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Id: biblio-1135875
Autor: Menezes, Adalberto Nunes de; Alves, Bruna de Melo; Barbosa, Rosemary Pereira Costa e; Campos, Patrícia Carvalho.
Título: La influencia de la creencia de autoeficacia en el desempeño de los alumnos del IFMG -Bambuí / A influência da crença de autoeficácia no desempenho dos alunos do ifmg - bambuí / The influence of self-efficacy beliefs in the performance of students at ifmg -bambuí
Fonte: Psicol. esc. educ;24:e202380, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Autoeficácia é um conceito da Teoria Social Cognitiva que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa que procurou averiguar os motivos que denotam baixo desempenho de alunos quando cursando a disciplina de Cálculo. Uma das hipóteses investigadas trata da avaliação da influência das crenças de autoeficácia utilizando como campo de estudo o corpo discente do IFMG - Campus Bambuí. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de duas etapas distintas de cunho descritivo e qualitativo que levaram em conta o início e o final das disciplinas. Os resultados apontaram a existência de crenças de autoeficácia nos alunos iniciantes que se fortaleceram nos alunos concluintes. Com base nisso, pode-se destacar a importância do professor no processo de formação da autoeficácia do aluno, a necessidade de se desenvolver novas metodologias e, também, a relevância do suporte pedagógico e psicológico.

Autoeficacia es un concepto de la Teoría Social Cognitiva que trata de la capacidad de la propia persona organizarse y ejecutar acciones para alcanzar objetivos. En este estudio se desarrolló una investigación que buscó averiguar los motivos que denotan bajo desempeño de alumnos cuando están cursando la asignatura de Cálculo. Una de las hipótesis investigadas trata de la evaluación de la influencia de las creencias de autoeficacia utilizando como campo de estudio el equipo discente del IFMG - Campus Bambuí. La investigación se desarrolló con base en la aplicación de dos etapas distintas de cuño descriptivo y cualitativo que llevaron en cuenta el inicio y el final de las asignaturas. Los resultados apuntaron la existencia de creencias de autoeficacia en los alumnos iniciantes que se reforzaron en los alumnos concluyentes. Con base en eso, se puede destacar la importancia del profesor en el proceso de formación de la autoeficacia del alumno, la necesidad de desarrollarse nuevas metodologías y, también, la relevancia del soporte pedagógico y psicológico.

Self-efficacy is a concept of Social Cognitive Theory that addresses one's ability to organize and take action to achieve goals. The research developed in this study intended to ascertain the reasons for poor student performance in disciplines such as Calculus. One of the hypotheses investigated deals with an assessment on the influence of self - efficacy beliefs. Relying on the students of IFMG - Campus Bambuí as a field of study, the research was based on the application of two distinct descriptive and qualitative steps that took into account the beginning and end of the disciplines. The results pointed at the existence of self-efficacy beliefs in beginner students and also at the fact that these beliefs became stronger in students in the end of the course. Thus, we can highlight the importance of teachers in the development of self-efficacy in students while promoting the development of new methodologies and the relevance of pedagogical and psychological support.
Descritores: Baixo Rendimento Escolar
Autoeficácia
Teoria Social
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: lil-705885
Autor: McCourt, Christine.
Título: What is the value of applying social theory to maternity care? / Qual é o valor da aplicação da teoria social no cuidado à maternidade? / ¿Cuál es el valor de la aplicación de la teoría social al cuidado en la maternidad?
Fonte: Texto & contexto enferm;23(1):9-10, Jan-Mar/2014.
Idioma: en.
Descritores: Poder Familiar
Empatia
Teoria Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-904320
Autor: Cavalcante, Ricardo Bezerra; Esteves, Cristiano José da Silva; Pires, Mariana Calisto de Assis; Vasconcelos, Daniela Dias; Freitas, Mónica de Melo; Macedo, Antonio Sávio de.
Título: A Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico em pesquisas em saúde e enfermagem / La Teoría Actor-Red como referencial teórico-metodológico en investigaciones en salud y enfermagem / The Actor-Network Theory as a theoretical-methodological framework in health and nursing research
Fonte: Texto & contexto enferm;26(4):e0910017, 2017.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPEMIG.
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir sobre a Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico na pesquisa em saúde e enfermagem. Método: estudo do tipo reflexivo, que utilizou-os princípios e conceitos da Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico. Resultados: a referida Teoria pode ser operacionalizada a partir da cartografia de controvérsias como seu método, sendo este definido pelos movimentos: 1) buscar uma porta de entrada na rede; 2) identificar os porta-vozes; 3) acessar os dispositivos de inscrição; 4) mapear as associações entre os actantes. Constitui-se como um conjunto de técnicas para explorar e visualizar polêmicas e controvérsias, observando e cartografando o debate social, especialmente, mas não exclusivamente, em torno dos problemas técnico-científicos. Assim, no escopo da saúde e enfermagem, mais precisamente no ambiente de práticas complexas, onde os enfermeiros e as tecnologias da saúde operam, a Teoria Ator-Rede tem emergido como um referencial teórico-metodológico de relevante notoriedade. Sua aplicação pode contribuir para o entendimento das inovações e suas influências para a coletividade a partir de associações estabelecidas entre os atores, seguindo seus passos, sem fracionar suas vidas, sem fazer recortes isolados, seguindo o que acontece em rede e o que está interligado, interferindo e sofrendo interferências. Conclusão: por acreditar que o conhecimento é um produto social ou efeito de uma rede de atores humanos e não-humanos, e não algo produzido por meio da operação de um método científico privilegiado, a Teoria Ator-Rede apresenta-se como um referencial teórico-metodológico promissor para os ambientes controversos das áreas da saúde e enfermagem.

