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Id: biblio-1056953
Autor: Rocha, Carla Cecília; Souza, Sara Mariane Velasques de; Costa, André Felipe; Portes, João Rodrigo Maciel.
Título: O perfil da população infantil com suspeita de diagnóstico de transtorno do espectro autista atendida por um Centro Especializado em Reabilitação de uma cidade do Sul do Brasil / The profile of the child population with suspected diagnosis of autism spectrum disorder attended by a Specialized Rehabilitation Center in a southern Brazilian city
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290412, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Centro Especializado em Reabilitação (CER-II) é um serviço do SUS que trabalha interdisciplinarmente na avaliação e reabilitação de pessoas com deficiência, incluindo a população com autismo. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil da população infantil com suspeita de transtorno do espectro autista atendida por um CER-II do Sul do Brasil, levantar fontes, motivos de encaminhamentos, características sociodemográficas, instrumentos psicométricos utilizados nas avaliações e os níveis de diagnóstico recebido. Neste estudo documental retrospectivo, descritivo e exploratório-quantitativo, foram analisados 685 prontuários de usuários com idade de zero a 12 anos, que fizeram avaliação entre 2014 até dezembro de 2017. Os resultados mostraram que a média de idade da amostra é de 5,47 anos, sendo 83,8% do sexo masculino, 42% encontram-se na educação infantil e 59,7% fazem parte de uma família nuclear. Os sinais que mais motivaram encaminhamentos foram os déficits de linguagem (58,8%) e comportamentos externalizantes (56,9%); 30,1% da amostra obtiveram diagnóstico de TEA confirmado e o instrumento mais utilizado foi o ABC (70,5%). Observa-se a efetividade da aplicação do serviço proposto por essa política pública, destacando-se a necessidade de instrumentos qualificados para avaliação do diagnóstico e capacitação continuada para profissionais que nela atuam.

Abstract The CER-II Specialized Rehabilitation Center is a SUS service that works interdisciplinarly in the assessment and rehabilitation of people with disabilities, including the population with autism. This research aimed to characterize the profile of children with suspected autistic spectrum disorder treated by a CER-II from southern Brazil, to survey sources, referral reasons, socio-demographic characteristics, psychometric instruments used in the assessments and the levels of diagnosis received. This retrospective, descriptive and exploratory-quantitative documentary study assessed 685 medical records of users aged 0 to 12 years old who were evaluated between 2014 and December 2017. The results showed that the average age of the sample is 5.47 years; 83.8% are male, 42% are in kindergarten and 59.7% are part of a nuclear family. The signs that most motivated referrals were language deficits (58.8%) and externalizing behaviors (56.9%); 30.1% of the sample had a confirmed ASD diagnosis and the most used instrument was the ABC (70.5%). It is observed the effectiveness of the application of the service proposed by this public policy, highlighting the need for qualified instruments for diagnostic evaluation and continuing training for professionals who work in it.
Descritores: Centros de Reabilitação
Saúde da Criança
Crianças com Deficiência
Políticas Públicas de Saúde
Transtorno do Espectro Autista/diagnóstico
Transtorno do Espectro Autista/epidemiologia
-Transtorno Autístico/diagnóstico
Sistema Único de Saúde
Perfil de Saúde
Brasil
Política de Saúde
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1100392
Autor: Guerra, Bárbara Trevizan; Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida.
Título: Ensino de comportamento verbal elementar por exemplares múltiplos em crianças com autismo / Teaching elementary verbal behavior by multiple exemplar in children with autism / Enseñanza del comportamiento verbal elemental mediante múltiples copias en niños con autismo
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-17, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: No escopo da investigação de sob quais condições ocorre a aprendizagem e a emergência de operantes verbais, diferentes condições de ensino têm sido planejadas. Considerando que a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta frequentemente um repertório de operantes verbais ausente ou fracamente estabelecido, é necessário o estudo do planejamento de intervenções sistemáticas desses repertórios com condições de favorecer não só a aquisição de vocabulário, mas também o seu potencial gerativo de novas funções verbais. O Multiple Exemplar Instruction (MEI) é uma estrutura de ensino que tem demonstrado resultados promissores pela sua capacidade de estabelecer relações entre comportamentos de ouvinte e de falante e gerar novas respostas verbais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do MEI sobre o estabelecimento e integração entre os repertórios de ouvinte e de falante (ecoico, tato e mando). Participaram duas crianças com TEA, com idades de 7 e 8 anos e cuja comunicação era muito restrita e baseada em trocas de figuras. O ensino adotou três conjuntos com três estímulos cada. O ensino com cada conjunto foi realizado separadamente. Ora o ensino consistia no treino de ouvinte baseado em seleção, ora tentativas de ouvinte, ecoico, tato e mando, eram apresentadas de forma rotativa. Sondas múltiplas intercalaram os ensinos e verificaram os efeitos destes sobre o repertório de falante com os demais conjuntos. Os resultados demonstraram um aumento na emissão de respostas de ouvir e falar após o ensino por MEI para os dois participantes, ambos com repertório verbal restrito, mas o procedimento foi mais efetivo para uma das crianças...(AU)

