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Id: biblio-1012498
Autor: Al-Mashhadi, Raed Abdulameer Abbas.
Título: Social desire and physical psychological manifestations and their relationship to the performance of artistic gymnastics skills / Desejo social, manifestações físicas e psicológicas e sua relação com o desempenho nas habilidades de ginástica artística
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);30:e3038, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT knowing the desire of female students to belong to the community through the social desirability, and to identify the physical psychological manifestations and this is reflected in the level of performance of artistic gymnastics skills on the four devices, the relationship between the social desire and the physical psychological manifestations and performance of the artistic gymnastics skills. The sample of the research female students of the second stage in the faculty of physical education and sports sciences at the University of Babylon-Iraq. with number (30) for the year 2017-2018, use the approach descriptive in the method interconnections relationship and standard level, and use statistical instruments, Arithmetic mean, Standard deviation, Standard level, chi-square x2, cronbach alpha(α) and Kuder-Richardson for stability the scales, and after the distribution of the two scals on the sample and applying the tests of the skills of the gymnastic, the results showed moderate, high and good values, direct and inverse relationships, the results showed that the social desire and the performance of artistic gymnastics skills in the moderate level, physical psychological manifestations in the higher level, the conclusions there is an direct relationship between social desirability and performance of artistic gymnastics skills, and inverse relationship between the physical psychological manifestations with the skills of ground movements and direct with skills of the other device

RESUMO Conhecer o desejo das alunas de pertencer à comunidade por meio da desejabilidade social, e identificar as manifestações psicológicas físicas se reflete no nível de atuação das habilidades de ginástica artística nos quatro aparelhos. O principal objetivo do estudo foi verificar a relação entre o desejo social e as manifestações psicológicas e físicas no desempenho das habilidades de ginástica artística. A amostra foi constituída por das alunas s da segunda etapa na faculdade de educação física e ciências do esporte da Universidade da Babilônia-Iraque. número (30) para o ano de 2017-2018, utilizam a abordagem descritiva na relação de interconexões do método e nível padrão, e uso de instrumentos estatísticos, média aritmética, desvio padrão, nível padrão, qui-quadrado x2, cronbach alfa (α) e Kuder-Richardson para estabilidade das escalas, e após a distribuição das duas scals na amostra e aplicando os testes das habilidades da ginástica, os resultados mostraram entre moderada, alta e bons valores e relações diretas e inversas. Os resultados mostraram que o desejo social e o desempenho de habilidades de ginástica artística se situaram no nível moderado, o resultado que o manifestações psicológicas físicas no nível superior e uma relação direta entre desejabilidade social e desempenho de habilidades de ginástica artística, ocorreu relação inversa entre as manifestações psicológicas físicas com as habilidades dos movimentos terrestres e direta com habilidades dos outros dispositivo.
Descritores: Psicologia
Comportamento Social
Esportes
Ginástica
Destreza Motora
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-994850
Autor: Bañol López, Walter; Rodríguez Bustamante, Alexander.
Título: Psicología del absurdo: la paradoja de la subjetividad / Psychology of the absurd: the paradox of subjectivity
Fonte: Poiésis (En línea);36(Ene.-Jul.):184-191, 2019.
Idioma: es.
Resumo: El texto posibilita adentrarse y reflexionar sobre el mundo psíquico y lo subjetivo que impera en él. Además de ello aborda el objeto de estudio de la psicología, el psiquismo, desde dos conceptos específicos, lo absurdo y lo paradójico.

The text makes it possible to enter and reflect on the psychic world and the subjective that prevails in it. Besides, it addresses the object of study of psychology, the psyche, from two specific concepts, the absurd and the paradoxical.
Descritores: Psicologia
-Psicologia Clínica
Psicoterapia
Ego
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-994708
Autor: Tamayo Arango, Juan Santiago.
Título: Una mirada psicoanalítica a la melancolía y la depresión desde las películas melancolía, anticristo y ninfomaníaca / A psychoanalytic look at melancholy and depression from the movies Melancholy, Antichrist and Nymphomaniac
Fonte: Poiésis (En línea);36(Ene.-Jul.):46-59, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Depresión y melancolía son dos conceptos diferentes, existen pocos esclarecimientos sobre dónde empieza o termina su definición en el psicoanálisis, además en su concepción psicógena y/o somática, y las similitudes que comparten. Este artículo propone abordar estos dos conceptos desde la teoría, plantear una diferencia entre ambos, desde el cambio conceptual hasta las diferencias en los movimientos psíquicos, para posteriormente abordar la trilogía de la depresión de Lars von Trier: Melancolía, Anticristo y Ninfomaníaca, en la que los aspectos mencionados se ilustran desde la vivencia de la mujer, lo cual posibilita vislumbrar estos estados, sus exigencias y consecuencias para el devenir del ser humano.

Depression and melancholy are two different concepts, there are few clarifications about where their definition begins or ends in psychoanalysis, also in their psychogenic and / or somatic conception, and the similarities they share. This article aims to approach these two concepts from the theory, difference between them will be considered from the merely conceptual change to the differences in the psychic movements, to later approach the trilogy of the depression of Lars von Trier: Melancholy, Antichrist and Nymphomaniac, in which the mentioned aspects are illustrated from the experience of the woman, which makes it possible to look these states, their demands and consequences for the future of the human being.
Descritores: Depressão
-Psicologia
Transtorno Depressivo/psicologia
Teoria da Mente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-955605
Autor: Crochíc, José Leon; Massola, Gustavo Martineli; Svartman, Bernardo Parodi.
Título: A ideologia do cientificismo / Ideology of scientism
Fonte: Psicol. USP;26(1):1-3, Jan-Apr/2015.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia
Atividades Científicas e Tecnológicas
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-834391
Autor: Mendes, Fernanda Thones; Oliveira, Viviane Ziebell de.
Título: Assistência psicológica ao paciente portador de fibrose cística / Psychological support for the cystic fibrosis patient
Fonte: Rev. HCPA & Fac. Med. Univ. Fed. Rio Gd. do Sul;31(2):259-261, 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo visa descrever a atuação do psicólogo junto ao programa multidisciplinar de assistência a pacientes portadores de fibrose cística do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, partindo da contextualização da doença, do tratamento e das equipes que compõem o programa. A seguir, apresenta justificativas para a intervenção psicológica, seus objetivos e abordagens. Especifica, finalmente, a assistência prestada aos pacientes pediátricos e aos adultos, bem como as possibilidades de contribuição às equipes.

The objective of the present study was to describe the role of psychologists in a multidisciplinary assistance program for cystic fibrosis patients at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre, providing information on the disease background, its treatment, and the teams involved in the program. The reasons for the implementation of psychological interventions, their goals and approaches are also presented. Finally, we offer detailed information on the care provided to pediatric and adult patients, as well as on how psychologists may contribute to the multidisciplinary team.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Fibrose Cística/psicologia
Psicologia
-Desenvolvimento Infantil
Qualidade de Vida/psicologia
Relações Pais-Filho
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: lil-747835
Autor: Uber, Márcia Lúcia Rieth; Boeckel, Mariana Gonçalves.
Título: A prática em terapia de família e as redes sociais pessoais / The practice of family therapy and personal social networks
Fonte: Pensando fam;18(2):108-123, dez. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Sabe-se que as redes sociais pessoais são essenciais na construção da subjetividade e da identidade, além de enriquecerem a percepção de cada indivíduo, enquanto ser social. Partindo disso, o presente artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa sobre a percepção de quatro psicólogas e terapeutas de família acerca do uso da rede social pessoal na prática profissional. As informações foram coletadas através de entrevista semiestruturada e, analisadas conforme a Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, salienta-se o fato das participantes relacionarem a temática das redes sociais pessoais com sua prática clínica, bem como definirem suas próprias redes sociais como depositárias de identidade, de cuidado e de responsabilidade pelo outro. Os conceitos e percepções trazidas compreendem as redes sociais pessoais como favorecedoras de habilidades geradoras das práticas sociais, da visão de mundo e de cada indivíduo, sendo compreendidas como ferramenta na prática clínica na contemporaneidade.(AU)

The relationships which give meaning to our lives, and which we name personal social networks, compose an essential part of our identity, at the same time as they enrich our perception of ourselves as social beings. Parting from this point, the present qualitative research has focused on the perception of the importance of the personal social network. Four psychologists and family therapists have taken part in the research. The information was collected from semi-structured interviews and has been analyzed according to Content Analysis. Among the discussions, special emphasis has been given to the relation of the theme with their clinical practice. The process gave us a clear idea of how much our social networks contribute to our social practice, to our vision of the world and of ourselves.(AU)
Descritores: Identificação Social
Terapia Familiar/métodos
Rede Social
-Psicologia/educação
Currículo/tendências
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-974829
Autor: Lindolpho, Mirian da Costa; Caldas, Célia Pereira; Sá, Selma Petra Chaves; Santos, Noemi Duque dos.
Título: Cuidados de enfermagem ao idoso no fim da vida / Cuidados de enfermería al anciano em el fin de la vida / Nursing care of the elderly in the end of life
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(2):383-389, Abr.-Jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Esta reflexão emergiu como fruto da prática docente e assistencial aos idosos no fim da vida em um hospital universitário enquanto professoras da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem e no atendimento ambulatorial em um Centro de Atenção à Saúde dos Idosos e Cuidadores. No desenvolvimento do artigo, buscou-se pontuar os parâmetros que norteiam o cuidado de enfermagem ao idoso que vivencia sua terminalidade com uma visão existencialista. Enfocou-se a finitude como parte do existir, em que o envelhecimento traz consigo um entendimento de proximidade da morte. A filosofia transpessoal do cuidado de Watson, referencial utilizado neste ensaio, permitiu delinear o cuidado singular ao idoso que vivencia o fim da vida através da descrição dos Elementos e o Processo Cáritas. Deste modo, a Enfermagem utiliza outras ciências para direcionar suas ações e assim possibilitar a escolha de referenciais filosóficos existencialistas como base de conhecimento, visto ser uma profissão que objetiva cuidar da vida da pessoa em sua totalidade. Sugeriu-se um modo de cuidar do idoso no fim da vida valorizando este contexto, onde cuidar é também lhe dar autonomia para ser o senhor da sua história e ter a oportunidade de com ele compartilhar seus últimos momentos.

RESUMEN Esta reflexión ha surgido como consecuencia de la práctica de la enseñanza y la atención a las personas mayores en el final de la vida en un hospital universitario, mientras que los maestros de Curso Fundamentos de enfermería y la atención ambulatoria en un centro de atención de la tercera edad Salud y cuidadores. El desarrollo del artículo buscó para puntuar los parámetros que guían la atención de enfermería al anciano que vive a través de su enfermedad terminal con una visión existencialista. Enfocado a la finitud como parte de la existencia, donde el envejecimiento trae una comprensión proximidad de la muerte. filosofía transpersonal marco de la atención Watson utilizada en este ensayo permitió delinear el cuidado exclusivo de los ancianos que han vivido el final de la vida mediante la descripción de los elementos y el proceso de Cáritas. Por lo tanto, la enfermería utiliza otras ciencias para dirigir sus acciones y por lo tanto hacer posible la elección de referencias filosóficas existencialistas como base de conocimientos, ya que es una profesión que tiene como objetivo cuidar de la propia vida en su totalidad. Se sugirió una forma de cuidar a los ancianos al final de la vida valorar este contexto, donde la atención también se dará autonomía a ser el dueño de su historia y tienen la oportunidad de compartir con él sus últimos momentos.

