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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-840238
Autor: Martínez Boloña, Yoanna; Chao Flores, Marianela.
Título: Utilidad de la asignatura Filosofía y Sociedad para los egresados de Medicina / Usefulness of the subject Philosophy and Society for the medical graduates in: en
Fonte: Educ. med. super;30(4):330-339, oct.-dic. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: en Cuba el capital humano de salud es considerado el recurso más importante para el sistema sanitario. La formación de estos profesionales está basada en los principios de nuestro gobierno revolucionario: la ideología marxista-leninista, la ética y el humanismo, todos campos de estudio de la Filosofía. Objetivo: identificar las percepciones de los egresados de la carrera de Medicina sobre la utilidad de la asignatura Filosofía y Sociedad en la prestación de servicios sanitarios en el policlínico "Pulido Humarán" del municipio La Lisa. Métodos: estudio descriptivo de corte transversal, donde se aplicó un cuestionario a egresados con menos de 5 años de experiencia y entrevistas en profundidad a los docentes encargados de impartir la asignatura objeto de estudio. Resultados: la Filosofía resultó ser, según las percepciones aportadas, la asignatura más compleja, desagradable, menos utilizada en la prestación de servicios médicos. Conclusiones: los egresados perciben la asignatura Filosofía y Sociedad como una materia compleja, engorrosa y no logran identificar en la práctica médica cotidiana su utilidad, a pesar de aplicar inconscientemente los conocimientos bridados por esa asignatura durante su jornada diaria(AU)

Introduction: In Cuba, the human capital in health is considered the most important resource for the health system. The training of these professionals is based on the principles of our revolutionary government: the Marxist-Leninist ideology, ethics and humanism, all of which are areas of study of Philosophy. Objective: Identify the medical graduates' perceptions about the subject Philosophy and Society's usefulness in providing health care services at Pulido Humarán Polyclinic of La Lisa Municipality. Methods: Cross-sectional descriptive study using a survey conducted on graduated with less than five years of experience and in-depth interviews to the professors in charge of imparting the subject that is our object of study. Results: Philosophy came to be, according the perceptions provided, the most complex, disgusting, and less used subject in providing health care. Conclusions: The medical graduates perceive the subject Philosophy and Society as a complex and complicated subject, and they do not manage to identify its usefulness in the medical practice, despite unconsciously daily applying the knowledge provided by this subject(AU)
Descritores: Filosofia
Ciências Sociais
Educação Médica
Corpo Clínico Hospitalar/educação
-Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1047919
Autor: Silveira, Raquel da; Stigger, Marco Paulo; Myskiw, Mauro.
Título: Multiplicando as ciências: um estudo etnográfico sobre fazeres científicos da educação física / Multiplying sciences: ethnographic studies about scientific work in physical education / Multiplicando las ciencias: estudio etnográfico sobre los haceres de la educación física
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25019, jan.- dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Desde os anos 2000 ocorreram ampliações e intensificações da comunidade de pesquisadores(as) e dos aparatos científicos comprometidos com a Educação Física (EF). Esse processo aconteceu/acontece em meio a diversos tensionamentos que passaram a ser problematizados em estudos e debates. Instigados por esses fatos e problematizações, o objetivo desta pesquisa é compreender de que modo se faz ciência na EF brasileira. Para isso realizamos um estudo etnográfico em dois grupos de pesquisa da EF, em que seguimos humanos e não humanos, associações e controvérsias. Ao acompanhar o dia a dia desses grupos chegamos à conclusão de que há múltiplas ciências da EF. Diante dessa constatação, o principal encaminhamento e provocação desta pesquisa é que ao indagar sobre a ciência da EF (note-se, no singular) passa a ser indispensável indagar sobre os tipos de relações que foram e estão sendo estabelecidas entre as ciências da EF (note-se, múltiplas), e quais são as suas consequências

Since the 2000s, the research community and scientific apparatuses engaged with Physical Education (PE) have widened and intensified. Such process has happened and still happens amid several tensions that began to be discussed in studies and debates. Driven by these facts and questionings, this research looks into how science is done in Brazilian PE. An ethnographic study has been conducted within two PE research groups, where we followed humans and non-humans, associations and controversies. After following the everyday work of these groups, we found that there are multiple PE sciences. In view of these findings, the main conclusion and provocation of this study is that, to question PE science ­ in singular form ­ it is crucial to ask about the types of relations that have been established and still remain among PE sciences ­ in plural ­ and their consequences

Desde los años 2000 ocurrieron ampliaciones e intensificaciones de la comunidad de investigadores/as y de los aparatos científicos involucrados con la Educación Física (EF). Este proceso ocurrió y ocurre en medio a distintas tensiones que pasaron a ser problematizadas en estudios y debates. Motivados por estos hechos y problematizaciones, el objetivo de esta investigación es comprender de qué modo se hace ciencia en la EF brasileña. Con este fin, realizamos un estudio etnográfico en dos grupos de investigación de la EF, donde seguimos humanos y no humanos, asociaciones y controversias. Al acompañar la jornada de estos grupos, llegamos a la conclusión de que hay múltiples ciencias de la EF. Frente a esta constatación, el principal encaminamiento, y la provocación de esta investigación, es que, al indagar sobre la ciencia de la EF (destaque para el singular) se vuelve indispensable indagar sobre los tipos de relaciones que han sido establecidas y se establecen entre las ciencias de la EF (múltiples) y cuáles son sus consecuencias
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ciência
Antropologia Cultural
-Ciências Sociais
Disciplinas das Ciências Biológicas
Conhecimento
Ciências Humanas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-367754
Autor: Nunes, Everardo Duarte(coord).
Título: Juan Cesar Garcia: pensamento social em saúde na América Latina / Juan Cesar Garcia: Social thinking in health in Latin América.
Fonte: Sao Paulo; Associacao Brasileira de Pos-graduacao em Saúde Coletiva; 1989. 238 p. (Colecao Pensamento Social e Saúde, 5). (CDD-362-10425088).
Idioma: pt.
Símbolo: CDD-362-10425088.
Descritores: Seguridade Social
Ciências Sociais
Educação Médica/tendências
Medicina Social
-América Latina
Justiça Social
Medicina Preventiva/educação
Política Pública
Responsável: US1.1 - HQ Library
US1.1, WA31.N972 1989; BR526.1; 362.10425098*N972j


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Id: lil-230748
Autor: Kornblit, Ana Lia(com).
Título: Ciencias sociales y medicina: la salud en Latinoamerica / Social Sciences and Medicine: health in Latin America.
Fonte: Buenos Aires; Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales. Instituto de Investigaciones; s.d. 254 p. tab.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Conferencia Latinoamericana de Ciencias Sociales y Medicina, 2, Vaquerias, abr. 1994.
Descritores: Medicina
Ciências Sociais
Saúde
-América Latina
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3345.00; PE7.1; OPS45202; US1.1; S LAT HV7936.H4.K84t 1994; AR381.1; SALPUBL4


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Id: lil-102586
Autor: Associaçäo Brasileira de Educaçäo Médica; .Organizaçäo Pan-Americana da Saúde.
Título: Ciências sociais e biológicas no curso médico: enfoque interdisciplinar / Social and biological sciences on medical course: interdisciplinary approach.
Fonte: s.l; Associaçäo Brasileira de Educaçäo Médica; 1989. 31 p. (ABEM. Serie Documentos, 12).
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Reuniäo sobre Ciências Sociais e Biológicas no Curso Médico: Enfoque Interdisciplinar, Brasília, 26-28 jul. 1989.
Descritores: Disciplinas das Ciências Biológicas/educação
Ciências Sociais/educação
Educação Médica
-Ocupações em Saúde/educação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1963.00


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-975809
Autor: Cammarota, Adrián; Faccia, Karina.
Título: Enseñar Historia en las carreras de salud / Teaching History in health careers / Ensinar História em carreiras de saúde
Fonte: Interface (Botucatu, Online);22(67):1003-1015, Out.-Dez. 2018. ilus.
Idioma: es.
Projeto: Universidad de José C. Paz.
Resumo: El trabajo tiene como objetivo describir y reflexionar sobre la importancia de las Ciencias Sociales en el campo de las ciencias médicas, tomando como experiencia nuestra labor en la materia Historia Argentina y Latinoamericana de las Ciencias de la Salud en la Universidad Nacional de La Matanza y, específicamente, en la carrera de grado de la Licenciatura en Nutrición. Nuestra labor se ve potentada por el desarrollo de los estudios sobre salud/enfermedad y en consonancia con un incipiente proceso en el cual, los parámetros de las ciencias sociales han permeado de manera incipiente la formación de los futuros profesionales de la salud.(AU)

The objective of this study was to describe and reflect on the importance of social sciences in the field of medical sciences based on the experience of our work in the field of History of Argentine and Latin American Health Sciences at the National University of La Matanza and, specifically, in the Nutrition undergraduate degree program. This work is supported by the development of studies on health/disease and is in line with an initial process in which the parameters of social sciences have been incipiently permeating the training of future health professionals.(AU)

O objetivo do trabalho é descrever e refletir sobre a importância das Ciências Sociais no campo das ciências médicas, tendo como experiência o nosso trabalho no campo da História da Ciência da Saúde Argentina e Latino-Americana na Universidade Nacional de La Matanza e, especificamente, no programa de graduação do Bacharel em Nutrição. Nosso trabalho é potencializado pelo desenvolvimento de estudos sobre saúde / doença e em consonância com um processo incipiente em que os parâmetros das ciências sociais têm permeado de forma incipiente a formação de futuros profissionais de saúde.(AU)
Descritores: Ciências Sociais
Processo Saúde-Doença
Ciências da Saúde/educação
Nutrição em Saúde Pública/educação
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-912333
Autor: Castorina, José Antonio.
Título: LAS REPRESENTACIONES SOCIALES Y LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE CONOCIMIENTOS SOCIALES / Social Representations and Teaching and Learning Processes of Social Knowledge / As Representações Sociais e os Processos de Ensino-Aprendizagem de Conhecimentos Sociais
Fonte: Psicol. Educ. (Online);44:1-13, jun. 2017.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Proyecto PICT : "Representaciones y cambio de las narrativas y representaciones históricas sobre la nación"., Buenos Aires, 2012-2016.
Resumo: El estudio de las representaciones sociales en el campo educativo se ha centrado en las creencias de profesores y de alumnos sobre la identidad profesional, la evaluación o la escuela. Entretanto se ha dedicado menos al estudio del papel y significado de las representaciones en el proceso de enseñanza/aprendizaje. En este trabajo se propone estudiar las condiciones para incluir las representaciones sociales en el estudio del cambio conceptual de los conocimientos sociales. Además, se discutirán algunas relaciones entre las didácticas específicas y las representaciones sociales para interpretar los procesos de enseñanza/aprendizaje. En primer lugar, se presentarán algunas notas características del concepto de Representaciones Sociales, vinculadas a la cuestión que se abordarán. En segundo lugar, se mostrará el carácter problemático de las relaciones entre Teoría de las Representaciones Sociales y el campo educativo. A continuación se planteará el problema de la polifasia cognitiva en el cambio conceptual, proceso central para comprender la transformación de los conceptos durante la enseñanza y los rasgos que allí adquieren las Representaciones Sociales. Finalmente, se argumentará en favor de la inclusión de las Representaciones Sociales, pero situadas en contextos didácticos, para el estudio del cambio conceptual.

The study on social representations in the field of educational has focused mostly on the beliefs of teachers and students about their professional identity, evaluation, or the school, but there are very few studies about the place and meaning of representations on teaching and learning process. This paper explores the conditions to include social representations in the study of conceptual change of social knowledge. Moreover, it discusses the relationship between specific didactic strategies and social representations to interpret teaching and learning process. First, we will introduce some characteristic features of the S.R. concept related to our subject matter. Secondly, we will expose the problematic nature ofthe relationship between SR theory and the educational field. Then, we pose the problem of cognitive polyphasia in conceptual change ­ a key process to understanding the transformation of concepts during teaching ­ and the features that S.R. reach within that process. Finally, we argue in favor of the inclusion of S.R. in didactic contexts for the study of conceptual change.

A pesquisa das representações sociais (RS) na educação tem dado maior atenção às crenças de professores e alunos sobre a identidade profissional, a avaliação ou a escola. No entanto, tem se dedicado menos ao estudo do papel e do significado das representações no processo de ensino/aprendizagem. Neste trabalho são estudadas as condições da inclusão das representações sociais ao estudo do processo de mudança conceitual dos conhecimentos sociais. São discutidas algumas relações entre a didática específica e as representações sociais na interpretação dos processos de ensino/aprendizagem de tais saberes. Primeiramente, descrevem-se alguns traços característicos do conceito RS vinculados à questão a ser tratada. Num segundo momento, aborda-se o caráter problemático das relações entre a RS e o campo educativo. Apresenta-se o problema da polifasia cognitiva na mudança conceitual, processo central na compreensão da transformação dos conceitos no ensino, e os traços singulares que as RS adquirem nele. Por último, argumenta-se a favor da inclusão das RS no estudo dos processos de mudança conceitual, porém situadas nos contextos didáticos.
Descritores:
Ciências Sociais
Ensino
Formação de Conceito
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1047406
Autor: Fensterseifer, Paulo Evaldo; González, Fernando Jaime; Silva, Sidinei Pithan da.
Título: Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana / Critical physical education in a democratic and republic perspective / Educación física crítica en perspectiva democrática y republicana
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25070, jan.- dez. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente estudo consiste em um ensaio teórico que analisa limites e potencialidades dos discursos educacionais críticos que aspiram à mudança social. Busca, sobretudo, pensar um projeto de Educação Física (EF) comprometido com questões democráticas e republicanas. Para tanto, aponta, a partir da filosofia política de Hannah Arendt a necessidade de distinguir educação e política, reconhecendo o valor do conhecimento e da especificidade da EF. Condição que não impede e limita o valor dos aportes teóricos e críticos que permitem interpretar as relações entre educação e sociedade em cada momento histórico, o que sugere um aspecto complementar entre as tradições hermenêuticas, crítico-dialéticas e pós-estruturalistas para pensar o fenômeno da EF e sua relação com o tema da república, da educação e da democracia

