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Id: biblio-1040986
Autor: Almeida, Taciana da Costa Farias; Sousa, Mailson Marques de; Pessoa, Marina Saraiva de Araújo; Sousa, Larissa dos Santos; Gouveia, Bernadete de Lourdes André; Oliveira, Simone Helena dos Santos.
Título: Crenças de indivíduos com hipertensão arterial sistêmica relacionadas ao tratamento medicamentoso / Beliefs of individuals with systemic arterial hypertension related to drug treatment
Fonte: Rev Rene (Online);20:e41585, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo analisar as crenças comportamentais, normativas e de controle relacionadas ao tratamento medicamentoso para hipertensão arterial. Métodos estudo transversal, fundamentado na Teoria do Comportamento Planejado, realizado com 28 pessoas em uso contínuo de anti-hipertensivos, em acompanhamento ambulatorial. Utilizou-se de formulário com seis perguntas abertas, aplicado por entrevistas estruturadas e individuais, gravadas em áudio e submetidas à análise de conteúdo. Resultados entre as crenças comportamentais, o controle da pressão arterial destacou-se como principal vantagem, e os sintomas desagradáveis sobressaíram como desvantagem. Com relação às crenças normativas, os referentes sociais positivos mais citados foram os filhos. Quanto às crenças de controle, adquirir gratuitamente e esquecer do horário de tomá-los foram apontados como principais facilidade e dificuldade, respectivamente. Conclusão a análise das crenças permitiu a elucidação daquelas que podem influenciar positiva ou negativamente o comportamento "tomar os comprimidos prescritos para o controle da hipertensão", alvo de diferentes intervenções em serviços de saúde.

Objective to analyze behavioral, normative and control beliefs related to drug treatment for hypertension. Methods cross-sectional study, based on the Planned Behavior Theory, conducted with 28 people on continuous use of antihypertensive drugs, in outpatient follow-up. A form with six open questions was used, applied by structured and individual interviews, audio recorded and submitted to content analysis. Results among the behavioral beliefs, blood pressure control stood out as the main advantage, and unpleasant symptoms stood out as a disadvantage. Regarding normative beliefs, the most cited positive social references were the children. As for control beliefs, acquiring for free and forgetting the time to take them were pointed as the main ease and difficulty, respectively. Conclusion the analysis of beliefs allowed the elucidation of those that may positively or negatively influence the behavior of "taking the prescribed pills for the control of hypertension", target of different interventions in health services.
Descritores: Comportamento
Enfermagem
Cooperação do Paciente
Teoria Social
Hipertensão
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1023399
Autor: Souza, Helton Saragor de.
Título: Trabalho e teoria social na saúde coletiva: uma análise da interpretação marxista sobre o trabalho em saúde / Work and social theory in collective health an analysis of the Marxist interpretation on health work.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A presente tese refere-se à pesquisa teórica acerca das principais obras de autores da corrente de interpretação marxista clássica do trabalho e da teoria social em saúde. Nesse sentido, os elementos centrais dessa corrente são abordados com referência a bibliografia de autores dos contextos intelectuais, francês e italiano. Depreende-se da pesquisa que a incorporação de outros meios intelectuais possibilitou o desenvolvimento de uma teoria social em saúde original a partir de associações pluriparadigmáticas de teorias críticas de modernidade, na qual as contradições oriundas do domínio racional da natureza corpórea e seu meio na sociabilidade capitalista são elemento centrais do processo social de medicalização e mercantilização. A hipótese interpretativa desenvolvida aponta que duas principais teses da Escola de Frankfurt, a crítica ao progresso de Walter Benjamim e a crítica a racionalidade técnica instrumental de Adorno e Horkheimer, são basilares na elaboração da teoria social em saúde constituidora do campo interdisciplinar da saúde coletiva. Na perspectiva de balanço crítico da interpretação marxista, destacamos a transição analítica da prática médica à teoria do processo de trabalho em saúde com identificação de contribuições e limites para a apreensão do trabalho das ocupações em saúde no processo contemporâneo de complexificação do trabalho e da relação social em saúde.

