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Id: lil-639218
Autor: Cosentino, Tiago; Martins, Paulo; Fumis, Renata Rego Lins.
Título: Delirium em pacientes com câncer: um diagnóstico que não pode ser esquecido / Delirium in cancer patients: a diagnosis that can not be overlooked
Fonte: RBM rev. bras. med;69(1,esp), jan. 2012.
Idioma: pt.
Descritores: Transtornos Neurocognitivos/etiologia
Transtornos Neurocognitivos/psicologia
Transtornos Neurocognitivos/tratamento farmacológico
Neoplasias/complicações
Neoplasias/mortalidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-840186
Autor: Yassuda, Mônica Sanches; Silva, Henrique Salmazo da; Lima-Silva, Thais Bento; Cachioni, Meire; Falcão, Deusivania Vieira da Silva; Lopes, Andrea; Batistoni, Samila Sathler Tavares; Neri, Anita Liberalesso.
Título: Normative data for the Brief Cognitive Screening Battery stratified by age and education / Dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo: normas segundo idade e escolaridade
Fonte: Dement. neuropsychol;11(1):48-53, Jan.-Mar. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Introduction: Diagnosing neurocognitive disorders is challenging in low-educated individuals. Objective: To report normative data for the Brief Cognitive Screening Battery (BCSB) and to assess the association of age and education with performance on the BCSB in 240 community-dwelling elderly from Ermelino Matarazzo, São Paulo city. Methods: The inclusion criteria were scoring above the education-adjusted cut-off points on the Mini-Mental State Examination (MMSE) and below six points on the Geriatric Depression Scale (GDS). Results: Age was associated with performance on the Naming, Incidental Memory, Verbal Fluency, Clock Drawing Test, Delayed Recall and Recognition subtests. Education was associated with performance on Naming, Recognition, Verbal Fluency and the Clock Drawing Test. Conclusion: The normative values reported are relevant for diagnosing neurocognitive disorders in low-educated elderly.

RESUMO Introdução: O diagnóstico de transtornos neurocognitivos é desafiador na presença de baixa escolaridade. Objetivo: Relatar dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) e avaliar a associação da idade e da escolaridade com o desempenho na BBRC, em 240 idosos residentes na comunidade em Ermelino Matarazzo, município de São Paulo. Métodos: Os critérios de inclusão foram pontuação acima de pontos de corte ajustados para escolaridade no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e abaixo de seis pontos na Escala de Depressão Geriátrica (EDG) . Resultados: A idade esteve associada aos subtestes Nomeação, Memória Incidental, Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Memória Tardia e Reconhecimento. A escolaridade associou-se à Nomeação e Reconhecimento, Fluência Verbal e Teste do Desenho do Relógio. Conclusão: As normas reportadas são relevantes para o diagnóstico de transtornos neurocognitivos em idosos com baixa escolaridade.
Descritores: Idoso
Cognição
Transtornos Neurocognitivos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960888
Autor: Salazar-Guerra, Yusel Iraklys; Broche-Pérez, Yunier; Caballero Moreno, Antonio.
Título: Dependencia al alcohol, patología dual y funcionamiento neurocognitivo: Una revisión necesaria / Dependence on alcohol, dual pathology and neurocognitive functioning: A necessary review
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;17(2):303-314, mar.-abr. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Diagnóstico Duplo (Psiquiatria)/efeitos adversos
Diagnóstico Duplo (Psiquiatria)/psicologia
Transtornos Neurocognitivos/complicações
Alcoolismo/complicações
Alcoolismo/prevenção & controle
-Diagnóstico Duplo (Psiquiatria)/métodos
Pesquisa Qualitativa
Alcoolismo/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Uruguai
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Id: biblio-1023538
Autor: Pérez Sartori, Graciela; Iglesias Domínguez, Carolina; Feuerstein Rodríguez, Viviana Gabriela; Dansilio, Sergio; Medina Presentado, Julio César.
Título: Trastornos neurocognitivos en pacientes VIH positivos: datos preliminares de una cohorte prospectiva uruguaya / Neurocognitive disorders in positive HIV patients: preliminary data of a Uruguayan prospective cohort
Fonte: Rev. méd. Urug;35(3):171-180, set. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la incidencia de formas leves y moderadas de trastornos neurocognitivos (TNC) en pacientes con VIH (virus de inmunodeficiencia humana) permanece en ascenso a pesar del uso de terapia antirretroviral (TARV). En la región existen escasos trabajos que estudiaron los TNC en VIH. Objetivos: describir características de pacientes con TNC, identificar posibles etiologías y si se realiza su búsqueda. Material y método: estudio transversal de recolección prospectiva. Se reclutaron en forma consecutiva pacientes de 18 a 60 años VIH positivos sin patología estructural del sistema nervioso central. Se aplicaron exámenes de laboratorio, preguntas para tamizaje de TNC, escala instrumental de actividades de la vida diaria (EIAVD) e internacional de demencia por VIH (EIDV), Adenbrooke's Cognitive Examination Revisado (ACE-R). ACE-R fue elegida como prueba de referencia de desempeño neurocognitivo. Se utilizó inventario de Beck para pesquisa de trastorno depresivo. Análisis estadístico con sistema SPSS. Resultados y discusión: se reclutaron 20 pacientes, se diagnosticó TNC en 9/20 (45%). Los médicos tratantes plantearon TNC en 2/9 pacientes. El análisis multivariado encontró asociación entre desempleo (p=0,012) y menor escolarización (p=0,035) en pacientes con TNC. Etiología de TNC en 9/9 fue multifactorial. Refirieron TNC en el tamizaje 8/9 pacientes. EIDV fue adecuada para detección de TNC severo, pero no para leve. EIAVD tampoco logró detectar algunos casos de TNC. Conclusiones: casi la mitad de pacientes presentaron TNC de causa multifactorial con asociación a desempleo y menor escolarización. Los médicos tratantes no plantearon este diagnóstico, lo que marca la importancia de la evaluación neuropsicológica sistemática en pacientes VIH.

Introduction: the incidence of mild and moderate neurocognitive disorders (NCDs) in HIV patients continues to increase in spite of antiretroviral therapy (ART). Only a few studies in the region focused on HIV associated NCDs. Objective: to describe the characteristics of NCDs patients, identify posible etiologies and decide whether to start the search. Method: transversal study with a prospective collection of data. HIV positive patients between 18 and 60 years old with no structural defects of the central nervous system (CNS) were consecutively recruited. Laboratory tests were applied as well as screening for CNS, the Instrumental activities of daily living (IADLs) scale, the International HIV Dementia Scale (IHDS), and the Adenbrooke's Cognitive Examination revised exam (ACE-R). The latter was chosen as the reference test for neurocognitive performance. The Beck Depression inventory (BDI) was used to identify drepression. Statistical analysis was conducted with the SPSS system. Results and discussion: 20 patients were recruited, NCD was diagnosed in 9 out of 20 patients (45%). Treating physicians spoke about NCD in 2 of the 9 patients. Multivariate analysis revealed an association between unemployment (p=0.012) and a lower schooling rate (p=0.035) in patients with NCDs. Etiology of NCD was multifactorial in all 9 patients. 8 out of 9 patients were referred as NCDs in the screening. IHDS was appropriate to identify severe NCDs, although it failed in mild cases. Also, IADLs failed to identify a few cases of NCDs. Conclusions: almost half of the patients presented multifactorial NCDs, associated to unemployment and a lower rate of schooling. Treating physicians did not consider this diagnosis, what reflects the importance of a systematic neuropsychological assessment in HIV patients.

Introdução: a incidência de formas leves e moderadas de transtornos neurocognitivos (TNC) em pacientes com VIH (vírus de imunodeficiência humana) continua crescendo apesar do uso da terapia antirretroviral (TARV). Poucos trabalhos estudaram TNC em pacientes VIH positivos na regiao. Objetivos: descrever as características dos pacientes com TNC, identificar possíveis etiologias e se são pesquisados no paciente. Método: estudo transversal com coleta de dados prospectiva. Foram incluídos de forma consecutiva pacientes com idades entre 18 e 60 anos VIH positivos sem patologia estrutural do sistema nervoso central (SNC). Foram realizados exames de laboratório, um questionário para triagem dos TNC, e foram aplicadas as escalas Instrumental de Atividades da Vida Diária (EIAVD), Internacional de Demência por VIH (EIDV) e Adenbrooke's Cognitive Examination Revisado (ACE-R). Esta última foi escolhida como prova de referencia de desempenho neurocognitivo. O inventário de Beck foi utilizado para pesquisa de transtorno depressivo. A análise estatística foi realizada com o pacote SPSS. Resultados e discussão: foram incluídos 20 pacientes sendo que os TNC foram diagnosticados em 9/20 (45%). Os médicos que atenderam esses pacientes diagnosticaram TNC em 2/9 pacientes. A análise multivariada mostrou uma associação entre desemprego (p=0,012) e menor escolarização (p=0,035) em pacientes com TNC. A etiologia dos TNC em 9/9 foi multifatorial. A triagem mostrou TNC em 8/9 pacientes. O teste EIDV foi adequado para a detecção dos TNC severos porém não para leves, e também não pode detectar alguns casos de TNC. Conclusões: quase a metade dos pacientes apresentou TNC de causa multifatorial associados a desemprego e menor escolarização. Os médicos que atenderam os pacientes não diagnosticaram esses transtornos o que mostra a importância da avaliação neuropsicológica sistemática em pacientes VIH.
Descritores: Complexo AIDS Demência
HIV
Transtornos Neurocognitivos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY6.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1011956
Autor: Eloirdi, Aziz; Ahami, Ahmed; Mammad, Khaoula.
Título: Neurocognitive study of school performance among Moroccan high school students: The role of working memory / Estudo neurocognitivo do desempenho escolar em estudantes do ensino médio marroquino: o papel da memória de trabalho
Fonte: Dement. neuropsychol;13(2):232-237, Apr.-June 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT. The Moroccan school system suffers from recurring dysfunctions as reported by the National Evaluation Body (NEB). These results lead to the degradation of learning and academic performance, in which several factors come into play. In Morocco, studies focusing on the neurocognitive profile of students and its influence on school performance are very limited or rare. In this context, the present study aims to study the role of working memory in school performance among Moroccan high school students. Methods: our sample contains 146 high school students. A total of 78 boys and 68 girls participated in this study and the numerical version of The Rey-Osterrieth Complex Figure test (ROCF) was used to assess working memory. Moreover, school performance is represented in this study by the mean obtained during the first semester. Results: the results of multiple linear regression revealed that working memory significantly explains variation in school performance. Conclusion: neuropsychological abilities, particularly working memory, significantly explain the deterioration in school performance of students reported by the National Evaluation Body.

RESUMO. O sistema escolar marroquino sofre de disfunções recorrentes, conforme relatado pelo National Evaluation Body (NEB). Esses resultados levam à degradação da aprendizagem e do desempenho acadêmico, que vários fatores entram em jogo. No Marrocos, pesquisas focadas no perfil neurocognitivo dos estudantes e sua influência no desempenho escolar são muito limitadas a raras. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva estudar o papel da memória de trabalho no desempenho escolar de estudantes do ensino médio marroquino. Métodos: nossa amostra contém 146 estudantes do ensino médio. Entre eles, 78 meninos e 68 meninas participaram deste estudo e utilizamos a versão numérica do teste de Rey-Osterrieth Complex Figure (ROCF) para avaliar a memória de trabalho. Além disso, o desempenho escolar representado neste estudo pela média obtida no primeiro semestre. Resultados: os resultados da regressão linear múltipla revelaram que a memória de trabalho explica significativamente a variação no desempenho escolar. Conclusão: as habilidades neuropsicológicas, particularmente a memória de trabalho, explicam significativamente a deterioração do desempenho escolar do estudante relatado pelo Órgão Nacional de Avaliação.
Descritores: Estudantes
Transtornos Neurocognitivos
Desempenho Acadêmico
Memória
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-998702
Autor: Arroyo Cartagena, María Fernanda; aramillo Oyervide, Julio Alfredo.
Título: Síndrome de West / West Syndrome
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;36(2):70-74, Noviembre 2018.
Idioma: es.
Resumo: El síndrome de West (SW) es una encefalopatía epiléptica de causa aún desconocida que inicia en los primeros 2 años del desarrollo. Se han descrito algunas hipótesis acerca de la causa como: "la reacción de un cerebro inmaduro a un daño" o "el desequilibrio de los neurotransmisores del tallo cerebral". El síndrome de West se caracteriza por la presencia de la triada clásica: espasmos musculares, hipsarritmia y deterioro neurológico. El tratamiento consiste principalmente en la administración de anticonvulsivantes (Ácido Valproico, Vigabatrín, Benzodiacepinas) para evitar mayor daño cerebral. El objetivo de esta revisión es describir el síndrome de West ampliamente. Según varios autores como Ruggieri, Dehli, Pozo, entre otros, señalan que los niños con síndrome de West presentan algún tipo de deterioro neurológico ya sea cognitivo o motor, para lo cual la fisioterapia, terapia ocupacional y la estimulación temprana ayudan a superar el retraso motor o cognitivo y así mejorar la calidad de vida de los niños.La revisión concluye que el síndrome de West no es un síndrome muy común pues afecta a 1 de cada 2000 o 4000 niños, de predominio en varones y representa el 47% de las epilepsias del primer año de vida.

West syndrome is an epileptic encephalopathy, its caused is unknown, and it begins in the 2 first years of development. Some hypotheses about the cause have been described as: "the reaction of an immature brain to damage" or "the imbalance of neurotransmitters in the brain stem ".West syndrome is characterized by the presence of the classic triad: muscle spasms, hypsarrhythmia and neurological impairment. The treatment consists mainly in the administration of anticonvulsants (Valproic acid, Vigabatrin, Benzodiazepines) to prevent further brain damage.The objective of this review is to describe the West syndrome widely. According to several authors such as Ruggieri, Dehli, Pozo, among others, they state that children with West syndrome have some type of neurological impairment either cognitive or motor. Physical therapy, occupational therapy and early stimulation help to overcome motor or cognitive delay and improve the quality of children life.The review concludes that West syndrome is not a very common syndrome since it affects 1 in 2,000 or 4000 children, predominantly in males and represents 47% of the epilepsies of the first year of life.
Descritores: Espasmos Infantis
Encefalopatias
Disfunção Cognitiva
-Transtornos Neurocognitivos
Anticonvulsivantes
Neurologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-420247
Autor: Anon.
Título: Deterioro neurocognoscitivo por exposición al plomo en hijos de alfareros andinos / Neurocognitive impairment due to exposure to lead in children of Andean potters
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;18(3):206-206, set. 2005.
Idioma: es.
Descritores: Transtornos Neurocognitivos/prevenção & controle
Crianças com Deficiência
Chumbo/toxicidade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-982972
Autor: Leite, Bruna Silva; Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal; Queiroz, Raquel dos Santos de; Feliciano, Gláucio Diré.
Título: A vulnerabilidade dos cuidadores de idosos com demência: revisão integrativa / Vulnerabilidad de los cuidadores de personas mayores con demencia: revisión integradora / Vulnerability of caregivers for the elderly with dementia: integrative review
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);9(3):888-892, jul.-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To analyze the vulnerability of caregivers of elderly with dementia. Method: This is an integrative review of quantitative and qualitative nature. The data collection period was from 01/09/14 to 10/30/14.Results: Of the articles analyzed, 26% point interventions to relieve overload; 20% analyze the depression load; 16% of studies address caregiver burden; 14% guided their discussions in physical and spiritual well-being, psychological and social well-being and damage to quality of life; 12% adress stress. Conclusion: Researchers from several countries show the care impact on the life of the caregiver, highlighting: the emotional overload, routine stress, and depressive symptoms. However, there are mitigation measures identified through the research that can contribute to the everyday stress relief, such as the daily practice of yoga meditation, religion, the positive relationship between the family, the elderly and the caregiver.

Objetivo: Analisar a vulnerabilidade dos cuidadores de idosos com demência. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de natureza quanti-qualitativa. O período de coleta de dados ocorreu de 01/09/14 a 30/10/14. Resultados: Do total de artigos analisados, 26% apontam intervenções para alívio da sobrecarga; 20% analisam a carga de depressão; 16% dos estudos abordam a sobrecarga do cuidador; 14 % pautaram suas discussões no bem-estar físico e espiritual, bem-estar psicológico e social e nos prejuízos à qualidade devida; e 12% abordaram o estresse. Conclusão: Pesquisadores de diversos países apontam os impactos do cuidado na vida do cuidador destacando a sobrecarga emocional, estresse rotineiro e sintomas depressivos. Entretanto, existem medidas atenuantes, identificadas através das pesquisas, que podem contribuir para alívio do estresse cotidiano, por exemplo, a prática diária de meditação yogue, a religiosidade, o relacionamento positivo entre a família,o idoso e o cuidador.

Objetivo: Analizar la vulnerabilidad de los cuidadores de ancianos con demencia. Método: Se trata de una revisión integradora de la naturaleza cuantitativa y cualitativa. El período de recolección de datos fue de 09/01/14a 30/10/14. Resultados: De los artículos analizados, 26% puntuaron intervenciones para aliviar la sobrecarga; 20% analizaron la carga de la depresión; 16% de los estudios abordaron la carga del cuidador; 14% guió sus discusiones en buena salud física y espiritual, psicológico y social y dañar la calidad de vida; 12% se refirió al estrés. Conclusión: Investigadoresde varios países apuntan los impactos del cuidado en la vida del cuidador, destacando: la sobrecarga emocional, el estrés y la rutina de los síntomas depresivos. Sin embargo, hay medidas de mitigación identificadas a través de la investigación que pueden contribuir al alivio de la tensión diaria, tales como: la práctica diaria de la meditación del yoga, la religión, la relación positiva entre la familia, los ancianos y el cuidador.
Descritores: Cuidadores
Demência
Vulnerabilidade em Saúde
Acontecimentos que Mudam a Vida
Transtornos Neurocognitivos
Qualidade de Vida
Estresse Psicológico
-Brasil
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-982936
Autor: Custodio, Nilton; Montesinos, Rosa; Alva-Diaz, Carlos; Mejía-Rojas, Koni; Becerra-Becerra, Yahaira; Lira, David.
Título: Nuevos términos clínicos, prevención y tratamiento del trastorno cognitivo vascular: revisión de literatura basada en la evidencia / New clinical terms, prevention and treatment of vascular cognitive impairment: a review of evidence-based literature
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;79(3):152-165, jul.-sept. 2016. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: El trastorno cognitivo vascular agrupa todas las instancias donde el compromiso cognitivo puede ser atribuidoa enfermedad vascular cerebral, es mayor que el esperado para el envejecimiento normal y que, cuando llega aafectar las actividades de la vida diaria, se denomina demencia vascular. En esta revisión, se actualizan los términos relacionados a trastorno cognitivo vascular y se plantean estrategias de prevención y tratamiento basadas en revisiones sistemáticas y meta-análisis. En la primera parte se definen diversos términos relacionados a trastorno cognitivo vascular; en la segunda, se plantea el tratamiento del trastorno cognitivo vascular/demencia vascular, que incluyeun manejo orientado a prevención primaria, controlando los factores de riesgo; un tratamiento secundario paraprevenir la exacerbación o la extensión de las lesiones producidas por la injuria vascular cerebral y, finalmente, untratamiento terciario o sintomático de los problemas cognitivos y/o conductuales. Damos especial énfasis y se fundamenta la conveniencia y beneficios de los tratamientos primario y secundario.

Vascular cognitive impairment is a label ascribed to cases in which the cognitive impairment can be attributed to cerebral vascular disease, is greater than the expected for normal aging and, when affecting the activities of daily life, is called vascular dementia. In this review, the terms related to vascular cognitive impairment, are updated, and strategies for prevention and treatment, based on systematic reviews and meta-analyses are outlined. In the first part, various vascular cognitive impairment-related terms are defined; in the second part, the treatment of vascular cognitive impairment / vascular dementia is described: it includes, management steps oriented towards primary prevention, controlling risk factors; a secondary treatment aimed at the prevention of exacerbation or extension of lesions produced by the vascular brain injuries and, finally, the tertiary or symptomatic treatment of cognitive and / or behavioral manifestations. Special emphasis is placed on, and the convenience and benefits of the primary and secondary treatments are substantiated.
Descritores: Demência Vascular/prevenção & controle
Demência Vascular/terapia
Demência/prevenção & controle
Demência/terapia
Transtornos Neurocognitivos
-Prevenção Primária
Prevenção Secundária
Prevenção Terciária
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-916451
Autor: Zambarbieri, A.
Título: Epilepsia infanto-juvenil y comorbilidad neurocognitiva: Impacto de la atención, memoria y procesos ejecutivos del lenguaje / Childhood epilepsy and neurocognitive comorbidity: Impact on attention, memory, and executive language processing
Fonte: Med. infant;21(4):310-317, diciembre 2014. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del trabajo es profundizar en el conocimiento de procesos atencionales mnésicos y ejecutivos en pacientes con epilepsia. Comparados con un grupo control de similar edad y nivel educativo se encontraron diferencias significativas en atención, memoria, funciones ejecutivas y lenguaje. Entre epilepsias generalizadas y parciales no hubo diferencias. Los déficits encontrados impactan sobre el área académica. Es por tanto necesario implementar adecuaciones pedagógicas que modulen los contenidos académicos (AU)

The aim of this study was to enhance our knowledge on new attentional numerical and executive processes in patients with epilepsy. Compared to an age- and education-matched control group, significant differences in attention, memory, executive functions, and language development were observed. No differences were found between generalized and partial epilepsies. These deficits have an impact on academic performance. Therefore it is necessary to tailor educational therapy modulating the academic contents (AU)
Descritores: Transtornos Neurocognitivos/diagnóstico
Transtornos Neurocognitivos/etiologia
Epilepsia/complicações
Epilepsia/psicologia
Testes Neuropsicológicos
-Estudos de Casos e Controles
Estudos Transversais
Estudos Retrospectivos
Função Executiva
Estudo Observacional
Testes de Memória e Aprendizagem
Transtornos da Linguagem/diagnóstico
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación



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