The present study consists of a theoretical essay that analyzes the limits and potentialities of critical educational discourses that aspire to social change. It looks for, mainly, to think about a project of Physical Education (PE) committed to democratic and republican issues. To do so, it points out, from the political philosophy of Hannah Arendt the need to distinguish education and politics, recognizing the value of knowledge and the specificity of PE. This condition does not prevent and limit the value of the theoretical and critical contributions that allow us to interpret the relations between education and society in each historical moment, suggesting a complementary aspect between the hermeneutic, critical-dialectical and poststructuralist traditions to think about the phenomena of PE and its relationship to the theme of the republic, education and democracy

Este estudio consiste en un ensayo teórico que analiza los límites y las potencialidades de los discursos educativos críticos que aspiran al cambio social. Busca, sobre todo, pensar en un proyecto de Educación Física (EF) comprometido con temas democráticos y republicanos. Para este fin, señala, en base a la filosofía política de Hannah Arendt, la necesidad de distinguir educación y política, reconociendo el valor del conocimiento y la especificidad de la EF. Una condición que no impide y limita el valor de las contribuciones teóricas y críticas que permiten la interpretación de las relaciones entre educación y sociedad en cada momento histórico, sugiriendo un aspecto complementario entre las tradiciones hermenéutica, crítico-dialécticas y post-estructuralistas para reflexionar sobre el fenómeno de la EF y su relación con el tema de la república, la educación y la democracia
Descritores: Educação Física e Treinamento
Teoria Crítica
-Ciências Sociais
Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-264340
Autor: Pereira, Júlio Cesar Rodrigues.
Título: Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais / Analysis of qualitative data: methodologic strategies for the health, human and social sciences.
Fonte: Säo Paulo; EDUSP; 1999. 156 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Análise Qualitativa
Disciplinas das Ciências Biológicas
Ciências Sociais/métodos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3513.00; BR97.1; 001.4225 P436a 1999; BR85.1; Q180 P436a e.1; BR66.1; W61 P492a 1999; BR41.1; 001.4225 P436a ex.1e2


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Id: biblio-1047660
Autor: Sodré, Muniz.
Título: Do lugar de fala ao corpo como lugar de diálogo: raça e etnicidades numa perspectiva comunicacional / From the standpoint of speech to the body as locus of dialogue: race and ethnicities from a communicational perspective / Desde el locus social de quien habla al cuerpo como espacio de diálogo: raza y etnicidades en una perspectiva referente a la comunicación
Fonte: RECIIS (Online);13(4):876-886, out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: "Eu sou um pessimista ativo, porque tenho fé". Assim Muniz Sodré se declara ao conceder à Reciis uma entrevista que trata sobre a questão de raça/etnicidades em articulação com os estudos da comunicação. O professor e pesquisador argumenta que a escravidão está enraizada na forma social brasileira, pois a abolição jurídico-política não foi suficiente para abolir os espíritos escravocratas. Mas que é preciso ter fé nas movimentações e contramovimentações sensíveis do corpo do outro, negro, o qual mobiliza as barreiras de imunidade racistas. Sodré entende que a expressão lugar de fala é uma reivindicação efêmera, pois acredita na virtude do corpo como um espaço de diálogo com outros lugares. Em relação aos estudos de comunicação e raça, argumenta que as pesquisas se restringem ainda às descrições das tecnologias da mídia, assim como as pesquisas de maneira geral, mas que esses estudos "têm um papel político forte: eles fazem emergir essa classe intelectual negra que estava submersa". Muniz Sodré é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Descritores: Fala
Grupos Étnicos
Comunicação
Cultura
Racismo
-Preconceito
Ciências Sociais
Violência
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
AMERICAN NURSES' ASSOCIATIONABNORMALITIES, MULTIPLE
Homicídio
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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