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Id: lil-442744
Autor: Martins, Luiz Antonio Nogueira.
Título: Residência médica: estresse e crescimento / Internship and Residency: stress and growth.
Fonte: São Paulo; Casa do Psicólogo; 2005. 200 p. graf.
Idioma: pt.
Descritores: Estresse Fisiológico
Internato e Residência/história
Internato e Residência/legislação & jurisprudência
Medicina
Psicologia
Saúde Mental
Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L2233; BR191.1; W20, M366r


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Id: biblio-1123321
Autor: Schütz, Fabiane Friedrich; Bedin, Lívia Maria; Sarriera, Jorge Castellá.
Título: Propriedades psicométricas da escala de presença em tecnologias ubíquas / Psychometric properties of presence on ubiquitous technologies' scale / Propiedades psicométricas de la escala de presencia en tecnologías ubicuas
Fonte: Psico (Porto Alegre);51(2):31628, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver uma escala de presença nas tecnologias ubíquas. O processo de desenvolvimento do instrumento teve como etapas 1) a escolha dos atributos comportamentais referentes ao objeto de estudo e à operacionalização do construto, 2) a apresentação a três juízes, dois grupos focais, 3) uma aplicação-piloto em uma amostra reduzida (n = 30) e, por fim, 4) uma aplicação com a 458 participantes. Foram realizadas análises de consistênciainterna, análise fatorial confirmatória e análise fatorial confirmatória multigrupo. A versão final da "Escala de Presença em Tecnologias Ubíquas (EPTU)" conta com 14 itens, agrupados em três fatores independentes (autopresença, presença espacial e presença social), e apresenta um bom índice de consistência interna (α = 0,905) e índices de ajuste aceitáveis (χ2 = 116,83; gl = 74; p < 0,01; CFI = 0,99; RMSEA= 0,035; SRMR = 0,053), com parâmetros psicométricos equivalentes por gênero

This study aimed to develop a scale of presence in ubiquitous technologies. The development process of the instrument had 4 stages: 1) the choice of behavioral attributes related to the object of study and the operation of the construct, 2) the presentation to three judges, two focus groups and a 3) pilot application in a reduced sample (n = 30) and 4) an application with 458 participants. In order to obtain validity and reliability evidences we performed internal consistency analyzes, confirmatory factor analysis and multigroup confirmatory factorial analysis. The final version of the Presence Scale in Ubiquitous Technologies has 14 items, grouped into three independent factors (Self-Presence, Spatial Presence and Social Presence), and has a good internal consistency index (alpha = 0.905) and an acceptable adjustment index (χ2 = 116.83, gl = 74, p <0.01, CFI = 0.99, RMSEA = 0.035, SRMR = 0.053), with equivalent psychometric parameters by gender

Este estudio tuvo como objetivo el desarrollo de una escala de presencia en las tecnologías ubicuas. El proceso de desarrollo del instrumento tuvo como etapas 1) la elección de los atributos comportamentales referentes al objeto de estudio y la operacionalización del constructo, 2) la presentación a tres jueces, dos grupos focales, 3) una aplicación piloto en una muestra reducida (n = 30), y por último, 4) una aplicación con 458 participantes. Se realizaron análisis de consistencia interna, análisis factorial confirmatorio y análisis factorial confirmatorio multigrupo. La versión final de la Escala de Presencia en Tecnologías Ubíquicas cuenta con 14 ítems, agrupados en tres factores independientes (Autopresencia, Presencia Espacial y Presencia Social), y presenta un buen índice de consistencia interna (alfa = 0,905) y un índice de ajuste aceptable (χ2 = 116,83; gl = 74; p < 0,01; CFI = 0,99; RMSEA = 0,035; SRMR = 0,053) con parámetros psicométricos equivalentes por género
Descritores: Psicologia
Tecnologia
-Testes Psicológicos
Psicometria
Cognição
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1117925
Autor: Loyola, María Constanza.
Título: Los/as joven y sus construcciones de sentidos en torno a la finalización de la escuela: una aproximación desde la Psicología Analítica / Young people and their constructions of senses about the end of school: an approach from Analytical Psychology
Fonte: Subj. procesos cogn;23(2):140-165, jul.-dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo tiene como fin presentar el recorrido realizado para responder a la pregunta acerca de qué relaciones pueden establecerse entre las construcciones juveniles de sentido acerca de su futuro, en cuanto a la inserción laboral y/o la continuidad de su formación, y el grado de desarrollo de las funciones psíquicas de la consciencia. La metodología que se utilizó durante la intervención se basó en la Investigación Cualitativa, utilizando distintas herramientas metodológicas para la creación de un Dispositivo de Fortalecimiento de las Funciones Psíquicas de la Conciencia (DFFP) que posibilitó la recolección de datos. Las reflexiones a las que se arribó fueron que cada joven tiene una forma particular de percibir el entorno, interpretarlo y actuar en interacción con éste, por lo tanto realiza construcciones de sentidos muy diversas. Además, se encontraron variaciones en las construcciones de sentidos que ellos/as realizaban antes y después del DFFP(AU)

The present work has the objective to presenting the process made searching an answer for the question about which are the relations between the young people's sense construction about the future- work insertion and studies continuity- and the psychic functions of consciousness grade of development. The methodology used in this investigation was based on qualitative research, using different methodological tools to create a Device for Strengthening the Psychic Functions of Consciousness (DFFP). The conclusions that were reached were that each youth has a particular way of perceiving the environment, interpreting it and acting in interaction with it, therefore they make very different constructions of senses. In addition, variations were found in the constructions of senses that they performed before and after the DFFP(AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
-Psicologia
Meio Ambiente
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1118558
Autor: Veccia, Teresa A; Sgromo, Fabiana; García, María Gisel; Haslop, Jorge; Grasso, Jimena.
Título: El acoso entre pares (bullying) en la escuela primaria: reflexiones y aportes para el diseño de intervenciones desde el campo de la psicología / Peer harassment (bullying) in the elementary school: reflections and contributions for the design of interventions from the field of psychology
Fonte: Subj. procesos cogn;23(1):32-49, ene.-jun. 2019.
Idioma: es.
Resumo: En este trabajo se revisan críticamente algunos conceptos de amplia difusión en el estudio del acoso entre pares o bullying y se intenta profundizar en la comprensión de cómo construyen niños y niñas sus relaciones en la escuela y cómo se instala en esas etapas tempranas un sistema relacional de acoso. Las reflexiones volcadas se asientan en las expresiones y relatos de niñxs que participaron en 4 grupos focales en el contexto de una investigación cualitativa sobre el acoso escolar en escuelas primarias. Como conclusiones se remarca la dificultad de esxs niñxs en distinguir una broma de una agresión y cómo esta particular situación puede incidir en la disparidad frente a las normas sociales impuestas por los adultos en la escuela. En relación a las complejidades que el fenómeno del acoso muestra se plantean recomendaciones respecto de la adecuada formación de lxs psicólogos que intervienen en el ámbito escolar(AU)

In this work, some concepts of wide dissemination in the study of peer harassment are critically reviewed and an attempt is made to deepen the understanding of how children build their relationships at school and how it is installed in these early stages a relational system of harassment. The reflections focused on the expressions and stories of children who participate in 4 focus groups in the context of a qualitative research in elementary schools. The conclusions highlight the difficulty of these children in distinguishing a joke from an aggression and how this particular situation can influence the disparity against the social norms imposed by adults in school. In relation to the complexities that the phenomenon of bullying shows, recommendations are made regarding the adequate training of psychologists involved in the school environmen(AU)
Descritores: Bullying
-Psicologia
Instituições Acadêmicas
Criança
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Criança
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Ciasca, Sylvia Maria
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Id: biblio-1090313
Autor: Fernandes, Mariana Coelho Carvalho; Ciasca, Sylvia Maria; Capelatto, Iuri Victor; Salgado-Azoni, Cintia Alves.
Título: Effect of a psychomotor intervention program for children with ADHD / Efeito de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH / Efecto de un programa de intervención psicomotora para niños con TDAH
Fonte: Estud. psicol. (Natal);24(1):1-11, Jan.-Mar. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: This study verified the effectiveness of a psychomotor intervention program for children with ADHD. The study compared the psychomotor and cognitive performance of children with ADHD submitted and not submitted to psychomotor intervention. Twenty-six male children, 14 with ADHD, divided into experimental group I and II (GE I / GE II), and 12 with typical development grouped into the control group (CG) participated in the study. The children of the GE performed psychomotor and cognitive evaluation at both moments, pre- and post-intervention, and were compared to the CG in the evaluation after the intervention. There were statistically significant differences in the classification scores of the psychomotor profile and in the attention tests and executive functions. It was observed a tendency of improvement indicated by the increase of the means of the functions of body notion, equilibration, temporal space structure, fine praxis, laterality and tonicity, respectively. The results suggest that psychomotor intervention was effective for the treatment of children with ADHD in this study.

Este trabalho verificou a eficácia de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. O estudo comparou o desempenho psicomotor e cognitivo de crianças com TDAH submetidas e não submetidas a intervenção psicomotora. Participaram do estudo 26 crianças do sexo masculino, sendo 14 com TDAH, divididas em grupo experimental I e II (GE I / GE II), e 12 com desenvolvimento típico agrupados no grupo controle (GC). As crianças do GE realizaram avaliação psicomotora e cognitiva nos dois momentos, pré e pós-intervenção e foram comparadas ao GC na avaliação após a intervenção. Houve diferenças estatisticamente significativas nos escores de classificação do perfil psicomotor e nos testes de atenção e funções executivas. Foi observada uma tendência de melhora indicado pelo aumento das médias das funções de noção de corpo, equilibração, estruturação espaço temporal, praxia fina, lateralidade e tonicidade, respectivamente. Os resultados sugerem que a intervenção psicomotora foi eficaz para o tratamento das crianças com TDAH deste estudo.

Este trabajo verificó la eficacia de un programa de intervención psicomotora para niños con TDAH. El estudio comparó el desempeño psicomotor y cognitivo de niños con TDAH sometidos y no sometidos a intervención psicomotora. En el estudio participaron 26 niños del sexo masculino, siendo 14 con TDAH, divididos en grupo experimental I y II (GE I / GE II), y 12 con desarrollo típico agrupados en el grupo control (GC). Los niños del GE realizaron una evaluación psicomotora y cognitiva en los dos momentos, pre y post-intervención y se compararon con el GC en la evaluación después de la intervención. Hubo diferencias estadísticamente significativas en los escores de clasificación del perfil psicomotor y en las pruebas de atención y funciones ejecutivas. Se observó una tendencia de mejora indicada por el aumento de las medias de las funciones de noción de cuerpo, equilibrio, estructuración espacio temporal, praxia fina, lateralidad y tonicidad, respectivamente. Los resultados sugieren que la intervención psicomotora fue eficaz para el tratamiento de los niños con TDAH de este estudio.
Descritores: Desempenho Psicomotor
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/psicologia
Criança
Cognição
Função Executiva
-Psicologia
Brasil
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1098222
Autor: Torres, Ana Raquel Rosas.
Título: Dossiê: A Pós-Graduação em Psicologia fora do eixo sul-sudeste: características e demandas / Dossier: Graduate Studies in Psychology outside the south-southeast axis: characteristics and demands i: en
Fonte: Estud. psicol. (Natal);24(2):101-102, abr.-jun. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia
Educação de Pós-Graduação
-Brasil
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1098225
Autor: Resende, Gisele Cristina; Silva, Iolete Ribeiro da; Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar.
Título: O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas: proposta e perspectivas para a região Amazônica / The Postgraduate Program in Psychology of the Federal University of Amazonas: Proposal and Perspectives for the Amazon Region / El Programa de Postgrado en Psicología de la Universidad Federal de Amazonas: Propuesta y Perspectivas para la Región Amazónica
Fonte: Estud. psicol. (Natal);24(2):125-135, abr.-jun. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar e discutir o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-UFAM) em sua proposta formativa e perspectivas para a região amazônica diante do cenário da pós-graduação nacional. Apresentamos também suas origens e características atuais, o perfil esperado e pesquisa com egressos dos 10 anos de PPGPSI, as parcerias nacionais e internacionais, as principais produções de 2017-2018 e a inserção social. Revelamos a dificuldade de elevar as produções científicas e realizar preenchimento adequado do Portal Sucupira. E indicamos alguns desafios a serem superados: isolamento e desconhecimento da Amazônia pelo restante do país, falta de incentivos financeiros para a região norte, desconsideração das especificidades amazônicas para financiamentos, adoção de novas epistemologias conforme olhar regional, fortalecimento do PPGPSI por parcerias nacionais e internacionais.

This article aims to present and discuss the Program the Postgraduate Program in Psychology of the Federal University of Amazonas (PPGPSI-UFAM) in its formative proposal and perspectives for the Amazon region facing the national postgraduate scenario. We also present its origins and current characteristics, the expected profile and research with graduates of the 10 years of PPGPSI, the national and international partnerships, the main productions of 2017-2018 and the social insertion. We reveal the difficulty of raising the scientific productions and realizing adequate fulfillment of the Sucupira Portal. And we indicate some challenges to be overcome: isolation and ignorance of the Amazon for the rest of the country, lack of financial incentives for the Northern region, disregard of the Amazon specificities for financing, adoption of new epistemologies according to regional perspective, strengthening of PPGPSI by national and international partnerships.

El presente artículo tiene por objeto presentar y discutir el Programa. el Programa de Postgrado en Psicología de la Universidad Federal del Amazonas (PPGPSI-UFAM) en su propuesta formativa y perspectivas para la región amazónica ante el escenario nacional del postgrado. Presentamos también sus orígenes y características actuales, el perfil esperado e investigación con egresados de los 10 años de PPGPSI, las alianzas nacionales e internacionales, las principales producciones de 2017-2018 y la inserción social. Revelamos la dificultad de elevar las producciones científicas y realizar el llenado adecuado del Portal Sucupira. E indicamos algunos retos para superación: el aislamiento y desconocimiento de Amazonia por el resto del país, la falta de incentivos económicos para la región norte, la desconsideración de las especificidades amazónicas para financiamientos, la adopción de nuevas epistemologías conforme mirada regional, el fortalecimiento del PPGPSI por alianzas nacionales e internacionales.
Descritores: Psicologia
Pesquisa
Educação de Pós-Graduação
-Brasil
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Coelho, Cristiano
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Id: biblio-1098224
Autor: Zanini, Daniela Sacramento; Faria, Margareth Regina Gomes Verissimo; Nalini, Lauro Eugênio Guimarães; Coelho, Cristiano; Mendonça, Helenides; Costa Neto, Sebastião Benicio da; Fernandes, Iorhana Almeida; Lemes, Lila Maria Spadoni.
Título: Periférico e comunitário: características e desafios de um programa de pós-graduação em Psicologia no Centro-Oeste / Peripheral and communitarian: Characteristics and challenges of a Midwest graduate program in Psychology / Periférico y comunitario: características y desafíos de un programa de posgrado en Psicología en el Centro-Oeste
Fonte: Estud. psicol. (Natal);24(2):113-124, abr.-jun. 2019. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivos avaliar em caráter descritivo e exploratório, associações entre investimento externo e produção docente e identificar os eixos temáticos das teses e dissertações produzidas nas duas últimas décadas no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Goiás. Foram analisados os dados do coleta Capes e da Plataforma Sucupira para avaliar a correlação entre investimento e produção científica, além de 153 dissertações e 19 teses, selecionadas por amostragem sistemática e analisadas com o apoio do Iramuteq, de maneira a identificar os eixos temáticos dos trabalhos desenvolvidos. Os dados indicam correlação entre investimento financeiro e produção científica e originaram os seguintes eixos temáticos: análise e evolução do comportamento; psicologia social, trabalho e organizações; psicopatologia clínica e psicologia da saúde. A produção científica analisada abrange desde aspectos individuais a temáticas ligadas às relações intra e intergrupais. Ademais, os resultados demonstram que os recursos externos e a maturidade acadêmica tendem a aumentar concomitantemente.

This study aims a descriptive and exploratory evaluation of the association between external investment and scientific production and to identify the thematic axes of thesis and dissertations produced in the last two decades in the Post-Graduation Program in Psychology of PUC Goiás. Data from the Coleta CAPES and the Sucupira platform were analyzed to evaluate the relation between investment and scientific production and 153 dissertations and 19 theses selected by systematic sampling and analyzed with the support of Iramuteq to identify the thematic axes of the works developed. The data indicate the association between financial investment and scientific production and identify the following thematic axes: analysis and evolution of behavior; social psychology, work and organizations; clinical psychopathology and health psychology. The analyzed scientific production ranges from individual aspects to topics related to intra and intergroup relations. In addition, the results demonstrate that external resources and the program academic maturity increase concomitantly.

Este estudio tiene como objetivos evaluación decriptiva e exploratória de las asociaciones entre inversión externa y producción docente e identificar los ejes temáticos de las tesis y disertaciones producidas en las dos últimas décadas en el Programa de Postgrado en Psicologia de la PUC Goiás. Se analizaron los datos del Coleta Capes y de la Plataforma Sucupira para evaluar la relación entre inversión y producción científica, así como 153 disertaciones y 19 tesis, seleccionadas por muestreo sistemático y analizadas con el apoyo del Iramuteq, para identificar los ejes temáticos de los trabajos desarrollados. Los datos indican asociacion entre inversión financiera y producción científica e identificaron los siguientes ejes temáticos: análisis y evolución del comportamiento; psicología social, trabajo y organizaciones; psicopatología clínica y psicología de la salud. La producción científica analizada abarca desde aspectos individuales a temáticas ligadas a las relaciones intra e intergrupales. Además, los resultados demuestran que los aumentos de recursos externos y de la madurez académica del programa son concomitantes.
Descritores: Mudança Social
Educação de Pós-Graduação
Indicadores de Produção Científica
Capacitação Profissional
-Psicologia
Brasil
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-845391
Autor: Sánchez Fernández, Clara Milagros; Morales Font, Dunieski; Martín Suárez, María de los Ángeles; Hernández Aise, María Ileana; Abreu Cuba, Elvia Miriam; Domínguez Ruiz, Belkis.
Título: Enfermedad de La Peyronié, un trastorno infradiagnosticado / La Peyronié´s disease, an infra-diagnosed disorder
Fonte: Rev. medica electron;39(1):84-90, ene.-feb. 2017.
Idioma: es.
Resumo: La enfermedad de La Peyronie es una entidad patológica descrita por primera vez en 1743, por François Gigot de la Peyronie, que se manifiesta como una induración en la albugínea de los cuerpos cavernosos del pene. Es un reconocido problema que afecta a los hombres de la mediana edad. En estudios realizados se constata que su incidencia real es muy superior a la del diagnóstico. Su sintomatología consiste en la incurvación del pene durante la erección, dolor y pobre consistencia en la zona de incurvación. Debido al infradiagnóstico de esta patología y la repercusión que tiene para el paciente, se decide realizar la presentación de un caso de enfermedad de La Peyronié. Paciente ACS con 25 años de edad, blanco, que acude a consulta por dolor y aumento de volumen de la porción proximal del pene, acompañado de un cuadro depresivo, con antecedente familiar de madre con enfermedad de Ledderhose. El ultrasonido del pene mostró múltiples placas de fibrosis, el resto de los complementarios sin alteración. Se hace necesaria la divulgación de la enfermedad para la realización de un diagnóstico y tratamiento oportuno (AU).

La Peyronié´s disease is a pathological entity firstly described in 1743, by François Gigot de la Peyronie, presented as an induration in the albuginia of the cavernous body of the penis. It is a recognized problem affecting middle-aged men. In carried-out studies it is stated that its real incidence is much higher than the diagnostic incidence. The symptoms are penis curvature during the erection, pain and poor consistence in the zone of the curvature. Due to this disease's infra-diagnosis and the repercussion it has for the patient, we decided to present a case of La Peyronie´s disease. ACS patient, aged 25 years, white, assisting the consultation because of a pain and a volume increase of the penis proximal portion, accompanied by depression, and family antecedents of mother with Ledderhose´s disease. The penis ultrasound imaging showed fibrosis plaques; the rest of the complementary tests showed no alterations. It is necessary to popularize this disease for its opportune diagnosis and treatment (AU).
Descritores: Induração Peniana/complicações
Induração Peniana/diagnóstico
Diagnóstico Ausente/prevenção & controle
-Psicologia
Relatos de Casos
Assexualidade
Limites: Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1099422
Autor: Fernandes, Beatriz S; Fernandes, Waldemar José.
Título: [editorial] / xxx
Fonte: Vínculo;16(2):1-1, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Psicologia
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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