Base de dados : LILACS
Pesquisa : F04.096.628 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 5004 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 501 ir para página                         

  1 / 5004 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135780
Autor: Feitosa, Ligia Rocha Cavalcante; Marinho-Araujo, Claisy Maria; Almeida, Leandro da Silva.
Título: Psicologia na educação superior em portugal: atuação nos institutos politécnicos / Psicología en la educación universitaria en portugal: actuación en los institutos politécnicos / Psychology in higher education in portugal: performance in polytechnic institutes
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e48061, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Os Institutos Politécnicos são espaços formativos de cariz profissional que integram o subsistema da educação superior em Portugal. As políticas de expansão e democratização da formação superior no país requereram a ampliação das ações de apoio acadêmico e de acolhimento aos discentes dos politécnicos. Nesta direção, a presença de psicólogos tem-se afirmado progressivamente nos serviços de apoio ao estudante da educação superior em Portugal. O objetivo deste estudo qualitativo foi mapear a atuação de psicólogos na educação superior dos Institutos Politécnicos, a fim de caracterizar as ações práticas desenvolvidas por esses profissionais. Pretendeu-se também ampliar o debate sobre as contribuições da psicologia escolar em espaços de formação não universitários, considerando as especificidades e as diversas demandas da comunidade acadêmica em Portugal. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os psicólogos atuantes nestes contextos. Os resultados revelam que ainda prevalecem intervenções sob o enfoque individualizante. Mas também há registros da ampliação da atuação de psicólogos na educação superior no contexto dos Institutos Politécnicos por meio de programas de desenvolvimento de competências transversais e de apoio ao ingresso no mercado de trabalho.

RESUMEN. Los politécnicos son espacios de formación de carácter profesional que integran el subsistema de educación universitaria en Portugal. Las políticas de expansión y democratización de la formación universitaria en el país requirieron la ampliación de las acciones de apoyo académico y de acogida a los discentes de los Politécnicos. En este sentido, la presencia de psicólogos ha afirmado gradualmente en los servicios de apoyo a los estudiantes de educación universitaria en Portugal. El objetivo de este estudio cualitativo fue realizar un mapeo de la actuación de psicólogos en la educación superior de los Institutos Politécnicos, a fin de caracterizar las acciones prácticas desarrolladas por esos profesionales. También se pretende ampliar el debate sobre las aportaciones de la psicología escolar en espacios de formación no universitaria, teniendo en cuenta las especificidades y las diversas demandas de la comunidad académica en Portugal. Para ello, se entrevistaron a psicólogos que actúan en ese entorno. Los resultados revelan que aún prevalecen las intervenciones bajo una mirada individualizada. Pero también hay registros de una ampliación de la actuación de psicólogos en los Institutos Politécnicos por intermedio de programas de desarrollo de competencias transversales y apoyo para el ingreso al mercado laboral.

