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Id: lil-715337
Autor: Cely Ávila, Flor Emilce.
Título: Intersubjetividad: entre explicación y comprensión / Intersubjectivity: Between Explanation and Understanding
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(1):52-57, ene.-mar. 2014.
Idioma: es.
Resumo: La discusión sobre explicación y comprensión plantea una división de las ciencias con base en lo que se considera propio de cada uno de los dominios: la tarea propia de las ciencias naturales sería la explicación, mientras que la de las ciencias sociales sería la de la comprensión o interpretación. Actualmente hay una línea de trabajo que apunta a superar el dualismo metodológico y proponer estudios de tipo más interdisciplinario, como el que se está realizando sobre el surgimiento de lo mental en el marco de relaciones intersubjetivas. En particular, el concepto de intersubjetividad defendido por la fenomenología como una práctica corporizada está siendo apoyado por los resultados de investigaciones llevadas a cabo a partir de las neurociencias cognitivas y la psicología del desarrollo. Autores de diversas raíces, como J. Bruner y S. Gallagher, proponen considerar este tipo de colaboración interdisciplinaria como un posible camino para integrar las tradiciones de la explicación y la comprensión. El propósito de este trabajo es analizar hasta qué punto esta colaboración entre la fenomenología y las ciencias, en particular sobre el tema del entendimiento de otros y de su relevancia para la comprensión de ciertas psicopatologías, ha permitido cerrar la brecha que se había abierto en el siglo XIX entre dichas tradiciones.

The discussion on explanation and understanding has led to a division in the sciences, based on what is considered to be inherent to each of the domains. The task of the natural sciences would be the explanation, while that of the social sciences would be understanding or interpretation. There is a line of work that currently seeks to overcome the methodological dualism and to propose more interdisciplinary studies, such as the studies on emergence of the mental in the framework of intersubjective relationships. In particular, the concept of intersubjectivity defended by the phenomenology as an embodied practice, is being supported by the results of investigations carried out on the basis of the cognitive neuroscience and developmental psychology. Authors from different roots, such as J. Bruner and S. Gallagher propose considering these types of interdisciplinary collaboration as a possible way to integrate the traditions of the explanation and understanding. The purpose of this paper is to analyze to what extent this collaboration between phenomenology and sciences, particularly on the subject of understanding others and their relevance for the understanding of certain psychopathologies, has allowed to close the gap that had opened in the nineteenth century between these traditions.
Descritores: Disciplinas das Ciências Naturais
Ciências Sociais
Neurociências
Psicologia do Desenvolvimento
-Ciência
Compreensão
Estudos Interdisciplinares
Neurociência Cognitiva
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: lil-456525
Autor: Chauvenett, Antoinette.
Título: A lei e o corpo / Law and the body
Fonte: Physis (Rio J.);15(supl):17-56, 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Partindo do conceito do arbitrário cultural, no qual se relativiza a categoria de enfermidade e se evidencia a inserção desta no campo da significação, o ensaio discute a problemática da autonomia do organismo e da saúde como constituinte da lei, para estabelecer então as relações entre as categorias de causalidade, desvio e ordem jurídica, que se desdobram na discussão entre corpo e história.

Starting from the concept of cultural arbitrariness, where the category of "sickness" is relativized and where its insertion in the realm of meaning is evidenced, this essay discusses the issue of the autonomy of the organism and of health as components of law. It goes on to establish relations between the notions of causality, deviance, and judicial order, leading into a discussion of the body and history.
Descritores: Filosofia
Saúde
Doença
Direitos Civis
Corpo Humano
-Ciências Sociais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: lil-428286
Autor: Herzlich, Claudine.
Título: Fragilidade da vida e desenvolvimento das ciências sociais no campo da saúde / Frailty of life and development of social sciences in the field of health
Fonte: Physis (Rio J.);15(2):193-203, 2005.
Idioma: pt.
Resumo: A fragilidade da vida humana e a fragilidade da vida social e coletiva são os objetos históricos da medicina e das ciências sociais, respectivamente. Este artigo examina as articulações entre esses dois aspectos da fragilidade da vida, através das relações entre ciências sociais, medicina e saúde pública, em seu histórico de ocasional cooperação mas também de confrontamento e ignorância recíproca, com base em casos históricos - especificamente franceses, ingleses e americanos. Enquanto que na medicina se observa interesse precoce pelos aspectos sociais do adoecer - mesmo que sem maiores conseqüências a longo prazo - nas ciências sociais, exceção feita a Mauss, só após a Segunda Guerra Mundial surgem estudos sistemáticos sobre a saúde, em parte vinculados à implantação de sistemas de proteção social em muitos países no pós-guerra. Em uma conjuntura posterior, de retração econômica e forte crítica social, já na década de setenta do século passado, desenvolve-se na França a sociologia da saúde, dando porém preeminência ao "mercado da saúde" e relegando a reflexão sobre a fragilidade da vida a um plano secundário. Mais recentemente, ao final do último século, a epidemiologia social é resgatada do limbo, enfocando mais uma vez a fragilidade da vida como a um tempo corporal e social, buscando maior aproximação com as ciências sociais. Estas têm uma contribuição fundamental para o campo da saúde pública, analisando sistemas de cuidados médicos e o acesso aos mesmos, o impacto social da fragilidade corporal ou ainda o sentido atribuído pelos indivíduos à experiência da doença. É, por fim, sobretudo na identificação de problemas sociais ligados à saúde de pessoas e populações, demandando ação política, que a contribuição das ciências sociais é fundamental.
Descritores: Ciências Sociais
Saúde Pública
Fragilidade
Acontecimentos que Mudam a Vida
Medicina
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1253292
Autor: Díaz-Marín, Johann Streiker; Geiger, Sonja Maria.
Título: Comportamiento Proambiental: actitudes y valores en una muestra poblacional colombiana / Pro-Environmental Behavior: Attitudes and Values ​​in a Colombian Population Sample
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);12(1):31-40, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Las ciencias sociales y, en particular, la psicología ambiental, tienen elementos clave para la comprensión y modificación de comportamientos que ayuden a la protección medioambiental. Este estudio evaluó la relación entre las actitudes ambientales, las diferentes orientaciones de valores y el comportamiento proambiental, aportando evidencia al modelo Jerárquico para los comportamientos ecológicos (Stern, 2000). Con instrumentos construidos y adaptados al contexto colombiano y con una muestra de estudiantes universitarios, se encontró mediante análisis lineales, que las actitudes ambientales y los valores biosféricos resultan predictores de la conducta ambiental y que estas variables se estructuran, aún de manera marginal, como lo señala el modelo jerárquico. Se discuten las diferentes relaciones observadas y los desafíos metodológicos y teóricos que se derivan de uno de los estudios pioneros en el área en contextos latinoamericanos

The social sciences and, in particular, environmental psychology, have key elements for the understanding and modification of behaviors that help environmental protection. This study evaluated the relationship between environmental attitudes, different value orientations and pro-environmental behavior, providing evidence to the hierarchical model for ecological behaviors (Stern, 2000). With instruments constructed and adapted to the Colombian context and with a sample of university students, it was found through linear analyzes, that environmental attitudes and biospheric values are predictors of environmental behavior and that these variables are structured, even marginally, as indicates the hierarchical model. The different relationships observed and the methodological and theoretical challenges that derive from one of the pioneering studies in the area in Latin American contexts are discussed
Descritores: Ciências Sociais
Comportamento
Psicologia Ambiental
-Valores Sociais
Estudantes
Atitude
Conservação dos Recursos Naturais
Proteção
Compreensão
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1091755
Autor: Sionek, Luiza; Assis, Dafne Thaissa Mineguel; Freitas, Joanneliese de Lucas.
Título: "se eu soubesse, não teria vindo": implicações e desafios da entrevista qualitativa / "si supiera, no estaría aquí": implicaciones y desafíos de la entrevista cualitativa / "if i had known, i wouldn't have come": implications and challenges of qualitative interview
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e44987, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Por se tratar de uma técnica que privilegia a investigação do sentido, a entrevista é uma das ferramentas mais utilizadas em pesquisas qualitativas. Faz-se necessária, portanto, uma reflexão sobre seu uso. O objetivo deste artigo é discutir os desafios, para a equipe de pesquisa, na utilização da entrevista qualitativa e seus possíveis impactos à pessoa entrevistada. A análise, sustentada em trechos de entrevistas extraídos de diferentes projetos, debruçou-se sobre dois aspectos: 1. a relação entre pesquisadores e participantes; e 2. possíveis implicações para entrevistados. Discute-se que a entrevista se constitui no campo intersubjetivo pesquisador-participante, com variabilidades e influências contextuais, que estão para além da possibilidade de controle total sobre o processo, evidenciando o papel ativo de ambos no acontecimento da entrevista. A respeito das implicações, observa-se que a entrevista possibilita um momento oportuno para a expressão de experiências não reveladas em outros contextos e que, ao revisitar sua história, a percepção sobre ela e sobre si pode se alterar ao longo da narração. Estes aspectos fazem com que a entrevista seja momento de constituição de sentidos e não de mero relato, o que pode também implicar mobilização de afetos. Diante dessas questões, nota-se que a entrevista pode oferecer, concomitantemente, risco de sofrimento e possibilidade de ressignificação para os participantes. Concluímos que, tanto do ponto de vista ético quanto da viabilidade da pesquisa, é necessário para a condução da entrevista conhecimento teórico-metodológico, acolhimento e empatia, bem como disponibilidade e confiança por parte de quem narra sua história.

RESUMEN Por tratarse de una técnica que privilegia la investigación del sentido, la entrevista es una de las herramientas más utilizadas en investigaciones cualitativas, configurándose necesario la reflexión sobre su uso como instrumento. El objetivo del presente artículo es discutir los desafíos para el investigador en la entrevista cualitativa y posibles impactos para el participante-entrevistado. El análisis, fundamentada en extractos de entrevistas retirados de diferentes proyectos, se centró en dos aspectos: 1. La relación entre investigador y participante y 2. Posibles implicaciones para el entrevistado. Se discute que la entrevista se constituye en el campo intersubjetivo investigador-investigado, con variabilidades e influencias contextuales que están más allá de la posibilidad de control total del investigador sobre el proceso, evidenciando el papel activo de ambos en el acontecimiento de la entrevista. Con respeto a las implicaciones, se observa que la entrevista es oportunidad de expresar experiencias no reveladas en otros contextos y que, al revisar su historia, la percepción del narrador sobre ella y sobre sí mismo puede cambiar. Estos aspectos hacen de la entrevista momento de constitución de sentidos y no mero relato, lo que puede también implicar en la movilización de afectos no elaborados. Ante estas cuestiones, se nota que la entrevista puede ofrecer concomitantemente riesgo de sufrimiento y posibilidad de resignificación para el participante. Concluimos que, tanto desde el punto de vista ético, como de la viabilidad de la investigación, es necesario al entrevistador no sólo el conocimiento teórico-metodológico, sino también acogida y empatía, y por parte del participante, disponibilidad y confianza.

ABSTRACT Since the interview is a technique that favors the investigation of meaning, it is one of the most used tools in qualitative research, requiring a study on its uses. This article aimed to discuss the challenges for the researcher in the use of the qualitative interview and possible implications for the interviewed. Our analysis, based on excerpts from interviews drawn from different research projects, focused on two aspects: 1. The relationship between researcher and participant, and 2. Possible implications for the interviewee. We argue that the researcher-participant intersubjective field constitutes the interview, with contextual variability and influences that preclude the possibility of complete control of the process by the investigator, conferring an active role to both interactors. Concerning the implications for the interviewee, we point out that the interview is an opportunity for the participant to reveal previously untold experiences, and that, by revisiting his/her history; the narrator may change his/her perspective about it and about him/herself. These aspects turn the interview into a moment of sensemaking and not a mere report, which may also imply the mobilization of unelaborated affections. Given these issues, we note that the interview may concomitantly present to the participant the risk of suffering as well as the possibility of making new understandings about their experiences. We conclude that from an ethical point of view, considering as well the viability of the research, the interviewer must display not only the required theoretical and methodological knowledge but also acceptance and empathy, whereas the participant must show availability and trust.
Descritores: Entrevista
Pesquisa Qualitativa
Ética
-Psicologia
Pesquisa/educação
Pesquisadores/psicologia
Ciências Sociais/ética
Afeto/ética
Relações Pesquisador-Sujeito/psicologia
Emoções/ética
Ciências Humanas/ética
Acontecimentos que Mudam a Vida
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1178847
Autor: Rodrigues De Almeida Bueno, Enilda; Suanno, João Henrique.
Título: A produção científica na perspectiva da complexidade da angústia de labirinto à fundação da liberdade / The scientific production from the complexity's point of view from the anguish of the labyrint to the foundation of freedom
Fonte: Con-ciencia (La Paz);5(1):85-95, jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Desde el punto de vista de la teoría de la complejidad de Morin, este trabajo se concentra en el proceso de investigación científica e de adquisición de conocimiento. La pesquisa está basada en algunos trabajos importantes de Morin (2000, 2003, 2010, 2015), Torre (2005), Moraes (2002, 2015), Bueno (2001, 2009, 2014, 2016), Suanno J. H. (2013, 2016), Velasco (2016), y otros investigadores de la complejidad. El articulo ha sido concebido y escrito en una etapa posdoctoral, con la intención de respaldar la investigación empírica; su cuestión central ha sido la siguiente: ¿cuál es el método, o cuales son las metodologías más bien ajustadas para comprender la complejidad humana, tanto institucional como planetaria, en el marco del siglo veinte y uno? El objetivo del artículo es el de hacer una contribución para un nuevo direccionamiento de la investigación en las ciencias sociales y humanas, comprendiendo que es necesario suplantar las visiones dogmáticas en la busca de la verdad, así como en la elaboración de nuevos conocimientos. En una realidad compleja y sistémica, tenemos necesidad de métodos que nos permitan establecer relaciones transversales, de modo a captar nuestro objeto en el contexto de la realidad vivida, con todas sus especificaciones ontológicas. El paradigma de la complejidad respalda esta pesquisa, el cuál apunta para un enfoque multidisciplinar, abarcando incertidumbre, creatividad y conexión entre ramos del saber, de modo a romper con varias fragmentaciones cartesianas impuestas a las ciencias humanas, como sujeto/objeto, teoría/práctica, razón/emoción. La pesquisa aquí presentada es una propuesta para un nuevo método para el estudio de la realidad humana, la cual es compleja y sistémica, y de una nueva comprensión ontológica del ser humano, dotado de creatividad y de protagonismo. Al hacerlo, el artículo también da una contribución para volver la pesquisa científica en un proceso creativo. El articulo empieza con la descripción de la realidad contemporánea como siendo compleja y sistémica, continua con la ontología de un ser creativo y protagonista, para concluir con la propuesta de una nueva vinculación de los campos del conocimiento, mediante una metodología multidisciplinar y transdisciplinaria

From the vantage point of Morin's complexity theory, this paper focuses on the process of scientific enquiry and knowledge acquisition. The research is based on some important works by Morin (2000, 2003, 2010, 2015), Torre (2005), Moraes (2002, 2015), Bueno (2001, 2009, 2014 2016), Suanno JH (2013, 2016), Velasco (2016) and other researchers of complexity. The paper was conceived and written in a post-doctoral stage intended to support the empirical research; its main question was the following one: what is the method, or what are the methodologies better suited for understanding human complexity, institutional as well as planetary, in the 21st century? The aim of the paper is to contribute for a redirecting of the research in human and social sciences, understanding that it is necessary to surpass dogmatic views in the search for truth, as well as in the elaboration of new pieces of knowledge. In a complex and systemic reality, we are in need of methods that will allow us to establish transversal interrelations, in order to catch our object in the framework of the lived reality, with all its ontological specifications. Underpinning the research is complexity paradigm, which points to a multidisciplinary approach, encompassing uncertainty, creativity, and connection between fields of knowledge, in order to break away from several Cartesian fragmentations imposed to the human sciences, such as subject/object, theory/practice, and reason/emotion. The research presented here is a proposal of new methods for the study of the human reality, which is complex and systemic, and of a new ontological comprehension of the human being, endowed with creativity and protagonism. In so doing, the paper also contributes for turning the scientific enquiry into a creative process. The paper begins with the depiction of contemporary reality as complex and systemic; it continues then with the ontology of a creative and active being, and finally it proposes a new linkage of fields of knowledge, by means of a multidisciplinary and transdisciplinary methodology
Descritores: Pesquisa
Pesquisa Empírica
-Ciência
Ciências Sociais
Conhecimento
Metodologia
Métodos
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-686746
Autor: Almeida, Guilherme; Murta, Daniela.
Título: Reflexões sobre a possibilidade da despatologização da transexualidade e a necessidade da assistência integral à saúde de transexuais no Brasil / Reflexiones sobre la posibilidad de despatologización de la transexualidad y la necesidad de asistencia integral a la salud de transexuales en Brasil / Reflections on the possibility of depatologizing transsexuality and the need for comprehensive health care for transsexuals in Brazil
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(14):380-407, agosto 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo problematizar algumas questões acerca da patologização da transexualidade a fim de provocar a reflexão sobre a possibilidade da sua despatologização no Brasil, mantendo em perspectiva a necessidade de atenção integral à saúde de transexuais. Neste panorama, se para a medicina e as ciências psi (psiquiatria, psicologia e psicanálise) a transexualidade constitui uma desordem mental, para alguns autores que discutem as experiências trans, em especial nas ciências sociais e humanas e na saúde coletiva, estas são vivências que colocam em questão as normas de gênero que regem nossos conceitos de sexo, gênero e, no limite, de humano. Todavia, a despeito das críticas acadêmicas e do movimento mundial em prol da despatologização das identidades trans, no contexto brasileiro ainda vigora uma interpretação patologizada destas vivências que não apenas sustenta sua definição como um transtorno psiquiátrico como orienta as políticas públicas destinadas a este segmento.

El presente artículo problematiza determinadas cuestiones en torno de la patologización de la transexualidad. Teniendo en vista la necesidad de atención integral a la salud de transexuales, busca provocar una reflexión sobre la posibilidad de su despatoligización en Brasil. Si para la medicina y las ciencias 'psi' (psiquiatría, psicología y psicoanálisis) la transexualidad constituye un desorden mental, para algunos autores -que discuten las experiencias trans, en especial desde las ciencias sociales, humanas y desde la salud colectiva-estas son vivencias cuestionadoras de las normas de género que rigen nuestros conceptos de sexo, género y, en último término, nuestra concepción de lo humano. A pesar de las críticas académicas y del movimiento mundial en pos de la despatologización de las identidades trans, en el contexto brasileño rige todavía una interpretación patologizada de estas vivencias que no sólo da sustento a su definición como trastorno psíquico sino que orienta las políticas públicas destinadas a este segmento de la población.

This article discusses issues regarding the pathologization of transsexuality in order to provoke a reflection on the possibility of its depathologization in Brazil, keeping in view the need for comprehensive health care for transsexuals. If to medicine and the psy sciences (psychiatry, psychology, psychoanalysis) transsexuality is a mental disorder, for some authors who think about trans experiences, particularly in the social sciences, humanities, and community health, the living experiences of trans persons question the gender norms that govern our concepts of sex, gender and, ultimately, humanity. However, despite scholarly criticisms and the global movement in support of the depathologization of trans identities, in Brazil a pathological interpretation of trans not only sustains its definition as a psychiatric disorder, but also guides public policy towards this segment.
Descritores: Política Pública
Transexualidade/patologia
Assistência Integral à Saúde
Pessoas Transgênero
Serviços de Saúde para Pessoas Transgênero
-Psicanálise
Ciências Sociais
Sistema Único de Saúde
Brasil
Saúde Pública
Normas de Gênero
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1241707
Autor: Silva, Jackson Ronie Sa da.
Título: Representacoes sociais de professores de ensino fundamental da rede publica municipal de Sao Luis sobre a hanseniase / ?.
Fonte: Sao Luis; s.n; 2004. 102 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Maranhao. Centro de Ciencias Biologicas e da Saude para obtenção do grau de Master.
Resumo: Estudo descritivo sobre as representacoes sociais de professores do ensino fundamental da rede publica municipal da cidade de Sao Luis-MA acerca da hanseniase. A pesquisa foi desenvolvida em quatorze escolas municipais do Distrito Itaqui-Bacanga. Utilizou-se como metodologia a bordagem qualitativa e a entrevista semi-estruturada como tecnica de coleta de informacoes. O estudo utiliza o referencial teorico das representacoes sociais como base de sustentacao metodologica visando identificar conceitos, percepcoes e ideias sobre enfermidade. Vinte professores que atuam no ensino fundamental (quinta a oitava series), de diferentes disciplinas curriculares, participaram da investigacao. Nas entrevistas, foi observado que os professores interpretam e conceituam a doenca a partir de duas visoes: uma visao classificada como biomedica e a outra como sociocultural. A hanseniase foi percebida na visao biomedica como doenca de pele tendo como caracteristicas principais a manifestacao de manchas, feridas e perda de sensibilidade no corpo; a enfermidade e causada essencialmente pela falta de higiene; e o estar com hanseniase leva o individuo a perda de partes do corpo (mutilacoes). Na visao sociocultural a hanseniase foi a evidenciada como uma enfermidade antiga e ligada a aspectos religiosos; e estigmatizante e que ainda suscita preconceito. O autor, tendo em vista essed dados, sugere a possibilidade da inclusao do professor e da instituicao escolar como participes na divulgacao de informacoes sobre a hanseniase a partir de atividades de educacao em saude no contexto escolar, ampliando, dessa forma, as acoes para o controle da doenca. No entanto, ve a necessidade de uma parceria entre as secretarias de saude e educacao como uma forma de dividirem experiencias visto que o professor precisa conhecer determinados aspectos fundamentais da doenca para que possa divulgar informacoes e assim contribuir tanto na deconstrucao dos seculares conceitos estigmatizantes da hanseniase como na identificacao de possiveis casos em seu bairro ou comunidade que atua.
Descritores: Ciências Sociais/educação
Ciências Sociais/tendências
Ensino Fundamental e Médio
Hanseníase/classificação
Hanseníase/diagnóstico
Hanseníase/história
Limites: Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer
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Id: biblio-1152767
Autor: Guerrero-Romero, Jarol Esmyt(edt).
Título: Sobre médicos, piaches y teguas: Una historia particular de la persecución, expropiación y transculturación de la medicina prehispánica en el Virreinato Del Nuevo Reino de Granada durante la conquista y la colonia / On Doctors, Piaches, and Quacks: A Particular History of the Persecution, Expropriation, and Transculturation of Pre-Hispanic Medicine in the Viceroyalty of the New Kingdom of Granada during the Conquest and the Colony
Fonte: Agora USB;20(2):246-258, jul.-dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los procesos que se llevaron a cabo luego del contacto de los pueblos originarios con el conquistador español, en términos de saberes médicos en el territorio conocido como Virreinato de Nueva Granada, influyeron en las relaciones de conquistador-conquistado en procesos como la estigmatización y persecución de saberes ancestrales, las diversas formas de transculturación y el proceso de expropiación de algunos elementos de la cultura prehispánica.

Abstract The processes that took place after the contact of the original peoples with the Spa nish conqueror, in terms of medical knowledge, in the territory known as the Viceroyalty of New Granada, influenced the relations of conqueror-conquered in processes, such as the stigmatization and persecution of ancestral knowledge, the various forms of transculturation, and the expropriation process of some elements of pre-His panic culture.
Descritores: Ciências Sociais/história
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO421.1 - Biblioteca Jorge Velez Ochoa


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Minayo, Maria Cecília de Souza
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Id: lil-690123
Autor: Guerriero, Iara Coelho Zito; Minayo, Maria Cecília de Souza.
Título: O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas / The challenge of reviewing ethical aspects of social and human research: the need for specific guidelines
Fonte: Physis (Rio J.);23(3):763-782, jul.-set. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: As diretrizes brasileiras sobre ética em pesquisas com seres humanos são um conjunto de 11 resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A Resolução nº 196/96 era a mais antiga até 13 de junho de 2013, quando a Resolução 466/12 entrou em vigência, ambas se dirigem a pesquisas em qualquer área do conhecimento. Pesquisadores das ciências sociais e humanas têm encontrado dificuldade na aprovação das suas pesquisas pelo sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ainda que esses projetos não tenham problemas éticos. O cerne da questão está em que a Resolução nº 196/96 considera apenas a pesquisa biomédica e não dialoga com outras tradições de pesquisa. Entretanto, como seu âmbito de abrangência inclui todas as pesquisas com seres humanos, esse sistema a adota por referência e coloca questões inadequadas, que demonstram desconhecimento das metodologias qualitativas, muito utilizadas nas ciências sociais e humanas. Considerando que a Resolução 466/12 mantém a mesma lógica da Resolução 196/96, este texto discute as raízes históricas da Resolução nº 196/96, apresenta algumas dificuldades que esses pesquisadores vêm enfrentando com o sistema CEP-CONEP e aponta as inadequações da definição de pesquisa e dos procedimentos que as diretrizes brasileiras estabelecem para a revisão ética das pesquisas qualitativas em saúde. A Resolução 466/12 coloca possibilidade de uma resolução específica para ciências sociais e humanas que, se acompanhada de capacitação permanente dos membros do Sistema CEP/CONEP, pode melhorar essa situação.

The Brazilian guidelines on ethics in human research are made up of 11 resolutions of the National Health Council (CNS). The Resolution 196/96 was the oldest one until June 2013, when the Resolution 466/12 was enforced, and was applied to human research in all areas. Researchers from social and human sciences are facing difficulties to have their projects approved by the system made up of the Committees on Ethics in Research (CEP) and the National Commission on Ethics in Research (CONEP), even when these projects have no ethical problems. The key question is that the Resolution 196/96, and Resolution 466/12, considers only the biomedical research and does not dialogue with other research traditions. However, because its scope is all human research, this system based on this resolution asks inadequate questions, that show the lack of knowledge about qualitative research - which is very popular among social and human research. Considering that Resolution 466/12 kept the same logic of Resolution 196/96, this paper discusses the historical roots of Resolution 196/96, presents some difficulties that researchers have been facing with CONEP-CEPs system and points out the inadequacy of the research definition and the procedures established by the Brazilian guidelines to the ethical revision of qualitative research. Specific guidelines for social sciences and humanities are necessary, as well as the permanent qualification of the CEP and CONEP members. Although the Resolution 466/12, enforced in June 13, 2013, does not move in this direction, it opens the possibility to have specific resolution to socials and human sciences that, if in addition to permanent capacity building of members of the system CEP/CONEP, can improve this situation.
Descritores: Pesquisadores
Bioética
Saúde
Pesquisa Qualitativa
Ética em Pesquisa
Experimentação Humana
-Ciências Sociais
Brasil
Comitês de Ética em Pesquisa
Conselhos de Saúde/legislação & jurisprudência
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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