ABSTRACT This reflection has emerged as a result of the teaching and care practice for older people at the end of life in a university hospital, while teachers of Nursing Fundamentals Course and outpatient care in a care center Health Seniors and Caregivers. The development of the article sought to punctuate the parameters that guide the nursing care of the elderly who lives through his terminal illness with an existentialist vision. Focused to finitude as part of existence, where aging brings a proximity understanding of death. Transpersonal Philosophy Watson care framework used in this trial allowed delineating the unique care to the elderly who experience the end of life by describing the elements and the Caritas process. Thus, the Nursing uses other sciences to direct their actions and thus make possible the choice of existentialist philosophical references as a knowledge base, as it is a profession that aims to take care of one's life in its entirety. It was suggested a way of caring for the elderly at the end of life valuing this context, where care is also given autonomy to be the master of their history and have the opportunity to share with him his last moments.
Descritores: Behaviorismo
Idoso
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida
-Psicologia
Envelhecimento
Morte
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1026086
Autor: Silva, Milena Regina da; Andrade, Letícia de; Gomes, Allan Henrique.
Título: Neguinho e Kika: (re)significações audiovisuais / Neguinho e Kika": audiovisual meanings / Neguinho e Kika: (re)significación audiovisual
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(2):159-173, ago.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a análise de um filme de curta metragem Neguinho e Kika. O filme conta a história de Neguinho, um jovem trabalhador do tráfico de drogas, que vive um amor em meio aos dramas da vida. Para pensar o filme e as relações estéticas a partir da obra, tomamos como interlocutor o filósofo Jacques Rancière. A análise foi orientada pelo paradigma indiciário, método de investigação que se atenta aos detalhes das narrativas, cenários e atuações. As cenas escolhidas para análise têm em comum a presença de instituições que, de certa maneira, (des)ordenam a vida na comunidade: o estado, a família e o tráfico. Compreendemos, a partir de nossa análise, que o filme mostra sua potência nas relações que estabelece, além do que é visível e dizível, no fazer sentir e pensar para além do que o autor nos apresenta (AU).

This article presents the results of a research whose objective was to analyze a short movie Neguinho and Kika. The movie tells the story of Neguinho, a young drug dealer who lives a love affair in the midst of life dramas. To think about the movie and its aesthetic relations, we took the philosopher Jacques Rancière as an interlocutor. The analysis was driven by the indiciary paradigm, an investigation method that attains to the details of the narratives, set design and performances. The scenes chosen for analysis have in common the presence of institutions that, in a certain way, (dis) order the life in the community: the state, the family and the drug traffic. We understood, from our analysis, that the movie shows its power through the relationships that it builds, beyond what is visible and sayable, in making us feel and think beyond what the author presents us (AU).

El presente estudio presenta resultados de una investigación que tuvo como objetivo el análisis de la película de cortometraje Neguinho y Kika. La película narra la historia de Neguinho, un joven trabajador del narcotráfico, que vive un amor en medio a las tragedias de la vida. Para pensar la película y las relaciones estéticas desde la obra, tomamos como interlocutor el filósofo Jacques Rancière. El análisis se orientó por el paradigma indiciario, método de investigación que atenta a todos los detalles de las narrativas, escenarios y actuaciones. Las cenas elegidas para el análisis tienen en común la presencia de instituciones que en cierto modo (des)ordenaron la vida en la comunidad: el estado, la familia y el narcotráfico. Entendemos, a partir de nuestro análisis, que la película demuestra su potencia en las relaciones que establece, más allá de lo que es visible y de lo que puede decirse, en el hacer experimentar y pensar más allá de lo que el autor nos presenta (AU).
Descritores: Recursos Audiovisuais
Pesquisa Comportamental
Mídia Audiovisual
-Psicologia
Estética
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1025441
Autor: Ribeiro, Andre Elias Morelli.
Título: Problemas de epistemologia entre Piaget e Maturana / Epistemology problems between Piaget and Maturana / Problemas de epistemología entre Piaget y Maturana
Fonte: Barbarói;(53):291-306, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A psicologia possui várias matrizes diferentes, o que possibilitou a formação de diferentes paradigmas e interpretações. As ciências biológicas e naturais, com suas técnicas e descobertas, ofereceram à nascente ciência psicológica várias alternativas e matrizes teóricas. Este trabalho propõe uma comparação crítica entre duas linhas teóricas da psicologia, que são duas explicações epistemológicas de origens semelhantes, mas com pressupostos e conclusões bastante distintas: a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a teoria da Autopoiese de Humberto Maturana. Para tanto alguns elementos de ambas as teorias são destacados em partes separadas para, ao final, concluir criticamente sobre as semelhanças e diferenças de ambas. As principais diferenças entre ambas residem na natureza da relação sujeito/objeto, nos pressupostos do funcionamento dos seres vivos e na ontologia.(AU)

Psychology has several different matrices, which allowed the formation of different paradigms and interpretations. Biological and natural sciences, with their techniques and findings, offered to the nascent Psychological Science various alternatives and theoretical nuances. This paper proposes a critical comparison of two theoretical lines of psychology, which are two epistemological explanations of similar backgrounds, but with very different assumptions and conclusions: the Genetic Epistemology by Jean Piaget and the theory of Autopoiesis of Humberto Maturana. Therefore some elements of both theories are highlighted in separate parts for, in the end, critically conclude about the similarities and differences of both. The main differences between the two lies on the nature of the subject / object, the premises of the functioning of living beings and ontology.(AU)

La psicología tiene variadas matrices diferentes, lo que permitió la formación de diferentes paradigmas e interpretaciones. Las ciencias biológicas y naturales, con sus técnicas y hallazgos, ofrecieron a la naciente ciencia psicológica varias alternativas y matices teóricos. Este artículo propone una comparación crítica entre dos líneas teóricas de psicología, que son dos explicaciones epistemológicas fundadas en antecedentes científicos similares, pero con supuestos y conclusiones muy diferentes: la Epistemología Genética de Jean Piaget y la teoría de la Autopoiesis de Humberto Maturana. Por lo tanto, algunos elementos de ambas teorías se destacan en partes separadas para, al final, concluir críticamente sobre las similitudes y diferencias de ambas. Las principales diferencias entre los dos encuentra-se en la naturaleza del sujeto / objeto, las premisas del funcionamiento de los seres vivos y la ontología.(AU)
Descritores: Psicologia
Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1025316
Autor: Brugnera, Fernanda; Patias, Naiana Dapieve.
Título: "Meu mundo interior - sentimentos": relato de experiência de estágio em psicologia escolar / "My inside world ­ feelings": report of internship experience in school/educational psychology / "Mi mundo interior - sentimientos": relato de experiencia de prácticas en psicología escolar/educativa
Fonte: Barbarói;(53), 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A educação emocional pode ser uma das formas de atuação da psicologia escolar/educacional. Trata-se de uma possibilidade para prevenção de conflitos que auxilia crianças a reconhecer e manifestar, de maneira adequada, seus sentimentos. Este artigo descreve a experiência de estágio básico o qual foi realizado em uma escola privada de ensino fundamental de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul. Após observações da demanda, foi construído o projeto de intervenção nomeado "Meu mundo interior ­ Sentimentos", o qual foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino fundamental. O mesmo foi realizado pela estagiária juntamente com a professora de cada turma, em um total de sete encontros de aproximadamente uma hora de duração cada. As crianças puderam reconhecer, verbalizar e expressar diversos sentimentos.(AU)

Emotional education can be one of the operational areas of school/educational psychology. The work consists in preventing conflicts, which assists children to properly identify and express what they feel. This article shows an internship research, made in a private Elementary School located in a city in the North of Rio Grande do Sul. After a careful study on demand, an intervention project called "My inside world ­ feelings" was created, which was then put in practice with three groups of second grade students. The project was run by the intern and the teacher in charge of each class, in a total of seven meetings of about one hour. In which the children were able to comprehend, speak and express their feelings.(AU)

La educación emocional puede ser una de las formas de actuación de la psicología escolar/educativa. Es una posibilidad para la prevención de conflictos que ayuda a los niños a reconocer y a manifestar, de manera adecuada, sus sentimientos. En este artículo se describe la experiencia de prácticas en el nivel básico que se realizó en una escuela primaria privada de una ciudad del norte del estado de Rio Grande del Sur. Después de observaciones de la demanda, se desarrolló el proyecto de intervención nombrado "Mi mundo interior - Sentimientos", que fue aplicado a tres grupos del segundo año de la enseñanza primaria. El mismo fue realizado por la alumna en prácticas junto a la profesora de cada grupo en un total de siete encuentros de aproximadamente una hora de duración cada uno. Los niños pudieron reconocer, verbalizar y expresar diversos sentimientos.(AU)
Descritores: Psicologia
Instituições Acadêmicas
Conflito (Psicologia)
Educação
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central



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