In the scope of research about under what conditions the learning and emergency of verbal operants occurs, different teaching conditions have been planned. Considering that the population with Autistic Spectrum Disorder (ASD) often has a repertoire of verbal operants absent or poorly established, it is necessary to study the planning of systematic interventions in these repertoires with conditions to favor not only vocabulary acquisition, but also their generative potential of new verbal functions. The Multiple Exemplar Instruction (MEI) is a teaching structure that has shown promising results for its ability to establish relationships between listening and speaker behaviors and to generate new verbal responses. The objective of this study was to verify the effects of the MEI on the establishment and integration between the listener repertoires and the speaker (echoic, tact and mand). Two children with ASD, aged between 7 and 8 years old, participated in the study, whose communication was very restricted and based on exchanges of figures. The teaching adopted three sets with three stimuli each. Teaching with each set was carried out separately. The teaching consisted of the training of listener based on selection, sometimes attempts of listener, echoic, tact and mand, were presented in a rotating way. Multiple probes intercalated the teachings and verified the effects of these on the repertoire of speaker with the other sets. The results showed an increase in the emission of listening and speaking responses after MEI teaching for the two participants, both with restricted verbal repertoire, but the procedure was more effective for one of the children...(AU)

El el ámbito de la investigación de en qué condiciones se produce el aprendizaje y la aparición de operantes verbales, se han planificado diferentes condiciones de enseñanza. Teniendo en cuenta que la población con Trastorno del Espectro Autista (TEA) con frecuencia presenta un repertorio de operantes verbales ausentes o débilmente establecidos, es necesario estudiar la planificación de intervenciones sistemáticas en estos repertorios con condiciones para favorecer no solo la adquisición de vocabulario, sino también su potencial generativo de nuevas funciones verbales. La Instrucción Ejemplar Múltiple (MEI) es una estructura de enseñanza que ha mostrado resultados prometedores por su capacidad para establecer relaciones entre los comportamientos del oyente y el hablante y generar nuevas respuestas verbales. El objetivo de este estudio fue verificar los efectos del MEI en el establecimiento e integración entre los repertorios de oyentes y hablantes (eco, tacto y comando). Participaron dos niños con TEA, de 7 y 8 años, cuya comunicación era muy restringida y basada en intercambios de figuras. La enseñanza adoptó tres conjuntos con tres estímulos cada uno. La enseñanza con cada conjunto se llevó a cabo por separado. Algunas veces la enseñanza consistía en entrenar al oyente en base a la selección, a veces los intentos de escuchar, eco, tacto y comando, se presentaban de manera rotativa. Múltiples sondas intercalan las enseñanzas y verifican sus efectos en el repertorio de los hablantes con los otros grupos. Los resultados mostraron un aumento en la emisión de respuestas para escuchar y hablar después de la enseñanza de MEI para ambos participantes, ambos con repertorio verbal restringido, pero el procedimiento fue más efectivo para uno de los niños...(AU)
Descritores: Transtorno Autístico
Ensino
Comportamento Verbal
Transtorno do Espectro Autista
Aprendizagem
-População
Vocabulário
Comportamento
Comunicação
Tutoria
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo Observacional
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-958103
Autor: Nascimento, Yanna Cristina Moraes Lira; Castro, Cintia Soares Cruz de; Lima, José Leandro Ramos de; Albuquerque, Maria Cicera dos Santos de; Bezerra, Daniele Gonçalves.
Título: Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na estratégia saúde da família / Trastorno del espectro autista: detección precoz del enfermero en la estrategia salud de la familia / Autistic spectrum disorder: early detection by family health strategy nurses
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e25425, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo identificar a atuação do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista em crianças. Método pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa realizada numa capital do Nordeste, Brasil. Participaram 10 enfermeiros efetivos, concursados e em exercício na Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados ocorreu em 2014 por meio de entrevista individual, observação direta e diário de campo. Material tratado pela análise temática, interpretado pelo referencial das Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Resultados foram áreas temáticas: percepção, estratégias e intervenções do enfermeiro sobre sinais e sintomas; dificuldades relatadas à detecção precoce; construção do conhecimento sobre a temática; e sentimentos dos profissionais ao acompanharem crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclusão enfermeiros da Estratégia Saúde da Família apresentaram deficiências na detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista em crianças.

Objetivo identificar la actuación del enfermero de Estrategia Salud de la Familia en la detección precoz del Trastorno del Espectro Autista en niños. Método investigación descriptiva, exploratoria, cualitativa, realizada en capital del Noreste brasileño. Participaron 10 enfermeros efectivos, concursados y en ejercicio en la Estrategia Salud de la Familia. Datos recolectados en 2014 mediante entrevista individual, observación directa y registro de servicio. Material tratado por análisis temático, interpretado por referencial de Directrices de Atención a la Rehabilitación de la Persona con Trastorno del Espectro Autista. Resultados las áreas temáticas fueron: percepción, estrategias e intervenciones del enfermero ante señales y síntomas; dificultades informadas en la detección precoz; construcción de conocimiento sobre la temática; y sentimientos de los profesionales al trabajar con niños con Trastorno del Espectro Autista. Conclusión los enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia muestran deficiencias para detectar precozmente el Trastorno del Espectro Autista en niños.

Objective to identify the role of Family Health Strategy nurses in the early detection of Autistic Spectrum Disorder in children. Method descriptive, exploratory, qualitative research carried out in a capital city in the Northeast region of Brazil. The participants were 10 nurses who took a test to have a permanent job and work in the Family Health Strategy. Data collection took place in 2014 through individual interview, direct observation, and field diary. Thematic analysis was used, with data interpreted by the framework of the Guidelines for Rehabilitation Care of Autistic Spectrum Disorder Patients. Results the thematic areas were: perception, strategies and interventions of nurses on symptoms and signs; difficulties related to early detection; construction of knowledge on the subject; and professionals' feelings when accompanying children with the Autistic Spectrum Disorder. Conclusion the Family Health Strategy nurses had deficiencies in the early detection of the Autistic Spectrum Disorder in children.
Descritores: Transtorno Autístico
Cuidado da Criança
Intervenção Educacional Precoce
Estratégia Saúde da Família
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1143836
Autor: Ates-Sahinkaya, Nur; Acar-Tek, Nilüfer; Digüzel, Emre.
Título: The association between maternal features and nutritional problems in children with autism spectrum disorder / Associação entre características maternas e problemas nutricionais em crianças com transtorno do espectro do autismo
Fonte: Rev. Nutr. (Online);33:e190217, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective In the literature, there is almost no data on the relationship between autistic children's nutritional problems and their mothers' demographic and nutritional characteristics. Therefore, this study aimed to evaluate whether there was a relationship between maternal features and nutritional problems in autistic children. Methods This study was conducted with the participation of 58 autistic children (6-19 years) and their mothers. Descriptive data were obtained with a general questionnaire. For the evaluation of children's nutritional status, anthropometric measurements and 24-hour dietary recall were used. Also, the Brief Autism Mealtime Behavior Inventory and ORTO-15 questionnaires were used to evaluate the meal behavior of children and orthorexia tendency of mothers, respectively. Results No significant correlation was found between the Brief Autism Mealtime Behavior Inventory scores in children of mothers with high and low orthorexia tendency. There were also no statistically significant differences between the children of mothers with high and low educational level in terms of Brief Autism Mealtime Behavior Inventory scores. Only the dietary vitamin B6 intake was significantly higher in the children of mothers with high educational level. Maternal age was associated with the dietary energy and protein intake, unlike, maternal orthorexia tendency was not associated with the nutritional status and meal behavior of children. The abdominal pain experience in the last one month was found to be significantly higher in the children of employed mothers than children of unemployed mothers. Conclusion It is thought that the maternal characteristics are not effective on meal behavior in children and also maternal age and educational status have a very limited effect on the nutritional status of children.

RESUMO Objetivo Na literatura, quase não existem dados sobre a relação entre os problemas nutricionais de crianças autistas e as características demográficas e nutricionais de suas mães. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar se havia relação entre características maternas e problemas nutricionais em crianças autistas. Métodos Este estudo foi realizado com a participação de 58 crianças autistas (6-19 anos) e suas mães. Os dados descritivos foram obtidos em questionário geral. Para a avaliação do estado nutricional das crianças, medidas antropométricas e rec24h foram utilizados. Além disso, os questionários Brief Autism Mealtime Behavior Inventory e ORTO-15 foram utilizados para avaliar o comportamento alimentar das crianças e a tendência à ortorexia das mães, respectivamente. Resultados Não foi encontrada correlação significativa entre os escores do Brief Autism Mealtime Behavior Inventory nos filhos de mães com alta e baixa tendência à ortorexia. Também não houve diferenças estatisticamente significativas entre os filhos de mães com nível educacional alto e baixo em termos de pontuação no Brief Autism Mealtime Behavior Inventory. Somente a ingestão alimentar de vitamina B6 foi significativamente maior nos filhos de mães com alto nível educacional. A idade materna foi associada à ingestão energética e proteica, diferentemente da tendência à ortorexia materna, não associada ao estado nutricional e ao comportamento das refeições. A experiência de dor abdominal no último mês foi significativamente maior nos filhos de mães que trabalham do que nos filhos de mães que não trabalham. Conclusão Acredita-se que as características maternas não influenciam o comportamento alimentar das crianças e também que a idade e o estado educacional da mãe têm um efeito muito limitado no estado nutricional das crianças.
Descritores: Transtorno Autístico
Escolaridade
Nutrição Materna
-Refeições
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Souza, Airle Miranda de
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Id: biblio-977311
Autor: Nobre, Diana da Silva; Souza, Airle Miranda de.
Título: Vivências de pais e/ou cuidadores de crianças com autismo em um serviço de plantão psicológico / Vivencias de los padres y/o cuidadores de niños con autismo en un servicio de guardia psicológico / Experiences of parents and / or caregivers of autistic children in a psychological service
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e22706, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo desvelar as vivências trazidas por pais e/ou cuidadores de crianças com autismo em um serviço de Plantão Psicológico. Método estudo descritivo, qualitativo de inspiração fenomenológica, realizado com seis pais/cuidadores em uma Organização não Governamental localizada em Belém, Pará, Brasil. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista e versão de sentido. A análise dos dados foi realizada por meio da formação de eixos de significados, após análise dos pontos convergentes presentes nas versões de sentido. Resultados encontrou-se a formação de três eixos de significação, a saber: "luto diante do diagnóstico de autismo"; "dificuldades com os cuidados com a criança" e "isolamento social". Conclusão as histórias e demandas que levaram os pais e/ou cuidadores de crianças com autismo a procurar o plantão psicológico apresentaram singularidades, contudo o luto diante do diagnóstico, as dificuldades com os cuidados com as crianças e o isolamento social foram eixos comuns que compartilharam.

Objetivo desvelar las vivencias traídas por los padres y/o cuidadores de niños con autismo en un servicio de Guardia Psicológico. Método estudio descriptivo, cualitativo, de inspiración fenomenológico, realizado con seis padres/cuidadores en una Organización no Gubernamental localizada en Belém, Pará, Brasil. Para la recolecta de datos, se realizaron entrevistas y la versión de sentido. El análisis de los datos fue realizado a través de la formación de ejes de significados, posterior al análisis de los puntos convergentes presentes en las versiones de sentido. Resultados se detectó la formación de tres ejes de significados: "el luto frente al diagnóstico de autismo"; "las dificultades con los cuidados con el niño" y "el aislamiento social". Conclusión las historias y demandas que llevaron a los padres y/o cuidadores de niños con autismo a buscar el servicio de guardia psicológica, presentaron singularidades, sin embargo, el luto frente al diagnóstico, las dificultades con los cuidados con los niños y el aislamiento social, fueron ejes comunes presentes entre los entrevistados.

Objective to reveal the experiences of parents and / or caregivers of children with autism in a Psychological Service. Method a descriptive, qualitative study with phenomenological inspiration, carried out with six parents / guardians by a nongovernmental organization located in Belém, Pará, Brazil. An interview and the versions of meaning were used for data collection. After analyzing the convergent points present in the versions of meaning, the analysis of the data was performed through the formation of three themes of meanings. Results There was a formation of three themes of meaning: "mourning due to the diagnosis of autism"; "Difficulties with childcare" and "social isolation". Conclusion the stories and needs that led parents and / or caregivers of the children with autism to seek psychological services present singularities, however mourning due to the diagnosis of autism, difficulties with childcare and social isolation were the commonly shared themes.
Descritores: Psicologia Clínica
Transtorno Autístico/diagnóstico
Cuidadores
-Pais
Isolamento Social/psicologia
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Transtornos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Lajonquière, Leandro de
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Id: biblio-1039834
Autor: Lajonquière, Leandro de.
Título: As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo / Los niños, la educación y los sueños adultos en tempos de autismo / Children, education and adult dreams in times of autism
Fonte: Estilos clín;24(1):41-52, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O imaginário pedagógico contemporâneo estrutura-se em torno de um personagem chamado autista. Trata-se de um ser ficcional que não deve ser confundido com nenhuma criança autista em particular. Isso permite afirmar que vivemos em tempos de autismo que entranham um empobrecimento da vida cotidiana com as crianças de carne e osso. Embora não se possa afirmar o caráter patogênico desse empobrecimento educativo à maneira de um vírus ou conforme o raciocínio determinista clássico "causa-efeito", propomos pensar o imaginário atual como uma espécie de caldo de cultura no interior do qual cada criança confronta-se com o desafio de conquistar por si e para si um lugar de sujeito de palavra numa história mais ou menos aberta para o futuro. A criança bem pode virar vítima de um mal-entendido educativo e assim vir a ficar em certa medida à deriva no mundo. Talvez, pois isso não pode ser sabido, mais de uma criança autista esteja a testemunhar de semelhante infortúnio.

El imaginario pedagógico contemporáneo se estructura en torno a un personaje llamado autista. Tratase de un ser imaginario que no debe confundirse con ningún niño autista en particular. Esto permite afirmar que vivimos en tiempos de autismo que entrañan un empobrecimiento de la vida cotidiana con los niños de carne y hueso. Aunque no se puede afirmar el carácter patogénico del empobrecimiento educativo a la manera de un virus o del esquema determinista clásico causa-efecto, proponemos pensar como una especie de caldo de cultivo en el interior del cual todo niño se depara con el desafío de conquistar por sí y para sí un lugar de sujeto de palabra en una historia abierta al futuro. El niño bien puede padecer de un malentendido educativo en su calidad de niño autista.

The contemporary pedagogical imaginary is structured around a character called autistic. It is a fictional being that should not be confused with any particular autistic child. This allows us to affirm that we live in times of autism that entail an impoverishment of everyday life with the children of flesh and blood. Although the pathogenic nature of this educational impoverishment cannot be affirmed in the manner of a virus or according to the classical deterministic logic "cause-effect", we propose to think of the present imaginary as a kind of breeding ground within which each child confronts the challenge of conquering by him or herself and for him or herself a place of speech in a history somewhat open to the future. The child may become the victim of an educational misunderstanding and thus become somewhat adrift in the world. Perhaps, as this cannot be known, more than one autistic child is witnessing to such misfortune.
Descritores: Psicanálise
Transtorno Autístico/psicologia
Educação
-Imaginação
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1039838
Autor: Souza, Ana Paula Ramos de; Hoogstraten, Antônia Motta Roth Jobim van; Rechia, Inâe Costa; Silva, Maria Fernanda Almeida; Nunes, Sabrina Felin; Santos, Tamires Dias dos.
Título: Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psí­quico / Lenguaje, cognición y psiquismo: análisis del brincar de dos bebés con histórico de sufrimiento psí­quico / Language, cognition and psychism: analysis of the playing of two babies with history of psychic suffering
Fonte: Estilos clín;24(1):84-97, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: ste artigo analisa a evolução linguística e cognitiva de dois bebês em sofrimento psíquico, um deles com risco para estruturação autista e outro não autista, e compara dois instrumentos de identificação do risco psíquico, os Indicadores Clínicos de Risco/Referência ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). A análise do brincar evidenciou atraso de linguagem e cognitivo em ambos os casos, sendo esse atraso mais importante no caso de risco para autismo. O IRDI conseguiu diferenciar melhor a direção da estruturação psíquica do que o M-CHAT.

Este trabajo tiene como objetivo analizar la evolución lingüística y cognitiva de dos niños en sufrimiento psíquico, uno de ellos en riesgo de autismo y otro en riesgo de una estructura no autista, y comparar dos instrumentos de identificación del riesgo psíquico, los Indicadores Clínicos de Riesgo para el Desarrollo Infantil (IRDI) y la Lista de Verificación Modificada para el Autismo en Niños Pequeños (M-CHAT). El análisis del juego mostró un retraso cognitivo y en el lenguaje en ambos casos, siendo este retraso más importante en el caso de riesgo de autismo. Los IRDI lograron diferenciar mejor la dirección de estructuración psíquica que la M-CHAT.

This paper aims to analyze the linguistic and cognitive evolution of two babies in psychic suffering, one of them at risk for autism and the other one with non-autistic structuring, and compares two instruments of identification of psychic risk, the Clinical Indicators of Risk/Reference to Child Development (IRDI) and the Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). The analysis of playing showed a delay in language and cognitive in both cases, being this delay more important in the case of risk for autism. IRDI managed to better differentiate the direction of psychic structuring than M-CHAT.
Descritores: Transtorno Autístico/psicologia
Estresse Psicológico/psicologia
Desenvolvimento Infantil
-Jogos e Brinquedos/psicologia
Psicanálise/instrumentação
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Humanos
Lactente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1039840
Autor: Bonilha, Fernanda Cintra do Prado Pereira.
Título: Direção de tratamento para um "corpo-espinho": considerações sobre o desejo de analista / Dirección de tratamiento para un "cuerpo-espín": consideraciones sobre el deseo del analista / Direction of the treatment for a "hedge-body": considerations on the desire of the analyst
Fonte: Estilos clín;24(1):111-120, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O desejo de analista é uma questão fundamental à psicanálise e preciosa àqueles que se iniciam em sua prática. Este trabalho se debruça sobre o desejo de analista a fim de encontrar uma direção de tratamento para uma criança psicótica. Diante do imperativo ético de o analista se abster de seu desejo próprio frente ao analisante, haveria uma especificidade do desejo de analista na clínica com crianças e, particularmente, com crianças autistas e psicóticas?

El deseo de analista es una cuestión fundamental al psicoanálisis y valiosa para aquellos que se inician en su práctica. Este trabajo examina el deseo de analista con el objetivo de encontrar una forma de tratamiento a un niño psicótico. Ante el imperativo ético del analista abstenerse de su propio deseo frente al analizante, ¿habría una especificidad del deseo de analista en la clínica con niños, más específicamente con niños autistas y psicóticos?

The desire of the analyst is a fundamental issue to psychoanalysis and precious to those who are in the beginning of their practice. This paper explores this desire with the intent to find a direction of treatment for a psychotic child. Before the analyst ethical imperative to abstain their own desire vis-a-vis with the analysand, would there be certain specificity on the desire of the analyst in a clinic with children, particularly with autistic and psychotic children?
Descritores: Psicanálise
Transtornos Psicóticos/terapia
Transtorno Autístico/terapia
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1130831
Autor: Almeida, Maíra Lopes; Neves, Anamaria Silva.
Título: Elements for a psychoanalytic listening of the family of children diagnosed with autism / A escuta psicanalítica da família frente ao diagnóstico de autismo da criança
Fonte: Agora (Rio J.);23(3):99-108, set.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este trabalho investiga a escuta da família face ao diagnóstico de autismo da criança. Realizou-se a construção de caso clínico de uma família composta pelo casal parental, o filho adolescente, e Ícaro, três anos de idade, diagnosticado com autismo. A discussão do caso é ancorada nas premissas teóricas da clínica de família e enfatiza o tom afetivo melancólico que se estabelece em uma relação particular com o diagnóstico. A escuta do grupo familiar permitiu acessar a função psíquica que o diagnóstico pôde assumir à medida que passou a servir de barreira defensiva ao sofrimento e ao desamparo frente às perdas vivenciadas pela família.

Abstract: This work investigates a psychoanalytic listening of the family of children diagnosed with autism. The article presents the theoretical premises of the family clinic, followed by the clinical case and the case discussion. It is a family composed of the parental couple, the teenage son, and Ícaro, three years old, diagnosed with autism. The family experienced many losses, presenting a melancholic affective tone and establishing a particular relationship with the diagnoses. The psychoanalytic listening allows us to access the possible psychic function that the diagnosis can assume, in this specific case, a defensive barrier to suffering the losses experienced by the family.
Descritores: Psicanálise
Transtorno Autístico
Criança
-Diagnóstico
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1101324
Autor: Costa, Malena Russelakis Carneiro; Souza, Carlos Barbosa Alves de.
Título: Aquisição de intraverbais em crianças com autismo: efeitos do pareamento de estímulos e respostas ecoicas / Intraverbal acquisition in autistic children: effects of stimulus pairing and echoic responses / Acquisition du comportement intraverbal chez des enfants autistes: effets de l'appariement des stimuli et des réponses échoïques / Adquisición de intraverbales en niños con autismo: efectos del emparejamiento de estímulos y respuestas ecoicas
Fonte: Psicol. USP;31:e190061, 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O ensino de intraverbais para indivíduos com autismo tem sido realizado, principalmente, através de procedimentos que envolvem reforçamento diferencial. Recentemente, o procedimento de observação de pareamento de estímulos (SPOP) surgiu enquanto alternativa para verificar a emergência de repertórios verbais. O SPOP implica o pareamento de estímulos sem exigir outra resposta que a observação do pareamento. O ecoico tem sido apontado como facilitador na emergência de operantes verbais. O presente estudo comparou, com um delineamento de sondas múltiplas concorrentes com tratamento alternado adaptado, a eficácia do SPOP com um procedimento de apresentação contígua de estímulos com requisição de resposta ecoica na emergência de intraverbais em três crianças com autismo. Observou-se a eficácia do SPOP na indução de intraverbais e verificou-se o papel facilitador do ecoico. Discutem-se possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, da extinção de respostas no contexto experimental e da utilização de reforçadores condicionados como parte do SPOP.

Abstract Intraverbals have been taught to individuals with autism primarily through procedures involving differential reinforcement. Recently, Stimulus Pairing Observation Procedure (SPOP) emerged as an alternative to verify the emergence of verbal repertoires. The SPOP consists in the simultaneous presentation of two stimuli and requires only the observation response by the participant. The echoic behavior had been pointed out as a mediator in the emergence of verbal operants. This study compared the efficacy of the SPOP and of a contiguous stimulus presentation procedure with an echoic response requirement in emergence of intraverbals in three children with autism by using a concurrent multiple probe design with an adapted alternating treatment. The results showed the SPOP's efficacy for intraverbals induction and suggested a facilitating role of the echoic. A possible carry-over effect between treatments, extinction in the experimental context and the use of conditioned reinforcers in SPOP are discussed.

Résumé L'enseignement de l'intraverbal chez des individus autistes a été principalement réalisé avec des procédures impliquant le renforcement différentiel. Plus récemment, la Procédure d'Observation de Paires des Stimuli (SPOP en anglais) s'est imposée comme alternative pour vérifier l'émergence de répertoires verbaux. Le SPOP implique l'appariement des stimuli sans exiger d'autre réponse que l'observation des paires. Par ailleurs, l'échoïque a été signalé comme facilitateur de l'émergence d'opérants verbaux. Nôtre étude a comparé, avec un plan expérimental de sondes multiples concurrents et traitements alternés adapté, l'efficacité du SPOP en comparaison à une procédure de présentation du stimulus contigu avec réponse échoïque dans l'émergence du comportement intraverbal chez trois enfants autistes. Nous avons pu observer l'efficacité du SPOP dans l'induction de l'intraverbal ainsi qu'un rôle facilitateur de l'échoïque. Nous discutons les effets possibles de l'interférence entre traitements, de l'extinction de réponses dans le contexte expérimental, et de l'emploi de renforçateurs conditionnés dans le cadre du SPOP.

Resumen La enseñanza de intraverbales a autistas se ha realizado principalmente a través de procedimientos con refuerzo diferencial. Más recientemente, el procedimiento de observación de emparejamiento de estímulo (POEE) surgió como alternativa para verificar la emergencia de repertorios verbales. El POEE implica el emparejamiento de estímulos, sin exigir otra respuesta que la observación del emparejamiento. El ecoico se considera facilitador en la emergencia de operantes verbales. Este estudio comparó, desde un delineamiento de sondas múltiples con tratamiento alternado adaptado, la eficacia del POEE con un procedimiento de presentación de estímulo contiguo solicitante de respuesta ecoica en la emergencia de intraverbales en tres niños autistas. El POEE fue eficaz en la inducción de intraverbales, y el ecoico tuvo un papel facilitador. Se discuten los posibles efectos de interferencia de los tratamientos, de la extinción de respuestas en el contexto experimental y de la utilización de reforzadores condicionados como parte del POEE.
Descritores: Reforço Psicológico
Transtorno Autístico/psicologia
Técnicas de Observação do Comportamento
Limites: Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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