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Id: biblio-1015012
Autor: Cunha, Felipe Augusto; Baptista, Makilim Nunes.
Título: Análises psicométricas da Escala de Distorções Cognitivas Depressivas / Psychometric analyses of the Depressive Cognitive Distortion Scale / Análisis psicométricos de la Escala de Distorsiones Cognitivas Depresivas
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);71(2):130-149, mai.-ago 2019.
Idioma: pt.
Resumo: As distorções cognitivas são erros lógicos de pensamentos que podem alterar a realidade do sujeito, causando possíveis sintomas depressivos. O objetivo do estudo foi construir um instrumento intitulado de Escala de Distorções Cognitivas Depressivas (EDICOD) e buscar evidências de validade baseada no conteúdo e estrutura interna, utilizando análise fatorial exploratória e o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na etapa de construção do estudo, participaram oito juízes e 27 estudantes de graduação para uma aplicação piloto para adequação dos itens. Posteriormente, 459 indivíduos, divididos entre sujeitos não clínicos e clínicos com diagnóstico de depressão, de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 60 anos. Após as análises psicométricas, a escala ficou reduzida com 36 itens, divididos em três fatores interpretáveis, sendo esses, Abstração seletiva/personalização (F1), Inferência arbitrária/maximização e minimização (F2) e por último, Pensamento dicotômico/hipergeneralização (F3). Assim, a EDICOD apresentou ser um instrumento adequado de rastreio das principais distorções cognitivas, principalmente para possível uso em ambiente clínico

Cognitive distortions are logical errors of thoughts that can alter the subject's reality, causing possible depressive symptoms. The purpose of the study was to construct an instrument titled Depression Cognitive Distortion Scale (EDICOD) and to seek evidence of validity based on content and internal structure using exploratory factorial analysis and the Item Response Theory (TRI) model. In the construction phase of the study, eight judges and 27 undergraduate students participated in a pilot application to adjust the items. Subsequently, 459 individuals, divided between non-clinical and clinical subjects with a diagnosis of depression, of both sexes, aged between 18 and 60 years, participated. After the psychometric analysis, the scale was reduced to 36 items, divided into three interpretable factors: Selective abstraction/personalization (F1), arbitrary inference/maximization and minimization (F2), and finally, dichotomous thinking/hypergeneralization (F3). Thus, EDICOD presented an adequate tool for screening the main cognitive distortions, mainly for possible use in clinical settings

Las distorsiones cognitivas son errores lógicos de pensamientos que pueden alterar la realidad del sujeto, causando posibles síntomas depresivos. El objetivo del estudio fue construir un instrumento titulado de Escala de Distorsiones Cognitivas Depresivas (EDICOD) y buscar evidencias de validez basada en el contenido y la estructura interna, utilizando análisis factorial exploratorio y el modelo de la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). En la etapa de construcción del estudio, participaron ocho jueces y 27 estudiantes de graduación para una aplicación piloto para adecuación de los ítems. Posteriormente, 459 individuos, divididos entre sujetos no clínicos y clínicos con diagnóstico de depresión, de ambos sexos, con rango de edad entre 18 y 60 años. Después de los análisis psicométricos, la escala se redujo con 36 ítems, divididos en tres factores interpretables, siendo éstos, Abstracción selectiva/personalización (F1), Inferencia arbitraria/maximización y minimización (F2) y por último, Pensamiento dicotómico/hipergeneralización (F3). Así, la EDICOD presentó ser un instrumento adecuado de rastreo de las principales distorsiones cognitivas, principalmente para posible uso en ambiente clínico
Descritores: Escalas de Graduação Psiquiátrica
Testes Psicológicos
Psicometria/métodos
Transtornos Cognitivos/diagnóstico
Transtorno Depressivo/diagnóstico
-Estudos de Casos e Controles
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1114681
Autor: Leite, Emerson Ferreira da Costa; Micheletto, Nilza.
Título: Reforçamento da variabilidade comportamental na resolução de problemas / Reinforcement of behavioral variability in problems solving / Mayor variabilidad de comportamiento en la resolución de problemas
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);72(1):204-220, jan.-abr. 2020. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Foi objetivo investigar os efeitos do reforçamento do variar respostas precorrentes sobre a resolução de problemas envolvendo compor figuras pré-definidas, combinando cores, formas e localizações na tela do computador, com estudantes de 18 a 25 anos. Pontos foram dados por quaisquer composições formadas (condição QQ) e por variar respostas precorrentes na formação de composições (condição VAR). Em todas condições, maior pontuação foi apresentada por formar composições-alvo predefinidas, única contingência em vigor na condição Teste. Seis participantes foram expostos às condições na ordem QQ-VAR e seis na ordem inversa, antecedidas e seguidas por Teste. Em parte, eles formaram mais composições-alvo em menos tentativas durante VAR, mas observou-se um possível efeito de ordem das condições. Maiores níveis de variabilidade acompanharam maiores números de composições-alvo formadas e em menos tentativas, mostrando que variar respostas precorrentes facilitou a resolução de problemas.

The objective of this study was to investigate the effects of reinforcement of varying the precurrent responses on problem solving involving composing pre-defined figures, combining colors, shapes and locations on the computer screen, with students aged 18 to 25 years. Points were given by any compositions formed (QQ condition) and by varying precurrent responses in the formation of compositions (VAR condition). In all conditions, more points were presented for forming pre-defined target compositions, the only contingency present in the Test condition. Six participants were exposed to conditions in the QQ-VAR order and six in the reverse order, preceded and followed by Test. In part, they formed more target compositions in fewer trials during VAR, but a possible order-of-conditions effect was observed. Higher levels of variability accompanied larger numbers of target compositions formed and in fewer trials, showing that varying precurrent responses facilitated problem solving.

El objetivo de este estudio fue investigar los efectos de refuerzo de las diferentes respuestas precoces en la resolución de problemas que involucran la composición de figuras predefinidas mediante la combinación de colores, formas y ubicaciones en la pantalla de la computadora con estudiantes de 18 a 25 años. Los puntos se puntuaron para cualquier composición formada (condición QQ) y para respuestas de precursor variables en la formación de la composición (condición VAR). En todas las condiciones, se presentó la puntuación más alta para formar composiciones de objetivos predefinidas, la única contingencia en vigor en la condición de Prueba. Seis participantes fueron expuestos a condiciones en el orden QQ-VAR y seis en orden inverso, precedidos y seguidos por la Prueba. En parte, formaron más composiciones de diana en menos intentos durante el VAR, pero se observó un posible efecto ordenador de las condiciones. Los niveles más altos de variabilidad siguieron a un mayor número de composiciones objetivo formadas y en menos intentos, lo que demuestra que las diferentes respuestas de los precursores facilitaron la resolución de problemas.
Descritores: Resolução de Problemas
Testes Psicológicos
Comportamento
Criatividade
-Estudantes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1150905
Autor: Rocha, Fernanda Mota.
Título: Validação da escala de atitudes frente ao álcool, ao alcoolismo e ao alcoolista para estudantes de enfermagem (EAFA-e) / Validation of the scale of attitudes towards alcohol, alcoholism and the alcoholic for nursing students (EAFA-e).
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 82 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se este de um estudo exploratório de abordagem psicométrica que realizou a validação de construto da Escala de Atitudes Frente ao álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista (AEFAAA), entre estudantes de enfermagem, e originou o instrumento EAFA-e. Para a coleta dos dados, aplicou se a EAFAAA original, composta por 54 itens alocados em 2 fatores em uma amostra de 212 estudantes de enfermagem de uma Universidade pública da cidade de São Paulo. A validação de construto foi realizada por meio de análise fatorial exploratória e pela verificação da confiabilidade testada pelo alfa de Crombach. Os resultados obtidos indicaram a permanência de 25 itens do total dos 54 que, inicialmente, compunham a escala. Destes, 11 itens (44%) compõem o fator 1 "O alcoolista e o cuidado" e 14 itens (56%) o fator 2 "A etiologia, as repercussões do alcoolismo e o relacionamento com o alcoolista". A confiabilidade observada na EAFA-e estimada pelo alfa de Combrach foi de 0,83 para a escala na íntegra, 0,80 para o Fator 1 e 0,81 para o Fator 2, o que aponta que o instrumento apresenta índices aceitáveis de consistência interna. Baseando-se nos parâmetros psicométricos evidenciados, conclui-se que a EAFA-e é um instrumento útil e capaz de mensurar os principais grupos de atitudes (moral, doença, etiológico e profissional) entre estudantes de enfermagem frente ao álcool, ao alcoolismo e ao alcoolista, com comprovada confiabilidade.

