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Id: biblio-1142983
Autor: Nascimento, Fernando A. Figueira do; Mandelbaum, Belinda Piltcher Haber.
Título: A invenção da norma: a psicologia na liga brasileira de higiene mental / Inventing the standard: psychology in the brazilian mental hygiene league
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(4):1149-1167, Oct.-Dec. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo analisa a psicologia na Liga Brasileira de Higiene Mental, instituição fundada em 1923 que tinha como princípios fundamentais a adaptação dos indivíduos e a constituição da "moral universal do amanhã". Entre outras proposições, ela se dedicou à adaptação de testes psicológicos e aos estudos sobre o desenvolvimento infantil que buscavam avaliar o funcionamento mental e delimitar sua norma. Como elemento que colaborou para a extensão do poder psiquiátrico, a psicologia implicou-se em duas dimensões da atuação do poder disciplinar: os corpos individuais e o corpo social. Assim, a psicologia também encontrou a possibilidade de sua vulgarização, não sem as contradições emergentes na posição de saber e técnica disciplinar.

Abstract The article analyzes psychology within the Brazilian Mental Hygiene League, an institution founded in 1923 for the adaptation of individuals and to shape the "universal morals of tomorrow." Among other purposes, the league worked to adapt psychological tests and studies on child development in an attempt to assess mental function and establish standards. As an element that helped broaden the power of psychiatry, psychology was involved in two dimensions of disciplinary power: individual bodies and the social body. In this way, psychology also encountered the possibility that it could be vulgarized, as well as contradictions arising from the position of knowledge and techniques in this area.
Descritores: Psicologia/história
-Psiquiatria/história
Testes Psicológicos/história
Brasil
Desenvolvimento Infantil
Psicologia da Criança/história
Saúde Mental/história
Academias e Institutos/história
Limites: Humanos
Criança
História do Século XX
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1090497
Autor: Josiowicz, Alejandra.
Título: A psicanálise e as transformações na concepção da infância nas crônicas e colunas de Clarice Lispector, 1952-1973 / Psychoanalysis and the transformations of childhood in the articles and columns written by Clarice Lispector, 1952-1973
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(1):53-69, jan.-mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo estuda o papel da psicologia na transformação dos modos de conceber a infância nas décadas de 1950 a 1970, tendo como foco as colunas e crônicas publicadas em revistas e jornais de ampla circulação por Clarice Lispector entre 1952 e 1973. Delas emerge um novo paradigma que considera os filhos mistérios psicológicos no interior do âmbito doméstico, objeto de investigação por parte da mãe, e que entende a infância como núcleo do psiquismo adulto. Trata-se de um modelo biopsicológico, que combina a preocupação higiênica pela saúde física com uma atenção psicológica à subjetividade infantil, no qual a criança das classes médias emerge como índice do questionamento dos papéis de autoridade familiar e da nova centralidade do indivíduo.

Abstract The article examines the role of psychology in how childhood was understood during the period spanning 1950 to 1970, focusing on articles and columns Clarice Lispector published in broadly circulating magazines and newspapers from 1952 to 1973. From these writings emerges a new paradigm considering children as psychological mysteries within the domestic sphere, in which childhood is understood as the core of the adult psyche, as well as object of maternal exploration and care. This biopsychological model combines hygienic concerns related to physical health with psychological attention to childhood subjectivity. This way, the middle-class child reveals a transformation of family models and the new centrality of the individual.
Descritores: Psicanálise/história
Psicologia da Criança/história
Escrita Médica/história
-Publicações Periódicas como Assunto/história
Brasil
Relações Familiares/psicologia
Relações Mãe-Filho
Jornais como Assunto/história
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1223679
Autor: Herskovic, Viviana; Matamala, Marcela.
Título: Somatización, ansiedad y depresión en niños y adolescentes / Somatization disorder, anxiety and depression in children and adolescents
Fonte: Rev. Méd. Clín. Condes;31(2):183-187, mar.-abr. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Los trastornos de salud mental como depresión y ansiedad tienden a coexistir frecuentemente con los trastornos de somatización, siendo estos últimos una causa frecuente de consulta en especialidades médicas en niños y adolescentes. Es necesario poder pesquisarlos y diagnosticarlos para poder tratarlos adecuadamente. En la actualidad se cuenta con tratamientos eficaces y seguros para estos cuadros, ya sea estén aislados o en comorbilidad. Tanto la terapia cognitivo conductual como los inhibidores selectivos de recaptura de serotonina, solos o combinados, han demostrado ser intervenciones exitosas en estos niños y adolescentes. En el presente artículo se realiza una revisión de cómo se conceptualizan como una dimensión psicopatológica actualmente estos trastornos y cómo se relacionan entre ellos.

Psychiatric disorders such as depression and anxiety are frequently comorbid with somatization disorders, the latter ones are a common cause for medical specialties consultation in the pediatric population. It is thus necessary to identify and diagnose these disorders in order to be able to treat them. Currently, there are safe and effective treatments for these disorders, whether they are isolated or comorbid. Both cognitive behavioral therapy and selective serotonin reuptake inhibitors, alone or combined, have proven to be successful in treating these children and adolescents. This is a review of the current conceptualization of this psychopathologic dimension and how these disorders are interrelated.
Descritores: Transtornos de Ansiedade/psicologia
Transtornos Somatoformes/psicologia
Transtornos Somatoformes/terapia
Psicologia da Criança
Psicologia do Adolescente
Depressão/psicologia
-Transtornos de Ansiedade/diagnóstico
Transtornos de Ansiedade/terapia
Transtornos Somatoformes/diagnóstico
Depressão/diagnóstico
Depressão/terapia
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1224575
Autor: Zatti, Cleonice; Guimarães, Luciano Santos Pinto; 0000-0001-6149-951XBastos, Andre Goettems; Freitas, Lúcia Helena Machado.
Título: Associação entre precocidade do trauma psíquico e tentativas de suicídio: uma experiência de pesquisa / Association between precocity of psychic trauma and suicide attempts: a research experience
Fonte: Rev. Bras. Psicoter. (Online);22(2):15-28, ago. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Experiências traumáticas na infância podem gerar sofrimento psicológico e aumento das vulnerabilidades e predisposições para posterior desenvolvimento de psicopatologias na vida adulta. Sintomas de comportamentos autodestrutivos e tentativas de suicídio estão entre algumas das fortes possibilidades de manifestações. O presente estudo foi realizado em um hospital de emergência, em Porto Alegre/RS, e teve como objetivo principal estudar a correlação entre traumas na infância perpetrados por figuras parentais e a TS na adultez, em uma amostra de pessoas que internaram como sobreviventes de TS. Os resultados apontaram associação entre eventos traumáticos na infância e posterior tentativa de suicídio na vida adulta. Essa correlação realça o papel do trauma psíquico precoce no desejo de interromper a própria vida posteriormente. Fica visível a necessidade de compreensão das consequências dos traumas infantis, bem como a necessidade de serem pensadas intervenções precoces na infância e nos adultos vítimas de trauma. Novos estudos são sugeridos.(AU)

Traumatic childhood experiences can generate psychological distress and the increase vulnerabilities and predispositions for later development of psychopathologies in adulthood. Symptoms of self-defeating behaviors as well as suicide attempts are among some of the strong possibilities for manifestations. The present study was conducted in an emergency hospital in Porto Alegre/RS and its main objective was to study the correlation between childhood trauma perpetrated by parental figures and TS in adulthood, in a sample of people who were hospitalized as TS survivors. The results of the investigation pointed to the association between the presence of trauma in childhood and suicide attempts in adulthood. The results showed an association between traumatic events in childhood and subsequent suicide attempt in adulthood. This correlation highlights the role of early psychic trauma in the desire to interrupt their own lives later. The need to understand the consequences of childhood trauma and the need to think about early interventions in childhood and in trauma victims adults is visible. New studies are suggested.

Las experiencias traumáticas de la infancia pueden generar angustia psicológica y el aumento de las vulnerabilidades y predisposiciones para el desarrollo posterior de psicopatologías en la edad adulta. Los síntomas del comportamiento autodestructivo y los intentos de suicidio se encuentran entre las mayores posibilidades de manifestaciones. El presente estudio se llevó a cabo en un hospital de emergencia, en Porto Alegre/RS, y su objetivo principal fue estudiar la correlación entre el trauma infantil perpetrado por figuras parentales y TS en la edad adulta, en una muestra de personas que fueron hospitalizadas como sobrevivientes de TS. Los resultados mostraron una asociación entre eventos traumáticos en la infancia y el posterior intento de suicidio en la edad adulta. Esta correlación destaca el papel del trauma psíquico temprano en el deseo de interrumpir su propia vida más tarde. La necesidad de comprender las consecuencias del trauma infantil, así como la necesidad de pensar en las intervenciones tempranas en la infancia y en los adultos víctimas de trauma es visible. Se sugieren nuevos estudios.(AU)
Descritores: Apoio Social
Tentativa de Suicídio
Psicologia da Criança
Trauma Psicológico
Angústia Psicológica
-Psicanálise
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: biblio-1129742
Autor: González Ortega, Eva.
Título: Research on childhood sexuality: limitations and recommendations / La investigación sobre sexualidad infantil: limitaciones y recomendaciones
Fonte: Summa psicol. UST;17(1):62-69, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Children may display behaviours and have feelings of a sexual nature. However, due to the paucity of research, society often fails to acknowledge developmentally appropriate sexual experiences in childhood, and there is no consensus on which behaviours are normative. The purpose of this article is to review empirical evidence on the sexuality of children up to 12 years old. Specifically, the article aims to describe the main conclusions of studies, as well as to analyse the knowledge gaps, the methodological shortcomings, and the resulting recommendations for future research. According to the findings, studies should pay more attention to thoughts and feelings related to sexuality, the children's perspective; normative, healthy sexual expressions; and the relevant sexual socialization factors. Both direct and indirect methods, quantitative and qualitative techniques, should be combined to enhance the richness and validity of findings. The article also presents ethical tips. In conclusion, there is a need to further examine childhood sexuality from a comprehensive and ecological approach that provides an empirical basis for the development of interventions in children's sexual health

Los niños pueden tener comportamientos y sentimientos de naturaleza sexual. Sin embargo, dada la escasa investigación científica, la sociedad a menudo no reconoce las experiencias propias del desarrollo sexual infantil, y no hay consenso sobre qué conductas son normativas. Por ello, el objetivo de este artículo es aportar una revisión de las evidencias empíricas disponibles sobre la sexualidad de los niños de hasta 12 años. Concretamente, se pretende describir las principales conclusiones alcanzadas en este campo, y analizar las lagunas de conocimiento y limitaciones metodológicas existentes, con las consiguientes sugerencias para futuras investigaciones. Los resultados indican que debe prestarse más atención a las cogniciones y sentimientos relacionados con la sexualidad, la perspectiva de los niños, las manifestaciones sexuales saludables y normativas, y los factores de socialización sexual relevantes. Se aconseja combinar métodos directos e indirectos, así como técnicas cuantitativas y cualitativas para una mayor riqueza y validez de los hallazgos. También se aportan consideraciones éticas. En conclusión, es necesario profundizar en la investigación de la sexualidad infantil desde una perspectiva integradora y ecológica que aporte una base empírica para el desarrollo de intervenciones en salud sexual infantil
Descritores: Psicologia da Criança
Sexualidade
Desenvolvimento Sexual
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
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Id: biblio-1147687
Autor: Garbarino, Mariana Inés; Souza, Maria Thereza Costa Coelho de; Petty, Ana Lúcia; Folquitto, Camila Tarif.
Título: Jogos e intervenções grupais no atendimento de crianças com dificuldades escolares / Games and group interventions to attend children with school difficulties / Juegos e intervenciones grupales para atender niños con dificultades escolares
Fonte: Psico (Porto Alegre);51(3):30367, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo discute a relevância da utilização de jogos no contexto do atendimento de crianças com dificuldades escolares. Estuda seu potencial como instrumento de observação e de intervenção sustentando-se em duas frentes de análise. Por um lado, examina as contribuições dos jogos de mesa à luz de pesquisas francesas neopiagetianas acerca dos impactos das novas tecnologias no desenvolvimento infantil. Por outro, articula essas discussões com dados oriundos de um Programa de Extensão Universitário destinado a crianças de 7 a 11 anos. O método contemplou a sistematização de 172 protocolos correspondentes a 35 participantes. Os resultados destacam as potencialidades do jogo como instrumento de intervenção, e constatam que o interesse e a persistência, por si sós, não garantem procedimentos satisfatórios na resolução de desafios cognitivos e socioafetivos, ao contrário do que afirma o discurso dos adultos, o qual insiste na falta de esforço e de atenção como causas para as dificuldades escolares.

This paper discusses the relevance of using games to attend children with school difficulties. It studies its potential as an instrument of observation and intervention based on two fronts of analysis. On one hand, it examines the contributions of board games from the French neopiagetian research's view about the impact of new technologies on child development. On the other hand, it articulates these discussions with data from a University Extension Program for children aged 7 to 11 years. The method involved the systematization of 172 protocols corresponding to 35 participants. The results highlight the potentialities of games as an intervention tool, and note that interest and persistence alone do not guarantee satisfactory procedures in the resolution of cognitive and socio-affective challenges, contrary to adult's arguments that insist on lack of effortand attention as causes for school difficulties.

El artículo discute la relevancia de la utilización de juegos en el contexto de atención de niños con dificultades escolares. Estudia su potencial como instrumento de observación e intervención, sustentándose en dos frentes de análisis. Por un lado, examina las contribuciones de los juegos de mesa a la luz de investigaciones francesas neopiagetianas acerca de los impactos de las nuevas tecnologías en el desarrollo infantil. Por otro, articula esas discusiones con datos oriundos de un programa de extensión universitario destinado a niños de 7 a 11 años. El método contempló la sistematización de 172 protocolos correspondientes a 35 participantes. Los resultados destacan las potencialidades del juego como instrumento de intervención y constatan que sólo el interés y la persistencia no garantizan procedimientos satisfactorios para la resolución de desafíos cognitivos y socio-afectivos, al contrario de lo que afirma el discurso de los adultos, que insiste en la falta de esfuerzo y atención como causas para las dificultades escolares.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
-Jogos e Brinquedos
Psicologia da Criança
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1160917
Autor: Gianantonio, Carlos A.
Título: El niño con enfermedad mortal: la familia, el paciente, el pediátra / The dying child: family, patients, pediatrician
Fonte: Bol. Acad. Nac. Med. B.Aires;(supl):107-16, jul. 1992.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Simposio del nacer y del morir: aspectos de las nuevas tecnologías aplicadas en reproducción humana y en el proceso de la muerte, Buenos Aires, 4-5 mayo l993.
Descritores: Mortalidade Infantil
Psicologia da Criança
Relações Médico-Paciente
Relações Pais-Filho
-Atitude Frente a Morte
Pacientes Incuráveis
Relações Pai-Filho
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-791555
Autor: Lozano Lefrán, Anabel; Rodríguez Washington, Noralydis; Castañeda Abascal, Ileana Elena.
Título: Intervención educativa para la aprehensión del enfoque de género en infantes / Educational intervention for apprehension of the gender approach in infants
Fonte: Rev. cuba. salud pública;42(3), jul.-set. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Es importante reconocer desde edades tempranas del género cómo un determinante social modificable contribuye a fomentar una cultura en salud. Objetivo: Desarrollar una intervención educativa para la aprehensión del enfoque de género por la salud en niñas y niños.bMétodos: Investigación acción realizada en la escuela primaria Felipe Poey del municipio Plaza de la Revolución entre el 2012-2013. El grupo de estudio estuvo constituido por 16 escolares de 4to. grado, entre 8 y 9 años de edad, seleccionados por criterios de intención. La investigación estuvo compuesta por tres fases, de cuatro sesiones dos de ellas y de cinco la última. La metodología empleada se basa en uno de los principios de la educación popular: práctica-teoría-práctica enriquecida. Resultados: Se constató que las creencias y experiencias personales de los infantes responden a representaciones sexistas discriminatorias, lo que se utilizó como punto de partida para guiar la teoría, que contribuyó al enriquecimiento de conocimientos sobre género y salud. Los nuevos conocimientos se pudieron comprobar en diferentes momentos de las sesiones propuestas. Conclusiones: La propuesta diseñada contribuye a la transformación de las percepciones sexistas de niñas y niños hacia modos de actuación, juicios y valoraciones que reflejan la aprehensión del enfoque de género, así como la disposición de los infantes para convertirse en promotores de género por la salud(AU)

Introduction: At early ages, recognizing the gender as a modifiable social determinant encourages health culture. The use of literature as a learning means is a new way of achieving flexible and equitable relationships of respect among infants, and at the same time, developing sensitivity towards several topics such as health. Objective: To develop educational intervention for apprenhension of gender approach for health in girls and boys. Methods: Research-action conducted in Felipe Poey elementary school in Plaza de la Revolución municipality from 2012 to 2013. The study group was made up of sixteen 4th grade school children aged 8 to 9 years, who were selected by intention criteria. This research consisted of three phases, the two first with three sessions, and the last one having five sessions. The methodology was based on one of the principles of people´s education, that is, practice-theory-upgraded practice. Results: It was confirmed that individual beliefs and experiences of infants came from discriminatory sexist representations, which was used as the starting point to guide theory and contributed to improve knowledge on gender and health. The new knowledge could be confirmed at different moments of the sessions. Conclusions: The proposal contributes to change the sexist perceptions by girls and boys related to the gender roles and stereotypes, into behaviors, criteria and assessments that show the aprenhension of gender approach as well as the infant´s willingness to become gender promoters for health(AU)
Descritores: Psicologia da Criança/educação
Gênero e Saúde
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-791770
Autor: Moraes, Renata Garcia de Almeida; Gon, Márcia Cristina Caserta; Zazula, Robson.
Título: Transtorno bipolar em crianças e adolescentes: critérios para diagnóstico e revisão de intervenções psicossociais / Bipolar disorder in children and adolescents: criterions to diagnostic and review of psychosocial interventions / Trastorno bipolar en niños y adolescentes: criterios para el diagnóstico y revisión de las intervenciones psicosociales
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(1):77-87, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O transtorno bipolar é um transtorno mental crônico, recorrente e incothercitante. Entretanto, em crianças e adolescentes pode manifestar-se de forma diferente do padrão clássico descrito na idade adulta. Objetivou-se revisar e analisar estudos empíricos de intervenções psicossociais realizadas para o transtorno bipolar em crianças e adolescentes quanto aos seus objetivos, método, principais resultados e discussão. Foi realizada uma revisão sistemática de 21 artigos de intervenção psicossocial publicados entre 1999 e 2014. Constatou-se diversidade quanto às variáveis investigadas, tais como método, delineamento experimental, amostra, instrumentos e temas. Apesar disso, os estudos demonstraram eficácia em alguns aspectos estudados, em especial a comunicação e a informação aos pacientes e familiares. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas sobre transtorno bipolar em crianças e adolescentes, de modo a contribuir para a elaboração de ações ou programas de intervenção direcionados especificamente para esta população.

The bipolar disorder is a chronic, recurrent and incothercitating mental disease. Although with children and adolescents could occur differently than in adult age. The aim of this study was review and analyze empirical studies of psychosocial interventions for bipolar disorder with children and adolescents related to objectives, method, main results and data discussion. A systematic review was performance of 21 psychosocial intervention’s articles, published between 1999 and 2014. The results showed diversity related to investigated variables, such as method, experimental design, sample, instruments and themes. Despite this, the studies demonstrated efficacy in some aspects investigated, specially communication and information to patients and their families. It suggests researches about bipolar disorder in children and adolescents to contribute for a large number of actions and intervention programs directly to this population.

El trastorno mental crónico es un trastorno mental crónico, recurrente y incothercitante. Sin embargo, en los niños y adolescentes pueden manifestar patrón diferente del descrito en la edad adulta. El objetivo de este estudio es revisar y analizar los estudios empíricos de las intervenciones psicosociales para el trastorno bipolar en niños y adolescentes cuanto a los objetivos, método, principales resultados y discusión. Una revisión sistemática analizó 21 intervenciones psicosociales los artículos publicados entre 1999 y 2014. Se obtuvo diversidad cuanto a las variables investigadas, como el método, el delineamiento experimental, amuestra, instrumentos y temas. Sin embargo, los estudios demostraran eficacia en algunos de los aspectos investigados, en especial la comunicación y la información para los pacientes y familiares. Se sugiere el desarrollo de estudios sobre el trastorno bipolar en niños y adolescentes, de modo a contribuir para la elaboración de acciones y programas de intervención direccionados para esta población.
Descritores: Transtorno Bipolar
Transtornos Mentais
-Psicologia da Criança
Psicologia do Adolescente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Loureiro, Sônia Regina
Marturano, Edna Maria
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Id: lil-797833
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina; Marturano, Edna Maria.
Título: Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna / Internalizing behavior problems and associations with social skills, educative practices, familiar resources and maternal depression / Comportamientos internalizantes: asociaciones con habilidades sociales, prácticas educativas, recursos del ambiente familiar y depresión materna
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(2):111-120, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Problemas de comportamento internalizantes são subidentificados e carecem de estudos que investiguem diversas variáveis simultaneamente. Os objetivos são comparar e correlacionar indicadores de práticas educativas, recursos do ambiente familiar, repertório comportamental infantil e depressão materna de crianças com e sem problemas internalizantes, diferenciadas por sexo e escolaridade. Participaram 32 mães de crianças com problemas internalizantes e 32 sem problemas, que foram pareadas por sexo e escolaridade. Foram utilizados instrumentos validados para mensurar as variáveis do estudo, cujos dados foram comparados e correlacionados. Os resultados são: (a) práticas negativas foram mais frequentes no grupo com problemas e, habilidades sociais, no grupo sem problemas; (b) práticas negativas correlacionaram-se a problemas e práticas positivas às habilidades sociais e recursos do ambiente; (c) quanto maior a depressão materna, menores as habilidades sociais infantis; (d) crianças escolares têm mais problemas de ansiedade que pré-escolares. Discute-se sobre as implicações das variáveis estudadas para os comportamentos internalizantes.

Internalizing behaviors are under-identified and scarcely studied in association with more than one variable simultaneously. The objectives are to compare and correlate indicators of parental practices, family resources, child behavior, and maternal depression, in children with or without internalizing problems, differentiated by gender and schooling. Participants were 32 mothers of children with internalizing problems and 32 mothers of children without problems, which were matched for gender and schooling. Validated instruments were used to measure variables of interest. Data were compared and correlated. The results are: (a) negative practices were more frequent in the problems group and social skills, in the group without problems; (b) negative practices correlated to complaints about problems and positive practices correlated to child social skills and environmental resources; (c) higher maternal depression was associated with less social skills; (d) school-aged children are more anxious than pre-schoolers. Implications of these results for understanding internalizing behaviors are discussed.

Problemas de comportamiento internalizantes son subidentificados y faltan estudios de diversas variables simultáneamente. Los objetivos son comparar y correlacionar indicadores de prácticas educativas, recursos del ambiente familiar, repertorio comportamental infantil y depresión materna de niños con y sin problemas internalizantes, diferenciadas por sexo y escolaridad. Participaron 32 madres de niños con y 32 sin problemas internalizantes, pareadas por sexo y escolaridad. Fueron utilizados instrumentos validados para mensurar las variables, cuyos datos fueron comparados y correlacionados. Los resultados son: (a) prácticas negativas fueron más frecuentes en el grupo con problemas, y habilidades sociales en el grupo sin problemas; (b) prácticas negativas se correlacionaron a problemas y prácticas positivas a las habilidades sociales y recursos del ambiente; (c) cuanto mayor la depresión materna, menor las habilidades sociales infantiles; (d) niños escolares tienen más problemas de ansiedad que pre-escolares. Se discute sobre las implicaciones de las variables estudiadas para los comportamientos internalizantes.
Descritores: Comportamento Infantil
Psicologia da Criança
-Ansiedade
Depressão
Mães
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão



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