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Id: biblio-1037754
Autor: Kochla, Kátia Renata Antunes.
Título: O encontro do sentido: uma luz para a trajetória resiliente das mães que vivenciaram o câncer / The meeting of meaning: a light for the resilient trajectory of mothers who have experienced cancer?.
Fonte: Curitiba; s.n; 20141111. 105 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: KOCHLA, K. R. A. O encontro do sentido: uma luz para a trajetória resiliente dasmães que vivenciaram o câncer. 2014. 105f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, 2014. Trata-se de pesquisa fenomenológica, desenvolvida em um ambulatório de hematooncologiaem Curitiba, Paraná. Teve como objetivo: compreender a trajetória deresiliência e o encontro de sentido das mães que vivenciaram o adoecimento do filho com câncer. A delimitação temporal para a obtenção dos discursos foi no período de janeiro a fevereiro de 2013, mediante entrevista com dez mães de crianças e adolescentes que terminaram o tratamento e faziam acompanhamento ambulatorial,e a interpretação foi à luz do referencial filosófico de Viktor Emil Frankl, da qualemergiram duas categorias: Tríade trágica: marcas deixadas na existência pela vivência do câncer no filho e O encontro do sentido: uma luz para a trajetória existencial resiliente da mãe. Compreendeu-se que o primeiro trauma que possibilitou às mães vivenciarem a tríade trágica da existência humana foi o diagnóstico do câncer. A partir desse momento, apropriaram-se da liberdade da vontade, vontade de sentido e encontro do sentido para seguir adiante, mas foram golpeadas novamente, o que as fez terem consciência da finitude humana...
Descritores: Cuidados de Enfermagem
Enfermagem Pediátrica
Oncologia
Resiliência Psicológica
Trauma Psicológico
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 616.9940231, K76


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-895605
Autor: Oliveira, Denise Cabral Carlos de; Russo, Jane Araujo.
Título: Abuso sexual infantil em laudos psicológicos: as "duas psicologias" / Child sexual abuse in psychological reports: the "two psychologies"
Fonte: Physis (Rio J.);27(3):579-604, Jul.-Set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A psicologia é um dos campos e disciplinas que constituiu e molda a categoria "abuso sexual infantil", tomada no artigo como tipo classificatório construído social e historicamente. O artigo busca analisar esta moldagem em uma prática psicológica, a avaliação realizada no Judiciário e expressa em laudos, a partir de uma pesquisa em processos em Varas de Família e Varas Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. São constatadas, no material pesquisado, duas posturas da psicologia forense, a das Varas de Família, que desloca a categoria com apoio no diagnóstico de alienação parental (ou a conserva, se este diagnóstico não é feito), e a das Varas Criminais, marcada pela exclusão da avaliação do homem acusado e pela ênfase no testemunho de vítimas e acusadores. O homem pode aparecer como um pai vitimado pela alienação parental ou um monstro moralmente desqualificado.

Abstract Psychology is one of the fields and disciplines that constitute and shape the category "child sexual abuse", considered in the article as a classificatory type socially and historically constructed. The article seeks to analyze this molding in a psychological practice, the assessment made in the court system and expressed in psychological reports, researched in a sample of legal proceedings of Family and Criminal Courts in the Court of Justice of the State of Rio de Janeiro (TJERJ) that contain the accusation of child sexual abuse. In our analysis of forensic psychology reports we found two standpoints, one prevalent in the Family jurisdiction, that modifies and reshapes the category based on the diagnosis of parental alienation (if the diagnosis of parental alienation is confirmed it contradicts the abuse accusation, the opposite being also true), and another prevalent in the Criminal jurisdictions, which excludes the accused man from its evaluation and emphasizes the testimony of victims and accusers. Man, thus, appears either as a victimized father by parental alienation or as a morally disqualified monster.
Descritores: Pedofilia
Trabalho Sexual
Psicologia
Abuso Sexual na Infância
Maus-Tratos Infantis
Vítimas de Crime
Trauma Psicológico
Psicologia Forense
-Brasil
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Souza, Edinilsa Ramos de
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Id: biblio-895601
Autor: Costa, Daniella Harth da; Schenker, Miriam; Njaine, Kathie; Souza, Edinilsa Ramos de.
Título: Homicídios de jovens: os impactos da perda em famílias de vítimas1, 2 / Youth Homicide: the impacts of loss on victim's families
Fonte: Physis (Rio J.);27(3):685-705, Jul.-Set. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo é parte de uma pesquisa maior que investigou os homicídios de jovens em dez cidades brasileiras. Neste artigo, analisam-se os impactos do homicídio de um jovem na família, através das narrativas de seus familiares. Foram entrevistados familiares de jovens assassinados em cada cidade estudada. Os resultados mostraram que o homicídio impacta profundamente a qualidade de vida das famílias ao desencadear doenças e problemas psicossomáticos e financeiros. Também gera transtornos psicológicos, traumas, medo, insegurança, isolamento, enfraquecimento dos laços familiares e comunitários, revolta e sofrimento. Independente das razões contextuais que levaram à morte violenta do jovem, sua perda é sempre intensamente dolorosa e sentida como uma ruptura, uma separação brusca e violenta que traz ausência, vazio e saudade. O conhecimento sobre os impactos do homicídio nas famílias contribui para a discussão teórica, e para a criação de intervenções dos profissionais de saúde, assistência social e justiça junto aos familiares e amigos de pessoas vítimas de homicídio.

Abstract This study is part of a larger research that investigated youth homicide in ten Brazilian cities. In this article we analyze the impacts of the homicide of a young person in the family, through the narratives of family members. Relatives of murdered young people were interviewed in each city studied. The results showed that murder deeply impacts families live quality through triggering diseases and psychosomatic and financial problems. It also provokes psychological disorders, trauma, fear, insecurity, isolation, weakening of family and community bonds, anger and suffering. Regardless of contextual reasons that led to the young man violent death, his loss is always intensely painful and felt like a disruption, a sudden and violent separation that brings absence, emptiness and longing. Knowledge about the impacts of murder on families contribute to theoretical discussion, and creation of health, social works and justice professionals interventions with homicide's victims family and friends.
Descritores: Qualidade de Vida
Religião
Violência
Luto
Família
Saúde
Adolescente
Pessoal de Saúde
Sobreviventes
Morte
Pesquisa Qualitativa
Trauma Psicológico
Homicídio
-Brasil
Limites: Humanos
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Entrevista
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1011491
Autor: Shamohammadi, Morteza; Salmanian, Maryam; Mohammadi, Mohammad-Reza; Sadeghi Bahmani, Dena; Holsboer-Trachsler, Edith; Brand, Serge.
Título: Prevalence of self-reported trauma in a sample of Iranian children is low and unrelated to parents' education or current employment status
Fonte: Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.);41(3):208-212, May-June 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Tehran University of Medical Sciences.
Resumo: Objective: In Western countries, the prevalence of childhood trauma (CT) ranges from 15 to 25%. CT might be indirectly associated with lower parental socioeconomic status and educational attainments. The aims of this cross-sectional study were fourfold: to assess prevalence of CT in a large sample of Iranian children; to compare the Iranian prevalence rates with those of Western countries; to explore gender-specific patterns; and to explore possible socioeconomic predictors. Method: The sample comprised 608 children (mean age 11.49 years, 51.5% females). All completed the Farsi version of the Trauma Symptoms Checklist for Children. Additionally, parents reported on their current employment status and highest educational level. Results: Trauma symptoms were reported by 20 of 295 boys and 23 of 313 girls. The overall prevalence was 7.1%. Child-reported trauma symptoms were not associated with parents' socioeconomic status or highest educational level. Compared to prevalence findings from U.S. national surveys (ranging from 15-25% of children and adolescents), the prevalence among 11- and 12-year-olds in the present study was considerably lower. Conclusions: The overall prevalence of reported trauma symptoms among a large sample of Iranian children was unrelated to parents' socioeconomic status, and was lower than that reported in U.S. surveys.
Descritores: Trauma Psicológico/epidemiologia
-Pais
Classe Social
Métodos Epidemiológicos
Escolaridade
Trauma Psicológico/diagnóstico
Irã (Geográfico)/epidemiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1000010
Autor: Robalino Izurieta, Gladys.
Título: FACTORES QUE INFLUYEN EN LA PREVALENCIA DE BULLYING EN ESTUDIANTES DE LOS COLEGIOS RURALES DEL CANTÓN CUENCA, AZUAY, 2014 / FACTORS THAT INFLUENCE THE PREVALENCE OF BULLYING IN STUDENTS OF THE RURAL SCHOOLS IN CUENCA, AZUAY, 2014
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;33(2):37-47, Octubre 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Determinar los factores que influyen en la prevalencia de bullying en estudiantes de los colegios rurales del Cantón Cuenca, Azuay, 2014.Métodos: Estudio descriptivo transversal con participación de 493 estudiantes (283 hombres y 210 mujeres), de 11 a 19 años de edad. La selección de la muestra se realizó por aleatorización simple. Los datos se obtu-vieron a través de una encuesta auto-apli-cada, los instrumentos utilizados fueron el cuestionario de intimidación escolar CIE-A (Modificado) y el Test del APGAR Familiar. Los datos se procesaron en el programa SPSS 19. Resultados: La prevalencia de bullying en los estudiantes de los colegios rurales del Cantón Cuenca es del 20.0% en mujeres y 17.3% en varones, el acoso fue más evi-dente en estudiantes de octavos, novenos y decimos de básica superior 21.9%. El tipo de agresión más frecuente es el daño a la propiedad 98.6%. Los factores de riesgo en-contrados fueron ambiente escolar desfavorable 71,4%, familiar desfavorable 71.4%, e individual desfavorable 42.2%.Conclusiones: Se encontró una prevalencia importante del bullying en los estudiantes de los colegios rurales del cantón Cuenca y existe asociación significativa del mismo con los factores familiar, escolar e individual des-favorables.

Objective: To determine the factors that in-fluence in the prevalence of bullying among students from rural schools in Cuenca, Azuay, 2014Methods: A cross-sectional study involving 493 students (283 men and 210 women) from 11 to 19 years old. The sample selection is per-formed by simple randomization. Data were collected through a self-applied survey; the instruments used were the questionnaire bu-llying CIE-A (Modified) and the Test of Family APGAR. The data were processed in SPSS 19 program.Results: The prevalence of bullying in the stu-dents from rural high schools in Cuenca is 20.0% in women, and 17.3 in men. The bu-llying was more evident in students from ei-ghth, ninth and tenth year with a 21.9%. The more frequent aggression was the damage to the ownership with a 98.6%. The risk factors found were an unfavorable school environ-ment with a 71.4%, an unfavorable familiar environment also with a 71.4%, and finally a 42.2% unfavorable individual environment.Conclusions: A significant prevalence of bu-llying among students in rural schools from Cuenca was found, and there is a significant association with the same family, school and individual factors which are unfavorable.
Descritores: Estudantes
Adolescente
Bullying
Trauma Psicológico
-Zona Rural
Prevalência
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-999942
Autor: Rodas Mosquera, Juan Enrique; Vázquez Moscoso, Gustavo Adolfo; Zhiminaycela Samaniego, Milton Oswaldo; Mosquera Vallejo, Lorena Elizabeth.
Título: CARACTERÍSTICAS DEL CIBERBULLYING EN LOS ESTUDIANTES DE LA UNIDAD EDUCATIVA CÉSAR DÁVILA ANDRADE. CUENCA. ECUADOR. 2013 / CHARACTERISTICS OF THE CIBERBULLYING IN THE STUDENTS OF THE "UNIDAD EDUCATIVA CÉSAR DÁVILA ANDRADE". CUENCA. ECUADOR. 2013
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;33(3):41-49, Diciembre 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes: En la actualidad los adolescentes se desenvuelven a la perfección en el uso de la tecnología de la información y comunicación. El internet y la telefonía móvil se han constituido en instrumentos de primer orden para su formación, desarrollo, socialización y diversión; sin embargo, en ocasiones puede que no hagan un buen uso de la tecnología y más bien algunos adolescentes, con una personalidad agresora, se valen de estos medios para perturbar a sus compañeros y realizar nuevas modalidades de acoso escolar.Objetivo: Determinar las características de ciberbullying en los estudiantes de la Unidad Educativa "César Dávila Andrade".Metodología: Se realizó un estudio cuantita-tivo descriptivo, el universo estuvo conforma-do por todos los estudiantes del ciclo básico, a quiénes se les aplicó un formulario modifi-cado del Protocolo de Actuación Escolar ante Ciberbullying de EMICI (Equipo Multidis-ciplinar de Investigación sobre Ciberbullying); para la tabulación y procesamiento de la in-formación se utilizó el programa SPSS versión 15; como medidas estadísticas se emplea-ron: frecuencias, medias, porcentajes; para la presentación de los datos se elaboraron tablas de acuerdo a los objetivos y, para el análisis de la información se utilizó estadística descriptiva.Resultados: El ciberbullying se presenta en el 11% de los alumnos: 9.5% en el sexo masculino y 15% en el sexo femenino; el medio más utili-zado para acosar son las redes sociales 52%, seguido de mensajes por celular 21.7%; dentro de las consecuencias académicas el 34.2% tiene deseos de no ir al colegio, el 47.4% ha bajado sus calificaciones; en relación a pro-blemas familiares el 42% tiene problemas con sus padres y hermanos y dentro de los pro-blemas psicológicos cerca del 40% se siente deprimido y, la tercera parte de las víctimas de ciberbullying declaran que "creen que es mejor desaparecer".Conclusiones: Se detectaron casos de ciber-bullying con predominio en el sexo femenino evidenciándose un componente de género.

Antecedents: Currently adolescents develop perfectly in the use of information, technolo-gy and communication. The internet and mo-bile phones have become prime instruments for training, development, socialization and fun; however, sometimes they may not make good use of technology and rather some adolescents with an aggressive personality use these means to disrupt their peers and make new forms of bullying.Objective: To determine the characteristics of cyberbullying among students of "César Dá-vila Andrade" High School.Methodology: A quantitative descriptive study was made. The universe was confor-med by the all students of the basic cycle, who were applied a modified form of the Protocol Acting School to cyberbullying from the MRTC (Multidisciplinary Research Team for Cyberbullying); for tabulation and information processing, the SPSS program, version 15 was used; as statistical measures some frequen-cies, averages, and percentages were used; and for the presentation of data, tables ac-cording to the objectives were drawn up, and finally for the information analysis, a descripti-ve statistics was used.Results: The cyberbullying occurs in 11% of the students: 9.5% in males and 15% in females; the most used media to bully are the social networks with 52%, followed by 21.7% mobile messaging; within academic consequences 34.2% have no desire to go to school, 47.4% have lowered their grades; in relation to fami-ly problems 42% have problems with their pa-rents and siblings and according to psycholo-gical problems about 40% feel depressed and third of the victims of cyberbullying declare: "believe it is better disappear." CONCLUSIONS: Cyberbullying cases were de-tected predominantly in females which shows a gender component.
Descritores: Estudantes
Tecnologia
Bullying
-Adolescente
Rede Social
Trauma Psicológico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1048639
Autor: Carvalho, Thaiza Dutra Gomes de.
Título: Avaliação psicométrica do Peritraumatic Dissociative Experience Questionnaire (PDEQ) e proposta de um instrumento para avaliação de reações peritraumáticas / Psychometric evaluation of the Peritraumatic Dissociative Experience Questionnaire (PDEQ) and proposal of an instrument to evaluate Peritraumatic Reactions.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 105 f p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O papel das reações vivenciadas durante experiências traumáticas tem sido alvo de interesse nos estudos sobre etiologia e prognóstico do transtorno de estresse pós-traumático. Essa tese avaliou a estrutura dimensional do instrumento mais utilizado para mensurar a dissociação peritraumática, o Peritraumatic Dissociative Experience Questionnaire (PDEQ). Adicionalmente, desenvolveu-se e avaliou-se as propriedades psicométricas do instrumento Peritraumatic Reactions Questionnaire (PTRQ), proposto para mensurar as três principais reações peritraumáticas (RP) no contexto do TEPT: dissociação peritraumática (DP), imobilidade tônica peritraumática (ITP) e reações físicas peritraumáticas (RFP). Os dados utilizados são originários de um estudo transversal realizado entre junho de 2007 e julho 2008 com amostras representativas da população acima de 15 anos das duas maiores cidades brasileiras. A amostra foi de 1.074 participantes no Rio de Janeiro e 2.145 em São Paulo que reportaram ao menos um evento traumático durante a vida. O primeiro artigo investigou a validade estrutural da versão brasileira do PDEQ. Análises de componentes principais indicaram a solução unidimensional corroborada por análises fatoriais confirmatórias (AFC) e de tipo exploratórias realizadas no Mplus. A adequação de ajuste dos modelos foi aceita para valores de CFI, TLI maiores que 0,95 e de RMSEA abaixo de 0,06. Os índices de modificação indicaram uma alta correlação residual entre os itens 9 ('dificuldade para entender o que estava acontecendo') e o item 10 ('desorientação') que foi corroborada nas duas amostras por AFC e sugere redundância de conteúdo. Análises de escalabilidade utilizando H de Loevinger e a hipóstese de dupla monotonicidade indicaram boas propriedades escalares. A versão reduzida com exclusão do item 9 foi proposta para utilização em estudos epidemiológicos. O segundo artigo reportou o processo de desenvolvimento de um instrumento integrado para avaliar RP. A etapa qualitativa avaliou a validade de conteúdo de 36 itens, sendo 30 provenientes das principais escalas utilizadas para mensurar as três principais RP e mais 6 itens elaborados por especialistas. O conjunto de 34 itens resultantes do processo qualitativo teve sua estrutura configural e métrica avaliadas a partir de AFC e de tipo exploratória para as duas amostras no Mplus. Modelos com CFI e TLI acima de 0,95 e de RMSEA menores que 0,06 foram considerados com ajuste satisfatório. A versão proposta do PTRQ conta com 29 itens distribuídos nas três dimensões (DP, ITP e RFP) mostrou boa estrutura fatorial e métrica, sendo recomendado para uso em estudos epidemiológicos. Espera-se que os resultados desta tese contribuam para o refinamento do processo de mensuração das RP, necessário para se avançar o conhecimento sobre o seu papel no desenvolvimento do TEPT, assim como nas propostas de intervenção precoce em indivíduos sob maior risco de desenvolvimento desse transtorno mental

The role of reactions occurring in the course of traumatic experiences has been of interest in studies regarding the etiology and prognosis of the posttraumatic stress disorder (PTSD). This thesis evaluated the dimensional structure of the most used instrument for measuring peritraumatic dissociation (PD) - the Peritraumatic Dissociative Experience Questionnaire (PDEQ). Additionally, we developed and evaluated the psychometric properties of the instrument denominated Peritraumatic Reaction Questionnaire (PTRQ), proposed for evaluating the three main peritraumatic reactions (PR) in the context of PTSD: dissociation (PD), tonic immobility (TIP) and physical panic reaction (PPR). Data were obtained from a cross-sectional study developed between June 2007 and July 2008, including a representative sample of people aged 15 or more from the two largest Brazilian cities. A sample of 3,229 participants reported at least one traumatic event during their lifetime, 1,074 in Rio de Janeiro and 2,145 in São Paulo. The first article investigated the structural validity of the Brazilian version of the PDEQ. Principal component analyzes indicated the one-dimensional solution corroborated by confirmatory and exploratory factor analysis (CFA) performed in Mplus. The models were fit if CFI, TLI values greater than 0.95 and RMSEA values below 0.06. Modification indices indicated a high residual correlation between item 9 ('difficulty understanding what was happening') and item 10 ('disorientation') which was corroborated in both samples by AFC and suggests content redundancy. Scalability analyzes using Loevinger H and double monotonicity hypothesis indicated good scalar properties. The shortened version excluding item 9 has been proposed for use in epidemiological studies. The second article reported on the process of developing an integrated instrument to assess PR. The qualitative stage evaluated the content validity of 36 items, 30 of them from the main scales used to measure the three main PR and 6 more items prepared by experts. The set of 34 items resulting from the qualitative process had their configuration and metric structure evaluated from CFA and exploratory type for both samples in Mplus. Models with CFI and TLI above 0.95 and RMSEA less than 0.06 were considered with satisfactory fit. The proposed version of the PTRQ has 29 items distributed in the three dimensions (PD, ITP and RFP) presented good factorial and metric structure, and is recommended for use in epidemiological studies. We expect that the findings from this thesis may contribute to the refinement of PR measurement necessary to advance the knowledge about its role in PTSD development, as well as proposals for early intervention in individuals at higher risk of developing this mental disorder
Descritores: Psicometria
Análise Fatorial
Transtorno de Pânico
Resposta de Imobilidade Tônica
Transtornos Dissociativos
Trauma Psicológico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1; 616.89-008.487, C331, T1775


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Id: biblio-1039852
Autor: Arreguy, Marília Etienne; Montes, Fernanda Ferreira.
Título: Ferenczi e a educação: desconstruindo a violência desmentida / Ferenczi y la educación: deconstruyendo la violencia desmentida / Ferenczi and education: deconstructing the denied violence
Fonte: Estilos clín;24(2):246-261, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Experiências clínicas e postulados teóricos de Sándor Ferenczi trazem inúmeras contribuições para a Educação. Procuramos articular, neste artigo, duas formas de violência desmentida, uma coletiva e outra estranhamente familiar. Trata-se de duas dimensões fundadas num traumatismo radicalmente desestruturante, posto que resulta na clivagem do eu. Desenvolvemos a hipótese de que a desautorização do sujeito no plano societário - pela violência objetiva da exploração pelo capital - potencializa a identificação com o agressor e a reprodução de mecanismos incapacitantes na esfera educacional. O traumático da violência atuada entre os sujeitos na escola é sobreposto por uma clivagem introjetada na divisão de classes, especificamente na separação entre o ensino público e privado, bem como no racismo desmentido da sociedade brasileira. Introjeção e transferência fomentam esse processo. O embate entre os mundos adulto e infantil, com a imposição hierárquica de um saber vertical e hegemônico, costuma irromper como passagem ao ato no plano intersubjetivo. A imbricação inconsciente desses dois planos de violência clivada deve ser compreendida para que fragilidades narcísicas venham a ser integradas empaticamente no sentir com o outro. A sensibilidade para uma transferência mútua permite ao professor expor corajosamente suas fragilidades diante da hipocrisia sistêmica, promovendo reconhecimento dos sujeitos mais vulneráveis.

La experiencia clínica y los postulados teóricos de Sándor Ferenczi traen innumerables contribuciones a la Educación. Buscamos articular, en este artículo, dos formas de violencia desmentida, una colectiva y otra, extrañamente familiar. Se trata de dos dimensiones fundadas en un traumatismo radicalmente desestructurante, puesto que resulta del clivaje del yo. Desarrollamos la hipótesis de que la desautorización del sujeto en el plano societario -por la violencia objetiva de la explotación por el capital-potencia la identificación con el agresor y la reproducción de mecanismos incapacitantes en la esfera educativa. El traumático de la violencia actuada entre los sujetos en la escuela es superpuesto por una brecha introyectada en la división de clases, específicamente en la separación entre la enseñanza pública y privada, así como en el racismo desmentido de la sociedad brasileña. La introducción y la transferencia fomentan este proceso. El embate entre los mundos adulto e infantil, con la imposición jerárquica de un saber vertical y hegemónico, suele irrumpir como paso al acto en el plano intersubjetivo. La imbricación inconsciente de estos dos planes de violencia clivada debe ser comprendida para que las fragilidades narcísicas se integren empaticamente en el sentir con el otro. La sensibilidad para una transferencia mutua permite al profesor exponer audazmente sus fragilidades ante la hipocresía sistémica, promoviendo el reconocimiento de los sujetos más vulnerables.

Clinical experiences and theoretical postulates of Sándor Ferenczi bring countless contributions to education. We try to articulate, in this article, two forms of denial of violence, one collective and the other strangely familiar. These are two dimensions based on a radically destructive traumatism, since it results in a self-cleavage. We hypothesize that the disavowal of the subject in the societal plane - through the objective violence of exploitation by capital - strengthens the identification with the aggressor and the reproduction of incapacitating mechanisms in the educational sphere. The traumatic violence perpetrated among the subjects in school is superimposed by an introjected cleavage in the division of classes, specifically in the separation between public and private education, as well as in the denial of racism of the Brazilian society. Introjection and transfer foster this process. The clash between adult and infantile worlds, with the hierarchical imposition of a vertical and hegemonic knowledge, usually erupts as a passage to the act on the intersubjective plane. The unconscious imbrication of these two planes of cleaved violence must be understood so that narcissistic fragilities come to be integrated empathically into feeling with each other. Sensitivity to a mutual transference allows the teacher to courageously expose his weaknesses in face of systemic hypocrisy, promoting recognition of the most vulnerable individuals.
Descritores: Psicanálise
Violência/psicologia
Educação
Trauma Psicológico
-Encenação
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1039849
Autor: Pechberty, Bernard.
Título: Sándor Ferenczi: as passarelas criativas / Sándor Ferenczi: pasarelas creativas / Sándor Ferenczi: creative bridges / Sandor Ferenczi: des passerelles créatives
Fonte: Estilos clín;24(2):205-216, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo discute algumas contribuições centrais de Sándor Ferenczi presentes na primeira parte de sua obra. Discípulo de Sigmund Freud, ele conquistou a sua independência e desenvolveu uma reflexão sobre o traumatismo. A partir de sua experiência clínica, ele acentua a dimensão terapêutica essencial à psicanálise, diante ao intelectualismo dominante dos praticantes. Ele define uma nova relação entre a criança e os adultos, em contraposição ao infantil freudiano. Em decorrência disso, resultaram em algumas consequências: a importância do corpo em um sujeito dividido, a convergência da psicanálise da criança e do adulto, a nova postura do praticante e a relevância de sua formação são colocadas em destaque. O papel essencial dos primeiros ambientes de humanização, a educação e a transmissão, também foram colocados em primeiro plano em sua reflexão.

Este texto desarrolla algunas de las principales contribuciones de Sándor Ferenczi, presentes en la última parte de sus obras. Discípulo de S. Freud, tomará distancia de él y desarrollará una reflexión innovadora sobre el trauma. A partir de esta clínica, Ferenczi describe la dimensión terapéutica esencial del psicoanálisis, frente a la intelectualización dominante de los profesionales. Define una nueva relación del niño con el adulto, diferente del freudiano infantil. De esto se derivan varias consecuencias: la importancia del cuerpo en un sujeto escindido, la convergencia del psicoanálisis de niños y adultos, la nueva postura del profesional y la importancia de su entrenamiento que se destacan. El papel esencial de los primeros entornos de humanización, de la educación y la transmisión, se destacan en su reflexión.

This text develops some of Sándor Ferenczi's major contributions of, present in the last part of his works. Once Freud's disciple, he takes his independence and develops an innovative reflection on trauma. From this clinic, he describes the essential therapeutic dimension of psychoanalysis, against the dominant intellectualization of practitioners. He gives a new definition of the child's relationship with adults, different from the Freudian infantile. As consequences of this, the importance of the body in a split subject, the convergence of child and adult psychoanalysis, the practitioner's new posture and the importance of his training are highlighted. The essential humanizing role of the first environments, of education and transmission also come to the fore in his reflection.

Ce texte développe certains apports majeurs de Sandor Ferenczi, présents dans la dernière partie de ses travaux. Disciple de S. Freud, il prendra son indépendance et développera une réflexion innovante sur le traumatisme. A partir de cette clinique, il décrit la dimension thérapeutique essentielle à la psychanalyse, face à l'intellectualisation dominante des praticiens. Il définit un nouveau rapport de l'enfant avec les adultes, différent de l'infantile freudien. Plusieurs conséquences en découlent : l'importance du corps chez un sujet clivé, la convergence de la psychanalyse d'enfant et d'adulte, la posture nouvelle du praticien et l'importance de sa formation qui sont mis en valeur. Le rôle essentiel des premiers environnements humanisants, de l'éducation et de la transmission viennent au premier plan dans sa réflexion.
Descritores: Psicanálise
Trauma Psicológico
-Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1039847
Autor: Kupermann, Daniel.
Título: Ferenczi e os objetivos do tratamento psicanalítico: autenticidade, neocatarse, crianceria / Ferenczi y los objetivos del tratamiento psicoanalítico: autenticidad, neocatarsis, niñeria / Ferenczi and the objectives of psychoanalytic treatment: authenticity, neocatharsis, childishness
Fonte: Estilos clín;24(2):182-194, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Partimos da formulação de Sándor Ferenczi de que o final da análise consistiria na superação da "mentira" por parte do analisando, indicando que esta é a resposta sintomática ao "desmentido" (Verleugnung) sofrido na situação traumática. Nesse sentido o percurso de uma análise implicaria: superar a "identificação ao agressor" decorrente das experiências traumáticas, favorecendo ao analisando o gesto inspirado em sua autenticidade; a "neocatarse" necessária para que o sujeito possa perlaborar a clivagem narcísica, livrando-se da tirania dos objetos incorporados; e a "crianceria", na forma do resgate da palavra evocativa própria da linguagem da ternura infantil.

Partimos de la formulación de Sándor Ferenczi de que el final del análisis consistiría en la superación de la "mentira" por parte del analizado, indicando que esa es la respuesta sintomática a lo "desmentido" (Verleugnung) sufrido en la situación traumática. En este sentido, el trayecto de un análisis implicaría: superar la "identificación al agresor" derivada de las experiencias traumáticas, favoreciendo al analizado el gesto inspirado en su autenticidad; la "neocatarsis" necesaria para que el sujeto pueda reelaborar el clivaje narcisista, librándose de la tiranía de los objetos incorporados; y la "niñería", en la forma del rescate de la palabra evocativa propia del lenguaje de la ternura infantil.

We start from Sándor Ferenczi's formulation that the end of the analysis would consist in overcoming the "lie" on the analyzand's part, indicating this is the symptomatic response to the "disavowal" (Verleugnung) suffered in the traumatic situation. In this sense, the path of an analysis would imply: overcoming the "identification with the aggressor" deriving from the traumatic experiences, providing the gesture inspired in its authenticity to the analyzand; the "neocatharsis" needed for the subject to work through the narcissistic cleavage, getting rid of the incorporated objects; and the "childishness", in the form of the rescue of the evocative word typical of children's affective language.
Descritores: Psicanálise
Trauma Psicológico
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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