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Id: biblio-1152238
Autor: Martins, Fernanda Cristina Reis Merli; Machado, Fernanda Prada; Silva, Caroline Santos Rodrigues da; Palladino, Ruth Ramalho Ruivo.
Título: Childhood apraxia of speech evaluation in autism spectrum disorders: three clinical cases report / Avaliação da apraxia de fala na infância no transtorno do espectro autista: relato de três casos clínicos
Fonte: ABCS health sci;46:e021401, 09 fev. 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Among the communication impairments found in subjects with Autism Spectrum Disorders (ASD), recently the literature has suggested a comorbid relationship with childhood apraxia of speech (CAS). The aim of the present study was to report the CAS assessment of 3 children diagnosed with ASD. REPORT: The subjects were three children aged 4 to 6 years, with a medical diagnosis of ASD. The language development assessment (LDA) was performed in the subjects, as well as the ABFW vocabulary evaluation and oral praxis (verbal, orofacial, a sequence of movements, and parallel movements) and evaluation of vocal, prosodic, and speech characteristics. All subjects had moderate language delay with better performance in the receptive area. Difficulties in oral praxis tasks were more evident in one of the subjects. Vocal, prosodic and speech features of all the cases were compatible with CAS. CONCLUSION: In the 3 cases reported, CAS signs were identified with impaired oral motor skills, prosody, and oral praxis, as well as inconsistent speech sound production.

INTRODUÇÃO: Dentre as dificuldades de comunicação encontradas em casos de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), recentemente a literatura tem apontado uma relação de comorbidade com a apraxia de fala na infância (AFI). O objetivo do presente estudo foi relatar a avaliação de AFI em 3 crianças com diagnóstico de TEA. RELATO: Os sujeitos foram três crianças com idades entre 4 e 6 anos, com diagnóstico médico de TEA. Os sujeitos foram submetidos à avaliação de linguagem, utilizando o teste avaliação de desenvolvimento da linguagem (ADL) e a prova de vocabulário do teste ABFW, avaliação das praxias orais (sonorizadas, orofaciais, sequência de movimentos e movimentos paralelos) e avaliação de características vocais, prosódicas e de fala. Verificou-se que todos os sujeitos apresentaram atraso moderado de linguagem com melhor desempenho em área receptiva. A dificuldade nas tarefas práxicas orais foram mais evidentes em um dos casos estudados. Já as alterações vocais, prosódicas e de fala compatíveis com AFI apareceram em todos os casos relatados. CONCLUSÃO: Nos três casos relatados, foi possível observar sinais de AFI, com prejuízos em habilidades motoras orais, prosódia e praxias orais, assim como inconsistência na produção dos sons da fala.
Descritores: Apraxias/diagnóstico
Fala
Distúrbios da Fala/diagnóstico
Saúde da Criança
Transtorno do Espectro Autista/complicações
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/diagnóstico
-Desempenho Psicomotor
Destreza Motora
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1150929
Autor: Fonseca, Larissa Kathlem Rodrigues; Marques, Izabela Carolina de Lima; Mattos, Mússio Pirajá; Gomes, Daiene Rosa.
Título: Influências do transtorno do espectro autista nas relações familiares: revisão sistemática / Influences of autism spectrum disorder on family relations: systematic review / Influencias del transtorno del espectro autista en las relaciones familiares: una revisión sistemática
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(2):444-465, 20191212.
Idioma: pt.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é entendido como um atraso global do neurodesenvolvimento, o que exige da família o seu ajuste tanto em relação à dinâmica familiar quanto ao meio social, a fim de propiciar um ambiente que contribua para uma melhor qualidade de vida do sujeito. Nesse sentido, objetiva-se identificar as influências do TEA nas relações familiares. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada por meio da busca de artigos científicos indexados nas bases de dados PubMed, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde, através da conjugação dos descritores "Autism Spectrum Disorder" e "Family Relations" no período de janeiro de 2000 a abril de 2017. Foram incluídos 17 artigos na revisão. Identificou-se o aumento do estresse, ansiedade, depressão, queixas de sintomas físicos (dor nas articulações, fraqueza, insônia) e sobrecarga, sendo as mães mais acometidas. Além disso, interferências nas relações entre irmãos, bem como na relação conjugal, dificuldade de acesso a serviços de saúde, transporte, lazer, educação e problemas financeiros são influências do TEA nas relações familiares. Conclui-se que o TEA gera impactos nas relações familiares por exigir reestruturação desde o convívio inicial com a criança. Contudo, acredita-se que essas influências possam ser amenizadas pelas estratégias de enfrentamento, como a construção compartilhada de cuidados e estímulo ao fortalecimento da rede social de apoio a família.

