Base de dados : LILACS
Pesquisa : F04.711.141.493 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 265 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 27 ir para página                         

  1 / 265 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1248347
Autor: Balico, Luciana Cristina Mancio; Arbusti, Diane; Selistre, Luciano da Silva; Camardelo, Ana Maria Paim; Silva, Emerson Rodrigues da.
Título: Associação da distância da habitação em relação a sítios de reciclagem sobre habilidades cognitivas em escolares / Association of housing distance in relation to recycling sites on schoolchildren's cognitive abilities
Fonte: Sci. med. (Porto Alegre, Online);31(1):38664, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: Verificar a associação da distância da habitação em relação a sítios de reciclagem sobre habilidades cognitivas em escolares. Métodos: Estudo transversal, no qual aplicou-se a escala Wechsler Abreviada de Inteligência em 100 escolares de 6 a 14 anos. As crianças foram divididas em um grupo de estudo (expostos), cujas residências estavam situadas a menos de 100 metros de sítios de reciclagem, em um bairro da cidade de Caxias do Sul. Houve um grupo controle, cujas residências estavam a mais de 150 metros de algum sítio de reciclagem, no mesmo bairro ou adjacências. Resultados: A habitação próxima a sítios de reciclagem aumentou a chance de apresentar quociente de inteligência baixo nos escolares na análise univariada (OR 2,19; IC95% 1,21­3,95). No quociente de inteligência total, o escore obtido foi de 84 no grupo exposto e 95 no grupo controle (p≤0,01). Quando ajustadas para outras variáveis potencialmente prejudiciais, a escolaridade materna elevada mostrou-se um fator atenuador do impacto da distância (OR 0,28; IC95% 0,11­0,72). A diferença encontrada entre os escores de quociente de inteligência verbal foi de 14 pontos (p<0,01); no quociente de inteligência de execução a diferença foi de 4 pontos (p=0,04). Conclusões: A distância entre a habitação e os sítios de reciclagem de resíduos pode reduzir habilidades cognitivas em escolares, mas esse efeito parece ser atenuado pela escolaridade materna. Essa associação reforça as preocupações sobre o impacto do manejo inadequado de resíduos urbanos, podendo vir a subsidiar a criação de políticas públicas que visem diminuir exposições ambientais potencialmente danosas.

Aims: We verified the association of housing distance in relation to recycling sites on schoolchildren's cognitive abilities. Methods: This is a cross-sectional study, in which the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence was applied to 100 schoolchildren aged 6 to 14 years. Children were divided into a study group (exposed), whose households were located less than 100 meters from recycling sites in a neighborhood in the city of Caxias do Sul, and a control group, whose homes were located more than 150 meters from a recycling site in the same neighborhood or nearby. Results: Residences located more than 150 meters away from a recycling site can reduce the chance of low intelligence quotient in schoolchildren in the univariate analysis (OR 2.19; 95% CI 1.21-3.95). The full-scale intelligence quotient score was 84 in the exposed group and 95 in the control group (p≤0.01). When adjusted for other potentially harmful variables, higher maternal education was a mitigating factor of distance impact (OR 0.28, 95% CI 0.11-0.72). The difference found among verbal intelligence quotient scores was 14 points (p<0.01); in the performance intelligence quotient, the difference was 4 points (p=0.04). Conclusions: Living close to waste recycling sites can reduces cognitive abilities in schoolchildren, and this effect seems to be attenuated by maternal education. This association reinforces concerns about the impact of inadequate urban waste management, and may subsidize the creation of public policies that aim to reduce potentially harmful environmental exposures.
Descritores: Disfunção Cognitiva
-Resíduos Sólidos
Crescimento e Desenvolvimento
Reciclagem
Testes de Inteligência
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  2 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1055249
Autor: Nakano, Tatiana de Cássia; Oliveira, Karina da Silva.
Título: Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: estrutura fatorial / Giftedness indicators screening scale: factorial structure / Escala de identificación de las altas capacidades/superdotación: estructura factorial
Fonte: Aval. psicol;18(4):448-456, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A relevância da avaliação das altas habilidades/superdotação (AH/S) pode ser compreendida dentro de uma proposta que busca a valorização dos pontos fortes, aptidões e talentos dos indivíduos, assim como a prevenção de problemas sociais e emocionais decorrentes da ausência de identificação. Nesse sentido, pode-se afirmar sua proximidade com os pressupostos da Psicologia Positiva. Perante a lacuna de instrumentos específicos para avaliação desse fenômeno, a construção de uma escala de triagem de indicadores de AH/S foi iniciada. Dentre os estudos para investigação de suas qualidades psicométricas, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial confirmatória. As respostas de 216 avaliações, feitas pelos professores de estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, foram analisadas. Índices de ajuste adequados foram encontrados, confirmando um modelo teórico multidimensional, que abrange, na escala, cinco domínios em que a AH/S pode se manifestar: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. (AU)

