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Base de dados : LILACS
Pesquisa : F04.096.879 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1286867
Autor: Santos, Tainã Queiroz; Santana, Rita de Cássia Santos de; Barbosa, Renata Santana da Silva; Souza, Séres Costa de; Iriart, Jorge Alberto Bernstein.
Título: Discussões de gênero na formação de pesquisadores em saúde: um relato de experiência / Discussing gender in the education of health researchers: a report on experience / Discusiones de género en la formación de investigadores de salud: un relato de experiencia
Fonte: Interface (Botucatu, Online);25:e200529, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A discussão sobre as repercussões das relações de gênero na vida das mulheres foi temática de uma atividade teórico-prática sobre técnicas e métodos de pesquisa nas Ciências Sociais de uma disciplina de pós-graduação em Saúde Coletiva. Adotou-se, como referencial teórico, a perspectiva de gênero como decorrente do posicionamento socio-histórico, no qual a experiência de ser mulher se constrói. O trabalho tem como objetivo relatar a experiência de execução dessa atividade como parte da trajetória acadêmica das mestrandas envolvidas. Por meio da articulação entre teoria e prática, pôde-se vivenciar o passo a passo da escolha, da elaboração e da descrição metodológica na produção do trabalho. O exercício de reflexividade esteve presente, localizando as estudantes diante do seu objeto de investigação. A atividade permitiu imersão na temática e reconhecimento do seu caráter político, histórico e social como agente de consolidação ou reformulação das práticas vigentes. (AU)

The discussion surrounding the impact of gender relations on the life of women was the theme of a theoretical and practical activity on social science research techniques and methods as part of a module of a master's degree in public health. We adopted the gender perspective, drawing on the social and historical positioning of gender relations to construct the experience of being a woman. This article recounts the development of this activity as part of the academic trajectory of the master's students involved. Through the articulation between theory and practice, it was possible to experience the different steps of the choice, elaboration and description of the methodology in the production of the work. Reflexivity was present, situating the students before the object of investigation. The activity enabled the students to immerse themselves in the topic and recognize its political, historic and social natures as an agent of the consolidation or reformulation of current practices. (AU)

La discusión sobre las repercusiones de las relaciones de género en la vida de las mujeres fue la temática de una actividad teórico-práctica sobre técnicas y métodos de investigación en las ciencias sociales de una asignatura de postgrado en salud colectiva. Se adoptó como referencial teórico la perspectiva de género como proveniente del posicionamiento sociohistórico, en el cual se construye la experiencia de ser mujer. El objetivo del trabajo es relatar la experiencia de realización de esa actividad como parte de la trayectoria académica de las alumnas de maestría involucradas. Por medio de la articulación entre teoría y práctica es posible vivir el paso a paso de la elección, elaboración y descripción metodológica en la producción del trabajo. Estuvo presente el ejercicio de reflexividad, localizando a las alumnas ante su objeto de investigación. La actividad permitió una inmersión en la temática y reconocimiento de su carácter político, histórico y social como agente de consolidación o reformulación de las prácticas vigentes. (AU)
Descritores: Pesquisadores/psicologia
Ciências Sociais/educação
Identidade de Gênero
-Universidades
Docentes
Perspectiva de Gênero
Limites: Humanos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1386977
Autor: Cunha, Rocelly; Dimenstein, Magda.
Título: Psicólogas(os) na ciência: como estamos em 60 anos de profissão no Brasil / Psychologists in science: where we stand in 60 years of the profession in Brazil / Las(os) psicólogas(os) en la ciencia: dónde estamos en 60 años de la profesión en Brasil
Fonte: Psicol. ciênc. prof;42(spe):e262958, 2022. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Analisou-se a participação da Psicologia no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), situando-a entre as Grandes áreas do conhecimento. Para tanto, tomou-se como referência o panorama atual de distribuição das bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ademais, apresentou-se a distribuição das bolsas PQ por modalidade e sexo a fim de discutir as desigualdades de gênero, seja no âmbito geral da Ciência, seja internamente à Psicologia. Metodologicamente, trabalhou-se a partir do banco de pesquisadoras(es) ativas(os) disponibilizado pelo CNPq em 2019, constituído por 12.917 bolsistas PQ, incluindo todas as áreas. Observou-se a existência de desigualdades entre as grandes áreas do conhecimento no acesso aos recursos de fomento à pesquisa, particularmente no que tange à distribuição de cotas PQ. Há também desigualdades regionais e assimetrias de gênero na carreira acadêmica e de pesquisa entre homens e mulheres refletidas no quantitativo e na modalidade de bolsa PQ em todas as áreas do conhecimento e na Psicologia, em particular. A Psicologia, no conjunto de cotas disponibilizadas pelo CNPq, ao longo dos seus 60 anos de existência, detém ainda percentual pouco expressivo. Considera-se que, em alguma medida, esse cenário tem relação com o fato de a área ser historicamente marcada como profissão predominantemente feminina, como disciplina aplicada e com pouca tradição no campo científico e de produção de conhecimento.(AU)

This study analyzes the participation of Psychology in the National System of Science, Technology and Innovation (SNCTI), placing it among the major areas of knowledge. For this purpose, it took the current panorama of research productivity fellowship (PQ) distribution at the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) as reference. It presents the distribution of PQ grants by modality and gender to discuss gender inequalities, both in the general sphere of science and within Psychology. Data was collected from the bank of active researcher(s) made available by CNPq in 2019, consisting of 12,917 PQ fellows, including all areas. All major areas of knowledge showed inequalities in access to resources for research promotion, particularly in terms of PQ quota distribution. The results also point to regional inequalities and gender asymmetries in the academic and research career reflected in the quantity and modality of the FP grant in all areas of knowledge, especially Psychology. In the set of quotas made available by CNPq, Psychology, throughout its 60 years of existence, still holds an insignificant percentage. To some extent, this scenario stems from the fact that Psychology is historically marked as a predominantly female profession, as an applied discipline and with little tradition in the scientific field and knowledge production.(AU)

Se analizó la participación de la Psicología en el Sistema Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (SNCTI), ubicándola entre las principales áreas del conocimiento. Para ello, se tomó como referencia el panorama actual de distribución de las becas de productividad en investigación (PQ) en el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Además, se buscó presentar la distribución de las becas PQ por modalidad y sexo para discutir las desigualdades de género, tanto en el ámbito general de la ciencia como dentro de la Psicología. Metodológicamente, se trabajó con base en el banco de investigadoras(es) activas(os) puesto a disposición por el CNPq en 2019, compuesto por 12.917 becarios PQ, incluyendo todas las áreas. Se observó la existencia de desigualdades entre las grandes áreas de conocimiento en el acceso a los recursos para el fomento de la investigación, especialmente en lo que se refiere a la distribución de cuotas de investigación. También existen desigualdades regionales y asimetrías de género en la carrera académica entre hombres y mujeres que se reflejan en la cantidad y modalidad de la beca PQ en todas las áreas de conocimiento y, en particular, en Psicología. En el conjunto de las cuotas puestas a disposición por el CNPq, a lo largo de los 60 años de existencia de la psicología como profesión se sigue teniendo un porcentaje poco expresivo. Se considera que, en cierta medida, este escenario está relacionado con el hecho de que el área está marcada históricamente como una profesión predominantemente femenina, como una disciplina aplicada y con poca tradición en el campo científico y de producción de conocimiento.(AU)
Descritores: Psicologia
Pesquisa
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Iniquidade de Gênero
-Sexo
Ciências Sociais
Universidades
Mulheres
Trabalho
Conhecimento
Base de Dados
Características Culturais
Crescimento e Desenvolvimento
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Mercado de Trabalho
Tecnologia da Informação
Bolsas de Estudo
Programas Governamentais
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1181428
Autor: Rovere, Mario R(edt); Rodríguez, María Isabel(edt); Villarreal, Ramón(edt); Brito Quintana, Pedro E(edt); Arroyo Laguna, Juan(edt).
Título: Formación en salud: La articulación del conocimiento básico / Formation in health: The articulation of basic knowledge.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Escuela Nacional de Salud Pública; 1990. 97 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La publicación reúne textos y trabajos de consulta cristalizados bajo cinco firmas de reconocida trayectoria en la preocupación por la educación en salud. Asimismo, se han compilado los aportes de la propia pluma de autores, además, todos ellos, tuvieron una participación estimulante - como expositores o relatores - en la reunión de consulta de la OPS, realizada en Cuzco, del 10 al 13 de Julio de 1990
Descritores: Ciências Sociais
Desenvolvimento de Pessoal
Ciências da Saúde
-Peru
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central
[{"text": "PE18.1", "_a": "MS/IDREH 0006"}]


