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Id: biblio-1133625
Autor: Tedrus, Glória Maria Almeida Souza; Passos, Maria Lina Giacomino Almeida; Vargas, Letícia Muniz; Menezes, Larissa Estela Ferreira Jacó.
Título: Cognition and epilepsy: Cognitive screening test / Cognição e epilepsia: teste de triagem cognitiva
Fonte: Dement. neuropsychol;14(2):186-193, Apr.-June 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT. Cognitive deficits often occur in people with epilepsy (PWE). However, in Brazil, PWE might not undergo neurocognitive evaluation due to the low number of validated tests available and lack of multidisciplinary teams in general epilepsy outpatient clinics. Objective: To correlate Brief Cognitive Battery-Edu (BCB-Edu) scores with epilepsy characteristics of 371 PWE. Methods: Clinical and cognitive assessment (MMSE, BCB-Edu) of 371 PWE aged >18 years was performed. The clinical aspects of epilepsy were correlated with BCB-Edu data. Cognitive data of PWE were compared against those of 95 healthy individuals (NC), with p-<0.05. Results: People with epilepsy had lower cognitive performance than individuals in the NC group. Cognitive aspects also differed according to epilepsy characteristics. Predictive factors for impairment in multiple cognitive domains were age and use of more than one antiepileptic drug (logistic regression; R2 Nagelkerke=0.135). Conclusion: Worse cognitive performance was found in PWE on different domains. There was a relationship between cognitive impairment and the aspects of epilepsy. BCB-Edu proved to be effective as a cognitive assessment screening test for epilepsy in adults.

RESUMO. É frequente a ocorrência de déficits cognitivos em pessoas com epilepsia (PWE). Entretanto, no Brasil, as PWE podem ficar sem avaliação neurocognitiva pelo reduzido número de testes disponíveis e validados para nossa cultura e pela ausência de equipes multidisciplinares em ambulatórios gerais de epilepsia. Objetivo: Relacionar os escores do Brief Cognitive Battery-Edu (BCB-Edu) aos aspectos da epilepsia de 371 PWE. Métodos: Foi feita avaliação clínica e cognitiva (MMSE, BCB-Edu) de 371 PWE com idade > 18 anos. Foram relacionados os aspectos da epilepsia com os dados do BCB-Edu. Os dados cognitivos foram comparados aos de 95 indivíduos normais (NC), com p<0.05. Resultados: PWE apresentam desempenho cognitivo inferior ao do grupo NC. Os aspectos cognitivos foram distintos, segundo aspectos da epilepsia. Na regressão logística, os fatores preditivos para comprometimento em múltiplos domínios cognitivos foram a idade e a utilização de mais de uma droga antiepiléptica (R2 Nagelkerke=0.135). Conclusão: Houve, nas PWE, pior desempenho cognitivo em diferentes domínios. Houve relação entre déficit cognitivo com aspectos da epilepsia. O BCB-Edu mostrou-se eficaz como teste de triagem cognitiva na epilepsia em adultos.
Descritores: Epilepsia
-Cognição
Escala de Memória de Wechsler
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Pompéia, Sabine
Bueno, Orlando F. A
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Id: lil-751999
Autor: Martins, Marjorie R; Bolognani, Silvia Adriana Prado; Pompéia, Sabine; Bueno, Orlando F. A; Miranda, Mônica Carolina.
Título: Versões Alternativas do Subteste Memória Lógica da WMS-R: análise de desempenho de uma amostra saudável da cidade de São Paulo / Alternative Versions of the Logical Memory Subtest of the WMS-R: performance analyses of a healthy sample from the city of São Paulo
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):444-453, Jul-Sep/2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O teste Memória Lógica da Wechsler Memory Scale - Revised (WMS-R) é amplamente utilizado na prática clínica como instrumento de avaliação da memória verbal. O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas iniciais de versões alternativas das histórias traduzidas e livremente adaptadas da WMS-R empregadas no Brasil: três histórias equiparáveis à história Ana Soares e três à de Roberto Mota. A amostra foi constituída de 655 universitários, com idades entre 18 e 35 anos. Foi solicitada a recordação livre imediata e tardia (após 30 min) de cada história, original e alternativas. A análise de equivalência entre a recordação imediata e tardia das histórias alternativas e originais mostrou que cinco histórias foram memorizadas de forma equiparável às histórias originais se aplicadas individualmente. A recordação de três pares dessas histórias alternativas também foi equivalente à recordação do par original. Uma análise utilizando a Teoria de Resposta ao Item apontou os itens com melhor índice discriminativo. Assim, propõe-se histórias alternativas às do WMS-R que poderão ser usadas em estudos de normatização.

The Logical Memory test of the Wechsler Memory Scale - Revised (WMS-R) is widely used in clinical practice as a tool for verbal memory assessment. The aim of this study was to examine the initial psychometric properties of alternative versions of the stories translated and freely adapted from WMS -R used in Brazil: three stories comparable to Ana Soares' and three to Roberto Mota's stories. The sample consisted of 655 adults aged between 18 and 35 years. Immediate and delayed free recall of each original and alternative story was requested. The analysis of equivalence between the recall of alternative and original stories showed that five stories proved equivalent to the original stories, if applied individually. Recall of three pairs of these alternative stories was also equivalent to that of the original pair. An analysis using Item Response Theory (IRT) showed the items with best discriminative index. Therefore, the alternative stories proposed here can be used in normalization studies.
Descritores: Traduções
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Memória Episódica
Escala de Memória de Wechsler
-Psicometria
Estudantes
Brasil
Educação Superior
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME



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