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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012806
Autor: Martelli, Thaís Morelatto; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques.
Título: Espíritos compositores e instrumentistas: a música na umbanda / Espíritus compositores e instrumentistas: la música en la umbanda / Composer and instrumentalist spirits: the music in umbanda
Fonte: Psicol. Estud. (Online);24:e39154, 2019.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: RESUMO A umbanda é uma religião de possessão em que espíritos são venerados, incorporados e desincorporados em meio a música, geralmente composta pelo som do atabaque (instrumento de percussão) e pelo canto. Conhecidas como pontos-cantados, as canções rituais estão presentes no culto e na vida cotidiana dos médiuns, contudo pouco se sabe sobre a compreensão nativa a seu respeito. Mediante um estudo de caso etnográfico, investigou-se a concepção de música umbandista, numa perspectiva etnopsicológica. Os participantes foram dez médiuns e seis espíritos, uma vez que são considerados pelo campo sujeitos interlocutores com personalidade própria. As informações foram coletadas e analisadas com base num procedimento etnopsicanalítico que combina entrevistas semiestruturadas e observação participante com uma escuta atenta aos implícitos e às repetições discursivas e discutidos com base numa revisão da literatura. Encontrou-se que os pontos-cantados ajudam o médium a concentrar-se no mundo simbólico umbandista, podendo ser disparadores de sentimentos, sensações e pensamentos, associados aos espíritos que eles descrevem. Os médiuns percussionistas disseram que tocam sob a influência dos espíritos que os instruem a fazer movimentos corporais organizados. Conclui-se que o sujeito da musicalidade umbandista não é entendido como a pessoa que aparentemente a compõe e a executa. O termo música apenas pode ser usado mediante a subordinação do entendimento nativo do emprego ritual da sonoridade a uma concepção etnomusicológica que a inclui. O sentido geral do uso da música na umbanda é propiciar concentração mental e, portanto, entender seu papel é crucial para o desenvolvimento do conhecimento etnopsicológico a respeito do culto.

RESUMEN La umbanda es una religión de posesión en que los espíritus son venerados, incorporados y desincorporados en medio a la música, generalmente compuesta por sonido del atabal (instrumento de percusión) y por el canto. Conocidas como puntos-cantados, las canciones rituales están presentes en culto y en el cotidiano de los médiums, todavía poco se sabe sobre la comprensión nativa a su respecto. Mediante un estudio de caso etnográfico, se investigó la concepción de música umbandista, en perspectiva etnopsicológica. Los participantes fueran 10 médiums y 6 espíritus, considerados sujetos interlocutores con personalidad propia. Las informaciones fueron recolectadas y analizadas con base en un procedimiento etnopsicoalítico que combina entrevistas semiestructuradas y observación participante con una escucha atenta a los implícitos y las repeticiones discursivas y discutidos sobre la base de una revisión de la literatura. Los datos apuntan que los puntos-cantados ayudan al médium a concentrarse en el mundo simbólico umbandista, pudiendo ser disparadores de sentimientos, sensaciones y pensamientos, asociados a espíritus que ellos describen. Los médiums percusionistas dijeron que tocan bajo la influencia de los espíritus que los instruyen a hacer movimientos corporales organizados. Se concluye que el sujeto de la musicalidad umbandistano es entendido como la persona que aparentemente la compone y la ejecuta. El término música sólo puede ser usado mediante la subordinación del entendimiento nativo del empleo ritual de la sonoridad a una concepción etnomusicológica que la incluye. El sentido general del uso de la música en el umbanda es propiciar concentración mental y por lo tanto entender su papel es crucial para el desarrollo del conocimiento etnopsicológico acerca del culto.

ABSTRACT Umbanda is a religion of possession in which spirits are venerated, embodied and disembodied in the midst of music, usually composed of the sound of atabaque (percussion instrument) and singing. Known as sung points, ritual songs are present in cult and in mediums' daily lives, yet little is known about native understanding of them. Through an ethnographic case study, the umbandist conception of music was investigated in an ethnopsychological perspective. The participants were 10 mediums and 6 spirits, which are considered by the field as interlocutor subjects with their own personality. Information was collected and analyzed based on an ethno-psychoanalytic procedure that combines semi-structured interviews and participant observation with an attentive listening to the implicit ones and the discursive repetitions and discussed based on a review of the literature. The data points that sung points help the medium to focus on the umbandist symbolic world, and can be triggers to feelings, sensations and thoughts associated with the spirits they describe. The percussionist mediums said they play under the influence of the spirits who instruct into making organized body movements. It can be concluded that the subject of umbandist musicality is not understood as the person who apparently composes and executes it. The term music can only be used by subordination of the native understanding of ritual use of sonority to an ethnomusicological conception that includes it. The general sense of the use of music in umbanda is to provide mental concentration and therefore understanding its role is crucial for the development of ethnopsychological knowledge about worship.
Descritores: Religião
Espiritualismo/psicologia
Comportamento Ritualístico
Música
-Etnopsicologia
Possessão Espiritual
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: lil-671717
Autor: Perales, Alberto.
Título: Acerca del estudio de la psicopatología general y transcultural / About the study of general and transcultural psychopathology
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;30(1):155-156, ene.-mar. 2013. ilus, graf, mapas, tab.
Idioma: es.
Descritores: Etnopsicologia
Psicopatologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-666452
Autor: De Noronha, Marcos.
Título: La aproximación de la psicología a la etnología: producto e historia / The approach between psychology and ethnology product and history
Fonte: An. salud ment;10(1/2):125-143, 1994.
Idioma: es.
Resumo: La aproximación de la psicología a la etnología a través del psicoanálisis fue abriendo un vasto campo de investigación, dando lugar a nuevas concepciones teóricas y diversas corrientes de pensamiento que enriquecieron ambas ciencias. La aparición de diversas escuelas psiquiátricas es producto de esta aproximación. Aunque citadas frecuentemente como sinónimos, difieren entre sí por sus bases teóricas y metodológicas. Para comprender mejor el significado de estas escuelas es necesario entender las vías que hicieron posible esta aproximación.

The approach between psychology and ethnology through psychoanalysis had opened a vast field of research where new theorical concepts have been elaborated proposing different schools of thought bringing some contributions to both sciences. The product of this approach was the emergence of several psychiatric schools and, although they are frequently mentioned as synonymous, their differences can be found in their theoretical and methodological bases. For a better comprehension of the significance of these schools, it is necessary to understand the ways along wich psychology and ethnology made possible their interconnection.
Descritores: Etnologia
Etnopsicologia
Psicologia
Psicologia Social
Psiquiatria/história
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-674438
Autor: Souza Filho, Edson A. de; Beldarrain-Durandegui, Angel; Scardua, Anderson.
Título: A infância segundo familiares e educadores: etnia e classe social / Childhood according to relatives and educators: ethnicity and social class
Fonte: Psicol. soc. (Online);25(1):123-133, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Observamos representações sociais da infância entre pais/educadores, segundo etnia e classe social. Perguntamos o que é uma criança do nascimento aos seis anos de idade "em geral", o que agrada/desagrada nela e como mudá-la. Organizamos os temas em aspectos individuais, relações básicas, relações interpessoais, relações de poder, valores morais. A pergunta em geral e como mudar geraram mais convergências intergrupais. Os temas individuais, relações interpessoais e valores morais se associaram mais à infância "em "geral", enquanto relações básicas e relações de poder ao que agrada/desagrada. Constatamos mais regularidade entre o que desagrada e como mudar a criança em relações de poder entre os brancos, morenos e negros de classe média, enquanto entre judeus individuais e relações interpessoais. Os brancos de meio popular mencionaram mais relações básicas e, morenos e negros, relações interpessoais. Discutimos a dinâmica de interações entre grupos minoritários assertivos e majoritários com mais reconhecimento social de traços socioculturais.

We observed social representations of childhood among parents/grand-parents and educators, according to ethnicity and social class. We asked them what it is a child from birth up to six years old "in general", what do they like/dislike in this child and how they could change her/him. We organized the answers in themes about individual, basic relations, interpersonal relations, power relations, moral values. Themes on individual, interpersonal relations and moral values were more associated to the question in general, while basic relations and power relations to like/dislike. Regarding dislike and how to change a child, we found regularities in power relations among Whites, Mixed and Black people from the middle class, while among Jews were on individual and interpersonal relations. Lower class Whites stressed basic relations, while Mixed and Black interpersonal relations. We discussed the dynamic of relations between assertive minority and majority groups with more socio-cultural traits recognition.
Descritores: Psicologia Social
Criança
Desenvolvimento Infantil
Etnopsicologia
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-976664
Autor: Camargo, Ana Flávia Girotto de; Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antônio dos.
Título: A feitura do santo: percursos desenvolvimentais de médiuns em iniciação no candomblé / "a feitura do santo": itinerarios de desarollo de médiums en iniciación en el candomblé / "a feitura do santo": developmental courses of mediums in candomblé initiation
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e189741, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os processos desenvolvimentais de pessoas que atuam como médiuns em comunidades de matrizes africanas. Participaram 12 médiuns que já realizaram a feitura do santo, ou seja, o processo de iniciação no candomblé. Foi empregado o modelo bioecológico em interface com a etnopsicologia. A feitura do santo proporciona remanejamentos identitários que interferem em outros microssistemas. O respeito extremo à hierarquia é valorizado e está associado à realização de obrigações, provendo saberes e experiências a serem compartilhados com o decorrer do tempo. Portanto, são diversas as transformações subjetivas que o processo de feitura do santo pode proporcionar e suas repercussões parecem extrapolar a vida do médium, promovendo o desenvolvimento daqueles com quem ele se relaciona.

Resumen El objetivo de este estudio fue comprender los procesos de desarrollo de personas que actúan como médiums en comunidades de matrices africanas. Participaron 12 médiums que ya realizaron la "feitura do santo", o sea, el proceso de iniciación en el Candomblé. Se empleó el modelo bioecológico en interfaz con la etnopsicología. La "feitura do santo" proporciona desplazamientos identitarios que interfieren en otros microsistemas. El respeto extremo a la jerarquía es valorado y está asociado a la realización de obligaciones, proveyendo saberes y experiencias a ser compartidos con el transcurrir del tiempo. Por lo tanto, son diversas las transformaciones subjetivas que el proceso de elaboración del santo puede proporcionar, y sus repercusiones parecen extrapolar la vida del médium, promoviendo el desarrollo de aquellos con quienes se relaciona.

Abstract The objective of this study was to comprehend the developmental processes of people who act as mediums in communities of African matrices. Twelve mediums who have already performed the process of the religious ceremony of initiation called feitura de santo in Candomblé participated. The bioecological model was used in interface with ethnopsychology. The religious ceremony of initiation called feitura de santo provides identity shifts that interfere with other microsystems. Extreme respect for the hierarchy is valued and associated with the fulfillment of obligations, providing knowledge and experience to be shared over time. Therefore, there are several subjective transformations that the process of feitura de santo can provide and its repercussions seem to extrapolate the life of the medium, promoting the development of those with whom he relates.
Descritores: Religião
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Etnopsicologia/métodos
Desenvolvimento Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1012809
Autor: Carvalho, Juliana Barros Brant; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques.
Título: Umbanda e quimbanda: alternativa negra à moral branca / Umbanda et Quimbanda: une alternatif noir à la moralité blanche / Umbanda y Quimbanda: una alternativa negra a la moral branca / Umbanda and quimbanda: black alternative to white morality
Fonte: Psicol. USP;30:e180093, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A quimbanda, modalidade de culto afro-brasileiro habitualmente apresentada como mera inversão ético-moral da umbanda, preservou-se em rituais com entidades espirituais que supostamente contestam ou invertem a ordem moral vigente. Neste estudo acompanharam-se esses rituais e coletaram-se depoimentos de sacerdotes em comunidades religiosas afro-brasileiras, com o objetivo de revisar se de fato há uma pressão exercida por padrões ético-religiosos da sociedade envolvente que poderiam ter moderado ou modificado concepções africanas subjacentes. Na contramão de análises que implicitamente pressupõem a subordinação dos cultos afro-brasileiros a uma única concepção de moralidade, constatou-se que a vivência do sagrado implicada na quimbanda e na umbanda não atrela-se a essa moralidade vigente, e que nenhuma das suas manifestações pode ser corretamente descrita como amoral.

Résumé Le Quimbanda, une modalité de secte afro-brésilienne généralement présenté comme une simple inversion éthique et morale d'Umbanda, conservé dans les rituels avec des entités spirituelles qui sont supposés contester ou inverser l'ordre moral actuelle. Dans cette étude, ces rituels ont été suivis et les témoignages de prêtres ont été recueillis dans des communautés religieuses afro-brésiliennes, afin de vérifier si, en effet, il y a une pression exercée par les normes éthiques et religieuses de la société environnante qui pouvait modérer ou modifier les conceptions africaines sous-jacentes. Contrairement aux analyses qui supposent implicitement la subordination des sectes afro-brésiliens à une seule conception de la moralité, on a été constaté que l'expérience du sacré impliquée dans le Quimbanda et l'Umbanda n'est pas liée à cette moralité actuelle, et qu'aucune de ses manifestations peut être correctement décrit comme immorale.

Resumen La Quimbanda, modalidad de culto afrobrasileño y que generalmente se presenta como una mera inversión ético-moral de la Umbanda, conservó sus rituales con entidades espirituales que supuestamente invierten el orden moral vigente o lo contestan. En este estudio se acompañaron estos rituales y se recogieron declaraciones de sacerdotes en comunidades religiosas afrobrasileñas, con el objetivo de revisar si y en qué medida las presiones ejercidas por patrones ético-religiosos de la sociedad circundante podrían haber moderado o modificado las concepciones africanas subyacentes. Al contrario de los análisis que implícitamente presuponen la subordinación de los cultos afrobrasileños a una única concepción de moralidad, se encontró que la experiencia de lo sagrado involucrada en la Quimbanda y en la Umbanda no se vincula a esta moralidad vigente, y que ninguna de sus manifestaciones puede ser correctamente descrita como amoral.

Abstract Quimbanda is an African-Brazilian religious modality generally presented as a mere ethical and moral inversion of Umbanda that has been preserved through rituals made with spiritual entities that supposedly contest or reverse the prevailing morality. In this study, we followed rituals and collected interviews with priests in African-Brazilian religious communities, aiming to verify if there really is influence of an ethical standard from the surrounding society that could have moderated or modified subjacent African conceptions. Contrary to analyses that implicitly assume African-Brazilian cults as subjected to a single conception of morality, we found that the sacred experience involving Quimbanda and Umbanda is not attached to the prevailing morality, and that none of its manifestations can be properly described as amoral.
Descritores: Religião e Psicologia
Grupos Étnicos/psicologia
Etnopsicologia
-Brasil/etnologia
África/etnologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1021331
Autor: Carvalho, Juliana Barros Brant; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques.
Título: Fios da razão: tradição e pluralidade da umbanda em Pontal / Lines of reason: tradition and plurality of the umbanda in Pontal
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):147-156, maio-ago. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo busca-se compreender a pluralidade da umbanda, uma tradição afro-brasileira, através de um estudo sobre a biografia de uma dirigente e a transmissão de seus saberes. Para tanto, interagiu-se com a comunidade pesquisada em posição de consulente nas cerimônias religiosas de um terreiro na cidade de Pontal, interior de São Paulo. Além disso, foram feitas entrevistas, registros em caderno de campo, fotográficos, de vídeos e de áudio. Encontrou-se que a heterogeneidade e o pluralismo da umbanda, quando examinados numa perspectiva etnopsicológica, evidenciam a insuficiência de algumas categorias acadêmicas que têm sido utilizadas para os compreender: nomeadamente o sincretismo, hibridismo, convergência, conversão e trânsito religioso. A múltipla pertença religiosa, vista como traço da modernidade em oposição ao tradicional, na umbanda parece ser uma condição da sua tradicionalidade, uma vez que a vida social e comunitária é mais determinante que princípios doutrinários em si mesmos

This paper aims to comprehend the plurality of Umbanda, an Afro-Brazilian tradition, through a study about one leader's biography and the transmission of knowledge. For this purpose, the researcher interacted with the community as a participant in the religious ceremonies in a terreiro in Pontal, in the countryside of São Paulo. The leadership was interviewed, field notes were registered and photos, videos and audio were collected. It was found that the heterogeneity and the plurality of Umbanda, when analyzed from an ethnopsychological perspective, high-lights that some academic categories used are not enough to understand those attributes, su-In this case, the multiple religious belonging, seen as a trace of modernity in opposition to tradition, seems to be in Umbanda the requirement to its traditionalism. Social and communitarian life are more decisive than the doctrine itself
Descritores: Religião e Psicologia
Etnopsicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603266
Autor: Alarcón, Reynaldo.
Título: El legado psicológico de Rogelio Díaz-Guerrero / O legado psicológico de Rogelio Díaz-Guerrero / The psychological legacy of Rogelio Díaz-Guerrero
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;10(2):553-571, ago. 2010.
Idioma: es.
Resumo: El autor identifica cuatro dimensiones básicas en la obra del psicólogo mexicano Rogelio Díaz-Guerrero (1918-2004): a) su temprano interés por construir una psicología del mexicano, se inicia con la publicación de Estudios de psicología del mexicano (1961) y culmina, 42 años después, con su libro Bajo las garras de la cultura. Psicología del mexicano 2 (2003; b) la orientación culturalista de su pensamiento; c) su adhesión a la psicología transcultural, en reacción al etnocentrismo psicológico dominante en su época; y, d) su propuesta de una etnopsicología, que lleve a la elaboración de psicologías nativas. Su obra exuberante, elaborada con rigurosidad metódica y fino análisis estadístico, es un mensaje a las nuevas promociones de psicólogos latinoamericanos. El presente artículo lo escribe el autor en homenaje al amigo y compañero de profesión

O autor identifica quatro dimensões básicas na obra do psicólogo mexicano Rogelio Díaz-Guerrero (1918-2004): a) seu interesse pioneiro por construir uma psicología do mexicano se inicia com a publicação de Estudios de psicología del mexicano (1961) e culmina 42 anos depois com seu livro Bajo las garras de la cultura. Psicología del mexicano 2 (2003); b) a orientação culturalista de seu pensamento; c) sua adesão à psicologia transcultural, em reação ao etnocentrismo psicológico dominante em sua época; d) sua proposta de uma etnopsicologia, que leve à elaboração de psicologias nativas. Sua obra exuberante, elaborada com rigor metodológico e refinada análise estatística, é uma mensagem às novas áreas de psicólogos latino-americanos. O presente artigo é escrito pelo autor em homenagem ao amigo e companheiro de profissão

The author identifies four basic dimensions in the Mexican psychologist's work, Rogelio Díaz-Guerrero (1918-2004): a) His earlier interest in building a Mexican's psychology, begins with the publishing of Estudios de psicología del mexicano (1961) and it culminates 42 years later, with his book Bajo las garras de la cultura. Psicología del mexicano 2 (2003); b) the cultural orientation of his thought; c) his adhesion to the Transcultural Psychology, in reaction to the psychological ethnocentrism dominant at It's time; and, d) his proposal of an Etnopsychology that leads to the elaboration of native psychologies. His voluminous work, elaborated with methodological rigorousness and sharp statistical analysis, It's a message to the new promotions of Latin American psychologist. The present article is written by the author in homage to the friend and professional partner
Descritores: Psicologia
Comparação Transcultural
Etnopsicologia
-México
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-946392
Autor: Rotta, Raquel Redondo; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques.
Título: Sentidos e alcance psicológicos de caboclos nas vivências umbandistas / Meanings and psychological scope of caboclos in umbandist experiences
Fonte: Memorandum;23:120-132, out. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Os caboclos são entidades espirituais largamente encontradas no panteão umbandista. O objetivo deste estudo foi revelar, no recurso ritual a caboclos na umbanda, os seus sentidos e alcance psicológicos. Para tanto foi realizada uma escuta participante, atenção flutuante aos significantes que se repetiram, para ouvir em profundidade a enunciação na rede de interlocução em questão. Entre esses significantes, repetiram-se alguns termos como terra, luz, água, raiz, amadurecimento, liberdade e ideal, que podem assumir mais de um nível de significância, por meio de uma "escrita por imagens?. Percebeu-se que as pessoas em contato com os caboclos estão diante de uma elaboração de suas raízes (pais, ancestrais) que, bem cuidadas e iluminadas (conhecidas e elaboradas), em terra fértil, resultam em plantas (pessoas) fortes e bonitas, que desenvolvem seu potencial, amadurecem. E este amadurecimento inclui o desprendimento em relação às figuras paternas ou autoridades, o que remete à liberdade.(AU)

Caboclos are spiritual entities frequently found in umbandist pantheon. The aim of this study was to reveal their psychological senses and range in the ritual resource for caboclos in Umbanda. To this end, a participative listening was carried out through a floating attention to recurrent significants, in order to deeply listen to the enunciation in the focused inter-location net. Among those significants some terms were repeated as earth, light, water, root, matureness, freedom, and ideal, which may assume more than one level of significance, by means of "writing by images?. It was shown that people in contact with caboclos are faced to an elaboration of their roots (parents, ancestors) that, when well-cared and enlightened (known and elaborated) in fertile soil, produce strong and beautiful plants (people), who develop their potential and get maturate. And this matureness includes being released in relation to the figures of parents or authorities; what leads to freedom.(AU)
Descritores: Etnopsicologia
Psicologia
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-913151
Autor: Gomes, Lauren Beltrão; Bossardi, Carina Nunes; Bolze, Simone Dill Azeredo; Bigras, Marc; Paquette, Daniel; Crepaldi, Maria Aparecida; Vieira, Mauro Luís.
Título: Pesquisas transculturais em psicologia do desenvolvimento: considerações teórico-metodológicas / Cross-cultural research in developmental psychology: theoretical and methodological considerations / Investigaciones transculturales en psicología del desarrollo: consideraciones teórico-metodológicas
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):260-275, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A cultura e os contextos sociais são aspectos importantes na investigação de fenômenos concernentes ao desenvolvimento humano. Tem-se como objetivo apresentar considerações teórico-metodológicas, baseadas na experiência de uma pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros e canadenses, acerca dos procedimentos adotados na produção científica envolvendo a Psicologia Transcultural e a Psicologia do Desenvolvimento, apontando desafios e possibilidades para superá-los. Salienta-se a importância da adequação da pesquisa para diferentes culturas e recomenda-se atentar para os seguintes procedimentos: definição do tema de pesquisa, escolha e adaptação dos instrumentos de medida, definição do construto, treinamento dos pesquisadores e estudo piloto. A indicação de critérios dessa natureza tem como objetivo aprimorar a sistematização e descrição de estudos transculturais na área da Psicologia do Desenvolvimento para que se possam produzir resultados consistentes e válidos

The culture and social contexts are important in the investigation of aspects related to human development. The objective was to present theoretical and methodological considerations, based on our experience related to a research carried out by Brazilian and Canadian researchers, on the procedures adopted in the scientific literature involving the Transcultural Psychology and Developmental Psychology, pointing challenges and possibilities of overcoming them. The importance of adequacy of research for different cultures was stressed and it is recommended be attentive to the following: definition of the research topic, choice of the measuring instrument, definition of the construct, instrument adaptation, training researchers and pilot study. Indication criteria of this nature aims to improve the systematization and description of cross-cultural studies in Developmental Psychology, in order to make possible to produce consistent and valid results

La cultura y los contextos sociales son aspectos importantes en la investigación de fenómenos concernientes al desarrollo humano. Se tiene como objetivo presentar consideraciones teórico-metodológicas, basadas en la experiencia de una investigación realizada por investigadores brasileños y canadienses, acerca de los procedimientos adoptados en la producción científica envolviendo la Psicología Transcultural y la Psicología del Desarrollo, apuntando desafíos y posibilidades. Se destaca la importancia de la adecuación de la investigación para diferentes culturas y se recomienda atentar para los siguientes procedimientos: definición del tema de investigación, elección y adaptación de los instrumentos de medida, definición del constructo, entrenamiento de los investigadores y estudio piloto. La indicación de criterios de esa naturaleza tiene como objetivo mejorar la sistematización y descripción de estudios transculturales en el área de la Psicología del Desarrollo para que se puedan producir resultados consistentes y válidos
Descritores: Comparação Transcultural
Competência Cultural/psicologia
Etnopsicologia
Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Psicologia do Desenvolvimento
Limites: Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca



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