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Id: biblio-1102139
Autor: Coca, Ohara de Souza; Salles, Rodrigo Jorge; Granado, Laura Carmilo.
Título: Uma compreensão psicanalítica acerca do processo de luto na separação amorosa / A psychoanalytic understanding of the grieving process in loving separation / Una comprensión psicoanalítica acerca del proceso de duelo en la separación amorosa
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(1):27-39, Jan-Mar. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A separação amorosa é vivida como uma experiência de morte em vida, na qual o indivíduo precisa passar pelo processo de luto para que dê sentido à perda. Este trabalho teve como objetivos principais compreender e analisar o processo de luto diante da separação amorosa, sob uma perspectiva psicanalítica, e, como objetivos específicos, identificar o tipo de escolha objetal (anaclítica/ narcísica) dos indivíduos; verificar se houve algum tipo de amparo no decorrer do processo; e analisar os sentimentos existentes após a separação amorosa. Para isso, seis participantes foram submetidos a uma entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, identificamos a presença de ambas as escolhas objetais, com predominância da escolha narcísica nos mais jovens; que o processo de luto possibilitou mudanças e transformações; encontramos amparo familiar, de amigos, espiritual e psicológico; e os participantes apresentaram maior individualidade após o rompimento. Levantamos a hipótese de que o sofrimento, ocasionado pelo fim do relacionamento, gere como defesa o distanciamento de outro que poderia vir a ser um novo objeto de amor. No processo de elaboração do luto é possível introjetar as partes boas do objeto amado, que são integradas ao ego. Dessa forma, os aspectos bons passam a fazer parte do sujeito, que pode aceitar a perda. Destacamos que mais estudos se fazem necessários sobre a temática específica.

The loving separation is lived as an experience of death in life in which the individual needs to go through the grieving process so the loss can make sense. This study aimed to understand and analyze the grieving process towards the loving separation under a psychoanalytic perspective, and as specific objectives, identify the type of object-choice (anaclitic/narcissistic) of individuals; check if there was some kind of support during the process and analyze existing feelings after loving separation. For this, six participants were submitted a semi-structured interview, with data analyzed using content analysis. As a result, we identified the presence of both object-choices, especially the narcissistic choice in younger; the grieving process made possible changes and transformations; we found family support, friends, spiritual and psychologicaland participants had greater individuality after the breakup. We hypothesized that the suffering caused by the relationship generates a defense as a detachment of another that could become a new object of love. In the grief process it's possible to internalize the good parts of the beloved object, which are integrated into the Ego. Therefore, the good aspects become part of the subject, which can accept the loss. We pointed out that more studies are needed on the specific theme.

La separación amorosa se vive como una experiencia de muerte en vida, en la cual el individuo necesita pasar por el proceso de duelo para darle sentido a la pérdida. Este estudio tiene como objetivo principal comprender y analizar el proceso de duelo frente a la separación amorosa desde el punto de vista psicoanalítico, y como objetivos específicos, identificar el tipo de objeto escogido (analítica/narcisista) por los individuos; verificar si hubo algún tipo de amparo en el transcurso del proceso y analizar los sentimientos existentes después de la separación amorosa. Para esto, seis participantes se sometieron a una entrevista estructurada, y los datos se estudiaron por medio del análisis de contenido. Como resultado, identificamos la presencia de ambos aspectos, con predominancia de la elección narcisista en los más jóvenes; el proceso de duelo permitió cambios y transformaciones; encontramos el amparo familiar, de amigos, espiritual y psicológico; y los participantes presentaron mayor individualidad después de la ruptura. Levantamos la hipótesis de que el sufrimiento ocasionado por el fin de la relación genera como defensa el distanciamiento del otro que podría llegar a ser un nuevo objeto de amor. En el proceso de elaboración del duelo es posible incorporar las partes buenas o positivas del objeto amado, que son integradas al Ego. De esta forma, los aspectos buenos pasan a formar parte del sujeto, que empieza a aceptar la pérdida. Destacamos que son necesarios más estudios sobre la temática específica.
Descritores: Psicanálise
Luto
Compreensão
Separação da Família
-Ansiedade de Separação/psicologia
Estresse Psicológico/psicologia
Divórcio/psicologia
Ego
Emoções
Angústia Psicológica
Amor
Narcisismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Leitäo, Heliane de Almeida Lins
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Id: biblio-1098435
Autor: Pereira, Valéria Brandão; Leitão, Heliane de Almeida Lins.
Título: Sobrecarga e rede de apoio: a experiência da maternidade depois da separação conjugal / Overload and support network: the motherhood experience after marital separation / Sobrecarga y red de apoyo: la experiencia de la maternidad después de la separación conyugal
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;15(1):1-12, jan.-abr. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a experiência da maternidade como um processo psicossocial, este estudo buscou analisar a experiência de mulheres separadas que viviam com seus filhos. Baseou-se em estudos interdisciplinares sobre família, assim como no conceito de provisão ambiental desenvolvido por Winnicott. Seis mães, com filhos com idades entre 1 e 13 anos participaram do estudo. A pesquisa tem caráter qualitativo e focou no relato das mães por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Constatou-se que o principal impacto da separação na vida das mães é a sobrecarga de atribuições. Como contraponto, observou-se que a rede relacional composta por familiares, amigos e vizinhos representa um importante apoio às mães, auxiliando-as no exercício da função parental. O estudo sugere a ampliação da provisão ambiental de suporte a essas famílias por intermédio do fortalecimento de políticas públicas e programas de assistência.

Considering the experience of motherhood as a psychosocial process, this study sought to analyze the experience of separated women living with their children. It was based on interdisciplinary studies on family, as well as on the concept of the environmental provision developed by Winnicott. Six mothers with children between 1 and 13 years old participated in the study. The research has qualitative character and focused on the mothers' reports through semi-structured interviews, where they were submitted to content analysis. It was found that the main impact of separation on the life of mothers is the overload of assignments. In contrast, it was observed that the relational network composed of relatives, friends, and neighbors represents an important support to the mothers, assisting them in the exercise of the parental function. The study suggests expanding the environmental provision to support these families through the fortification of public policies and assistance programs.

Considerando la experiencia de la maternidad como un proceso psicosocial, este estudio buscó analizar la experiencia de mujeres separadas que vivían con sus hijos. Se basó en estudios interdisciplinarios sobre la familia, así como en el concepto de provisión ambiental desarrollado por Winnicott. Seis madres con hijos entre 1 y 13 años de edad participaron en el estudio. La investigación tiene carácter cualitativo y se centró en el relato de las madres a través de la realización de entrevistas semiestructuradas, las cuales fueron sometidas al análisis de contenido. Se constató que el principal impacto de la separación en la vida de las madres es la sobrecarga de atribuciones. Como contrapunto, se observó que la red relacional compuesta por familiares, amigos y vecinos representa un importante apoyo a las madres, auxiliándolas en el ejercicio de la función parental. El estudio sugiere la ampliación de la provisión ambiental de apoyo a esas familias a través del fortalecimiento de políticas públicas y programas de asistencia.
Descritores: Divórcio
Mães
-Ansiedade de Separação
Psicologia Social
Apoio Social
Carga de Trabalho
Poder Familiar
Conflito Familiar
Relações Familiares
Sistemas de Apoio Psicossocial
Relações Mãe-Filho
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-642810
Autor: Sant'Anna, Affonso Romano de.
Título: Aprendizagem do amor / Love learning
Fonte: Ide (São Paulo);34(52):25-33, ago. 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Ansiedade de Separação/psicologia
Aprendizado Social
Amor
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-757174
Autor: Gonçalves Borges, Ruth Carolina.
Título: Conflictos psíquicos en la infancia y cuentos de hadas: los cuentos infantiles como dispositivo de intervención en la práctica clínica / Psychological conflicts in childhood and fairy tales: the fairy tales as an intervention resource in the clinical practice
Fonte: Subj. procesos cogn;19(1):131-148, jun. 2015.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo presenta, en forma resumida, un proyecto de tesis doctoral, cuyo tema de investigación se refiere a la comprensión de las influencias, que los cuentos tienen en la psique infantil, tomando en cuenta su aspecto terapéutico vinculado con los conflictos psíquicos derivados de procesos de desarrollo y maduración no patológicos. El objetivo de la investigación es describir cómo se observa la evolución de los conflictos infantiles a través de cinco cuentos, de creación propia, que representan, a partir de la teoría psicoanalítica, los siguientes conflictos propios del desarrollo psíquico: separación, temores, complejo de Edipo, dependencia-independencia y agresividad. El artículo establece correlaciones entre el psicoanálisis, los cuentos de hadas y las técnicas proyectivas. La articulación comienza con Freud, atraviesa las propiedades terapéuticas de los cuentos y termina presentando la técnica de Cuentos Infantiles.