Autistic Spectrum Disorder (ASD) is understood as a global delay in neurodevelopment, which requires the family to adapt family dynamics and its interaction in social environment to provide an environment that contributes to a better quality of life of the subject. In this sense, the objective is to identify the influences of Autism Spectrum Disorder in family relationships. This is a systematic review of the literature based on the search for scientific articles indexed in the PubMed, Science Direct and Virtual Health Library databases, using the combination of the following descriptors - "Autism Spectrum Disorder" AND "Family Relations" - from January 2000 to April 2017. In total, 17 articles were included in the review. Increased stress, anxiety, depression, complaints of physical symptoms (joint pain, weakness, insomnia) and overload were identified, which mostly affected mothers. Moreover, interference with sibling and with marital relationships, difficulty in accessing health services, transportation, leisure and education, financial problems are also influences of ASD on family relationships. It is concluded that ASD generates influences on family relationships by requiring restructuring since the initial contact with the child. However, these influences can be mitigated by coping strategies, such as the shared construction of care and encouragement to strengthen the family's social support network.

El trastorno del espectro autista (TEA) se caracteriza por un retraso global en el desarrollo neurológico, que requiere de la familia ajustes en relación con la dinámica familiar y con el entorno social, a fin de proporcionar un entorno que contribuya a una mejor calidad de vida del sujeto. Ante esto, el objetivo de este estudio es identificar las influencias del trastorno del espectro autista en las relaciones familiares. Esta es una revisión sistemática de la literatura realizada mediante la búsqueda de artículos científicos indexados en las bases de datos PubMed, ScienceDirect y Biblioteca Virtual en Salud, por medio de la combinación de los siguientes descriptores: "Trastorno del espectro autista" y "Relaciones familiares", realizada entre enero de 2000 y abril de 2017. Se incluyeron 17 artículos en la revisión. Se identificaron un mayor estrés, ansiedad, depresión, quejas de síntomas físicos (dolor en las articulaciones, debilidad, insomnio) y sobrecarga, que se vieron más afectados en las madres. También las interferencias en las relaciones entre hermanos, así como en la relación matrimonial, la dificultad del acceso a servicios de salud, transporte, ocio y educación y problemas financieros fueron los aspectos influyentes del TEA en las relaciones familiares. Se concluye que el TEA genera influencias en las relaciones familiares al requerir una reestructuración desde el contacto inicial con el niño. Sin embargo, estas influencias pueden mitigarse mediante estrategias de afrontamiento, como la construcción compartida de la atención y el estímulo para fortalecer la red de apoyo social a la familia.
Descritores: Transtorno Autístico
Relações Familiares
Transtorno do Espectro Autista
Revisão Sistemática
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Lovisi, Giovanni Marcos
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Id: biblio-974697
Autor: Rossi, Lívia Peluso; Lovisi, Giovanni Marcos; Abelha, Lucia; Gomide, Marcia.
Título: Caminhos Virtuais e Autismo: acesso aos serviços de saúde na perspectiva da Análise de Redes Sociais / Virtual Paths and Autism: access to health services from the perspective of Social Network Analysis
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(10):3319-3326, Out. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Constata-se o aumento da prevalência do Transtorno do Espectro Autista na população mundial e no Brasil. A internet tem se constituído importante fonte de informação ao acesso aos serviços de saúde, incluindo a saúde mental. Cabe sabermos se os caminhos virtuais em busca de informação se relacionam aos desfechos da linha de cuidado para transtornos mentais preconizada pelo SUS, como para o Autismo. Portanto, o presente artigo tem como objetivo analisar a rede virtual de acesso a informações sobre atendimento para Autismo no município do Rio de Janeiro em 2017, através da perspectiva da Análise de Rede Sociais. Para isso, foram coletados dados virtuais como: fontes virtuais de informação, serviços de atendimento citados pelas fontes virtuais e tipo de serviço (Público, privado ou ONGs). Através do uso do software Gephi, foi gerado e analisado um sociograma. Os resultados apontam para uma predominância de serviços de ONGs na rede, maior centralidade de grau e poder de intermediação desses serviços, além do isolamento dos serviços públicos de saúde. O resultado pressupõe que o sistema de informações acerca do acesso aos serviços de saúde pública para o tratamento do TEA seja expandido para a população em geral, contribuindo com a melhoria do acesso a esses serviços.

Abstract The prevalence of Autism Spectrum Disorder in the world population and in Brazil is increasing. The Internet has become an important source of information regarding access to health services, including mental health. It remains to be seen if the virtual paths in search of information are related to the outcomes of the line of care for mental disorders advocated by the SUS, such as Autism. Therefore, this article sets out to analyze the virtual network of access to information about care for Autism in the municipality of Rio de Janeiro in 2017 through the perspective of Social Network Analysis. In this regard, virtual data were collected, such as: virtual information sources; care services cited by the virtual sources and type of service (Public, Private or NGOs). Through the use of Gephi software, a sociogram was generated and analyzed. The results point to a predominance of NGO services in the network, greater centrality of degree and power of intermediation in NGO services, in addition to the isolation of public health services. The result implies that the information system about access to public health services for the treatment of ASD is expanded to the general population by contributing to improved access to these services.
Descritores: Assistência à Saúde/organização & administração
Transtorno do Espectro Autista/terapia
Acesso aos Serviços de Saúde
-Interface Usuário-Computador
Software
Brasil
Prevalência
Internet
Rede Social
Serviços de Saúde Mental/organização & administração
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1150764
Autor: Silva, Wilian Gomes da; Modesti, Simone Regina Sandri.
Título: Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente / Implications of diagnosis in pedagogical work with autistic children: senses and meanings in teaching / Implicaciones del diagnóstico en el trabajo pedagógico con niños autisticos: significados y significados en la enseñanza
Fonte: Barbarói;(58):122-140, jan.-jun. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.(AU)

Regarding the schooling of autistic children, the debate about the diagnosis has been central, circulating among teachers without much questioning and outlining the school paths of these subjects. In this article, of a qualitative and exploratory nature, we aimed to discuss the implications of the diagnosis in the pedagogical work with autistic children, looking for their senses and meanings in teaching. For that, six (6) teachers from two public schools were interviewed, in which one school is municipally run and the other one is state-run, from the Metropolitan Region of Porto Alegre/RS. As instruments for data collection, a Semi-structured Interview Guide and Sociodemographic Questionnaire were used. The interview data were transcribed and analyzed using the Institutional Discourse Analysis (IDA). As a theoretical framework, contributions from psychoanalysis were used. The results indicate that the medical-psychological report, for the teachers, is fundamental in the conduction of the work, as well as for the availability of school resources that the student is entitled to.(AU)

Con respecto a la escolarización de los niños autistas, el debate sobre el diagnóstico ha sido central, circulando entre los docentes sin mucho cuestionamiento y delineando el camino educativo de estos sujetos. En este artículo, de naturaleza cualitativa y exploratoria, buscamos discutir las implicaciones del diagnóstico en el trabajo pedagógico con niños autistas, buscando sus sentidos y significados en la enseñanza. Para ello, se entrevistó a seis (6) docentes de dos escuelas, municipales y estatales, de la Región Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos para la recolha de datos, se utilizaron una Guía de Entrevista Semiestructurada y un Cuestionario Sociodemográfico. Los datos de la entrevista fueron transcritos y analizados utilizando el Análisis del Discurso Institucional (AID). Como marco teórico, se utilizaron las contribuciones del psicoanálisis. Los resultados indican que el informe médico-psicológico, para los docentes, es fundamental en la realización del trabajo, así como en la disponibilidad de recursos escolares a los que tiene derecho el alumno.(AU)
Descritores: Transtorno Autístico/diagnóstico
Ensino
Transtorno do Espectro Autista/diagnóstico
-Psicanálise
Docentes
Limites: Humanos
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1100906 LILACS-Express
Autor: Silva, Camila Costa e(ccp); Elias, Luciana Carla dos Santos(ccp).
Título: Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática / Assessment Tools for Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review / Herramientas de Evaluación del Trastorno del Espectro Autista: una Revisión Sistemática / Assessment Tools for Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review
Fonte: Aval. psicol;19(2):189-197, abr.-jun. 2020. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho procurou revisar sistematicamente a literatura científica acerca dos instrumentos validados no Brasil para a caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo relato de responsáveis e/ou cuidadores. Realizou-se busca nas bases de dados: Embase, PubMed, Scopus e BVS, obtendo oito artigos publicados entre 2009 e março de 2019. Utilizou-se o protocolo PRISMA e dois juízes verificaram, de forma independente, procedimentos de seleção e extração de artigos. Constatou-se variação nos estudos identificados quanto à amostra, etapas seguidas na validação dos instrumentos, resultados estatísticos obtidos e submissão ao SATEPSI. Embora os instrumentos apresentem evidências de validade, estão disponíveis apenas em trabalhos científicos. Considerando os aspectos psicométricos e as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, não foi identificado um instrumento diagnóstico específico para o TEA disponível ao profissional psicólogo no Brasil, evidenciando uma situação crítica para a prática clínica nessa área. AU

This paper sought to systematically review the scientific literature related to instruments validated in Brazil for the characterization of Autism Spectrum Disorder (ASD), according to reports of parents and/or caregivers. The following databases were searched: Embase, PubMed, Scopus and VHL. Eight articles were published between 2009 and March 2019. The PRISMA protocol was used and two judges independently verified the article selection and inclusion procedures. There were variations in the studies identified regarding the sample, the steps followed in the validation of the instruments, the statistical results obtained and the submission to SATEPSI. Although the instruments present evidence of validity, they are only available in scientific papers. Considering the psychometric aspects and the guidelines of the Federal Council of Psychology, no specific diagnostic instrument for ASD was identified as being available to the professional psychologist in Brazil, demonstrating a critical situation for the clinical practice in this area. AU

Este trabajo buscó revisar sistemáticamente la literatura científica con respecto a instrumentos validados en Brasil para la caracterización del Trastorno del Espectro Autista (TEA), según informes de tutores y/o cuidadores. Las búsquedas fueron realizadas en las siguientes bases de datos: Embase, PubMed, Scopus y BVS, resultando en ocho artículos publicados entre 2009 y marzo de 2019. Se utilizó el protocolo PRISMA y dos jueces verificaron de forma independiente los procedimientos de selección y extracción de artículos. Se constató variación en los estudios identificados con respecto a la muestra, las etapas seguidas en la validación de los instrumentos, los resultados estadísticos obtenidos y el envío al SATEPSI. Aunque los instrumentos presentan evidencias de validez, solo están disponibles en artículos científicos. Teniendo en cuenta los aspectos psicométricos y las pautas del Consejo Federal de Psicología, no se identificó ningún instrumento de diagnóstico específico para el TEA disponible para el psicólogo profesional en Brasil, lo que muestra una situación crítica para la práctica clínica en esta área. AU
Descritores: Testes Psicológicos
Transtorno do Espectro Autista/psicologia
-Bases de Dados Bibliográficas
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1101292 LILACS-Express
Autor: AlHammad, Kholood A Sanad; Hesham, Aldhalaan M; Zakria, Moneer; Alghazi, Mohammed; Jobeir, Aman; AlDhalaan, Reem M; AlMuhanna, Abdulaziz M; Ganji, Kiran Kumar; Mosadomi, Hezekiah.
Título: Challenges of Autism Spectrum Disorders Families Towards Oral Health Care in Kingdom of Saudi Arabia
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e5178, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To assess the knowledge, attitudes, and practice regarding oral health care among parents of autistic children and also the challenges faced by them in providing dental care for their Autism Spectrum Disorders (ASD) children's in four regions of Kingdom of Saudi Arabia. Material and Methods: In total, 263 parents of autistic children participated in this cross-sectional study who were enrolled from 4 major regions of Kingdom of Saudi Arabia. A self-administered questionnaire formulated in simple Arabic was distributed to parents of children diagnosed with autism or any form of ASD. The questionnaires consisted of demographic questions and also to assess their knowledge on oral health, child's oral hygiene practices and visits to their dentist, oral hygiene, experience and challenges in waiting room area before the dental treatment, acceptance of treatment or rejection, accessibility to find non-dental centers either government or private for treatment and their recommendations. Results: All the parents brushed their child's teeth using a toothbrush and fluoridated toothpaste. A total of 29.7% of the parents informed that their child never brushes teeth. A total of 41.4% of the parents visit the dental clinic when the child complains about dental problems and 54% find difficulty in locating appropriate dental clinic to deal with their ASD children. Most parents reported taking their child to a private office (38.8%). Only 3.8% of parents reported that their children had seizures during dental procedures. Conclusion: The knowledge toward oral health was found to be inadequate among the majority of the parents. Parents of ASD children need to be educated about the consequences of oral health neglect and the importance of regular check-ups.
Descritores: Arábia Saudita
Transtorno Autístico/psicologia
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências
Odontólogos
-Saúde Bucal/educação
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Transtorno do Espectro Autista
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1056953
Autor: Rocha, Carla Cecília; Souza, Sara Mariane Velasques de; Costa, André Felipe; Portes, João Rodrigo Maciel.
Título: O perfil da população infantil com suspeita de diagnóstico de transtorno do espectro autista atendida por um Centro Especializado em Reabilitação de uma cidade do Sul do Brasil / The profile of the child population with suspected diagnosis of autism spectrum disorder attended by a Specialized Rehabilitation Center in a southern Brazilian city
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290412, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Centro Especializado em Reabilitação (CER-II) é um serviço do SUS que trabalha interdisciplinarmente na avaliação e reabilitação de pessoas com deficiência, incluindo a população com autismo. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil da população infantil com suspeita de transtorno do espectro autista atendida por um CER-II do Sul do Brasil, levantar fontes, motivos de encaminhamentos, características sociodemográficas, instrumentos psicométricos utilizados nas avaliações e os níveis de diagnóstico recebido. Neste estudo documental retrospectivo, descritivo e exploratório-quantitativo, foram analisados 685 prontuários de usuários com idade de zero a 12 anos, que fizeram avaliação entre 2014 até dezembro de 2017. Os resultados mostraram que a média de idade da amostra é de 5,47 anos, sendo 83,8% do sexo masculino, 42% encontram-se na educação infantil e 59,7% fazem parte de uma família nuclear. Os sinais que mais motivaram encaminhamentos foram os déficits de linguagem (58,8%) e comportamentos externalizantes (56,9%); 30,1% da amostra obtiveram diagnóstico de TEA confirmado e o instrumento mais utilizado foi o ABC (70,5%). Observa-se a efetividade da aplicação do serviço proposto por essa política pública, destacando-se a necessidade de instrumentos qualificados para avaliação do diagnóstico e capacitação continuada para profissionais que nela atuam.

Abstract The CER-II Specialized Rehabilitation Center is a SUS service that works interdisciplinarly in the assessment and rehabilitation of people with disabilities, including the population with autism. This research aimed to characterize the profile of children with suspected autistic spectrum disorder treated by a CER-II from southern Brazil, to survey sources, referral reasons, socio-demographic characteristics, psychometric instruments used in the assessments and the levels of diagnosis received. This retrospective, descriptive and exploratory-quantitative documentary study assessed 685 medical records of users aged 0 to 12 years old who were evaluated between 2014 and December 2017. The results showed that the average age of the sample is 5.47 years; 83.8% are male, 42% are in kindergarten and 59.7% are part of a nuclear family. The signs that most motivated referrals were language deficits (58.8%) and externalizing behaviors (56.9%); 30.1% of the sample had a confirmed ASD diagnosis and the most used instrument was the ABC (70.5%). It is observed the effectiveness of the application of the service proposed by this public policy, highlighting the need for qualified instruments for diagnostic evaluation and continuing training for professionals who work in it.
Descritores: Centros de Reabilitação
Saúde da Criança
Crianças com Deficiência
Políticas Públicas de Saúde
Transtorno do Espectro Autista/diagnóstico
Transtorno do Espectro Autista/epidemiologia
-Transtorno Autístico/diagnóstico
Sistema Único de Saúde
Perfil de Saúde
Brasil
Política de Saúde
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1100392
Autor: Guerra, Bárbara Trevizan; Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida.
Título: Ensino de comportamento verbal elementar por exemplares múltiplos em crianças com autismo / Teaching elementary verbal behavior by multiple exemplar in children with autism / Enseñanza del comportamiento verbal elemental mediante múltiples copias en niños con autismo
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-17, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: No escopo da investigação de sob quais condições ocorre a aprendizagem e a emergência de operantes verbais, diferentes condições de ensino têm sido planejadas. Considerando que a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta frequentemente um repertório de operantes verbais ausente ou fracamente estabelecido, é necessário o estudo do planejamento de intervenções sistemáticas desses repertórios com condições de favorecer não só a aquisição de vocabulário, mas também o seu potencial gerativo de novas funções verbais. O Multiple Exemplar Instruction (MEI) é uma estrutura de ensino que tem demonstrado resultados promissores pela sua capacidade de estabelecer relações entre comportamentos de ouvinte e de falante e gerar novas respostas verbais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do MEI sobre o estabelecimento e integração entre os repertórios de ouvinte e de falante (ecoico, tato e mando). Participaram duas crianças com TEA, com idades de 7 e 8 anos e cuja comunicação era muito restrita e baseada em trocas de figuras. O ensino adotou três conjuntos com três estímulos cada. O ensino com cada conjunto foi realizado separadamente. Ora o ensino consistia no treino de ouvinte baseado em seleção, ora tentativas de ouvinte, ecoico, tato e mando, eram apresentadas de forma rotativa. Sondas múltiplas intercalaram os ensinos e verificaram os efeitos destes sobre o repertório de falante com os demais conjuntos. Os resultados demonstraram um aumento na emissão de respostas de ouvir e falar após o ensino por MEI para os dois participantes, ambos com repertório verbal restrito, mas o procedimento foi mais efetivo para uma das crianças...(AU)

In the scope of research about under what conditions the learning and emergency of verbal operants occurs, different teaching conditions have been planned. Considering that the population with Autistic Spectrum Disorder (ASD) often has a repertoire of verbal operants absent or poorly established, it is necessary to study the planning of systematic interventions in these repertoires with conditions to favor not only vocabulary acquisition, but also their generative potential of new verbal functions. The Multiple Exemplar Instruction (MEI) is a teaching structure that has shown promising results for its ability to establish relationships between listening and speaker behaviors and to generate new verbal responses. The objective of this study was to verify the effects of the MEI on the establishment and integration between the listener repertoires and the speaker (echoic, tact and mand). Two children with ASD, aged between 7 and 8 years old, participated in the study, whose communication was very restricted and based on exchanges of figures. The teaching adopted three sets with three stimuli each. Teaching with each set was carried out separately. The teaching consisted of the training of listener based on selection, sometimes attempts of listener, echoic, tact and mand, were presented in a rotating way. Multiple probes intercalated the teachings and verified the effects of these on the repertoire of speaker with the other sets. The results showed an increase in the emission of listening and speaking responses after MEI teaching for the two participants, both with restricted verbal repertoire, but the procedure was more effective for one of the children...(AU)

El el ámbito de la investigación de en qué condiciones se produce el aprendizaje y la aparición de operantes verbales, se han planificado diferentes condiciones de enseñanza. Teniendo en cuenta que la población con Trastorno del Espectro Autista (TEA) con frecuencia presenta un repertorio de operantes verbales ausentes o débilmente establecidos, es necesario estudiar la planificación de intervenciones sistemáticas en estos repertorios con condiciones para favorecer no solo la adquisición de vocabulario, sino también su potencial generativo de nuevas funciones verbales. La Instrucción Ejemplar Múltiple (MEI) es una estructura de enseñanza que ha mostrado resultados prometedores por su capacidad para establecer relaciones entre los comportamientos del oyente y el hablante y generar nuevas respuestas verbales. El objetivo de este estudio fue verificar los efectos del MEI en el establecimiento e integración entre los repertorios de oyentes y hablantes (eco, tacto y comando). Participaron dos niños con TEA, de 7 y 8 años, cuya comunicación era muy restringida y basada en intercambios de figuras. La enseñanza adoptó tres conjuntos con tres estímulos cada uno. La enseñanza con cada conjunto se llevó a cabo por separado. Algunas veces la enseñanza consistía en entrenar al oyente en base a la selección, a veces los intentos de escuchar, eco, tacto y comando, se presentaban de manera rotativa. Múltiples sondas intercalan las enseñanzas y verifican sus efectos en el repertorio de los hablantes con los otros grupos. Los resultados mostraron un aumento en la emisión de respuestas para escuchar y hablar después de la enseñanza de MEI para ambos participantes, ambos con repertorio verbal restringido, pero el procedimiento fue más efectivo para uno de los niños...(AU)
Descritores: Transtorno Autístico
Ensino
Comportamento Verbal
Transtorno do Espectro Autista
Aprendizagem
-População
Vocabulário
Comportamento
Comunicação
Tutoria
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1128954
Autor: Almeida, Maíra Lopes; Neves, Anamaria Silva.
Título: A popularização diagnóstica do autismo: uma falsa epidemia? / The diagnostic popularization of autism: a false epidemic? / La popularización diagnóstica del autismo: ¿una falsa epidemia?
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e180896, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente, aponta-se que a prevalência de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista é de uma criança para cada sessenta e oito. Diante disso, aventa-se a possibilidade de uma epidemia. Este trabalho tem como objetivo tecer considerações a respeito do aumento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista contemporaneamente. A partir de uma investigação teórica, procurou-se conjecturar hipóteses para esse fenômeno e suas devidas implicações para a prática clínica do psicólogo. Foram realizadas pesquisas em bases de dados como PubMed, Medline e Biblioteca Virtual em Saúde ­ Psicologia Brasil. Os dados epidemiológicos encontrados apontaram para um aumento significativo do diagnóstico nos últimos anos, o que provocou uma questão sobre essa possível epidemia. Esses achados nos fizeram supor que tal aumento se edifique pela articulação entre as perspectivas psiquiátrica e social. A discussão dessa hipótese sustenta, então, que a prática do psicólogo diante da demanda referente ao sofrimento na infância deve ser pautada por um posicionamento ético e por uma clínica atenta ao cuidado...(AU)

Currently, estimates point to the prevalence of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) of one child every sixty-eight. The possibility of an epidemic is considered. This study makes some considerations about the increase in children diagnosed with ASD in the last decades. As a theoretical investigation, we thought of hypotheses for this phenomenon and its implications for the psychology clinical practice and searched databases such as Pubmed, Medline and BVS-PSI. The epidemiological data found indicated a significant increase in diagnosis in recent years, which raised a question about this possible epidemic. These findings have led us to suppose that such an increase is built by the articulation between the psychiatric and social perspectives. Our hypothesis holds that the psychologist's practice for suffering in childhood should be guided by an ethical stance and a clinic attentive to care...(AU)

Currently, estimates point to the prevalence of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) of one child every sixty-eight. The possibility of an epidemic is considered. This study makes some considerations about the increase in children diagnosed with ASD in the last decades. As a theoretical investigation, we thought of hypotheses for this phenomenon and its implications for the psychology clinical practice and searched databases such as Pubmed, Medline and BVS-PSI. The epidemiological data found indicated a significant increase in diagnosis in recent years, which raised a question about this possible epidemic. These findings have led us to suppose that such an increase is built by the articulation between the psychiatric and social perspectives. Our hypothesis holds that the psychologist's practice for suffering in childhood should be guided by an ethical stance and a clinic attentive to care...(AU)
Descritores: Psicologia
Criança
MEDLINE
PubMed
Bibliotecas Digitais
Diagnóstico
Epidemias
Transtorno do Espectro Autista
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1128235
Autor: Corrêa, Vanessa P; Gonzales, Ana I; Besen, Eduarda; Moreira, Emanuelle; Cunha, Josiane da; Paiva, Karina Mary; Haas, Patricia.
Título: Impacto do exercício físico no transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática / Effectiveness of physical exercise in invasive development disorders in autism: a systematic review
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;2(28):89-99, abr.-jun. 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: o transtorno do espectro autista, por vezes denominado como transtornos invasivos do desenvolvimento, apresenta características clínicas centrais que incluem déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório limitado de interesses e atividades. Esse transtorno geralmente está associado ao transtorno do desenvolvimento da coordenação. Objetivo: verificar evidências científicas do impacto do exercício físico no tratamento do indivíduo portador do transtorno do espectro autista, inclusive quanto à coordenação motora e desenvolvimento cognitivo. Métodos: foram realizadas buscas nas bases de dados pubmed, lilacs, scielo e pedro sem restrição de idiomas ou localização e tempo até maio de 2019. A pesquisa foi realizada na base de dados com descritores selecionados a partir do dicionário descritores em ciências da saúde (decs) medical subject heading terms (mesh)[(autistic disorder) and (asperger syndrome) and (exercise) and (cognition)], tendo como critério de inclusão o fato de tratarem-se de estudos com o uso de exercício físico. Foi verificada a qualidade metodológica dos artigos incluídos através do protocolo modificado de pithon. Resultados: foram identificados 655 artigos, dos quais soment e 7 cumpriram os critérios de inclusão estabelecidos. Cada um dos estudos retratou abordagens distintas dos exercícios físicos, sendo aeróbios, de força, aquáticos, ou com uso de tecnologias. A quantidade e duração das sessões dos exercícios variaram de estudo para estudo. Conclusão: os programas de exercícios físicos trazem benefícios em diversos aspectos dos pacientes. Os programas de exercícios no meio aquático aparentemente se mostraram os mais eficazes. Abre-se, assim, uma lacuna na literatura para novos estudos que busquem explicações para esses resultados...(AU)

Introduction: autism spectrum disorder, sometimes referred to as invasive dev elop mental disorders, has central clinical characteristics that include qualitative deficits in so cial in teraction and communication, repetitive and stereotyped behavior patterns and a limited reperto ire of in terest s and activities. This disorder is usually associated with developmental coordination diso rder. Objective: to verify scientific evidence of the impact of physical exercise on the treatment of individuals wit h autism spectrum disorder, including motor coordination and cognitive development. Metho ds: s earches were carried out in the pubmed, lilacs, scielo and pedro databases without restriction of languages o r lo cation and time until may 2019. The research was carried out in the database with descriptors selected fro m the health sciences descriptors dictionary ( decs) medical subject heading terms (mesh) [(autistic disorder) and (asperger syndrome) and (exercise) and (cognition)], having as inclusion criteria the fact that t hey are studies with the use of physical exercise. The methodological quality of the articles included was verified through the modified pithon protocol. Results: 655 articles were identified, o f wh ich o nly 7 m et t he established inclusion criteria. Each of the studies portrayed different approaches to phy sical ex ercises, being aerobic, strength, aquatic, or using technologies. The number and duration o f ex ercise sessio ns varied from study to study. Conclusion: physical exercise programs have benefits in sev eral asp ects o f patients. The exercise programs in the aquatic environment hav e ap paren tly p roved t o be t h e m ost effective. Thus, a gap in the literature opens up for new studies that seek explanations for these results...(AU)
Descritores: Comportamento Estereotipado
Exercício Físico
Comunicação
Síndrome de Asperger
PubMed
Transtorno do Espectro Autista
LILACS
Relações Interpessoais
Literatura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



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