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Id: biblio-1095123
Autor: Universidad Nacional Autónoma de Honduras.
Título: Lineamientos estratégicos de política económica de corto plazo ante los efectos de la crisis del COVID-19 / Strategic guidelines for short-term economic policy in the face of the effects of the COVID-19 crisis.
Fonte: Tegucigalpa; UNAH; 2020. 2 p.
Idioma: es.
Descritores: Infecções por Coronavirus/economia
Economia Comportamental/tendências
-Tomada de Decisões Gerenciais
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/economia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia
Responsável: HN1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1049777
Autor: García Lirios, Cruz.
Título: La dinámica psicosocial de las comunidades migratorias / The psychosocial dynamics of migratory communities
Fonte: Poiésis (En línea);18(Dic):1-17, 2009.
Idioma: es.
Resumo: Los estudios en torno a los emigrantes, sus grupos de referencia, sus comunidades y economías de origen, se han enfocado en los efectos de las oportunidades laborales en sus familias, la economía local o nacional. En un sentido diferente, la presente investigación analizó el impacto de las disminución del envío de remesas sobre la dinámica psicosocial (pertenencia, categorización, representación e identidad social) de las comunidades emigrantes.

The studies around the emigrants, their groups of reference, their communities and economies of origin, have focused in the effects of the labor opportunities at their families, the local or national economy. In a different sense, the present investigation analyzed the impact of the diminution of the shipment of remittances on the psychosociological dynamics (property, categorisation, representation and social identity) of the communities emigrants, through a psychosociological analysis of interviews semistructured to its relatives and their friendships, interpreted the passed, present and prospective situations like dimensions of communitarian self-preservation emigrant
Descritores: Emigrantes e Imigrantes
-Psicologia Social
Identificação Social
Redes Comunitárias
Economia Comportamental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: lil-700303
Autor: Moreira, Bruno César de Melo; Pacheco, Ana Flávia Almeida; Barbato, Andréa Maria.
Título: Neuroeconomia e neuromarketing: imagens cerebrais explicando as decisões humanas de consumo / Neuroeconomics and neuromarketing: Brain imaging explaining human consumption decisions
Fonte: Ciênc. cogn;16(1):99-111, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Durante toda nossa vida somos impelidos a fazer escolhas, desde as mais simples até as mais complexas, que terão profundo impacto em nosso futuro. Dado a complexidade e importância de tais decisões, principalmente quando se referem ao consumo, fez-se necessário compreendê-las cada vez melhor. Dentro do arcabouço teórico da economia e administração, ramos como a microeconomia e o marketing foram os primeiros a se interessarem pelo tema. Entretanto, as simples modelagens matemáticas da microeconomia ou a observação empírica do marketing não garantem a compreensão absoluta de todas decisões. Pela carência de maiores detalhes sobre o real comportamento humano, novas áreas de estudos emergiram. Aliando conhecimentos de economia e marketing aos da psicologia, neurociência e outras ciências cognitivas, surgiram a neuroeconomia e o neuromarketing. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar estas novas correntes, evidenciando razões para seus surgimentos, bem como os progressos que já proporcionaram. Tal monta tem como pano de fundo estimular a discussão e reflexão acerca destas duas novas fronteiras de estudo no país que, na opinião dos autores, prometem revolucionar a compreensão acerca das preferências e escolhas dos indivíduos.
Descritores: Economia Comportamental
Marketing
-Comportamento de Escolha
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-750310
Autor: Hennigen, Inês; Borges, João Paulo.
Título: Estigma moral e sofrimento psi: problematizando a individualização do superendividamento do consumidor / Moral stigma and psychological suffering: problematizing theindividualization of consumer overindebtness
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;14(1):214-238, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: Em face da ausência de estudos no campo da Psicologia Social sobre o tema, desenvolvemos uma pesquisa exploratória que objetivou conhecer asimplicações subjetivas da situação de superendividamento do consumidor.Entrevistamos 24 consumidores que, estando nessa condição, aderiram aum projeto do judiciário gaúcho que propõe a conciliação paraprocessualcom os credores; realizamos a análise do material obtido nas entrevistas emconsonância com a metodologia da análise de discurso. Dois aspectosinterligados que se evidenciaram – a individualização e a dimensão moralizante do superendividamento, que acarretam considerável sofrimentopsíquico aos sujeitos – são discutidos e problematizados aqui a luz da perspectiva foucaultiana e das proposições de Nietzsche sobre a moral.Indicamos a necessidade de políticas públicas e estratégias de enfrentamento que considerem a complexidade da situação...

Given the lack of studies in the field of Social Psychology on this topic, wedeveloped an exploratory research aiming to know the subjectiveimplications of consumer's overindebtedness. We interviewed 24 consumers who, being in this condition, joined a project developed by the southern Brazil Judiciary, which proposes legal paraprocedural conciliation with creditors. We analyzed the material obtained in interviews according to the methodology of discourse analysis. Two interrelated aspects that were revealed – individualization and the moralizing dimension of overindebtedness, which cause considerable psychological distress to the subjects – are discussed and problematized here in the light of Foucault's perspective, and Nietzsche's propositions about morality. We indicate the need for public policies and facing-up strategies that take into account thecomplexity of this situation...
Descritores: Economia Comportamental
Moral
Psicologia Social
Sujeitos da Pesquisa/psicologia
-Pesquisa
Relações Pesquisador-Sujeito/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-721479
Autor: Tonetto, Leandro Miletto; Brust-Renck, Priscila Goergen; Stein, Lilian Milnitsky.
Título: Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido / Methodological perspectives on consumer research / Perspectivas metodológicas em la investigación sobre el comportamiento del consumidor
Fonte: Psicol. ciênc. prof;34(1):180-195, jan.-mar. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria...

The present paper presents a critical review of the literature about research methods in psychology with a focus on consumer studies, followed by examples of the professional practice of the authors in consumer behavior research. The market reality urges the researcher to be able to choose and make use of the most appropriate method to solve the research problem (exploratory, descriptive, experimental), what creates the need to classify, describe and compare the different methods. The scenery and the consumer in constant transformation also brought the call for an integrative view of the different methods into an essential tool to the comprehension of the study phenomenon. The conclusion is that the psychologist should know how to differentiate the need to use each distinct research method when facing specific requirements to understand consumers based not only on pre-established methodological rules from theory, but also based on guidance from professional practice...

En este artículo se presenta una revisión crítica de literatura sobre los métodos en investigación psicológica orientados para los estudios de consumo, acompañado por ejemplos de la práctica profesional de los autores en empresas con investigaciones sobre el comportamiento de los consumidores. El escenario actual del mercado exige por parte del investigador un conocimiento del método más eficaz para el problema de investigación (exploratorio, descriptivo, experimental), que abarca la necesidad de clasificar, describir y comparar los diferentes métodos. La constante transformación del escenario y del consumidor generó una necesidad de integrar esos métodos como herramientas esenciales. En conclusión el psicólogo deberá saber diferenciar la necesidad de implementar diferentes métodos de investigación para las empresas, debido a las demandas específicas de los consumidores orientados a partir de la práctica profesional y no solo en función de las orientaciones metodológicas preestablecidas en función de la teoría...
Descritores: Economia Comportamental
Psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-720918
Autor: Bessa, Sonia; Fermiano, Maria Belintane; Coria, Marianela Denegri.
Título: Compreensão econômica de estudantes entre 10 e 15 anos / Comprensión económica de estudiantes entre 10 y 15 años / Student's economic comprehension between 10 and 15 years old
Fonte: Psicol. soc. (Online);26(2):410-419, maio-ago. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Nos últimos 50 anos, ocorreram significativas mudanças sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas que afetam o comportamento de pré-adolescentes e jovens. Essa faixa etária necessita de investigações sobre sua compreensão do mundo econômico e o papel da família no processo de socialização econômica. Por isso, a presente pesquisa tem por objetivo principal caracterizar a compreensão econômica de 830 estudantes de 10 a 15 anos de diferentes níveis socioeconômicos, moradores da cidade de São Paulo. O instrumento utilizado foi o Teste de Alfabetização Econômica para crianças, TAE-N. Com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou-se o desenho descritivo-comparativo e correlacional. Apresenta-se a frequência das variáveis categóricas; valores de frequência absoluta, percentual; média e desvio-padrão; utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach; teste Qui-Quadrado. Para a comparação de medidas contínuas ou ordenáveis, valeu-se dos testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados demonstram uma socialização econômica insuficiente para lidar com as exigências do mundo econômico.

En los últimos 50 años han ocurrido significativos cambios sociales, culturales, políticos, económicos y tecnológicos, que afectan el comportamento de pre adolescentes y adolescentes. Este grupo etário requiere investigaciones sobre conprensión del mundo económico y el rol de la família en el processo de socialización económica. Por esta razón la investigación tiene por objetivo general caracterizar la comprensión económica de 830 estudiantes entre 10 y 15 años de diferentes niveles socioeconómicos, de la cuidad de São Paulo. El instrumento utilizado fue el Test de socialización económica TAE-N. Es un estudio mixto cualitativo y cuantitativo, con un diseño descriptivo, comparativo y correlacional. Los resultados se presentan con estadísticos descritivos, utilizándose el Coeficiente Alfa de Crombach y la prueba Chi Cuadadro. Para la comparación de variables continuas y ordinales fue utilizada la prueba de Mann-Whitney y Kruskal-Wallis. Los resultados muestran una socialización económica insuficiente para responder a las exigencias del mundo económico.

In the last 50 years, social, cultural, political, economical and technological changes have been occurring which affect pre teens and teens behavior. This age group needs investigations on their economical world understanding and family role in the process of economical socialization. The main objective was characterize the economical understanding of 830 students aged 10 up to 15 years old from different socioeconomic levels who lives in São Paulo city. The Economical Literacy Test for children -ELT-C was the instrument used to comparative-descriptive and correlational drawing, based on a qualitative and quantitative approach. The frequency of categorical variables is presented; values of absolute and percentage frequency; average and standard-deviation and the alpha coefficient from Cronbach and the Chi-Square test were used. For the comparison of continuous or orderable measures were used the tests Mann-Whitney and Kruskal-Wallis. The results demonstrate an insufficient economical socialization to deal with the economical world demands.
Descritores: Criança
Adolescente
Compreensão
Economia
-Economia Comportamental
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-720911
Autor: Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Dias, Moema Brasil; Torres, Claudio V.
Título: Acessibilidade crônica e agenda setting: interface entre a psicologia e a comunicação no estudo da beleza / Accesibilidad crónica y agenda setting: interface entre la psicología y la comunicación en el estudio de la belleza / Chronic accessibility and agenda setting: interface between psychology and communication in a study about beauty
Fonte: Psicol. soc. (Online);26(2):335-345, maio-ago. 2014. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES; . CAPES. PDEE.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o automatismo e a acessibilidade crônica, por meio da comparação entre a comunicação formal (mídia) e a informal (discurso verbal), testando a hipótese do agenda setting como uma possibilidade de investigação. O Estudo 1 foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas a grupos diferentes de mulheres. O Estudo 2 foi de análise de conteúdo de revistas femininas baseado nas categorias encontradas no Estudo 1. Os resultados suportam parcialmente a proposta teórica de agendamento e sugerem três dimensões discursivas: Finalidades da Beleza, Aspectos que Impactam no Cuidado, Tipos de Cuidado. A mídia não influenciou como se esperava. As frequências são diferentes entre o discurso midiático e o verbal.

El objetivo de este trabajo es estudiar el automatismo y la accesibilidad crónica, mediante la comparación entre la comunicación formal (medios de comunicación) y la informal (discurso verbal), testando la hipótesis del agenda setting como una posibilidad de investigación. El Estudio 1 fue realizado con entrevistas semiestructuradas a grupos diferentes de mujeres. El Estudio 2 fue de análisis de contenido de revistas femeninas, embasado en las categorías encontradas en el Estudio 1. Los resultados corroboraran parcialmente la propuesta teórica del agendamiento y sugirieran tres dimensiones discursivas: Finalidades de la Belleza, Aspectos que impactan el Cuidado y Tipos de Cuidado. Los medios de comunicación no influenciaran como se esperaba. Las frecuencias son diferentes entre el discurso verbal y el de los medios de comunicación.

The present research aims to investigate automatism and chronic accessibility, through a comparison between formal (media) and informal (verbal discourse) communication styles, providing evidences for the agenda setting as mean for investigation. In Study 1, semi-structured interviews were made in different groups of women. In the second study, the content of feminine magazines was analyzed, based on the categories found in the latter. Results partially support the theoretical proposal of agenda setting, and suggest three discursive dimensions: Beauty Finality, Aspects that impact in Care, Types of Cares. Results also suggest that media does not have the expected influence. Different frequencies were found for the meiotic and verbal discourses.
Descritores: Automatismo/psicologia
Indústria da Beleza
Comportamento Impulsivo
Publicações Periódicas como Assunto
-Economia Comportamental
Estética/psicologia
Comportamento Imitativo
Limites: Humanos
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-719932
Autor: Lima Filho, Roberto Ivo da Rocha.
Título: Aspectos neuroeconômicos da tomada de decisão na BM&FBovespa / Neuroeconomic aspects within the São Paulo Stock Exchange.
Fonte: São Paulo; s.n; 2013. [200] p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O mundo ainda está enfrentando uma crise financeira, que começou em meados de 2007 e até o momento está longe de ser resolvida. Os mercados de ações ao redor do mundo reagiram mal e as notícias em tempo real nunca desempenharam um papel tão importante para os investidores, como visto nesta crise. Em outras palavras, o impacto dos meios de comunicação aprofundou a dinâmica de baixa dos mercados financeiros, o que é amplificada pela volatilidade intrínseca do mesmo. Assim, a Neuroeconomia veio como um novo campo de questionamentos, o qual tem a finalidade de estudar a tomada de decisão, tendo em conta o papel desempenhado pela emoção e seus aspectos fisio-patológicos. Se utiliza neste estudo uma amostra de oitenta (80) pessoas, classificados em quarenta alunos de graduação e quarenta (40) trabalhadores experientes do mercado financeiro (traders), ambos igualmente divididos em 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. O escopo é de avaliar o envolvimento de uma ampla rede de circuitos neurais envolvidos na avaliação de riscos, benefícios e conflitos (esta ponderação está intimamente relacionada à serotonina em caso de riscos e benefícios no caso de dopamina) para cada grupo a fim de verificar como reagem neste ambiente. Compreender a funcionalidade de tais sistemas é de fundamental importância para a compreensão da dinâmica do mercado financeiro e de suas anomalias, ou seja, para registrar a percepção de cada indivíduo em relação ao sentimento geral do mercado, seja ele a favor ou adverso. Portanto, o principal objetivo desta tese é mapear a atividade cerebral usando uma técnica desenvolvida por Rocha (2001, 2004 e 2010), operando uma simulação de negociação da Bolsa de Valores BMF&Bovespa, a fim de compreender melhor a neurodinâmica do processo de decisão no mercado de capitais

The world is still facing a financial crisis, which started in mid 2007 and up to now is far from being solved. Stock markets around the world reacted badly and the real time news has never played such an important role to investors as seen in previous crisis. In other words, the impact of the media deepened the bear dynamics of the markets, that is, it amplified the volatility of it. Thus, Neuroeconomics comes as a new field of inquiring that has the purpose of studying decision making taking into consideration the role played by emotion and its physio-pathological aspects. Here, it is used a sample of eighty (80) volunteers, sorted out into forty undergraduate students and forty (40) experienced financial market practioneers (namely traders), both equally divided into 50% male and 50% female. The scope is to evaluate the involvement of a wide network of neural circuits involved in risk assessments, benefits and conflicts (this weighting is closely related to the serotonin neural circuits in the event of risks and benefits in the case of dopamine) so as to verify how both groups react to this environment. Understanding the functionality of such systems is of fundamental importance for understanding the dynamics of the financial market and its anomalies, ie to record the perception of each individual in relation to the general market sentiment, being it in favour or on the contrary, adverse. Therefore, the main objective of this thesis is then to map brain activity using a technique developed by Rocha et al (2001, 2004 and 2010), operating a simulation of trading within the BMF&Bovespa, in order to better understand the process of neurodynamics decision making in the capital market
Descritores: Economia Comportamental
Eletroencefalografia
Neurobiologia
Neurociências
Psicofísica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação
BR66.1


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Id: lil-681919
Autor: Lopes, Fernanda Machado; Peuker, Ana Carolina; Bizarro, Lisiane.
Título: Aplicação de um programa de cessação do tabagismo com rodoviários urbanos / Smoking cessation program held in an urban bus company / Aplicación de un programa de cese del tabaquismo con empleados del transporte urbano
Fonte: Psicol. ciênc. prof;33(2):490-499, 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente relato tem como objetivo descrever a aplicação de um programa de cessação do tabagismo realizado em uma empresa de transporte coletivo urbano que implantou a política do ambiente livre do fumo. Pretende-se contribuir apresentando um modelo de intervenção de abordagem cognitivocomportamental possível de ser implantado no contexto organizacional. Método: o programa foi realizado em três etapas: levantamento no número de fumantes (n=90; 13% do universo total de funcionários), avaliação do nível de dependência de nicotina (n=30; 33% dos fumantes) e realização dos grupos de cessação do tabagismo, dos quais participaram 16 fumantes (18%). Os grupos aconteceram em quatro encontros semanais, com duração de duas horas cada, sendo que, após trinta dias, foi realizado um encontro de manutenção. Resultados: o programa demonstrou boa eficácia, pois, dos 16 fumantes que participaram, 7 atingiram a abstinência e 9 reduziram o consumo. Conclusão: os psicólogos podem ser agentes comprometidos em manter um ambiente livre de fumo e prevenir os efeitos do tabagismo nas organizações utilizando intervenções cognitivo-comportamentais como a descrita.