The present thesis refers to the theoretical research about the main works of authors of the current of classic Marxist interpretation of work and social theory in health. In this sense, the central elements of this chain are approached with reference to the bibliography of authors from the intellectual contexts, French and Italian. It follows from the research that the incorporation of other intellectual means enabled the development of an original health social theory from pluriparadigmatic associations of critical theories of modernity, in which the contradictions stemming from the rational domain of corporeal nature and its environment in capitalist sociability are central elements of the social process of medicalization and commodification. The interpretative hypothesis developed suggests that two main theses of the Frankfurt School, the criticism of Walter Benjamim\'s progress and the critique of instrumental technical rationality of Adorno and Horkheimer, are fundamental in the elaboration of the social health theory that constitutes the interdisciplinary field of collective health. From the perspective of a critical balance of Marxist interpretation, we highlight the analytical transition from medical practice to the theory of the health work process with the identification of contributions and limits for the apprehension of the work of occupations in health in the contemporary process of work and social relationship in health.
Descritores: Trabalho
Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Teoria Social
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; DR1512


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Id: biblio-1012864
Autor: Silveira, Aparecida Rosângela; Stralen, Cornelis Johannesvan.
Título: Sujeito e política no debate contemporâneo1 / Psubject y and politics in the contemporary debate / Sujeto y la política en el debate contemporáneo
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);23(3):939-951, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo discute o sujeito político a partir da noção do reconhecimento. São reunidas diferentes concepções teóricas de lógicas de reconhecimento que buscam a compreensão sobre a construção de sujeitos, identidades e da política como práxis humana. As teorias revisitadas contribuem para a construção da noção de sujeito político singular e ativo na busca por transformação e justiça social em contextos de conflitos e de lutas por reconhecimento de diferenças e desigualdades.

This article discusses the political subject from the notion of reconnaissance. Here we show different theoretical conceptions of logical reconnaissance that seek the understanding of the building of subjects, identities and politics as human praxis. The revisited theories contribute to the construction of the concept of unique and active political subject in the search for changing and social justice in contexts of conflicts and struggles for reconnaissance of differences and inequalities.

Este artículo discute el sujeto político a partir de la noción del reconocimiento. Se reúnen diferentes concepciones teóricas de lógicas de reconocimiento que buscan la comprensión sobre la construcción de sujetos, identidades y de la política como práctica humana. Las teorías revisitadas contribuyen para la construcción de la noción del sujeto político singular y activo en la búsqueda por la transformación y la justicia social en contextos de conflictos y de luchas por el reconocimiento de las diferencias y las desigualdades.
Descritores: Política
-Recognição (Psicologia)
Teoria Social
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Bracht, Valter
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Id: biblio-967876
Autor: Machado, Thiago da Silva; Bracht, Valter.
Título: Pesquisa pedagógica em educação física e os "estudos nos/dos/com os cotidianos": entre o contextualismo e a transcendência / Pedagogical research in physical education and "studies in/of/ with everyday life": between contextualism and transcendence / Investigación pedagógica en educación física y los "estudios en/de/con los cotidianos": entre el contextualismo y la trascendencia
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(1):319-330, jan.- mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Trata de um estudo teórico que discute a pesquisa pedagógica em Educação Física (EF), problematizando a pertinência da adoção da perspectiva dos "estudos nos/ dos/com os cotidianos" (FERRAÇO, 2007) como artefato teórico-metodológico alternativo às pesquisas clássicas. Destaca positivamente os aspectos metodológicos e o tipo de valorização da produção docente preconizada nestas investigações. Considera, frente ao diagnóstico acerca das práticas pedagógicas da EF Escolar, a necessidade de manutenção de um tipo de teorização pedagógica ainda dotada de um referente normativo crítico. Sugere, por fim, a assunção da proposta de "reconstrução normativa" de Axel Honneth (2015), a fim de potencializar a noção de uma "crítica imanente" nas pesquisas pedagógicas da EF

This is a theoretical study that discusses pedagogical research in Physical Education (PE), debating the pertinence of adopting the perspective of "studies in/of/ with everyday life" (FERRAÇO, 2007) as a theoretical and methodological tool alternative to classic research. It positively highlights the methodological aspects and the type of value given to teaching production advocated in these studies. It considers the need to maintain a type of pedagogical theorization still carrying a critical normative reference on the diagnosis about the pedagogical practices of school PE. Finally, it proposes adopting Axel Honneth's (2015) proposal for "normative reconstruction" in order to enhance the notion of an "immanent critique" in PE pedagogical research

Se trata de un estudio teórico que discute la investigación pedagógica en Educación Física (EF), problematizando la pertinencia de la adopción de la perspectiva de los "estudios en/de/con los cotidianos" (FERRAÇO, 2007) como artefacto teórico metodológico alternativo a las investigaciones clásicas. Destacan positivamente los aspectos metodológicos y el tipo de valorización de la producción docente preconizada en estas investigaciones. Se considera, frente al diagnóstico acerca de las prácticas pedagógicas de la EF escolar, la necesidad de mantener un tipo de teorización pedagógica aún dotada de un referente normativo crítico. Sugiere, por fin, la asunción de la propuesta de "reconstrucción normativa" de Axel Honneth (2015), a fin de potenciar la noción de una "crítica inmanente" en las investigaciones pedagógicas de la EF
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
-Teoria Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1022594
Autor: Hernández, Oscar.
Título: Principales debates en torno a la teoría de las representaciones sociales / Main debates around the theory of social representations
Fonte: Poiésis (En línea);13(Jun.):1-3, 2007.
Idioma: es.
Resumo: Aunque es claro que existe un consenso sobre las principales categorías de la teoría de las representaciones sociales (RS), (Moscovici, 1961; Jodelet, 2000), allí se encuentra latente un conjunto amplio de discusiones que pasan inadvertidas aún entre investigadores que le usan. En el presente artículo se proponen tres debates que le subyacen; la relación entre la RS y le ideología, su naturaleza epistemológica y el papel de la subjetividad dentro de su constitución. Se pretende crear un espacio en donde se enriquezca esta teoría y no simplemente se reduzca a su aplicación instrumentalizada.

Although it is clear that there is a consensus on the main categories of the theory of social representations (RS), (Moscovici, 1961; Jodelet, 2000), there is latent a broad set of discussions that go unnoticed even among researchers who use it . In this article three underlying debates are proposed; the relationship between SR and ideology, its epistemological nature and the role of subjectivity within its constitution. It is intended to create a space where this theory is enriched and not simply reduced to its instrumentalized application.
Descritores: Psicologia Social
-Psicologia Experimental/métodos
Conhecimento
Cultura
Teoria Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1016511
Autor: Oliveira, Tiago Fernandes; Silva, Narbal; Bardagi, Marúcia Patta.
Título: Aspectos Históricos e Epistemológicos sobre Crenças de Autoeficácia: Uma Revisão da Literatura / Historical and epistemological aspects about self-efficacy beliefs: a literature review / Aspectos históricos y epistemológicos sobre creencias de autoeficacia: una revisión de la literatura
Fonte: Barbarói;(51):133-153, 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Quando alguém se pergunta "Será que sou capaz de fazer?", está indagando sobre a crença que tem da sua autoeficácia, construto postulado por Albert Bandura em 1977, que se caracteriza pela percepção das pessoas acerca das próprias capacidades de organizar e executar cursos de ação requeridos para produzir certas realizações. No presente artigo consta um levantamento histórico dos antecedentes e da evolução do conceito da Teoria da Autoeficácia, sua relação com a Teoria Social Cognitiva, sua localização epistemológica, bem como uma investigação quantitativa de artigos publicados sobre autoeficácia nas bases de dados "Web of Science", "Scopus", "Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses", "Scielo" e "Lilacs/BVS". Foi possível associar a Teoria de Autoeficácia ao paradigma Interpretativista, o que direciona a compreensão das bases epistemológicas da teoria. O crescimento gradual da produção de artigos desde a década de 1970, em diversas áreas do conhecimento e não apenas em Psicologia, parece indicar a importância e amplitude científica do conceito, com destaque visível para as publicações estadunidenses.(AU)

When someone asks oneself "Will I be able to do it?", he/she is inquiring about the beliefs that he/she has in his/her own self-efficacy, construct postulated by Albert Bandura in 1977, characterized by the people's perception about their own capabilites of organizing and executing courses of action required to produce certain achievements. In the present article contains a historical survey of antecedents and evolution of the concept of Self-efficacy Theory, its relationship with Social Cognitive Theory, its epistemological location, as a quantitative investigation of published articles about self-efficacy in the data bases "Web of Science", "Scopus", Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses", "Scielo", and "Lilacs/BVS". It was possible to associate Self-efficacy Theory to the Interpretivism paradigm, which directs the understanding of the epistemological basis of the theory. The gradual growth of the production of articles since the decade of 1970, in many areas of knowledge and not only in Psychology, seems to indicate the importance and scientific range of the concept, with emphasis in the United States of America publications.(AU)

Cuando alguien se pregunta: "¿Soy capaz de hacer?" se pregunta sobre la creencia que tiene de su autoeficacia, constructo postulado por Albert Bandura en 1977, caracterizado por la percepción de las personas acerca de las propias capacidades para organizar y ejecutar cursos de acción necesarios para producir ciertos logros. En este artículo hay un estudio historico de los antecedentes y la evolución del concepto de la Teoría de la Auto-eficacia, su relación con la Teoría Social Cognitiva, su ubicación epistemológica, así como una investigación cuantitativa de artículos publicados sobre auto-eficacia en las bases de datos "Web of Science","Scopus","Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones","Scielo" y "Lilacs/BVS". Fue posible vincular la Teoría de la Auto-eficacia a paradigma Interpretativo, que dirige la comprensión de los fundamentos epistemológicos de la teoría. El crecimiento gradual de la producción de los artículos desde la década de 1970, en diversas áreas del conocimiento y no sólo en la psicología, indica la importancia y amplitud científica del concepto, con énfasis en publicaciones en los Estados Unidos.(AU)
Descritores: Autoeficácia
Teoria Social
-Ciência Cognitiva
Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-897220
Autor: Pinto, Fernanda de Almeida; Misoczky, Maria Ceci Araujo; Flores, Rafael Kruter.
Título: A produção social da organização do transporte coletivo urbano rodoviário de Porto Alegre - 2012-14 / La producción social de la organización del transporte urbano por autobuses de Porto Alegre - 2012-14 / The social production of the organization of the public bus system in Porto Alegre — 2012-14
Fonte: Rev. adm. pública (Online);51(3):348-368, mai.-jun. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo analisa a produção social do transporte coletivo urbano rodoviário de Porto Alegre tendo como referência a teoria da produção social (TPS) proposta por Carlos Matus, que explica como a realidade social é produzida por atores que atuam sob condicionamentos e restrições. O estudo analisa interpretativamente dados secundários a partir das categorias da TPS. Considerando os fatos sociais que resultaram em acumulações e na alteração da regra do jogo, bem como os atores sociais envolvidos, sua motivação e recursos que mobilizam, evidencia-se a relevância das ações do Bloco de Lutas pelo Transporte Público no processo de produção social analisado. Destacam-se, também, as contribuições da TPS para analisar as políticas públicas como parte de um processo de interação entre atores sociais, localizados no aparelho de Estado e fora dele.

Ese artículo analiza la producción social del transporte colectivo urbano por autobuses en Porto Alegre tomando como referencia la teoría de la producción social (TPS) propuesta por Carlos Matus, que explica como la realidad social es producida por actores que actúan bajo condicionamientos y restricciones. El estudio analiza interpretativamente datos secundarios a partir de las categorías de la TPS. Considerando los hechos sociales que resultaran en acumulaciones y en la alteración de la regla del juego, así como los actores involucrados, sus motivaciones y los recursos que movilizan, el trabajo evidencia la relevancia de las acciones del Bloque de Luchas por el Transporte Público en el proceso de producción social analizado. Destaca, también, las contribuciones de la TPS para analizar políticas públicas como parte de un proceso de interacción entre actores sociales, localizados en el aparato del Estado y fuera de él.

This paper analyses the social production of the public bus service in Porto Alegre, taking the Theory of Social Production (TSP) by Carlos Matus as reference. TSP explains how social reality is produced by actors acting under certain conditions and restrictions. Secondary data is interpretatively analyzed using categories from TSP. Considering social facts that resulted in accumulations and changes to the rules of the game, as well as the social actors involved, their motivations and the resources they mobilize, the study demonstrates the relevance of the Public Transport Struggle Front in the process of social production under analysis. It also highlights the contributions of TSP in the analysis of public policies as part of a process of interaction between social actors, located both within and outside the State apparatus.
Descritores: Teoria Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-985322
Autor: Vieira, Diana Aguiar; Theotonio, Maria.
Título: Autoeficácia e sucesso na transição para o trabalho: um estudo longitudinal / Self-efficacy and transition-to-work success: A longitudinal study / Autoeficacia y éxito en la transición al trabajo: Un estudio longitudinal
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):31-39, jan.-jun. 2018. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O sucesso na transição do ensino superior para o trabalho é influenciado por uma multiplicidade de fatores associados ao indivíduo, ao seu contexto, bem como à interação entre ambos. O Modelo Social Cognitivo da Transição para o Trabalho organiza conceptualmente a complexidade desta transição e orienta a sua investigação. O presente estudo visa avaliar se a autoeficácia na transição no trabalho prediz o sucesso obtido nesta transição, um ano após a conclusão do curso. Os resultados evidenciam o potencial preditivo da autoeficácia relativamente à satisfação com o percurso académico-profissional e com o trabalho, o que vem salientar a pertinência de intervenções psicoeducativas com o objetivo de desenvolver a autoeficácia na transição para o trabalho em estudantes do ensino superior.

Success in the transition from higher education to work is influenced by a multiplicity of factors associated with the individual, his/her context, as well as their interaction. The Transition-to-Work Social Cognitive Model conceptually organizes the complexity of this transition and guides its research. The present study aims to evaluate if transition-to-work self-efficacy predicts the success obtained in this transition, one year after obtaining a bachelor degree. The results show the predictive potential of self-efficacy in relation to satisfaction with the academic-professional course and the work, which highlights the pertinence of psychoeducational interventions aimed at developing self-efficacy in the transition to work of students from higher education institutions.