The article presents the summary of a PhD thesis project whose research subject refers to the influences that tales have on the psyche of the child, taking into account its therapeutic aspect linked to the psychic conflicts derived from the non-pathological processes of development and maturation. The objective of the study is to describe the evolution of childhood conflicts through five tales created by the author, representing conflicts: separation, fears, Oedipal complex, dependence-independence and aggressiveness, from the psychoanalytic theory standpoint. The article establishes correlations between psychoanalysis, fairy tales, and projective techniques. The articulation begins with Freud, passes through the conceptual framework proposed as a research base, through the therapeutic traits of the tales and ends introducing the childhood tales technique.
Descritores: Ansiedade de Separação
Psicanálise
Psicologia
Violência
Psicologia da Criança
Técnicas Projetivas
Complexo de Édipo
Responsável: AR1.2 - Instituto de Investigaciónes Epidemiológicas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-948735
Autor: Rolim, Gisleila da Silva; Saldanha, Mariana Fernandes; Radzevicius, Letícia da Costa; Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury.
Título: Análise do Luto de Mães de Crianças e Adolescentes Desaparecidos / Analysis of the Grief of Mothers of Missing Children and Adolescents / Análisis del Luto de Madres de Niños y Adolescentes Desaparecidos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(3):507-521, jul.-set. 2018. TAB.
Idioma: pt.
Resumo: O desaparecimento de crianças e adolescentes é uma realidade presente em todo o Brasil. A literatura evidencia que ainda há problemas no processo de busca e localização das vítimas que, somados à incógnita das condições físicas e psíquicas do filho, podem causar nas famílias, e em especial nas mães, uma série de sentimentos angustiantes contribuindo para o surgimento de conflitos e estresse emocional. O objetivo deste trabalho foi compreender o processo de luto de mães que desconhecem a localização e o motivo do desaparecimento do filho. O método do trabalho seguiu uma proposta qualitativa. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com cinco mães que frequentam as atividades de uma organização não governamental voltada para familiares de pessoas desaparecidas. A análise dos dados foi feita por meio do procedimento de análise de conteúdo. Observou-se que as mães, devido às fantasias de não terem cumprido adequadamente seu papel, apresentam sentimentos de culpa. Para lidar com esses sentimentos, utilizam mecanismos de defesa cujo objetivo é evitar fatos e lembranças associados ao desaparecimento. Existem também complicações na reestruturação familiar decorrentes do desaparecimento, que somadas a outros fatores, como o descrédito nas buscas, causam nas mães ambivalência entre o cansaço e a esperança de localizar o filho desaparecido. Devido a esses fatores, as mães possuem uma dificuldade em realizar o teste de realidade que constata a ausência do objeto perdido, prejudicando o processo de elaboração do luto....(AU)

The disappearance of children and adolescents is a present reality in Brazil. The literature shows that there are still problems in the process of seeking and locating victims, in addition to the uncertain physical and psychic conditions of the child, which may cause to the families, especially to mothers, a variety of distressing feelings, contributing to the rise of conflicts and emotional stress. The purpose of this study was to understand the mourning process of those mothers who are unaware of the whereabouts of their children, as well as of their location. This study followed a qualitative method, focused on semi-structured interviews attended by five mothers who are part of a Non-Governmental Organization dedicated to the families of missing people. Data analysis was made through the use of the content analysis procedure. It was noted that mothers, based on fantasies of having failed to fulfill their role adequately, have feelings of guilt. To deal with these feelings, those mothers use mechanisms of defense aimed at avoiding facts and memories associated with the disappearance. Complications on the processes of family restructuring are also brought about by the disappearance, in addition to other factors such as the disbelief in searches, which cause among mothers an ambivalence between tiredness and hope of finding the missing child. Because of these factors, it is difficult for the mothers to perform the reality test which would verify the absence of the subject, to the detriment of the mourning process....(AU)

The disappearance of children and adolescents is a present reality in Brazil. The literature shows that there are still problems in the process of seeking and locating victims, in addition to the uncertain physical and psychic conditions of the child, which may cause to the families, especially to mothers, a variety of distressing feelings, contributing to the rise of conflicts and emotional stress. The purpose of this study was to understand the mourning process of those mothers who are unaware of the whereabouts of their children, as well as of their location. This study followed a qualitative method, focused on semi-structured interviews attended by five mothers who are part of a Non-Governmental Organization dedicated to the families of missing people. Data analysis was made through the use of the content analysis procedure. It was noted that mothers, based on fantasies of having failed to fulfill their role adequately, have feelings of guilt. To deal with these feelings, those mothers use mechanisms of defense aimed at avoiding facts and memories associated with the disappearance. Complications on the processes of family restructuring are also brought about by the disappearance, in addition to other factors such as the disbelief in searches, which cause among mothers an ambivalence between tiredness and hope of finding the missing child. Because of these factors, it is difficult for the mothers to perform the reality test which wouldverify the absence of the subject, to the detriment of the mourning process....(AU)
Descritores: Ansiedade de Separação
Psicologia
Luto
Relações Mãe-Filho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-848582
Autor: Salvador, Julia Macedo.
Título: A dor de crescer: marcas da angústia de separação / The pain of growing: marks of separation anguish
Fonte: Rev. Bras. Psicoter. (Online);18(3):69-79, 2016.
Idioma: en; es.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor um entendimento dinâmico de um caso clínico atendido em psicoterapia de orientação psicanalítica, à luz do conceito de angústia de separação. Considera-se a forma como ela se origina no desenvolvimento do indivíduo, como pode se manifestar na vida e no tratamento psicoterápico e, principalmente, a maneira como pode ser trabalhada através da relação terapêutica. Pensa-se na possibilidade de, através do tratamento, o paciente domesticar seus sentimentos de solidão, aprendendo a suportá-la e colocá-la a serviço da vida.(AU)

This work aims to propose an understanding of the concept of separation anxiety in the light of a clinical case treated in psychoanalytic psychotherapy. It is considered how it originates in the development of the individual, how it can be manifested in life and analytical treatment, and especially, the way it can be worked through the therapeutic relationship. It is also thought the possibility of, through treatment, domesticate the loneliness, learning to support it and put it at the service of life.(AU)
Descritores: Ansiedade de Separação
Solidão
Terapia Psicanalítica
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: biblio-846416
Autor: Berque, Caroline; Robert, Philippe.
Título: Indicação de terapia familiar psicanalítica para uma família com uma criança obesa / Indication of psychoanalytic family therapy for a family with a child obese / Indicación de terapia familiar psicoanalítica para una familia con un niño obeso
Fonte: Vínculo;13(2):37-44, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O processo terapêutico de uma terapia familiar psicanalítica com criança que sofre de obesidade coloca em evidência a complexidade subjacente à esta problemática. A dinâmica da família discutida neste artigo é caracterizada por movimentos de indiferenciação entre a criança e a mãe, acompanhada de uma falha de continência familiar. Esta falha se especifica pelo surgimento de elementos brutos, traços de uma problemática incestuosa e de violência conjugal. O objetivo dessa terapia não se caracteriza pela busca de conhecimento sobre os eventos vividos pela família, mas principalmente por uma elaboração grupal dos elementos percebidos (como o caos e a confusão) no aqui e agora de cada sessão, possibilitando aos membros da família instaurar o movimento de separação e de individuação.

The therapeutic process of a family therapy, with a child suffering from obesity, has demonstrated the complexity of such a pathology. The characteristic of the family dynamics is a lack of differentiation mother and child, together with a failure of the family holding. This failure of the family holding is specified by the occurrence of gross elements, the signs of an incestuous problem and domestic violence. The aim of this therapy is not so the presentation of these life events but more a group formulation of these various elements (like chaos and confusion) which occur in the « hic and nunc ¼ of the course of the therapy, thus enabling the process of separation and individuation within the members of the family.

El proceso terapéutico de una terapia familiar psicoanalítica con niños que sufren de obesidad pone de relieve la complejidad subyacente a esta cuestión. La dinámica de la familia mencionada en este artículo se caracteriza por movimientos de indiferenciación entre la niña y la madre, acompañadospor un fallo de la continencia familiar. Este fallo se especifica mediante el aumento de elementos crudos, vestigios de una problemática incestuosa y de la violencia doméstica. El objetivo de esta terapia no se caracteriza por la búsqueda del conocimiento acerca de los eventos experimentados por la familia, pero sobre todo para una elaboración grupal de preparación de los elementos percibidos (por ejemplo, el caos y la confusión) en el aquí y ahora de cada sesión, permitiendo a los miembros de la familia establecer el movimiento de separación e individuación.
Descritores: Ansiedade de Separação
Divórcio
Violência Doméstica
Obesidade Pediátrica
-Terapia Familiar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-836434
Autor: André, Jacques.
Título: Transferência e separações / Transference and separations
Fonte: Rev. psicanal;19(1):11-24, abr. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Cada análise concebe a separação dos dois protagonistas à sua maneira, conforme a transferência e suas modalidades sempre originais. O caso mais interessante é certamente aquele em que a separação está no cerne da questão, quando a impossibilidade psíquica de se separar prevalece sobre a vida sexual, relacional e sintomática do paciente – um dos sintomas sendo, às vezes, a multiplicação das experiências de tipo “psi”, podendo chegar à adição. De acordo com um dito espirituoso cínico, dizia-se: “O que é um estado-limite? Alguém que fez duas análises e três psicoterapias”. O desafio lançado à psicanálise poderia ser formulado nos seguintes termos: em que medida a experiência psíquica do tratamento pode construir, ou eventualmente criar, a capacidade de separar-se quando esta é deficiente ou mesmo quando não se constituiu? A aquisição da separação resulta de uma psicogênese, que pode fracassar totalmente ou em parte. A dinâmica da transferência disporia de meios para remediá-la? Imagina-se que a resposta não é nem simplesmente afirmativa, nem simplesmente negativa, pois cada analista teve alguma experiência com pacientes borderlines que poderiam certamente ilustrar uma experiência contrastante.

Each analysis perceives the separation of the two protagonists its own way, according to transference and its modalities, always unique. The most interesting case is certainly the one in which the separation is in the core of the issue, when psychic impossibility of separating prevails over the patient's sex life, relations and symptoms – one of the symptoms being, sometimes, the multiplication of the “psy”-type experiences, to the point of addiction. A cynical amusing saying goes: “What is a borderline state? Someone who went through two analysis and three psychotherapies”. The challenge launched to psychoanalysis may be formulated in the following terms: how much does the psychic experience of the treatment may construct or eventually create the capacity of separating when this is deficient or has not been constituded? The acquisition of separation results from a psychogenesis which may fail, entirely or partially. Would the dynamics of transference have means to remediate it? We imagine that the answer is neither simply affirmative, nor simply negative, since each analyst with any experience with borderline patients may certainly illustrate a contrasting experience.

Cada análisis concibe la separación de dos protagonistas a su manera, según la transferencia y sus modalidades siempre originales. El caso más interesante es seguramente aquel en que la separación está en el ámago de la cuestión, cuando la imposibilidad psíquica de separarse prevalece sobre la vida sexual, relacional y sintomática del paciente – uno de los síntomas siendo, a veces, la multiplicación de las experiencias de tipo “psi”, pudiendo llegar a la adicción. De acuerdo con un dicho ingenioso cínico, se decía: “¿Qué es un estado-límite? Alguien que hizo dos análisis y tres psicoterapias”. El desafío lanzado al psicoanálisis podría formularse con los términos siguientes: ¿en qué medida la experiencia psíquica del tratamiento puede construir, o eventualmente crear, la capacidad de separarse cuando esta es deficiente o aún cuando no se ha constituido? La adquisición de la separación resulta de una psicogénesis que puede fracasar totalmente o en parte. ¿La dinámica de la transferencia contaría con medios para remediarla? Se imagina que la respuesta no es ni sencillamente afirmativa, ni sencillamente negativa, pues cada analista tuvo alguna experiencia con pacientes borderlines que podrían, seguramente, ilustrar una experiencia contrastante.
Descritores: Ansiedade de Separação
Transferência Psicológica
Limites: Humanos
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-835187
Autor: Santos, Fernanda Cristina Wandal dos; Radaelli, Juliana.
Título: Alienação e separação: impasses da relação mãe e filha / Alienation and separation: impasses of mother and daughter relationship
Fonte: Psicol. argum;34(87):378-394, out.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva abordar a alienação e a separação enquanto operações da relação entre mãe e filha, bem como os conflitos que a permeiam. À luz da psicanálise, utiliza-se revisão bibliográfica como metodologia para reunir conteúdos relativos à temática proposta. Analisam-se, paralelamente, fragmentos clínicos de duas pacientes para ilustrar o processo de distinção entre mãe e filha. Ademais, o conceito edipiano e o conceito de fantasia são retomados para possibilitar a interpretação dos recortes clínicos. Observa-se que o processo de singularização de mãe e filha não ocorre de maneira simples, tendo em vista que a filha recorre a uma invenção singular para lidar com o conflito de uma fantasia construída e responder à pergunta “O que o Outro materno quer de mim?”.

This article aims to approach alienation and separation as operations of the relationship between mother and daughter as well as its conflicts. In light of psychoanalysis, a bibliographic review will be used to gather content related to the theme. In parallel, clinical fragments of two patients are analyzed to illustrate the process of distinction between mother and daugther. Additionally, the Oedipus complex and the concept of fantasy are used to interpret clinical extracts. It is observed that the process of singularization in the mother-daughter relationship does not occur in a simple manner, as the daughter resorts to a singular invention to cope with a conflict generated by a conflict and to respond to the question: “What does the maternal Other want from me?”.
Descritores: Ansiedade de Separação
Fantasia
Feminilidade
Relações Mãe-Filho
Complexo de Édipo
-Psicanálise
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835145
Autor: Sarmet, Yvanna Aires Gadelha.
Título: Os filhos de Medeia e a síndrome da alienação parental / Les enfants de Médée et le syndrome d'aliénation parentale / Los hijos de Medea y el síndrome de alienación parental / Medea's children and the parental alienation syndrome
Fonte: Psicol. USP;27(3):482-491, set.-dez. 2016. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: A Síndrome da Alienação Parental (SAP) refere-se a um conjunto de sintomas manifestos pela criança durante e após o processo de separação dos seus pais. A SAP demonstra o sofrimento da família e os golpes psíquicos sofridos pela criança quando enredada nos sentimentos de vingança, ódio e rejeição. A criança é desrespeitada e usada como instrumento para punir e provocar dor no genitor alienado. Como no mito de Medeia, no qual a mãe mata seus filhos, na alienação parental, o alienador os sufoca e aniquila neles a capacidade de perceber, sentir e julgar livremente. A criança torna-se uma extensão do alienador, impedida de pensar, discriminar e escolher por si mesma. Ao adotar a tragédia de Medeia e o referencial teórico junguiano, este trabalho analisa as referências feitas às crianças no mito, relaciona-o à SAP e apresenta as consequências da alienação parental para o desenvolvimento psíquico da criança.

Le Syndrome d'Aliénation Parentale (SAP) fait référence à un ensemble de symptômes qui l'enfant manifeste pendant et après le processus de séparation de ses parents. Le SAP montre la souffrance de la famille et les coups psychiques subis par l'enfant quand empêtré dans des sentiments de vengeance, de haine et de rejet. L'enfant est manqué de respect et utilisé comme un outil pour punir et causer de la douleur dans le parent aliéné. Comme dans le mythe de Médée, où une mère tue ses enfants, dans l'aliénation parentale, l'aliénant les étouffe et tue leur capacité à percevoir, sentir, et juger librement. L'enfant devient une extension du cédant, empêché de penser, de discriminer et de choisir pour lui-même. En adoptant la tragédie de Médée et le cadre théorique jungien, cet article analyse les références aux enfants dans le mythe, en le liant au SAP, et présente les conséquences de l'aliénation parentale pour le développement psychologique de l'enfant.

El Síndrome de Alienación Parental (SAP) se refiere a un conjunto de síntomas que se manifiestan por el niño durante y después del proceso de separación de sus padres. El SAP demuestra el sufrimiento de la familia y los golpes psíquicos sufridos por el niño cuando se enredan en los sentimientos de venganza, odio y rechazo. Al niño se le faltó el respeto y se utiliza como una herramienta para castigar y causar dolor en el progenitor alienado. Como en el mito de Medea, en el que una madre mata a sus hijos, en la alienación parental, la alienante asfixia y los mata la capacidad de percibir, sentir y juzgar libremente. El niño se convierte en una extensión del enajenante, impedido pensar, discriminar y elegir por sí mismo. Con la adopción de la tragedia de Medea y el marco teórico de Jung, este trabajo analiza las referencias a los niños en el mito, se refiere a SAP y presenta las consecuencias de la alienación parental para el desarrollo psicológico del niño.

The Parental Alienation Syndrome (PAS) refers to a set of symptoms manifested by the child during and after the process of parents divorcing. The syndrome demonstrates the family suffering and the psychic blows suffered by the child when entangled in feelings of revenge, hatred and rejection. The child is disrespected and used as a tool to punish and cause pain in the alienated parent. As in Medea'smyth, in which a mother kills her children, in parental alienation, the alienating parents suffocate and killtheir children's ability to perceive, feel, and judge freely. The children become an extension of the alienator, prevented from thinking, discriminate and choose for them selves. By adopting Medea's tragedy and the Jungian theoretical framework, this paper analyzes the references to children in the myth and its relationwith PAS and presents the consequences of parental alienation to the psychological development of thechild.
Descritores: Ansiedade de Separação
Mitologia
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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