The relevance of the assessment of giftedness can be understood within a proposal that seeks to highlight the strengths, aptitudes and talents of individuals, aiming for the prevention of social and emotional problems resulting from lack of identification. Accordingly, its proximity to the ideas of Positive Psychology can be affirmed. Considering the lack of specific instruments for evaluating this phenomenon, the development of a screening scale of indicators of giftedness was initiated. Among the studies to investigate its psychometric qualities, the present study presents the results of the confirmatory factorial analysis. The data from 216 evaluations, performed by teachers of students of grades 2 to 9 of elementary education, were analyzed. Adequate fit indices were found, confirming a multidimensional theoretical model, composed of five domains in which giftedness can be manifested: general intellectual ability, specific academic abilities, leadership, creativity and artistic talent. (AU)

La relevancia de la evaluación de las altas capacidades/superdotación (AH/S) puede ser comprendida dentro de una propuesta que busca la valorización de los aspectos positivos, aptitudes y talentos de los individuos, así como la prevención de problemas sociales y emocionales derivados de la ausencia de identificación. En ese sentido, se puede afirmar su cercanía con las suposiciones de la Psicología Positiva. Ante la falta de instrumentos para la evaluación de este fenómeno, se inició la construcción de una escala de identificación de altas capacidades. Entre los estudios para investigación de sus cualidades psicométricas, el presente objeto de investigación presenta los resultados del análisis factorial confirmatorio. Las respuestas de 216 evaluaciones, realizadas por los profesores de estudiantes del 2º al 9º año de la enseñanza primaria, fueron analizadas. Se han encontrado índices de ajuste adecuados, confirmando un modelo teórico multidimensional, que abarca cinco dominios en los que la superdotación puede manifestarse: capacidad intelectual general, habilidades académicas específicas, liderazgo, creatividad y talento artístico. (AU)
Descritores: Testes Psicológicos
Psicologia
Criança Superdotada
Inteligência
Testes de Inteligência
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  3 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1056982
Autor: Wechsler, Solange Muglia; Machado, Wagner de Lara; Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana; Souza, Adriana Ferreira de; Schneider, Priscila; Goetz, Everley; Costa, Wedja josefa Granja; Costa, Carlos Irineu Granja.
Título: Análise da estrutura interna da Bateria de Avaliação Intelectual de Jovens e Adultos / Analysis of the internal structure of the Battery for Assessing Youth and Adults' Intelligence / Análisis de la estructura interna de la Batería de Evaluación Intelectual de Jóvenes y Adultos
Fonte: Psico USF;24(4):779-790, out.-dez. 2019. tab, il.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura interna e a relação das habilidades cognitivas avaliadas pela Bateria de Avaliação Intelectual de Adultos (BAIAD). A amostra foi composta por 963 indivíduos (615 F, 348 M), idades entre 15-64 anos (M = 21, DP/SD/DS = 8). A BAID é composta de sete subtestes: sinônimos, antônimos, analogias, pensamento lógico, pensamento viso-espacial, memória visual-auditiva, rapidez de raciocino. A análise de itens permitiu a redução da BAIAD e índices de precisão de 0,99. A análise confirmatória seguiu o modelo CHC (inteligência cristalizada, inteligência fluída e um fator geral - G) e indicou seu ajuste aos dados. A análise de rede que buscou explorar a relação entre os pares dos indicadores cognitivos e o agrupamento das comunidades apoiou o modelo teórico. Conclui-se que a BAIAD possui evidências de validade e índices de precisão adequados para avaliar a inteligência de adultos. (AU)

