Base de dados : LILACS
Pesquisa : F03.625.164.113.500 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 844 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 85 ir para página                         

  1 / 844 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1249608
Autor: Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia OcupacionalKamita, Mariana Keiko; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia OcupacionalSilva, Liliane Aparecida Fagundes; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia OcupacionalMatas, Carla Gentile.
Título: Potenciais evocados auditivos corticais no transtorno do espectro do autismo: revisão sistemática / Cortical auditory evoked potentials in autism spectrum disorder: a systematic review
Fonte: CoDAS;33(2):e20190207, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar e analisar quais são os achados característicos dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais (PEAC) em crianças e/ou adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em comparação do desenvolvimento típico, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Estratégia de pesquisa Após formulação da pergunta de pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura em sete bases de dados (Web of Science, Pubmed, Cochrane Library, Lilacs, Scielo, Science Direct, e Google acadêmico), com os seguintes descritores: transtorno do espectro autista (autism spectrum disorder), transtorno autístico (autistic disorder), potenciais evocados auditivos (evoked potentials, auditory), potencial evocado P300 (event related potentials, P300) e criança (child). A presente revisão foi cadastrada no Próspero, sob número 118751. Critérios de seleção Foram selecionados estudos publicados na integra, sem limitação de idioma, entre 2007 e 2019. Análise dos dados: Foram analisadas as características de latência e amplitude dos componentes P1, N1, P2, N2 e P3 presentes nos PEAC. Resultados Foram localizados 193 estudos; contudo 15 estudos contemplaram os critérios de inclusão. Embora não tenha sido possível identificar um padrão de resposta para os componentes P1, N1, P2, N2 e P3, os resultados da maioria dos estudos demonstraram que indivíduos com TEA podem apresentar diminuição de amplitude e aumento de latência do componente P3. Conclusão Indivíduos com TEA podem apresentar respostas diversas para os componentes dos PEAC, sendo que a diminuição de amplitude e aumento de latência do componente P3 foram as características mais comuns.

ABSTRACT Purpose To identify and analyze what are the characteristic findings of Cortical Auditory Evoked Potentials (CAEP) in children and / or adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) compared to typical development, through a systematic literature review. Research strategies Based on the formulation of a research question, a bibliographic survey was carried out in seven databases (Web of Science, Pubmed, Cochrane Library, Lilacs, Scielo, Science Direct, and Google Sholar), with the following descriptors: autism spectrum disorder (transtorno do espectro autista), autistic disorder (transtorno autístico), evoked potentials, auditory (potenciais evocados auditivos), event related potentials, P300 (potencial evocado P300) e child (criança). This review was registered in Prospero, under number 118751. Selection criteria Were selected articles published, without language limitation, between 2007 and 2019. Data analysis The characteristics of the latency and amplitude aspects of the P1, N1, P2, N2 and P3 components present in the CAEP. Results 193 studies were located; however, 15 original articles were included the inclusion criteria for this study. Although it has not been possible to identify any pattern of response for the P1, N1, P2 and N2 components, the results of the selected studies have demonstrated that individuals with ASD may present a decrease in amplitude and increase in latency of the P3 component. Conclusion Individuals with ASD may present different responses to the components of the CAEP, and the decrease of the amplitude and increase of the latency of the P3 component were the most common characteristics.
Descritores: Transtorno Autístico
Transtorno do Espectro Autista
-Tempo de Reação
Estimulação Acústica
Inquéritos e Questionários
Potenciais Evocados Auditivos
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1337504
Autor: Vieira, Talasca Flávio; Carvalho, Antonia Vanda de; Veloso, Luanda Andrade; Malaquias, Jessica Helena Vaz.
Título: A família diante da experiência de enfrentamento dos transtornos do espectro autista: uma visão subjetiva / The family facing the esperience of the autism spectrum disorder: a subjetive approach / La familia ante la experiencia de affrontamiento del tronstorno del espectro autista: una visión subjetiva
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;11(1):182-200, jan-abr.2020. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo aborda a experiência subjetiva de famílias em cujo núcleo há membros diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo foi apresentar as experiências e as iniciativas adotadas por estas famílias no enfrentamento desse tipo de transtorno. Buscou-se estabelecer um diálogo entre tais contextos familiares e estudos recentes, bem como aprofundar a compreensão de aspectos da dimensão subjetiva desses contextos familiares, de forma a prestar uma contribuição a um tema de alta relevância para o equilíbrio familiar e a saúde psíquica dos cuidadores. Para a construção das informações sobre a temática, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que levaram a uma visão comum das experiências e situações estressoras. Verificou-se que diferentes estratégias de enfrentamento podem favorecer o equilíbrio de forças no âmbito familiar, com reflexos na melhor qualidade de vida do principal cuidador (AU).

