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Id: biblio-1051285
Autor: Orlando, Adriely Gonçalves; Teixeira, Fabiane Castilho; Oliveira, Vinicius Machado de; Kravchychyn, Claudio; Souza, Juliano de; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra.
Título: A teoria sociológica de Norbert Elias e a produção científica em Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática / Norbert Elias' sociological theory and scientific production in physical education in Brazil: a systematic review
Fonte: Licere (Online);22(4):567-591, dez.2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A revisão sistemática objetivou identificar os conceitos da teoria de Norbert Elias e o modo com que têm sido acionados nas produções científicas em Educação Física no Brasil, publicadas no período de 2007 a 2018. Foram mapeadas as bases de dados Lilacs, Scielo, Scopus e Web of Science, complementada por busca manual realizada em periódicos A2, B1 e B2 da área e 16 artigos foram identificados. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. Os resultados identificaram conceitos chaves da teoria empregada nos artigos. Conclui-se que, apesar de a comunidade científica operar com conceitos eliasianos, o alcance deste referencial na área enfatiza, sobretudo, dinâmicas que envolvem o fenômeno esportivo, estando, esse quadro em aberto para subsidiar o tratamento de outros objetos caros à Educação Física.

The objective of the systematic review was to identify which concepts of Norbert Elias' theory and how they have been activated in the scientific productions in Physical Education in Brazil, published in the period from 2007 to 2018. The Lilacs, Scielo, Scopus and Web of Science databases were mapped, complemented with a manual search conducted in periodicals A2, B1 and B2 of the area and 16 articles were identified. The descriptive analysis and the method of content analysis subsidized the treatment of the data. The results identified key concepts of the theory employed in the articles. It is concluded that, although the scientific community operates with eliasian concepts, the scope of this reference in the area emphasizes, above all, dynamics that involve the sport phenomenon, being this open framework to subsidize the treatment of other expensive objects to Physical Education.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Sociologia
Atividades Científicas e Tecnológicas
FUCOSEABDOMINAL NEOPLASMS
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1048489
Autor: Caballero-Julia, Daniel; Cuellar-Moreno, María Jesús; Garcia, Marie-Carmen.
Título: Génesis sociohistórica de la expresión corporal en Espanã / Social-historical genesis of bodily expression in Spain / Gênese sócio-histórica da expressão corporal na Espanha
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25049, jan.- dez. 2019. Figuras.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo tiene como objetivo clarificar y ordenar el proceso de institucionalización de la Expresión Corporal en España ante la escasez y fragmentación de investigaciones sobre los aspectos históricos que incidieron en las principales situaciones político-educativas y autores que la han configurado. Para ello, en primer lugar se ha realizado un análisis de documentos científicos y legales para profundizar en nuestro objeto de estudio. En segundo lugar, se han utilizado las entrevistas informales realizadas durante una observación etnográfica no participante y 16 entrevistas semiestructuradas. Como conclusión, la Expresión Corporal en España se encuentra condicionada por la situación histórica y por su sistema educativo. Además, se identifican geográficamente la Expresión Corporal del Noreste y la Expresión Corporal del Centro-Suroeste. A su vez, los autores han sido clasificados en dos generaciones que contribuyeron al proceso de creación, institucionalización y consolidación de la disciplina

Este artigo tem como objetivo esclarecer o processo de institucionalização da Expressão Corporal na Espanha perante a escassez e a fragmentação das investigações sobre aspectos históricos que incidam sobre as principais situações políticas educativas e autores que a configuraram. Para isso, em primeiro lugar realizou-se uma análise de documentos científicos e jurídicos que permitem aprofundar o nosso tema de estudo. Em segundo lugar, recorreu-se às entrevistas informais realizadas durante uma observação etnográfica não participante e 16 entrevistas semiestruturadas. Como conclusão, a Expressão Corporal na Espanha encontra- se condicionada pela situação histórica e pelo seu sistema educativo. Além disso, identificam-se geograficamente a Corporação do Noroeste e a Corporação do Centro-Sudoeste. Por seu turno, os autores foram classificados em duas gerações que contribuíram para o processo de criação, institucionalização e consolidação da disciplina

This article explains and organizes the process of institutionalization of Bodily Expression in Spain considering the absence and fragmentation of research on historical aspects that impacted on the main political and educational situations and the authors that shaped it. To that end, scientific and legal documents were examined in order to elaborate on the object of study. Secondly, the study used informal interviews conducted during non-participant ethnographic observation and 16 semi-structured interviews. It found that Bodily Expression in Spain has been influenced by the country's historical context and educational system. Furthermore, it identified a Bodily Expression of the NorthEast and a Body Expression of the Centre and South-West. its authors were classified into two generations that contributed to the process of creation, institutionalization and consolidation of the discipline
Descritores: Educação Física e Treinamento
Política Pública
Cinésica
-Sociologia
Etnologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1047907
Autor: Marques, Renato Francisco Rodrigues; Marchi Junior, Wanderley.
Título: A cobertura midiática sobre o futsal masculino no Brasil: perspectiva dos atletas da seleção brasileira principal / Media coverage on brasilian men's futsal: national senior team player's perspective / La cobertura mediática sobre el futsal masculino en Brasil: perspectiva de los atletas de la selección principal
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25018, jan.- dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O Brasil se destaca pelo número de praticantes e conquistas internacionais no futsal. Este esporte encontra-se em processo de consolidação da profissionalização de suas práticas no país. Consequentemente, a mídia torna-se fundamental para a atração de consumidores e investidores. O objetivo deste estudo foi investigar a perspectiva de jogadores brasileiros de elite de futsal relativa à cobertura midiática sobre este esporte no Brasil. Foram realizadas entrevistas com 21 jogadores da seleção brasileira masculina principal de futsal. Após análise temática, as categorias analíticas foram discutidas com base na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Concluiu-se que, segundo os jogadores, o futsal ocupa um espaço desprestigiado na mídia esportiva, o que dificulta a atração de investimentos e desenvolvimento de carreiras. Os jogadores propõem ações ortodoxas que tentam se adaptar às normas do campo, de modo a alcançarem capitais econômicos e simbólicos que melhorem suas condições de trabalho e posição na estrutura social

Brazil has many futsal practitioners and is the main winner of world championships; professionalism is increasing in the country. Thus, the media play a key role in attracting consumers and investors. This study investigates the perspective of Brazilian elite male players on the media coverage. Semi-structured interviews were conducted with 21 national team members. After players' discourses underwent thematic analysis, analytic categories were subjected to Pierre Bourdieu's Theory of Fields. According to players, futsal is discredited in sports media coverage, hampering the attraction of investors and career development. Players propose orthodox actions to adapt to the rules of the field in order to gain economic and symbolic capitals that may improve their work conditions and social status

Brasil se destaca por el número de practicantes y por las conquistas internacionales en futsal, y la profesionalización de sus prácticas se consolida en el país. Los medios son fundamentales para atraer a consumidores e inversores, y este estudio investigó la perspectiva de jugadores de élite sobre la cobertura mediática. Se realizaron entrevistas con 21 jugadores de la selección masculina principal. Las categorías analíticas fueron discutidas con base en la Teoría de los Campos de Pierre Bourdieu. Según los jugadores, el futsal tiene poco prestigio en la prensa deportiva, lo que dificulta inversiones y desarrollar carreras. Los jugadores proponen acciones ortodoxas para adaptarse a las normas del campo y alcanzar capitales económicos y simbólicos que mejoren sus condiciones de trabajo y su posición social
Descritores: Futebol
Meios de Comunicação
-Sociologia
Esportes
Mercantilização
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-541403
Autor: Balán, Jorge; Ramos, Silvina.
Título: Ética e investigación social en salud reproductiva dentro de un contexto represivo / Ethics and social research in reproductive health within a repressive context.
Fonte: Buenos Aires; CEDES; 1994. 7 p.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Simposio de Ética y Salud Reproductiva en Países en Vías de Desarrollo, Buenos Aires, 28 oct. 1994.
Descritores: Ética
-Sociologia
Sexualidade
Medicina Reprodutiva
Responsável: AR492.1 - Biblioteca CI- CEDES
AR492.1; CEDES/SALUD/10496, ETICA EN SALUD


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1014704
Autor: Silva, Roberto Rafael Dias da.
Título: Trabalho, educação e juventudes: diálogo com o pensamento social de christian laval e pierre dardot / Work, education and youths: a dialogue with the social thinking of christian laval and pierre dardot / Trabajo, educación y juventudes: diálogo con el pensamiento social de christian laval y pierre dardo
Fonte: Trab. educ. saúde;17(3):e0022353, 2019.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: Resumo O presente estudo teórico propõe um dia-gnóstico crítico das relações entre trabalho, educação e juventudes contemporâneas, por meio de um breve diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot. Sua preocupação central encontra-se na emergência de novos arranjos subjetivos no contexto do neoliberalismo. Para pensar tais relações foram considerados três traços conceituais derivados das obras dos autores selecionados: a compreensão da crise como modo de vida permanente, a ênfase nos aspectos emocionais e no dispositivo desempenho/gozo e a reinscrição da formação juvenil no território do comum. Ao longo do estudo, evidencia-se que um referencial analítico crítico e heterodoxo, sustentado numa releitura específica do pensamento de Marx articulada a outras contribuições, da forma como tratado por Dardot e Laval, apresenta potencialidade heurística significativa para pensar os conceitos de trabalho, educação e juventude no contexto brasileiro atual.

Abstract The present theoretical study proposes a critical diagnosis of the relationships among work, education, and contemporary youths through a brief dialogue with the social thinking of Christian Laval and Pierre Dardot. Its main concern lies in the rise of new subjective arrangements within the context of neoliberalism. In order to think of these relationships, we have considered three conceptual traits derived from the works of the selected authors: the understanding of the crisis as a permanent way of life, the emphasis on the emotional aspects and on the performance/enjoyment device, and the reassignment of youth training to the territory of the common. Throughout the study, it is evidenced that an analytical, critical, and unorthodox framework, backed by a specific reinterpretation of Marx's thinking combined with other contributions, as treated by Dardot and Laval, displays a significant heuristic potentiality to think about the concepts of work, education, and youth in the current Brazilian context.

Resumen El presente estudio teórico propone un diagnóstico crítico de las relaciones entre trabajo, educación y juventud contemporánea, por medio de un breve diálogo con el pensamiento social de Christian Laval y Pierre Dardot. Su preocupación central se encuentra en la emergencia de nuevos arreglos subjetivos en el contexto del neoliberalismo. Para pensar tales relaciones fueron considerados tres trazos conceptuales derivados de las obras de los autores seleccionados: la comprensión de la crisis como modo de vida permanente, el énfasis en los aspectos emocionales y en el dispositivo desempeño/gozo y la reinscripción de la formación juvenil en el territorio del común. A lo largo del estudio, se muestra que un referencial analítico crítico y heterodoxo, sustentado en una relectura específica del pensamiento de Marx articulada a otras contribuciones, de la forma como tratado por Dardot y Laval, presenta potencialidad heurística significativa para pensar los conceptos de trabajo, educación y juventud en el contexto brasileño actual.
Descritores: Sociologia
Trabalho
Adolescente
Ensaios
Educação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-1047734
Autor: Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Franco, Marcel Alves; Ohl, Fabien.
Título: La construction du corps par le bodybuilding au Brésil / The construction of the body by bodybuilding in Brazil / La construcción del cuerpo por el culturismo en Brasil
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25010, jan.- dez. 2019. tabelas.
Idioma: fr.
Resumo: Cet article a comme objectif comprendre la construction du corps par le bodybuilding. Il s'agit d'une étude de terrain qui a permis d'interviewer des bodybuilders du nord-est du Brésil. Des entretiens de type semi-structuré ont été réalisés avec un échantillon de huit hommes et deux femmes. Nous avons procédé à une analyse de contenu des entretiens. Les résultats ont permis d'identifier des usages différenciés du bodybuilding en lien avec les expériences passées du corps, les modes d'engagement et le sexe. Si la souffrance évoquée pour expliquer son engagement dans la pratique est individuelle, l'adhésion à de nouvelles normes de construction du corps se fait par un collectif de personnes qui conduisent à normaliser la consommation de substances pharmacologiques

This article looks into the construction of the body by bodybuilding. It is a field study interviewing bodybuilders in North-eastern Brazil. Semi-structured Interviews were conducted with a sample of eight men and two women and underwent content analysis. The results allowed identifying various uses of bodybuilding regarding subjects' past experiences with their bodies, modes commitment to the practice, and sex. If the suffering evoked to explain their commitment is individual, adherence to new standards of construction of the body takes place through a collective of people who lead to normalization of consumption of pharmacological substances

El objetivo de este artículo es entender la construcción del cuerpo por el culturismo. Se trata de un estudio de campo que permitió entrevistar a culturistas del Nordeste de Brasil. Las entrevistas de tipo semiestructurado se realizaron con una muestra de ocho hombres y dos mujeres. Realizamos un análisis de contenido de las entrevistas. Los resultados han permitido identificar usos diferenciados del culturismo según las experiencias pasadas del cuerpo, los modos de compromiso y el sexo. Si el sufrimiento planteado para explicar su compromiso con la práctica es individual, la adhesión a nuevas normas de construcción del cuerpo se hace por un colectivo de personas que llevan a normalizar el consumo de sustancias farmacológicas
Descritores: Corpo Humano
Doping nos Esportes
-Educação Física e Treinamento
Sociologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-30012
Autor: Mercer, Hugo.
Título: As contribuiçöes da sociologia à pesquisa em saúde / Contributions of the sociology to health research
Fonte: In: Nunes, Everardo Duarte. As ciências sociais em saúde na América Latina: tendências e perspectivas. s.l, Organización Panamericana de la Salud, 1985. p.232-232, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa
Sociologia
-América Latina
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1137.09; BR276.2; 3:614(8), N972c, e.1; BR67.1; 362.10614*7; BR56.1; aA18


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Id: biblio-1046623
Autor: Ramos, Marília Patta.
Título: Caminhos da imaginação sociológica ou de como me tornei uma socióloga / Ways of sociological imagination or how i become a sociologist
Fonte: Barbarói;(54,n.esp):47-62, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo trata-se de um ensaio, quase biográfico, sobre a trajetória de uma socióloga, em particular de uma profissional que iniciou sua vida profissional no departamento de Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul. O texto está estruturado em vários itens, mas a rigor segue uma organização cronológica que inicia com a descrição da origem social da autora, a sua escolha pelas Ciências Sociais, a qual a autora argumenta ter profunda relação com sua origem; a formação acadêmica em nível de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado e sua profissionalização desde quando ingressou na UNISC até os dias de hoje, como docente e pesquisadora na UFRGS. Se utilizando de forte influência weberiana e porque não dizer, bourdiesana, a autora conecta suas escolhas profissionais a sua origem social bem como com as opções com as quais se deparou naquele percurso. No artigo a autora reflete sobre o fazer sociológico de uma profissional com perfil pragmático e aplicado bem como traz uma descrição dos temas por ela pesquisados no seu percurso enquanto docente e pesquisadora.(AU)

This article is an essay, almost biographical, about the trajectory of a sociologist, in particular of a professional who started her professional life in the Human Sciences department of the University of Santa Cruz do Sul. The text is structured in several items. Strictly follows a chronological organization that begins with the description of the author's social origin, her choice of social sciences, which the author argues has a profound relationship with her family origin; undergraduate and postgraduate, masters and doctoral degrees and professionalization choices since joining UNISC to this day, as a teacher and researcher at UFRGS. Using strong Weberian influence and why not say, bourdiesan influence, the author connects her career choices with her social background as well as the options she came across on that journey. In the article, the author reflects on the sociological practice of a professional with a pragmatic and applied profile, as well as a description of the topics she researched in her career as a teacher and researcher.(AU)
Descritores: Área de Atuação Profissional
Sociologia
Escolha da Profissão
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Biografia
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1026539
Autor: Santana, Joana Valente; Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro.
Título: Projeto ético-político do serviço social e a construção de um projeto educacional classista / Ethical-political project of social service and the construction of a class educational project
Fonte: Textos contextos (Porto Alegre);18(1):31-44, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo, baseado em levantamento bibliográfico e documental, analisa a forma como a educação se insere no processo de luta de classes no contexto atual de degradação dos direitos sociais, resultante da efetivação de políticas neoliberais. Analisa as contradições entre distintos projetos de educação, ligadas ao processo de privatização dos serviços educacionais e descaracterização de seu sentido público e social. Contrariamente a essa tendência, discute-se uma concepção de educação capaz de articular-se a um projeto de superação do capitalismo, como condição para a emancipação humana. Aponta a atualidade do projeto ético-político do Serviço Social na construção de um projeto classista de educação que, ancorado na tradição marxista, valorize a formação profissional, a produção do conhecimento, o exercício profissional em articulação às lutas sociais em geral e em defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade, referenciada em um projeto anticapitalista de sociedade.

This article, based on a bibliographical and documentary study, analyzes the way in which education is inserted in the process of class struggle in the current context of degradation of social rights, resulting from the implementation of neoliberal policies. It analyzes the contradictions between different education projects, related to the process of privatization of educational services and de-characterization of its public and social character. Contrary to this tendency, we discuss a conception of education capable of articulating with a project of overcoming capitalism as a condition for human emancipation. It points out the importance of the ethical-political project of the Social Service in the construction of a class-based education project that, anchored in the Marxist tradition, values professional qualification, knowledge production, and professional practice articulated to social struggles in general and in defense of public education, secular, free and of good quality, based on an anti-capitalist society project.
Descritores: Sociologia/educação
Educação/organização & administração
-Classe Social
Direitos Socioeconômicos
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: lil-483484
Autor: Fajardo Montaña, Pablo.
Título: Enseñando sociología y antropología en el modelo biopsicosocial / Teaching sociology and anthropology in to the model biopsychosocial
Fonte: Rev. colomb. enferm;2(2):19-28, 2007.
Idioma: en; es.
Resumo: El artículo presenta la experiencia educativa de la asignatura de Socioantropología, en la enseñanza de conceptos clave de la Sociología para análisis de los hechos sociales. La acción social, estructura social, poder, cultura e integración funcional, cruzados en matriz con los componentes del enfoque biopsicosocial, permiten establecer la magnitud de los problemas que afectan a grupos sociales vulnerables, así como la dinámica que eventualmente generan las políticas institucionales. Este ejercicio permite construír una reflexión sistematizada de la realidad y una comprensión del proceso de concepción, formulación, ejecución y evaluación de las políticas institucionales.
Descritores: Modelos Educacionais
Antropologia/educação
Biorretroalimentação Psicológica
Modelos Teóricos
Modelos de Enfermagem
Sociologia/educação
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez



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