In this exploratory study with a psychometric approach, the construct validation of the Scale of Attitudes towards Alcohol, Alcoholism and the Alcoholic (AEFAAA) was performed among nursing students, resulting in the instrument EAFA-e. For data collection, the original EAFAAA, comprising 54 items allocated in 2 factors, was applied to a sample of 212 nursing students at a public university in São Paulo City. Construct validation was determined through exploratory factor analysis and reliability, using Cronbachs alfa. The obtained results indicated that 25 of the original 54 items continued, 11 (44%) of which in factor 1 The alcoholic and care and 14 (56%) in factor 2 Etiology, repercussions of alcoholism and relationship with the alcoholic. The reliability observed in the EAFA-e, estimated through Cronbachs alfa, corresponded to 0.83 for the complete scale, 0.80 for Factor 1 and 0.81 for Factor 2, with acceptable internal consistency levels. In conclusion, based on the psychometric parameters that were evidenced, the EAFA-e is a useful instrument that can measure the main attitude groups (moral, disease, etiologic and professional) among nursing students towards alcohol, alcoholism and the alcoholic, with proven reliability.
Descritores: Testes Psicológicos
Estudantes
Alcoolismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1100906 LILACS-Express
Autor: Silva, Camila Costa e(ccp); Elias, Luciana Carla dos Santos(ccp).
Título: Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática / Assessment Tools for Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review / Herramientas de Evaluación del Trastorno del Espectro Autista: una Revisión Sistemática / Assessment Tools for Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review
Fonte: Aval. psicol;19(2):189-197, abr.-jun. 2020. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho procurou revisar sistematicamente a literatura científica acerca dos instrumentos validados no Brasil para a caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo relato de responsáveis e/ou cuidadores. Realizou-se busca nas bases de dados: Embase, PubMed, Scopus e BVS, obtendo oito artigos publicados entre 2009 e março de 2019. Utilizou-se o protocolo PRISMA e dois juízes verificaram, de forma independente, procedimentos de seleção e extração de artigos. Constatou-se variação nos estudos identificados quanto à amostra, etapas seguidas na validação dos instrumentos, resultados estatísticos obtidos e submissão ao SATEPSI. Embora os instrumentos apresentem evidências de validade, estão disponíveis apenas em trabalhos científicos. Considerando os aspectos psicométricos e as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, não foi identificado um instrumento diagnóstico específico para o TEA disponível ao profissional psicólogo no Brasil, evidenciando uma situação crítica para a prática clínica nessa área. AU

This paper sought to systematically review the scientific literature related to instruments validated in Brazil for the characterization of Autism Spectrum Disorder (ASD), according to reports of parents and/or caregivers. The following databases were searched: Embase, PubMed, Scopus and VHL. Eight articles were published between 2009 and March 2019. The PRISMA protocol was used and two judges independently verified the article selection and inclusion procedures. There were variations in the studies identified regarding the sample, the steps followed in the validation of the instruments, the statistical results obtained and the submission to SATEPSI. Although the instruments present evidence of validity, they are only available in scientific papers. Considering the psychometric aspects and the guidelines of the Federal Council of Psychology, no specific diagnostic instrument for ASD was identified as being available to the professional psychologist in Brazil, demonstrating a critical situation for the clinical practice in this area. AU

Este trabajo buscó revisar sistemáticamente la literatura científica con respecto a instrumentos validados en Brasil para la caracterización del Trastorno del Espectro Autista (TEA), según informes de tutores y/o cuidadores. Las búsquedas fueron realizadas en las siguientes bases de datos: Embase, PubMed, Scopus y BVS, resultando en ocho artículos publicados entre 2009 y marzo de 2019. Se utilizó el protocolo PRISMA y dos jueces verificaron de forma independiente los procedimientos de selección y extracción de artículos. Se constató variación en los estudios identificados con respecto a la muestra, las etapas seguidas en la validación de los instrumentos, los resultados estadísticos obtenidos y el envío al SATEPSI. Aunque los instrumentos presentan evidencias de validez, solo están disponibles en artículos científicos. Teniendo en cuenta los aspectos psicométricos y las pautas del Consejo Federal de Psicología, no se identificó ningún instrumento de diagnóstico específico para el TEA disponible para el psicólogo profesional en Brasil, lo que muestra una situación crítica para la práctica clínica en esta área. AU
Descritores: Testes Psicológicos
Transtorno do Espectro Autista/psicologia
-Bases de Dados Bibliográficas
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1094969
Autor: Peixoto, Isaías; Muniz, Monalisa; Miguel, Fabiano Koich; Bueno, José Maurício Haas.
Título: Evidências de validade para o teste de compreensão emocional / Evidences of validity for the emotional understanding test / Evidencias de validez para la prueba de comprensión emocional
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);71(3):184-199, set. -dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A compreensão emocional é caracterizada como uma das facetas da Inteligência Emocional (IE). O Teste de Compreensão Emocional (TCE) foi construído a fim de avaliar este construto, e a presente pesquisa teve como objetivo buscar evidências de validade relacionadas a outras variáveis para o instrumento. As variáveis selecionadas foram: percepção da emoção (PEP), dificuldade na regulação emocional (DERS), inteligência fluida (RA e RV), sexo e idade. Foram encontradas evidências de validade para o TCE para as variáveis: sexo, na qual as mulheres tiveram melhores resultados significativos que os homens; inteligência fluida, com correlações positivas fracas e moderadas; percepção das emoções, com correlação significativa positiva; e percepção distorcida das emoções e desregulação emocional, com correlações negativas e bem próximas do nulo; contribuindo, assim, para um melhor entendimento das características sociodemográficas e emocionais relacionadas à IE

Emotional understanding is characterized as a branch of Emotional Intelligence (EI). The Emotional Understanding Test (TCE) was built to evaluate this construct and the following research was conducted to search for evidence of validity related to other variables in the instrument. The selected variables were: emotion perception (PEP), difficulty in emotion regulation (DERS), fluid intelligence (RA and RV), gender and age. Evidence of validity for the TCE was found for the variables: gender, in which women had better results than men; fluid intelligence, with weak and moderate positive correlations; perception of emotions, with significant positive correlation; and distorted perception of emotions and emotional dysregulation, with negative correlations and close to zero. This contributes to a better understanding of the sociodemographic and emotional characteristics associated to EI

La comprensión emocional se caracteriza como una de las facetas de la Inteligencia Emocional (IE). El Test de Comprensión Emocional (TCE) fue construido con el fin de evaluar este constructo, y la presente investigación tuvo como objetivo buscar evidencias de validez relacionadas a otras variables para el instrumento. Las variables seleccionadas fueron: percepción de la emoción (PEP), dificultad en la regulación emocional (DERS), inteligencia fluida (RA y RV), sexo y edad. Fueron encontradas evidencias de validez para el TCE para las variables: sexo, las mujeres tuvieron mejores resultados que los hombres; inteligencia fluida, con correlaciones positivas débiles y moderadas; percepción de las emociones, con una correlación positiva; y percepción distorsionada de las emociones y desregulación emocional, con correlaciones negativas y muy cercanas al nulo. Contribuyendo así, para un mejor entendimiento de las características sociodemográficas y emocionales asociadas a la IE
Descritores: Testes Psicológicos
Inteligência Emocional
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1097176
Autor: Oliveira, Evelyn Denisse Felix de; Grubits, Sonia.
Título: O Desenho na Gestalt-Terapia: A Versatilidade dos Traços em Interface com a Prática Clínica / The Drawing in Gestalt-Therapy: The Versatility of the Lines Interfacing the Clinical Practice / El Dibujo en Terapia Gestalt: La Versatilidad de los Trazos en Interfaz con la Práctica Clínica
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):1036-1050, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Por meio de revisão integrativa de literatura, objetivou-se discutir a utilização do desenho na prática clínica em Gestalt-terapia. Consta do final dos anos de 1800 o primeiro estudo sobre os desenhos infantis. As teorias clássicas descrevem o desenvolvimento do grafismo por meio de estágios que são superados à medida que a criança se desenvolve. Na ciência psicológica, inicialmente, o desenho foi utilizado em testes psicológicos para medir aspectos cognitivos e, posteriormente, como técnica projetiva. Atualmente, ele também é utilizado como um meio para a investigação diagnóstica em diversas abordagens teóricas. Na Gestalt-terapia, o desenho pode ser utilizado como técnica, experimento e instrumento para o estabelecimento de vínculo, fundamentado no método fenomenológico. O desenho é uma importante ferramenta terapêutica que ao ser utilizada dentro de um processo psicoterapêutico consistente, fundamentado no vínculo de confiança e pautado no arcabouço teórico da Gestalt-terapia, é capaz de contribuir para o processo de atualização e de crescimento do cliente. (AU)

Through an integrative literature review, the goal is to discuss the use of drawings on the clinical practice of Gestalt-therapy. The first study regarding children's drawings refers to the ending of the 1800's. The classical theories describe the development of the graphism through stages that are overcome as the child develops. In psychological science, initially, the drawing was used in psychological tests to measure cognitive aspects, and, further on, as a projective technique. Currently, it is also used as a manner of investigations for diagnosis in various theories. In Gestalt-therapy the drawing can be used as a technique, an experiment and an instrument to establish bonding, based on the phenomenological method. The drawing is an important therapeutic tool that, when used within a consistent psychotherapeutic process, founded on a tie of trust and based on the theoretical background of Gestalt-therapy, is capable of contributing to the update and growth process of the client. (AU)

Por medio de una revisión integradora de literatura, se objetivó discutir la utilización del dibujo en la práctica en clínica en terapia Gestalt. Se pudo encontrar el primer estudio cerca los dibujos infantiles al final de los 1800. Las teorías clásicas describen el desarrollo del grafismo a través de etapas que son rebasadas con el desarrollo de los niños. En la ciencia psicológica, inicialmente, el dibujo fue utilizado en pruebas psicológicas, para medir aspectos cognitivos y, después, como una técnica de proyección. Actualmente, también se pone como una forma de investigación diagnóstica en las teorías diversas. En la terapia Gestalt, el dibujo puede ser usado como técnica, para experimentación y instrumento de formación de vínculo, fundamentado por el método fenomenológico. El dibujo es una herramienta significativa que, cuando utilizada en un proceso psicoterápico consistente, fundamentado en un vínculo de confianza y basado en la teoría de la terapia Gestalt, puede contribuir con el proceso de actualización y crecimiento del cliente. (AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Terapia Gestalt
-Terapia pela Arte
Testes Psicológicos
Criança
Processos Psicoterapêuticos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-1051410
Autor: Campos, Fagner Alfredo Ardisson Cirino.
Título: Protocolo de registro em terapia familiar para saúde mental (PRTF-SM1) / Protocolo de registro en terapia familiar para salud mental (PRTF-SM1) / Family therapy record protocol for mental health (PRTF-SM1)
Fonte: Rev. urug. enferm;14(2):15-33, dic. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo pretende apresentar a construção do PRTF-SM1, com base na revisão de literatura e experiência profissional do autor. Para tanto foi-se fundamentado no referencial teórico da terapia familiar, com foco na resolução dos problemas. Assim, percebeu-se que PRTF-SM1 pode sistematizar, orientar, resguardar e legitimar o profissional de saúde mental, durante sua assistência em saúde mental a famílias. Ademais, tal instrumento facilita o resgate rápido de informações e a organização dos dados colhidos pelo profissional, o que, sem dúvida, favorecerá que sua prática seja realizada com responsabilidade e ética.

This article intends to present the construction of the PRTF-SM1, based on literature review and professional experience of the author. For that, it was based on the theoretical framework of family therapy, focusing on problem solving. Thus, it was perceived that PRTF-SM1 can systematize, guide, protect and legitimize the mental health professional during their mental health care to families. In addition, such an instrument facilitates the quick retrieval of information and the organization of the data collected by the professional, which will undoubtedly favor their practice being carried out with responsibility and ethics.

Este artículo pretende presentar la construcción del PRTF-SM1, con base en la revisión de literatura y experiencia profesional del autor. Para ello se basó en el referencial teórico de la terapia familiar, con foco en la resolución de los problemas. Así, se percibió que PRTF-SM1 puede sistematizar, orientar, resguardar y legitimar al profesional de salud mental, durante su asistencia en salud mental a familias. Además, tal instrumento facilita el rescate rápido de informaciones y la organización de los datos cosechados por el profesional, lo que, sin duda, favorecerá que su práctica sea realizada con responsabilidad y ética.
Descritores: Escalas de Graduação Psiquiátrica
Testes Psicológicos
Registros Médicos
Saúde Mental
Coleta de Dados
Terapia Familiar
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1089027 LILACS-Express
Autor: Nakano, Tatiana de Cassia(ccp).
Título: Métodos Atuais para Avaliação da Criatividade: Vantagens e Questionamentos / Current methods for evaluating creativity: advantages and questions / Métodos actuales para la evaluación de la creatividad: ventajas y cuestionamientos / Current methods for evaluating creativity: advantages and questions
Fonte: Aval. psicol;19(1):97-105, jan.-abr. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Dada a importância da criatividade em diferentes contextos, um grande número de medidas são encontradas, historicamente, na literatura científica. Mais recentemente, os avanços na psicometria e nos modelos teóricos têm permitido o desenvolvimento de novos métodos para avaliação da criatividade, os quais serão enfocados no presente texto. Dentre eles serão apresentados a avaliação subjetiva, uniqueness score, Top 2, average score, avaliação consensual e snapshot, empregados mais recentemente na literatura científica internacional e ainda pouco explorados no Brasil. Exemplo de utilização e críticas a cada um dos métodos, quando existentes, também serão apresentadas.(AU)

Given the importance of creativity in different contexts, a large number of measures can be found in the scientific literature. More recently, advances in psychometry and theoretical models have allowed the development of new methods for evaluating creativity, this being the focus of this text. Among these methods, the subjective evaluation, uniqueness score, Top 2, average score, consensual evaluation and snapshot are presented, with these methods being the most recently used in the international scientific literature and still little explored in Brazil. Examples of usage and critiques of each of the methods, if any, are also presented.(AU)

Dada la importancia de la creatividad en diferentes contextos, se encuentran un gran número de medidas en la literatura científica a lo largo de la historia. Por otro lado, los avances más recientes en la psicometría y en los modelos teóricos han permitido el desarrollo de nuevos métodos para la evaluación de la creatividad, los cuales serán investigados en el presente estudio. Entre ellos, se presentará la evaluación subjetiva, uniqueness score, Top 2, average score, evaluación consensual y snapshot, últimamente empleados en la literatura científica internacional y aún poco explorados en Brasil. Ejemplo de utilización y críticas a cada uno de los métodos, cuando existentes, también serán presentados.(AU)
Descritores: Testes Psicológicos
Criatividade
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Alves, Iraí Cristina Boccato
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Id: biblio-955506
Autor: Silva, Sonia Maria da; Alves, Iraí Cristina Boccato; Peixoto, Evandro Morais; Rocha, Glaucia Mitsuko Ataka; Nakano, Tatiana de Cássia.
Título: Outcome Questionnaire (oq-45. 2): avaliação das propriedades psicométricas via modelo bifactor e tri / Outcome Questionnaire (oq-45. 2): assessment of the psychometric properties using bifactor model and irt / Outcome Questionnaire (oq-45. 2): evaluación de las propiedades psicometricas via modelo bifactor y tri
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(4):298-308, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo foi avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Outcome Questionnaire (OQ-45.2), instrumento designado a avaliar o progresso de pacientes em psicoterapia. Comparou-se o ajuste de diferentes modelos de medidas propostos ao OQ-45.2 através da Análise Fatorial Confirmatória e verificou-se os parâmetros dos itens e dos participantes por meio do Modelo de Resposta Gradual. 419 adultos responderam ao instrumento (32,18±14,3; 62,8%, mulheres). Os resultados demonstram a adequação da estrutura Bifactor composta por três fatores específicos (desconforto subjetivo, relações interpessoais e desempenho do papel social) e um fator geral (desajustamento global) quando comparados aos outros modelos: unifatorial e com três fatores correlacionados. Verificou-se a invariância da estrutura interna do OQ-45.2 ao avaliar homens e mulheres. Em relação às propriedades dos itens (dificuldade e ajustamento) foram obtidos parâmetros psicométricos apropriados para a avaliação de resultados psicoterapêuticos. Conclui-se que o OQ-45.2 é uma medida adequada para avaliação destas características na população brasileira.

The aim of this study was to evaluate the Psychometric properties of the Brazilian version of the Outcome Questionnaire (OQ-45.2), an instrument that assesses the progress of patients in psychotherapy. The adjustments of different measure models proposed to OQ-45.2 were compared through Confirmatory Factor Analysis, and the parameters of items and participants were estimated through the Andrich's rating scale model. The sample comprised 419 adults (mean age: 32.18±14.3; 62.8% women). The results demonstrated the suitability of the bifactor model with three specific factors (subjective discomfort, interpersonal relationships and performance in social roles) and a general factor (overall maladjustment) when compared to others in the literature, like the one-factor and the three related factors models. It was observed a model invariance of the OQ-45 internal structure for both men and women assessment. Regarding the items' properties (adjustment and difficulty) were obtained the appropriate psychometric parameters for the assessment of psychotherapeutic outcome. In conclusion, the OQ-45 is an appropriate measure tool for assessing these characteristics in Brazilian population.

El objetivo fue evaluar las propiedades psicométricas de la versión brasileña del Outcome Questionnaire (OQ-45.2), instrumento diseñado para evaluar el progreso de los pacientes en psicoterapia. Ha sido comparado el ajuste de los diferentes modelos de medidas para OQ-45.2 mediante análisis factorial confirmatorio y ha sido encontrado los parámetros de los items y de los participantes a través del Modelo de Respuesta Gradual. 419 adultos respondieron el instrumento (32,18±14,3; 62,8% mujeres). Los resultados demuestran la adecuación del modelo bifactor formado por tres factores específicos (el malestar subjetivo, las relaciones interpersonales y el desempeño del papel social) y un general (desajuste global) cuando se compara con otros modelos de la literatura: un factor de tres y factores relacionados. Se observó la invariancia de la estructura interna del OQ-45.2 cuando se evaluaron personas del sexo femenino y masculino. Con respecto a las propiedades de los elementos (ajuste de dificultad) se obtuvieron parámetros psicométricos apropiados para la evaluación de los resultados psicoterapéuticos. Se concluyó que el instrumento presenta buenas propiedades psicométricas para evaluación de la población brasileña.
Descritores: Testes Psicológicos
Psicometria
-Psicoterapia
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: lil-791764
Autor: Biasi, Fabiola Cristina; Villemor-Amaral, Anna Elisa de.
Título: Evidências de validade do Zulliger-SC para avaliação do relacionamento interpessoal de crianças / Evidence of validity of Zulliger-SC to the assessment of children's interpersonal relationship / Evidencias de validez de la prueba de Zulliger-sc para la evaluación de relación interpersonal de niños
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(1):13-23, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se examinar evidências de validade de critério para o teste de Zulliger-Sistema Compreensivo (ZSC), tendo como foco os indicadores de relacionamento interpessoal. 119 crianças, de ambos os sexos, do quarto ao sexto ano do ensino fundamental, responderam a um sociograma para a seleção de dois grupos de participantes: o primeiro contendo 26, classificadas como mais populares e 22 classificadas como menos populares. Esses dois grupos responderam ao ZSC. Considerou-se para a análise as seguintes variáveis: M, FM, m; a e p; COP e AG; GHR e PHR; FT, TF e T; Food; PER; PureH, SumH e Índice de Isolamento. Os indicadores, mais frequentes nas crianças mais populares com diferenças estatisticamente significativas, foram Mp (p=0,04), p (p=0,05) e marginalmente significativa PureH (p=0,06). No grupo de crianças menos populares a maior frequência estatisticamente significativa foi H<(H)+Hd+(Hd) (x²=4,16, p=0,04). Conclui-se que quatro variáveis contribuíram para discriminar os grupos, o que evidencia validade de critério.

This study aimed to examine criterion validity evidence for ZSC, focusing on interpersonal relationships indicators. 119 primary school children of both sexes from the fourth to the sixth year responded to the sociogram which allowed to select two groups of participants: the first containing 26 classified as the most popular and 22 classified as less popular. These two groups responded to the ZSC. The analysis considered: M, FM, m; a, p; COP, AG; GHR, PHR; FT, TF, T; Food; PER; PureH, SumH and Index Isolation rates. The indicators that showed statistically significant differences, higher among the most popular children, were Mp (p=0.04), p (p=0.05) and PureH (p=0.06) marginally significant. In the less popular group the highest statistically significant was H<(H)+Hd+(Hd) (x²=4.16, p=0.04). In conclusion, four variables contributed to discriminate groups, which contributes to demonstrate criterion validity.

El objetivo del trabajo fue examinar evidencias de validez de criterio para el test ZSC, cuyo foco fueron los indicadores de relacionamiento interpersonal. 119 niños de ambos sexos, del cuarto al sexto año de educación primaria, respondieron al sociograma lo que permitió la selección de dos grupos de participantes: el primer contiene 26 clasificados como los más populares y el otro 22 clasificados como menos populares. Estos dos grupos respondieron a el ZSC. Se consideraron para el análisis los indicadores: M, FM, m; a e p; COP e AG; GHR e PHR; FT, TF e T; Food; PER: PureH, SumH e Índice de Aislamiento. Aquellos que revelaron diferencia estadística significativa, con mayor frecuencia entre los niños más populares fueron: Mp (p=0,04), p (p=0,05) y PureH (p=0,06) fue marginalmente significativa. En el grupo de niños menos populares la mayor frecuencia fue: H<(H)+Hd+(Hd) (x²=4,16, p=0,04). Se concluye que cuatro variables contribuyeron a discriminar grupos, lo que demuestra su contribución para la evidencia de validez de criterio.
Descritores: Testes Psicológicos
Relações Interpessoais
-Psicologia da Criança
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Estudo de Avaliação
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão



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