RESUMEN Objetivo: reflexionar sobre la Teoría Actor-Red como referencial teórico-metodológico en la investigación en salud y enfermería. Método: estudio del tipo reflexivo, que utilizo los principios y conceptos de la Teoría Actor-Red como referencial teórico-metodológico. Resultados: la referida Teoría puede ser operacionalizada a partir de la cartografía de controversias como su método, siendo este definido por los movimientos: 1) buscar una puerta de entrada en la red; 2) identificar a los portavoces; 3) acceder a los dispositivos de inscripción; 4) mapear las asociaciones entre los actantes. Se constituye como un conjunto de técnicas para explorar y ver polémicas y controversias, observando y cartografiando el debate social, especialmente, pero no exclusivamente, en torno a los problemas técnico-científicos. Así, en el ámbito de la salud y enfermería, más precisamente en el ambiente de prácticas complejas donde los enfermeros y las tecnologías de la salud operan, la Teoría Actor-Red ha emergido como un referencial teórico-metodológico de relevante notoriedad. Su aplicación puede contribuir al entendimiento de las innovaciones y sus influencias para la colectividad a partir de asociaciones establecidas entre los actores, siguiendo sus pasos, sin fraccionar sus vidas, sin hacer recortes aislados, siguiendo lo que sucede en red y lo que está interconectado, interfiriendo y sufriendo interferencias. Conclusión: por creer que el conocimiento es un producto social o efecto de una red de actores humanos y no humanos, y no algo producido por medio de la operación de un método científico privilegiado, la Teoría Actor-Red se presenta como un referencial teórico-metodológico prometedor para los ambientes controvertidos de las áreas de la salud y enfermería.

ABSTRACT Objective: we aimed to reflect on the Actor-Network Theory as a theoretical-methodological framework in health and nursing research. Method: reflexive study, in which principles and concepts of the Actor-Network Theory were used as a theoretical-methodological framework. Results: the Theory can be put in practice based on the mapping of controversies as its method, defined by the following movements: 1) seeking an entry door in the network; 2) identifying the spokespersons; 3) accessing the inscription devices; 4) mapping the associations between the actants. It corresponds to a set of techniques to explore and visualize polemics and controversies, observing and mapping the social debate, especially, but not exclusively, addressing technical-scientific problems. Hence, in the scope of health and nursing, more precisely in the sphere of the complex practices where the nurses and health technologies operate, the Actor-Network Theory has emerged as a relevant and noteworthy theoretical-methodological framework. Its application can contribute to the understanding of the innovations and their influences for the group, based on associations established between the actors, following their steps without fractioning their lives, without taking isolated excerpts, following what happens in a network and what is interlinked, interfering and suffering interference. Conclusion: in the belief that knowledge is a social product or effect of a network of human and non-human actors, instead of something produced by operating a privileged scientific method, the Actor-Network Theory figures as a promising theoretical-methodological framework for the controversial environments of health and nursing.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem
Metodologia
Rede Social
Teoria Social
Métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-904343
Autor: Fortuna, Cinira Magali; Silva, Simone Santana da; Mesquita, Luana Pinho de; Matumoto, Silvia; Oliveira, Poliana Silva; Santana, Fabiana Ribeiro.
Título: A socioclínica institucional como referencial teórico e metodológico para a pesquisa em enfermagem e saúde / La socioclínica institucional como referencial teórico y metodológico para la investigación en enfermedad y salud / The institutional socio-clinic as a theoretical and methodological framework for nursing and health research
Fonte: Texto & contexto enferm;26(4):e2950017, 2017.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir acerca das contribuições e limites da Socioclínica Institucional como aporte teórico metodológico em pesquisas em enfermagem e em saúde. Método: estudo de reflexão desenvolvido a partir do delineamento das modalidades de condução da abordagem Socioclínica Institucional: intervenção socioanalítica, análise institucional das práticas profissionais, pesquisa-ação e investigação socioanalítica. Resultado: a Socioclínica Institucional é uma continuidade do aporte teórico metodológico da Socioanálise Louraudiana, corrente da análise institucional, linha francesa. Propõe oito princípios norteadores: análise da encomenda e demanda; participação dos sujeitos no dispositivo; trabalho dos analisadores; análise das transformações que ocorrem à medida que o trabalho avança; aplicação de modalidades de restituição; trabalho das implicações primárias e secundárias; intenção de produção de conhecimentos e atenção aos contextos; e interferências institucionais. As contribuições estão relacionadas com a lógica de transformar para conhecer, produção coletiva do conhecimento e troca de saberes e aprenderes entre participantes e pesquisadores. Os desafios estão relacionados ao rompimento da lógica dominante nas pesquisas e da inclusão da diferença de saberes e poderes na produção de conhecimento. Conclusão: a Socioclínica Institucional pode articular transformação de práticas e produção de conhecimento. O referencial oferta importante suporte no campo de produção de conhecimento da enfermagem e da saúde por valorizar, em todo processo da pesquisa, a subjetividade dos envolvidos, bem como as instituições que atravessam as práticas e as relações.

RESUMEN Objetivo: reflexionar acerca de las contribuciones y límites de la Socioclínica Institucional como aporte teórico metodológico en investigaciones en enfermería y en salud. Metodo: estudio de reflexión desarrollado a partir del delineamiento de las modalidades de conducción del abordaje Socioclínico Institucional: intervención socioanalítica, análisis institucional de las prácticas profesionales, investigación-acción e investigación socioanalítica. Resultado: la Socioclínica Institucional es una continuidad del aporte teórico metodológico de la Socioanálisis Louraudiana, corriente del análisis institucional, línea francesa. Propone ocho principios orientadores: análisis del pedido y demanda; participación de los sujetos en el dispositivo; trabajo de los analizadores; análisis de las transformaciones que ocurren a medida que el trabajo avanza; aplicación de modalidades de restitución; trabajo de las implicaciones primarias y secundarias; intención de producción de conocimientos y atención a los contextos; e interferencias institucionales. Las contribuciones están relacionadas con la lógica de transformar para conocer, la producción colectiva del conocimiento y el intercambio de saberes y aprender entre los participantes y los investigadores. Los desafíos están relacionados con el rompimiento de la lógica dominante en las investigaciones y la inclusión de la diferencia de saberes y poderes en la producción de conocimiento. Conclusión: la Socioclínica Institucional puede articular transformación de prácticas y producción de conocimiento. El referencial ofrece importante apoyo en el campo de producción de conocimiento de la enfermería y de la salud por valorar, en todo proceso de la investigación, la subjetividad de los involucrados, así como las instituciones que atraviesan las prácticas y las relaciones.

ABSTRACT Objective: to reflect on the contributions and limits of the Institutional Socio-clinic as a theoretical-methodological approach in nursing and health research. Method: a reflection study developed by outlining the modalities to conduct the Institutional Socio-clinic approach: socioanalytical intervention, institutional analysis of professional practices, action-research and socioanalytical research. Result: the institutional socio-clinic is a continuity of the theoretical-methodological approach of Lourau's socioanalysis, an institutional analysis current in the French line. It proposes eight guiding principles: order and demand analysis; the subjects' participation in the device; work of the analyzers; analysis of the transformations that occur as the work advances; application of restitution modalities; work of primary and secondary implications; intention to produce knowledge and attention to the contexts; and institutional interferences. The contributions are related to the logic of transforming to know, collective knowledge production and knowledge and learning exchange between participants and researchers. The challenges are related to the rupture of the dominant logic in research and the inclusion of knowledge and power differences in the knowledge production. Conclusion: the institutional socio-clinic can articulate the transformation of practices and the knowledge production. The reference framework offers important support in the field of knowledge production in nursing and health because it values the subjectivity of the stakeholders and the institutions that cross the practices and relationships throughout the research process.
Descritores: Prática Profissional
Pesquisa em Enfermagem
Saúde Pública
Enfermagem
Metodologia
Teoria Social
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-990653
Autor: Agra, Glenda; Formiga, Nilton Soares; Oliveira, Patrícia Simplício de; Costa, Marta Miriam Lopes; Fernandes, Maria das Graças Melo; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Título: Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel's Theory / Análisis del concepto de Aprendizaje Significativo bajo la luz de la Teoría de Ausubel / Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel
Fonte: Rev. bras. enferm;72(1):248-255, Jan.-Feb. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the concept of Meaningful Learning, according to David Ausubel's Theory. Method: Integrative review using the Meleis's Theoretical Analysis model. Results: The following were identified as antecedents: Previous students' knowledge, potentially meaningful instructional material and student's willingness to learn. The attributes found were: Existence of previous knowledge that allows the connection with the new knowledge; interaction of previous and new knowledge in the cognitive structure; expansion of the cognitive structure through the incorporation of prior knowledge with the new. The consequent ones found: Existence of new knowledge in the cognitive structure of the student, that generate sense and meaning in the cognitive system of the student and that confers importance to him according to the utility for his daily life. Conclusion: The conceptual analysis carried out contributed to the establishment of a more complete definition for Meaningful Learning, which can be appreciated in teaching and research, regardless of the area of activity.

RESUMEN Objetivo: analizar el concepto de Aprendizaje Significativo, conforme a la Teoría de David Ausubel. Método: revisión integrativa, utilizando el modelo de análisis teórico de Meleis. Resultados: se identificaron como antecedentes: los conocimientos previos de los alumnos, el material instructivo potencialmente significativo y la disposición del alumno para aprender. Los atributos encontrados fueron: la existencia de conocimientos previos que posibiliten la conexión con el nuevo conocimiento; la interacción de conocimientos previos y nuevos en la estructura cognitiva; la ampliación de la estructura cognitiva por medio de la incorporación del conocimiento previo con lo nuevo. Los consecuentes encontrados fueron: la existencia de nuevos conocimientos en la estructura cognitiva del alumno, que generan sentido y significado en el sistema cognitivo del alumno y que le confiere importancia según la utilidad para su vida cotidiana. Conclusión: el análisis conceptual realizado contribuyó con la institución de una definición más completa para el Aprendizaje Significativo, que podrá ser apreciada en la enseñanza y en la investigación, independientemente del área de actuación.

RESUMO Objetivo: Analisar o conceito de Aprendizagem Significativa, conforme a Teoria de David Ausubel. Método: Revisão integrativa, utilizando o modelo de análise teórica de Meleis. Resultados: Foram identificados como antecedentes: Conhecimentos prévios dos alunos, material instrucional potencialmente significativo e disposição do aluno para aprender. Os atributos encontrados foram: Existência de conhecimentos prévios que possibilite a conexão com o novo conhecimento; interação de conhecimentos prévios e novos na estrutura cognitiva; ampliação da estrutura cognitiva por meio da incorporação do conhecimento prévio com o novo. Os consequentes encontrados: Existência de novos conhecimentos na estrutura cognitiva do aluno, que geram sentido e significado no sistema cognitivo do aluno e que lhe confere importância conforme a utilidade para sua vida cotidiana. Conclusão: A análise conceitual realizada contribuiu com a instituição de uma definição mais completa para a Aprendizagem Significativa, que poderá ser apreciada no ensino e na pesquisa, independentemente de área de atuação.
Descritores: Ensino/psicologia
Aprendizagem
-Teoria Psicológica
Ensino/tendências
Formação de Conceito
Teoria Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Alves, Marília
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Id: biblio-990687
Autor: Rates, Hosana Ferreira; Cavalcante, Ricardo Bezerra; Santos, Regina Consolação dos; Alves, Marilia.
Título: Everyday life in nursing work under the Michel de Certeau's perspective / El quehacer cotidiano en enfermería bajo la óptica de Michel de Certeau / Cotidiano de trabalho em enfermagem sob a ótica de Michel de Certeau
Fonte: Rev. bras. enferm;72(supl.1):341-345, Jan.-Feb. 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to reflect on the everyday life in nursing work based on Michel de Certeau's theorization. Results: everyday life in nursing work is permeated by tactics of subjects who practice the place. Their movements escape standards, protocols and rules, re-signifying the cultural system defined beforehand. There is a practice proper to professionals who (re)invent the care based on their intentions and pressures. Patients/users also move, create their own itinerary and, similarly to professionals, use strategies to achieve specific results in the therapeutic process. Conclusion: to think on the everyday life in nursing work as an object of research requires to consider the care (re)invention in every act in health care. We need to dive into the invisible dimension of the uncontrollable tactics of subjects that re-signify the social system.

RESUMEN Objetivo: Reflexionar acerca del quehacer cotidiano en enfermería a partir de la teorización de Michel de Certeau. Resultados: El quehacer cotidiano en enfermería está impregnado de tácticas de los sujetos que practican el lugar, sus movimientos operan evasiones a las normas, protocolos y reglas, resignificando el sistema cultural definido a priori. Hay un hacer propio de los profesionales que (re)inventan el cuidar a partir de sus intencionalidades y presiones. Paciente/usuarios también se mueven, crean su propio itinerario y, tal como los profesionales, operan sus tácticas con vistas a alcanzar sus intenciones en el proceso terapéutico. Conclusión: Reflexionar acerca del quehacer cotidiano en enfermería como un objeto de investigación requiere tener en cuenta la (re)invención del cuidado en cada acto de hacer salud. Es necesario profundizar en la dimensión invisible de las tácticas incontrolables de sujetos que resignifican el sistema social.

RESUMO Objetivo: refletir sobre o cotidiano de trabalho em enfermagem a partir da teorização de Michel de Certeau. Resultados: o cotidiano de trabalho em enfermagem é permeado por táticas dos sujeitos que praticam o lugar; seus movimentos operam escapes a normas, protocolos e regras, ressignificando o sistema cultural definido a priori. Há um fazer próprio dos profissionais, que (re)inventam o cuidar a partir de suas intencionalidades e pressões. Pacientes/usuários também se movimentam, criam o próprio itinerário e, assim como os profissionais, operam estratégias com vistas a alcançar determinados resultados no processo terapêutico. Conclusão: refletir sobre o cotidiano de trabalho em enfermagem como um objeto de pesquisa exige considerar a (re)invenção do cuidado em cada ato no sentido de fazer saúde. É preciso mergulhar na dimensão invisível das táticas incontroláveis de sujeitos que ressignificam o sistema social.
Descritores: Acontecimentos que Mudam a Vida
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Difusão de Inovações
Teoria Social
Cuidados de Enfermagem/tendências
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043459
Autor: Santos, Tatiane Araújo dos; Santos, Handerson Silva; Mascarenhas, Nildo Batista; Melo, Cristina Maria Meira de.
Título: O materialismo dialético e a análise de dados quantitativos / El materialismo dialético y el análisis de datos cuantitativos / Dialectical materialism and quantitative data analysis
Fonte: Texto & contexto enferm;27(4):e0480017, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir sobre o uso do materialismo dialético para a análise de dados quantitativos. O materialismo dialético parte da compreensão da realidade histórica e de suas contradições, explicando fenômenos sociais. Método: tomou-se como experiência concreta o uso do materialismo dialético na análise de dados quantitativos oriundos de uma pesquisa, cujo objeto é a precarização do trabalho da enfermagem em hospitais públicos. A partir dos resultados estatísticos, foram identificadas as contradições entre estes e a revisão da literatura sobre a precarização do trabalho. Em seguida, com base na literatura marxista, foram apontados outros argumentos para aprofundar o ascenso à explicação do fenômeno. Resultados: As informações obtidas com a estatística analítica demonstram o movimento, a contradição e a unidade de contrários existentes nas respostas das variáveis analisadas. Isso possibilitou sair da aparência dos números para compreender as relações entre estes e o trabalho em enfermagem, bem como suas contradições. Conclusão: o desafio de utilizar um método qualitativo para aprofundar a análise de dados quantitativos demonstra que a superação da falsa dicotomia entre a abordagem quantitativa e a abordagem qualitativa, nesse momento histórico, é crucial para entendermos os novos problemas postos pela transformação do capital. Afinal, novos problemas demandam novos paradigmas. A utilização da abordagem quantitativa e qualitativa numa mesma investigação possibilita compreender de modo integral o objeto em estudo.

RESUMEN Objetivo: reflexionar sobre el uso del materialismo dialéctico para el análisis de datos cuantitativos. El materialismo dialéctico se basa en de la comprensión de la realidad histórica y de sus contradicciones, explicando los fenómenos sociales. Método: se tomó como experiencia concreta el uso del materialismo dialéctico en el análisis de datos cuantitativos de una investigación, cuyo objeto es la precarización del trabajo de la enfermería en hospitales públicos. A partir de los resultados estadísticos, se identificaron las contradicciones entre éstos y la revisión de la literatura sobre la precarización del trabajo. A continuación, con base en la literatura marxista, se presentaron otros argumentos para profundizar el ascenso a la explicación del fenómeno. Resultados: Las informaciones obtenidas con estadística analítica muestran el movimiento, la contradicción y la unidad de los opuestos presentes en las respuestas de las variables analizadas. Esto permitió alejarse de la apariencia de los números para comprender las relaciones entre éstos y el trabajo en enfermería, así como sus contradicciones. Conclusión: el desafío de utilizar un método cualitativo para profundizar el análisis de datos cuantitativos muestra que superar la falsa dicotomía entre el enfoque cuantitativo y el enfoque cualitativo en ese momento histórico es crucial para entender los nuevos problemas planteados por la transformación del capital. Al final, nuevos problemas demandan nuevos paradigmas. El uso del enfoque cuantitativo y cualitativo en una misma investigación posibilita comprender de modo integral el objeto en estudio.

ABSTRACT Objective: to reflect on the use of the dialectical materialism for the analysis of quantitative data. The dialectical materialism is based on the understanding of the historical reality and of its contradictions, explaining social phenomena. Method: the concrete experience has been taken as the use of the dialectical materialism in the analysis of quantitative data from a research, whose object is the precarious work of nurses in public hospitals. From the statistical results, the contradictions between them and the literature review on the precariousness of work were identified. Then, based on the Marxist literature, other arguments were put forward in order to deepen the ascent to the explanation of the phenomenon. Results the information obtained with analytical statistics shows the movement, contradiction and unity of the opposites present in the responses of the analyzed variables. This fact made it possible to move away from the appearance of the numbers to understand the relationships between them and the work in nursing, as well as their contradictions. Conclusion: the challenge of using a qualitative method to deepen the analysis of quantitative data shows that overcoming the false dichotomy between the quantitative and qualitative approach, in this historical moment, is crucial to understanding the new problems created by the transformation of capital. After all, new problems demand new paradigms. The use of the quantitative and qualitative approach in the same research makes it possible to understand the object under study in a comprehensive way.
Descritores: Pesquisa
Metodologia
Estudos de Avaliação como Assunto
Teoria Social
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1119599
Autor: Couto, Pablo Luiz Santos; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Vilela, Alba Benemérita Alves; Pereira, Samantha Souza da Costa; França, Luiz Carlos Moraes; Nogueira, Virgínia Paiva Figueiredo.
Título: A presença do genitor no pré-natal: um estudo de representações sociais com gestantes / Fathers' presence in prenatal care: study of social representations among pregnant women / La presencia del progenitor en el prenatal: un estudio de representaciones sociales con embarazadas
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e43407, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar as representações sociais da presença do genitor no pré-natal para as mulheres gestantes. Método: estudo descritivo e qualitativo, fundamentado na Teoria da Representações Sociais. Contribuíram com o estudo 28 gestantes que realizavam as consultas do pré-natal e responderam a um roteiro de entrevista em profundidade contendo três questões abertas, cujas respostas foram submetidas à Análise de Conteúdo Lexical, possibilitada pelo software IRAMUTEQ. Resultados: a análise aponta a palavra 'não" como a mais latente no sistema cognitivo das gestantes, sendo percebida a alta frequência no Dendograma de Classes, presença no eixo de intersecção entre as ordenadas e abscissas no Mapa Fatorial de Correspondência, além de ser central e fazer as maiores forças de conexidade com as demais palavras na árvore máxima de similitude. Conclusão: as representações sociais das gestantes sobre a presença do genitor durante as consultas de pré-natal foram elaboradas a partir da negação, evidenciadas nos discursos do grupo no termo "não".

Objective: to examine social representations held by pregnant women of the fathers' presence in prenatal care. Method: this qualitative, descriptive study, based on Social Representations Theory, involved 28 pregnant women undergoing prenatal consultations, who answered an in-depth, scripted interview containing three open questions. Their responses were analyzed using Lexical Content Analysis, made possible by IRAMUTEQ software. Results: the analysis pointed to the word "no" as the most latent in the pregnant women's cognitive system: it was found at high frequency in the Dendrogram of Classes, was present at the axis of intersection between ordinates and abscissas on the Factorial Correspondence Map, besides being central and showing strongest connectedness with the other words in the similarity tree. Conclusion: the pregnant women's social representations of the fathers' presence at prenatal appointments were elaborated on the basis of denial, evidenced in the group's discourse in the term "no".

Objetivo: analizar las representaciones sociales que tienen las mujeres embarazadas sobre la presencia del padre en la atención prenatal. Método: este estudio cualitativo, descriptivo, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales, involucró a 28 gestantes en consulta prenatal, quienes respondieron una entrevista en profundidad y guionizada que contenía tres preguntas abiertas. Sus respuestas se analizaron mediante el análisis de contenido léxico, posible gracias al software IRAMUTEQ. Resultados: el análisis apuntó a la palabra "no" como la más latente en el sistema cognitivo de la gestante: se encontró con alta frecuencia en el Dendrograma de Clases, estuvo presente en el eje de intersección entre ordenadas y abscisas en el Mapa de Correspondencia Factorial , además de ser central y mostrar una conexión más fuerte con las otras palabras en el árbol de similitudes. Conclusión: las representaciones sociales de las mujeres embarazadas sobre la presencia de los padres en las citas prenatales se elaboraron sobre la base de la negación, evidenciada en el discurso del grupo en el término "no".
Descritores: Cuidado Pré-Natal/psicologia
Gestantes/psicologia
Relações Pai-Filho
Pai/psicologia
-Brasil
Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Teoria Social
Enfermagem Obstétrica
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-903124
Autor: Idrovo, Alvaro J.
Título: Determinación social del proceso salud-enfermedad: una mirada crítica desde la epidemiología del siglo XXI / Social determination of the health-disease process: a critical look from the epidemiology of the 21st century
Fonte: Rev. salud pública;19(3):404-408, mayo-jun. 2017.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La llamada determinación social es un concepto central de la Medicina Social Latinoamericana (MSL). Son frecuentes las críticas que la MSL hace a la epidemiología, principalmente por su visión reduccionista y su lejanía a la realidad social. En este ensayo se hace un análisis contrario: la epidemiología del siglo XXI hace una crítica a la MSL, usando como ejemplo el desarrollo disciplinar en Colombia. Se revisa la historia de la epidemiología colombiana indicando que no ha tenido desarrollo suficiente y la MSL tiende a rechazar los métodos cuantitativos con fundamento en la práctica epidemiológica de hace cuatro décadas. Se revisan algunos desarrollos en los métodos cuantitativos usados en epidemiología, indicando que se han superado varias de las limitaciones señaladas por la MSL. Se concluye que la MSL usa la determinación social como parte de su plataforma política de izquierda; sin embargo, los métodos cuantitativos actuales y los desarrollos teóricos en epidemiología del siglo XXI evidencian una superioridad pragmática, útil para solucionar las problemáticas de la salud pública actual.(AU)

ABSTRACT The so-called social determination is a key concept for Latin American Social Medicine (LASM). LASM criticizes epidemiology frequently, mainly because of its reductionist vision and its distance from social reality. This paper makes an opposite analysis, in other words, 21st century epidemiology criticizes LASM, using the disciplinary development in Colombia as an example. The history of Colombian epidemiology is reviewed, noting that it has not had sufficient development and that LASM tends to reject quantitative methods based on the epidemiological practices used four decades ago. Additionally, some developments of the quantitative methods used in epidemiology are reviewed, explaining that many of the limitations indicated by LASM have been overcome. In conclusion, LASM uses social determination as part of its leftist political platform; however, current quantitative methods and the 21st century theoretical developments in epidemiology show a pragmatic superiority, useful for solving current public health issues.(AU)
Descritores: Medicina Social/tendências
Processo Saúde-Doença
Epidemiologia/história
Teoria Social
-Estatística como Assunto
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Id: biblio-1091868
Autor: Machado, Maria Eugênia Costa; Kind, Luciana.
Título: Tramas da psicologia da saúde no Brasil: uma análise com ferramentas da teoria ator-rede / The weft of health psychology in Brazil: an analysis with tools of the actor-network theory / Tramas de la psicología de la salud en Brasil: un análisis con herramientas de la teoría actor-red
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);25(1):199-218, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a constituição da Psicologia da Saúde no Brasil, por meio de ferramentas teórico-metodológicas da teoria ator-rede. Como recurso metodológico, foram investigados os programas de pós-graduação no Brasil em Psicologia da Saúde e a Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Buscou-se ainda apresentar e discutir o modo como a Psicologia da Saúde aparece nas produções desenvolvidas nos programas de pós-graduação. O estudo mostra que a Psicologia da Saúde no Brasil tem se configurado como subcampo da Psicologia. Nos diferentes lugares investigados por esta pesquisa, foram encontradas formas distintas de configuração da Psicologia da Saúde, as quais estão permeadas de controvérsias, debates e disputas. O estudo evidencia pontos de convergências que sinalizam para uma singularidade, em especial a questão da interdisciplinaridade, a busca do status de cientificidade, a construção de redes de associações e o enfoque na prevenção e promoção da saúde.

This article presents a study about the development of Health Psychology in Brazil through the theoretical and methodological tools from the Actor- Network theory. Both, the postgraduate programs in Health Psychology in Brazil and the Brazilian Association for Health Psychology have been investigated as methodological resources. It was also meant to present and discuss how Health Psychology appears in the works developed in the postgraduate programs. The present study shows that Health Psychology in Brazil has been conceived as a subfield of Psychology. In the different places where investigations took place along this research, different forms of configuration of Health Psychology were found, which are permeated by controversies, debates, and disputes. The study shows points of convergence that signal towards a singularity, especially the matter of interdisciplinarity, the search for the scientificity status, the construction of networks of associations and the focus on prevention and the promotion of health.

Este artículo presenta un estudio sobre la constitución de la Psicología de la Salud en Brasil por medio de herramientas teórico-metodológicas de la teoría actor-red. Como recurso metodológico, fueron investigados los programas de postgrado en Brasil en Psicología de la Salud y la Asociación Brasileña de Psicología de la Salud. También se buscó presentar y discutir la forma en que la psicología de la salud aparece en las producciones desarrolladas en los programas de postgrado. El estudio muestra que la psicología de la salud en Brasil se ha establecido como un subcampo de la psicología. En los diferentes lugares investigados por este estudio fueron encontradas distintas formas de configuración de la psicología de la salud, que están impregnadas de controversias, debates y disparates. El estudio destaca puntos de convergencia que señalan a una singularidad, en particular la cuestión de la interdisciplinariedad, la búsqueda del estatus de la ciencia, la construcción de redes de asociaciones y el enfoque en la prevención y promoción de la salud.
Descritores: Saúde
-Psicologia
Teoria Social
Promoção da Saúde
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central



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