Base de dados : LILACS
Pesquisa : F03.625.421 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 424 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 43 ir para página                         

  1 / 424 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-767078
Autor: Zimmermann, Anita; Silva, Sarah Vieira da; Zimmermann, Sara Martins Vieira; Lira, Rodrigo Pessoa Cavalcanti; Carvalho, Keila Miriam Monteiro de.
Título: Teller test with functional vision evaluation in children with low vision / Teste com Cartões de Teller e avaliação da visão funcional em crianças com baixa visão
Fonte: Rev. bras. oftalmol;74(6):362-365, nov.-dez. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To know the effectiveness of Teller card test along with the functional vision evaluation in low vision preschool children presenting normal or delayed development. Methods: Transversal study comprising patients from the children visual stimulation Ambulatory Service of the Faculty of Medical Sciences, University of Campinas Teaching Hospital, Campinas (SP)(FCM/HC/ Unicamp). The best corrected visual acuity was obtained using Teller cards and functional vision evaluation, independent from the child development. Results: From a total of 143 evaluated children, 65% did not respond to the Teller card test, only to, the functional vision evaluation. Among 143 children, 99 (70%) presented development delay and 44 (30%), normal development. Conclusion: The Teller card test was not enough to evaluate the children visual acuity with development delays, since more than half of them were not responsive to it, making it necessary that they were submitted to a complementary functional visual evaluation.

Objetivo: Conhecer a eficácia do teste com Cartões de Teller em complemento a avaliação da visão funcional em crianças préescolares com baixa visão e desenvolvimento normal ou atrasado. Métodos: Estudo transversal em pacientes do ambulatório de estimulação visual infantil do Hospital de Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (HC/ FCM/Unicamp). A acuidade visual com a melhor correção óptica foi medida com Cartões de Teller e avaliação da visão funcional, independente do desenvolvimento da criança. Resultados: De um total de 143 crianças avaliadas 65% não responderam ao teste de Teller, porém, em complemento à avaliação da visão funcional pôde ser conhecida a acuidade visual das mesmas. Dentre as 143 crianças, 99 (70%) apresentaram atraso no desenvolvimento e 44 (30%) desenvolvimento normal. Conclusão: O Teste com Cartões de Teller para se conhecer a acuidade visual de crianças com atraso em seu desenvolvimento não se apresentou suficiente, pois mais da metade das crianças avaliadas não foi responsiva ao mesmo, necessitando de complementação de avaliação da visão funcional para a medida da acuidade visual.
Descritores: Testes Visuais/instrumentação
Testes Visuais/métodos
Acuidade Visual/fisiologia
Baixa Visão/diagnóstico
-Desenvolvimento Infantil
Deficiências do Desenvolvimento
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


  2 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-109785
Autor: Martinez Avendaño, Eddy; Quisbert Aruquipa, Jhon; Quispe LLaquita, Nelson; Quisbert Aruquipa, Yuri.
Título: Estudio nutricional en la poblacion de Omasuyos / Nutritional study of the provincia of Omasuyos
Fonte: Cuad. Hosp. Clín = Cuad. - Hosp. clín;36(2):44-8, 1990. tab.
Idioma: es.
Resumo: Durante el segundo trimestre de 1990 se realiza un estudio nutricional en 200 niños menores de 10 años de edad, nativos de la provencia Omasuyos del departamento de La Paz, en la ribera del Lago Titicaca. Se tomam medidas antroprometricas de peso y talla, siguiendo normas internacionales. Los resultados muestran, segun los diferentes indicadores; peso/edad 4.5% de desnutricio, talla/edad 27.5% y segun peso peso/talla 1% de desnutridos. Estos resultados corroboran lapreponderancia de desnutricion cronica (27.5%). Mediante una encuesta indirecta sobre los habitos alimentarios, encontramos que el aporte nutricional es inadecuado, basado principalmente en el consumo de tuberculos y cereales. Para lo cual se propone como alternativa el consumo de alimentos propios de la zona, con elevado contenido nutricional
Descritores: Transtornos Nutricionais
Nutrição da Criança
-Peso-Estatura
Bolívia
Deficiências do Desenvolvimento
Antropometria
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BO6.1 - Biblioteca


  3 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-583035
Autor: Schonhaut B., Luisa; Armijo R., Iván; Millán K., Teresa; Herreros A., Josefina; Hernández R., Katherine; Salgadio V., Ana María; Cordero V., Miguel Ángel.
Título: Comparación de la evaluación tradicional del desarrollo psicomotor versus una prueba autoadministrada / Comparison of traditional psychomotor development evaluation versus a self-administe-red test
Fonte: Rev. chil. pediatr;81(6):498-505, dic. 2010. ilus, tab.
Idioma: es.
Projeto: FONIS.
Resumo: Introduction: The purpose of this study is to evaluate the applicability of a self-administered questionnaire in the screening of psychomotor development (PD) in a primary care setting (PC). For that purpose, the degree of concordance between the Ages and Stages Questionnaire (ASQ) and a Psychomotor Development Evaluation Scale (Escala de Evaluación del Desarrollo Psicomotor-EEDP) currently utilized in PC was tested. In addition, perceptions and value judgment by professionals who participated in the study were explored. Methodology: This semi-quantitative study was performed between November 2008 and December 2009 in two PC centers of the Metropolitan Area of Chile on full-term newborns of the well-baby clinic. At age 8 and 18 months, parents or primary caretakers were asked to fill out the ASQ, and a PC professional completed the EEDP. Correlation and concordance between both tests was measured. Interviews and mini-focus groups were con-ducted with the participating professionals. Results: Three hundred and thirty newborns were recruited in the study. PD deficits were found on 8.79 percent of patients through the use of EEDP and in 12.73 percent through the use of ASQ (p = 0,05). Correlation between both evaluations was acceptable (r 0,5) as was concordance in deficit detection (kappa 0.576). The qualitative analysis showed appreciation of ASQ as a measuring tool as well as promoting awareness of PD. Staff of the PC settings utilized various strategies to overcome deficiencies of a self-administered test in populations of higher socio-educational and cultural risk. Conclusions: ASQ picked up significantly more PM deficits than EEDP, while correlation and concordance indices between both tests were adequate. Considering the subjective advantages expressed by staff in favor of ASQ, it is proposed that those PC centers that wish to implement the ASQ do so by progressively incorporating parents and caretakers into the observation of their children's development.

Introducción: El propósito del estudio fue evaluar la aplicabilidad de un cuestionario de autoreporte para el screening del desarrollo psicomotor (DSM) en atención primaria de salud (APS). Para ello se analizó el grado de acuerdo entre el cuestionario Ages and Stages (ASQ) y la Escala de Evaluación del Desarrollo Psicomotor (EEDP), que es el método empleado de rutina en APS. Además, se exploraron las percepciones y valoraciones comparativas de profesionales que participaron en la aplicación de dichos test. Metodología: Estudio cuanti-cualitativo, realizado entre noviembre 2008 y diciembre 2009. En 2 centros de Salud de la Región Metropolitana de Chile se reclutó lactantes nacidos de término, que acudieron a control sano. A los 8 y 18 meses se les solicitó a los padres o cuidadores principales completar el ASQ y un profesional de APS aplicó el EEDP. Se midió la correlación y concordancia entre ambos test. Se aplicaron entrevistas individuales y mini focus groups a los profesionales participantes en las evaluaciones. Resultados: Fueron reclutados 330 lactantes. La frecuencia de déficit del DSM fue 8,79 por ciento en EEDP y 12,73 por ciento en ASQ (p0,05). Hubo correlación entre ambas evaluaciones (r 0,5) y la concordancia en la pesquisa de déficit de DSM fue buena (kappa 0.576). En el análisis cualitativo destacó la valoración positiva del ASQ, tanto como instrumento de medición, como guía para promover el DSM. Para suplir las debilidades del ASQ, relacionadas con la modalidad de autoreporte, en grupos de mayor riesgo socio cultural o educacional, los centros de salud adoptaron diferentes estrategias. Conclusiones: El ASQ pesquisó significativamente más déficits del DSM que el EEDP, mientras que la correlación y concordancia entre ambas pruebas fueron adecuadas. Considerando las ventajas comparativas del ASQ en opinión de los profesionales, se propone que los centros de APS que deseen implementar ASQ, tomen una estrategia progresiva basada en la integración de ...
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Inquéritos e Questionários
Cuidadores
Desenvolvimento Infantil/classificação
Deficiências do Desenvolvimento/diagnóstico
Triagem Neonatal/instrumentação
-Chile
Desempenho Psicomotor/classificação
Estudos Transversais
Relações Pais-Filho
Triagem Neonatal/métodos
Valor Preditivo dos Testes
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo de Validação
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  4 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-731644
Autor: Atalah S, Eduardo; Cordero V, Miguel; Guerra Z, María Elizabeth; Quezada L, Susana; Carrasco F, Ximena; Romo M, Marcela.
Título: Monitoreo de los indicadores del Programa "Chile Crece Contigo" 2008-2011 / Monitoring indicators of the program "Chile Grows with you" 2008-2011
Fonte: Rev. chil. pediatr;85(5):569-577, oct. 2014. tab.
Idioma: es.
Projeto: IDRC, Canadá.
Resumo: Objective: To monitor coverage and outcomes associated with the activities of the integrated protection system for early childhood Chile Grows with You (CHCC), which includes the comprehensive psychosocial development of children between 18 months and 3 years old, in each of the 29 Health Services of the country, as well as the changes observed after 4 years. Material and Method: Database analysis of all local public networks in the country between 2008 and 2011 was performed. The application of the test regarding psychomotor development, prevalence of development delay and risk, participation of mothers in educational workshops, home visits and recovery rate of deficient children by age were studied. Median and observed changes of each indicator were analyzed developing a ranking based on the results observed. Results: Approximately 75% of children were evaluated, with a prevalence of delay or risk of about 5% and a rate of recovery close to 50%. The participation of mothers in educational workshops increased from 7.6 to 11.0% (p <0.001) and home visits to developmentally delayed children increased 6 times between 2009 and 2011 (p <0.001). Most changes were positive, although the prevalence of developmentally delayed children under 2 years slightly increased (0.6%), and the recovery of 3 year olds decreased (-14.4%). A great variability was observed among the Health Services. Conclusions: There are some positive results in relation to psychomotor development, with significant regional differences. A lower than expected deficit rate regarding psychomotor development was observed, which implies the need to further analyze the instrument used or the conditions of application.

Objetivo: Monitorear la cobertura y resultados de las principales actividades planificadas en el subsistema de protección social Chile Crece Contigo (CHCC) en relación al desarrollo psicosocial integral en niños de 18 meses y 3 años, en cada una de los 29 Servicios de Salud del país y los cambios observados en 4 años. Material y Método: Análisis de bases de datos de todos los establecimientos de la Red Pública del país, 2008 y 2011. Se estudió: aplicación del test de desarrollo psicomotor, prevalencia de retraso y riesgo del desarrollo, participación de madres en talleres educativos, visitas domiciliarias integrales y tasa de recuperación de niños con déficit según edad. Se analizó mediana y cambio observado de cada indicador por servicios de salud y se elaboró un ranking en función de los resultados observados. Resultados: Aproximadamente el 75% de los niños fueron evaluados, con una prevalencia de retraso o riesgo del orden de 5% y tasa de recuperación cercana al 50%. La participación de madres en talleres educativos aumentó de 7,6 a 11,0% (p < 0,001) y las visitas domiciliarias en niños con rezago 6 veces entre el 2009 y 2011 (p < 0,001). La mayor parte de los cambios fueron positivos, aunque aumentó levemente la prevalencia de rezago en menores de 2 años (0,6%) y disminuyó la recuperación de niños de 3 años (-14,4%). Destaca amplia variabilidad entre servicios de salud. Conclusiones: Existen algunos resultados positivos en relación al desarrollo psicomotor, con importantes diferencias regionales. Destaca una tasa de déficit del desarrollo psicomotor menor a lo esperado, lo que implica la necesidad de revisar el instrumento utilizado o las condiciones de aplicación.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Serviços de Saúde da Criança/organização & administração
Deficiências do Desenvolvimento/terapia
Desempenho Psicomotor/fisiologia
-Fatores Etários
Chile
Deficiências do Desenvolvimento/epidemiologia
Mães/educação
Prevalência
Risco
Limites: Pré-Escolar
Feminino
Humanos
Lactente
Masculino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  5 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-798064
Autor: Nascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa do; Gagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon.
Título: Atenção à saúde ocular de crianças com alterações no desenvolvimento em serviços de intervenção precoce: barreiras e facilitadores / Eye health attention of children with developmental disorders in early intervention services: barriers and facilitators
Fonte: Rev. bras. oftalmol;75(5):370-375, sept.-out. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Identificar fatores que influenciam na detecção precoce de deficiência visual e o início da intervenção precoce de crianças com alterações no desenvolvimento. Métodos: O estudo constituiu-se de levantamento, exploratório e descritivo, que contou com a aplicação de questionários com representantes institucionais, profissionais da equipe dos serviços de intervenção precoce e mães ou cuidadores das crianças atendidas. Os dados receberam tratamento estatístico através dos softwares Sistema de Análise Estatística SAS 9.3, Wolfram Mathematica e Microsoft Excel.A amostra constituiu-se de 434 sujeitos (19 representantes institucionais, 142 profissionais dos serviços e 273 mães/cuidadores das crianças atendidas). Resultados: A análise dos resultados revelou valores estatísticos de p-valor=0,0119 para a realização do teste do olhinho no que se refere ao início da intervenção precoce. A mãe recebe orientação quanto ao desenvolvimento da visão que obteve valores de p-valor=0,0106 para início da intervenção oportuna e valores de p-valor=0,0061 para primeira consulta ao oftalmologista. Conclusão: Realizar o teste do olhinho constituiu-se fator facilitador para o início da intervenção precoce e ter uma deficiência exclusivamente visual e frequentar instituição privada como barreira.A entrada tardia em serviço de intervenção precoce afeta negativamente a idade da primeira consulta oftalmológica. A mãe recebe orientação quanto ao desenvolvimento da visão que revelou-se fator facilitador para a primeira consulta ao oftalmologista e para início da intervenção oportuna. O campo da saúde ocular constitui-se demanda da saúde pública e requer ações e programas educativos direcionados aos familiares, profissionais e gestores institucionais.

ABSTRACT Objective: To identify factors that influence on the early detection of visual impairment and in early intervention onset for children with developmental disorders. Methods: The study consisted of a exploratory and descriptive survey, which included the use of questionnaires with institutional representatives, professional team of early intervention and mothers or caregivers of children served in these services. The data received statistical analysis through software SAS Statistical Analysis System 9.3, Wolfram Mathematica and Microsoft Excel. The sample consisted of 434 subjects (19 institutional representatives, 142 professionals of the early intervention services and 273 mothers/ caregivers of children served). Results: The results showed statistical values of p=0.0119 for the realization of eye test with regard to the beginning of early intervention. The mother receive guidance on the development of vision obtained values of p-value=0.0106 for early intervention start and values of p=0.0061 for the first visit to the ophtalmologist. Conclusion: Realise the eye test constitutes as a facilitating factor for the onset of early intervention and have an exclusively visual impairment and attend private institution as a barrier. Late entry into early intervention service adversely affects the age of first ophthalmologic consultation.The mother receive guidance on the development of vision showed as a facilitating factor for the first visit to the ophtalmologist and start of timely intervention.The field of eye health constitutes as public health demand and requires attention to actions and educational programs directed to families, professionals and institutional managers who provide services to children.
Descritores: Transtornos da Visão/epidemiologia
Deficiências do Desenvolvimento/reabilitação
Intervenção Educacional Precoce
-Saúde Ocular
Inquéritos e Questionários
Cuidadores
Crianças com Deficiência
Diagnóstico Precoce
Oftalmopatias/epidemiologia
Deficiência Intelectual/reabilitação
Mães
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


  6 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-899084
Autor: Nascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa do; Gagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon.
Título: Perfil da clientela de serviços de intervenção precoce: um enfoque na saúde ocular / Clientele profile of early intervention services: a focus on eye health
Fonte: Rev. bras. oftalmol;76(5):235-241, Sept.-Oct. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivos: Descrever e analisar o perfil de crianças com alterações no desenvolvimento atendidas em serviços de intervenção precoce (IP) e de suas mães ou cuidadores, dando enfoque a aspectos relacionados a saúde ocular da criança. Métodos: Levantamento quantitativo, de caráter exploratório-descritivo. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário aplicado com mães ou cuidadores de crianças atendidas em serviços de IP. Os dados obtidos foram transcritos em planilha do software Microsoft Excel e analisados com base em estatística descritiva simples. A amostra constituiu-se de 273 sujeitos. Resultados: Houve prevalência da participação das mães (84,2%) com idade entre 30 e 40 anos (38,8%). As crianças tinham entre 1 e 2 anos de idade (34,8%), e, na sua maioria, com Síndrome de Down (26,7%). A média de idade de entrada das crianças nos serviços de IP foi de 7,93 meses e da idade na primeira consulta com o oftalmologista - daqueles que já haviam realizado (82,8%) - foi de 6,8 meses, sendo que 45,6% apresentou alterações oftalmológicas, predominando o estrabismo (40,8%). Conclusões: Os resultados obtidos permitiram a identificação e a caracterização das mães ou cuidadores e das crianças que frequentam os serviços de IP, principalmente em questões referentes à saúde ocular. Compreender o panorama descrito deve subsidiar ações voltadas à educação em saúde ocular, prevenção e reabilitação e devem ser direcionadas aos serviços de IP, aos gestores, às famílias e às crianças.

Abstract Objectives: To describe and analyze the profile of children with developmental disorders treated at early intervention services (IP) and their mothers or caregivers, focusing on aspects related to the child's ocular health. Methods: Quantitative survey, exploratory-descriptive. The data collection instrument consisted of a questionnaire applied with mothers or caregivers of children assisted in IP services. The data were transcribed in Microsoft Excel spreadsheet and analyzed based on simple descriptive statistics. The sample consisted of 273 subjects. Results: There was a prevalence of mothers (84.2%) between 30 and 40 years old (38.8%). The children were between 1 and 2 years of age (34.8%), and, for the most part, with Down's Syndrome (26.7%). The mean age of entry of children in IP services was 7.93 months and the age at first consultation with the ophthalmologist - of those who had already performed (82.8%) - was 6.8 months, with 45,6% presented ophthalmological alterations, predominating strabismus (40.8%). Conclusions: The results obtained allowed the identification and characterization of mothers or caregivers and children attending IP services, especially in questions related to ocular health. Understanding this scenario should support actions aimed at ocular health education, prevention and rehabilitation and should be directed to IP services, managers, families and children.
Descritores: Deficiências do Desenvolvimento
Saúde Ocular
Cuidadores
Intervenção Educacional Precoce/estatística & dados numéricos
Mães
-Transtornos da Visão/epidemiologia
Inquéritos e Questionários
Diagnóstico Precoce
Oftalmopatias/epidemiologia
Deficiência Intelectual
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


  7 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-904196
Autor: Castro, Lilian; Vallejos, Viviana; Casas, José A; Cerda, Gamal; Sánchez, Sergio; Zuñiga, Daniela.
Título: Adaptación de la escala integral de calidad de vida en personas con discapacidad intelectual y del desarrollo en población Chilena / Adjustment of the integral scale of life quality in persons with intellectual disability and the development in Chilean population
Fonte: Ter. psicol;35(3):231-238, Dec. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: Fondecyt.
Resumo: El objetivo de esta investigación fue examinar la confiabilidad y validez de la Escala Integral de Calidad de Vida para población con discapacidad intelectual y del desarrollo, en población chilena. Este es uno de los principales instrumentos empleados para evaluar la calidad de vida en esta población desde una doble perspectiva objetiva, completada por los profesionales a cargo, y subjetiva administrada a los propios sujetos. Para ello, han participado 751 estudiantes y 82 profesionales. Los principales resultados demuestran que existe una adecuada fiabilidad del instrumento en población chilena y la estructura factorial es totalmente congruente con la versión española. Los resultados confirman que la Escala Integral es un instrumento válido y con una óptima fiabilidad en población chilena para evaluar la calidad de vida de personas con discapacidad intelectual y del desarrollo.

This paper aims to evaluate the reliability and validity of the Integral Quality of Life Scale in people with intellectual and developmental disability in the Chilean people. That is a principal instrument to evaluate the quality of life in this collective from subjective and objective vision. For this, 751 students have participated and 82 professionals. The main results show that there is adequate instrument reliability and factorial Chilean population structure is fully consistent with the Spanish version. The results confirm that the Integral Scale is a valid and optimum reliability instrument in Chilean population to assess the quality of life for people with intellectual and developmental disabilities.
Descritores: Psicometria/métodos
Qualidade de Vida/psicologia
Deficiências do Desenvolvimento/psicologia
Inquéritos e Questionários
Deficiência Intelectual/psicologia
-Chile
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  8 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-771660
Autor: Schonhaut, Luisa; Pérez, Marcela; Muñoz, Sergio.
Título: Asociación entre morbilidad neonatal, edad gestacional y déficit de desarrollo psicomotor en prematuros moderados y tardíos / Association between neontal morbidity, gestational age and developmental delays in moderate to late preterm children
Fonte: Rev. chil. pediatr;86(6):415-425, dic. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Existe evidencia respecto a que los niños que nacen prematuros moderados y tardíos (PMT) tendrían mayor riesgo de hospitalización, morbilidad neonatal y deficiencias del desarrollo psicomotor (DSM). Objetivo: Determinar, en PMT, la asociación entre el déficit de DSM, edad gestacional y la morbilidad neonatal. Pacientes y método: Estudio caso control anidado en una cohorte de niños nacidos PMT entre los años 2006 y 2009, en una institución privada de la Región Metropolitana. Los niños fueron evaluados con la Escala de Bayley-III de desarrollo infantil a los 8 o 18 meses de edad corregida, o a los 30 meses de edad cronológica. Retrospectivamente se revisaron los registros neonatales. Se generó un modelo de análisis de asociación multivariado para conocer el efecto de la morbilidad neonatal sobre el desarrollo alcanzado. Resultados: Se estudiaron 130 PMT, 25 casos y 105 controles. El 83,8% fue hospitalizado en el periodo neonatal. Hubo diferencias estadísticamente significativas entre casos y controles solo en relación con la edad materna y la hipoglucemia sintomática (OR cruda 3,5, OR ajustada 8,18); se encontró que las variables que afectan de forma negativa el coeficiente de desarrollo son el género masculino, la gemelaridad y la menor edad gestacional. Conclusiones: La hipoglucemia sintomática es el principal factor de riesgo de déficit del DSM, mientras que la gemelaridad, el género masculino y la edad gestacional influyen en el coeficiente de desarrollo global obtenido. Es fundamental desarrollar estrategias de prevención, pesquisa y manejo precoz de esta alteración metabólica para prevenir dificultades del DSM posteriores.

Introduction: There is evidence that children born moderate-to-late preterm (MLP) have a higher risk of hospitalisation, neonatal morbidity, and developmental delay (DD). Objective: To determine the association between DD, gestational age, and neonatal morbidity in MLP children. Patients and method: A case control study design nested in a cohort of MLP children born between 2006 and 2009 at a private hospital located in the Metropolitan area of Santiago. The children were assessed with the Bayley-III Scales of Infant Development at 8 or 18 months corrected age, or at 30 months of chronological age. Neonatal records were retrospectively reviewed. A multivariate analysis was performed to determine the effect of neonatal morbidity on development. Results: A total of 130 MLP children, 25 cases and 105 controls, were studied. Most of them (83.8%) were hospitalised during the neonatal period. Significant differences between cases and controls regarding maternal age and symptomatic hypoglycaemia were observed (crude OR 3.5, adjusted OR 8.18). It was concluded that the variables that negatively affect the rate of development are male gender, being a twin, and gestational age. Conclusions: Symptomatic hypoglycaemia is the main risk factor for DD, while being a twin, male gender, and gestational age influenced the total development rate obtained. It is essential to develop strategies for prevention, screening, and early management of this metabolic disorder to prevent future DD.
Descritores: Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Deficiências do Desenvolvimento/epidemiologia
Hospitalização/estatística & dados numéricos
Doenças do Prematuro/epidemiologia
-Recém-Nascido Prematuro
Estudos de Casos e Controles
Deficiências do Desenvolvimento/etiologia
Chile
Análise Multivariada
Estudos Prospectivos
Estudos Retrospectivos
Fatores de Risco
Idade Gestacional
Idade Materna
Hipoglicemia/complicações
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 424 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-771648
Autor: Guzmán C, Maria L; Guzmán C, Sergio F; Guzmán, Maria E; Marín, Fransisco; Remolcois, Elisabeth; Gallardo, Andrés; Rozas, Néstor; Urra, Edmundo; Rojas, Fabián.
Título: Trastornos del desarrollo en niños y adolescentes de la región de Los Ríos, Valdivia, Chile, 2006-2008 / Developmental disorders in children and adolescents of the Los Ríos region, Valdivia, Chile, 2006-2008
Fonte: Rev. chil. pediatr;86(5):345-350, oct. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Estudiar los posibles hallazgos de factores asociados antenatales, perinatales o posnatales, tanto de la madre como del niño, que tengan relevancia significativa en la aparición de trastornos del desarrollo. Pacientes y método: Se creó una base de datos de todas las fichas clínicas de los pacientes con patología del desarrollo F80 a F90 CIE10 ingresados a la Unidad de Psiquiatría Infantil del Hospital Regional de Valdivia entre agosto de 2006 y diciembre de 2008. Total: 493 pacientes (48,7% del total de consultantes); grupo control de 32 niños sanos de consultorios de la ciudad. Se aplicó método estadístico odds ratio (95% confianza) para el análisis de algunas variables. Resultados: Destacan como factores de riesgo para desarrollar patología del desarrollo (p < 0,005, 25% de frecuencia en población consultante): la prematurez, ser de sexo masculino, tener una madre con baja escolaridad, hospitalizaciones tempranas y enfermedades médicas antes de los 3 años (todos con odds ratio significativa). Además tener una madre psiquiátrica aumenta el doble el riesgo de desarrollar trastorno del desarrollo. Conclusión: Se requiere un trabajo colaborativo interdisciplinario entre neonatólogos, obstetras, psiquiatras infantiles y la atención primaria para detectar precozmente niños en riesgo.

Objectives: To study possible findings of factors in the antenatal, perinatal or postnatal period, in the mother or the child that may have an influence on the appearance of a developmental disorder. Patients and method: A Data Base of Clinical Histories from every patient with a developmental disorder (F80-F90 ICD10) was created. The patients attended the Child Psychiatric Unit at Hospital Regional of Valdivia, Chile, from August 2006 to December 2008. Total: 493 patientes (48.7% of the total of patients consulting); Control group: 32 healthy patients. Statistical method: odds ratio (95% confidence). Results: The main risk factors for developing a developmental disorder (P < .005, 25% frequency in the consulting population) are: prematurity, male sex, mother with low education, early hospitalizations, and medical illnesses (all with a significant odds ratio). Also, having a mother with psychiatric illness doubles the risk of having a developmental disorder. Conclusion: It requires an interdisciplinary collaborative work between neonatologists, obstetricians, child psychiatrists and the primary care to detect early children at risk.
Descritores: Deficiências do Desenvolvimento/epidemiologia
Hospitalização/estatística & dados numéricos
Transtornos Mentais/epidemiologia
Mães
-Estudos de Casos e Controles
Chile/epidemiologia
Fatores Sexuais
Fatores de Risco
Comunicação Interdisciplinar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 424 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1362988
Autor: del Pilar Saa, María; Rosin, Sheryl; Pavone, Andreina.
Título: Efectos de programas interprofesionales terapéuticos basados en el juego para niños con discapacidades del desarrollo / Effects of play-based therapeutic interprofessional programs for children with developmental disabilities
Fonte: Rev. chil. ter. ocup;20(2):59-71, dic. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo es la continuación de un artículo publicado el año 2020 en la Revista Argentina de Terapia Ocupacional describiendo un programa grupal interprofesional y terapéutico basado en el juego (PITBJ) para niños con discapacidades del desarrollo (Rosin, Saa y Pavone, 2020). El propósito de este articulo es analizar los efectos que tuvo la participación en dos PITBJ en 12 niños de 18 meses a 4 años por medio de dos estudios. El primero, de pre y post prueba, donde 7 niños fueron evaluados en sus habilidades motoras y cognitivas, así como por sus niveles de desarrollo funcional. El segundo utilizó un diseño de caso único, en el que se tomaron 5 medidas de comportamiento discretas a 5 niños en la fase inicial y en la fase de intervención. Los resultados mostraron una tendencia positiva que los PITBJ aumentan los niveles de desarrollo funcional, las habilidades adaptativas, motoras y cognitivas en los niños estudiados y apoya los resultados de estudios similares publicados previamente (Imperatore, Chang, Gutiérrez, & Gunter, 2016 y Acuña, Gutiérrez, e Imperatore, 2020), resaltando la importancia de la detección y la atención temprana utilizando programas con estas características. Mas aún, este estudio da luz a la viabilidad de implementación de los PTIBs en la población de Latinoamérica con resultados positivos.

This work is the continuation of an article published in 2020 in the Argentine Journal of Occupational Therapy describing an interprofessional and therapeutic group program based on play (PITBJ) for children with developmental disabilities (Rosin, Saa and Pavone, 2020). The purpose of this article is to analyze the effects that participation in two PITBJ had on 12 children aged 18 months to 4 years through two studies. The first, a pre and post test study, where 7 children were evaluated on their motor and cognitive skills, as well as their functional development levels. The second used a single case design, in which 5 discrete behavioral measures were taken from 5 children in the initial and in the intervention phase. The results showed a positive trend that the PITBJs increase the levels of functional development, adaptive, motor and cognitive skills in the children studied, and supports the results of similar studies previously published (Imperatore, Chang, Gutiérrez, & Gunter, 2016 and Acuña, Gutiérrez, and Imperatore, 2020), highlighting the importance of early detection and intervention using programs with these characteristics. Furthermore, this study sheds light on the feasibility of implementing PTIBJs in the Latin American population with positive results.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Deficiências do Desenvolvimento/reabilitação
Terapia Ocupacional/métodos
-Crianças com Deficiência/reabilitação
Destreza Motora
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: CL58.1 - Biblioteca



página 1 de 43 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
WXIS|fatal error|unavoidable|recxref/read|