The present study aims to approach the subjective perception of families which children were affected by the Autistic Spectrum Disorder (ASD). The objective is to review the daily experiences and initiatives taken by these families in dealing with this kind of disorder. It was pursued a connection between family contexts and recent studies, in order to enhance the comprehension of top subjective issues and, therefore, to enlarge the knowledge of relevant aspects which impact the familiar harmony and the caregivers health. The qualitative method approach was employed, and the semi-structured interview was used as key instrument, in order to build the information on the thematic, which leads to a common view of the difficulties and strategies. It was identified that different coping strategies may contribute for the balance of family forces, with a better quality of caregiver's life (AU).

El presente estudio aborda la experiencia subjetiva de familias en cuyo núcleo hay niños que han sido diagnosticados con el trastorno del espectro del autismo. El objetivo es conocer las experiencias diarias y iniciativas de las familias con el afrontamiento de este tipo de trastorno. Se ha buscado establecer un dialogo sobre los contextos familiares con estudios actuales y profundizar la comprensión de los aspectos de la dimensión subjetiva, con la finalidad de aportar una contribución a un tema de alta relevancia para el equilibrio familiar y la salud psíquica de sus cuidadores. Para la construcción de información, se ha observado que las diferentes estrategias de afrontamiento puede favorecer el equilibrio de las fuerzas en el ámbito familiar, con reflejos en la mayor calidad del principal cuidador (AU).
Descritores: Transtorno Autístico
Adaptação Psicológica
Família
Estratégias de Saúde
-Percepção
Qualidade de Vida
Cuidadores
Limites: Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  3 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1319516
Autor: Avila Beltran, Flavia Roxana.
Título: Impacto psicosocial del autista en la familia / sss.
Fonte: Cochabamba; s.n; 2002. 60 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Mayor de San Simon. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Especialidad en Medicina Familiar.
Resumo: El autismo considerado como un transtornos profundo del desarrollo. En Bolivia no se tiene ningun dato de cuantas familias son afectadas. El presente estudio se realizo en Cochabamba a familias pertenecientes a la Asociacion de padres Autistas. Las familias presentan disfuncion familiar, con una red de apoyo social insufiente, con adaptabilidad caotica, los mas afectados son los hermanos de la persona autista. Existe una dificultad en nuestro medio para hacer un adecuado diagnostico, manejo y tratamiento del autista donde las familias tienen escaso apoyo social insuficiente con adaptabilidad...
Descritores: Família/psicologia
Transtorno Autístico/complicações
Transtorno Autístico/genética
Transtorno Autístico/psicologia
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Responsável: BO134.1 - Biblioteca
00963 MED.P3271


