação
Religião
Universidades
Saúde
Espiritualidade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2497.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-829113
Autor: Moreira, Carmelita Naiara de Oliveira; Marques, Camila Barbosa; Salomé, Geraldo Magela; Cunha, Diequison Rite da; Pinheiro, Fernanda Augusta Marques.
Título: Health locus of control, spirituality and hope for healing in individuals with intestinal stoma / Locus de controle em saúde, Espiritualidade e Esperança de cura nos indivíduos com estoma intestinal
Fonte: J. coloproctol. (Rio J., Impr.);36(4):208-215, Oct.-Dec. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To assess the health locus of control, spirituality and hope of cure in patients with intestinal stoma. Methods: This study was conducted at the Polo of Ostomized People in the city of Pouso Alegre, Minas Gerais. Participants were 52 patients with intestinal stoma. Three questionnaires were applied for data collection: a questionnaire on demographic and stoma-related data; the Scale for Health Locus of Control; the Herth Hope Scale, and the Self-rating Scale for Spirituality. Results: Most ostomized subjects were women aged over 61 years, married and retired. As to the stoma, in the majority of cases these operations were definitive and were carried out due to a diagnosis of neoplasia. Most ostomized subjects had a 20- to 40-mm diameter colostomy, 27 showed dermatitis as a complication, and 39 (75%) used a two-part device. The mean total score for the Scale for Health Locus of Control, the Herth Hope Scale, and the Self-rating Scale for Spirituality were 62.42, 38.27, and 23.67, respectively. Regarding the dimensions of the Scale for Health Locus of Control, the dimension "completeness of health" = 22.48, dimension "externality-powerful others" = 22.48, and dimension "health externality" = 19.48. Conclusion: Ostomized patients participating in the study believe they can control their health and that caregivers and individuals involved in their rehabilitation can contribute to their improvement. The cure or improvement has a divine influence through religious practices or beliefs.

Objetivo: Verificar o locus de controle da saúde, espiritualidade e esperança de cura em indivíduos ostomizados. Métodos: Este estudo foi realizado no Polo dos ostomizados da cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Fizeram parte do estudo 52 pacientes com estoma intestinal. Foram utilizados para coleta de dados três questionários: questionário sobre os dados demográficos e relacionados ao estoma; Escala para Locus de controle da saúde; Escala de Esperança de Herth e Escala de auto-classificação para Espiritualidade. Resultados: A maioria dos ostomizados era do gênero feminino com idade acima de 61 anos, casados e aposentados. Com relação ao estoma, a maioria desses dispositivos era definitiva e as causas para a sua confecção do dispositivo foram, em sua maioria, um diagnóstico de neoplasia. A maioria dos ostomizados tinha uma colostomia com diâmetro de 20 a 40 mm e apresentavam dermatite como complicação; e 39 (75%) utilizavam dispositivos de duas peças. A média do escore total da escala para Locus de controle da saúde, Escala de Esperança de Herth, e Escala de Auto-classificação para Espiritualidade foi de, respectivamente, 62,42, 38,27 e 23,67. Com relação às dimensões da Escala para Locus de Ccontrole da Saúde, foram obtidos os seguintes valores: dimensão integralidade "saúde" = 22,48, dimensão externalidade "outros poderosos" = 20,48 e dimensão externalidade "saúde" = 19,48. Conclusão: Os pacientes ostomizados que participaram do estudo acreditam que podem controlar sua saúde, e que as pessoas envolvidas no cuidado e em sua reabilitação podem contribuir para sua melhora. A cura ou melhora tem influência divina por meio das práticas ou crenças religiosas.
Descritores: Qualidade de Vida
Religião
Autocuidado
Estomia
Cura pela Fé
Espiritualidade
Esperança
Modelo de Crenças de Saúde
-Aposentadoria
Neoplasias Gástricas
Colostomia
Ileostomia
Inquéritos e Questionários
Dermatite/cirurgia
Distribuição por Idade e Sexo
Estomas Cirúrgicos
Alfabetização
Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR545.3 - Biblioteca ICBS


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Id: biblio-1223952
Autor: Ardiles Irarrázabal, Rodrigo; Jorquera Cox, Mónica; Alfaro Robles, Paola; Gallo Ortega, Francisca; Guzmán Saavedra, Daniela; Segovia Rivera, Natalie.
Título: Relación entre espiritualidad e inteligencia emocional en estudiantes de enfermería / Relationship between spirituality and emotional intelligence in nursing students
Fonte: Horiz. enferm;31(3):306-324, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: La espiritualidad es un constructo complejo de definir, además, es escasamente evaluada en la práctica. Los enfermeros presentan dificultades al momento de ejercer su rol de cuidador en esta dimensión, pues son apenas formados para ejercer este rol holístico. El objetivo fue relacionar el nivel de espiritualidad y el nivel de inteligencia emocional, para esto se utilizaron datos recopilados por el "cuestionario de espiritualidad SQ, versión Chile" y el "TMMS 24", el cual mide inteligencia emocional. La presente investigación fue de tipo no experimental transaccional correlacional, en una muestra de estudiantes de enfermería. El tipo de muestreo fue no probabilístico y su diseño muestral fue por conveniencia, la muestra significativa para esta investigación es de 184 estudiantes. El resultado de la correlación, "r" de Pearson, demostró una fuerza de asociación moderada baja entre las dimensiones de los constructos. Se concluye que existe relación entre los constructos, asimismo, al fomentar formación a lo menos en una de las variables está tributando al desarrollo humano de los estudiantes de enfermería, propiciando espacio para la entrega de más y mejores cuidados a nuestros usuarios.

Spirituality is a complex construct to define, in addition, it is scarcely evaluated in practice. Nurses present difficulties when exercising their role as caregiver in this dimension, since they are barely trained to exercise this holistic role. Emotional intelligence plays an important role between understanding personal emotions and the patient's emotions. The objective was to relate the level of spirituality and the level of emotional intelligence in a group of nursing students, for this, data collectedby the SQ Spirituality Questionnaire, Chile version and the TMMS-24, which measures emotional intelligence, were used. The research is of a non-experimental, transactional correlational type, in a sample of nursing students. The type of sampling was non-probabilistic and its sampling design was for convenience. The significant sample for this research is 184 students from first to fifth level who agreed to participate through informed consent. The correlation result, Pearson's r, demonstrated a moderately low strength of association between the dimensions of spirituality and with two of the three dimensions of emotional intelligence, namely, emotional understanding and emotion regulation. It is concluded that there is a relationship between the constructs, also, by promoting training in at least one of the variables, it is contributing to the human development of nursing students, providing space for the delivery of more and better multidimensional and multicultural care to our users.
Descritores: Estudantes de Enfermagem/psicologia
Espiritualidade
Inteligência Emocional
-Chile
Inquéritos e Questionários
Regulação Emocional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1139728
Autor: Gallardo-Peralta, Lorena; Sánchez-Moreno, Esteban.
Título: Espiritualidad, religiosidad y síntomas depresivos en personas mayores del norte de Chile / Spirituality, religiosity, and depressive symptoms among elderly Chilean people in the north of Chile
Fonte: Ter. psicol;38(2):169-187, ago. 2020. tab.
Idioma: es.
Projeto: Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (FONDECYT); . Gobierno de Chile y el Proyecto Mayor de Investigación Científicas y Tecnológicas de la Universidad de Tarapacá.
Resumo: Resumen: La depresión no es un trastorno inevitable en la vejez, aunque su prevalencia sea significativamente alta y, especialmente, en las personas mayores chilenas. De cara a la promoción de la salud mental y al tratamiento de los síntomas depresivos se vuelve relevante ahondar en aquellos factores que puedan inhibir su incidencia. Al respecto, este estudio analiza la asociación entre la religiosidad, la espiritualidad y la depresión en personas mayores de 60 años. Se dispone de una muestra de 777 personas mayores de la región de Arica y Parinacota, 65% son mujeres, 43% tiene entre 60 y 69 años (media: 69.93 años, DT=7.12), 48 tiene pareja (casado o convive) y la mayoría vive en la ciudad de Arica (87%). Se realizaron análisis descriptivos, bivariados y un modelo de regresión jerárquica para depresión. Los resultados comprueban que solo las experiencias espirituales se relacionan con menor incidencia de síntomas depresivos. Concluyendo, los hallazgos muestran que en el tratamiento de la depresión geriátrica se podrían incluir recursos personales/psicológicos que movilizan el afrontamiento, la resiliencia y el optimismo, como es el caso de la espiritualidad.

Abstract: Depression is not an inevitable disorder in old age, although its prevalence is significantly high and especially among elderly Chilean people. In order to promote mental health and the treatment of depressive symptoms it becomes relevant to delve into those factors that can inhibit their incidence. In this regard, this study analyses the association between religiosity, spirituality and depression in people over 60 years. The sample was made up of 777 older Chilean adults living in the region of Arica and Parinacota, 65% are women, 43% are between 60 and 69 years old (mean: 69.93 years, SD = 7.12), 48 have a partner (married or living together) and the majority live in the city of Arica (87%). Descriptive and bivariate analyses of the study variables and a hierarchical regression analysis was conducted for the depression variable. The results prove that only spiritual experiences are related to lower incidence of depressive symptoms. Concluding, the findings show that in the treatment of geriatric depression could be included personal/psychological resources that mobilize coping, resilience and optimism, as is the case of spirituality.
Descritores: Religião e Psicologia
Saúde Mental
Espiritualidade
Depressão
Otimismo
-Chile
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
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Id: biblio-1223732
Autor: Galán-González, Edna Fabiola; Gascón-Catalán, Ana María.
Título: Funcionamiento familiar y estilos de vida saludable en pacientes con cáncer colorrectal, según características sociodemográficas / Functioning and healthy lifestyles in patients with colorectal canceraccording to sociodemographic characteristics
Fonte: Horiz. enferm;31(1):58-74, maio.2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Las familias funcionales se caracterizan por la efectividad al manejar situaciones estresantes como grupo. Los estilos de vida saludable son las maneras de vivir, en sintonía con la protección de la salud integral. OBJETIVO: Analizar la relación entre el funcionamiento familiar y los estilos de vida saludable, con las variables sociodemográficas en familias de pacientes con cáncer colorrectal. MÉTODOS: Estudio descriptivo transversal. Se determinaron las características sociodemográficas mediante encuestas autoadministradas a 78 pacientes en tratamiento o post-tratamiento, que cumplieron los criterios de inclusión. Los instrumentos fueron la Escala de Funcionamiento Familiar (ASF-E)y de Health Promoting Lifestyle Profile II (HPLP II) en español. El análisis estadístico fue univariado y bivariado. Corresponde a un estudio con riesgo mínimo. RESULTADOS: La mayor parte de los participantes percibieron funcionamiento familiar medio/alto y se asoció con un alto nivel de estudios, recibir apoyo familiar permanente y pertenecer a una familia nuclear. Las conductas promotoras de salud más practicadas fueron crecimiento espiritual, responsabilidad en salud y relaciones interpersonales, la menos practicada fue la actividad física. Se asociaron positivamente con ser mujer, tener más de 62 años, ocuparse de las labores del hogar y recibir todo tipo de apoyo. CONCLUSIONES: Es vital valorar el funcionamiento familiar y los estilos de vida saludable durante la atención integral al paciente con cáncer colorrectal e involucrar a las familias en el cuidado, a partir del apoyo en todas sus formas, la práctica de actividad física, el cambio de hábitos de vida y relaciones familiares.

INTRODUCTION: Functional families are characterized by effectiveness in handling stressful situations as a group. Healthy lifestyles are ways of living, in tune with the protection of integral health. OBJECTIVE: To analyze the relationship between family functioning and healthy lifestyles, with sociodemographic variables in families of patients with colorectal cancer. METHODS: Cross-sectional descriptive study. Sociodemographic characteristics were determined through self-administered surveys of 78 patients in treatment or post-treatment, who met the inclusion criteria. The instruments were the Family Functioning Scale (ASF-E) and the Health Promoting Lifestyle Profile II (HPLP II) in Spanish. Statistical analysis was univariate and bivariate. It corresponds to a minimal risk study. RESULTS: Most of the participants perceived medium / high family functioning and associated with a high level of education, receiving permanent family support and belonging to a nuclear family. The most practiced health promoting behaviors were spiritual growth, responsibility in health and interpersonal relationships, the least practiced was physical activity. They were positively associated with being a woman, being over 62 years old, taking care of household chores and receiving all kinds of support. CONCLUSIONS: It is vital to assess family functioning and healthy lifestyles during comprehensive care for patients with colorectal cancer and to involve families in care, based on support in all its forms, the practice of physical activity, the change of life habitsand family relationships.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Neoplasias Colorretais/psicologia
Núcleo Familiar
Relações Familiares/psicologia
Estilo de Vida Saudável
-Autocuidado
Exercício Físico
Demografia
Colômbia
Espiritualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME



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