The aim of this report is to describe a smoking cessation program held in an urban bus company which implemented a smoke-free environment policy. The aim of the program was to offer cognitivebehavioral counseling to workers who wished to quit smoking, facilitating the transition to a smoke-free environment and reducing healthcare costs associated with smoking for both the employee and the employer. Method: the program was conducted in three stages: assessing the number of smokers (n=90; 13% of total employees), assessing their level of nicotine dependence (n=30; 33% of smokers) and offering smoking cessation assistance consisting of education and counseling in groups (n=16; 13% smokers agreed to participate). There were four weekly meetings in the company, lasting two hours each, and a fifth meeting thirty days later as a follow-up. Results: the program was efficient, as 7 quitted smoking and 9 reduced their consumption. Conclusion: psychologists can be comitted to maintain a smoke-free environment and the effect of smoking in organizations using planned cognitive-behavioral interventions similar to the one described in this report.

El presente relato tiene como objetivo describir la aplicación de un programa de cese del tabaquismo realizado en una empresa de transporte colectivo urbano que implantó la política del ambiente libre del humo. Se desea contribuir presentando un modelo de intervención de abordaje cognoscitivo comportamental posible de ser implantado en el contexto organizacional. Método: el programa fue realizado en tres etapas: cómputo del número de fumadores (n=90; 13% del universo total de empleados), evaluación del nivel de dependencia de nicotina (n=30; 33% de los fumadores) y realización de los grupos de cese del tabaquismo, de los cuales participaron 16 fumadores (18%). Los grupos ocurrieron en cuatro encuentros semanales, con duración de dos horas cada uno, siendo que, después de treinta días, fue realizado un encuentro de mantenimiento. Resultados: el programa demostró una buena eficacia, pues, de los 16 fumadores que participaron, 7 alcanzaron la abstinencia y 9 redujeron el consumo. Conclusión: los psicólogos pueden ser agentes comprometidos en mantener un ambiente libre de humo y prevenir los efectos del tabaquismo en las organizaciones utilizando intervenciones cognoscitivo comportamentales como la descripta.
Descritores: Adaptação Psicológica
Promoção da Saúde
Transtornos Mentais
Saúde Mental
Apoio Social
Tabaco
Poluição por Fumaça de Tabaco
-Economia Comportamental
Saúde do Trabalhador
Abandono do Hábito de Fumar
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-639790
Autor: Giraldo, Juan José; Benítez, Edgar Orlando.
Título: Psicología de la justicia distributiva: antecedentes y tipos de estudios para su comprensión / The psychology of distributive justice: background and types of studies for its understanding / Psicología da justiça distributiva: antecedentes e tipos de estudos para sua compreessão
Fonte: Acta colomb. psicol;14(2):91-101, jul.-dic. 2011. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Debido al incremento del estudio de la justicia como un fenómeno social de interés para la psicología,se hace una revisión que precisa los antecedentes de la psicología social en el estudio de las distribuciones materiales individuales en diversas situaciones, y las limitaciones de los análisis derivados de dichos estudios. Además, se presentan las posibilidades de indagación de las decisiones distributivas en al menos tres tipos de estudios que se reseñan en amplias revisiones y finaliza con la presentación de una reflexión sobre un "contexto" experimental como nueva perspectiva para el estudio de la justicia distributiva. Desde ese contexto, se describe el término "decisiones distributivas", y se propone como alternativa metodológica la consideración de variables habitualmente utilizadas en el análisis de algunos procesos cognitivos de interés para la economía experimental y comportamental.

Due to the increased study of justice as a social phenomenon of interest to psychology, a revision is carried out to specify the social psychology background in the study of individual material distributions in various situations and the constraints derived from such studies. In addition, the possibilities of inquiry into allocation decisions in at least three types of studies summarized in extensive reviews are presented, and finally, there is a reflection about an experimental "context" as a new perspective for the study of distributive justice. From this context, the term "distributive decisions" is described and, as a methodological alternative, the consideration of variables commonly used for the analysis of cognitive processes of interest for experimental and behavioral economics is proposed.

Devido ao aumento do estudo da justiça como um fenômeno social de interesse para a psicologia se faz uma revisão que especifica os antecedentes da psicologia social no estudo das distribuições materiais individuais em diversas situações, e as limitações das análises derivadas desses estudos. Além disso, apresentam-se as possibilidades de indagação das decisões distributivas em pelo menos três tipos de estudos que são resenhados em amplas revisões e finaliza com a apresentação de uma reflexão sobre um "contexto" experimental como nova perspectiva para o estudo da justiça distributiva. Desde esse contexto, descreve-se o termo "decisões distributivas", e propõe-se como alternativa metodológica a consideração de variáveis habitualmente utilizadas na análise de alguns processos cognitivos de interesse para a economia experimental e comportamental.
Descritores: Economia Comportamental
Adhatoda
Processos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



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