ABSTRACT. The Polytechnic Institutes are training spaces of professional nature that integrate the higher education subsystem of Portugal. The expansion and democratization policies for higher education in Portugal required the expansion of academic support actions and hospitality for polytechnic institutes students. Thus, the presence of psychologists has been progressively implemented in the support services for higher education students in Portugal. This qualitative study aimed to map the performance of psychologists in higher education at the Polytechnic Institutes to characterize the practical actions developed by these professionals. It was also intended to broaden the debate on the contributions of school psychology in non-university training spaces, considering the specificities and the diverse demands of the academic community in Portugal. To this end, interviews were conducted with psychologists working in these contexts. Results show that the individualized interventions´ approach is still prevalent. However, there are also records of the expansion of psychologists' work in the context of Polytechnic Institutes through programs for the development of transversal competences and for supporting the student´s entry into the labor market.
Descritores: Psicologia/educação
Instituições de Ensino Superior
-Processos Psicoterapêuticos
Educação Profissionalizante
Mercado de Trabalho
Capacitação Profissional
Sistemas de Apoio Psicossocial
Sucesso Acadêmico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  2 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1121582
Autor: Solon Júnior, Luiz José Frota; Fortes, Leonardo de Sousa; Barbosa, Bruno Teixeira; Feitosa Júnior, José Valdir Alves; Ribeiro, Carlos Henrique Tomaz; Silva Neto, Luiz Vieira.
Título: Home-based exercise during confinement in COVID-19 pandemic and mental health in adults: a cross-sectional comparative study / Exercício físico em casa durante o confinamento na pandemia COVID-19 e a saúde mental em adultos: um estudo comparativo transversal
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;25:1-7, set. 2020. tab, fig.
Idioma: en.
Resumo: This study compared the quality of life, sleep quality, eating attitudes, and psychological aspects among adults (22.93 ± 2.58 years), whether physically inactive or not, before and during the COVID-19 pandemic. Participants were enrolled into: home-based exercise during the confinement (HBE group, n = 34), physically inactive during (PIDC group, n = 28), and before the confinement (PIBC group, n = 27). The depression, anxiety, and stress scale - Short Form, the Pittsburgh sleep quality index, the Eating Attitudes Test, and the quality of life questionnaire were used to assess var-iables. The covariance analysis (covariable - gender) was used to compare variables among the groups. The effect size was calculated by Cohen "d" (ESd). The HBE group presented a better quality of life compared to both PIDC (p = 0.002, ESd = 1.26) and PIBC (p = 0.008, ESd = 1.00) groups. Anxiety (p = 0.004, ESd = 0.96), depression (p = 0.02, ESd = 0.65) and stress (p = 0.02, ESd = 0.72) were significantly higher in the PIDC group when compared to HBE group. Self-reported sleep quality was better in the HBE group than in both other groups (p < 0.05). No group presented eating disorder symptoms; however, the HBE group has shown higher scores compared to both PIBC group (p = 0.01). In conclusion, adults who had exercised at home during the COVID-19 pandemic presented better quality of life, self-reported sleep quality, and reduced anxiety, depression, and stress levels than those physically inactive ones before and during the pandemic

Este estudo comparou a qualidade de vida, qualidade subjetiva do sono, atitudes alimentares e aspectos psicológicos em adultos (22,93 ± 2,58 anos), fisicamente inativos ou não, antes e durante a pandemia do COVID-19. Os participantes foram divididos em: exercícios domiciliares durante o confinamento (grupo EDDC, n = 34), fisicamente inativos durante (grupo FIDC, n = 28) e antes do confinamento (grupo FIAC, n = 27). A escala de depressão, ansiedade e estresse ­ versão curta, índice de qualidade do sono de Pittsburgh, teste de atitudes alimentares e o questionário de qualidade de vida foram utilizados para avaliar variáveis. A análise de covariância (covariável ­ gênero) foi utilizada para comparar os grupos. O tamanho do efeito foi calculado por Cohen "d " (ESd). O grupo EDDC apresentou uma melhor qualidade de vida em comparação aos grupos FIDC (p = 0,002, ESd = 1,26) e FIAC (p = 0,008, ESd = 1,00). Ansiedade (p = 0,004, ESd = 0,96), depressão (p = 0,02, ESd = 0,65) e estresse (p = 0,02, ESd = 0,72) foram significativamente maiores no grupo FIDC quando comparados ao EDDC. A qualidade do sono subjetiva foi melhor no EDDC do que nos outros grupos (p < 0,05). Nenhum grupo apresentou sintomas de transtorno alimentar; entretanto, o grupo EDDC mostrou escores maiores em comparação ao FIAC (p = 0,01). Em conclusão, adultos que se exercitaram em casa durante a pandemia do COVID-19 apresentaram melhor qualidade de vida, qualidade subjetiva de sono e níveis reduzidos de ansiedade, depressão e estresse do que aqueles fisicamente inativos
Descritores: Psicologia
Saúde
Coronavirus
Atividade Motora
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  3 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1094152
Autor: Martínez Hernández, Olivia; Montalván Martínez, Olivia; Betancourt Izquierdo, Yandy.
Título: José Ángel Bustamante O' Leary. Paradigma de la Psiquiatria Cubana / Jose Ángel Bustamante O' Leary. Paradigma de la Psiquiatria Cubana
Fonte: Rev. medica electron;41(6):1574-1581, oct.-dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El profesor José Ángel Bustamante O' Leary fue un eminente psiquiatra y psicólogo cubano. El presente trabajo tiene como objetivo lograr un acercamiento a la vida y obra de este incansable médico que se dedicó, hasta pocos días antes de su muerte, a brindar sus conocimientos para la formación de los profesionales de la psiquiatría cubana y Latinoamericana. Se realizó una investigación de su trayectoria revolucionaria, académica, científica y asistencial. Los actuales médicos y especialmente los psiquiatras defienden con orgullo los aportes de este consagrado científico en la lucha por la salud mental y el bienestar de los pacientes (AU).

SUMMARY Professor José Ángel Bustamante O' Leary was an eminent Cuban psychiatrist and psychologist. This work is aimed to approaching life and work of this tireless doctor, who devoted himself and his knowledge to the training of Cuban and Latin American professionals of Psychiatry until a few days before his death. The authors researched his revolutionary, academic, scientific and welfare trajectory. Current physicians, especially current psychiatrists proudly defend the contribution of this consecrated scientist to the fight for the mental health and well-being of the patients (AU).
Descritores: Psiquiatria/história
Psicologia/história
Biografia
História da Medicina
-Obras Médicas de Referência
História do Século XX
Domínios Científicos
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  4 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-886317
Autor: Ravelo C, Ernesto L.
Título: Acta Colombiana de Psicología / Revista Acta Colombiana de Psicología / Revista Acta Colombiana de Psicología
Fonte: Acta colomb. psicol;21(1):7-12, Jan.-June 2018.
Idioma: en; es.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO304.1 - Biblioteca Arturo Aparicio Jaramillo


  5 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135787
Autor: Pietrani, Elina Eunice Montechiari; Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de.
Título: A psicologia organizacional em uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica: a produtividade em questão / La psicología organizacional en una perspectiva fenomenológicahermenéutica: la productividad en questión / The organizational psychology in a phenomenological-hermeneutic perspective: the productivity in question
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e42516, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Neste estudo procura-se explicitar como a exigência de produtividade se encontra presente no processo de treinamento e desenvolvimento que se articula nas organizações pela psicologia. Por meio de um pensar calcado na tecnocracia, a relação que o trabalhador detém com seu trabalho e, por tabela, sua qualificação, passou a ser medida pela sua produção, requisito fundamental para a manutenção do indivíduo na organização. Com base no pensamento fenomenológico-hermenêutico, tal como elaborado por Martin Heidegger, o objetivo deste artigo é apresentar outra proposta em psicologia e suas práticas no contexto corporativo. Nesta proposta, procura-se deslocar a ênfase depositada na produtividade excessiva para o processo singular, de forma a valorizar o modo como cada um se articula com sua tarefa laboral. Com isso, importa pensar como cada um se apropria de sua relação com o trabalho, considerando que a exigência de produção excessiva se edifica no contexto epocal no qual o trabalho e o trabalhador vêm se articulando e que Heidegger denomina de era da técnica.

RESUMEN. En este estudio se busca explicar cómo el requisito de productividad está presente en el proceso de formación y desarrollo que se articula en las organizaciones por la Psicología. Por intermedio de un pensamiento basado en la tecnocracia, la capacidad del trabajador comenzó a medirse por su producción, un requisito fundamental para el mantenimiento del individuo en la organización. Basado en el pensamiento fenomenológico-hermenéutico, como elaborado por Martin Heidegger, el objetivo de este artículo es presentar otra propuesta en psicología y sus prácticas en la organización. En esta propuesta, el énfasis pasa de la productividad excesiva al proceso singular para valorar la forma en que cada uno se articula con su tarea de trabajo. Con esto se trata de respectar el hombre singular según su ritmo, ya que cada uno se apropia de su manera de la relación con el trabajo, teniendo en cuenta que la demanda de producción excesiva se construye en el contexto actual en el que el trabajo y el trabajador se han estado articulando y lo que Heidegger llama de era de la técnica.

ABSTRACT This study sought to explain how the demand for productivity is present in the training and development process that is articulated in organizations by Psychology. Through thinking based on technocracy, the relationship that the worker has with his work and, according to his qualification, started to be measured by his production, a fundamental requirement for the maintenance of the individual in the organization. Based on phenomenological-hermeneutic thinking, as elaborated by Martin Heidegger, the objective of this study was to present another proposal in psychology and its practices in the organization. In this proposal, we sought to shift the emphasis placed on excessive productivity to the singular process, in order to value the way in which each one articulates with his work task. With this, it is important to think about how each one appropriates his relationship with work, considering that the demand for excessive production is built in the epochal context, in which work and the worker has been articulating and what Heidegger calls the era of technique.
Descritores: Psicologia/organização & administração
Organizações
Eficiência Organizacional
Hermenêutica
-Desenvolvimento de Pessoal
Emprego/psicologia
Capacitação Profissional
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  6 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1016743
Autor: Guimarães, Danilo Silva; Lima Neto, Dario Marinho de; Soares, Larissa Moreira; Santos, Pamela Damilano dos; Carvalho, Thiago Schaffer.
Título: Temporalidade e Corpo numa Proposta de Formação do Psicólogo para o Trabalho com Povos Indígenas / Temporality and Body in Proposal for Training Psychologist in the Work with Indigenous Peoples / Temporalidad y Cuerpo en una Propuesta de Formación del Psicólogo para el Trabajo con Pueblos Indígenas
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(spe):147-158, jan./ Mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo aborda práticas do serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena ­ vinculado ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ­, no período de 2015 a 2017, visando discutir os impactos de mudanças nos procedimentos de visitas às comunidades para a formação do psicólogo. A exposição do corpo do psicólogo em formação a contextos ritualizados segundo padrões distintos de sua cultura de origem faz emergir inquietações e angústias que caracterizam o modo de relação com a alteridade. Como ferramentas para elaboração desse modo de relação, os Guarani das comunidades visitadas nos propõem diálogos em que a prioridade é o estabelecimento de uma sintonia adequada com a sintonia do outro, preliminar à discussão e encaminhamento de projetos que abordam temas difíceis relativos a situações de vulnerabilidade psicossociais que as comunidades enfrentam....(AU)

The article deals with the practices of the Amerindian Support Network ­ linked to the Department of Experimental Psychology of the Institute of Psychology of the University of São Paulo ­ in the period from 2015 to 2017, aiming at discussing the impacts of changes in procedures for visiting the communities for training psychology students. The exposure of the body of the psychologist in training to ritualized contexts from different cultural patterns, in contrast to the students' original culture, gives rise to unease and disquieting feelings that characterize the relationship with alterity. As tools for the elaboration of this mode of relation, the Guarani from the communities we visited proposed to us dialogues in which the priority was to establish an adequate attunement to the attunement of the other. This attunement is apreliminary condition to discuss and forward projects that deals with challenging issues related to situations of psychosocial vulnerabilities the focused communities face....(AU)

El artículo aborda prácticas del servicio Red de Atención a la Persona Indígena ­ vinculado al Departamento de Psicología Experimental del Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo ­ en el período de 2015 a 2017, con el objetivo de discutir los impactos de cambios en los procedimientos de visitas a las comunidades para la formación del psicólogo. La exposición del cuerpo del psicólogo en formación a contextos ritualizados según patrones distintos de su cultura de origen hace emerger inquietudes y angustias que caracterizan el modo de relación con la alteridad. Como guías de elaboración de este modo de relación, los guaraníes de las comunidades visitadas nos proponen diálogos en los que la prioridad es el establecimiento de una sintonía adecuada con la sintonía del otro, preliminar a la discusión y encaminamiento de proyectos que abordan temas difíciles relativos a situaciones de vulnerabilidad psicosociales que las comunidades enfrentan....(AU)
Descritores: Psicologia
Psicologia Experimental
ALLYLAMINEABORTION, EUGENIC
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  7 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1147284
Autor: Soares, Juliana Bassoli Santos; Rodrigues, Patrícia Matos.
Título: A exigência psíquica dos rituais de despedida diante da morte em uma UTI da COVID-19 (Sars - CoV - 2) / The psychic demand of farewell rituals in the face of death in the COVID-19 (Sars - CoV - 2) ICU / L'exigence psychique des rituels d'adieu face à la mort dans une l'USI COVID-19 (Sars - CoV - 2)
Fonte: aSEPHallus;15(29):103-117, nov. 2019-abr. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo visa analisar como a pandemia da COVID-19 (Sars-CoV-2) vem impactando o trabalho do psicólogo intensivista na Casa de Caridade de Muriaé Hospital São Paulo (CCMHSP). A assistência psicológica da CCMHSP orienta-se pelo viés da psicanálise aplicada ao contexto hospitalar. Em função do alto risco de contágio da COVID-19 (Sars-CoV-2), as famílias estão sendo impedidas de acompanhar de perto o processo da doença e da morte, dificultando a vivência do luto. Quais as consequências disso para os sujeitos? Pensamos que as consequências psíquicas estão para todos os envolvidos: profissionais de saúde, pacientes e familiares. Analisamos fragmentos das experiências hospitalares durante a epidemia da COVID-19 (Sars-CoV-2) para refletir se os ritos de despedidas são uma exigência psíquica diante do processo da morte e do luto de um ente querido. A construção teórica desse artigo acompanhou de perto a prática no hospital e suas manifestações diárias. O ofício da psicóloga intensivista nos faz afirmar que os rituais de despedida são uma exigência do nosso psiquismo

This article aims to analyze how the COVID-19 (Sars-CoV-2) pandemic has been impacting the work of the intensive psychologist at the Muriaé Hospital São Paulo Charity House (CCMHSP). The psychological assistance of the CCMHSP is guided by the bias of psychoanalysis applied to the hospital context. Due to the high risk of contagion of COVID-19 (Sars-CoV-2), families are being prevented from closely monitoring the process of illness and death, making it difficult to experience grief. What are the consequences of this for the subjects? We think that the psychological consequences are for everyone involved: health professionals, patients and family members. We analyzed fragments of hospital experiences during the COVID-19 (Sars-CoV-2) epidemic to reflect on whether farewell rites are a psychological requirement in the face of the death and grief of a loved one. The theoretical construction of this article closely followed the practice in the hospital and its daily manifestations. The job of the intensive psychologist makes us claim that farewell rituals are a requirement of our psyche

Cet article vise à analyser comment la pandémie de COVID-19 (Sars-CoV-2) a eu un impact sur le travail du psychologue intensif de l'hôpital Muriaé de São Paulo Charity House (CCMHSP). L'assistance psychologique du CCMHSP est guidée par le biais de la psychanalyse appliquée au contexte hospitalier. En raison du risque élevé de contagion du COVID-19 (Sars-CoV-2), les familles sont empêchées de surveiller de près le processus de maladie et de décès, ce qui rend difficile le deuil. Quelles en sont les conséquences pour les sujets? Nous pensons que les conséquences psychologiques sont pour toutes les personnes impliquées: les professionnels de santé, les patients et les membres de la famille. Nous avons analysé des fragments d'expériences hospitalières pendant l'épidémie de COVID-19 (Sars-CoV-2) pour déterminer si les rites d'adieu sont une exigence psychologique face à la mort et au chagrin d'un être cher. La construction théorique de cet article a suivi de près la pratique à l'hôpital et ses manifestations quotidiennes. Le travail du psychologue intensif nous fait affirmer que les rituels d'adieu sont une exigence de notre psyché
Descritores: Psicanálise
Psicologia
Luto
Infecções por Coronavirus
Pandemias
Hospitais
Unidades de Terapia Intensiva
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  8 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135791
Autor: Souto, Verena Souza; Castelar, Marilda.
Título: Psicólogas nos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência / Psicólogas en los servicios de atención especializados a las mujeres en situación de violencia / Psychologists in the specialized care services for women victims of violence
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e44031, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Buscou-se mapear a presença e atuação de psicólogas em serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência. Foi empregada a abordagem qualitativa exploratória descritiva. Os dados foram coletados via questionário on-line respondido por 30 psicólogas que atuam na rede especializada de atendimento a mulheres em situação de violência da Bahia e por meio de observação participante registrada em caderno de campo da pesquisadora. Destacaram-se as condições de trabalho, ressaltando a alta rotatividade de profissionais nos serviços, vínculos empregatícios frágeis e falta de estrutura apropriada para execução do trabalho; afetando as possibilidades de encaminhamento dessas mulheres a outros serviços, denotando as dificuldades pontuadas pelas profissionais em dar prosseguimento aos atendimentos, muitas vezes por falta de qualificação adequada para lidar com este contexto. Os principais desafios encontrados nessa atuação abrangeram a dificuldade de entendimento das profissionais sobre a política. Outros obstáculos de funcionamento da rede apontam para a falta de retorno dos encaminhamentos, a interrupção dos acompanhamentos em outros serviços, a má qualidade dos equipamentos e a revitimização das mulheres. Estas profissionais necessitam de maior aproximação do Movimento de Mulheres, além da reflexão sobre seu compromisso ético-político na desconstrução de desigualdades e garantias de direitos às usuárias de seus serviços.

RESUMEN. Se buscó mapear la presencia y actuación de psicólogas en servicios especializados en la atención a mujeres en situación de violencia. Se utilizó el enfoque cualitativo exploratorio descriptivo. Los datos fueron recolectados por intermedio de un cuestionario en línea respondido por 30 psicólogas que trabajan en la red de atención especializada para mujeres en situaciones de violencia en Bahía y mediante observación participante registrada en el cuaderno de campo del investigador. Se destacaron las condiciones de trabajo, resaltando la alta rotación de profesionales en los servicios, vínculos laborales frágiles y falta de estructura apropiada para la ejecución del trabajo; afectando las posibilidades de encaminamiento de esas mujeres a otros servicios, denotando las dificultades puntuadas por los profesionales en dar proseguimiento a las atenciones, muchas veces por falta de cualificación adecuada para lidiar con este contexto. Los principales desafíos encontrados en esta actuación abarcar la dificultad de entendimiento de los profesionales sobre la política. Otros obstáculos de funcionamiento de la red apuntan a la falta de retorno de los encaminamientos, la interrupción de los acompañamientos en otros servicios, la mala calidad de los equipos y la revictimización de las mujeres. Estas profesionales necesitan una mayor aproximación del Movimiento de Mujeres, además de una reflexión sobre su compromiso ético-político en la deconstrucción de desigualdades y garantías de derechos a las usuarias de sus servicios.

ABSTRACT. This study sought to map the presence and performance of psychologists in specialized care services for women victims of violence. This was a descriptive exploratory qualitative study. Data were collected via an online questionnaire completed by 30 psychologists attending in the specialized service network for women victims of violence in the State of Bahia and by means of participant observation transcribed in the researcher's field notebook. The work conditions comprised the high turnover of professionals in services, weak employment contracts and lack of structure suitable for the work affect the chances of referring the victims to other services, denoting the difficulties indicated by the professional in continuing the care, often due to the lack of proper qualification to deal with this context. The main challenges found in this practice encompass the difficulty of professionals to understand the policy. Other obstacles to the well-functioning of the network point to the lack of feedback referral, the interruption of follow-up in other services, the poor quality of equipment and the subsequent victimization of women. These professionals need to get closer to the Women's Movement and reflect on their ethical-political commitment in deconstructing inequalities and guaranteeing rights to users of their services.
Descritores: Psicologia
Serviços de Atendimento
Violência contra a Mulher
-Prática Profissional
Violência Doméstica/psicologia
Acolhimento
Igualdade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  9 / 5004 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1100748
Autor: Silva, Isis Graziele da; Bechara, Laura Carrasqueira; Hentz, Rita Dambros; Pizzimenti, Enzo Cléto; Aguiar, Gabriela Medeiros Rodrigues.
Título: A relevância da transmissão da pesquisa científica em psicanálise para a graduação / The relevance of the transmission of scientific research in psychoanalysis to undergraduate / La relevancia de la transmisión de la investigación científica en el psicoanálisis para la graduación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-12, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Constata-se, a partir da experiência dos autores enquanto psicólogos recém-graduados por diferentes universidades brasileiras, uma desproporção tanto nas oportunidades oferecidas aos graduandos para que se envolvam com pesquisas quanto no que diz respeito à comunicação daquilo que se produz na pós-graduação. Fazendo uso da metodologia de relato de experiência, objetiva-se refletir de que maneira a interlocução entre ensino e pesquisa contribui para a integração entre a graduação e a pós-graduação. Com isso, pretende-se discutir a inserção da psicanálise enquanto método de pesquisa e de produção de saber na universidade, problematizando a relação entre o campo científico e os psicanalistas que se dedicam à atividade de pesquisa. Uma vez que os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento de pesquisa priorizam candidatos que tenham experiência em pesquisa científica fim de selecionar pesquisadores melhor preparados, é fundamental entender como se dá a transmissão da pesquisa em psicanálise para alunos da graduação. A aposta deste trabalho é que a transmissão da pesquisa acadêmica pode suscitar o interesse e a qualificação necessária nos graduandos para o ingresso na pós-graduação, bem como o desenvolvimento da psicanálise enquanto método de pesquisa acadêmica. ..(AU)

Based on the experience of the authors as psychologists recently graduated from different Brazilian universities, there is a disproportion in the opportunities offered to undergraduates to engage in research and in relation to the communication of what is produced in the graduate courses. Therefore, using the experience reporting methodology, the objective of this work was to think on how the interlocution between teaching and research contributes to the integration between undergraduate and graduate studies. With that, the purpose is to discuss the insertion of psychoanalysis as a method of research and production of knowledge in the university, problematizing the relationship between the scientific field and the psychoanalysts who are engaged in research activity. Since graduate programs and research funding agencies prioritize candidates who have experience in scientific research in order to select better-prepared researchers, it is critical to understand how the transmission of research in psychoanalysis to undergraduates occurs. This work defends that the transmission of academic research can raise the interest and qualification necessary for undergraduate students to join the graduate courses, as well as the development of psychoanalysis as a method of academic research...(AU)

Según la experiencia de los autores como psicólogos recién graduados de diferentes universidades brasileñas, existe una desproporción tanto en las oportunidades que se ofrecen a los estudiantes de pregrado para involucrarse en la investigación como en la comunicación de lo que se produce en la escuela de posgrado. Utilizando la metodología de informes de experiencia, el objetivo es reflexionar sobre cómo el diálogo entre la enseñanza y la investigación contribuye a la integración entre los cursos de pregrado y posgrado. Con esto, se pretende discutir la inserción del psicoanálisis como método de investigación y producción de conocimiento en la universidad, cuestionando la relación entre el campo científico y los psicoanalistas que se dedican a la actividad de investigación. Dado que los programas de posgrado y las agencias de promoción de la investigación priorizan a los candidatos que tienen experiencia en investigación científica para seleccionar investigadores mejor preparados, es esencial comprender cómo se transmite la investigación del psicoanálisis a los estudiantes universitarios. La apuesta de este trabajo es que la transmisión de la investigación académica puede aumentar el interés y la calificación necesaria en los estudiantes de pregrado para ingresar al postgrado, así como el desarrollo del psicoanálisis como método de investigación académica...(AU)
Descritores: Psicanálise
Psicologia
Pesquisa
Universidades
-Pós
Pesquisadores
Instituições Acadêmicas
Conhecimento
Promoção da Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  10 / 5004 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1100727
Autor: Curia, Beatriz Gross; Gonçalves, Victória Dias; Zamora, Júlia Carvalho; Ruoso, Aline; 0000-0002-5503-238XLigório, Isadora Silveira; Habigzang, Luísa.
Título: Produções científicas brasileiras em psicologia sobre violência contra mulher por parceiro íntimo / Brazilian scientific productions in psychology on violence against women by intimate partner / Producciones científicas brasileñas en psicología sobre la violencia contra la mujer por pareja íntima
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-19, jan.-maio 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A presente revisão sistemática objetivou analisar a produção científica de estudos empíricos da Psicologia brasileira sobre o fenômeno da violência contra a mulher por parceiro íntimo (VPI) publicada em revistas nacionais. Para tanto, os artigos foram pesquisados nas bases de dados SciELO, PsycINFO, PePSIC e Scopus, utilizando os descritores: "violência contra a mulher" ou "violência por parceiro íntimo" ou "violência conjugal" ou "violência doméstica". As buscas também foram realizadas com descritores em inglês. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 29 artigos. Por meio da Análise Temática, os objetivos e principais resultados dos estudos foram agrupados de acordo com o tema principal. Os resultados indicaram uma distribuição proporcional de publicações entre os últimos cinco anos, com maior produção no Sul e no Sudeste do país. Houve um equilíbrio entre estudos quantitativos e qualitativos, sendo prevalentes estudos realizados com participantes, principalmente com mulheres, e estudos com entrevistas individuais e uso de instrumentos psicométricos. Conclui-se que há prevalência de estudos que retratam aspectos individuais em relação ao fenômeno, que há um menor número de pesquisas com caráter preventivo, bem como com avaliações de efetividade de intervenções propostas. Ademais, há escassez de estudos que incluam homens autores de violência, estratégia importante para uma mudança efetiva. A Psicologia enquanto ciência e profissão compõe a rede de enfrentamento ao fenômeno da VPI e não só atua em diferentes serviços de atendimento, como também na produção acadêmica e científica, fomentando novas pesquisas sobre a temática e políticas públicas de enfrentamento...(AU)

The present systematic review aimed to analyze the scientific production of empirical studies of Brazilian psychology on the phenomenon of violence against women by intimate partner (IPV) published in national journals. To do so, the articles were searched in the SciELO, PsycINFO, PePSIC and Scopus databases, using the descriptors: "violence against women" or" intimate partner violence" or "domestic violence" or "domestic violence". The searches werealso performed with English descriptors. After applying inclusion and exclusion criteria, the finalsample consisted of 29 articles. Through the Thematic Analysis, the objectives and main results of the studies were grouped according to the main theme. The results indicated a proportional distribution of publications between the last five years, with higher production in the South and Southeast of the country. There was a balance between quantitative and qualitative studies, being prevalent studies performed with participants, mainly with women, and studies with individual interviews and use of psychometric instruments. It is concluded that there is a prevalence of studies that portray individual aspects in relation to the phenomenon, that there is little incidence of preventive research, as well as of evaluations of the effectiveness of proposed interventions. In addition, there is a shortage of studies that include men as authors of violence, an important strategy for an effective change. Psychology as a science and profession composes the network to confront the phenomenon of IPV and not only acts in different services of attendance, but also in the academic and scientific production, fomenting new researches onthe thematic and public policies of confrontation...(AU)

La presente revisión sistemática objetivó analizar la producción científica de estudios empíricos de la Psicología brasileña sobre el fenómeno de la violencia contra la mujer por pareja íntima (VPI) publicada en revistas nacionales. Los artículos fueron investigados en las bases de datos SciELO, PsycINFO, PePSIC y Scopus, utilizando los descriptores: "violencia contra la mujer" o "violencia por pareja íntima" o "violencia conyugal" o "violencia conyugal" o "violencia doméstica" o "violencia doméstica". Las búsquedas también se realizaron con descriptores en inglés. Después de la aplicación de criterios de inclusión y exclusión, la muestra final se compuso de 29 artículos. Por medio del Análisis Temático, los objetivos y principales resultados de los estudios se agruparon de acuerdo con el tema principal. Los resultados indicaron una distribución proporcional de publicaciones entre los últimos cinco años, con mayor producción en el Sur y en el Sudeste del país. Se observó un equilibrio entre estudios cuantitativos y cualitativos, siendo prevalentes estudios realizados con participantes, principalmente con mujeres, y estudios conentrevistas individuales y uso de instrumentos psicométricos. Se concluye que hay prevalencia de estudios que retratan aspectos individuales en relación al fenómeno, que hay poca incidencia de investigaciones con carácter preventivo, así como con evaluaciones de efectividad de intervenciones propuestas. Además, hay escasez de estudios que incluyan hombres autores de violencia, estrategia importante para un cambio efectivo. La Psicología como ciencia y profesión compone la red de enfrentamiento al fenómeno de la VPI y no sólo actúa en diferentes servicios de atención, sino también en la producción académica y científica, fomentando nuevas investigaciones sobre la temática y políticas públicas de enfrentamiento...(AU)
Descritores: Pesquisa
Mulheres
Violência Doméstica
Violência contra a Mulher
Violência por Parceiro Íntimo
-Psicologia
Violência
Prevalência
Violência de Gênero
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



página 1 de 501 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde