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Id: lil-708953
Autor: Orozco Guzmán, Mario.
Título: Una crónica freudiana del cuerpo / A Freudian Chronicle of the Body
Fonte: Pensam. psicol;10(1):145-163, ene.-jun. 2012.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo fundamental fue emprender una lectura desconstructiva de la noción de cuerpo en Freud. Los objetivos específicos: a) interrogar el empleo de la noción de cuerpo, en Freud, en diversos contextos de análisis. Como los relativos a la estructura histérica, la sexualidad, el narcisismo y la cultura, entre otros; b) marcar algunas encrucijadas epistemológicas y rutas de inflexión crítica, en el pensamiento de Freud, en relación con este término estelar y c) producir significaciones inéditas al tensar el discurso freudiano, descomponiendo y desgranando sus puntualizaciones. El proceso metodológico suscribe la propuesta de Jacques Derrida para efectuar una desconstrucción del discurso que permita su reformulación al desconectarlo de sus nexos establecidos y anudarlo a otros componentes. Los resultados, en términos de descubrimiento desconstructivo, mostraron que el discurso histérico descubrió la subversión del sujeto con el cuerpo. La pulsión determinó una conexión inusitada entre cuerpo sexuado y psiquismo inconsciente. El cuerpo torturado develó la presencia de torbellino del goce. El cuerpo-Narciso reveló no sólo las investiduras de amor al cuerpo, sino también las del odio. Las psicosis demostraron que la ensambladura yo-cuerpo se puede desbaratar. La voluntad de dominio propio de una cultura de imperativos se exhibe muy radical en su aplicación al cuerpo. En conclusión, la exploración crítica del discurso freudiano sobre el cuerpo culmina en la distancia a la que se puede encontrar el yo de un ideal de adecuación y obediencia. Es tan rebelde y tan revelador como el inconsciente. Por eso el empeño atroz en someterlo.

The main objective of this work was to embark on a deconstructive reading on the notion of body in Freud's work. The specific objectives were: a) to question the use of Freud's idea of body in different contexts of analysis, such as those involved in hysterical structure, sexuality, narcissism and culture, among others; b) to mark some epistemological crossroads and paths of critical inflection in Freud's thoughts with respect to the main notion; and c) to produce unprecedented significances to strain Freudian discourse, deconstructing and pinpointing his remarks and points of view. The methodological process used consisted in a subscribtion to the proposal of Jacques Derrida to perform a deconstruction of the discourse, which allowed a reformulation by disconnecting it from its established links and tying it up with other components. Results in terms of deconstructive discovery were that the hysterical discourse discovered the subversion of the subject with the body. The drive showed an unusual connection between sexed body and unconscious psychism. The tortured body revealed the presence of a whirlwind of pleasure. The body-Narcissus revealed not only the investitures of love towards the body, but also those of hate. Psychosis showed that the self-body interrelationship can be broken up. The will of self-control suitable in a culture of imperatives, is shown to be very radical in its application to the body. In conclusion, the critical exploration of Freudian discourse regarding the body culminates in the distance at which the self of an ideal of adaptation and obedience can be found. It is as rebellious and revealing as the unconscious itself. From this comes the appalling effort to subjugate it.

O escopo fundamental foi empreender uma leitura deconstrutiva da noção de corpo em Freud. Os objetivos específicos foram: a) questionar o emprego da noção do corpo em Freud em diversos contextos de análises. Como os relativos à estrutura histérica, a sexualidade, o narcisismo e a cultura, entre outros; b) marcar algumas encruzilhadas epistemológicas e caminhos de inflexão crítica no pensamento de Freud em relação a este termo estelar y c) produzir significações inéditas esticando o discurso freudiano descompondo e desgranando suas afirmações. O processo metodológico está subscrito à proposta de Jaque Derrida para efetuar uma de-construção do discurso que permita sua reformulação sendo desconectado de seus nexos estabelecidos e sendo ligado a outros componentes. Os resultados, em termos do descobrimento deconstrutivo, mostraram que o discurso histérico indicou a subversão do sujeito com o corpo. A pulsão mostrou uma conexão inusitada entre corpo sexuado e psiquismo inconsciente. O corpo torturado desvelou a presencia do torvelino do gozo. O corpo- Narciso revelou não só as investiduras de amor ao corpo, também as de ódio. As psicoses demostraram que a ensambladura eu-corpo pode ser desbaratada. A vontade do domínio próprio de uma cultura de imperativos é exibida como muito radical em sua aplicação ao corpo. Em conclusão, a exploração crítica do discurso freudiano sobre o corpo culmina na distancia à que pode ser achado o eu de um ideal de adequação e obediência. É tão rebelde e tão revelador como o inconsciente. Por isso o empenho atroz em someter ele.
Descritores: Histeria
-Volição
Cultura
Narcisismo
Limites: Humanos
Responsável: CO334.1 - Biblioteca General


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Id: lil-176289
Autor: Arias, Jaime.
Título: Las interconsultas psiquiátricas: Análisis y comparaciones / Psiquiatric consult: Analysis and comparison
Fonte: Rev. méd. hered;4(3):119-24, sept. 1993. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Presentamos una revisión de 724 interconsultas psiquiátricas enviadas al servicio de psiquiatría de un hospital general durante el período de Abril de 1984 a Abril de 1988. Los resultados son analizados y comparados con otras publicaciones nacionales y extranjeras, invocándose medidas para mejorar los criterios diagnósticos y el análisis de los mismos
Descritores: Unidade Hospitalar de Psiquiatria/estatística & dados numéricos
Unidade Hospitalar de Psiquiatria/normas
Unidade Hospitalar de Psiquiatria
-Histeria/diagnóstico
Histeria/etiologia
Histeria/epidemiologia
Limites: Humanos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-73193
Autor: Lima, Francisco Assis de Sousa; Penteado, Sandra Maria S. D. Teixeira; Cruz, Terezinha Almeida; Leäo, Angela de Oliveira; Diniz, Maria Auriluce F. S; Augusto, Marisa de Fátima.
Título: Resenha psicanalítica: quadros psicopatológicos a luz do Edipo Freudiano
Fonte: Arq. Saúde Ment. Estado Säo Paulo;46:104-17, jan.-dez. 1987.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é uma tentativa de apontar para diferenciais de estrutura entre a histeria e a neurose obsessiva e de empreender uma correlaçäo teórica remetida ais campos de fobia, da pranóia e da homossexualidade, destacadas as duas últimas num segundo momento. Aqui o Édipo freudiano é referencial para a compreensäo dos quadros
Descritores: Complexo de Édipo
-Transtornos Paranoides
Homossexualidade
Histeria
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-125970
Autor: Farias, Francisco Ramos de.
Título: Do corpo histérico ao "corpus" téorico / The symptom-body of an histerical to theoretical \"corpus\"
Fonte: Rev. bras. enferm;45(2/3):172-5, abr.-set. 1992.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo aborda a maneira pela qual Freude, de forma original, efetuou uma leitura no corpo-sintoma da histérica e construiu uma clínica inédita destinada ao tratamento das neuroses. Esta clínica, fundada na transferência, é suportada pelo edifício teórico que tem o inconsciente e a sexualidade como paradigmas.
Descritores: Histeria
-Brasil
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1058797
Autor: Ferreira, Patrícia do Prado.
Título: Coletividade e histeria: psicanálise e manifestações sociais / Collectivity and hysteria: psychoanalyses and social events / Colectividad e histeria: psicoanálisis y manifestaciones
Fonte: Rev. polis psique;8(2):67-92, maio-ago. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A proposta deste trabalho é trazer uma contribuição partindo da noção psicanalítica de histeria que percorre o avanço teórico em Freud e em Lacan, para dizer de organizações coletivas. Para isso, pretendemos dedicar-nos às elaborações de Freud (1921) sobre 'identificação por meio do sintoma' -- que dão margem a uma suposta 'histeria coletiva' -- e a posterior teoria dos discursos de Jacques Lacan (1969-1970) sobre o enquadramento dos laços sociais, nos atentando em sua provocação aos 'revolucionários' de maio de 1968, indicando-os como alocados ao que denominou de 'discurso da histérica'. Com isso, pretendemos defender, a partir da noção de histeria em psicanálise, a existência de ao menos dois desdobramentos diferentes que se originam do mesmo tipo clínico: 'histeria coletiva' e 'discurso da histeria'. Assim, tentamos contribuir para melhor compreensão das possibilidades e limitações das manifestações coletivas e grupamentos sociais, especialmente alguns que permearam a cena política brasileira nos últimos tempos. (AU)

The proposal of this paper is to bring a contribution starting from the psychoanalytic idea of hysteria that goes of theoretical advance by Freud and by Lacan to think about collective organisations. For this purpose, we intend to dedicate our studies especially to elaborations by Freud (1921) about 'identification to a symptom' - that permit it a suppose 'collective hysteria' - and the succeeding theory of the discourses by Lacan (1969-1970) about the social ties' framework, observing his provocation to the 'revolucionaries' of 1968 May, pointing them as being allocated to the 'Discourse of the Hysteric'. Therefore, we intend to defend from the idea of hysteria in psychoanalyses, the existence at least two different ramifications originating from the same clinical type. Thus, we will try to contribute to a better comprehension of the possibilities and limitations of the social events and social groups, especially those that permeated the Brazilian political scene in recent times. (AU)

La propuesta de este trabajo es aportar una contribución a respeto de las organizaciones colectivas partiendo de la formulación psicoanalítica de histeria, haciendo un recorrido por los avances teóricos encontrados en la obras de Freud y de Lacan. Nos dedicaremos a las elaboraciones de Freud acerca de la 'identificación a través del síntoma' - que abre una grieta para pensar en una supuesta 'histeria colectiva'- y la posterior teoría de los discursos de Lacan acerca del encuadre de los lazos sociales, llamando nuestra atención a su provocación a los 'revolucionarios' de mayo de 1968, indicándonos de que se trataba de hallarse emplazado en lo que él ha denominado el 'Discurso de la Histérica'. De esta manera, nuestra intención es defender, partiendo de la noción de histeria en psicoanálisis, la existencia de al menos dos desenlaces distintos que tienen origen en la misma tipología clínica. Así pensamos contribuir para avanzar en una mejor comprensión de las posibilidades y limitaciones de las manifestaciones, en especial algunos de los cuales formaron parte de la escenario político brasileño reciente. (AU)
Descritores: Política
Teoria Psicanalítica
Meio Social
Histeria/psicologia
Comportamento de Massa
-Sociedades
Brasil
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1043574
Autor: OLIVEIRA, MAELI DOS SANTOS VARELA DE; WINTER, CÉLIA FERREIRA CARTA.
Título: Manifestations of hysteria in contemporaneity / Manifestações da histeria na contemporaneidade
Fonte: Ágora (Rio J. Online);22(3):353-361, set.-dez. 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este artigo aborda as manifestações da histeria na contemporaneidade, retomando os conceitos de corpo e sintoma como construções subjetivas do sujeito psíquico, nos constructos de Freud e Lacan. Do corpo, nas neuroses clássicas, ao corpo nas neuroses hoje, surge a questão da diferença na apresentação dos sintomas neuróticos. Propomos o conceito de histeria rígida de Lacan para compreender os sintomas histéricos apresentados hoje, como formações do agenciamento de gozo do corpo pelo registro real, afastando-se das histerias clássicas freudianas de ordenamento simbólico. Esta modalidade histérica requer um tratamento clínico orientado pelo real, exigindo outras posições de escuta.

Abstract: This article addresses the manifestations of hysteria in the contemporary world retaking the concepts of body and symptom, as subjective constructions of the psychic subject, in the constructs of Freud and Lacan's theories. From the body, in the classic neuroses, to the body in the neuroses today, the question arises of the difference in the presentation of the neurotic symptoms. We propose the concept of Lacan's rigid hysteria to understand the hysterical symptoms presented today as formations of agency of enjoyment of the body by the real record, moving away from the classic Freudian hysteria of symbolic ordering. This hysterical modality requires a clinical treatment guided by the real registry, requiring other listening positions.
Descritores: Psicanálise
Sociedades
Histeria
-Sinais e Sintomas
Corpo Humano
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1010287
Autor: Matias, Jéssica Fernanda.
Título: Histeria masculina: Os impasses na assunção da posição sexual / Male hysteria: The impasses in take on the sexual position / Histeria masculina: Los impasses en asumir la posición sexual
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(2):464-483, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Dada a associação histórica da histeria com a mulher e sua relação com o feminino, muitos trabalhos buscam compreender os atravessamentos dessa posição subjetiva para a sexualidade da mulher. O presente artigo promove a urgência em discutir as implicações de sua incidência sobre os homens, anatomicamente falando. Sendo assim, visa discutir os efeitos da dinâmica da histeria para o homem, no que concerne à assunção da posição sexual. Para tanto, se tratando de uma pesquisa teórica, partiremos de um rastreamento dos textos de Freud e do primeiro ensino de Lacan, buscando referências sobre a histeria masculina e, sobretudo, considerações sobre casos de homens histéricos. Posteriormente, articularemos os aspectos destacados pelos autores com o que, na teoria psicanalítica, se apresenta como particular à posição masculina, tal como a relação com o significante falo, com a castração e a identificação simbólica, bem como os efeitos disso na dinâmica do desejo e da fantasia.(AU)

Given the historical association of hysteria with women and their relation to the feminine, many papers seek to understand the difficulty of this subjective position for women's sexuality. The present article promotes the urgency to discuss the implications of its incidence on men, anatomically speaking. Thus, this work aims to discuss the effects of the dynamics of hysteria for men, in its concerns to the sexual position assumption. For this, as it is a theoretical research, we will start with a screening of Freud's and Lacan's first period of teaching texts, looking for references of masculine hysteria and, mainly, considerations on cases of hysterical men. Subsequently, we will articulate the aspects highlighted by the authors, with which, in psychoanalytic theory, is presented as particular to the masculine position, such as the relation with the signifier phallus, with castration and symbolic identification, as well as its effects in the dynamics of the desire and fantasy.(AU)

Dada la asociación histórica de la histeria con la mujer y su relación con lo femenino, muchos trabajos buscan comprender los atravesamientos de esa posición subjetiva para la sexualidad de la mujer. El presente artículo, promueve la urgencia en discutir las implicaciones de su incidencia sobre los hombres, anatómicamente hablando. Por lo tanto, este trabajo trata de discutir los efectos de la dinámica de la histeria para el hombre, en lo que concierne a la asunción de la posición sexual. Para ello, si se trata de una investigación teórica, partiremos de un rastreo de los textos de Freud y de la primera enseñanza de Lacan, buscando referencias sobre la histeria masculina y, sobre todo, consideraciones sobre casos de hombres histéricos. En la teoría psicoanalítica, se presenta como particular a la posición masculina, tal como la relación con el significante falo, con la castración y la identificación simbólica, así como los efectos de ello en la dinámica del hombre, el deseo y la fantasía.(AU)
Descritores: Histeria/psicologia
Homens
-Sexo
Teoria Freudiana
Complexo de Édipo
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-1016754
Autor: Scarfone, Dominique.
Título: Máquinas de escrever verdades e mentiras / Machines to write truths and lies / Máquinas de escribir verdades y mentiras
Fonte: Rev. psicanal;26(2):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/426/449, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Examinando friamente, a capacidade de mentir é uma aquisição positiva da criança, que assim toma consciência da relativa autonomia de sua capacidade de pensar. O proton pseudos histérico, tal qual descrito por Freud no Projeto em 1895, insere-se nesta linha: mentira que, constituindo-se como sintoma, diz ao mesmo tempo a verdade do impacto do outro originário. O sujeito psicótico não dispõe desse luxo; seu delírio tenta, sem verdadeiro sucesso, dizer a verdade nua de sua experiência da alteridade. Por falta de uma mediação pela fantasia, o discurso assim exposto se torna delirante. A novela de Kafka Na colônia penal é citada para ilustrar que o corpo não pode ser traduzido, sem resíduo, em linguagem e que tentar inscrever a verdade no corpo não faz senão destruí-lo. É impossível pensar sem corpo, mas também não se pode pensar e dizer o corpo integralmente sem desnaturalizá-lo. O corpo impõe o recurso à analogia, que, sem ser uma mentira, também não é a pura verdade

Examining coldly, the ability to lie is a positive acquisition of the child, who thus becomes aware of the relative autonomy of its ability to think. The hysterical proton pseudos, as described by Freud in the Project in 1895, is inserted in this line: lies as symptom, at the same time tell the truth of the impact of the originary other. The psychotic subject does not have this luxury; his delusion tries, without real success, to tell the naked truth of the experience of otherness. Lacking mediation by phantasy, the discourse becomes delirious. Kafka's short story In the Penal Colony is quoted to illustrate that the body cannot be translated into language without residue, and that trying to inscribe the truth on to body does nothing but destroy it. It is impossible to think without body, however one also cannot think and say the body as a whole without denaturalizing it. The body imposes the use of analogy, which, although not being a lie, is not the truth either

Examinando fríamente, la capacidad de mentir es una adquisición positiva del niño, que así toma conciencia de la relativa autonomía de su capacidad de pensar. El proton pseudos histérico, como descrito por Freud en el Proyecto en 1895, se inserta en esta línea: mentira que, constituyéndose como síntoma, dice al mismo tiempo la verdad del impacto del otro originario. El sujeto psicótico no dispone de ese lujo; su delirio intenta, sin verdadero éxito, decir la verdad desnuda de su experiencia de la alteridad. Por falta de una mediación por la fantasía, el discurso así expuesto se vuelve delirante. El relato de Kafka En la colonia penal es citado para ilustrar que el cuerpo no puede ser traducido en lenguaje sin sobras; que intentar inscribir la verdad en el cuerpo no hace más que destruirlo. Es imposible pensar sin cuerpo, pero tampoco se puede pensar y decir el cuerpo integralmente sin desnaturalizarlo. El cuerpo impone el recurso a la analogía, que, sin ser una mentira, tampoco es la pura verdad
Descritores: Revelação da Verdade
-Corpo Humano
Delírio/psicologia
Fantasia
Histeria
Decepção
Responsável: BR18.9


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Id: biblio-1009685
Autor: Ríos, Luz Amalia; Lenis, Rodrigo; Pérez, Liliana María.
Título: "La mirada del otro": ¿histeria o perversión? / "The gaze of the other": hysteria or perversion?
Fonte: Poiésis (En línea);5(Dic.):1-3, 2002.
Idioma: es.
Resumo: En psicoanálisis no interesa qué es el goce, sino dónde está el goce, es decir éste aparece ligado a las relaciones que establece un sujeto deseante con su objeto deseado, y el monto de satisfacción que puede experimentar con dicho objeto. El goce concierne al deseo inconsciente y diverge del placer en la medida que se encuentra más allá del principio de placer, puesto que excede los límites de éste en la búsqueda del goce perdido lo cual genera la repetición y el sufrimiento.

In psychoanalysis, it is not interesting what enjoyment is, but where joy is, that is, it is linked to the relationships established by a desiring subject with its desired object, and the amount of satisfaction that can be experienced with that object. Enjoyment concerns unconscious desire and diverges from pleasure to the extent that it is beyond the pleasure principle, since it exceeds its limits in the search for lost enjoyment which generates repetition and suffering.
Descritores: Prazer
-Comportamento Sexual
Sexualidade
Histeria/psicologia
Tipo de Publ: Discurso
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1007706
Autor: Alves, Rafaela Brandão; Amparo, Deise Matos; Chatelard, Daniela Scheinkman.
Título: Psicossomática: um fenômeno entre o saber e o gozo / Psychosomatics: a phenomenon between knowledge and jouissance / Psicosomática: un fenómeno entre el saber y el goce
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);71(1):174-183, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo se propõe a investigar o fenômeno psicossomático na clínica psicanalítica a partir das proposições freudo-lacanianas. Primeiramente, diferenciaremos o sintoma conversivo na histeria do acometimento corporal na psicossomática, apresentando a distância entre um sintoma e um fenômeno clínico. Entendemos que a psicossomática diferentemente do sintoma não porta uma mensagem passível de interpretação, é, antes, efeito de uma escrita que não pode ser lida. Uma escrita que sem a devida ascensão ao simbólico, mantém-se cristalizada no campo do gozo, portanto, sem representação psíquica. Para empreendermos essa discussão traremos a noção de letra em Lacan e, por fim, problematizaremos as possibilidades de atuação da psicanálise nos casos de psicossomática

The present article proposes to investigate the psychosomatic phenomenon in the psychoanalytic clinic from the Freudo-Lacanian propositions. First, we will differentiate the converting symptom in the hysteria of the bodily affection in psychosomatic, presenting the distance between a symptom and a clinical phenomenon. We understand that psychosomatics differently from the symptom does not carry a message that can be interpreted, it is rather an effect of a writing that cannot be read. A writing that, without the proper ascent to the symbolic, remains crystallized in the field of jouissance, therefore, without psychic representation. In order to undertake this discussion, we will bring the notion of letter in Lacan and, finally, we will problematize the possibilities of psychoanalysis in the cases of psychosomatics

El presente artículo se propone investigar el fenómeno psicosomático en la clínica psicoanalítica a partir de las proposiciones freudo-lacanianas. Primero diferenciaremos el síntoma conversivo en la histeria del acometimiento corporal en la psicosomática, presentando la distancia entre un síntoma y un fenómeno clínico. Entendemos que la psicosomática diferentemente del síntoma no porta un mensaje pasible de interpretación, es, antes, efecto de una escritura que no puede ser leída. Una escritura que sin la debida ascensión a lo simbólico, se mantiene cristalizada en el campo del goce, por lo tanto, sin representación psíquica. Para emprender esa discusión traemos la noción de letra en Lacan y, por fin, problematizaremos las posibilidades de actuación del psicoanálisis en los casos de psicosomática
Descritores: Teoria Psicanalítica
Psicologia Clínica
Transtornos Psicofisiológicos
Histeria/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca



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