Base de dados : LILACS
Pesquisa : F04.096.879.757 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 696 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 70 ir para página                         

  1 / 696 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Minayo, Maria Cecília de Souza
Texto completo
Id: biblio-1146043
Autor: Minayo, Maria Cecília de Souza.
Título: Pesquisa social qualitativa para compreensão da Covid-19 / Social and qualitative research to understand the COVID-19
Fonte: Enferm. foco (Brasília);11(3):4-5, dez. 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa Qualitativa
-Sociologia
Infecções por Coronavirus
Pandemias
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


  2 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1138838
Autor: Jiménez-García, Williams Gilberto; Rentería-Ramos, Ricardo Rafael.
Título: Aportes de la complejidad para la comprensión de las dinámicas de la violencia en las ciudades. Caso de estudio: las ciudades de Bello y Palmira, Colombia (años 2010-2016) / Contribuições da complexidade para a compreensão das dinámicas da violência nas cidades. Caso de estudo: as cidades de Bello e Palmira, Colômbia (anos 2010-2016) / Contributions of complexity for the understanding of the dynamics of violence in cities. Case study: the cities of Bello and Palmira, Colombia (Years 2010-2016)
Fonte: Rev. crim;62(1):9-43, ene.-abr. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Son variados los estudios que intentan explicar la violencia en las ciudades latinoamericanas, la mayoría abordados desde un único campo disciplinar como la sociología o la criminología. El presente artículo intenta, desde la perspectiva de la complejidad, aportar herramientas que permitan comprender las dinámicas de la violencia en los contextos urbanos. El carácter del estudio es cuantitativo; este es un caso de estudio que compara los homicidios de dos ciudades intermedias colombianas. Para ello se procesó la base de datos que recopila la Policía Nacional de Colombia por medio de su sistema estadístico, se espacializaron los datos de la ventana temporal 2010- 2016, se crearon mapas hotspots donde se evidenció la distribución de los homicidios en ciertos sectores de las ciudades estudiadas y, fi nalmente, se realizaron métricas topológicas que permitieron visualizar patrones de estos eventos violentos. Entre los hallazgos importantes que se obtuvieron con esta Metodología están (1) que los patrones de distribución y difusión son muy diferentes en espacio y tiempo porque la evolución topológica de los subgrafos que componen las redes complejas de los sistemas estudiados sigue comportamientos diferentes pese a tener una serie de variables sociales, económicas y ambientales similares; (2) que los homicidios tienden a concentrarse y coincidir con las centralidades de las ciudades estudiadas; y (3) que las herramientas de la complejidad, así como los estudios interdisciplinares, son innovadores y útiles para comprender las dinámicas de la violencia urbana.

Resumo São variados os estudos que tentam explicar a violencia nas cidades latino-americanas, a maioria abordados de um único campo disciplinar como a sociologia ou a criminologia. O presente artigo tenta, da perspectiva da complexidade, fornecer ferramentas que permitam compreender as dinâmicas da violência nos contextos urbanos. O carácter do estudo é quantitativo; este é um caso de estudo que compara os homicídios de dois cidades intermédias colombianas. Para isso foi processada a base de dados que coleta a Policia Nacional da Colômbia por meio do seu sistema estadístico, se especializaram os dados da janela temporária 2010-2016, foram criados mapas hotspots onde foi evidenciada a distribuição dos homicídios em certos setores das cidades estudadas e, finalmente, realizaram-se métricas topológicas que permitiram visualizar padres destes eventos violentos. Entre os achados importantes que foram obtidos com esta metodologia estão (1) que os padrões de distribuição e difusão são muito diferentes em espaço e tempo porque a evolução topológica dos subgrafos que compõem as redes complexas dos sistemas estudados segue comportamentos diferentes apesar a ter uma série de variáveis sociais, econômicas e ambientais similares; (2) que os homicídios tendem a se concentrar e coincidir com as centralidades das cidades estudadas; e (3) que as ferramentas da complexidade, assim como os estudos interdisciplinares, são inovadores e úteis para compreender as dinâmicas da violência urbana.