The purpose of this study was to analyze the internal structure and the relation of the cognitive abilities evaluated by the Battery of Intellectual Assessment of Adults (BAIAD). The sample consisted of 963 subjects (615 F, 348 M), ages 15-64 years (Median = 21, DP/SD/DS = 8). The BAIAD is composed of seven tests: synonyms, antonyms, analogies, logical thinking, visual spatial thinking, visual-auditory memory and speed of reasoning. Item analysis allowed the reduction of BAIAD and reached the reliability indexes of 0.99. The confirmatory analysis followed the CHC model (crystallized intelligence, fluid intelligence and a general factor -G) and indicated its fit to the data. The network analysis which explored the relationship between the pairs of cognitive indicators and the communities grouping supported the theoretical model. We conclude that BAIAD has validity evidences and adequate reliability to assess adults' intelligence. (AU)

El objetivo de este estudio fue analizar la estructura interna y la relación de las habilidades cognitivas evaluadas por la Batería de Evaluación Intelectual de Adultos BAIAD). La muestra fue compuesta por 963 individuos (615 F, 348 M), con edades entre 15-64 años (Mediana = 21, DP/SD/DS = 8). La BAIAD está compuesta de 7 subtests: sinónimos, antónimos, analogías, pensamiento lógico, pensamiento visoespacial, memoria visual auditiva, rápidez de razonamiento.El análisis de ítems permitió la reducción de la BAIAD e índices de precisión de 0,99. El análisis confirmatorio siguió el modelo CHC (inteligencia cristalizada, inteligencia fluída y un factor general-G) e indicó su ajuste a los datos. El análisis de red que buscó explorar la relación entre los pares de indicadores cognitivos, y el agrupamiento de las comunidades, apoyó el modelo teórico. Se concluye que la BAIAD posee evidencias de validez e índices de precisión adecuados para evaluar la inteligencia de adultos. (AU)
Descritores: Cognição
Testes de Inteligência
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  4 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-777127
Autor: Bastos, José Alexandre; Cecato, Angela Maria Traldi; Martins, Marielza Regina Ismael; Grecca, Kelly Regina Risso; Pierini, Rafael.
Título: The prevalence of developmental dyscalculia in Brazilian public school system / A prevalência da discalculia do desenvolvimento no sistema publico de educação brasileiro
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;74(3):201-206, Mar. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The goal of the study was to assess public school children at the end of the first stage of elementary school. We used a protocol applied concurrently with a writing test in the form of an unexpected activity in 28 public schools; 2,893 children assessed, 687 exhibited performance below 58 points, 184 were excluded due to change of address or lack of consent; 503 children subjected to a test of intellectual capacity and reading assessment and 71 considered intellectually disabled were excluded. 226 (7.8%) children, who could read, write, and had normal intellectual level, met the criteria of developmental dyscalculia (DD), 98 female and 128 male. The most influential factors in the prevalence were socioeconomic levels of the schools neighborhood, education level of parents, and being male, as demonstrated by the odds ratio and multiple logistic regression analysis. Further studies should be done so that educational policies are taken.

RESUMO Este estudo teve como objetivo avaliar crianças da rede pública no final da 1a etapa do ciclo fundamental; com um protocolo aplicado em forma de atividade surpresa em 28 escolas públicas, concomitantemente a uma prova de escrita: Das 2893 crianças avaliadas, 687 tiveram rendimento abaixo de 58 pontos, 184 foram excluídas por mudança de domicilio ou por falta de consentimento; 503 submetidas a um teste de avaliação intelectual e de leitura, 71 consideradas intelectualmente deficientes foram excluídas do estudo. 226 (7,8%) sabiam ler e escrever e intelectualmente normais, preenchendo os critérios para o diagnóstico de discalculia do desenvolvimento (DD), 98 do sexo feminino e 128 masculinos. Fatores que mais influenciaram na prevalência da DD foram os níveis socioeconômicos do bairro da escola, nível de escolaridade dos pais e sexo masculino, demonstrados pela Odds Ratio e Analise de regressão logística múltipla. Mais estudos devem ser realizados para que políticas educacionais sejam tomadas.
Descritores: Discalculia/epidemiologia
-Instituições Acadêmicas
Fatores Socioeconômicos
Brasil/epidemiologia
Prevalência
Discalculia/diagnóstico
Testes de Inteligência
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-787360
Autor: Mendes, Camila Guimarães; Drummond, Adriana F; Miranda, Débora M; Costa, Danielle S; Mancini, Marisa C.
Título: Household task demands for quiet and focused behavior facilitate performance by ADHD youth / Demandas de tarefas domésticas por comportamento quieto e focado facilitam o desempenho de jovens com TDAH
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;74(7):524-529tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT This study evaluated the associations among symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD) and of oppositional defiant disorder (ODD) in children and adolescents’ performance in household tasks and assistance provided by caregivers. Parents of children from 6 to 14 years old with ADHD (n = 67) were interviewed with the Children Helping Out: Responsibilities, Expectations, and Supports (CHORES) instrument. Significant correlations were found between symptoms of ODD and assistance in self-care tasks (r = −0.31; p = 0.01); symptoms of hyperactivity correlated with assistance in self-care (r = −0.30, p = 0.01); and family-care (r = −0.25, p = 0.04) tasks. Age was directly associated with the number of tasks performed by children and inversely related to the assistance provided by caregivers. A greater number of ODD symptoms resulted in more household assistance from caregivers. Characteristics of ODD symptoms, such as disobedience and hostility in the face of authority, may limit these children in accessing household tasks by their own initiative, requiring assistance from caregivers.

RESUMO Este estudo avaliou transversalmente a correlação entre sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e de oposição com desempenho de crianças e adolescentes nas tarefas domésticas e assistência disponibilizada pelos cuidadores. Pais de crianças e adolescentes com TDAH (n = 67), de 6 a 14 anos, foram entrevistados com o children helping out: responsibilities, expectations and supports (CHORES). Foram encontradas correlações significativas entre sintomas de oposição e assistência em cuidado próprio (r = -0,31; p = 0,01) e de hiperatividade com assistência em cuidado próprio (r = -0,30, p = 0,01) e em cuidado familiar (r = -0,25, p = 0,04). Idade está diretamente correlacionada ao número de tarefas desempenhadas pela criança e inversamente associada à assistência disponibilizada pelos cuidadores. Maior número de sintomas de oposição resultou em maior assistência disponibilizada. Características dos sintomas de oposição, como a desobediência e hostilidade frente às autoridades, são limitantes para que essas crianças acessem as tarefas por iniciativa própria, demandando maior assistência dos cuidadores.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/psicologia
Análise e Desempenho de Tarefas
Atividades Cotidianas/psicologia
Transtornos do Comportamento Infantil/psicologia
-Relações Pais-Filho
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/fisiopatologia
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Transtornos do Comportamento Infantil/fisiopatologia
Cuidado da Criança
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Fatores Etários
Cuidadores
Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Disruptivo/fisiopatologia
Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Disruptivo/psicologia
Serviço de Limpeza
Testes de Inteligência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-888334
Autor: Teive, Hélio A G; Teive, Gladys M G; Dallabrida, Norberto; Gutierrez, Laurent.
Título: Alfred Binet: Charcot's pupil, a neuropsychologist and a pioneer in intelligence testing / Alfred Binet: pupilo de Charcot, neuropsicólogo e pioneiro nos testes de inteligência
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;75(9):673-675, Sept. 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The psychologist, Alfred Binet, who worked under the supervision of Prof. Charcot at the end of the 19th century, made several important contributions to neuropsychology, in partnership with Théodore Simon. Most notable among these was the development of intelligence testing scales.

RESUMO Alfred Binet, psicólogo, que trabalhou sob a supervisão do professor Charcot, no final do século XIX, tem várias importantes contribuições na área de neuro-psicologia, particularmente a criação de escalas com testes de inteligência, com a participação de Théodore Simon.
Descritores: Testes de Inteligência/história
Neuropsicologia/história
-Psicologia/história
França
Limites: Humanos
História do Século XIX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-902291
Autor: Mesa Simpson, Cristóbal Eustacio.
Título: Caracterización de las inteligencias múltiples de estudiantes de 2do año de la carrera de Medicina / Characterization of the multiple intelligence of the second-year students of Medicine
Fonte: Rev. medica electron;40(2):298-310, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la teoría de las inteligencias múltiples representa una visión innovadora en el campo de la psicología de la educación, pues brinda un marco diferente para el mejor encuadre del proceso de enseñanza-aprendizaje. En esta perspectiva la evaluación de los tipos de inteligencias múltiples adquiere fundamental importancia. Objetivo: identificar las inteligencias múltiples de un grupo de estudiantes de segundo año de la carrera de Medicina en la Facultad de Ciencias Médicas de Matanzas. Materiales y métodos: de una población de 410 estudiantes de segundo año de la carrera de Medicina en la Facultad de Ciencias Médicas de Matanzas que cursan la asignatura Psicología Médica I, se escogió una muestra de 20 estudiantes mediante un muestreo no probabilístico intencionado a quienes se les aplicó el Inventario de InteligenciasMúltiples para adultos,formulario de setenta preguntas, basado en los postulados originales de la teoría de las inteligencias múltiples de Howard Gardner. Resultados: se reveló que las inteligencias más desarrolladas en los sujetos estudiados fueron la inteligencia interpersonal, la lingüística y la intrapersonal. Conclusiones: en el perfil de inteligencia de cada sujeto, las inteligencias personales y la lingüística muestran el más alto desarrollo, en combinación con la inteligencia lógico-matemática, la espacial, la musical y la cinético-corporal (AU).

Introduction: the theory of the multiple intelligence is an innovating vision in the field of the educational psychology, because it gives a different framework for better approaching the teaching-learning process. Therefore, the evaluation of the kinds of multiple intelligences gets main importance. Objective: to identify the multiple intelligences of a group of second-year students of Medicine in the Faculty of Medical Sciences of Matanzas. Materials and methods: a sample of 20 students was chosen from the population of 410 second-year students of Medicine who study Medical Psychology I in the Faculty of Medical Sciences of Matanzas using an intentioned non-probabilistic sampling. They applied the Inventory of Multiple Intelligence for adults, a formulary of 60 questions based in the original postulates of Howard Garner´s theory of multiple intelligences. Results: it showed that the most developed intelligences in the studied subjects were the interpersonal, linguistic and intrapersonal ones. Conclusions: in the intelligence profile of each subject, the personal and linguistic intelligences show the highest development, combined with the logical-mathematical, spatial, musical and bodily-kinesthetic ones (AU).
Descritores: Psicologia Educacional
Estudantes de Medicina/psicologia
Medidas, Métodos e Teorias
Inteligência
Testes de Inteligência
-Universidades
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Observação/métodos
Pesquisa Qualitativa
Estudos de Avaliação como Assunto
Docentes de Medicina
Pessoal de Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


  8 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1139971
Autor: Gaviria Jaramillo, Natalia; Salazar Acosta, Ana María; Deossa Cañas, María Clara; Rincón Barreto, Dubis Marcela.
Título: Características neuro-psicopedagógicas de las dificultades de aprendizaje escolar: un estudio de caso / Neuro-psychopedagogical characteristics of school learning difficulties: a case study
Fonte: Poiésis (En línea);39(Jul.-Dic.):187-204, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo tiene como objetivo presentar las características neuropsicopedagógicas de un niño con dificultades escolares y de comportamiento. Se llevó a cabo un estudio de caso con un participante de 11 años de edad, quien durante la investigación cursaba el grado quinto de básica primaria en una institución educativa de carácter privado del municipio de Itagüí, Antioquia. Los instrumentos aplicados para la evaluación fueron: el Test Breve de Inteligencia de KAUFMAN (K-BIT), la Batería Psicopedagógica EVALÚA - 5, el Cuestionario de Depresión para Niños (CDS) y una entrevista semiestructurada para padres y docentes, relacionada con los aspectos del desarrollo, el aprendizaje y la conducta del estudiante. Los resultados demostraron que el niño presentaba un coeficiente intelectual dentro de los parámetros normales y las principales dificultades se encontraron en el contexto familiar-social, lo que permitió evidenciar que el rendimiento escolar es el resultado de la interacción de diferentes factores que abarcan componentes cognitivos, del neurodesarrollo, emocionales, familiares y contextuales. Así mismo, se evidenció que las dificultades en el comportamiento asociadas al contexto escolar no siempre están relacionadas con trastornos del aprendizaje o de la conducta. Se hace necesaria la obtención de este tipo de perfiles neuropsicopedagógicos con el fin de establecer rutas de intervención pertinentes y eficaces que incorporen las características cognitivas individuales, los vínculos socio afectivos, el entorno social, escolar, y la dinámica familiar del estudiante.

This article aims to present the neuropsychopedagogical characteristics of a child with school and behavior difficulties. A case study was carried out with an 11-year- old participant, who during the research was studying the fifth grade of elementary school in a private educational institution in the municipality of Itagüí, Antioquia. The instruments applied for the evaluation were: the KAUFMAN Brief Intelligence Test (K-BIT), the EVALÚA Psychopedagogical Battery­5, the Depression Questionnaire for Children (CDS) and a semi-structured interview for parents and teachers, related to aspects of development, learning and behavior of the student. The results showed that the child had an IQ within normal parameters and the main difficulties were found in the social family context, which allowed to show that school performance is the result of the interaction of different factors, which include cognitive, neurodevelopmental, emotional, family and contextual components. It was also evidenced that behavioral difficulties associated with the school context are not always related to learning or conduct disorders. Obtaining this type of neuropsychopedagogical profiles is necessary in order to establish relevant and effective intervention routes, which incorporate individual cognitive characteristics, socio-affective ties, the social and school environment and the student's family dynamics.
Descritores: Desempenho Acadêmico/psicologia
-Testes Psicológicos
Fracasso Acadêmico/psicologia
Testes de Inteligência
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


  9 / 265 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-689350
Autor: Botelho, Anne Jardim.
Título: Relação entre infecções helmínticas, estado nutricional e desempenho cognitivo de escolares residentes em área endêmica / The impact of different helminths on specific nutritional and cognitive deficiencies.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2008. 105 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Desnutrição e atraso cognitivo em crianças são importantes agravos à saúde, consequentes de infecções crônicas por helmintos intestinais. Embora esta relação tenha sido amplamente estudada, encontrou-se poucas descrições sobre os efeitos das diferentes espécies destes parasitos, de parâmetros nutricionais e habilidades cognitivas específicas. Este estudo teve como objetivo avaliar associações entre intensidade de infecção por diferentes espécies de helmintos transmitidos pelo solo, parâmetros nutricionais e habilidades cognitivas de crianças em idade escolar residentes em área endêmica...
Descritores: Estado Nutricional
Estudantes
Helmintíase/epidemiologia
Transtornos Cognitivos
-Anemia
Antropometria
População Rural
Testes de Inteligência
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; T-WC800, BORE


  10 / 265 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-566330
Autor: Zambrano-Sánchez, Elizabeth; Martínez-Wbaldo, María del Consuelo; Poblano, Adrián.
Título: Risk Factor Frequency for Learning Disabilities in Low Socioeconomic Level Preschool Children in Mexico City / Frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem em pré-escolares com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México / Frecuencia de factores de riesgo para problemas de aprendizaje en preescolares de bajo nivel socioeconómico en la Ciudad de México
Fonte: Rev. latinoam. enferm;18(5):998-1004, Sept.-Oct. 2010. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The objective was to identify the frequency of risk factors for Learning Disabilities (LD) in low socioeconomic level children in Mexico City. We studied children by means of: Wechsler, Bender-Gestalt, and Human drawing tests. Average age of male subjects was 5.6±0.9 years, while that of the female group was 5.4±0.5 years. In male subjects, average Total intelligence quotient (T-IQ) score was 98±12.2 while, in the female group, this was 99±12.2. On the Bender-Gestalt test, male subjects had a mental and visual-motor average age of <1 year under chronological age. Female subjects had a mental and visual-motor age 8-7 months under the norm. On the Human drawing test, in male and female subjects, the most frequent at-risk features comprised: self-isolation in 25 por cento of subjects, shyness in 22.4 por cento, and poor internal controls in 22 por cento. In conclusion, we found a high at-risk factor frequency for LD in children of low socioeconomic strata. We highlight the importance of screening children before they attain school age.

Este estudo objetivou identificar a frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem (DA) em crianças com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México. A escala de inteligência Wechsler, desenho da figura humana e o teste gestáltico visomotor de Bender foram utilizados. A idade média do grupo masculino foi de 5,6±0,9 anos e do grupo feminino 5,4±0,5 anos. O quociente intelectual total (QI-T) foi de 98±12 no grupo masculino e 99±12,2 no grupo feminino. No teste de Bender, os meninos apresentaram idade mental e visomotora um ano abaixo da idade cronológica, enquanto que as meninas apresentaram idade mental e visomotora 7-8 meses abaixo do normal. As características de alto risco que apresentaram maior frequência, tanto nos meninos como nas meninas, no teste do desenho de figura humana, foram: autoisolamento 25 por cento, timidez 22,4 e controle interno deficiente 22 por cento. Concluindo, alta frequência de fatores de risco para DA foi encontrada em crianças de baixo nível socioeconômico. É importante destacar a importância de se identificar pré-escolares em risco de DA.

Nuestro objetivo fue identificar la frecuencia de factores de riesgo para problemas de aprendizaje (PA) en niños de bajo nivel socioeconómico de la Ciudad de México. Se utilizaron las pruebas de inteligencia de Wechsler, Gestáltica Visuomotora de Bender y del Dibujo de la figura humana. La edad promedio en el grupo masculino fue 5,6±0,9 años, del femenino fue 5,4±0,5. En los hombres, el cociente intelectual total (CI-T) fue 98±12,2, en mujeres fue 99±12,2. En la prueba de Bender, los hombres mostraron una edad mental y visuomotora un año menor que la cronológica, las mujeres tuvieron una edad mental y visuomotora 7-8 meses por debajo de la norma. En la Prueba de la figura humana, los hombres y mujeres mostraron mayor frecuencia de: auto-aislamiento 25 por ciento, timidez 22,4 por ciento y controles internos pobres 22 por ciento. En conclusión encontramos una alta frecuencia de factores de riesgo en preescolares de bajo nivel socioeconómico, destacamos la importancia de identificar a los preescolares propensos a tener problemas de aprendizaje (PA).
Descritores: Deficiências da Aprendizagem/epidemiologia
Programas de Rastreamento
-Fatores Etários
Teste de Bender-Gestalt
Testes de Inteligência
Deficiências da Aprendizagem/diagnóstico
México
Fatores de Risco
Fatores Sexuais
Fatores Socioeconômicos
Limites: Criança
Pré-Escolar
Feminino
Humanos
Masculino
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 27 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde