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Id: biblio-1069471
Autor: Dias, Marco Aurélio Dias da.
Título: Todo poder às mulheres / All the power of women.
Fonte: São Paulo; Best Seller; 2000. 277 p.
Idioma: pt.
Descritores: Comportamento Sexual/etnologia
Comportamento Sexual/história
Comportamento Sexual/psicologia
Comportamento Social
Feminismo/história
Pesquisa Comportamental/educação
Pesquisa Comportamental/história
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR79.1 - CIC - Centro de Informação Cardiovascular Mendonça de Barros
BR79.1; WM105, S582t


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-890101
Autor: Toirkens-Niklitschek, Josselinne; Osses-Bustingorry, Sonia; Pérez-Villalobos, Cristhian E; Ortiz-Moreira, Liliana; Bastías-Vega, Nancy.
Título: Escala de experiencia de ostracismo para adolescentes: propiedades psicométricas en estudiantes de carreras de la salud / Ostracism experience scale for adolescents: psichometric properties in chilean health sciences students
Fonte: Cienc. enferm;23(1):77-87, abr. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: El ostracismo, forma de violencia social, puede afectar psicológica y académicamente a los es tudiantes de carreras de la salud. Empero, no existen herramientas válidas para medirla en población chilena. Objetivo: Evaluar la estructura factorial y confiabilidad de la Escala de Experiencia de Ostracismo para Adolescentes (OES-A, por su sigla en inglés) en estudiantes de carreras de la salud chilenos. Material y método: 322 estudiantes de seis carreras de la salud respondieron la Escala de Experiencia de Ostracismo para Adolescentes y un cuestionario sociodemográfico, previo consentimiento informado. Se realizó un análisis factorial exploratorio del cuestionario y se evaluó su consistencia interna. Resultados: Se identificó dos factores: excluido e ignorado, presentando todos sus ítems cargas significativas en un único factor. Sus confiabilidades fueron altas y la correlación entre factores fue directa. Conclusión: Se aporta evidencia a favor de la validez y confiabilidad de la OES-A para evaluar ostracismo en estudiantes de carreras de la salud de Chile.

ABSTRACT Introduction: Ostracism, a kind of social violence, could affect the psychological and academic performance of Health students. Nonetheless, there is no validated tool to assess this variable in the Chilean population. Objective: To evaluate the validity and reliability of Ostracism Experiences Scale for Adolescents (OES-A) in health sciences students. Method: 322 students from six different health sciences university programs were chosen by a quote sampling method. After an informed consent was signed, they were surveyed and they answered the OES-A and a sociodemographic questionnaire. An exploratory factorial analysis of OES-A was performed and its internal consistency was assessed. Results: Outcomes are consistent with a factorial structure of two factors: excluded and ignored, with items having significant loadings in one single factor. Reliability was high for both these factors. These factors showed direct and significant correlation. Conclusion: Evidence supports the validity and reliability of OES-A as a tool to assess Ostracism in students of health sciences.
Descritores: Isolamento Social/psicologia
Estudantes de Ciências da Saúde/psicologia
Relações Interpessoais
-Chile
Inquéritos e Questionários
Pesquisa Comportamental/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


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Id: lil-668479
Autor: Helena dos Santos Oliveira, Simone; Marlena Freitag Pagliuca, Lorita; Grasiela Teixeira Barroso, Maria.
Título: Análise do círculo de contágio da teoria da ação racional e sua adequação à enfermagem / Analysis of the contagion circle in rational action theory and its adequacy for nursing / Análisis del círculo de contagio de la teoría de la acción racional y su adecuación la enfermería
Fonte: Rev. eletrônica enferm;9(3):866-877, set.-dez. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação de teorias é papel de extrema relevância a ser desempenhado pelas enfermeiras com vistas a poderem tomar decisões respaldadas em estruturas teóricas consistentes e adequadas à realidade vivenciada. A partir de tal entendimento, decidiu-se analisar a Teoria da Ação Racional (TAR) no referente ao círculo de contágio e sua aproximação e possível adequação para o estudo dos fenômenos no âmbito da enfermagem. Trata-se de um estudo de análise interpretativa da TAR para o qual se utilizou o modelo de avaliação de teorias proposto por Meleis, enfocando especificamente o círculo de contágio. Procedeu-se à busca de periódicos indexados no LILACS, observando-se as áreas do conhecimento em que os estudos foram desenvolvidos e os enfoques abordados. Os resultados evidenciaram onze estudos nas áreas de psicologia, nutrição e enfermagem, em que a teoria foi usada para pesquisas científicas predominantemente no campo da saúde, como possível instrumento para identificação de fatores que funcionem como determinantes positivos ou negativos de influência na realização de um determinado comportamento. A teoria mostra-se pertinente para tratar fenômenos nos diversos campos de atuação da enfermagem, pois enfoca o comportamento humano, presente em todos os locais onde se pretenda investigar e atuar.

Assessing theories allows for decision making based on consistent and adequate structures. In this study, we analyze Rational Action Theory (RAT) and its approach and adequacy to study nursing phenomena. Meleis? theory assessment model was used for interpretive analysis, specifically focusing on the contagion circle. We looked for journals indexed in LILACS, cataloging the knowledge areas the studies were developed in and the addressed foci. Results evidenced eleven publications in psychology, nutrition and nursing. The theory has been predominantly used in health, as an instrument to identify factors acting as positive or negative influence determinants in the realization of a specific behavior. This theory is pertinent to address phenomena in different nursing activity areas, as it focuses on human behavior.

Evaluar teorías permite tomar decisiones apoyadas en estructuras consistentes y adecuadas. Se analizó la Teoría de la Acción Racional (TAR) en cuanto al círculo de contagio y su aproximación y adecuación para el estudio de los fenómenos en el ámbito de la enfermería. El análisis interpretativo utilizó el modelo de evaluación de teorías de Meleis, enfocando específicamente el círculo de contagio. Se investigaron periódicos indexados en LILACS, catalogando las áreas del conocimiento en que los estudios fueron desarrollados y los enfoques tratados. Los resultados evidenciaron once publicaciones en las áreas de psicología, nutrición y enfermería. Fue utilizada para investigaciones predominantemente en el campo de la salud, como instrumento para identificación de factores que funcionan como determinantes positivos o negativos de influencia en la realización de un determinado comportamiento. La teoría se muestra pertinente para tratar fenómenos en los diversos campos de actuación de la enfermería, ya que enfoca el comportamiento humano.
Descritores: Teoria de Enfermagem
Modelos de Enfermagem
Pesquisa Comportamental
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-573764
Autor: Fuertes, Marina; Faria, Anabela; Soares, Hélia; Oliveira-Costa, Antónia.
Título: Momentos de interação em que as emoções se apre(e)ndem: estudo exploratório sobre a prestação materna e infantil em jogo livre / Interactional moments where emotions can be (re)learned: An exploratory study of mother and infant responses in free play situations / Affectif moments de interaction: Exploratoire étudie de la interaction maman-bébé / Instantes de interacción en que se adquieren las emociones: Estudio exploratorio acerca del desempeño materno e infantil en el juego libre
Fonte: Psicol. USP;21(4):833-857, 2010. ilus.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Resumo: Numa amostra com 99 díades mãe-filho (sem condições evidentes de risco), tendo os bebês entre 3 e 6 meses, analisamos breves sequências de jogo livre. Pretendíamos estudar a interacção mãe-filho num registo próximo do dia a dia. Para o efeito, avaliamos: a expressão facial, expressão vocal, posicionamento e manipulação, expressão afetiva, reciprocidade, directividade e jogo proporcionados pelas mães. Nos bebês observamos as respostas faciais, vocais, afectivas, a capacidade de responder reciprocamente e comportamento em jogo. Os resultados indicam que os comportamentos maternos muito sensíveis e adequados e os seus opostos - muito desajustados - são minoritários. De fato, a maioria das mães combina sensibilidade com alguma intrusão. A generalidade das crianças apresenta receptividade às solicitações maternas, mas não são raros os comportamentos difíceis e de resistência. A sensibilidade materna e a cooperação infantil apresentaram uma forte associação. Por fim, verificamos que os comportamentos maternos e infantis foram afectados pelo sexo da criança, pela educação e pelas idades maternas e o nível socioeconômico das famílias.

In this study, the authors investigate mother-child interaction in free play. Brief sequences of interaction were analyzed in a sample of 99 mother-infant dyads (with no evidence of risk). The infants' ages ranged between 3 and 6 months old. Mothers' facial and vocal expression, positioning and handling, affective expression, reciprocity, directiveness and appropriateness of play were assessed. In addition, infants were observed concerning to facial, vocal and affective responses, the ability to respond reciprocally and the quality of play presented. Results showed that highly sensitive and adequate maternal behavior and its opposite - highly insensitive and inadequate - are relatively uncommon. Moreover, a great number of mothers combined sensitivity with some level of intrusion. Infants presented, in general, receptivity to mother turns, but moment's resistance and difficult behaviors were found in many cases. These findings suggest a strong association between maternal sensitivity and infant cooperation. Results were affected by several variables like: infant's sex, mother's level of education, mother's age and family social economical status.

Dans un échantillon de 99 paires maman et bébé (sans être dans les conditions de risque), avec des enfantes entre 3 et 6 mois, nous avons analysé de brèves séquences du jeux libre. On voudrait étudier l'interaction maman et bébé justement comme ça se passe pendant la journée. A cet effet, on a évalué: l'expression facial, la vocalisation, la manipulation de la mère sur le bébé, l'expression des affects, la réciprocité, la directivité et les jeux proportionnés par les mères. Dans les bébés on a observé les réponses faciales, vocales et affectives, la capacité de répondre avec réciprocité et le type d'interaction dans le jeu. Les résultats montre que les comportements maternels, qui sont trop sensibles et adéquats, bien comme, lesquelles trop désajustés, sont en minorité. En fait, la majorité des mères fait une combinaison entre sensibilité et intrusion. La généralité des enfants présent réceptivité aux sollicitations de leurs mères mais ils ne sont pas rares les comportements difficiles et de résistance. La sensibilité maternelle et la coopération enfantine on présenté une forte association. Finalement, on a vérifié que les comportements maternels et enfantines on été affecté par le sexe de l'enfant, l'éducation, les ages maternels et le niveaux socio-économique des familles.

En una muestra de 99 parejas madre-hijo (sin riesgo evidente), teniendo los bebés entre 3 y 6 meses, analizamos breves sequencias de juego libre. Pretendíamos estudiar la interacción madre-hijo en un registro que se asemejase a su dia a dia. Para ello evaluamos: la expresividad facial y oral, la postura y la manipulación, la afectividad y reciprocidad, la capacidad de dirigir y la capacidad lúdica proporcionadas por las madres. En los bebés analizamos la expresividad facial, oral y afectiva, la capacidad de respuesta recíproca y su comportamiento durante el juego. Los resultados indican que tanto las actitudes maternales muy sensibles y adecuadas como sus opuestas - muy inadecuadas, son minoritarias. De hecho, la mayoría de las madres combina la sensibilidad con algún grado de intrusismo. La mayoría de los bebés es receptiva a las actitudes maternas, pero no son infrecuentes los comportamientos difíciles y rebeldes. La sensibilidad materna y la cooperación infantil mostraron una fuerte asociación. Finalmente, verificamos que las actitudes maternas e infantiles dependieron del sexo del niño, de la educación, de la edad materna y del nivel sócio-económico de las famílias.
Descritores: Comportamento Materno
Relações Mãe-Filho
-Pesquisa Comportamental
Jogos Experimentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-955757
Autor: Benvenuti, Marcelo Frota Lobato; Toledo, Thais Ferro Nogara de; Velasco, Saulo Missiaggia; Duarte, Flavia Meneses.
Título: Behavior and illusions: a model to study superstition in a participant replacement experiment
Fonte: Psicol. reflex. crit;31:17, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP; . CNPq; . FAPESP; . FAPEMAT.
Resumo: Abstract The notion of superstitious behavior can provide a basic background for understanding such notions as illusions and beliefs. The present study investigated the social mechanism of the transmission of superstitious behavior in an experiment that utilized participant replacement. The sample was composed of a total of 38 participants. Participants performed a task on a computer: they could click a colored rectangle using the mouse. When the rectangle was in a particular color, the participants received points independently of their behavior (variable time schedule). When the color of the rectangle was changed, no points were presented (extinction). Under an Individual Exposure condition, ten participants worked alone on the task. Other participants were exposed to the same experimental task under a Social Exposure condition, in which each participant first learned by observation and then worked on the task in a participant replacement (chain) procedure. The first participant in each chain in the Social Exposure condition was a confederate who worked on the task "superstitiously," clicking the rectangle when points were presented. Superstitious responding was transmitted because of the behavior of the confederate. This also influenced estimates of personal control. These findings suggest that social learning can facilitate the acquisition and maintenance of superstitious behavior and the illusion of control. Our data also suggest that superstitious behavior and the illusion of control may involve similar learning principles.
Descritores: Superstições/psicologia
Aprendizado Social
-Pesquisa Comportamental
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1026086
Autor: Silva, Milena Regina da; Andrade, Letícia de; Gomes, Allan Henrique.
Título: Neguinho e Kika: (re)significações audiovisuais / Neguinho e Kika": audiovisual meanings / Neguinho e Kika: (re)significación audiovisual
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(2):159-173, ago.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a análise de um filme de curta metragem Neguinho e Kika. O filme conta a história de Neguinho, um jovem trabalhador do tráfico de drogas, que vive um amor em meio aos dramas da vida. Para pensar o filme e as relações estéticas a partir da obra, tomamos como interlocutor o filósofo Jacques Rancière. A análise foi orientada pelo paradigma indiciário, método de investigação que se atenta aos detalhes das narrativas, cenários e atuações. As cenas escolhidas para análise têm em comum a presença de instituições que, de certa maneira, (des)ordenam a vida na comunidade: o estado, a família e o tráfico. Compreendemos, a partir de nossa análise, que o filme mostra sua potência nas relações que estabelece, além do que é visível e dizível, no fazer sentir e pensar para além do que o autor nos apresenta (AU).

This article presents the results of a research whose objective was to analyze a short movie Neguinho and Kika. The movie tells the story of Neguinho, a young drug dealer who lives a love affair in the midst of life dramas. To think about the movie and its aesthetic relations, we took the philosopher Jacques Rancière as an interlocutor. The analysis was driven by the indiciary paradigm, an investigation method that attains to the details of the narratives, set design and performances. The scenes chosen for analysis have in common the presence of institutions that, in a certain way, (dis) order the life in the community: the state, the family and the drug traffic. We understood, from our analysis, that the movie shows its power through the relationships that it builds, beyond what is visible and sayable, in making us feel and think beyond what the author presents us (AU).

El presente estudio presenta resultados de una investigación que tuvo como objetivo el análisis de la película de cortometraje Neguinho y Kika. La película narra la historia de Neguinho, un joven trabajador del narcotráfico, que vive un amor en medio a las tragedias de la vida. Para pensar la película y las relaciones estéticas desde la obra, tomamos como interlocutor el filósofo Jacques Rancière. El análisis se orientó por el paradigma indiciario, método de investigación que atenta a todos los detalles de las narrativas, escenarios y actuaciones. Las cenas elegidas para el análisis tienen en común la presencia de instituciones que en cierto modo (des)ordenaron la vida en la comunidad: el estado, la familia y el narcotráfico. Entendemos, a partir de nuestro análisis, que la película demuestra su potencia en las relaciones que establece, más allá de lo que es visible y de lo que puede decirse, en el hacer experimentar y pensar más allá de lo que el autor nos presenta (AU).
Descritores: Recursos Audiovisuais
Pesquisa Comportamental
Mídia Audiovisual
-Psicologia
Estética
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: lil-663153
Autor: Ferreira, Renatha El Rafihi; Soares, Maria Rita Zoéga; Pires, Maria Laura Nogueira.
Título: A criança que não dorme: aspectos comportamentais da insônia infantil / The child that does not sleep: behavioral aspects of childhood insomnia
Fonte: Pediatr. mod;48(4), abr. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A insônia comportamental é um problema frequente em crianças. Quando não tratada, pode resultar em prejuízos no comportamento, aprendizagem e regulação emocional. O presente artigo aborda a importância da avaliação diagnóstica comportamental em crianças com problemas relacionados ao momento de dormir e aos despertares noturnos. A partir de uma análise funcional detalhada é possível identificar o que mantém os comportamentos inadequados da criança em relação ao sono, e assim traçar um plano de intervenção eficaz. As estratégias comumente usadas para o tratamento da insônia infantil são a extinção e o reforço positivo, consideradas pela literatura como métodos eficazes tanto para a redução de problemas no momento de dormir como para os despertares noturnos.
Descritores: Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono/diagnóstico
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono/psicologia
Extinção Psicológica
Pesquisa Comportamental
Reforço Psicológico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-1023326
Autor: Gómez, Pedro Arturo.
Título: Imaginarios sociales y análisis semiótico. Una aproximación a la construcción narrativa de la realidad / Social imaginaries and a semiotics analysis. An approach to the narrative building of reality
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):69-77, 2017.
Idioma: es.
Resumo: La noción de "imaginarios sociales" ha sido utilizada con frecuencia en la investigación sociológica en general y los estudios de la comunicación mediática en particular, sin alcanzar un estatuto conceptual claro y preciso que permita su utilización como una categoría de análisis cuyo significado cuente con un acuerdo generalizado en la comunidad de investigadores. Para una Semiótica del discurso en cuanto proceso social, hace falta un abordaje que sistematice el concepto de imaginarios sociales, en relación con los procesos de producción de sentido y construcción social de la realidad a través de las prácticas comunicativas, con particular referencia a la comunicación mediática. En este marco, la semiosis es descripta en tres niveles de investidura de sentido: (i) bases de la representación (nivel de los imaginarios), (ii) representaciones (nivel de los textos) y (iii) sistemas de representaciones (discursos y regímenes de significación). Especial atención se presta a las funciones de la narratividad en cuanto esquema cognitivo básico de percepción e interpretación del mundo, en relación con los relatos audiovisuales mediáticos y la legitimación del poder simbólico

The notion of "Social Imaginaries" has frequently been utilized in the sociological research in general, and in the studies of media communication, in particular, without obtaining a conceptual statute clear and precise that may allow its utilization as a category of analysis whose meaning could count with a generalized agreement in the community of researches. For a discourse Semiotics in a social process, it needs an approach that systematizes the concept of social imaginaries, in relation to processes of production of a sense and social construction of reality through communicative practices, with special reference to the media reference. In this frame, semiosis is descriptive at three levels of sense investiture (I) bases of the representation (level of the imaginaries) (II) representation (text level) and (III) representation systems (discourses and regimen of signification). Special attention is paid to the functions of narration in all basic, cognitive outline of perception and interpretation of the world, in relation to audiovisual media stories and the legitimation of the symbolic power

A noção de "Imaginários sociais" tem sido utilizada frequentemente na pesquisa sociológica, em geral, e nos estudos da comunicação mediática, em particular, sem atingir um estatuto conceitual claro e preciso que a coloque como uma categoria de análise com significação reconhecida pela comunidade de pesquisadores em geral. Para uma semiótica do discurso entendido como processo social, é necessária uma abordagem que sistematize o conceito de imaginarios sociais ligado aos processos de produção de sentido e de construção social do real mediante as práticas comunicativas, especialmente no que diz respeito à comunicação mediática. Neste quadro, descreve-se a semiose em três níveis de captação de significado: (i) bases da representação (níveis dos imaginários), (ii) representações (nível dos textos) e (iii) sistema de representações (discurso e regimes de significado). Presta-se especial atenção às funções narrativas como esquema cognitivo básico para a percepção e interpretação do mundo, no que dis respeito aos relatos audiovisuais mediáticos e à legitimação do poder simbólico
Descritores: Sociologia
Pesquisa Comportamental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-987970
Autor: Alves, Flávio Soares; Carvalho, Yara Maria de.
Título: Reflexões sobre uma experiência investigativa com a capoeira / Reflexiones sobre una experiencia de investigación con la capoeira / Reflections about an investigation research experience with capoeira
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(3):1111-1132, jul./set. 2014.
Idioma: en; pt.
Resumo: O objetivo deste texto é descrever os movimentos de uma experiência investigativa com a capoeira. Tal descrição coloca em cena os desvios e transgressões que testemunham certa propensão ao devir do percurso metodológico. Buscase mapear as formas através das quais os procedimentos foram desconstruídos e transformados na pesquisa de campo. Pretende-se compreender como o envolvimento do pesquisador com o campo força os princípios regulamentares de ação a seus limites, mantendo a atitude investigativa na tensão entre a função referencial ­ que aponta para a aplicação regular dos procedimentos ­ e a propensão ao devir. Desta forma, evidencia-se a introdução do intensivo na relação investigativa e é o registro desse intensivo que alimenta esta descrição

El objetivo de este artículo es describir los movimientos de una experiencia de investigación con la capoeira. Esta descripción pone en escena las desviaciones y las transgresiones que dan testimonio de cierta propensión al devenir del enfoque metodológico. Se busca trazar los modos en que los procedimientos se desconstruyen y se transforman en la investigación de campo. Tiene la intención de comprender cómo la intervención del investigador con el campo fuerza los principios reguladores de la acción a sus límites, manteniendo la actitud investigativa en tensión entre la función referencial que apunta a la aplicación regular de los procedimientos y la propensión a devenir. Así se evidencia la introducción de lo intensivo en las relaciones de investigación y es el registro de este intensivo que alimenta esta descripción

The aim of this article is to describe the movements of an investigation experience with capoeira. This description underscores deviations and transgressions that testify to some propensity towards the becoming of the methodological trajectory. We seek to map the ways in which the proceedings were deconstructed and transformed during field research. We intend to understand how researchers' involvement with fieldwork forces the regular principles of action to their limits, keeping the investigative attitude in the tension between the referential function ­ which points to regular application of proceedings ­ and the propensity towards becoming. The introduction of "the intensive" in the investigation relation is thus shown, and the record of that "intensive" nurtures this description
Descritores: Artes Marciais
-Pesquisa Comportamental
Métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1022199
Autor: Menezes, Roberta; Menezes, Mariana; Teston, Elen Ferraz; Matumoto, Silvia; Faller, Jossiana Wilke.
Título: Conhecimento, comportamento e práticas em saúde do homem em relação ao câncer de próstata / Knowledge, behaviour and health practices of men concerning the prostate cancer / Conocimiento, comportamiento y práctica en salud del hombre en relación con cáncer de próstata
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);11(5):1173-1179, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Descrever o conhecimento, o comportamento e as práticas em relação ao câncer de próstata em adultos. Métodos: Estudo quantitativo, realizado com 130 homens. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2015, por meio do Modelo de Crenças em Saúde. Resultados: Embora relatem conhecimento sobre o câncer, 30% realizam a dosagem do Antígeno Prostático Específico e 17,6% o exame de toque retal anualmente. A maioria percebe a susceptibilidade e a severidade do câncer e acredita que é capaz de fazer algo por si mesmo, beneficiando-se com esses cuidados. Quanto às barreiras, 16,9% apresentaram comportamento não preventivo. Conclusão: O medo da dor, a vergonha e a falta de coragem para realizar o exame constituem barreiras a esses indivíduos. A equipe de saúde deve oportunizar abordagens considerando esses aspectos, utilizando estratégias que ampliem o acesso dos homens ao serviço de saúde e estimulem a prática do autocuidado

Objective: The study's purpose has benn to describe the knowledge, behavior and health practices regarding the prostate cancer in adults. Methods: It is a cross-sectional and descriptive study with a quantitative approach, which had 130 participating men. Data collection took place from March to April 2015, using the Health Belief Model. Results: Although they report having knowledge about cancer, only 30% had done the prostate-specific antigen dosage and 17.6% the rectal examination annually. Most comprehend the susceptibility and severity of this cancer, and believe that they are capable of doing something for themselves and benefiting from such care. Regarding the barriers, 16.9% had non-preventive behavior. Conclusion: Fear of pain, shame, and lack of courage to take the exam are barriers to these individuals. The health team should opportunistically approach these aspects by using strategies that increase men's access to health care and encourage self-care practices

Objetivo: Describir el conocimiento, el comportamiento y las prácticas en relación al cáncer de próstata en adultos. Métodos: Estudio cuantitativo, realizado con 130 hombres. La recolección de datos ocurrió entre marzo a abril de 2015, a través del Modelo de Creencias en Salud. Resultados: Aunque reportan conocimiento sobre el cáncer, el 30% realiza la dosificación del Antígeno Prostático y el 17,6% el examen de tacto anual. La mayoría percibe la susceptibilidad y la severidad del cáncer y cree que es capaz de hacer algo por sí mismo y beneficiarse con esos cuidados. En cuanto a las barreras, el 16,9% presentó comportamiento no preventivo. Conclusión: El miedo al dolor, la vergüenza y la falta de coraje para realizar el examen constituyen barreras a esos individuos. El equipo de salud debe oportunizar enfoques considerando estos aspectos, utilizando estrategias que amplíen el acceso al servicio de salud y estimulen la práctica del autocuidado
Descritores: Neoplasias da Próstata
Autocuidado
Saúde do Homem
Comportamentos de Risco à Saúde
-Brasil
Antígeno Prostático Específico/uso terapêutico
Pesquisa Comportamental
Exame Retal Digital/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição



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