Abstract There are varied studies that attempt to explain violence in Latin American cities, most approached from a single disciplinary field such as sociology and criminology. This article tries, from the perspective of complexity, to provide tools that allow us to understand the dynamics of violence in urban contexts. The nature of the study is quantitative; this is a case study that compares the homicides of two intermediate Colombian cities. For this, the database that compiles the National Police of Colombia through its statistical system was processed, the data of the 2010-2016 time window was spatialized, hotspots maps, where we could evidence the distribution of homicides in certain sectors of the cities studied were created and, finally, topological metrics that allowed us to visualize patterns of these violent events were performed. Among the important findings that were obtained through this methodology are (1) that the distribution and diffusion patterns are very different in space and time because the topological evolution of the subgraphs that compose the complex networks of the systems studied follows different behaviors despite having a series of similar social, economic and environmental variables; (2) that homicides tend to concentrate and coincide with the centralities of the cities studied; and (3) that the tools of complexity, as well as interdisciplinary studies, are innovative and useful for understanding the dynamics of urban violence.
Descritores: Violência
-Sociologia
Polícia
Homicídio
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Artigo Clássico
Responsável: CO340.1 - Centro de Investigaciónes Criminológicas


  3 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-649960
Autor: Gómez-Bustamante, Edna Margarita.
Título: La enfermería en Colombia: una mirada desde la sociología de las profesiones / Nursing in Colombia: A View from the Sociology of Professions / A enfermagem na Colômbia: um olhar a partir da sociologia das profissões
Fonte: Aquichan;12(1):42-52, abr. 2012.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: analizar el proceso de profesionalización de la enfermería en Colombia a partir de la sociología de las profesiones; de igual manera, se expone una reflexión sobre el papel protagónico que deben asumir los currículos para fortalecer el ser y el quehacer de la profesión. Método: se realizó una búsqueda electrónica y manual de la literatura que incluyó bases de datos, revistas, libros y tesis doctorales, direccionada por los descriptores profesiones, educación, enfermería y sociología. Resultados: se revisaron solo estudios y textos en español e inglés; la información recolectada se organizó en las categorías profesión, profesionalización, profesionalización de la enfermería. Conclusión: se muestra que el proceso de profesionalización de la enfermería evidencia adelantos importantes, pero está sujeto a tensiones y conflictos que derivan en la necesidad de asumir desde los programas de formación un rol protagónico que permita consolidar y fortalecer dicho proceso.

Objective: The purpose of this study is to analyze the professionalization of nursing in Colombia, based on the sociology of professions, and to reflect on the leading role curricula should assume to strengthen the "whys and wherefores" of the profession. Method: An electronic and manual search of literature was conducted. It included databases, journals, books and doctoral dissertations, and was guided by several descriptors; namely, professions, education, nursing and sociology. Results: Only texts in Spanish and English were reviewed. The information gathered was organized into the following categories: profession, professionalization and professionalization of nursing. Conclusion: The study shows important headway has been made in the process to professionalize nursing. However, it is subject to tensions and conflicts that underscore the need to assume a leading role, beginning with training programs, in order to consolidate and strengthen that process.

Objetivo: analisar o processo de profissionalização da enfermagem na Colômbia a partir da sociologia das profissões; da mesma maneira, apresenta-se uma reflexão sobre o papel principal que devem assumir os currículos para fortalecer o ser e o fazer da profissão. Método: realizou-se uma busca eletrônica e manual da literatura que incluiu base de dados, revistas, livros e teses doutorais, direcionada pelos descritores profissões, educação, enfermagem e sociologia. Resultados: revisaram-se somente estudos e textos em espanhol e inglês; a informação coletada se organizou nas categorias profissão, profissionalização, profissionalização da enfermagem. Conclusão: mostra-se que o processo de profissionalização da enfermagem evidencia progressos importantes, mas está sujeito a tensões e conflitos que derivam na necessidade de assumir, a partir dos programas de formação, um papel protagonista que permita consolidar e fortalecer dito processo.
Descritores: Sociologia
Enfermagem
Ocupações
-Colômbia
Educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO171.1 - ACOFAEN - Asociación Colombiana de Facultades de Enfermeria


  4 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Costa, Solange Fátima Geraldo da
Texto completo
Id: lil-688029
Autor: Lopes, Maria Emília Limeira; Sobrinho, Moisés Domingos; Costa, Solange Fátima Geraldo da.
Título: Contributions of Bourdieu's sociology to the study of the subfield nursing / Contribuições da sociologia de Bourdieu para o estudo do subcampo da enfermagem / Contribuciones de la sociología de Bourdieu para el estudio del subcampo de enfermería
Fonte: Texto & contexto enferm;22(3):819-825, jul.-set. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar as contribuições da Sociologia de Bourdieu para o estudo do subcampo da enfermagem. Trata-se de um estudo reflexivo. A Sociologia de Bourdieu forma um conjunto de conceitos fundamentais; entre eles: habitus, campo, capital e poder simbólico, os quais, geralmente articulados, são empregados em diversos campos do conhecimento, sendo os dois primeiros considerados os conceitos centrais de sua teoria. Este estudo possibilitou uma melhor compreensão sobre questões inerentes ao subcampo da enfermagem, como a aquisição de capital cultural, o qual contribui para se definir a posição ocupada pelos enfermeiros no subcampo da enfermagem, as relações de poder entre os agentes que compõem o campo da saúde, particularmente entre médicos e enfermeiros, e aspectos evolutivos da profissão, no que tange às lutas distintivas para se ocupar uma posição de destaque neste campo.

The aim in this paper is to discuss the contributions of Bourdieu's Sociology to the study of the subfield nursing. A reflexive research was undertaken. Bourdieu's Sociology constitutes a group of fundamental concepts, among which habitus, field, capital and symbolic power. Generally articulated, these are used in many different knowledge areas, and the first two are considered the central concepts of his theory. This research permitted a better understanding on matters inherent to the nursing subfield, such as the acquisition of cultural capital, which contributes to define the position nurses occupy in the nursing subfield; the power relations among agents in the health field, particularly among physicians and nurses; and evolutionary aspects of the profession, concerning the distinctive conflicts to occupy a prominent position within the health field.

Este artículo propone un abordaje de las contribuciones de la Sociología de Bourdieu al estudio del sub-campo de enfermería. Se trata de un estudio reflexivo. La Sociología de Bourdieu constituyen un conjunto de conceptos fundamentales, entre ellos: habitus, campo, capital y poder simbólico, que generalmente articulados, son empleados en diversas esferas de conocimientos, los dos primeros conceptos son considerados como lo fundamental de su teoría. Este estudio produjo una mejor comprensión de las cuestiones inherentes al sub-campo de enfermería, como la adquisición de capital cultural, que contribuye para definir la posición ocupada por los enfermeros en el sub-campo de la Enfermería, las relaciones de poder entre los actores que forman el ámbito de la salud, especialmente entre médicos y enfermeros, y aspectos evolutivos de la profesión, concerniente a las luchas distintivas para conquistar una posición destacada en el campo de la salud.
Descritores: Prática Profissional
Sociologia
Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  5 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-958669
Autor: Souza, Deise Ferreira; Silvino, Zenith Rosa.
Título: The Sociology of Pierre Bourdieu: theoretical potential for the subfield of nursing / La Sociología de Pierre Bourdieu: potencialidad teórica para el subcampo de la enfermería / A Sociologia de Pierre Bourdieu: potencialidade teórica para o subcampo da enfermagem
Fonte: Rev. bras. enferm;71(4):2055-2059, Jul.-Aug. 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to approach the basic conceptions of Pierre Bourdieu's sociology and its articulation with the subfield of nursing by focusing on managerial aspects. Method: reflections are based on the concepts of field, habitus, capital and symbolic power applied to the subfield of nursing by favoring the understanding of organizational dynamics and its agents. Result: health institutions are living structures in the adverse social world where nursing agents' interests express their way of thinking and acting according to the place they occupy in the organization. These spaces of fight and symbolic violence tend to inculcate ideologies that meet these agents' interests. Final Considerations: The proposition theory is fruitful to reflect the practice of management by unveiling the relationships and role that organizations establish about their agents. She warns about the possibility of seeing changes in the subfield of nursing.

RESUMEN Objetivo: Abordar las concepciones basilares de la Sociología de Pierre Bourdieu y su articulación con el subcampo de la enfermería, con enfoque en los aspectos gerenciales. Método: Las reflexiones se basan en los conceptos de campo, habitus, capital y poder simbólico aplicados al subcampo de la enfermería, favoreciendo la comprensión de la dinámica organizacional y sus agentes. Resultado: Las instituciones de salud son estructuras vivas en el mundo social adverso, donde los intereses de los agentes de la enfermería expresan su forma de pensar y actuar de acuerdo con el lugar que ocupan en la organización. Son espacios de lucha y violencia simbólica que tienden a la inculcación de ideologías que atiendan sus intereses. Consideraciones finales: La proposición teórica de Bourdieu es fecunda para reflejar la práctica de la gestión al desvelar las relaciones y el papel que las organizaciones establecen sobre sus agentes. Ella alerta sobre la posibilidad de vislumbrar cambios en el subcampo de la enfermería.

RESUMO Objetivo: abordar as concepções basilares da Sociologia de Pierre Bourdieu e sua articulação com o subcampo da enfermagem, com enfoque nos aspectos gerenciais. Método: as reflexões se pautam nos conceitos de campo, habitus, capital e poder simbólico aplicados ao subcampo da enfermagem, favorecendo a compreensão da dinâmica organizacional e dos seus agentes. Resultado: As instituições de saúde são estruturas vivas inseridas no mundo social adverso, onde os interesses dos agentes da enfermagem expressam sua forma de pensar e agir de acordo com o lugar que ocupam na organização. São espaços de luta e violência simbólica que tendem à inculcação de ideologias que atendam seus interesses. Considerações finais: A proposição teórica bourdieusiana é fecunda para refletir a prática da gestão ao desvelar as relações e o papel que as organizações estabelecem sobre seus agentes. Ela alerta sobre a possibilidade de se vislumbrar mudanças no subcampo da enfermagem.
Descritores: Teoria de Enfermagem
Supervisão de Enfermagem/tendências
-Sociologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1023326
Autor: Gómez, Pedro Arturo.
Título: Imaginarios sociales y análisis semiótico. Una aproximación a la construcción narrativa de la realidad / Social imaginaries and a semiotics analysis. An approach to the narrative building of reality
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):69-77, 2017.
Idioma: es.
Resumo: La noción de "imaginarios sociales" ha sido utilizada con frecuencia en la investigación sociológica en general y los estudios de la comunicación mediática en particular, sin alcanzar un estatuto conceptual claro y preciso que permita su utilización como una categoría de análisis cuyo significado cuente con un acuerdo generalizado en la comunidad de investigadores. Para una Semiótica del discurso en cuanto proceso social, hace falta un abordaje que sistematice el concepto de imaginarios sociales, en relación con los procesos de producción de sentido y construcción social de la realidad a través de las prácticas comunicativas, con particular referencia a la comunicación mediática. En este marco, la semiosis es descripta en tres niveles de investidura de sentido: (i) bases de la representación (nivel de los imaginarios), (ii) representaciones (nivel de los textos) y (iii) sistemas de representaciones (discursos y regímenes de significación). Especial atención se presta a las funciones de la narratividad en cuanto esquema cognitivo básico de percepción e interpretación del mundo, en relación con los relatos audiovisuales mediáticos y la legitimación del poder simbólico

The notion of "Social Imaginaries" has frequently been utilized in the sociological research in general, and in the studies of media communication, in particular, without obtaining a conceptual statute clear and precise that may allow its utilization as a category of analysis whose meaning could count with a generalized agreement in the community of researches. For a discourse Semiotics in a social process, it needs an approach that systematizes the concept of social imaginaries, in relation to processes of production of a sense and social construction of reality through communicative practices, with special reference to the media reference. In this frame, semiosis is descriptive at three levels of sense investiture (I) bases of the representation (level of the imaginaries) (II) representation (text level) and (III) representation systems (discourses and regimen of signification). Special attention is paid to the functions of narration in all basic, cognitive outline of perception and interpretation of the world, in relation to audiovisual media stories and the legitimation of the symbolic power

A noção de "Imaginários sociais" tem sido utilizada frequentemente na pesquisa sociológica, em geral, e nos estudos da comunicação mediática, em particular, sem atingir um estatuto conceitual claro e preciso que a coloque como uma categoria de análise com significação reconhecida pela comunidade de pesquisadores em geral. Para uma semiótica do discurso entendido como processo social, é necessária uma abordagem que sistematize o conceito de imaginarios sociais ligado aos processos de produção de sentido e de construção social do real mediante as práticas comunicativas, especialmente no que diz respeito à comunicação mediática. Neste quadro, descreve-se a semiose em três níveis de captação de significado: (i) bases da representação (níveis dos imaginários), (ii) representações (nível dos textos) e (iii) sistema de representações (discurso e regimes de significado). Presta-se especial atenção às funções narrativas como esquema cognitivo básico para a percepção e interpretação do mundo, no que dis respeito aos relatos audiovisuais mediáticos e à legitimação do poder simbólico
Descritores: Sociologia
Pesquisa Comportamental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  7 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1129802
Autor: Pereira, Paula Luciana Gonçalves; Pereira, Myriam Dantas; Faria, Rafaela das Graças Santiago; Cordeiro, Darilene Rocha; Lanza, Fernanda Moura; Viegas, Selma Maria Fonseca.
Título: A implementação do programa saúde na escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil / La implementación del programa de salud en la escuela en tres municipios de Minas Gerais, Brasil / The implementation of the health in school program in three municipalities of Minas Gerais, Brazil
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;10(1):3566, out. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Compreender a adesão e implementação do Programa Saúde na Escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil. Métodos: Estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, em municípios de regiões sanitárias distintas do estado de Minas Gerais, em 2016. Totalizaram-se 91 participantes, sendo 53 profissionais da educação e 38 da área da saúde. Resultados: apontam a relevância do Programa e do elo Saúde e Educação para a prevenção de riscos e agravos e a promoção da saúde; os desafios enfrentados se mostram na incipiente integração entre os setores, nas ações descontínuas e pontuais, na escassez de recursos humanos, e no desconhecimento do Programa Saúde na Escola ou de seus pressupostos por alguns profissionais. Conclusão: ao analisar a implementação do Programa Saúde na Escola e o cotidiano de trabalho expresso pelos profissionais da Saúde e da Educação, observou-se diferentes impasses e formas de implementação prática frente à sua gênese (AU)

Objective: to understand the adhesion and implementation of the Health in School Program in three municipalities of Minas Gerais, Brazil. Methods: a holistic-qualitative multiple case study based on the assumptions of Quotidian Comprehensive Sociology, in municipalities of different health regions of the state of Minas Gerais was conducted in 2016. There were 91 participants of whom 53 were education professionals and 38 were from the health area. Results: they pointed out the importance of the Program and the Health and Education link for the prevention of risks and aggravations and the promotion of health; the challenges faced are in the incipient integration between sectors, in the discontinuous and punctual actions, in the scarcity of human resources, and in the lack of knowledge of the Health in School Program or its assumptions by some professionals. Conclusion: when analyzing the implementation of the Health in School Program and the daily work expressed by health and education professionals, different impasses and practical implementation forms were observed in relation to their genesis (AU)

Objetivo: comprender la adhesión e implementación del Programa Salud en la Escuela en três municipios de Minas Gerais, Brasil. Métodos: estudio de casos múltiples holístico-cualitativo fundamentado en los presupuestos de la Sociología Comprensiva del Cotidiano, en municipios de regiones sanitarias distintas del estado de Minas Gerais, en 2016. Se totalizaron 91 participantes, siendo 53 profesionales de la educación y 38 del área de la salud. Resultados: señalan la importancia del Programa y del eslabón Salud y Educación para la prevención de riesgos y agravios y la promoción de la salud; los desafíos enfrentados se muestran en la incipiente integración entre los sectores, en la saccionesdiscontinuas y puntuales, en la escasez de recursos humanos y en el desconocimiento del Programa Salud en la Escuela o de sus presupuestos por algunos profesionales. Conclusión: al analizar la aplicación del Programa Salud en la Escuela y el cotidiano de trabajo expresado por los profesionales de la Salud y de la Educación, se observaron diferentes impasses y formas de implementación práctica frente a su génesis (AU)
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Sociologia
Atividades Cotidianas
Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Educação
Limites: Humanos
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


  8 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-761745
Autor: Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Padilha, Maria Itayra; Pires, Denise Elvira Pires de.
Título: Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession / Consejo regional de enfermería de Santa Catarina (1975-1986): importancia para la profesión / Conselho regional de enfermagem de Santa Catarina (1975-1986): importância para a profissão
Fonte: Texto & contexto enferm;24(3):654-661, July-Sept. 2015.
Idioma: en.
Resumo: Socio-historical and qualitative study aiming to rescue the establishment process of the Regional Nursing Council of Santa Catarina and characterize its importance to the profession. It presents its theoretical support on the ideas of Eliot Freidson and New History. In the method, oral history and documentary research were used, involving eight nurses who implemented the representative organization in the referred time frame. The principles of Content Analysis guided data analysis, which were organized according to the mandates of the Regional Nursing Council of Santa Catarina from 1975 to 1986. During the implantation of the professional Council, there was a fragile notion about the objectives of the council and a slow supervision process. It is concluded that the importance of the establishment of the profession Council was known by the leaders and little understood by all professionals in the state.

Investigación histórico-social con enfoque cualitativo realizada con el objetivo de rescatar el proceso de implantación del Consejo Regional de Enfermería (Conselho Regional de Enfermagem) de Santa Catarina y de caracterizar su importancia para la profesión. Se apoya teóricamente en las ideas de Eliot Freidson y en la Historia Nueva. Como metodología se utiliza la historia oral temática y la investigación documental con la participación de ocho enfermeras(os) que formaron parte del órgano representativo durante el corte temporal establecido. Os preceptos del Análisis de Contenido orientaron el análisis de los datos, que se organizaron según las gestiones del Consejo Regional de Enfermería de Santa Catarina desde 1975 hasta 1986. Durante la implantación del Consejo se puso de manifiesto el frágil conocimiento de la categoría acerca de los objetivos del órgano regulador y la lentitud del proceso de fiscalización. Se concluye que la importancia de la creación del Consejo para la profesión sí era comprendida por los líderes, pero poco por el conjunto de profesionales del estado.

Pesquisa histórico-social, de abordagem qualitativa, com objetivo de resgatar o processo de implantação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e caracterizar sua importância para a profissão. Apresenta sustentação teórica nas ideias de Eliot Freidson e na História Nova. Na metodologia, utiliza-se a história oral temática e a pesquisa documental, envolvendo oito enfermeiras(os) que participaram do órgão representativo no recorte temporal. Os preceitos da Análise de Conteúdo orientaram a análise de dados, os quais foram organizados segundo as gestões do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina de 1975 a 1986. Na implantação do Conselho, verificou-se frágil conhecimento da categoria acerca dos objetivos do órgão regulamentador e lentidão do processo fiscalizatório. Conclui-se que a importância da criação do Conselho para a profissão era entendida pelas lideranças e pouco pelo conjunto dos profissionais do Estado.
Descritores: Sociologia
Enfermagem
Organização Social
História da Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  9 / 696 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-768300
Autor: Oliveira, Gustavo Costa de; Schneider, Jacó Fernando; Nasi, Cíntia; Camatta, Marcio Wagner; Olschowsky, Agnes.
Título: FAMILY EXPECTATIONS ABOUT A PSYCHIATRIC INPATIENT UNIT / EXPECTATIVAS DE FAMILIARES SOBRE UNA UNIDAD DE INTERNACIÓN PSIQUIÁTRICA / EXPECTATIVAS DE FAMILIARES SOBRE UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA
Fonte: Texto & contexto enferm;24(4):984-992, Oct.-Dec. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: ABSTRACT We aimed to understand the expectations of families about a Psychiatric Inpatient Unit in the perspective of Alfred Schutz's phenomenological sociology. This is a qualitative and phenomenological research, with families of patients at a psychiatric inpatient unit of a university hospital in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected through phenomenological interviews, and the analysis was constructed in the light of phenomenological sociology. The results show that the expectations of the family in the Psychiatric Inpatient Unit are related to the interpretation and experiences they have in the world of everyday life; that these expectations should be valued in patient and family care; and that they may integrate the family in care for the patient. We hope to contribute so that professionals and managers reflect about the importance of understanding the expectations of families on a Unit, aiming to implement more effective health actions, based on the social relations among the subjects.

RESUMEN Se tuvo por objetivo comprender las expectativas de la familia acerca de una Unidad de Hospitalización Psiquiátrica en vista de la sociología fenomenológica de Alfred Schutz. Es una investigación cualitativa del tipo fenomenológico, con los familiares de los pacientes en una unidad de un hospital universitario en el estado de Rio Grande do Sul. Los datos fueron recolectados en entrevistas fenomenológicas, y el análisis se ha desarrollado a la luz de la sociología fenomenológica. Los resultados apuntan que las expectativas de la familia están relacionados con la interpretación y la experiencia que tienen en el mundo de la vida cotidiana; deben valorarse y pueden unirse a la familia en el cuidado. Se espera que contribuya a los profesionales y gestores de reflexionar sobre la importancia de la comprensión de las expectativas de estos familiares, con miras a acciones de salud más eficaces, orientados en las relaciones sociales entre los sujetos.

RESUMO Objetivou-se compreender as expectativas de familiares sobre uma unidade de internação psiquiátrica na perspectiva da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza fenomenológica, com 15 familiares de pacientes de uma unidade de internação psiquiátrica de um hospital universitário no sul do país. A coleta de informações deu-se entre agosto e setembro de 2013, por meio de entrevista fenomenológica, e a análise foi desenvolvida à luz da sociologia fenomenológica. Os resultados apontam que as expectativas de familiares estão atreladas à interpretação e às vivências que estes têm do mundo da vida cotidiana; elas devem ser valorizadas no cuidado ao paciente e à família; e podem integrar a família ao cuidado do paciente. Espera-se contribuir para que profissionais e gestores reflitam sobre a importância de compreender-se as expectativas dos familiares sobre a unidade, visando à implementação de ações em saúde mais efetivas, pautadas nas relações sociais entre os sujeitos.
Descritores: Enfermagem Psiquiátrica
Sociologia
Família
Saúde Mental
Hospitalização
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  10 / 696 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-847563
Autor: Domingues, Thiago; Rechia, Simone Aparecida.
Título: Trabalho e lazer: oposição ou composição? / Work and leisure: opposition or composition?
Fonte: Licere (Online);19(3):https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/2950/2154, set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo problematiza inter-relações existentes entre trabalho, tempo, educação e lazer. A principal referência teórica apropriada para compreensão do tema em debate dá-se em torno da sociologia do trabalho, associada a determinadas perspectivas da Educação Física e do Lazer. Trata-se de um ensaio organizado em capítulos, discutindo-se determinados aspectos referentes ao modo de estruturação do trabalho, sua relação com o tempo, Educação Física e lazer. O sentido dado ao trabalho e sua possível ressignificação são os elementos fundamentais propostos, no intuito de contribuir para a reflexão a respeito do modelo de sociedade atual. Novas práticas corporais relacionadas à Educação Física, bem como a educação para e pelo lazer são estratégias percebidas como promissoras à mudança de valores, em que o homem possa, de fato, viver em liberdade.

This paper has as a purpose the discussion that involves the similarities and the differences between work, education, leisure and citizenship. The main theory that is a reference to understand the subject is the work sociology, associated with certain prospects of Physical Education and Leisure. The methodology is organized into chapters, including the work structure, its relation with time and education. The work meaning and its possible redefinition are the key elements proposed in order to contribute to change in the way to think about the current social model. New bodily practices related to physical education as well as education to and by the leisure are perceived as promising strategies in order to change the social values. The perspective is to live as a real free person.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Sociologia
Trabalho
Atividades de Lazer
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



página 1 de 70 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde