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Id: biblio-1006232
Autor: Galindo, Wedna Cristina Marinho; Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e; Tamman, Bianca Falcão.
Título: Modalidades de atendimento à população por serviços-escola de Psicologia: panorama das publicações / Types of services available to the population by Psychology Training Clinics: a comprehensive view of publications
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);12(2):371-388, jul.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo toma como objeto de estudo as modalidades disponibilizadas de atendimento à população por serviços-escola de Psicologia. Parte do pressuposto de que a formação e a atuação em Psicologia têm sido perpassadas por significativas mudanças no contexto sócio-histórico-político do Brasil. Das clássicas áreas educação, saúde e trabalho, a Psicologia passa a responder demandas de distintos campos da vida da população. Trata-se de estudo descritivo, quantitativoqualitativo, constituído de levantamento bibliográfico da produção científica (2011 a 2015) sobre o tema. Vinte e quatro artigos foram identificados na pesquisa e sistematizados em três blocos de conteúdo: atividades educacionais, de autoavaliação e clínicas. As publicações versam prioritariamente sobre atividades educacionais e clínicas, sendo estas as que reúnem maior quantidade de artigos. Devido à tarefa dirigida à Psicologia de responder a demandas com as quais historicamente não se envolveu, pelo menos de forma hegemônica, é indispensável problematizar o Serviço-escola em sua função pedagógica, ético-política e social.

This article investigates the types of service available to the population by Psychology Training Clinics. It is based on the assumption that training and practice in Psychology have been permeated by significant changes in the sociohistorical-political context of Brazil. From the classic fields of school, health and work, Psychology starts to respond to demands from different areas of population life. This is a descriptive, quantitative-qualitative study, consisting of a literature review on the subject (2011 to 2015). 24 articles were identified in the search of the literature and analysed in three content blocks: school, self-assessment and clinical activities. The publications are primarily about educational and clinical activities, and they bring together a greater number of articles. Due to the task directed to Psychology to respond to the demands with which it has historically not been involved, at least in a hegemonic way, it is indispensable to problematize the Psychology Training Clinic in its pedagogical, ethical-political and social function.
Descritores: Psicologia Clínica
Psicoterapia
Assistência à Saúde Mental
Instalações de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1149121
Autor: Mattar, Cristine Monteiro.
Título: Psicologia em tempos sombrios e o despertar da bela adormecida: estudos em subjetividade e clínica / Psychology in dark times: the awakening of the sleeping beauty / Psicología en tiempos oscuros y el despertar de la bella durmiente: estudios en subjetividad y clínica
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);72(spe):18-32, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O texto suscita o debate acerca da constituição da psicologia no Brasil, apontando para suas bases importadas de países com realidades bastante diversas daquelas aqui encontradas, tanto nos aspectos sociais e econômicos, quanto naqueles históricos, culturais e raciais. A psicologia, desde 1962, vem se pautando em modelos que raramente levam em conta o contexto no qual se encontra: um país que assenta seus alicerces sobre a escravidão, o preconceito, a violência, os 20 anos de uma truculenta ditadura militar, a exclusão, o encarceramento em massa e o extermínio de populações indígenas e negras, assassinatos de homossexuais e transsexuais. No cenário atual, que intensifica aspectos desde sempre aqui presentes e desmonta as estratégias do seu enfrentamento, torna-se urgente repensar as práticas e saberes psicológicos produtores e reprodutores de subjetividades coloniais, em tempos que, parafraseando Hannah Arendt, se anunciam como sombrios, mas que, ao mesmo tempo, desafiam a psicologia, sobretudo clínica, a despertar de seu sono e sonhos encantados.

The text raises the debate about the constitution of psychology in Brazil, pointing to its bases imported from countries with realities quite different from those found here, in social and economic as well as historical, cultural and racial aspects. Psychology since 1962 has been based on models that rarely take into account the context in which it finds itself: a country that lays its foundations on slavery, prejudice, violence, the 20 years of a truculent military dictatorship, exclusion, mass incarceration and the extermination of indigenous and black populations, murders of homosexuals and transsexuals. In the current scenario, which intensifies aspects always present here and dismantles the strategies of their confrontation, it is urgent to rethink the practices and psychological knowledge producers and breeders of colonial subjectivities, in times that, paraphrasing Hannah Arendt, announce themselves as dark, but at the same time challenge psychology, especially clinical, to awaken from their sleep and enchanted dreams.

El texto plantea el debate sobre la constitución de la psicología en Brasil, señalando sus bases importadas de países con realidades bastante diferentes a las aquí encontradas, tanto en los aspectos sociales y económicos, como en los aspectos históricos, culturales y raciales. La psicología desde 1962 se ha guiado por modelos que pocas veces tienen en cuenta el contexto en el que se encuentra: un país que cimenta la esclavitud, el prejuicio, la violencia, los 20 años de una dictadura militar truculenta, la exclusión, el encarcelamiento masivo y exterminio de poblaciones indígenas y negras, asesinatos de homosexuales y transexuales. En el escenario actual, que intensifica aspectos que siempre han estado presentes aquí y desmantela las estrategias para enfrentarlos, es urgente repensar las prácticas y saberes psicológicos que producen y reproducen subjetividades coloniales, en tiempos que, parafraseando a Hannah Arendt, se anuncian como oscuros, pero que, al mismo tiempo, desafían a la psicología, especialmente a la clínica, a despertar de su torpor y sus sueños encantados.
Descritores: Preconceito
Psicologia Clínica/tendências
Grupos Populacionais
Racismo
-Brasil
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1148506
Autor: Coelho, Gilson Gomes; Arruda, Ana Carolina Carvalho; Carneiro, Anna Lícya Ferreira; Lima, Eliane Soares; Barros, João Henrique Oliveira.
Título: Uma proposta histórico-cultural do fazer clínico: relato de experiência em oficinas terapêuticas / Una propuesta histórico-cultural de práctica clínica: informe de experiencia en talleres terapéuticos / A historical-cultural proposal of clinical practice: experience report in therapeutic workshops
Fonte: Barbarói;(56):223-245, jan.-jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho trata-se de um registro teórico-prático, descritivo e qualitativo, referente a experieÌ‚ncia de Estágio Básico em Psicologia Clínica, da Faculdade Católica Dom Orione. O mesmo ocorreu nas dependências de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O estágio referido foi realizado através de observações em oficinas terapêuticas, com público alvo de adolescentes, teve como principal intuito favorecer a constituição de vínculos entre estagiários, mediadores das oficinas, adolescentes usuários e familiares, levantando as principais demandas ali expostas, e conseguinte elaborar ações de acordo com os embasamentos teóricos da abordagem histórico-cultural, articulando teoria e prática, aspirando a materialização das emoções e vivências do grupo acompanhado, bem como compreender o processo de subjetividade dos adolescentes a partir de um fazer psicológico para além da clínica. No decorrer das observações foi compreendido que existe um distanciamento entre o serviço ideal e o que é ofertado, tornando factível a correlação entre teoria e prática do psicólogo dentro da instituição, considerando que se faz necessário suscitar reflexões respaldadas em experiências pertinentes às ações desenvolvidas nestes espaços, que tem como projeto um novo modelo de saúde mental, com o propósito de promover um serviço cada vez mais pautado na ética, no respeito e no compromisso social e político, com vistas a reivindicar o direito das pessoas a um serviço cada vez mais preparado para acolher as necessidades individuais de cada um, visando sempre a promoção de saúde.(AU)

Este trabajo es un registro teórico-práctico, descriptivo y cualitativo, que se refiere a la experiencia de la pasantía básica en psicología clínica, en la Facultad Católica Dom Orione. Lo mismo ocurrió en las instalaciones de un Centro de Atención Psicosocial para Niños y Jóvenes (CAPSi). La pasantía referida se realizó a través de observaciones en talleres terapéuticos, con un público objetivo de adolescentes, cuyo objetivo principal era favorecer el establecimiento de vínculos entre pasantes, mediadores de talleres, usuarios adolescentes y miembros de la familia, elevando las principales demandas expuestas allí y, en consecuencia Desarrollar acciones de acuerdo con los fundamentos teóricos del enfoque histórico-cultural, articulando teoría y práctica, aspirando a materializar las emociones y experiencias del grupo acompañado, así como a comprender el proceso de subjetividad de los adolescentes desde un punto de vista psicológico más allá de la clínica. Durante las observaciones, se entendió que existe una brecha entre el servicio ideal y lo que se ofrece, lo que hace posible la correlación entre la teoría y la práctica del psicólogo dentro de la institución, considerando que es necesario plantear reflexiones respaldadas por experiencias pertinentes a las acciones desarrolladas en estos espacios, cuyo proyecto es un nuevo modelo de salud mental, con el objetivo de promover un servicio cada vez más guiado por la ética, el respeto y el compromiso social y político, con el objetivo de reclamar El derecho de las personas a un servicio cada vez más preparado para satisfacer las necesidades individuales de cada uno, siempre con el objetivo de promover la salud.(AU)

This paper is a theoretical-practical, descriptive and qualitative record, referring to the experience of Basic Internship in Clinical Psychology, at Católica Dom Orione College. The same occurred on the premises of a Child and Youth Psychosocial Care Center (CAPSi). The referred internship was carried out through observations in therapeutic workshops, with a target audience of teenagers, whose main purpose was to favor the establishment of bonds between interns, workshop mediators, teenagers users and family members, raising the main demands exposed there, and consequently develop actions according to the theoretical foundations of the historical-cultural approach, articulating theory and practice, aspiring to materialize the emotions and experiences of the accompanied group, as well as understanding the process of subjectivity of teenagers from a psychological way beyond the clinic. During the observations, it was understood that there is a gap between the ideal service and what is offered, making the correlation between theory and practice of the psychologist within the institution feasible, considering that it is necessary to raise reflections supported by experiences pertinent to the actions developed in these spaces, whose project is a new mental health model, with the purpose of promoting a service increasingly guided by ethics, respect and social and political commitment, with a view to claiming the right of people to a service increasingly prepared to accommodate the individual needs of each one, always aiming at health promotion.(AU)
Descritores: Psicologia
Psicologia Clínica
Saúde Mental
Adolescente
Serviços de Saúde do Adolescente
-Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1147686
Autor: Machado, Letícia Fagundes; Feijó, Luan Paris; Serralta, Fernanda Barcellos.
Título: Online psychotherapy practice by psychodynamic therapists / Prática da psicoterapia online por terapeutas psicodinâmicos / Práctica de psicoterapia online por terapeutas psicodinámicos
Fonte: Psico (Porto Alegre);51(3):36529, 21 jan. 2021.
Idioma: en.
Resumo: Online psychotherapy was recognized by the Federal Council of Psychology Resolution n. 11/2018. With the official recognition of this practice, many professionals raised questions about its equivalence to face-to-face psychotherapy and the possible need of technical adaptations. Considering the lack of research on this theme, this study aimed to explore how psychodynamic/psychoanalytical psychotherapists perceive their own practice in online settings, including technical and relational aspects of the therapeutic process, in comparison to their experience in face-to-face treatments. This is a qualitative study with an exploratory approach. Eight psychologists responded to videoconference interviews. The interviews were audiotaped, fully transcribed, and analyzed by thematic analysis. Results were organized in two major themes (online psychotherapy practice and technique and psychodynamic process in online psychotherapy). Main results indicate online psychodynamic psychotherapy has many distinctive features (e.g. relying on quality of internet connection, fostering focal process, occurring in a more vulnerable setting, and eliciting a different pattern of communication) that require adaptation from the-rapist. Implication of findings to psychotherapy training and practice are discussed.

A psicoterapia online foi reconhecida pela Resolução nº 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia. Com o reconhecimento oficial dessa prática, profissionais levantaram questões sobre sua equivalência à psicoterapia presencial e sobre a possível necessidade de adaptações técnicas. Considerando a falta de pesquisas sobre esse tema, este estudo teve como objetivo explorar como os psicoterapeutas psicodinâmicos percebem sua prática clínica on-line, incluindo os aspectos técnicos e relacionais do processo terapêutico, em comparação com a experiência em tratamentos face a face. Este é um estudo qualitativo, com abordagem exploratória. Oito psicólogos foram entrevistados em videoconferência. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas integralmente, e analisadas por análise temática. Os resultados foram organizados em dois grandes temas (prática da psicoterapia online e técnica e processo psicodinâmico na psicoterapia online). Os principais resultados indicam que a psicoterapia psicodinâmica on-line tem muitas características específicas (por exemplo, depender da qualidade da conexão de Internet, promover um processo focal, ocorrer em um ambiente mais vulnerável e eliciar outro padrão de comunicação) que exigem adaptação do terapeuta. As implicações dos achados para o treinamento e prática da psicoterapia são discutidas.

La psicoterapia online fue reconocida por la Resolución no. 11/2018 del Consejo Federal de Psicología. Con el reconocimiento oficial de esta práctica, los profesionales plantearon preguntas sobre su equivalencia a la psicoterapia presencial y sobre la posible necesidad de adaptaciones técnicas. Teniendo en cuenta la falta de investigaciones sobre este tema, este estudio tuvo como objetivo explorar cómo los psicoterapeutas psicodinámicos perciben su práctica clínica online, incluidos los aspectos técnicos y relacionales del proceso terapéutico, en comparación con la experiencia en tratamientos cara a cara. Este es un estudio cualitativo con un enfoque exploratorio. Ocho psicólogos fueron entrevistados en videoconferencia. Las entrevistas fueron grabadas en audio y analizadas por análisis temático. Los resultados se organizaron en dos temas generales (práctica de psicoterapia online y técnica y proceso psicodinámico en psicoterapia online). Los principales resultados indican que una psicoterapia psicodinámica online tiene muchas características distintivas (por ejemplo, confiar en la calidad de conexión de Internet, promover un proceso focal, ocurrir en un ambiente más vulnerable, y provocar otro modo de comunicación) que exige la adaptación del terapeuta. Se discuten las implicaciones de los hallazgos para el entrenamiento y la práctica de psicoterapia.
Descritores: Psicologia Clínica
Psicoterapia
Internet
-Psicologia
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1100626
Autor: Galindo, Wedna Cristina Marinho; Tamman, Bianca Falcão; Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e.
Título: Estratégias formativas em serviços-escola de psicologia: revisão bibliográfica da produção científica / Educational strategies in psychology school-services: a bibliographic review of scientific publications / Estrategias de formación en servicios escolares de psicología: revisión bibliográfica de la producción científica
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-15, jan.-maio 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta revisão bibliográfica sobre estratégias formativas em serviços-escola de Psicologia. Reúne artigos completos disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde em Psicologia (BVS-psi), publicados entre 2011 e 2015. A pesquisa a partir dos termos, em separado: formação de psicólogos; formação profissional e clínica-escola, identificou 13 artigos, que foram organizados em três blocos temáticos: ensino/transmissão da psicanálise; relatos de procedimentos pedagógicos; referências a supervisor e/ou supervisão. Ainda é expressiva, nas publicações, a presença da área da Psicologia Clínica, com destaque para a prática da psicoterapia. A psicanálise tem sido revisitada, em especial, quanto à possibilidade de sua transmissão na Universidade. Relatos de procedimentos pedagógicos e produções sobre a relação supervisão-estagiário/a têm a importante função de ampliar o debate sobre projeto político-pedagógico e sua execução na rotina das instituições de ensino e de serviços-escola. Entendemos que a psicanálise tem encontrado mediações para a questão que lhe é peculiar de questionar-se sobre a possibilidade de sua transmissão em instituição com regras próprias, como a Universidade. Os relatos de procedimentos explicitam estratégias micropolíticas na relação docente-estudante, supervisor/a-estagiário/a. As questões sobre supervisor/a e/ou supervisão indicam a complexidade de aspectos envolvidos na relação e as especificidades de vivência de cada um dos envolvidos. Consideramos que o tema em questão carece de estudos que explicitem estratégias macropolíticas de formação, bem como pesquisas que abordem o que se passa com o/a estagiário/a em seu processo formativo. Otimistas, acreditamos que a riqueza de experiências em torno das estratégias formativas, não necessariamente ganharam as páginas de periódicos...(AU)

The article presents a literature review on educational strategies in Psychology School-Services. It brings together complete articles available in the Virtual Library of Health in Psychology (BVS-psi), published between 2011 and 2015. The research of the terms, individually: training of psychologists; professional training and clinical-school, identified 13 articles, which were organized into three thematic blocks: teaching/transmission of psychoanalysis; reports of pedagogical procedures; references to supervisor and/or supervision. It is still expressive in the publications the presence of the area of Clinical Psychology, with emphasis on the practice of psychotherapy. Psychoanalysis has been revised, in particular, regarding the possibility of its transmission in the University. Reports of pedagogical procedures and productions on the supervisor-intern relationship have the important function of broadening the debate on Psychology's political-pedagogical project and its execution in the routine of educational institutions and School-Services. We understand that psychoanalysis has found mediations for its peculiar question of the possibility of its transmission in an institution with its own rules, such as the University. The reports of procedures explain micropolitical strategies in the teacher-student relationship, supervisor/intern. Supervisory and/or supervision issues indicate the complexity of aspects involved in the relationship and the specificities of the experience of each of those involved. We consider that the subject in question needs studies that explain macro-political educational strategies, as well as research that addresses what happens to the intern in his/her educational process. Optimists, we believe that the wealth of experiences around the educational strategies hasn't necessarily been brought to the pages of journals...(AU)

El artículo presenta una revisión bibliográfica sobre estrategias de capacitación en servicios escolares de psicología. Reúne artículos completos disponibles en la Biblioteca Virtual en Salud en Psicología (BVS-psi), publicados entre 2011 y 2015. La investigación basada en los términos, por separado: capacitación de psicólogos; la formación profesional y la clínica-escuela identificaron 13 artículos, que se organizaron en tres bloques temáticos: enseñanza/transmisión del psicoanálisis; informes de procedimientos pedagógicos; referencias al supervisor y/o supervisión. La presencia del área de Psicología Clínica sigue siendo significativa en las publicaciones, con énfasis en la práctica de la psicoterapia. El psicoanálisis ha sido revisado, en particular, con respecto a la posibilidad de su transmisión en la Universidad. Los informes de procedimientos pedagógicos y producciones sobre la relación supervisión-pasante tienen la importante función de expandir el debate sobre el proyecto político-pedagógico y su ejecución en la rutina de las instituciones educativas y los servicios escolares. Entendemos que el psicoanálisis ha encontrado mediaciones para el tema que le es peculiar: cuestionarse sobre la posibilidad de su transmisión en una institución con sus propias reglas, como la Universidad. Los informes de procedimiento explican las estrategias micro-políticas en la relación profesor-alumno, supervisor(a)/pasante. Las preguntas sobre el supervisor(a) y/o supervisión indican la complejidad de los aspectos involucrados en la relación y los detalles de la experiencia de cada uno involucrado. Consideramos que el tema en cuestión carece de estudios que expliquen las estrategias de capacitación macro-política, así como de investigaciones que aborden lo que sucede con el pasante en su proceso de capacitación. Optimistas, creemos que la riqueza de experiencias en torno a las estrategias de capacitación, no necesariamente han tenido destaque en las páginas de los periódicos...(AU)
Descritores: Organização e Administração
Psicanálise
Psicologia
Psicologia Clínica
Ensino
Capacitação Profissional
-Psicoterapia
Publicações
Pesquisa
Instituições Acadêmicas
Universidades
Organizações
Bibliotecas Digitais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1146616
Autor: Almendra, Fernanda Saboya R; Santos, Tania Coelho dos; Moreira, Manuella Itapary Ribeiro; Castro, Maria Gabriela Severiano Ribeiro de.
Título: Psicanálise aplicada ao contexto hospitalar: intervenções em tempos de pandemia Covid-19 / Psychanalyse appliquée em contexte hospitalier: interventions em période de pandémie de Covid-19 / Applied psychoanalysis in the hospital context: interventions in times of Covid-19 pandemics
Fonte: aSEPHallus;15(29):92-102, nov. 2019-abr. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência de psicólogas clínicas de hospitais privados, localizados na cidade do Rio de Janeiro,durante a pandemia do novo coronavírus. Essa prática é alicerçada nos princípios teórico-clínicos da psicanálise aplicada às práticas em instituições hospitalares. Há mais de uma década faz parte dos projetos de psicanálise aplicada do Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana. Essa experiência aqui relatada é inédita pois, pela primeira vez, foi necessário efetuar o acompanhamento psicanalítico através de recursos virtuais. A potência do dispositivo analítico, ancorado no campo da fala e da linguagem, precisou ser reinventada para alcançar pacientes com Covid-19 e seus familiares. Através de vinhetas clínicas serão apresentadas algumas das dificuldades encontradas nesta nova prática em tempos de pandemia. Esperamos dar testemunho de que zelamos para que a ética e o desejo do analista nos orientassem para fazer bom uso do novo dispositivo

Cet article présente le rapport d'expérience de psychologues cliniciens des hôpitaux privés, principes théorico-cliniques de la psychanalyse et fait partie des projets de psychanalyse appliquée de l'Institut Sephora pour l'Enseignement et la Recherche d'Orientation Lacanienne,depuis plus d'une décennie. A travers des vignettes cliniques seront présentées quelques impasses face à et comment, en temps de pandémie, l'éthique et le désir de l'analyste ont été maintenus

