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Mello, Débora Falleiros de
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Id: biblio-1004797
Autor: Silva, Daniel Ignacio da; Mello, Débora Falleiros de; Mazza, Verônica de Azevedo; Toriyama, Aurea Tamami Minagawa; Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo.
Título: Dysfunctions in the socio emotional development of infants and its related factors: an integrative review / Disfunciones en el desarrollo socioemocional de lactantes y sus factores relacionados: una revisión integrativa / Disfunções no desenvolvimento socioemocional de lactentes e seus fatores relacionados: uma revisão integrativa
Fonte: Texto & contexto enferm;28:e20170370, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to synthesize factors related to dysfunctions in the socioemotional development of infants. Method: integrative review carried out between April and August 2016 with defined criteria for inclusion and exclusion of studies, search strategies, extraction and synthesis of data. The exposure factors underwent categorical thematic analysis and systematization according to the levels of the context (Microsystem, Mesosystem, Exosystem and Macrosystem) of the Bioecological Model of Human Development. Results: in the context of the Microsystem and Mesosystem, the factors found were: limitations in care; adversities in family relationships and in the social support and illness situation of the caregivers that influence the proximal processes. In the Exosystem and the Macrosystem, they were: social vulnerabilities of caregivers and fragilities of public policies that determine the material and social conditions of the family. Conclusion: the synthesis of evidence on exposure factors favors the construction of measurement scales of the contextual elements related to the social emotional development of young children. Beyond the milestones, present or not, in the evaluation of a child, these technologies can be predictive, with great potential of anticipation of the factors of exposure and prevention of developmental dysfunctions.

RESUMEN Objetivo: sintetizar los factores relacionados con las disfunciones en el desarrollo socioemocional de los lactantes. Método: revisión integrativa realizada entre abril y agosto de 2016 con criterios definidos de inclusión y exclusión de los estudios, estrategias de búsqueda, extracción y síntesis de los datos. Los factores de exposición sufrieron análisis temáticos categorial y sistematización según los niveles del contexto (Microsistema, Mesosistema, Exossistema y Macrosistema) del modelo bioecológico de desarrollo humano. Resultados: en el contexto del Microsistema y Mesosistema, los factores encontrados fueron: limitaciones en el cuidado; adversidades en las relaciones familiares y en el apoyo social y situación de enfermedad de los cuidadores que influyen en los procesos proximales. En el Exossistema y en el Macrosistema, fueron: vulnerabilidades sociales de los cuidadores y fragilidades de las políticas públicas, que determinan las condiciones materiales y sociales de la familia. Conclusión: la síntesis de evidencias sobre los factores de exposición favorece la construcción de escalas de medida de los elementos contextuales relacionados al desarrollo socioemocional de niños pequeños. Mucho más allá de los marcos, presentes o no en la evaluación de un niño, esas tecnologías pueden ser predictivas, con gran potencial de anticipación de los factores de exposición y de prevención de las disfunciones en el desarrollo.

RESUMO Objetivo: sintetizar os fatores relacionados às disfunções no desenvolvimento socioemocional dos lactentes. Método: revisão integrativa realizada entre abril e agosto de 2016 com critérios definidos de inclusão e exclusão dos estudos, estratégias de busca, extração e síntese dos dados. Os fatores de exposição sofreram análise temática categorial e sistematização segundo os níveis do contexto (Microssistema, Mesossistema, Exossistema e Macrossistema) do Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano. Resultados: no contexto do Microssistema e Mesossistema, os fatores encontrados foram: limitações no cuidado; adversidades nas relações familiares e no apoio social e situação de adoecimento dos cuidadores que influem nos processos proximais. No Exossistema e no Macrossistema, foram: vulnerabilidades sociais dos cuidadores e fragilidades das políticas públicas, que determinam as condições materiais e sociais da família. Conclusão: a síntese de evidências sobre os fatores de exposição favorece a construção de escalas de medida dos elementos contextuais relacionados ao desenvolvimento socioemocional de crianças pequenas. Muito além dos marcos, presentes ou não, na avaliação de uma criança, essas tecnologias podem ser preditivas, com grande potencial de antecipação dos fatores de exposição e de prevenção das disfunções no desenvolvimento.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Desenvolvimento Infantil
Deficiências do Desenvolvimento
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Lactente
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-665079
Autor: Filomeno, Armando.
Título: El síndrome de Asperger: ¿o de Sujareva - Asperger? / Asperger Syndrome or Sujareva - Asperger?
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;74(3):270-273, jul.-sept. 2011.
Idioma: es.
Descritores: Síndrome de Asperger
Síndrome de Asperger/história
Transtorno Autístico
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-1018416
Autor: Gaona Brítez, Laura Andrea; Riveros Galeano, Rossana Carolina; Salinas Ortíz, María Teresa.
Título: Evaluar el nivel de conocimiento que tienen las madres que asisten a los diversos consultorios del Hospital Barrio Obrero sobre el crecimiento y desarrollo de su hijo de 0 a 5 años.
Fonte: Asunción; s.n; 1998. 85 p. tab, graf. (PY).
Idioma: es; en.
Tese: Apresentada a Escuela de Enfermería.UNA para obtenção do grau de Licenciado.
Símbolo: PY.
Resumo: Estudio descriptivo, realizado en el Hospital Barrio Obrero, con una muestra de 33 madres, para conocer el grado de conocimiento de las mismas acerca del crecimiento y desarrollo de sus hijos de 0 a 5 años. Preseta conceptos relacionados al tema de investigación
Descritores: Deficiências do Desenvolvimento
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Infantil
Substâncias de Crescimento
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
12.65. 12.65; AO, AO


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Id: biblio-1015213
Autor: Ríos Montoya, Luz Amalia; Lenis León , Rodrigo.
Título: Autismo: el mensaje que debe ser oído / Autism: the message that should be heard
Fonte: Poiésis (En línea);6(Jun.):1-3, 2003.
Idioma: es.
Resumo: El autismo considerado como un desorden o trastorno del desarrollo producto de múltiples causas aun no definidas ni valoradas específicamente, es descrito en el DSM IV de manera categorial, ya que no hay la certeza en pensar que todos los sujetos que padezcan el mismo trastorno sean completamente iguales y así mismo no incluye todas las situaciones que pueden ser objeto de tratamiento o investigación.

Autism, considered as a disorder, is the disorder of the product of multiple causes not specifically defined, but described in the DSM IV in a categorical way, and there is no certainty in thinking that all the subjects that the disorder is completely It is the same as not including all the situations that might be the object of treatment or investigation.
Descritores: Transtorno Autístico
-Psicologia Clínica
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Disruptivo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Discurso
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1000782
Autor: Lejarraga, Horacio.
Título: Desarrollo del niño en contexto / Development of the child in context.
Fonte: Buenos Aires; PAIDÓS; 2004. 684 p.
Idioma: es.
Descritores: Crianças com Deficiência
Desenvolvimento Infantil
Genética
Meio Ambiente
Ciências da Nutrição
Perda Auditiva
Recém-Nascido
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Responsável: AR338.1 - Biblioteca
AR338.1; 618.90, L20, 07/4149


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Id: biblio-999293
Autor: Erazo Santander, Oscar A.
Título: Elementos para la comprensión del trastorno de espectro autista / Elements for the understanding of autistic spectrum disorder
Fonte: Poiésis (En línea);31:51-63, 2016.
Idioma: es.
Resumo: En el 2015, el Ministerio Colombiano de Salud y Protección Social, socializó el protocolo de evaluación e intervención para pacientes con Trastorno de espectro autista, aceptando las referencias del DSM-5; este protocolo incluyó técnicas de evaluación e intervención integral, que si bien son significativas, no resultan suficientes para la atención de una población vulnerable con múltiples dificultades. Por tal razón, se ha sugerido continuar con procesos de educación, sensibilización y justificación en un plano científico y político para la comprensión y análisis de una problemática en la que aún no se tiene grandes certezas.

In 2015, the Colombian Ministry of Health and Social Protection, socialized the evaluation and intervention protocol for patients with Autism Spectrum Disorder, accepting DSM-5 references; This protocol included comprehensive evaluation and intervention techniques, which, although significant, are not sufficient for the care of a vulnerable population with multiple difficulties. For this reason, it has been suggested to continue with processes of education, awareness and justification in a scientific and political level for the understanding and analysis of a problem in which we do not yet have great certainties.
Descritores: Transtorno do Espectro Autista
-Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Transtornos Mentais
Neuropsicologia/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-908107
Autor: González Franco, Graciela.
Título: Trastornos generalizados del desarrollo en otorrinolaringología pediátrica / Pervasive development disorders in pediatric otolaryngology / Transtornos generalizados do desenvolvimento emotorrinolaringologia pediátrica
Fonte: Rev. Fed. Argent. Soc. Otorrinolaringol;22(1):48-54, 2015. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Los pacientes con TGD, presentan un variado abanico de patologías, relacionadas con los trastornos del comportamiento, del lenguaje y del desarrollo. El comportamiento de cada uno de ellos puede ser muy diferente. Es primordial llegar al diagnóstico correcto de las patologías otorrinolaringológicas, hipoacusias de conducción, neurosensoriales, ventilatorias, deglutorias y del lenguaje. Estos pacientes requieren una mayor atención y acompañamiento en la realización de los estudios diagnósticos, en el manejo del niño y su familia en la consulta y en los procedimientos quirúrgicos. Se realizará en este trabajo, un abordaje a esta patología desde todos los aspectos que involucran al otorrinolaringólogo y al equipo multidisciplinario.

Patients with PDD present with a broad spectrum of impairments associated with behavior, language, and development. These patients may behave very differently from each other. Adequate diagnosis of the otolaryngology pathologies, such as conductive or sensorineural hearing loss and ventilation, swallowing, and language disturbances is of utmost importance. These patients and their families require additional care, support, and management strategies during doctor visits, when diagnostic studies are performed, and in the preparation for surgical p Discuss in this paper an approach to this disease from every aspect involving the otolaryngologist and the multidisciplinary team.

Os pacientes com TGD apresentam um variado leque de patologias relacionadas com os transtornos do comportamento, de linguagem e de desenvolvimento. O comportamento de cada um deles pode ser muito diferente. É primordial chegar ao diagnóstico correto das patologias otorrinolaringológicas, hipoacusias de condução, neurossensoriais, ventilatórias, deglutórias e de linguagem. Estes pacientes requerem uma maior atenção e acompanhamento na realização de estudos diagnósticos, na maneira como lidar com a criança e a sua família durante a consulta e nos procedimentos cirúrgicos. Neste trabalho, esta patologia será abordada a partir de todos os aspectos que envolvem o otorrinolaringologista e a equipe multidisciplinar.
Descritores: Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/diagnóstico
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/reabilitação
-Transtorno Autístico/diagnóstico
Transtorno Autístico/reabilitação
Otolaringologia/métodos
Limites: Feminino
Humanos
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Relatos de Casos
Responsável: AR635.1 - FCVyS - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-884735
Autor: Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta.
Título: Escala de desenvolvimento mental de Griffiths para crianças de 0 a 2 anos - adaptação para a população brasileira / Griffiths mental development scale for children aged 0 to 2 years - adaptation for the brazilian population.
Fonte: Bauru; s.n; 2017. 110 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Os primeiros anos de vida são fundamentais para a predição do desenvolvimento infantil normativo. Quando diagnosticada alguma alteração precocemente, a estimulação adequada irá reduzir, minimizar ou sanar as consequências deletérias desta alteração promovendo melhor qualidade de vida e desenvolvimento futuro do lactente. Para o diagnóstico precoce de alterações no desenvolvimento infantil é indispensável avaliação detalhada de todas as áreas do desenvolvimento. A Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths III é um instrumento de diagnóstico envolvendo cinco áreas: Fundamentos do Aprendizado, Linguagem e Comunicação, Coordenação Olho-Mão, Pessoal-Social-Emocional e Motora Grossa. O objetivo foi realizar adaptação transcultural da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths III e sua normatização para os lactentes brasileiros. Após cumprimentos dos aspectos éticos, foi realizada adaptação transcultural do instrumento seguindo as etapas: tradução por dois tradutores juramentados, do inglês para o português brasileiro; síntese das traduções; retrotradução por dois nativos do idioma inglês e fluentes no idioma português brasileiro; análise por comitê de especialistas; aplicação da versão pré-final em estudo piloto; envio da documentação para os autores da Escala original. Para normatização foram avaliados 216 lactentes, com desenvolvimento típico, comprovado pelo histórico coletado na anamnese, aplicação do protocolo de Observação do Comportamento Comunicativo e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II. As características quanto ao gênero e classificação socioeconômica da casuística foi proporcional à realidade brasileira. Foi realizada análise descritiva do processo de adaptação transcultural e tratamento estatístico com aplicação do Teste de Mann-Whitney e correlação de Spearman. A normatização do desempenho dos lactentes brasileiros na EDMG III foi realizada por meio da progressão linear de uma faixa etária para a seguinte (mês a mês), com a utilização de valores de média e desvio padrão suavizados. O processo de adaptação transcultural foi seguido, com necessidade de mínimas adaptações mantendo equivalência semântica, idiomática, experimental e conceitual. Não houve diferença estatisticamente significante entre desempenho de meninos e meninas; houve correlação direta e significante entre escolaridade materna e condição socioeconômica; devido às particularidades da casuística, não foi observada correlação direta entre condição socioeconômica e desempenho na Escala; verificouse correlação forte, direta e estatisticamente significante entre o desempenho dos lactentes nas cinco subescalas. Após normatização dos dados, afirma-se que a Idade de Desenvolvimento se apresenta similar entre as Subescalas, seguindo um padrão de aumento na pontuação bruta de acordo com o aumento da idade cronológica, seguindo o curso do desenvolvimento típico. Concluiu-se que foi realizada a adaptação transcultural da Escala de desenvolvimento Mental Griffiths III de 0 a 72 meses, incluindo o Livro de Anotações e o Livro de Desenho. A normatização deste instrumento foi concluída para a faixa etária de 0 a 24 meses, com valores normativos referente à Idade de Desenvolvimento.(AU)

The first years of life are fundamental to the prediction of normative infant development. When an early diagnosis is made, adequate stimulation will reduce, minimize or remedy the deleterious consequences of this change, promoting better quality of life and future development of the infant. For the early diagnosis of changes in child development, a detailed evaluation of all areas of development is indispensable. The Griffiths Mental Development Scale III is a diagnostic tool involving five areas: Fundamentals of Learning, Language and Communication, Eye-Hand Coordination, Personal-Social-Emotional and Gross Motor. The objective was to perform transcultural adaptation of the Griffiths Mental Development Scale III and its normalization for Brazilian infants. After observing the ethical aspects, the transcultural adaptation of the instrument was carried out following the steps: translation by two sworn translators, from English into Brazilian Portuguese; synthesis of translations; back translation by two native speakers of the English language and fluent in the Brazilian Portuguese language; analysis by expert committee; application of the prefinal version in a pilot study; sending the documentation to the authors of the original Scale. For normalization, 216 infants were evaluated, with a typical development, as evidenced by the history collected in the anamnesis, application of the Communicative Behavior Observation protocol and the Denver II Development Screening Test. The characteristics of the gender and socioeconomic classification of the sample were proportional to the Brazilian reality. A descriptive analysis of the cross-cultural adaptation process and statistical treatment with Mann-Whitney test and Spearman correlation were performed. The normalization of the performance of Brazilian infants in the EDMG III was performed through linear progression from one age group to the next (month to month), using mean and standard deviation values smoothed. The process of cross-cultural adaptation was followed, with the need for minimal adaptations maintaining semantic, idiomatic, experimental and conceptual equivalence. There was no statistically significant difference between boys' and girls' performance; there is a direct and significant correlation between maternal schooling and socioeconomic status; due to the particularities of the sample, no direct correlation was observed between socioeconomic status and performance in the Scale; there was a strong, direct and statistically significant correlation between infant performance in the five subscales. After normalization of the data, it is stated that the Development Age is similar among the subscales, following a pattern of increase in the gross score according to the increase of the chronological age, following the course of the typical development. It was concluded that the transcultural adaptation of the Griffiths Mental Development Scale III from 0 to 72 months was carried out, including the Record Book and the Drawing Book. The normalization of this instrument was completed for the age group from 0 to 24 months, with normative values referring to the Age of Development.(AU)
Descritores: Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/diagnóstico
Transtornos Cognitivos/diagnóstico
Comparação Transcultural
Testes Neuropsicológicos/normas
-Fatores Etários
Brasil
Reprodutibilidade dos Testes
Fatores Sexuais
Fatores Socioeconômicos
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta


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Id: biblio-877484
Autor: Teixeira, Raquel Malheiros(edt); Jucá, Vládia Jamile dos Santos(com).
Título: Caracterização dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do município de Salvador (BA) / Characterization of users in a Psychosocial Care Center for Children and Youth of the municipality of Salvador (BA): contributions for construction of a medical device
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);5(2):70-84, jul.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo objetivou-se caracterizar o perfil dos pacientes diagnosticados com Transtorno Global do Desenvolvimento, atendidos em um Capsi que visa ofertar cuidados em saúde mental para crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes no Município de Salvador (BA). Realizou-se um estudo exploratório descritivo a partir de dados secundários de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil localizado no Município supracitado. A análise foi realizada considerando dois conjuntos de variáveis, a saber: a) variável relativa à clientela: idade, sexo, diagnóstico, b) variável relativa ao cuidado oferecido: refere-se à modalidade de atendimento em que o paciente foi engajado. Verificou-se que o serviço em questão possui em seu quadro um total de 480 usuários, sendo 72% pertencente ao sexo masculino, com maior expressividade dos diagnósticos de: Transtorno Global do Desenvolvimento (31,25%); Transtornos do Comportamento e Transtornos Emocionais que Aparecem Habitualmente na Infância (8,5%); retardo mental (8,5%); Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos delirantes (6,3%). No que diz respeito aos TGD, encontrou-se um quantitativo de 150 usuários, sendo 84% do sexo masculino. Os diagnósticos mais recorrentes foram os de Autismo Infantil (46%) e Autismo Infantil em comorbidade com Retardo Mental (24,7%). Dentre estes, um quantitativo considerável frequenta ou já frequentou simultaneamente outra instituição além do Capsi.

This study aimed to characterize the profile of patients diagnosed with Pervasive Developmental Disorder, attended in a Capsi which aims to offer mental health care for children and adolescents with severe and persistent mental disorders in Salvador (BA). It was made a descriptive exploratory study from a secondary data center Psychosocial Care of Children and Youth located in the city above. The analysis was performed considering two sets of variables, namely: a) variable on the customer: age, sex, diagnosis, b) variable related to the care offered: refers to the type of care in which the patient was engaged. It was found that the service in question has on its staff a total of 480 users, 72% were male, with greater expressiveness of diagnoses: Pervasive Developmental Disorder (31.25%); Behavior Disorders and Emotional Disorders that usually appear in Childhood (8.5%), mental retardation (8.5%); Schizophrenia, schizotypal and delusional disorders (6.3%). With regard to the TGD, it was found a quantity of 150 users, 84% were male. The most frequent diagnoses were those of Infantile Autism (46%) and Autism Children with comorbid mental retardation (24.7%). Among these, an considerably amount where already attended or have attended another institution beyond Capsi.
Descritores: Sintomas Afetivos
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Transtornos Mentais
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
-Comportamento do Adolescente
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Autístico
Desenvolvimento Humano
Deficiência Intelectual
Esquizofrenia
Espectro da Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos
Limites: Criança
Adolescente
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-847393
Autor: Menezes, Marina; Serrano, Alan Indio; Silveria, Plínio Augusto Freitas; Vieira, Guilherme Mello; Reginatto, Jaqueline; Lopes, Stella Maris Brum; Ferracioli, Jair Abdon.
Título: Transtornos Invasivos ou Globais do Desenvolvimento (inclusive autismo): protocolo clínico e de acolhimento / Invasive or Global Developmental Disorders (including autism): clinical and host protocol.
Fonte: Florianópolis; Santa Catarina (Estado). Secretaria da Saúde; [2016].
Idioma: pt.
Descritores: Transtorno Autístico/diagnóstico
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/diagnóstico
Protocolos Clínicos
Assistência à Saúde Mental
Acolhimento
-Transtorno Autístico/terapia
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/terapia
Terapia Ocupacional/métodos
Padrões de Prática Médica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia de Prática Clínica
Responsável: BR1.1 - BIREME



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