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Id: biblio-1156692
Autor: Navarro-Obeid, Jorge Eduardo; De la hoz-Granadillo, Efraín Javier; Vergara-Álvarez, María Laura.
Título: Valoración y tipificación de perfiles de salud mental positiva en confinamiento por la COVID-19 / Assessment and classification of positive mental health profiles in confinement by COVID-19
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;20(1):e3441, ene.-feb. 2021. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La situación actual dada por la COVID-19 no solamente ha afectado la economía y la salud de muchos países sino también ha ocasionado un sinnúmero de problemáticas en la salud mental de la población en general. Por lo cual, es menester el compromiso y la investigación por parte de profesionales de las Ciencias Sociales y la Psicología. Objetivo: Estructurar un método de análisis para valorar y tipificar perfiles psicométricos de salud mental positiva en población colombiana en situación de confinamiento por la COVID-19. Material y Métodos: Se revisó la literatura relacionada con salud mental positiva y la técnica multivariada de análisis de conglomerados; se tomó una muestra de 270 hombres y mujeres con edades comprendidas entre 18 y 75 años, a los que se les aplicó la escala de Salud Mental Positiva, propuesta por Lluch, relacionada con los factores satisfacción personal, actitud prosocial, autocontrol, autonomía, resolución de problemas y autoactualización, y habilidades de relaciones interpersonales; se aplicó la técnica multivariada de análisis de conglomerados para establecer los perfiles psicométricos de Salud Mental Positiva. Resultados: Muestran 4 perfiles que tipifican la Salud Mental Positiva en confinamiento, fueron valorados el perfil 1 con un promedio de 2,05 y el perfil 2 con 2,69, situándose en una clasificación media, mientras que el perfil 3 con un promedio de 3,13 y el perfil 4 con un promedio de 3,32, se sitúan en una clasificación alta de salud mental positiva. Conclusiones: El método de análisis propuesto es significativo para valorar y tipificar perfiles psicométricos de Salud Mental Positiva en situación de confinamiento por la COVID-19(AU)

Introduction: The current situation given by the COVID-19 has not only affected the economy and health of many countries, but has also caused a number of problems in the mental health of the general population. Therefore, the commitment and research among professionals in the social sciences and psychology is necessary. Objective: To structure a method of analysis to evaluate and typify psychometric profiles of positive mental health in the Colombian population in a situation of confinement by COVID-19. Material and Methods: We reviewed the literature related to positive mental health and the multivariate technique of cluster analysis. We took a sample of 270 men and women between the ages of 18 and 75, to whom we applied the Positive Mental Health Scale proposed by Lluch related to the factors of personal satisfaction, prosocial attitude, self-control, autonomy, problem solving and self-updating, and interpersonal relationship skills. We applied the multivariate technique of cluster analysis to establish the psychometric profiles of positive mental health. Results: Four profiles that typify positive mental health in confinement were shown, with profile 1 being rated with an average of 2.05 and profile 2 with 2.69 being in a medium rating, while profile 3 with an average of 3.13 and profile 4 with an average of 3.32 being in a high rating of positive mental health. Conclusions: The proposed method of analysis is significant to evaluate and typify psychometric profiles of positive mental health in confinement by COVID-19(AU)
Descritores: Ciências Sociais
COVID-19/prevenção & controle
-Satisfação Pessoal
Quarentena/métodos
Assistência à Saúde Mental
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1381874
Autor: Núñez Grandón, Alejandro; Pérez, Jazmín.
Título: Habilidades Psicolinguisticas y Rendimiento Escolar. Estudiantes de 4° Básico / Psycholinguistic Skills and School Performance
Fonte: Areté (Corporación Universitaria Iberoamericana. En línea);22(1):47-55, 2022.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este estudio es determinar la relación entre las habilidades psicolingüísticas y el rendimiento escolar. El presente estudio es de tipo cuantitativo, con alcance descriptivo correlacional, de tipo transversal no experimental. La muestra estuvo compuesta por 35 estudiantes de 4° año básico de un colegio particular subvencionado de la ciudad de Chillán, Chile. La recolección de datos se obtuvo mediante la aplicación del Test de Illinois de Aptitudes Psicolingüísticas (ITPA) y el promedio final de las asignaturas de Lenguaje, Matemáticas, Ciencias Sociales e Historia y Geografía. Dentro de los resultados se pudo determinar la existencia de una correlación positiva, de fuerza relativamente moderada y estadísticamente significativa entre la Integración Visual y el promedio en la asignatura de Ciencias y el Rendimiento Académico Total, así como la Asociación Auditiva y el promedio en la asignatura de Ciencias y la Expresión Verbal con el promedio en la asignatura de Lenguaje. Por medio de la presente investigación se concluye que se logra establecer una relación parcial entre las Habilidades Psicolingüísticas y el Rendimiento Académico

The objective of this study is to determine the relationship between psycholinguistic skills and school performance. The present study is quantitative, with a correlational descriptive scope, of a non-experimental cross-sectional design. The sample consisted of 35 students in the 4th grade, of a non-experimental cross-sectional design. The sample consisted of 35 students in the 4th year of a private subsidized school in the city of Chillán, Chile. Data collection was obtained through the application of the Illinois Test of Psycholinguistic Aptitudes (ITPA) and the final average of the subjects of Language, Mathematics, Social Sciences, and History and Geography. Within the results, it was possible to determine the existence of a positive correlation, of relatively moderate strength and statistically significant between Visual Integration and the average in the Science subject and the Total Academic Performance, as well as the Auditory Association and the average in the subject. of Sciences and Verbal Expression with the average in the Language course. Using the present investigation, it is concluded that it is possible to establish a partial relationship between Psycholinguistic Skills and Academic Performance
Descritores: Psicolinguística
Associação
Desempenho Acadêmico
-Aptidão
Instituições Acadêmicas
Ciências Sociais
Coleta de Dados
Geografia
História
Idioma
Matemática
Limites: Humanos
Responsável: CO228.9


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Id: lil-480061
Autor: Ramos, Silvina.
Título: Las ciencias sociales y su aporte a la medicina / The social sciences and their contribution in medicine
Fonte: Med. infant;13(3):201-202, sept. 2006.
Idioma: es.
Descritores: Ciências Sociais
Doença
Medicina
Métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: biblio-1356583
Autor: Macedo, João Paulo; Reis, Sara Teles; Bezerra, Laís Leal da Silva; Abreu, Mariana Marinho de.
Título: Impacto dos programas de expansão das universidades federais no perfil de estudantes de psicologia / Impact of federal university expansion programs on the profile of psychology students / Impacto de los programas de expansión de las universidades federales en el perfil de los estudiantes de psicología
Fonte: Psicol. ciênc. prof;42:e230895, 2022. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Diante do quadro de expansão e reestruturação das universidades federais no Brasil, o presente trabalho visa investigar seu impacto no perfil de estudantes de Psicologia. Objetiva-se traçar um panorama dos cursos de Psicologia vinculados às Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil e analisar os efeitos da ampliação e interiorização no acesso ao ensino superior federal sobre o perfil dos estudantes que têm ingressado nos cursos de graduação em Psicologia no Brasil. Trata-se de um estudo documental, com base nos microdados do Censo do Ensino Superior no Brasil e do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados em domínio público pelo Ministério da Educação (MEC). Foram selecionados apenas os estudantes de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para compor a amostra final de 3.059 estudantes. A análise foi realizada por meio do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows versão 21, com base no teste qui-quadrado (χ2) de independência e grau de significância 0,05 (p<0,05). Observou-se avanços quanto à ampliação do acesso de estudantes com perfil socioeconômico menos elitizado nos cursos de graduação em Psicologia das Ifes, sobretudo no que diz respeito àqueles oriundos de famílias com renda mais baixa, com mães e pais com menor escolaridade, e que estudam em municípios de porte populacional menor, cujo estudo é proporcionado pelos programas de expansão à educação superior no país. Nessa lógica, entende-se a importância dessas políticas como estratégia de deselitização do perfil do estudante de graduação brasileiro.(AU)

In view of the expansion and restructuring of federal universities in Brazil, the present work aims to investigate its impact on the profile of Psychology students. It aims to draw a panorama of Psychology courses linked to the Federal Institutions of Higher Education in Brazil and to analyze the effects of the expansion and internalization in the access to federal higher education in the profile of students who have entered the Psychology undergraduate courses in Brazil. This is a documental study, based on microdata from the Census of Higher Education in Brazil and from the National Exam of Student Performance (ENADE), released in the public domain by the Ministry of Education (MEC). Only students from Federal Higher Education Institutions (IFES) were selected to compose the final sample of 3,059 students. The analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows version 21, based on the chi-square test (χ2) of independence and 0.05 significance level (p<0.05). Advances were observed in increasing the access of students with a less elitist socioeconomic profile in undergraduate courses in Psychology in the IFES, especially those coming from families with lower income, with mothers and fathers with less education, and who study in cities with smaller population, provided by the Higher Education Expansion Programs in the country. In this logic, it is possible to understand the importance of these policies as a strategy for de-elitizing the profile of the Brazilian undergraduate student.(AU)

Dado el marco de expansión y reestructuración de las universidades federales en Brasil, este trabajo pretende investigar su impacto en el perfil de los estudiantes de Psicología. Tiene como objetivo trazar un panorama de los cursos de Psicología vinculados a las Instituciones Federales de Educación Superior en Brasil y analizar los efectos de la expansión e internalización en el acceso a la educación superior federal en el perfil de los estudiantes que han ingresado a los cursos de pregrado de Psicología en Brasil. Se trata de un estudio documental, basado en los microdatos del Censo de la Enseñanza Superior en Brasil y del Examen Nacional de Rendimiento Estudiantil (ENADE), divulgados al público por el Ministerio de Educación (MEC). Sólo se seleccionaron los estudiantes de las Instituciones Federales de Enseñanza Superior (IFES) para componer la muestra final de 3.059 estudiantes. El análisis se realizó con el paquete estadístico para las ciencias sociales (SPSS) para Windows versión 21, basado en la prueba de chi-cuadrado (χ2) de independencia y un nivel de significación de 0,05 (p<0,05). Se observaron avances en la ampliación del acceso de estudiantes con un perfil socioeconómico menos elitista en los cursos de pregrado en Psicología en el IFES, especialmente en lo que respecta a los que provienen de familias con menores ingresos, con madres y padres con menos educación, y que estudian en ciudades con menor población, proporcionados por los Programas de Expansión de la Educación Superior en el país. En esta lógica, es posible entender la importancia de estas políticas como estrategia para deselitizar el perfil del estudiante brasileño de pregrado.(AU)
Descritores: Psicologia
Universidades
CYCLIC N-OXIDESABBREVIATIONS AS TOPIC
-Ciências Sociais
Estudantes
Distribuição de Qui-Quadrado
ALLOYSACCOMMODATION, OCULAR
Bolsas de Estudo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-656899
Autor: Pohl-Valero, Stefan.
Título: Nueva sección de Estudios Sociales de la Salud / New section of Social Studies of Health
Fonte: Rev. cienc. salud (Bogotá);10(1):5-6, ene.-abr. 2012.
Idioma: es.
Resumo: El cuerpo humano, con su salud y su enfermedad, no es solo una entidad biológica regida por leyes naturales o el conjunto de órganos y huesos que lo constituyen, sumado a los agentes orgánicos que alteran su funcionamiento. De forma fundamental, el cuerpo es, a la vez, contenedor de percepciones y significados, un medio de expresión y un lugar de intervención, control y domesticación. En él confluyen y se expresan saberes, culturas y poderes. En las sociedades actuales no somos conscientes de que nuestra salud y bienestar corporal y mental, incluyendo la forma como nos relacionamos con ellos, responden a concepciones y modelos hegemónicos determinados por diversos factores políticos, económicos, sociales y culturales. Así lo ha señalado un gran número de trabajos que, desde las Ciencias Sociales, han convertido al cuerpo humano y su relación con la salud y la enfermedad, con lo normal y lo patológico, en un campo dinámico de estudio y problematización.

The human body, with its health and disease, is not only a biological entity governed by natural laws or the set of organs and bones that constitute it, together with the organic agents that alter its functioning. Fundamentally, the body is, at the same time, a container of perceptions and meanings, a means of expression and a place of intervention, control and domestication. It is where knowledge, cultures and powers converge and are expressed. In today's societies, we are not aware that our health and physical and mental wellbeing, including the way we relate to them, respond to hegemonic conceptions and models determined by various political, economic, social and cultural factors. This has been pointed out by a large number of works that, from the Social Sciences, have turned the human body and its relationship with health and disease, with the normal and the pathological, into a dynamic field of study and problematization.
Descritores: Corpo Humano
-Percepção
Pesquisa
Ciências Sociais
Saúde
Doença
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO285.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-903686
Autor: Lekhtsier, Vitaly; Gotlib, Anna.
Título: Medicina narrativa enfocada a la investigación empírica social: el contexto ruso / Narrative medicine in the framework of empirical social research: the Russian context
Fonte: Salud colect;13(2):239-252, abr.-jun. 2017.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Este artículo presenta los resultados de un análisis empírico llevado a cabo entre 2012 y 2016, que buscó entender si las narrativas de los pacientes están presentes en la comunicación médico-paciente y si esta historia subjetiva es significativa para ambos lados de la comunicación médica en la medicina somática rusa. La investigación se realizó en cuatro etapas y combinó métodos cualitativos y cuantitativos, analizando las perspectivas de pacientes, médicos y estudiantes de medicina a través de encuestas y entrevistas e indagando además en la comunicación médico-paciente en foros virtuales. En las cuatro etapas, los resultados de la investigación mostraron que se otorga poco valor a la experiencia subjetiva de la enfermedad en las interacciones entre médicos y pacientes. El tema de la medicina narrativa es inexplorado en los estudios sociales rusos, por lo que los resultados de esta investigación constituyen una contribución importante en pos de establecer la medicina narrativa como una idea global que promueve el valor universal en términos terapéuticos y éticos de las historias de enfermedad en la "sociedad de remisión", en el cual dominan las patologías crónicas.

ABSTRACT This article contains the results of the empirical analysis carried out in 2012-2016 which sought to examine whether patients' narratives of their illness were present in doctor-patient communication and whether this subjective story was significant to both sides of the medical communication in Russian somatic disease medicine. The research was carried out in four stages and combined qualitative and quantitative methods, analyzing the perspectives of patients, doctors and medical students through surveys and interviews as well as looking at online doctor-patient communication in health forums. In all four stages, the results of the research showed that little value was placed on the subjective experience of disease in doctor-patient interactions. The topic of narrative medicine is new to Russian social studies, making the results of this research an important contribution to the establishment of narrative medicine as a global idea advocating the universal therapeutic and ethical value of patients' stories of illness in the "remission society," in which chronic pathologies dominate.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Pesquisa Empírica
Medicina Narrativa
-Médicos/psicologia
Ciências Sociais
Estudantes de Medicina/psicologia
Atitude do Pessoal de Saúde
Atitude Frente a Saúde
Doença Crônica
Entrevistas como Assunto
Inquéritos e Questionários
Federação Russa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1365187
Autor: Quaranta, André Marsíglia; Souza, Daniel Minuzzi de; Mezzadri, Fernando Marinho; Marchi Júnior, Wanderley.
Título: Interseções entre os campos esportivo e científico: a sociologia do esporte como elemento comum (2011-2018) / Intersections between the sports and scientific fields: the sociology of sport as a common element (2011-2018) / Intersecciones entre los campos deportivo y científico: la sociología del deporte como elemento común (2011-2018)
Fonte: Movimento (Porto Alegre);27:e27078, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Resumo O esporte tem sido objeto de análise em diversas áreas do conhecimento no Brasil. Uma aproximação a partir das Ciências Sociais e Humanas tem possibilitado a exploração de elementos interpretativos singulares que ampliam a compreensão desse complexo fenômeno. Este texto tem como objetivo mapear estudos que versam sobre a Sociologia do Esporte nos programas de pós-graduação brasileiros entre 2011 e 2018, visando contribuir com a sistematização da produção científica desse subcampo. Após levantamento de dissertações e teses, descrevemos as principais características dessas produções, classificando-as em categorias sociológicas para análise do campo esportivo, sendo o futebol hegemonicamente a modalidade mais explorada por pesquisadores de diversas áreas.

Abstract Sports has been the object of analysis in several areas of knowledge in Brazil. An approach based on social and human sciences has enabled different perspectives, exploring unique interpretative elements that broaden the understanding of this complex phenomenon. This text aims to map studies dealing with the Sociology of Sport in Brazilian graduate programs between 2011 and 2018, aiming to contribute to the systematization of the scientific production of this subfield. After the data collection of dissertations and thesis, we described the main characteristics of these productions, classifying them into sociological categories for analysis of the sports field, with football being the most hegemonically explored modality by researchers from different areas.

Resumen El deporte ha sido objeto de análisis en diversas áreas del conocimiento en Brasil. Una aproximación a partir de las ciencias sociales y humanas ha posibilitado explorar elementos interpretativos singulares que amplían la comprensión de este complejo fenómeno. Este texto tiene como objetivo mapear estudios que abordan la Sociología del Deporte en los programas de posgrado brasileños entre 2011 y 2018, buscando contribuir con la sistematización de la producción científica de ese subcampo. Después de revisar disertaciones y tesis, describimos las principales características de estas producciones, clasificándolas en categorías sociológicas para analizar el campo deportivo, siendo el fútbol la modalidad más explorada por investigadores de diferentes áreas.
Descritores: Pós
Ciências Sociais
Sociologia
Esportes
-Coleta de Dados
Indicadores de Produção Científica
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb



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