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Id: biblio-1281756
Autor: Jiménez, Carlos Alberto Rosas(edt).
Título: Resiliência a ciência de dominar os maiores desafios da vida / Resilience the science of mastering life's greatest challenges
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):234-236, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resilience. The Science of mastering life's greatest challenges es el título del libro que conjuntamente escribieron los profesores Steven Southwick y Dennis Charney. En esta obra los autores exponen qué es la resiliencia, pero sobre todo se concentran en desarrollar diez factores fundamentales para ser resilientes ante situaciones traumáticas que cualquier persona puede experimentar en su vida como lo es la pérdida de un ser querido, el secuestro, la enfermedad, la pérdida del trabajo o incluso el descalabro económico. De manera muy organizada y sistemática, los autores logran profundizar en cada uno de esos diez factores, manteniendo siempre un sólido hilo conductor y exponiendo ejemplos que ayudan a clarificar conceptos y a hacer más amena y llevadera la lectura del libro.
Descritores: Resiliência Psicológica
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-1146246
Autor: Ferreira, Gildiane Siqueira; Souto, Rafaella Queiroga; Almeida, Sandra Aparecida de; Ribeiro, Gerson da Silva; Araújo, Gleicy Karine Nascimento de; Santos, Rafael da Costa.
Título: Avaliação do perfil da resiliência e fatores associados em idosos comunitários / Assessment of resilience profile and associated factors in community elderly / Evaluación del perfil de resiliencia y factores asociados en personas mayores de la comunidad
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51659, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar a prevalência de resiliência em idosos comunitários e sua relação com o apoio social e a satisfação com a vida. Método: estudo transversal, realizado com 159 idosos. Os dados foram obtidos por meio das escalas de Resiliência, Apoio Social e Satisfação com a vida. Resultados: apresentaram baixa resiliência os idosos do sexo feminino, com idade mais avançada, que não sabem ler e escrever, solteiros, residem sozinho, não trabalham, recebem até um salário mínimo, estão insatisfeitos com a vida e apresentam alto apoio social. Os idosos insatisfeitos têm 4,72 vezes mais probabilidade de apresentar baixo nível de resiliência. Foram encontradas correlações positivas entre a resiliência e o apoio social (p=0,022) e entre satisfação com a vida e a resiliência (p=0,000). Conclusão: a resiliência esteve relacionada com o apoio social e satisfação com a vida.

Objective: to identify the prevalence of resilience in older community members, and its relationship with social support and life satisfaction. Method: in this cross-sectional study of 159 older adults, data were obtained using Resilience, Social Support and Life Satisfaction scales. Results: low resilience was found in older adults who were female, older, single, lived alone, could not read and write, did not work, received up to 1 minimum wage, were dissatisfied with life, and had strong social support. Resilience was 4.72 times more likely to be low in dissatisfied older adults. Positive correlations were found between resilience and social support (p = 0.022), and between life satisfaction and resilience (p = 0.000). Conclusion: resilience was related to social support and life satisfaction.

Objetivo: identificar la prevalencia de la resiliencia en los miembros mayores de la comunidad y su relación con el apoyo social y la satisfacción con la vida. Método: en este estudio transversal de 159 adultos mayores, los datos se obtuvieron mediante escalas de Resiliencia, Apoyo Social y Satisfacción con la Vida. Resultados: se encontró baja resiliencia en adultos mayores que eran mujeres, mayores, solteros, vivían solos, no sabían leer ni escribir, no trabajaban, recibían hasta 1 salario mínimo, estaban insatisfechos con la vida y tenían un fuerte apoyo social. La resiliencia tenía 4,72 veces más probabilidades de ser baja en los adultos mayores insatisfechos. Se encontraron correlaciones positivas entre resiliencia y apoyo social (p = 0.022), y entre satisfacción con la vida y resiliencia (p = 0.000). Conclusión: la resiliencia se relacionó con el apoyo social y la satisfacción con la vida.
Descritores: Satisfação Pessoal
Apoio Social
Saúde do Idoso
Resiliência Psicológica
-Qualidade de Vida
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Envelhecimento
Adaptação Psicológica
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Distribuição por Idade e Sexo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1223946
Autor: Barrera Acosta, Luis Merardo.
Título: Resiliencia en mujeres víctimas de violencia sexual dentro del conflicto armado, Villavicencio - Colombia / Resilience in women victims of sexual violence within the armed conflict, Villavicencio - Colombia
Fonte: Horiz. enferm;31(3):268-290, 2020. ilus.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: Esta investigación se realizó con el objetivo analizar los procesos de Resiliencia desarrollados por un grupo mujeres víctimas de violencia sexual dentro del conflicto armado colombiano MATERIALES Y MÉTODOS: Estudio cualitativo desde el enfoque epistemológico crítico social a partir de un estudio de caso. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a siete mujeres que fueron víctimas de violencia sexual en el conflicto armado, mayores de edad, residentes en Villavicencio, Colombia que presentaron violencia sexual en los últimos 10 años. RESULTADOS: Los procesos de resiliencia permitieron a las víctimas un afrontamiento del hecho victimizante mediado por elementos individuales y colectivos, se reconoce que la Memoria de las víctimas es un pilar importante en este proceso seguido de las redes apoyo construidas por las propias víctimas; dentro del proceso se identificaron varios factores importantes como las , la ocupación, la familia , la religión , la sororidad lo cual permitieron llegar a cada una al afrontamiento pero no a una superación. CONCLUSIONES: es importante reconocer que existen los procesos de resiliencia y que no todas las víctimas de violencia sexual pueden llegar a la superación , la mayoría se adaptan utilizando elementos internos y externos claves para su proceso.

OBJECTIVE: This research was carried out with the objective of analyzing the Resilience processes developed by a group of women victims of sexual violence within the Colombian armed conflict. MATERIALS AND METHODS: Qualitative study from the social critical epistemological approach based on a case study. Semi-structured interviews were conducted with seven women who were victims of sexual violence in the armed conflict, of legal age, residents of Villavicencio, Colombia who experienced sexual violence in the last 10 years. RESULTS: The resilience processes allowed the victims to cope with the victimizing event mediated by individual and collective elements. It is recognized that the Memory of the victims is an important pillar in this process, followed by the support networks built by the victims themselves; within the process, several important factors were identified, such as occupation, family, religion, sisterhood, which allowed each one to cope but not to overcome. CONCLUSIONS: it is important to recognize that there are processes of resilience and that not all victims of sexual violence can overcome, most adapt using internal and external elements that are key to their process.
Descritores: Delitos Sexuais/psicologia
Conflitos Armados
Resiliência Psicológica
-Apoio Social
Adaptação Psicológica
Colômbia
Vulnerabilidade Social
Violência contra a Mulher
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1283733
Autor: Ramírez-Sánchez, Sylvia Claudine.
Título: Resiliencia para adaptarse a la crisis sanitaria / Resilience to adapt to health crisis
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;29(1):1-3, Ene-Mar 2021.
Idioma: es.
Resumo: Desde que la Organización Mundial de la Salud (OMS) declaró el pasado 11 de marzo al COVID-19 como una pandemia, los trabajadores de la salud han trabajado de manera ininterrumpida por cubrir las necesidades de la población, sobre todo de quienes requieren atención médica especializada en unidades de cuidados intensivos. Para contener este grave problema de salud pública se han aplicado estrategias que incluyen la reconversión hospitalaria, el distanciamiento social, el cierre de escuelas y de actividad comercial. Éstas han implicado un cambio drástico en la vida diaria y han tenido el objetivo de atender y disminuir las alarmantes cifras de contagios y fallecimientos. Sin embargo, a 12 meses de jornadas laborales extenuantes es evidente y previsible el desgaste físico, en especial el emocional; en el personal de salud que ha experimentado el estrés de la pandemia y que su resistencia ante las adversidades, se encuentra disminuida por lo anterior, la resiliencia puede ser un factor protector y de prevención para trastornos psicológicos, además de coadyuvar a enfrentar el estrés; ahora más que nunca es una responsabilidad como sociedad tomar conciencia al respecto y cuidar de quien nos cuida

Since March 11, when the World Health Organization (WHO) declared the pandemic associated to COVID-19, health person- nel have worked uninterruptedly to meet the needs of the population, especially those who require specialized medical care in intensive care units.To contain this serious public health problem, strategies including hospital reconversion, social distancing, closure of schools and commercial activity, have been implemented. Such strategies have implied a drastic change in daily life but have had the objective of attending and reducing the alarming numbers of infections and deaths. However, after twelve months of strenuous working hours, physical and especially emotional exhaustion is evident and expected in health personnel, who have experienced the stress of the pandemic and whose resistance to adversity is diminished.Therefore, resilience can be a protective and preventive factor for psychological disorders, in addition to helping to face stress; now more than ever, it is our responsibility as a society to become aware of this situation and take care of those who take care of us.
Descritores: Saúde Mental
Resiliência Psicológica
COVID-19
-Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Infecções por Coronavirus
Política de Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-1155086
Autor: Oliveira, Karina da Silva; Nakano, Tatiana de Cássia.
Título: Desenvolvimento e investigação de evidências de validade para o Instrumento Marcadores de Resiliência Infantil / Development and investigation of validity evidence for Children's Resilience Markers / Desarrollo e investigación de evidencia de validez para el instrumento Marcadores de Resiliencia Infantil
Fonte: Psico USF;25(4):737-749, out.-dez. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Embora a resiliência seja considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Assim, os objetivos deste trabalho relacionam-se à elaboração de um instrumento para avaliação da resiliência em crianças de oito a 12 anos, investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo e realização de estudo piloto. Participaram do processo de construção 20 crianças, de escolas públicas e particulares. Do estudo de validade de conteúdo, participaram 16 juízes. E, do estudo piloto, participaram 43 crianças de uma escola pública. Os resultados possibilitaram a seleção das alternativas dos itens, bem como indicaram a pertinência de 27 dos 30 itens desenvolvidos, segundo avaliação dos juízes, bem como sua adequação à faixa etária almejada. A partir dos resultados, pode-se notar que as escolhas metodológicas tomadas no processo de construção colaboraram para que o instrumento apresentasse bom potencial. Sugere-se que novos estudos sejam realizados, a fim de aprofundar a compreensão sobre suas qualidades psicométricas. (AU)

Resilience is a valuable tool for coping with adverse situations. However, there is no instrument available in Brazil to assess children's resilience. Therefore, this study aimed to develop a resilience test for children between 8 and 12 years old, and to investigate its content validity and its adequacy to the target population, conducting a pilot study. Twenty children from public and private schools took part in the test's construction. A total of 16 judges participated in the validity study, and 43 children from a public school took part in the pilot study. The results enabled the selection of 3 alternatives for each item, and 27 out of the 30 items were adequate for this measure. It was observed the adequacy of the instrument for the target population. These results support the perception that the methodological choices made in the instrument's development process were adequate. Therefore, it is possible to conclude that the instrument has good potential, and further studies should be developed to deepen the understanding of its psychometric qualities. (AU)

Aunque se considera la resiliencia como un constructo importante para el enfrentamiento de situaciones adversas, ningún instrumento brasileño está disponible para su evaluación en la infancia. Así, los objetivos de este trabajo se relacionan con la elaboración de un instrumento para la evaluación de la resiliencia en niños de 8 a 12 años, investigación de las evidencias de validez basadas en el contenido y también se realizó el estudio piloto. Participaron 20 niños de escuelas públicas y particulares en proceso de construcción. En el estudio de validez de contenido, participaron 16 jueces. Y del estudio piloto, participaron 43 niños de una escuela pública. Los resultados posibilitaron la selección de las alternativas de los ítems, así como indicaron la pertinencia de 27 de los 30 ítems desarrollados, según evaluación de los jueces, y la adecuación del instrumento rango de edad anhelado. A partir de los resultados, se puede observar que las elecciones metodológicas realizadas en el proceso de construcción colaboraron para que el instrumento tuviera un buen potencial. Se sugiere que nuevos estudios sean realizados, a fin de profundizar la comprensión sobre sus cualidades psicométricas. (AU)
Descritores: Adaptação Psicológica
Resiliência Psicológica
-Projetos Piloto
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1135738
Autor: Paveltchuk, Fernanda de Oliveira; Borsa, Juliane Callegaro; Damásio, Bruno Figueiredo.
Título: Apoio social, resiliência, estresse de minorias e saúde mental de mulheres lésbicas e bissexuais / Social support, resilience, minority stress, and mental health outcomes in lesbian and bisexual women / Apoyo social, resiliencia, estrés de minorías y salud mental de mujeres lesbianas y bisexuales
Fonte: Psico USF;25(3):403-414, jul.-set. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo buscou avaliar os efeitos de moderação do apoio social e da resiliência na relação entre o Estresse de Minorias (EM) e desfechos de saúde mental. Participaram desse estudo 337 mulheres, sendo 42,43% lésbicas (n = 143) e 57,57% bissexuais (n = 194), maiores de 18 anos (M = 26 anos; DP = 17,3). As participantes responderam escalas de homofobia internalizada, vitimização, revelação da orientação sexual, felicidade subjetiva, satisfação com a vida, depressão, ansiedade e estresse, apoio social e resiliência. Foi realizada uma modelagem por equações estruturais para verificar o impacto dos estressores de minorias nas variáveis de bem-estar (BES) e psicopatologia (PSP), além de testar se apoio social e resiliência moderavam essas relações. Os resultados demonstraram que a resiliência moderou a relação entre vitimização e psicopatologia. Implicações clínicas são apontadas ao longo do artigo. (AU)

This study aimed to evaluate the moderating effects of social support and resilience in the relationship between Minority Stress (MS) and mental health outcomes. A total of 337 women over 18 years of age (M = 26 years, SD = 17.3) participated in this study, including 42.43% lesbian, (n = 143) and 57.57% bisexual women (n = 194). The participants responded to scales that assessed internalized homophobia, victimization, disclosure of sexual orientation, subjective happiness, life satisfaction, depression, anxiety and stress, social support, and resilience. Structural equation modeling was performed to verify the impact of minority stressors on the well-being and psychopathology variables and to test whether social support and resilience moderated these associations. Results showed that resilience moderated the relationship between victimization and psychopathology. Clinical implications are discussed throughout the article. (AU)

Este estudio buscó evaluar los efectos de moderación de apoyo social y resiliencia en la relación entre el Estrés de Mínorías e indicadores de salud mental. En este estudio participaron 337 mujeres, siendo 42,43% lesbianas (n = 143) y 57,57% bisexuales (n = 194), mayores de 18 años de edad (M = 26 años, DP = 17,3). Los participantes respondieron escalas de homofobia internalizada, victimización, revelación de orientación sexual, felicidad subjetiva, satisfacción con la vida, depresión, ansiedad y estrés, apoyo social y resiliencia. Se realizó el modelo de ecuaciones estructurales para verificar el impacto de los estresores de minorías en las variables de bienestar (BES) y psicopatología (PSP), además de testar si el apoyo social y la resiliencia moderaban estas relaciones. Los resultados demostraron que la resiliencia modera la relacción entre victimización y psicopatología. Implicaciones clínicas son señaladas a lo largo del artículo. (AU)
Descritores: Ansiedade/psicologia
Satisfação Pessoal
Apoio Social
Estresse Psicológico
Bissexualidade
Saúde Mental
Homossexualidade Feminina
Vítimas de Crime/psicologia
Depressão/psicologia
Resiliência Psicológica
Homofobia/psicologia
Minorias Sexuais e de Gênero/psicologia
Felicidade
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1135733
Autor: Guancino, Letícia; Toni, Caroline Guisantes de Salvo; Batista, Ana Priscila.
Título: Prevenção de ansiedade infantil a partir do Método Friends / Prevention of child anxiety based on the Friends Method / Prevención de ansiedad infantil a partir del Método Friends
Fonte: Psico USF;25(3):519-531, jul.-set. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os transtornos de ansiedade têm se desenvolvido com mais frequência em crianças em idade escolar, prejudicando sua saúde, relações sociais e desenvolvimento global. Atualmente, tem-se buscado a prevenção desses transtornos. O Método FRIENDS, programa que visa prevenir ansiedade e depressão por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, resiliência e comportamentos para uma vida saudável, é uma possibilidade de intervenção. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou verificar se a sintomatologia de ansiedade de crianças diminui após a participação destas no Método FRIENDS. Participaram do estudo 19 crianças, com idades entre 5 e 7 anos, de ambos os sexos. Foi utilizado como instrumento de avaliação o Spence Children's Anxiety Scale, respondido pelos pais em pré-teste, pós-teste e follow up. Os dados foram comparados a partir de estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontam para a diminuição do total de sintomas de ansiedade nas crianças que participaram do método logo após e no seguimento de dois meses. (AU)

Anxiety disorders have developed more frequently in school-age children, harming their health, social relationships, and overall development. Currently, the prevention of these disorders has been sought. Thus, the FRIENDS Method, a program aimed at preventing anxiety and depression through the development of social-emotional skills, resilience, and behaviors for a healthy life, is a possibility of intervention. In this context, this research aimed to verify whether children's symptoms of anxiety diminish after participation in the FRIENDS Method intervention. A total of 19 children, aged from 5 to 7 years, of both sexes, participated in the study. The Spence Children's Anxiety Scale was used as an assessment tool, answered by the children's parents in the pre-test, post-test, and follow-up. Data were compared using descriptive and inferential statistics. Research findings showed better management of anxiety symptoms by children after participating in the group. (AU)

Los trastornos de ansiedad se han desarrollado con más frecuencia en ninõs en edad escolar, perjudicando su salud, relaciones sociales y desarrollo global. Actualmente, se ha tratado de prevenir estos trastornos. El Método FRIENDS, es un programa que tiene como objetivo prevenir ansiedad y depresión, por medio del desarrollo de habilidades socioecónomicas, resiliencia y comportamientos para una vida saludable, y también por una posibilidad de intervención. En este contexto, esta investigación tuvo como objetivo verificar si la sintomatología de ansiedad de los niños disminuyó después de la participación de ellos en el Método FRIENDS. Participaran del estudio 19 niños, con edad entre 5 e 7 años, de ambos sexos. Fue utilizado como instrumento de evaluación el Spence Children's Anxiety Scale (SCAS), contestado por los padres en pre-test, post-test y Follow-up. Los datos fueron comparados a partir de una estadística descriptiva e inferencial. Los resultados señalan la diminuición de total de síntomas de ansiedad en los niños que participaron del Método después de dos meses de seguimiento del mismo. (AU)
Descritores: Transtornos de Ansiedade/prevenção & controle
Transtornos de Ansiedade/psicologia
Saúde Mental
Transtorno Depressivo/psicologia
Resiliência Psicológica
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-962210
Autor: Rangel, José Antonio Santana; Monreal, Luz Arenas; Ramsey, Janine M.
Título: Community resilience and Chagas disease in a rural region of Mexico / Resiliencia comunitaria y enfermedad de Chagas en una región rural de México
Fonte: Rev. saúde pública (Online);50:46, 2016.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To explore the pillars of community resilience in a region where Chagas disease is endemic, with the aim of promoting participatory processes to deal with this condition from the resilience of the population. METHODS Qualitative study using ethnographic record and six interviews of focus groups with young people, women and men. The research was carried out in a rural area of the state of Morelos, Mexico, between 2006 and 2007. We carried out educational sessions with the population in general, so that residents could identify the relationship between the vector Triatoma pallidipennis, the parasite (Trypanosoma cruzi), symptoms, and preventive actions for Chagas disease. The ethnographic record and groups were analyzed based on Taylor and Bogdan's modification, and the focus was to understand the socio-cultural meanings that guide the speeches and activities of residents in relation to the pillars of community resilience. RESULTS The population felt proud of belonging to that location and three pillars of community resilience were clearly identified: collective self-esteem, cultural identity, and social honesty. Having these pillars as bases, we promoted the participation of the population concerning Chagas disease, and a Community Action Group was formed with young people, adult men and women, and social leaders. This Group initiated actions of epidemiological and entomological surveillance in the community to deal with this problem. CONCLUSIONS It is necessary to create more experiences that deepen the understanding of the pillars of community resilience, and how they contribute to enhance participation in health to deal with Chagas disease.

RESUMEN OBJETIVO Explorar los pilares de la resiliencia comunitaria en una región en la que la enfermedad de Chagas es endémica, con la finalidad de partir de la resiliencia de la población para impulsar procesos participativos para enfrentar este padecimiento. MÉTODOS Estudio cualitativo que utilizó registro etnográfico y seis entrevistas de grupos focales con jóvenes, mujeres y hombres adultos. La investigación se efectúo en una localidad rural del Estado de Morelos, México, entre 2006 y 2007. Se efectuaron sesiones educativas con la población en general, para que los habitantes identificaran la relación entre el vector Triatoma pallidipennis, el parásito (Trypanosoma cruzi), la sintomatología y acciones preventivas para la enfermedad de Chagas. El registro etnográfico y los grupos fueron analizados con base en una modificación de Taylor y Bogdan, y el foco fue comprender los significados socioculturales que guían los discursos y actividades de los pobladores en relación a los pilares de la resiliencia comunitaria. RESULTADOS La población se sentía orgullosa de pertenecer a esa localidad y se identificaron con claridad tres pilares de la resiliencia comunitaria: autoestima colectiva, identidad cultural y honestidad social. Tomando como base estos pilares, se impulsó la participación de la población en torno a la enfermedad de Chagas, y se formó un Grupo de Acción Comunitaria con jóvenes, hombres y mujeres adultos, y líderes sociales. Este Grupo inició acciones de vigilancia epidemiológica y entomológica en la comunidad para hacer frente a esta problemática. CONCLUSIONES Es necesario generar más experiencias que profundicen en la comprensión de los pilares de resiliencia comunitaria, y en la manera en que estos contribuyen a potenciar la participación en salud para enfrentar la enfermedad de Chagas.
Descritores: Doença de Chagas/prevenção & controle
Participação da Comunidade/psicologia
-Satisfação Pessoal
População Rural
Resiliência Psicológica
México
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-985824
Autor: Essvein, Gustavo; Baumgarten, Alexandre; Rech, Rafaela Soares; Hilgert, Juliana Balbinot; Neves, Matheus.
Título: Dental care for early childhood in Brazil: from the public policy to evidence / Atendimento odontológico na primeira infância no Brasil: da política pública à evidência
Fonte: Rev. saúde pública (Online);53:15, jan. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To evaluate whether characteristics of health services, oral health team and dental surgeon are associated with provision of dental care for children up to five years old in Brazilian Primary Health Care. METHODS: A cross-sectional study was conducted with data from 18,114 oral health teams in Brazil, evaluated in 2014 by the National Program for Access and Quality Improvement in Primary Care. The study outcome was the proven performance of dental procedures on children up to five years old. Statistical analysis was performed by Poisson regression based on a hierarchical model, where the first level was composed of service organization variables, the intermediate level composed of unit planning characteristics, and the proximal level composed of variables related to dental surgeon characteristics. RESULTS: Prevalence of dental care performed by oral health teams was 80.9% (n = 14,239). Scheduled appointments and activities of education in health were positively associated with the outcome, as well as planning and programming activities for the population and monitoring and analysis of oral health indicators. Complementary training in public health, continuing education activities and career plan were variables related to dental surgeons associated with the service provision. CONCLUSIONS: One fifth of health units in Brazil do not provide dental care for children in early childhood. Health units' well-structured organization and planning protocols are associated with the provision of this service, as well as better employment relationship and graduate activities for dental surgeons.

RESUMO OBJETIVO: Avaliar se características dos serviços de saúde, da equipe de saúde bucal e do cirurgião-dentista estão associadas à prestação de atendimento odontológico a crianças de até cinco anos de idade na atenção básica brasileira. MÉTODOS: Estudo transversal, com dados de 18.114 equipes de saúde bucal do Brasil avaliadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade em 2014. O desfecho do estudo foi a realização comprovada de procedimentos odontológicos em crianças de até cinco anos de idade. A análise estatística foi feita por regressão de Poisson com base em um modelo hierárquico, sendo o primeiro nível composto por variáveis de organização do serviço, o nível intermediário por características de planejamento da unidade e o nível proximal por variáveis relacionadas ao cirurgião-dentista. RESULTADOS: A prevalência de realização do atendimento odontológico pelas equipes de saúde bucal foi de 80,9% (n = 14.239). Consultas agendadas e atividades de educação em saúde se associaram positivamente ao desfecho, bem como atividades de planejamento e programação para a população e o monitoramento e análise de indicadores de saúde bucal. Formação complementar em saúde pública, atividades de educação permanente e plano de carreira foram variáveis relacionadas aos cirurgiões-dentistas que se associaram à prestação do serviço. CONCLUSÕES: Um quinto das unidades de saúde do Brasil não realiza atendimento odontológico na primeira infância. Protocolos de organização e planejamento bem-estruturados nas unidades de saúde estão associados à realização desse atendimento, bem como melhores vínculos trabalhistas e atividades de pós-graduação para os cirurgiões-dentistas.
Descritores: Apoio Social
Violência Doméstica/psicologia
Resiliência Psicológica
Transtornos Mentais/psicologia
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Morcillo, André Moreno
Zanolli, Maria de Lurdes
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Id: biblio-985821
Autor: Hildebrand, Natália Amaral; Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler; Morcillo, André Moreno; Zanolli, Maria de Lurdes.
Título: Resilience and mental health problems in children and adolescents who have been victims of violence / Resiliência e problemas de saúde mental em crianças e adolescentes vítimas de violência
Fonte: Rev. saúde pública (Online);53:17, jan. 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To understand the process of resilience (social support and resources of the family environment) and the chance of mental health problems in children and adolescents (9-16 years) who have been victims of domestic violence, assisted in specialized services (Group 1 - G1) and in school services without reports of domestic violence (Group 2 - G2). METHODS: Various semi-structured instruments were applied to the pairs (guardian and child or adolescent): the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); the Resiliency Scales for Children and Adolescents (RSCA), including Scale I (SI - sense of control), Scale II (SII - relationship skills) and Scale III (SIII - emotional reactivity); the Social Support Appraisals; the Home Environment Resources Scale and a questionnaire created by the authors to characterize the population. RESULTS: There was no difference in the prevalence of resilience between G1 and G2. Children and adolescents of both groups had a higher chance of low resilience in the absence of perception of social support from the teacher (SI; SIII) and other people in the community (SI; SII). Girls had higher chance of low resilience (SIII). The establishment of routine or rules in the lives of the children and adolescents facilitated the development of resilience (SIII). In G1, the prevalence of mental health problems was 65% for the self-application version of the SDQ for children and adolescents (SDQ/CA) and 54% for the version answered by the guardians (SDQ/G). In G2, it was 33% for SDQ/CA and 37.9% for SDQ/G. Domestic violence against children and adolescents was a risk factor for the development of mental disorders (SDQ/G). Subjects with low resilience (SI) had a higher chance of developing mental health problems (SDQ/CA). Despite originating from the same regions, the groups had socioeconomic differences, which showed no relationship with resilience. CONCLUSIONS: The quality and perception of social support and resources present in the home environment may have facilitated the development of resilience in the studied children and adolescents. Violence may have increased the chance of mental health problems, domestic violence being an aggravating factor. There is need for research on aspects that predict resilience and investment in intervention strategies for this population, as a way to promote mental health.

RESUMO OBJETIVO: Compreender o processo de resiliência (suporte social e recursos do ambiente familiar) e a chance de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes (9-16 anos) vítimas de violência doméstica acompanhados em serviços especializados (Grupo 1 - G1) e em escolares sem relatos de situações de violência doméstica (Grupo 2 - G2). MÉTODOS: Diversos instrumentos semiestruturados foram aplicados às díades (responsável e criança ou adolescente): Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); Resiliency Scales for Children and Adolescents (RSCA), incluindo a Escala I (EI - sentido do controle), a Escala II (EII - capacidade de relacionamento) e a Escala III (EIII - reatividade emocional); Social Support Appraisals; Inventário de Recursos no Ambiente Familiar e um questionário elaborado pelos autores para caracterizar a população. RESULTADOS: Não houve diferença na prevalência de resiliência entre G1 e G2. As crianças e adolescentes de ambos os grupos tiveram maior chance de baixa resiliência na ausência de percepção do suporte social do professor (EI; EIII) e de outras pessoas da comunidade (EI; EII). Meninas apresentaram maior chance de baixa resiliência (EIII). O estabelecimento de rotina ou regras na vida das crianças e adolescentes facilitou o desenvolvimento da resiliência (EIII). No G1 a prevalência de problemas de saúde mental foi de 65% pela versão de autoaplicação do SDQ para crianças e adolescentes (SDQ/CA) e de 54% pela versão respondida pelos responsáveis (SDQ/R). No G2 foi de 33% pelo SDQ/CA e de 37,9% pelo SDQ/R. A violência doméstica infanto-juvenil foi fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais (SDQ/R). Os sujeitos com baixa resiliência (EI) apresentaram maior chance de problemas de saúde mental (SDQ/CA). Embora provenientes das mesmas regiões, os grupos apresentaram diferenças socioeconômicas, as quais não apresentaram relação com a resiliência. CONCLUSÕES: A qualidade e percepção do suporte social e de recursos presentes no ambiente familiar podem ter facilitado o desenvolvimento da resiliência nas crianças e adolescentes estudados. A violência pode ter aumentado a chance de problemas de saúde mental, sendo a violência doméstica um agravante. Há necessidade de pesquisas sobre os aspectos preditores de resiliência e de investimento em estratégias de intervenção para esta população, como forma de promover a saúde mental.
Descritores: Apoio Social
Violência Doméstica/psicologia
Resiliência Psicológica
Transtornos Mentais/psicologia
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME



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