El éxito en la transición de la enseñanza superior al trabajo está determinado por una multiplicidad de factores asociados con el individuo, su contexto y la interacción entre ambos. El Modelo Social Cognitivo de la Transición al Trabajo organiza conceptualmente la complejidad de esta transición y orienta su investigación. El presente estudio pretende evaluar si la autoeficacia en la transición al trabajo predice el éxito obtenido en esta transición, un año después de la conclusión de la carrera universitaria. Los resultados evidencian el potencial predictivo de la autoeficacia respecto a la satisfacción con la trayectoria académico-profesional y con el trabajo, lo que viene a subrayar la pertinencia de intervenciones psicoeducativas con el propósito de desarrollar la autoeficacia en la transición al trabajo en estudiantes de enseñanza superior.
Descritores: Trabalho
Mobilidade Ocupacional
Autoeficácia
Educação Superior
Teoria Social
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-969995
Autor: Rodrigues, Raquel Fonseca.
Título: Adolescentes em situação de acolhimento institucional: vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / Adolescents in residential care situation: vulnerability to Sexually Transmitted Infections (STI).
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2016. 138 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O objeto deste estudo foi a vulnerabilidade às IST de adolescentes do sexo feminino em situação de acolhimento institucional. Os principais problemas de saúde dos adolescentes vêm das atividades sexuais; entre eles as IST. Estas, quando não identificadas e tratadas, podem trazer consequências severas que prejudicam a saúde sexual e reprodutiva das adolescentes; como infertilidade, doenças inflamatórias pélvicas, câncer de colo uterino, abortamento espontâneo, prematuridade, disfunção sexual, e nos casos mais graves pode levar a morte. As adolescentes em situação de acolhimento, devido às situações de desagregação familiar, autoestima baixa, relações sexuais desprotegidas, exposição à violência, comercialização das relações sexuais para sobrevivência, uso de drogas lícitas e ilícitas, ficam em situação de vulnerabilidade, dentre elas a vulnerabilidade à saúde sexual. Embora, seja possível identificar inúmeras conquistas nas ações à saúde para as adolescentes, principalmente a saúde sexual e reprodutiva, as abordagens educativas ainda têm uma finalidade corretiva das condutas sexuais e não incorporaram os contextos socioculturais, ou seja, os roteiros sexuais que guiam as adolescentes em situação de acolhimento institucional. Todas essas constatações levaram a reflexão da necessidade em aprofundar a concepção de vulnerabilidade para a saúde sexual das adolescentes em situação de acolhimento. O estudo desta vulnerabilidade proporciona a compreensão das formas pelas quais as adolescentes e suas coletividades se expõem ou favorecem a um determinado contexto vulnerável. Para tal, traçou-se como objetivo: analisar as dimensões de vulnerabilidade às IST em adolescentes em situação de acolhimento institucional, considerando as condutas sexuais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório que utilizou como referencial teórico-metodológico Daniel Bertaux. Foram entrevistadas 10 adolescentes que se encontravam em instituições de acolhimento, na Zona Norte e na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Os dados produzidos foram interpretados a partir de uma análise temática. Deste processo emergiu uma categoria analítica: Roteiros Sexual e a vulnerabilidade às IST de adolescentes em situação de acolhimento institucional; com duas subcategorias: Sexualidade das adolescentes em situação de acolhimento institucional; Saúde sexual de adolescentes em situação de acolhimento institucional. Na primeira subcategoria identificaram-se as características de seus relacionamentos interpessoais, as percepções quanto a perda da virgindade e ao seu corpo e experiências homoafetivos. Na segunda subcategoria emergiram narrativas da vivência de violência sexual e prostituição, questões de gênero (dificuldade de negociação), o uso de métodos contraceptivos para a prevenção de futuras gestações, os conhecimentos limitados quanto à exposição às IST e os cuidados necessários para se protegerem das mesmas. A pesquisa considerou que conhecer os roteiros sexuais e as dimensões de vulnerabilidade de adolescentes em situação de acolhimento às IST revelou que são questões fundamentais a serem incorporadas na assistência a essas adolescentes, tendo em vista a prevenção das IST e promoção da saúde sexual e o empoderamento dessas jovens.

The object of this study was the vulnerability to STI female adolescents in residential care situation. The main health problems of adolescents have sexual activity; including STI. These, if not identified and treated, can bring severe consequences that impair sexual and reproductive health of adolescents; as infertility, pelvic inflammatory disease, cervical cancer, miscarriage, premature birth, sexual dysfunction, and in severe cases can lead to death. The teens in foster situation, due to family breakdown situations, low self-esteem, unprotected sex, exposure to violence, trading of sex for survival, use of legal and illegal drugs, are in vulnerable situations, among them vulnerability to sexual health. Although, it is possible to identify numerous achievements in health actions for adolescents, especially sexual and reproductive health, educational approaches still have a corrective purpose of sexual conduct and not incorporated socio-cultural contexts, ie the sexual scripts that guide teens in residential care situation. All these findings led to reflection on the need to deepen the concept of vulnerability to sexual health of adolescents in situation of welcome. The study of the vulnerability provides an understanding of the ways in which adolescents and their communities are exposed or vulnerable favor a particular context. To do this, it drew up the following objectives: to analyze the STI vulnerability dimensions in adolescents in residential care situation, considering the sexual conduct. A qualitative study of descriptive exploratory character used as theoretical and methodological Daniel Bertaux reference was made. They interviewed 10 adolescents who were in institutions, in the north and south of the city of Rio de Janeiro. The data produced were interpreted from a thematic analysis. This process emerged an analytical category: Sexual Scripts and vulnerability to STI adolescents in residential care situation; with two subcategories: Sexuality of adolescents in residential care situation; Sexual health of adolescents in residential care situation. In the first category, we identified the characteristics of their interpersonal relationships, perceptions as loss of virginity and his body and homosexual experiences. In the second subcategory emerged narratives of experience of sexual violence and prostitution, gender issues (difficulty of trading), the use of contraception to prevent future pregnancies, limited knowledge on exposure to STI and care needed to protect themselves from same. The survey found that knowing the sexual scripts and adolescent vulnerability dimensions in the host state to STI revealed that are fundamental issues to be incorporated in the care of these adolescents, with a view to prevention of STI and sexual health promotion and empowerment these young people.
Descritores: Comportamento Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis/enfermagem
Adolescente
Adolescente Institucionalizado
Vulnerabilidade em Saúde
Teoria Social
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; 614.253.5, R696, TE679


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Id: biblio-953451
Autor: Matos, Juliana Alves Viana; Silva, Kênia Lara; Garcia, Marie-Carmen.
Título: O mapa corporal narrado: relato de experiência de pesquisa com aporte teórico de Bourdieu / Body-map storytelling: research experience report with theoretical contribution of Bourdieu
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;22(3):e20170407, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objective: To analyze the use of the body map storytelling method sustained by Bourdieu's critical theory. Method: We present the basis of the method and describe our application experience on research about bodily practices in the health promotion field. Results: The 18 participants shared their experiences starting from the design of the body and the inclusion of artistic elements. Based on the discussion of body and health it was possible to relate bodily practices to life conditions, and the social context of participants. Data suggest that the body manipulation legitimate the agents' bodies for conformation and social acceptance. The different hexis elaborate the bridge between the body and social conditions. Conclusion and implications for practice: The realization of the body map storytelling with Bourdieu's theory contribution allows the comprehension of sociological contents, essential to nursing and health research.

Objetivo: Analizar la utilización del método de mapa corporal narrado sustentado por la teoría crítica de Bourdieu. Métodos: Describimos las bases del método y relatamos la experiencia de aplicación en una pesquisa sobre las prácticas corporales en el campo de la promoción de salud. Resultados: Los 18 participantes del estudio han compartido sus experiencias a partir del diseño del cuerpo y la inclusión de elementos artísticos. Basado en la discusión sobre el cuerpo y la salud, fue posible relacionar las prácticas corporales a las condiciones de vida, y el contexto social de los participantes. Los datos indican que la manipulación corporal legitima los cuerpos de los agentes para conformación y aceptación social. Las diferentes hexis forman el puente entre el cuerpo y las condiciones sociales. Conclusión e implicaciones para la práctica: La realización del mapa corporal narrado con aporte teórico de Bourdieu permite la comprensión de contenidos sociológicos, esencial à las pesquisas en salud y enfermería.

Objetivo: Analisar o uso do método de mapa corporal narrado sustentado pela teoria crítica de Bourdieu. Métodos: Descrevemos as bases do método e relatamos a experiência de aplicação em uma pesquisa sobre as práticas corporais no campo da promoção da saúde. Resultados: Os 18 participantes do estudo compartilharam as suas experiências partindo do delineamento do corpo e a inclusão de elementos artísticos. Baseado na discussão sobre corpo e a saúde, foi possível relacionar as práticas corporais às condições de vida e o contexto social dos participantes. Os achados indicam que a manipulação corporal legitima os corpos dos agentes para conformação e aceitação social. As diferentes hexis elaboram a ponte entre o corpo e as condições sociais. Conclusão e implicações para a prática: A realização do mapa corporal narrado com aporte teórico bourdieusiano permite a compreensão de conteúdos sociológicos, essencial às pesquisas em saúde e enfermagem.
Descritores: Filosofia em Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Teoria Social
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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