This article reports on the experience of clinical psychologists in private hospitals located in the city of Rio de Janeiro during the covid-19 pandemic. This practice is based on the theoretical-clinical principles of psychoanalysis and has been incorporated into the applied psychoanalysis projects of the Instituto Sephora de Ensino e Pesquisa de Orientação Lacaniana (ISEPOL) for over a decade. Through clinical vignettes, the article will present the impasses faced, in times of pandemic, and how the psychoanalyst's ethics and desires were preserved
Descritores: Psicanálise
Psicologia Clínica
Hospitais Privados
Infecções por Coronavirus
Ética
Pandemias
Narcisismo
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Souza, Airle Miranda de
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Id: biblio-977311
Autor: Nobre, Diana da Silva; Souza, Airle Miranda de.
Título: Vivências de pais e/ou cuidadores de crianças com autismo em um serviço de plantão psicológico / Vivencias de los padres y/o cuidadores de niños con autismo en un servicio de guardia psicológico / Experiences of parents and / or caregivers of autistic children in a psychological service
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e22706, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo desvelar as vivências trazidas por pais e/ou cuidadores de crianças com autismo em um serviço de Plantão Psicológico. Método estudo descritivo, qualitativo de inspiração fenomenológica, realizado com seis pais/cuidadores em uma Organização não Governamental localizada em Belém, Pará, Brasil. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista e versão de sentido. A análise dos dados foi realizada por meio da formação de eixos de significados, após análise dos pontos convergentes presentes nas versões de sentido. Resultados encontrou-se a formação de três eixos de significação, a saber: "luto diante do diagnóstico de autismo"; "dificuldades com os cuidados com a criança" e "isolamento social". Conclusão as histórias e demandas que levaram os pais e/ou cuidadores de crianças com autismo a procurar o plantão psicológico apresentaram singularidades, contudo o luto diante do diagnóstico, as dificuldades com os cuidados com as crianças e o isolamento social foram eixos comuns que compartilharam.

Objetivo desvelar las vivencias traídas por los padres y/o cuidadores de niños con autismo en un servicio de Guardia Psicológico. Método estudio descriptivo, cualitativo, de inspiración fenomenológico, realizado con seis padres/cuidadores en una Organización no Gubernamental localizada en Belém, Pará, Brasil. Para la recolecta de datos, se realizaron entrevistas y la versión de sentido. El análisis de los datos fue realizado a través de la formación de ejes de significados, posterior al análisis de los puntos convergentes presentes en las versiones de sentido. Resultados se detectó la formación de tres ejes de significados: "el luto frente al diagnóstico de autismo"; "las dificultades con los cuidados con el niño" y "el aislamiento social". Conclusión las historias y demandas que llevaron a los padres y/o cuidadores de niños con autismo a buscar el servicio de guardia psicológica, presentaron singularidades, sin embargo, el luto frente al diagnóstico, las dificultades con los cuidados con los niños y el aislamiento social, fueron ejes comunes presentes entre los entrevistados.

Objective to reveal the experiences of parents and / or caregivers of children with autism in a Psychological Service. Method a descriptive, qualitative study with phenomenological inspiration, carried out with six parents / guardians by a nongovernmental organization located in Belém, Pará, Brazil. An interview and the versions of meaning were used for data collection. After analyzing the convergent points present in the versions of meaning, the analysis of the data was performed through the formation of three themes of meanings. Results There was a formation of three themes of meaning: "mourning due to the diagnosis of autism"; "Difficulties with childcare" and "social isolation". Conclusion the stories and needs that led parents and / or caregivers of the children with autism to seek psychological services present singularities, however mourning due to the diagnosis of autism, difficulties with childcare and social isolation were the commonly shared themes.
Descritores: Psicologia Clínica
Transtorno Autístico/diagnóstico
Cuidadores
-Pais
Isolamento Social/psicologia
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Transtornos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135820
Autor: Silva, Nádia Oliveira da; Pinheiro, Marina Assis; Laurendon, Candy Estelle.
Título: Construção de significados e ambiguidades na supervisão de estágio em psicologia / Construction of meanings and ambiguities in the context of internship supervision in psychology / Construction de signifiés et ambigüités dans la supervision de stages en psychologie / Construcción de significados y ambigüedades en la supervisión de las prácticas en psicología
Fonte: Psicol. USP;31:e200064, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Na formação de psicólogos, o tripé supervisão-estágio-ensino é fundamental para o desenvolvimento de competências profissionais. Todavia a relação estreita entre estas três esferas ocasiona, por vezes, uma compreensão nebulosa sobre a práxis concernente a cada um destes campos. À luz do dialogismo bakhtiniano e da intersubjetividade, este artigo visa a analisar a construção de significados sobre supervisão de estágio, por meio das ambiguidades que enlaçam esta atividade. Foi possível analisar que as ambiguidades permeadas pelo tripé formativo ocasionam tensões nas relações intersubjetivas, sendo balizadoras na construção de novos significados sobre a atividade de supervisão. Estes significados são tecidos pela negociação com as outridades que permeiam essa atividade formativa e pelo contexto em que são realizadas. Isto posto, estudos desta natureza propiciam uma compreensão mais ampla sobre conhecimentos teóricos/práticos concernentes ao campo da supervisão, o que pode ensejar a construção de estratégias facilitadoras na formação de psicólogos.

Abstract When training psychologists, the supervision-internship-teaching tripod is essential for the development of professional skills. However, the close relationship between these three spheres sometimes leads to a nebulous understanding of the praxis concerning each of these fields. In the light of Bakhtinian dialogism and intersubjectivity, this article analyzes the construction of meanings about internship supervision by verifying the ambiguities related to this activity. The ambiguities grounded on the formative tripod were shown to lead to tensions in intersubjective relations and served as basis to construct new meanings about the supervision activity. These meanings are built through negotiation with other identities that permeate this training activity and the context in which they are carried out. Therefore, studies of this nature provide a broader understanding of theoretical/practical knowledge concerning the zone of supervision, which in turn can lead to the construction of facilitating strategies in the training of psychologists.

Résumé La formation de psychologues implique le triplet supervision-stage-enseignement, qui est fondamental pour le développement de compétences professionnelles. Mais, le rapport étroit entre ces trois sphères engendre parfois une compréhension floue de la praxis concernant chacun de ces champs. A partir du dialogisme bakhtinien et de l'intersubjectivité, le présent article a pour objectif d'analyser la construction de signifiés sur la supervision de stages, à travers des ambigüités qui entourne cette activité. Ainsi, les ambigüités qui traversent ce triplet formatif provoquent des tensions dans les rapports intersubjectifs et balisent la construction de nouveaux signifiés concernant l'activité de supervision. Ces signifiés sont établis à partir de la négociation des altérités qui traversent cette activité formative et du contexte dans lequel elles se réalisent. De tels travaux permettent une compréhension plus élargit sur les connaissances théoriques/pratiques du champ de la supervision, ce qui peut favoriser la construction des stratégies facilitatrices dans la formation de psychologues.

Resumen En la formación de psicólogos, el trípode de supervisión-prácticas-enseñanza es fundamental para el desarrollo de habilidades profesionales. Sin embargo, la estrecha relación entre estas tres esferas a veces conduce a una comprensión nebulosa de la praxis con respecto a cada uno de los campos antes mencionados. A la luz del diálogo de Bakhtin y la intersubjetividad, este artículo tiene como objetivo analizar la construcción de significados sobre la supervisión de prácticas, por medio de las ambigüedades que vinculan esta actividad. Las ambigüedades permeadas por el trípode formativo producen tensiones en las relaciones intersubjetivas, siendo faros en la construcción de nuevos significados sobre la actividad de supervisión. Estos significados se tejen por medio de la negociación con los demás que impregnan esta actividad de capacitación y el contexto en el que se lleva a cabo. Dicho esto, los estudios de esta naturaleza proporcionan una comprensión más amplia del conocimiento teórico-práctico sobre el campo de la supervisión, lo que puede conducir a la construcción de estrategias facilitadoras en la formación de psicólogos.
Descritores: Psicologia Clínica
Aconselhamento
Capacitação Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1130822
Autor: Sabbagh, Ana Luísa Masetti; Schneider, Venicius Scott.
Título: Psychoanalytical listenings limits and possibilities in a general hospital / Limites e possibilidades da escuta clínica dentro de um hospital geral
Fonte: Agora (Rio J.);23(3):109-116, set.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este artigo traz considerações sobre um obstáculo identificado no trabalho clínico com pacientes internados em hospital geral: o manejo protocolar da transferência, que torna a escuta ruidosa e inviabiliza o manejo de conteúdos inconscientes. Delineamos o trabalho no hospital e seu cotidiano, definindo o campo psicanalítico de atuação. Norteados por uma vinheta clínica, discutimos dificuldades próprias do cotidiano hospitalar que imporiam impasses na prática. Concluímos que a escuta psicanalítica independe do contexto, estando atrelada à disposição e formação do praticante. É necessária, portanto, interrogação constante da prática - na supervisão e análise pessoal - para suspender pressuposições pessoais acerca do caso.

Abstract: The present article aims to make considerations about an obstacle that was presented during the clinical psychoanalytic work undertaken with patients admitted to a general hospital: the protocolled handling of the transference. The scope of work of the hospital environment and its daily routine was circumscribed, and thus the psychoanalytic field was outlined. Through a clinical vignette, difficulties that are unique to the hospital's daily routine and which may result in deadlocks to clinical work were discussed. We conclude that maintaining a psychoanalytic mode of listening does not depend on the context, being intimately related to the psychoanalyst's personal trajectory and studies. As such, a constant interrogation of one's practice, through supervision and personal analysis, is necessary so as to suspend any assumptions regarding the case.
Descritores: Psicanálise
Psicologia Clínica
Hospitais
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1096711
Autor: Quadros, Laura Cristina de Toledo; Prestrelo, Eleonôra Torres.
Título: Nas Trilhas do Cuidado: A Afirmação da Dimensão Sensível da Experiência na Abordagem Gestáltica / On the Tracks of Care: The Affirmation of the Sensitive Dimension of Experience in the Gestaltic Approach / Sobre las Pistas del Cuidado: La Afirmación de la Dimensión Sensible de la Experiencia en el Enfoque Gestáltico
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):864-879, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo em questão busca discorrer acerca das exigências, ou melhor dizendo, das convocações que a tarefa de atuar e ensinar Gestalt-terapia nos traz, considerando algumas peculiaridades que atravessam esse fazer gestáltico no contexto acadêmico. Ressaltamos que o eixo central de nossa narrativa apoia-se na ideia do cuidado enquanto prática e intervenção nas múltiplas ações e proposições que constituem a formação universitária em psicologia, perpassando pela nossa compreensão e atuação na clínica gestáltica. Ao afirmarmos a dimensão sensível da abordagem gestáltica, discutimos a articulação da sensibilidade e do cuidado como uma política ontológica, destacando a responsabilidade que temos de produzir mundos com nossas práticas. Nesse sentido, o texto tem a proposição de discutir e pensar nossas práticas durante todos esses anos na interseção entre a universidade, a clínica e a vida. Esse movimento, portanto, enfatiza a impossibilidade de separação entre tais aspectos numa abordagem visionária como é a Gestalt-terapia, cujo fundamento principal é a experimentação. Finalizamos ressaltando a importância da valorização das pequenas ações, afastando-nos de uma certa espetacularização desse fazer, cuja a dimensão política se desdobra no cotidiano.(AU)

The article in question seeks to discuss the demands, or rather, the calls that the task of acting and teaching Gestalt-therapy brings us, considering some peculiarities that go through this gestaltic practice in the academic context. We emphasize that the central axis of our narrative is based on the idea of care as a practice and intervention in the multiple actions and propositions that constitute the university education in psychology, going through our understanding and performance of the gestaltic clinic. In affirming the sensitive dimension of the gestaltic approach, we discuss the articulation of sensitivity and care as an ontological policy, highlighting the responsibility we have to produce worlds with our practices. In this sense, the text proposes to discuss and to think about our practices during all these years at the intersection between the university, the clinic and life. This movement, therefore, emphasizes the impossibility of separation between such aspects in a visionary approach such as Gestalt-therapy, whose main foundation is experimentation. We conclude by emphasizing the importance of valuing small actions, moving away from a certain spectacularization of this doing, whose political dimension unfolds itself in daily life.(AU)

El artículo en cuestión busca discutir las demandas, o mejor dicho, las llamadas que nos trae la tarea de actuar y enseñar terapia Gestalt, considerando algunas peculiaridades que atraviesan esto hacer gestáltico en el contexto académico. Destacamos que el eje central de nuestro relato se basa en la idea del cuidado como práctica e intervención en las múltiples acciones y propuestas que constituyen la formación universitaria en psicología, pasando por nuestra comprensión y actuación en la clínica gestáltica. Al afirmar la dimensión sensible del enfoque gestáltico, discutimos la articulación de la sensibilidad y el cuidado como una política ontológica, destacando la responsabilidad que tenemos de producir mundos con nuestras prácticas. En este sentido, el texto propone discutir y reflexionar sobre nuestras prácticas durante todos estos años en la intersección entre la universidad, la clínica y la vida. Este movimiento, por lo tanto, enfatiza la imposibilidad de separación entre tales aspectos en un enfoque visionario como la terapia Gestalt, cuyo fundamento principal es la experimentación. Concluimos destacando la importancia de valorar las pequeñas acciones, alejándonos de una cierta espectacularización de este hacer, cuya dimensión política se despliega en la vida cotidiana.(AU)
Descritores: Psicologia Clínica
Terapia Gestalt/educação
-Psicologia
Ensino
Universidades
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A



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