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Id: biblio-834857
Autor: Franco Corso, Silvia Juliana.
Título: Educación basada en el funcionamiento del cerebro / Education based on brain functioning
Fonte: MedUNAB;16(1):34-38, abr.-jul. 2013.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La educación basada en el cerebro es una disciplina que busca maximizar la capacidad de aprender –memoria, atención, entendimiento- a partir de los hallazgos neurocientíficos. Desarrollo: En el siguiente artículo buscamos exponer algunos de los conocimientos de neurociencias y aprendizaje y como estos tienen aplicabilidad en el aula de clase o en general en el proceso de aprendizaje que se va deteriorando con la edad. Conclusión: El dividir la clase en bloques, realizar animaciones para estimulación visual, despertar emociones o exponer primero los conceptos generales antes que los específicos han sido formas eficaces de mejorar el rendimiento de los estudiantes en el aula de clase. La adecuada alimentación, el ejercicio constante, el reforzamiento en la lectura o ejercicios de memoria son clave para estimular el cerebro y prevenir el deterioro cognitivo normal de el envejecimiento.

Introduction: The brain-based education is a discipline that seeks to maximize the ability to learn -Memory, attention, understanding-from neuroscientific findings. Development: In the following article we seek to expose some of the knowledge of neurosciences and learning and how they have applicability in the classroom or in general in the learning process that deteriorates with age. Conclusion: divide the class into blocks, make animations for visual stimulation, arouse emotions or expose the general concepts first before specific have been effective ways to improve student performance in the classroom. Proper diet, regular exercise, strengthening reading or memory exercises are key to stimulate the brain and prevent cognitive decline of normal aging.
Descritores: Aprendizagem
Cérebro
Ciência Cognitiva
Educação
Encéfalo
-Ensino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO179.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012796
Autor: Rabêlo, Fabiano Chagas; Martins, Osvaldo Costa; Martins, Karla Patrícia Holanda.
Título: Autoridade e transferência: notas sobre o castelo branco, de o. pamuk / Autoridad y transferencia: notas sobre el castelo branco, de o. pamuk / Authority and transference: notes on the white castle, by o. pamuk
Fonte: Psicol. Estud. (Online);24:e42391, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Esta é uma pesquisa bibliográfica, em formato de ensaio, que comenta o livro de O. Pamuk O castelo branco. A partir dele, busca-se esclarecer as condições históricas, culturais e epistêmicas de realização do discurso analítico, interrogando o uso da autoridade na técnica analítica em comparação com outras modalidades de laço social. As categorias de análise adotadas são as contribuições de Koyré sobre a construção do método científico moderno, as elaborações de Lacan sobre o sujeito da ciência, sua teoria dos discursos e os conceitos de transferência, estranho e narcisismo das pequenas diferenças. Salienta-se que o texto de Pamuk possui como centro a problematização do sentimento do estranho entre dois sósias em uma relação fortemente marcada pela distância cultural, a rivalidade e a admiração. Discute-se, em seguida, a participação do sujeito do inconsciente no ato de conhecer e a influência do narcisismo na produção de obstáculos no campo do saber. Salienta-se que, ao não intervir por meio de seus próprios significantes e Ideal de Eu, o psicanalista evidencia a relação do sujeito com seus significantes mestres e seu objeto causa do desejo. A psicanálise vem demostrar por essa via que a injunção social de se colocar no lugar do outro é atravessada pelas contradições do narcisismo das pequenas diferenças. Ao final, indaga-se por meio do sentimento do estranho como móbil da segregação e da violência o que há do outro em mim que eu rejeito.

RESUMEN Esta es una investigación bibliográfica, en formato de ensayo, que comenta el libro de O. Pamuk El castillo blanco. Se busca aclarar las condiciones históricas, culturales y epistémicas de realización del discurso analítico, interrogando el uso de la autoridad en la técnica analítica en comparación con otras modalidades de lazo social. Las categorías de análisis adoptadas son las contribuciones de Koyré sobre la construcción del método científico moderno, las elaboraciones de Lacan sobre el sujeto de la ciencia, su teoría de los discursos y los conceptos de transferencia, ominoso y narcisismo de las pequeñas diferencias. Se destaca que el texto de Pamuk tiene como centro la problematización del sentimiento del ominoso entre dos sosias en una relación fuertemente marcada por la distancia cultural, la rivalidad y la admiración. Se discute la participación del sujeto del inconsciente en el acto de conocer y la influencia del narcisismo en la producción de obstáculos en el campo del saber. Se subraya que, al no intervenir por medio de sus propios significantes e ideal de yo, el psicoanalista evidencia la relación del sujeto con sus significantes maestros y su objeto causa del deseo. El psicoanálisis viene a demostrar por esa vía que la injunción social de colocarse en el lugar del otro es atravesada por las contradicciones del narcisismo de las pequeñas diferencias. Al final, se indaga por medio del sentimiento del extraño, como móvil de la segregación y de la violencia, lo que hay del otro en mí que yo rechazo.

ABSTRACT This is a bibliographical research, in essay format, that comments on the book of O. Pamuk O castelo branco. From it, it was sought to clarify the historical, cultural and epistemic conditions of the accomplishment of the analytic discourse, questioning the use of authority in analytical technique in comparison with other modalities of social ties. The categories of analysis adopted are Koyré's contributions to the construction of the modern scientific method, Lacan's elaborations on the subject of science, his discourse's theory and the concepts of transference, uncanny and narcissism of small differences. It is emphasized that the Pamuk text has as its center the problematization of the feeling of the uncanny between two look-alikes in a relation strongly marked by the cultural distance, the rivalry and the admiration. It is then discussed the participation of the subject of the unconscious in the act of knowing and the influence of narcissism on the production of obstacles in the field of knowledge. It is emphasized that, by failing to intervene throughits own signifiers and Ideal of Self, the psychoanalyst evidences the relation of the subject with its master-signifiers and its object cause of desire. Psychoanalysis thus demonstrates that the social injunction to place oneself in the place of the other is crossed by the contradictions of the narcissism of small differences. In the end, it is questioned through the feeling of the uncanny as a motive of segregation and violence the manifestations of the other in me that I reject.
Descritores: Psicanálise
Estudos Epidemiológicos
Ciência Cognitiva
Narcisismo
-Discurso
Emoções
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-536447
Autor: Nogueira, Quéfren Weld Cardozo.
Título: Descartes, ócio e os fundamentos de uma ciência admirável / Descartes, leisure and the foundations of an admirable science
Fonte: Licere (Online);12(3), set. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho é uma análise das considerações feitas pelo filósofo francês René Descartes (1596-1650) sobre o ócio e o lazer. A partir de investigações de trechos de sua obra, é debatido como tais elementos estão presentes na formulação de suas idéias sobre o método científico. Enfim, são feitas considerações sobre o lazer e a ciência na sociedade atual.

The present paper is an discussion about ocio and leisure made by french philosopher René Descartes (1598-1650). By investigations from his writings, it's discussed how these elements is presented in his ideas about scientific method. Then, it's made some considerations about leisure in actual society.
Descritores: Ciência Cognitiva
Descanso
Pesquisa Comportamental
Recreação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1021000
Autor: Wessling, Cirléia; Steil, Andrea Valéria; Silva, Narbal.
Título: Revisão sistemática sobre os modelos mentais de equipe como forma de cognição coletiva / Team mental model as a type of collective cognition: a systematic review
Fonte: Ciênc. cogn;21(2):229-241, dez. 2016. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Modelo Mental de Equipe (MME) é um tipo de cognição coletiva que tem se tornado cada vez mais relevante em pesquisas internacionais. O objetivo deste artigo é apresentar como se caracteriza o construto: suas propriedades conceituais e operacionais, os estudos teóricos e empíricos da última década e as bases epistemológicas dos estudos sobre o tema. A partir de uma revisão sistemática de literatura, foram analisadas 27 publicações, as quais estabelecem relações entre o desenvolvimento de MMEs com outros construtos, como coordenação, eficácia e desempenho de equipes. Este estudo se propõe também a aproximar pesquisadores nacionais ao construto, de modo que as pesquisas acerca de MMEs possam se expandir no país, pois o tema se apresenta como um campo de estudos ainda inexplorado no Brasil

Team mental model is a type of collective cognition that has become highly relevant in international research. This article aims to present how the construct is characterized: its operational and conceptual properties, present theoretical and empirical studies from the last decade, also approaching the epistemologicalfoundation of the theme. A systematic literature review was carried through 32 publications that established the relationships between the development of team mental models and other constructs, such as coordination and efficiency on team performance. This article also wishes to approximate national researchers to theconstruct, hoping to expand the research on team mental models, as it is a field of study that has not been explored in Brazil
Descritores: Cognição
Ciência Cognitiva
-Psicologia Industrial
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1017331
Autor: Nesello, Priscila; Fachinelli, Ana Cristina.
Título: Computação Cognitiva: revisão e direções para futuras pesquisas na perspectiva da administração / Cognitive Computing: review and directions for future research in the administration perspective
Fonte: Ciênc. cogn;21(1):59-73, mar. 2016. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A disciplina emergente de computação cognitiva faz a conexão entre as ciências da vida, ciências sociais, engenharia, ciências físicas e matemáticas e as ciências humanas. O objetivo deste artigo é identificar resultados de pesquisas em computação cognitiva e direções para o desenvolvimento de novos estudos no campo da administração. Para isso, foi utilizada bibliometria e revisão da literatura do resumo das publicações com suporte do método grounded theory e auxílio do software Maxqda 11. A partir das áreas de ênfase neurobiologia, psicologia cognitiva e inteligência artificial, identificadas na etapa de análise, foi desenvolvido um Quadro da Pesquisa em Computação Cognitiva. Também como resultados foram discuti dos os marcos teóricos utilizados. O artigo conclui com uma discussão sobre questões emergentes e novas direções de pesquisa

The emerging discipline of cognitive computing makes the connection between the life sciences, social sciences, engineering, physical and mathematical sciences and the humanities. The objective of this paper is to identify research findings in cognitive computing and directions for the development of new studies in the field of administration. For this, we used bibliometrics and literature review of the summary of publications to support the grounded theory method and aid the soft ware Maxqda 11. From the emphasis areas neurobiology, cognitive psychology and artificial intelligence, identified in the analysis stage, we developed a Cognitive Computing Research Framework. Also as a result the theoretical frames used were discussed. The article concludes with a discussion of emerging issues and new research directions
Descritores: Software
Inteligência Artificial
Ciência Cognitiva
-Neurobiologia
Bibliometria
Teoria da Mente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1017222
Autor: Rosa, Gustavo Danicki Aureliano; Galvão, Afonso Celso Tanus.
Título: Conhecimento prévio e aprendizagem no ensino: implicações à luz do efeito reverso da expertise e de construtos computacionais da cognição / Prior knowledge and learning in teaching: implications in light of expertise reversal effect and computational constructs of cognition
Fonte: Ciênc. cogn;20(2):229-237, set. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de realizar uma discussão sobre o papel do conhecimento prévio como fator interveniente em situações de aprendizagem com o alcance de algumas implicações para o ensino. A abordagem teórica é proveniente das Ciências Cognitivas em uma vertente baseada no processamento da informação, que utiliza sistemas computacionais e arquiteturas cognitivas para a compreensão de processos cognitivos. E considerado o relacionamento de construtos teóricos com a cognição, a organização do conhecimento e sua estruturação para a geração de comportamento coerente. Em seguida foi abordado o papel do conhecimento prévio como fator interveniente sobre o processo de aprendizagem. As conclusões exploram o papel do conhecimento prévio em situações de aprendizagem

This paper aimed at undertaking a discussion on the role of previous knowledge as an intervening factor on learning situations, bringing about some considerations on teaching. The theoretical approach comes from the area of Cognitive Sciences, and particularly, information processing theory. This, uses computational systems and cognitive architectures for further our understanding of cognitive processes. The relationship between theoretical constructs and cognition is taken into account. These include reflections on the organization of knowledge and its structuring for the generation of coherent behaviour. Next, the role of previous knowledge is explored as an intervening factor on learning processes. The conclusions emphasise the importance of previous knowledge on learning situations and its extensive infl uence on learning as whole
Descritores: Cognição
Ciência Cognitiva
Conhecimento
-Comportamento
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1017099
Autor: Molina Valencia, Nelson.
Título: De la cognición al discurso: aproximación a la psicología crítica / From cognition to speech: approach to critical psychology
Fonte: Poiésis (En línea);10(Dic.):1-9, 2005.
Idioma: es.
Resumo: Al interior de la psicología se ha debatido sin tregua por el canon científico, objetal , metodológico y epistemológico que debe arroparla. Los resultados no han puesto de manifiesto un mínimo acuerdo al respecto y por el contrario cada vez que se debate el tema emergen nuevos argumentos que tensan y marcan nuevos espacios de distanciamiento entre las posturas. Es probable que los psicólogos y los aficionados a ésta área planteemos la discusión con objetivos imprecisos y por ello los resultados no sean los deseados. ¿Es acaso necesario llegar a un punto de acuerdo en relación con los criterios de demarcación de esta forma de conocimiento que ha sido llamado psicológico? ¿Los cánones de unidad de la ciencia y el método son los parámetros que, indirectamente, siguen alimentando estas discusiones? Y sucede indirectamente porque si algo se ha derivado de estos debates es la prudencia al momento de conceptualizar la psicología como ciencia, disciplina e incluso como sólo un área de conocimiento. No obstante, la preocupación de los psicólogos parece sostenerse aún en la búsqueda de consenso acerca de los máximos de la Psicología, cuando de lo que se trata es de discernir los mínimos dialogantes de una forma de conocimiento, reconocer la inmanencia de la diversidad de perspectivas y pensar en relación con problemas y no alrededor de objetos de demarcación.

Within the psychology, the scientific, object, methodological and epistemological canon that must cover it has been debated relentlessly. The results have not revealed a minimum agreement in this regard and on the contrary every time the subject is discussed, new arguments emerge that stress and mark new spaces of distancing between the positions. It is likely that psychologists and fans in this area raise the discussion with imprecise objectives and therefore the results are not desired. Is it necessary to reach a point of agreement regarding the demarcation criteria of this form of knowledge that has been called psychological? Are the canons of unity of science and method the parameters that, indirectly, continue to feed these discussions? And it happens indirectly because if something has been derived from these debates it is prudence when conceptualizing psychology as a science, discipline and even as just an area of ​​knowledge. However, the concern of psychologists seems to be sustained even in the search for consensus about the maxims of Psychology, when it is about discerning the minimum dialogues of a form of knowledge, recognizing the immanence of the diversity of perspectives and think about problems and not around demarcation objects.
Descritores: Psicologia Social
-Psicologia
Cognição
Ciência Cognitiva
Terapia Narrativa
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Discurso
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1017092
Autor: Huertas Hurtado, Carlos.
Título: La revolución cognitiva: aportes y contribuciones al desarrollo de la psicología social / The cognitive revolution: contributions and contributions to the development of social psychology
Fonte: Poiésis (En línea);10(Dic.):1-7, 2005.
Idioma: es.
Resumo: La psicología social es una disciplina que pese a los importantes avances que ha alcanzado en Europa y en Norteamérica no goza, en nuestro contexto, ni del prestigio académico ni del reconocimiento social necesarios para estimular su desarrollo e instauración en las insipientes comunidades científicas locales. Entre las muchas razones que podrían explicar este hecho, encontramos el predominio del enfoque clínico individualista que, por las limitaciones de sus modelos de análisis y por la naturaleza de su práctica, excluye del estudio de la subjetividad los aspectos correspondientes a los contextos social, histórico y cultural. Desde esta perspectiva, la psicología social es percibida como un apéndice en los planes de estudio y, por consiguiente, entra a ocupar un lugar secundario en la formación profesional del psicólogo. Prueba de lo anterior, es que en este momento no existe en Colombia ninguna oferta de formación posgradual en esta área y, al no contar con el número suficiente de especialistas, resulta casi imposible crear las condiciones necesarias para avanzar en el planteamiento de nuevas soluciones a los problemas crónicos que hacen parte de la vida cotidiana de nuestra sociedad.

Social psychology is a discipline that despite the important advances it has made in Europe and North America does not enjoy, in our context, the academic prestige or social recognition necessary to stimulate its development and establishment in the insipient local scientific communities. Among the many reasons that could explain this fact, we find the predominance of the individualistic clinical approach that, due to the limitations of its analysis models and the nature of its practice, excludes aspects of social, historical contexts from the study of subjectivity. and cultural From this perspective, social psychology is perceived as an appendix in the curricula and, therefore, comes to occupy a secondary place in the professional training of the psychologist. Proof of the foregoing is that at this time there is no postgraduate training offer in Colombia in this area and, since there are not enough specialists, it is almost impossible to create the necessary conditions to advance in the approach of new solutions to the chronic problems that are part of the daily life of our society.
Descritores: Psicologia Social
-Psicologia
Cognição
Ciência Cognitiva/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Discurso
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1017060
Autor: Bouyer, Gilbert Cardoso.
Título: A naturalização da fenomenologia pelas ciências cognitivas contemporâneas / The Naturalization of phenomenology by contemporary cognitive sciences
Fonte: Ciênc. cogn;19(3):443-461, fev. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, a naturalização da fenomenologia de Husserl não é uma nova interpretação dos estudos de Husserl, mas um tipo de investigação fenomenológica de acordo com Husserl. A naturalização da fenomenologia é a base, nos dias de hoje, do desenvolvimento científico de teorias da cognição. Este artigo objetiva esclarecer as relações entre a fenomenologia husserliana e os atuais esforços rumo a uma teoria científica da cognição, com sua complexa estrutura de disciplinas, explicações e hipóteses. Os métodos empregados foram revisão sistemática e adaptação dos conceitos de Husserl ­ sua naturalização ­ no atual contexto dos princípios epistemológicos e ontológicos das Ciências Cognitivas

In this article, the naturalization of Husserl's Phenomenology isn't a new interpretation of Husserl's studies, but the kind of phenomenological investigation a Cognitive Sciences according to Husserl. Naturalization of phenomenology supports today the development of scientific theories of cognition. This paper aims to shednew light on the relations between Husserlian Phenomenology and present-day efforts toward a scientific theory of cognition with its complex structure of disciplines, levels of explanation and hypotheses. The methods employed were the systematic review and adaptation of Husserl'sconcepts - and its naturalization - in the actual context of epistemological and ontological principles of Cognitive Sciences
Descritores: Cognição
Ciência Cognitiva
-Filosofia
Limites: Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1017036
Autor: Bellini-Leite, Samuel de Castro.
Título: Mentes, Metas e Máquinas: um desafio para a consciência artificial / Minds, Goals and Machines: a challenge for artificial consciousness
Fonte: Ciênc. cogn;19(3):416-426, fev. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: A Teoria do Espaço de Trabalho Global pretende descrever funcionalmente as tarefas da consciência. Atualmente existem tentativas de aplicação desta teoria cognitiva da consciência em máquinas, entretanto, esta teoria depende, essencialmente, da noção de metas para determinação de hierarquia do conteúdo na consciência. Este trabalho analisa características de metas e a diferença entre metas genuínas e metas parciais. Propõe-se que para que hajam metas genuínas em um sistema é preciso que este seja líquido (capaz de se adaptar a mudanças) sendo composto de microagentes com interesse em conjunto de sobrevivência e replicação. Sugere-se que duas correntes da Inteligência Artificial atual podem vira criar agentes com metas genuínas: a nanorrobótica e a vertente das máquinas híbridas. Por essa análise, acredita-se que uma aplicação fidedgnada Teoria do Espaço de Trabalho Global depende primeiramente da existência de sistemas artificiais com metas genuínas

The Global Workspace Theory att empts to describe conscious tasks functionally. Also, there are att empts of applying such cognitive theory to machine consciousness. However,the theory depends essentially on the notion of goals for determining the hierarchy of content in consciousness. This work analyzes characteristics of goals, differentiating "genuine goals" from "partial goals". This work proposes that in order for a system to have genuine goals it must be liquid, capable of adapting to changes, being composed of micro-agents with the common interest of survival and replication. We propose that two branches of Artificial Intelligence could be capable of creating agents with genuine goals in the future: nanorobotics and hybrid machinery.Because of such analysis we believe a trustworthy applicati on of Global Workspace Theory depends first on the existence of artificial systems with genuine goals
Descritores: Ciência Cognitiva
-Robótica
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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