  4 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1296166
Autor: Ali Pacheco, Marianela(aut).
Título: Repercusiones psicosociales que experimentan los padres y la familia de los niños con autismo en el centro de niños especiales CEOLI, 3° trimestre 2011 / Psychosocial impact experienced by parents and families of children with autism in the special children's center Ceoli, 3rd quarter 2011.
Fonte: Cochabamba; s.n; Mar. 2012. 73 p. tab.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Católica Boliviana San Pablo. Facultad de Enfermería Elizabeth Seton para obtenção do grau de Licenciada en Enfermeria.
Resumo: Cada año la tasa de niños que nacen con algún tipo trastorno se va incrementando y se observa que se da una atención integral al niño/a, dejando de lado a los padres quienes deben también ser atendidos por las repercusiones psicosociales que van atravesando. El presente trabajo tiene el objetivo de determinar las repercusiones psicosociales en los padres y familiares de niños con autismo en CEOLI Cochabamba, tercer trimestre del año 2011. El estudio es cualitativo, transversal, descriptivo y correlacional. La población con la cual se trabajó fueron 5 familias que quisieron formar parte de la muestra después de un consentimiento informado, en las cuales se observó que todos los padres y familiares presentan las mismas repercusiones psicosociales. Se observó sentimientos de rechazo, negación, rabia, impotencia, miedo, tristeza, frustración, decepción e incluso sentimientos de no tener sentido la vida que despertaron en los padres y familiares que se enfrentan al nacimiento de un hijo con algún trastorno. Se observó que a un principio los padres sienten más rechazo y negación hacia el trastorno de sus hijos, llegando luego a la adaptación y aceptación
Descritores: Bolívia
Impacto Psicossocial
Crianças com Deficiência/reabilitação
Pais/psicologia
Relações Familiares
Transtorno Autístico/psicologia
Limites: Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BO79.1 - Biblioteca Mirna Salinas
BO79.1; 1093, A39r


  5 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-990400
Autor: ESPINOSA, EUGENIA; MERA, PAOLA; TOLEDO, DANIEL.
Título: Trastorno del espectro autista: caracterización clínica en pacientes de dos centros de referencia en bogotá, colombia / Autism spectrum disorder: clinical characterization of patients at two reference centers in bogotá, colombia / Transtorno do espectro autista: caracterização clínica em pacientes de dois centros de referência em bogotá, colômbia
Fonte: Rev. MED;26(1):34-44, ene.-jun. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción. Los pacientes con trastornos del espectro autista (TEA) presentan gran heterogeneidad en sus características comportamentales, cognitivas, médicas y psiquiátricas. En nuestro medio, no existe una descripción de tales variables. Si bien otros estudios han descrito un perfil clínico característico, es necesario conocer nuestra población blanco. Objetivo. Caracterizar clínicamente los pacientes con diagnóstico de TEA de dos centros de referencia, en Bogotá. Pacientes y métodos. Estudio retrospectivo observacional y descriptivo de serie de casos documentados en historias clínicas de enero de 2010 a enero de 2014. Se revisaron las historias clínicas de todos los pacientes con TEA confirmada por diagnóstico, incluyendo datos sociodemográficos, antecedentes personales y familiares, así como factores de riesgo descritos en la literatura en relación con la aparición de TEA; ayudas diagnósticas, comorbilidades y tratamiento. Resultados. Ochenta y un casos cumplieron los criterios de inclusión. En la serie, se encontró predominio en el género masculino (94,1 %), complicaciones perinatales (43 %) y prematurez (7,6 %). Las principales comorbilidades fueron trastornos conductuales (63 %), epilepsia (23,5 %) y trastorno por déficit de atención e hiperactividad (23 %). Fue significativa la asociación entre epilepsia y discapacidad intelectual: 84 % (p<0,001). La asociación con síndromes genéticos o errores innatos del metabolismo fue mínima en nuestra serie. Los estudios complementarios fueron normales en la mayoría de los casos. Conclusiones. En nuestra serie predominó el autismo no sindrómico; la presentación clínica, el abordaje diagnóstico y terapéutico concuerdan con lo reportado en la literatura mundial. Los elementos clínicos constituyen la principal herramienta diagnóstica, el manejo conductual es el pilar de tratamiento. Estudios analíticos enfocados hacia las variables más significativas, permitirán la creación de estrategias terapéuticas dirigidas a nuestra población.

Summary Introduction: Patients with autism spectrum disorders (ASD) present great heterogeneity in their behavioral, cognitive, medical and psychiatric characteristics. In our environment, there is no description of such variables. Even though other studies have described a characteristic clinical profile, it is necessary to know our white population. Objective: Clinically characterize patients diagnosed with ASD at two reference centers in Bogotá. Patients and methods: Retrospective, observational and descriptive study of a series of cases documented in medical records from January 2010 to January 2014. The clinical histories of all patients with a confirmed diagnosis of ASD were reviewed, including sociodemographic data, personal and family history, as well as risk factors described in the literature in relation to the occurrence of ASD; diagnostic aids, comorbidities, and treatment. Results: Eighty-one cases met the inclusion criteria. In the series, predominance was found in the male gender (94.1%), perinatal complications (43%) and prematurity (7.6%). The main comorbidities were behavioral disorders (63%), epilepsy (23.5%) and attention deficit hyperactivity disorder (23%). The association between epilepsy and intellectual disability was significant at 84% (p <0.001). The association with genetic syndromes or inborn errors of metabolism was minimal in our series. Complementary studies were normal in most cases. Conclusions: In our series, non-syndromic autism predominated; the clinical presentation, the diagnostic and therapeutic approach all agree with what is reported in the world literature. The clinical elements constitute the main diagnostic tool, and behavioral management is the pillar of treatment. Analytical studies focused on the most significant variables will allow for the creation of therapeutic strategies aimed at our population.

Resumo Introdução. Os pacientes com transtornos do espectro autista (TEA) apresentam grande heterogeneidade em suas características comportamentais, cognitivas, médicas e psiquiátricas. Em nosso meio, não existe uma descrição de tais variáveis. Se bem que outros estudos têm descrito um perfil clínico característico, é necessário conhecer nossa população alvo. Objetivo. Caracterizar clinicamente os pacientes com diagnóstico de TEA de dois centros de referência em Bogotá. Pacientes e Métodos. Estudo retrospectivo observacional e descritivo de serie de casos documentados em histórias clínicas de janeiro de 2010 a janeiro de 2014. Revisaram-se as histórias clínicas de todos os pacientes com TEA con firmada por diagnóstico, incluindo dados sócio demográficos, antecedentes pessoais e familiares, assim como fatores de risco descritos na literatura em relação com a aparição de TEA; ajudas diagnósticas, co-morbilidades e tratamento. Resultados. Oitenta e um casos cumpriram os critérios de inclusão. Na série, se encontrou predomínio no gênero masculino (94,1 %), complicações perinatais (43 %) e prematuridade (7,6 %). As principais co-morbilidades foram transtornos de conduta (63 %), epilepsia (23,5 %) e transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (23 %). Foi significativa a associação entre epilepsia e incapacidade intelectual: 84 % (p<0,001). A associação com síndromes genéticas ou erros inatos do metabolismo foi mínima em nossa série. Os estudos complementares foram normais na maioria dos casos. Conclusões. Em nossa série predominou o autismo não sindrômico; a apresentação clínica, a abordagem diagnóstica e terapêutica concordam com a informação reportada na literatura mundial. Os elementos clínicos constituem a principal ferramenta diagnóstica, o manejo da conduta é o pilar de tratamento. Estudos analíticos enfocados às variáveis mais significativas permitirão a criação de estratégias terapêuticas dirigidas a nossa população.
Descritores: Transtorno Autístico
-Comorbidade
Comportamento Infantil
Colômbia
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87.1 - Biblioteca Médica


  6 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1009937
Autor: Balboni, Maria Clara Hutsch; Gowdak, Marcia Maria Gdoy; Souza, Ismênia Marques de; Damasceno, Náglia Raquel Teixeira.
Título: Impacto da suplementação de ácidos graxos ômega-3 nos transtornos do espectro autista: revisão sistemática baseada em ensaios clínicos randomizados e controlados / Impact of omega-3 fatty acids supplementation on autism spectrum disorders: systematic review based on randomized controlled clinical trials
Fonte: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo;29(2 (Supl)):203-210, abr.-jun. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Os transtornos do espectro autista (TEAs) são disfunções do desenvolvimento neurológico associadas à alteração de diversos sintomas comportamentais, nos quais se destacam a redução de interações sociais e a execução de atividades repetitivas. Atualmente, o tratamento farmacológico é limitado e parece contribuir para o desenvolvimento de morbidades cardiovasculares. Associado a esse perfil, o restrito e seletivo padrão alimentar, promove o desenvolvimento de diversas deficiências nutricionais, entre as quais, os ácidos graxos essenciais como o ômega-3 (ω-3). Nesta revisão sistemática, baseada em estudos randomizados e controlados, foram selecionados estudos realizados nos últimos 10 anos. Os resultados mostram que a heterogeneidade das populações estudadas com grande variação na dose e tipo de ω-3 administrados em tempos distintos de seguimento dificultam a avaliação precisa da eficácia da intervenção baseada no uso de ω-3. Desta forma, o uso de ω-3 como terapia adjuvante no tratamento de TEA não deve ser recomendado rotineiramente na prática clínica, apesar de sua essencialidade para o adequado desenvolvimento neurológico

Autism spectrum disorders (ASDs) are neurodevelopmental dysfunctions associated with a number of altered behavioral symptoms, including reduced social interactions and the performance of repetitive activities. Pharmacological treatment is currently limited, and appears to contribute to the development of cardiovascular morbidity. Associated with this profile, a restricted and selective dietary pattern promotes the development of several nutritional deficiencies, including essential fatty acids, such as omega-3 (ω-3). In this systematic review, based on randomized controlled trials, studies performed in the last 10 years were selected. The results show that the heterogeneity of the populations studied, with wide variation in the dose and type of ω-3 administered at different times during follow-up, hinder more precise assessment of the effectiveness of the intervention based on the use of ω-3. Thus, the use of ω-3 as adjuvant therapy in the treatment of ASDs should not be routinely recommended in clinical practice, even though it is essential for proper neurological development
Descritores: Transtorno Autístico/diagnóstico
Ácidos Graxos Ômega-3/uso terapêutico
Transtorno do Espectro Autista
-Doenças Cardiovasculares
Fatores Sexuais
Estado Nutricional
Prevalência
Fatores de Risco
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Dieta
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


  7 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1133770
Autor: Lin, Jaime; Souza-Lin, Gigliolle Romancini de; Antunes, Fernanda Coan; Wessler, Letícia Burato; Streck, Emílio Luiz; Gonçalves, Cinara Ludvig.
Título: Autism associated with 12q (12q24. 31-q24. 33) deletion: further report of an exceedingly rare disorder / Autismo associado à síndrome de deleção do cromossomo 12q24. 31-q24. 33: relato adicional de um distúrbio extremamente raro
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eRC5335, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Chromosomal abnormalities are responsible for several congenital malformations in the world, some of these are associated to telomeric/subtelomeric deletions. The abnormalities involving the telomere of chromosome 12 are rare, with few reports of deletions involving 12q24.31 region in the literature, and, to our knowledge, only four of them in the 12q24.31-q24.33 region. We report a further case of interstitial deletion of bands 12q24.31-q24.33 associated with autism spectrum disorder. A 2-year-old boy with global developmental delay associated with multiple congenital anomalies. The Human Genome CGH Microarray 60K confirmed the diagnosis of 12q deletion syndrome. This study made a review of the current literature comparing our patient with previously reported cases. These detailed analyses contribute to the development of genotype/phenotype correlations for 12q deletions that will aid in better diagnosis and prognosis of this deletion.

RESUMO Anomalias cromossômicas são responsáveis por inúmeras malformações congênitas no mundo, algumas delas associadas a deleções teloméricas/subteloméricas. As anomalias que envolvem o telômero do cromossomo 12 são raras, com poucos relatos na literatura sobre deleções relacionados à região 12q24.31 e, até onde sabemos, apenas quatro deles na região 12q24.31-q24.33. Relatamos um outro caso de deleção intersticial das bandas 12q24.31-q24.33 associada ao transtorno do espectro do autismo. Trata-se de um menino de 2 anos de idade com atraso global no desenvolvimento associado a múltiplas anomalias congênitas. A utilização do Human Genome CGH Microarray 60K confirmou o diagnóstico da síndrome de deleção 12q. Este estudo fez uma revisão da literatura atual, comparando nosso paciente com casos previamente relatados. Estas análises detalhadas contribuem para o desenvolvimento de correlações genótipo/fenótipo para deleções 12q, que ajudam aos melhores diagnóstico e prognóstico desta deleção.
Descritores: Transtorno Autístico/genética
Cromossomos Humanos Par 12/genética
Transtornos Cromossômicos/patologia
Doenças Raras/genética
Transtorno do Espectro Autista/genética
-Anormalidades Múltiplas
Aberrações Cromossômicas
Deleção Cromossômica
Limites: Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-494388
Autor: Cortez Bellotti de Oliveira, M; Napoli, S; Liendo, S; Belottini, C; Contreras, M. M; Aráoz, L; D´Albano, A; Waisburg, H.
Título: Consideraciones diagnósticas de los trastornos del espectro autista. Experienia de un servicio / Diagnostic Considerations in autism spectrum disorders: experience of a department
Fonte: Med. infant;15(2):84-94, jun. 2008. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El proceso diagnóstico de los Trastornos Generalizados del Desarrollo (TGD) es un camino arduo para la mayoria de las familias. El tiempo hasta el diagnóstico influye en el acceso al tratamiento especifico, en el pronóstico y en el nivel de estrés familiar. Objetivo: describir la población de niños con o sin diagnóstico previo de TGD que consultaron a nuestro servicio, así como también describir el proceso del diagnóstico a través del análisis de algunas variables como: tiempo entre preocupación paterna y diagnóstico, número de profesionales consultados, conducta pediatríca y sintomas más prevalentes como motivo de consulta. Métodos: estudio transversal y retrospectivo. Se incluyeron las historias clínicas de los 76 niños atendidos en el servidio de clínicas Interdisciplinarias del Hospital Garrahan desde enero de 2004 hasta mayo de 2006. Resultados: 76 niños; relación sexo masculino; femenino 3.75:1. Los padres notaron los síntomas a los 25.5 más menos 9,1 meses y se preocuparon a los 28,2 más menos 13,5 meses. La edad de la primera consulta a un profesional fue a los 32 más menos 13.6 meses. El pedíatra fue el primer profesional que consultaron en 67,1 por ciento. La conducta del pediatra, luego de la consulta de los padres fue en el 57,6 por ciento derivar a otros profesionales y 42,4 por ciento adoptaron conducta expectante. Los padres consultaron a 3 más menos 2,3 profesionales hasta el diagnóstico definitivo. Los niños llegaron a nuestro consultorio por primera vez a la edad de 48,8 más menos 15,9 meses, variando de 25 hasta 85 meses. En 73,6 por ciento de los casos consultaron por trastornos en la comunicación, en 50 por ciento por trastornos en la socialización, en 42,1 por ciento por trastornos en la conducta y en el 32,9 por ciento por trastornos asociados. En nuestro análisis encontramos que los padres llevaron un promedio de 20 más menos 14,8 meses hasta el diagnóstico.
Descritores: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Análise de Dados
Transtorno Autístico/diagnóstico
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/diagnóstico
Técnicas e Procedimentos Diagnósticos
-Demografia
Estudos Retrospectivos
Limites: Pré-Escolar
Criança
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


  9 / 844 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1284494
Autor: Pesántez Ríos, Mónica Ximena; Pazmiño Miranda, Ana María; Pesántez Ríos, María Gabriela; Pesántez Cuesta, Galo.
Título: Utilización de Cannabidiol en un paciente pediátrico con tras-torno del espectro autista y epilepsia: informe de un caso / Cannabidiol use in a pediatric patient with autism spectrum disorder and epilepsy: case report / Uso de Canabidiol em paciente pediátrico com transtorno do espectro do autismo e epilepsia: relato de caso
Fonte: Rev. ecuat. pediatr;22(2):1-8, 31 de agosto del 2021.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El trastorno del espectro autista constituye un desorden neuropsiquiátrico caracterizado por dificultades en la interacción y comunicación social, al que se asocian actividades e intereses restrictivos y estereotipados. Los medicamentos psicofarmacológicos convencionales suelen ir dirigidos al tratamiento de las conductas asociadas, pero no tratan los déficits centrales del TEA. Caso clínico: Niño de 3 años que acude a consulta de neuropediatría por retraso en la adquisición de lenguaje y conductas inapropiadas para la edad que son compatibles con manifestaciones de TEA; además al realizar el estudio electroencefalograma se evidencian descargas paroxísticas que coinciden con episodios de desconexión del medio. Padres deciden el uso de CBD además de iniciar un programa de intervención terapéutica psicomotora, conductual y fonoaudiológica. Evolución: Tras un año de intervención y seguimiento se evidenciaron avances significativos en el control de las crisis y mejoría en las capacidades empáticas, adaptativas y relacionales. Tolera de mejor manera los espacios cerrados, sigue órdenes y rutinas sencillas. El terapista indica grandes avances y termina su primer año de escolarización con logros significativos. El estudio EEG en mejores condiciones con respecto a los anteriores, con una actividad de base mejor estructurada y disminución de la actividad epileptógena frontal. Conclusión: Este reporte de caso refuerza la idea de que la intervención terapéutica temprana y la utilización de cannabidiol como terapia añadida puede ser capaz de ayudar en el control de las crisis en la epilepsia y también a disminuir los síntomas conductuales relacionados con el trastorno del espectro autista. Se requiere más investigación para dilucidar la efectividad del cannabidiol en los TEA.

Introduction: Autism spectrum disorder (ASD) are made up a neuropsychiatric disorder characterized by difficulties in social interaction and communication, associate with restrictive and stereotyped activities and interests. Conventional psychopharmacological medications are usually directed to the treatment of associated behaviours but do not treat the core deficits of ASD. Clinical case: A 3-year-old boy attended for delayed language acquisition and age inappropriate behaviours compatible with manifestations of ASD; in addition, an electroen-cephalogram showed paroxysmal discharges coinciding with episodes of disconnection from the environment. Parents decided to use cannabidiol and to start a psychomotor, behavioural, and speech therapy intervention program. Evolution: After one year of intervention and follow-up, were evidenced significant advances in seizures control and improvement in empathic, adaptive, and relational skills. He tolerates closed spaces better, follows orders and simple routines. The therapist indicates great pro-gress, and he finishes his first year of schooling with significant achievements. EEG study in better conditions than previous ones, with a better-structured baseline activity and de-creased frontal epileptogenic activity. Conclusion: This case report reinforces the idea that early therapeutic intervention and the use of cannabidiol as an add-on therapy may be able to aid in seizure control in epilepsy and decrease behavioural symptoms related to autism spectrum disorder. Further research is needed to elucidate the effectiveness of cannabidiol in ASD.

Introdução: O transtorno do espectro autista é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por dificuldades de interação e comunicação social, ao qual estão associados atividades e interesses restritivos e estereotipados. Os medicamentos psicofarmacológicos convencionais geralmente têm como objetivo o tratamento de comportamentos associados, mas não tratam os déficits centrais do TEA. Caso clínico: Menino de 3 anos que procurou uma clínica neurológica pediátrica por atraso na aquisição da linguagem e comportamentos inadequados para a idade compatíveis com manifestações de TEA; Além disso, na realização do estudo eletroencefalograma, evidenciam-se descargas paroxísticas que coincidem com episódios de desconexão do meio ambiente. Os pais decidem usar o CBD, além de iniciar um programa de intervenção psicomotora, comportamental e fonoaudiológica. Evolução: Após um ano de intervenção e acompanhamento, foram evidenciados avanços significativos no controle das crises e melhora nas capacidades empáticas, adaptativas e relacionais. Tolera melhor espaços fechados, segue comandos e rotinas simples. O terapeuta indica grande progresso e termina o primeiro ano de escola com conquistas significativas. Estudo do EEG em melhores condições em relação aos anteriores, com atividade de base mais bem estruturada e diminuição da atividade epileptogênica frontal. Conclusão: Este relato de caso reforça a ideia de que a intervenção terapêutica precoce e o uso de canabidiol como terapia adjuvante podem ajudar no controle das crises epilépticas e também diminuir os sintomas comportamentais relacionados ao transtorno do espectro do autismo. Mais pesquisas são necessárias para elucidar a eficácia do canabidiol em ASDs.
Descritores: Transtorno Autístico
Canabidiol
-Agressão
Epilepsia
Agonistas de Receptores de Canabinoides
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: EC150


  10 / 844 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1042851
Autor: Jordán-Quintero, Martha Isabel; Ayala Corredor, Catalina; Cepeda Torres, José Francisco; Porras Chaparro, Carolina; Sánchez Arenas, Virginia Coromoto.
Título: Concordancia entre observadores de videos de pacientes con sospecha diagnóstica de autismo y psicosis infantiles / Inter-rater Reliability in Videos of Patients with a Suspected Diagnostic of Autism and Child Psychosis
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;48(2):80-87, ene.-jun. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: Dados la complejidad del abordaje y el tratamiento del autismo y las psicosis infantiles y el impacto que tienen en la vida del niño y su familia, es fundamental ser cautos a la hora de hacer un diagnóstico que tiene implicaciones pronosticas. Se utiliza la perspectiva psicodinámica para acceder a la posibilidad de incluir en el diagnóstico aspectos tanto patológicos como sanos y promover el potencial evolutivo de cada paciente. Objetivo: Determinar la concordancia entre evaluadores y evaluar cuantitativa y cualitativa mente las variables que influyen en el diagnóstico de pacientes con sospecha de autismo y psicosis infantiles desde la perspectiva psicodinámica. Métodos: Se realizó un estudio de concordancia entre observadores basado en la evaluación diagnóstica de videos de pacientes con sospecha de autismo o psicosis infantiles que asisten a junta diagnóstica (sesión de observación) en el Instituto de Ortopedia Infantil Roosevelt. Resultados: Se obtuvieron valores de kappa que oscilaron en general entre 0,24 y 0,50, con una fuerza de concordancia que varió de leve a moderada y K = 0,24 para la organización de personalidad. Esta manera de diagnosticar toma en consideración los aspectos tanto patológicos como saludables que constituyen la organización de personalidad. Al final se discuten las limitaciones y los puntos que tener en cuenta en los estudios posteriores. Conclusiones: Se recomienda que evalúe al niño con perturbaciones mayores un equipo interdisciplinario, y no un solo observador, pues este espacio favorece la discusión, que es crucial a la hora de establecer un diagnóstico y evita lecturas parciales del funcionamiento psíquico del paciente que consulta.

ABSTRACT Introduction: Diagnosing and treating autism and child psychoses is very difficult; these pathologies impact not only the child's life but also the family as a whole. Therefore caution is required when giving a diagnosis with prognostic implications. We use the psychodynamic perspective in order to take into consideration both pathological and healthy diagnostic aspects, and to promote evolutionary potential of each patient. Objective: To determine the inter-rater reliability and to test quantitatively and qualitati vely the variables involved in the diagnoses of patients with suspected autism and child psychoses, based upon psychodynamic concepts. Methods: An inter-rater reliability study was carried on, based upon the diagnostic evaluation of videos of patients with suspected autism or child psychoses who attended the diagnostic meeting (observation session) at the Instituto de Ortopedia Infantil Roosevelt. Results: Kappa values were obtained, ranging from .24 to .50, with a reliability force varying from slight to moderate, and K=.24 for personality organization. This type of diagnosis takes into account both the pathological and healthy aspects which make up personality orga nization. Finally, limitations and aspects that should be considered in further studies were discussed. Conclusions: The results reinforce the need to evaluate a child with major disorders in an interdisciplinary team, and but a single observer, in order to allow discussion, and debate, and therefore, avoid partial readings of the patient's psychological functioning.
Descritores: Transtornos Psicóticos
Recursos Audiovisuais
Transtorno Autístico
-Patologia
Pacientes
Encaminhamento e Consulta
Família
Observação
Diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría



página 1 de 85 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde