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Cordeiro, Ricardo
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Id: lil-176474
Autor: Cordeiro, Ricardo; Lima Filho, Euclydes C; Salgado, Paulo E. T; Santos, Cleide Oliveira; Constantino, Léa; Malatesta, Maria Luiza Leäo Salerno.
Título: Distúrbios neurológicos em trabalhadores com baixos níveis de chumbo no sangue. II- Disfunçöes neurocomportamentais / Neurological disturbances in workers with low levels of lead in the blood. II- Neuropsychological disorders
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;30(4):358-63, ago. 1996. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo observacional, transversal, com populaçäo de estudo aleatorizada, cujo objetivo foi contribuir para a avaliaçäo da validade dos limites de tolerância biológica (LTB) estabelecidos no Brasil para a plumbemia (Pb-S) e a excreçäo urinária do ácido delta-aminolevulínico (ALA-U). Para tanto, foi aplicada uma variaçäo do WHO Neurobehavioral Core Test Battery a um grupo de trabalhadores expostos ao chumbo, cujos valores de Pb-S e ALA-U encontravam-se no momento - bem como nos 2 anos precedentes - abaixo dos LTB brasileiros. Os resultados foram comparados aos obtidos por intermédio da aplicaçäo da mesma bateria de testes, em um grupo-controle näo exposto ao chumbo. No grupo exposto foram encontrados sinais de comprometimento da memória, humor e coordenaçäo motora fina - que diferiam significativamente dos resultados obtidos no grupo-controle (p=0,02). Os resultados apontam contra a validaçäo dos LTB estabelecidos no Brasil para a Pb-S e a ALA-U
Descritores: Intoxicação por Chumbo/prevenção & controle
Limites Permissíveis
Manifestações Neurológicas
-CHONDROITINABDOMEN
Transtornos do Humor/diagnóstico
Chumbo/sangue
Transtornos dos Movimentos/diagnóstico
Ácido Aminolevulínico/urina
Exposição Ocupacional/normas
Testes Neuropsicológicos
Transtornos da Memória/diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Andrade, T. M
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Id: lil-197140
Autor: Fisberg, M; Pedromônico, M. R; Braga, J. A. P; Ferreira, A. M. A; Pini, C; Campos, S. C. C; Lemes, S. O; Silva, S; Silva, R. S; Andrade, T. M.
Título: Comparaçäo do desempenho de pré-escolares, mediante teste de desenvolvimento de Denver, antes e após intervençäo nutricional / Comparison of preschool children's performance through Denver develomental test, before and after nutritional supplement
Fonte: Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);43(2):99-104, abr.-jun. 1997. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A analise de performance psicomotora dde crianças institucionalizadas é de fundamental importância no planejamento de atividades educativas. Estudos anteriores têm mostrado prejuízos desta funçao em crianças de creches. Objetivo. Comparar o desempenho no teste de triagem de Denver em crianças de 2 a 6 anos de idade, de creches conveniadas com a Prefeitura de Sao Paulo, antes e após seis meses de intervençao nutricional com suplemento alimentar enriquecido com ferro. Método. Foram analisadas 130 crianças de 2 a 6 anos de idade, em três creches municipais de Sao Paulo, aplicando-se o teste de Denver, por psicólogas treinadas, comparando-se os resultados de acordo com o sexo, faixa etaria e estado nutricional, antes e após período de suplementaçao alimentar. Resultados. A maior parte das crianças teve desempenho normal, tanto na primeira aplicaçao (70,80 por cento), como na segunda (80,80 por cento), sem modificaçao do estado nutricional. Na comparaçao dos resultados, 76,92 por cento nao modificaram o desempenho e 18,46 por cento melhoraram significativamente. Em relaçao ao sexo, nao foram encontradas diferenças significantes, enquanto que, para a faixa etaria, houve melhora significante entre as crianças de 4 a 6 anos. Conclusoes. Além do aspecto nutricional, fatores como prontidao para aprendizagem, organizaçao familiar e orientaçao psicopedagógica das creches devem estar favorecendo o desenvolvimento, mesmo considerando-se o baixo nível socioeconomico da populaçao estudada.
Descritores: Creches
Desenvolvimento Infantil
Deficiências do Desenvolvimento/diagnóstico
Nutrição da Criança
Testes Neuropsicológicos
-BHUTANABDOMINAL NEOPLASMS
Alimentos Fortificados
Deficiências do Desenvolvimento/dietoterapia
Inquéritos Nutricionais
Estatísticas não Paramétricas
Ferro na Dieta/uso terapêutico
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Câmara, Vilma Duarte
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Id: lil-706429
Autor: Louredo, Drielle dos Santos; Sá, Selma Petra Chaves; Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal; Câmara, Vilma Duarte; Louzada, Ana Beatriz Dornellas; Rodrigues, Isabela Baptista.
Título: A relação entre os diagnósticos de enfermagem e testes de cognição realizados em idosos com doença de Alzheimer / La relación entre los diagnósticos de enfermería y pruebas de cognición realizados en ancianos con enfermedad de Alzheimer / The relationship between the nursing diagnosis and cognition tests performed on elderlies with Alzheimer's disease
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);6(1):271-281, jan.-mar. 2014. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objectives: to raise the diagnosis of elderly nursing in nursing consultation and relate those diagnostics with the results of neurological test. Method: a documental research with 8 elderly of age or older than 60 years old of the program participants of health care of elderly and diagnosed with Alzheimer's disease. There were used forms of consultations of nursing, and neurological and cognition tests between may to october 2011; they were statistically treated and with cep no. 0239.0.258.000-11. Results: the nursing diagnosis was the chronic confusion with test results for evaluation of immediate memory, incidental and late. Risk of falls was related to the watch test. Poor knowledge was related to recognition of figures and evaluation of learning. Standard prejudiced sleep, risk of solitude and chronic sadness helped to diagnose depression. Conclusion: this work allowed establishing relationship between nursing diagnosis with neurology for planning of nursing care.

Objetivos: levantar os diagnósticos de enfermagem dos idosos na consulta de enfermagem e relacionar tais diagnósticos com resultados dos testes neurológicos. Método: pesquisa documental com 8 idosos com idade igual ou maior a 60 anos, participantes do programa de atenção à saúde do idoso e com diagnóstico de doença de Alzheimer. Utilizados formulários das consultas de enfermagem, neurológico e os testes de cognição entre maio à outubro de 2011 tratados estatisticamente com cep nº 0239.0.258.000-11. Resultados: os diagnósticos de enfermagem foram confusão crônica com resultados dos testes para avaliação da memória imediata, incidental e tardia. O risco de quedas foi relacionado com o teste do relógio. Conhecimento deficiente foi relacionado com reconhecimento das figuras e avaliação da aprendizagem. Padrão de sono prejudicado, o risco de solidão e tristeza crônica auxiliou no diagnóstico de depressão. Conclusão: este trabalho permitiu estabelecer relação entre diagnóstico de enfermagem com a neurologia para planejamento dos cuidados de enfermagem.

Objetivos: elevar el diagnóstico de enfermería de la tercera edad en la consulta de enfermería y relacionar tales diagnósticos con los resultados de los testes neurológicos. Método: investigación documental con 8 ancianos con edad igual o mayores a 60 años, participantes del programa de salud del anciano y diagnóstico de la enfermedad de Alzheimer. Los formularios utilizados de las consultas de enfermería, neurológico y pruebas de cognición entre mayo a octubre 2011 tratados estadísticamente con cep no. 0239.0.258.000-11. Resultados: los diagnósticos de enfermería fueron la confusión cronica con los resultados para la evaluación de la memoria inmediata, incidental y tardía. El riesgo de caídas fue relacionado con pruebe del reloj. Conocimiento pobre se relaciona el reconocimiento de figuras y evaluación del aprendizaje. El patrón de sueño degradado, el riesgo de la soledad y la tristeza crónica ha asistido en el diagnóstico de depresión. Conclusión: este trabajo permitió establecer la relación entre el diagnóstico enfermería con la neurología para planificación de los cuidados de enfermería.
Descritores: Acidentes por Quedas/prevenção & controle
Cuidados de Enfermagem
Demência/enfermagem
Doença de Alzheimer/enfermagem
Testes Neuropsicológicos
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Sousa, Regina Marcia Cardoso de
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Id: lil-457039
Autor: Silva, Silvia Cristina Fürbringer e; Sousa, Regina Márcia Cardoso de.
Título: "Galveston Orientation and Amnesia Test": tradução e validação
Fonte: Acta paul. enferm;20(1):24-29, 2007. tab.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Traduzir e validar o Galveston Orientation and Amnesia Test para uso em nosso meio. MÉTODOS: Esse teste foi traduzido para o português e retro-traduzido para o inglês por diferentes especialistas na língua e por fim, feita a avaliação da equivalência entre o instrumento original e a versão retro-traduzida. Sua aplicação em 73 vítimas de trauma crânio-encefálico contuso e a indicação da gravidade dessa lesão, estabelecida pela Escala de Coma de Glasgow, permitiram verificar as propriedades de medida do instrumento. RESULTADOS: A confiabilidade verificada pelo Alfa de Cronbach resultou em 0,76. Houve indicação de validade convergente e discriminante do instrumento quando os resultados de aplicação do Galveston Orientation and Amnésia Test foram analisados perante a gravidade do trauma crânio-encefálico. CONCLUSÃO: Os resultados observados dão suporte para a aplicação do Galveston Orientation and Amnesia Test em nosso meio como indicador do término da amnésia pós-traumática.

OBJECTIVE: To translate the Galveston Orientation and Amnesia Test into Portuguese and to validate this Portuguese version among Brazilians who had traumatic head injury. METHODS: The Galveston Orientation and Amnesia Test was translated into Portuguese and back-translated to English by independent translators, and equivalence between the two versions of the test was examined. A sample of 73 Brazilians adults with closed head injury was used to establish the psychometric properties of the Portuguese version of the test. RESULTS: The estimate of reliability of the Portuguese version of the test was á = 0.76. The convergent and discriminative validity of the test was determined through comparison between an individual's scores on the Portuguese version of the test and the Glasgow Coma Scale. CONCLUSION: The study's findings suggest that the Portuguese version of the Galveston Orientation and Amnesia Test might be used to measure Post Traumatic Amnesia among Brazilians with closed head injury.

OBJETIVO: Traducir y validar el Galveston Orientation and Amnesia Test para su uso en nuestro medio. MÉTODOS: El test fue traducido al portugués retrotraducido al inglés por diferentes especialistas en la lengua y por fin, realizada la evaluación de la equivalencia entre el instrumento original y la versión retrotraducida. Su aplicación en 73 víctimas de traumatismo encéfalo craneano con constusión y la indicación de la gravedad de esa lesión, establecida por la Escala de Coma de Glasgow, permitieron verificar las propiedades de medida del instrumento. RESULTADOS: La confiabilidad verificada por el Alfa de Cronbach fue de 0,76. Hubo indicación de validez convergente y discriminante del instrumento cuando los resultados de aplicación del Galveston Orientation and Amnésia Test fueron analizados frente a la gravedad del traumatismo encéfalo craneano. CONCLUSION: Los resultados observados dan soporte para la aplicación del Galveston Orientation and Amnesia Test en nuestro medio como indicador del término de la amnesia post-traumática.
Descritores: Traumatismos Craniocerebrais
Amnésia
Avaliação da Deficiência
Testes Neuropsicológicos
-Escala de Coma de Glasgow
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102065
Autor: Hurtado-Oliva, Javier.
Título: Evaluación neuropsicológica de la memoria semántica en demencia presenil y declive cognitivo atípico: ¿estamos preparados? / Neuropsychological assessment of semantic memory in presenile dementia and atypical cognitive decline: ¿are we prepared?
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);14(1):43-47, ago. 2019.
Idioma: es.
Resumo: El envejecimiento de la población es un fenómeno demográfico de preocupación mundial. Junto al aumento de la población mayor, aumenta también el número de enfermedades neurodegenerativas. La enfermedad de Alzheimer y la demencia frontotemporal, son las principales causas del envejecimiento cognitivo patológico, diferenciando dentro de su progresión al Deterioro Cognitivo Leve (DCL) y la demencia. La memoria semántica permite el procesamiento, almacenamiento y representación de información que subyace la comprensión y uso del significado de todo lo que nos rodea, permitiendo la autonomía en el desempeño de actividades de la vida diaria, por lo tanto, su compromiso conlleva a un estado de demencia. Uno de los principales objetivos de estudio clínico y de impacto en salud pública es la detección precoz de la demencia, dirigido hacia un tratamiento farmacológico, no-farmacológico y manejo psicosocial oportuno. Actualmente, los casos de demencias preseniles y las presentaciones iniciales con perfiles atípicos han aumentado, siendo la memoria semántica una de estas manifestaciones. En Chile existen efectivas herramientas para la detección de un envejecimiento cognitivo patológico, sin embargo, no se cuenta con herramientas evaluativas para un diagnóstico efectivo en casos atípicos.

Population ageing is a demographic phenomenon of global concern. As the elderly population increases, so does the number of neurodegenerative diseases. Alzheimer's disease and frontotemporal dementia are the main causes of pathological cognitive aging, differentiating between Mild Cognitive Impairment (MCI) and dementia. Semantic memory allows the processing, storage and representation of information that underlies the understanding and use of the meaning of everything that surrounds us, allowing autonomy in the performance of activities of daily life, therefore, it's commitment leads to a state of dementia. One of the main objectives of clinical studies and public health impact is the early detection of dementia, aimed at a pharmacological treatment, non-pharmacological, and timely psychosocial management. Currently, cases of presenile dementias and initial presentations with atypical profiles have increased, with semantic memory being one of these manifestations. In Chile, there are effective tools for detection of a pathological cognitive aging, however, there are no evaluative tools for an effective diagnosis in atypical cases.
Descritores: Semântica
Envelhecimento/fisiologia
Doença de Alzheimer/fisiopatologia
Memória/fisiologia
-Cognição
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1100157
Autor: Guevara, Exequiel; Merino-Soto, César.
Título: Relación entre la fluidez verbal escrita y el rendimiento académico escolar / Relationship between written verbal fluency and school academic performance
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);13(2):30-34, dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Las tareas de fluidez verbal son procedimientos que se realizan con regularidad en la evaluación neuropsicológica, las cuales para llevarse a cabo requieren del reclutamiento de una serie procesos cognitivos, entre los que destacan las funciones ejecutivas y las habilidades lingüísticas. Se realizó un estudio piloto empírico con metodología cuantitativa experimental, en donde se evaluaron con tareas de fluidez verbal escrita a dos grupos de estudiantes, de alto y bajo rendimiento académico, que asistieron a 4° año de primaria. Se concluye que la fluidez verbal escrita, tanto si se aplica sólo la tarea semántica o en conjunto con la fonológica, sería útil para diferenciar entre aquellos estudiantes con alto o bajo rendimiento académico que asistan a 4° año de primaria. Se espera que los resultados encontrados en el presente estudio, además se ser útiles para aquellos profesionales que se dedican al área tanto clínica como educativa, sirvan de aliciente para seguir indagando en esta temática.

The tasks of verbal fluency are procedures that are performed regularly in the neuropsychological evaluation, which to be carried out require the recruitment of a series of cognitive processes, among which executive functions and language skills stand out. Was performed an empirical pilot study with experimental quantitative methodology, evaluating with tasks of verbal fluency written to two groups of students, high and low academic performance, belonging to 4th year of primary school. It is concluded that written verbal fluency, whether applied only the semantic task or in conjunction with the phonological, would be useful to differentiate between those students with high or low academic performance belonging to 4th grade. It is expected that the results found, besides being useful for professionals working in the clinical and educational area, serve as an incentive to continue investigating this issue.
Descritores: Redação
Desempenho Acadêmico
Testes Neuropsicológicos
-Função Executiva
Idioma
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1100222
Autor: Ramírez-Benítez, Yaser; Steinberg, Laura B; Bermúdez-Monteagudo, Bárbara.
Título: Pre-académica: Batería Neurocognitiva Preescolar / Pre-academic: Neurocognitive Preschool Battery
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);13(2):15-21, dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción. Pre-Académica está conformada por 8 tareas cognitivas para evaluar la atención, las capacidades numéricas básicas, la memoria de trabajo, el pensamiento y el lenguaje oral en la infancia preescolar. Método. Participaron 375 niños entre 4 y 6 años en la provincia de Cienfuegos, Cuba. Se realizaron varios análisis estadísticos para obtener la validez (asociación con otra variable, estructura interna y contenido) y la confiabilidad (método test - retest). Resultados. La validez de asociación indicó adecuadas correlaciones entre Pre-Académica y Luria Inicial (.42** y .67**). Igualmente, mostró valores de coincidencia entre 73% y 76%. El análisis de factores agrupó 3 factores: Magnitudes (24,26%), Pensamiento (22,46%) y Lenguaje (19,16%), indicando una apropiada estructura interna (65,89% de la varianza). El análisis de validez de contenido recomendó modificar un grupo de ítems con mala discriminación (28% de los ítems). En igual sentido, sugirió diseñar un grupo de ítems para mejorar la validez de contenido en las tareas con mala discriminación: Vocabulario, Rimas y Matrices. El método test ­ retest mostró indicadores apropiados de confiabilidad (valores entre .82 y .94). Conclusiones. En su fase de prueba, la Pre-Académica mostró puntos positivos y negativos. Positivos. (1) El 72% de los ítems mostraron buena discriminación y (2) Logró agrupar 6 tareas en dos factores explicativos (Lenguaje y Magnitudes). Negativos. (1) El 28% de los ítems tienen mala discriminación y (2) Se diseñaron pocos ítems para reorganizar la prueba después de este análisis. Se recomienda diseñar un grupo de ítems para mejorar la validez de la Pre-Académica.

Introduction. Pre-Academic consists of 8 cognitive tasks to assess attention, basic numerical abilities, working memory, thinking and oral language in preschool childhood. Method. 375 children between 4 and 6 years old participated in the province of Cienfuegos, Cuba. Several statistical analyzes were carried out to obtain validity (association with another variable, internal structure and content) and reliability (test - retest method). Results. The association validity indicated appropriate correlations between Pre-Academic and Luria Initial (.42** and .67**). Similarly, it showed coincidence values between 73% and 76%. The analysis of factors contained 3 factors: Magnitudes (24,26%), Thought (22,46%) and Language (19,16%), indicating an appropriate structure interns (65,89% of the variance). The analysis of content validity recommended to modify a group of articles with bad discrimination (28% of the items). Similarly, suggested to design a group of items to increase the content validity in the tasks with bad discrimination: Vocabulary, Rhymes and Matric. The test - retest method showed appropriate indicators of reliability (values between .82 and .94). Conclusions. In first phase test, Pre-Academic showed positive and negative points. Positive. (1) 72% of the items showed good discrimination, (2) 6 tasks were grouped into two explanatory factors (Language and Magnitudes). Negative. (1) 28% of the items have bad discrimination; (2) insufficient items were designed to reorganize the test after this analysis. It is recommended to design a group of items to increase the validity of the Pre-Academic.
Descritores: Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Cognição/fisiologia
Testes Neuropsicológicos
-Atenção
Reprodutibilidade dos Testes
Idioma
Memória
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1100227
Autor: Dorador-González, María-de-Lourdes; Orozco-Calderón, Gabriela.
Título: Trastorno neurocognitivo leve en el climaterio con Evaluación Cognitiva Montreal / Mild neurocognitive disorder in the climacteric with Montreal Cognitive Assessment
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);13(2):9-14, dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Las mujeres en climaterio o transición menopáusica frecuentemente reportan quejas de memoria. El Estudio Esmeralda busca relacionar los Síntomas del Climaterio (SC) femenino en sus diferentes etapas: premenopausia (etapa -2, temprana de la transición menopáusica), perimenopausia (etapas -1 y +1ª, tardía de la transición menopáusica y temprana de postmenopausia) y postmenopausia (etapas +1b, +1c y +2, temprana de postmenopausia con tardía de postmenopausia), con posible deterioro del funcionamiento intelectual, que pudiera llevar a sospechar de Trastorno Neurocognitivo leve (TNCl). La muestra final quedó conformada por 100 mujeres con alto nivel de escolaridad entre 40 y 60 años de edad. Se realizó un estudio no experimental transversal con muestreo no probabilístico, utilizando la Evaluación Cognitiva Montreal (MoCA). Se obtuvieron resultados normativos en 43.27% de la muestra y Deterioro Cognitivo Leve (DCL) en 56.73%, encontrando diferencia de medias significativas al nivel 0.05 en las tres etapas de climaterio, resultando la mayor incidencia en perimenopausia, etapa de mayor disminución de estrógenos. Se concluye que cambios en la función intelectual, pueden estar asociados a variación hormonal. Se puede determinar TNCl en forma temprana, en busca de una atención primaria y puesta en marcha de reactivación de funciones intelectuales.

Women in the climacteric stage or menopausal transition, frequently report complaint in memory. Emerald Study search relate feminine climacteric syndrome in their different steps: premenopause (stage -2 early menopausal transition), perimenopause (stages -1 and +1a late menopausal transition and early postmenopause) and postmenopause (stages +1b, +1 c and +2 early postmenopause with late postmenopause), with a possible mild cognitive impairment, that carry on suspect of Mild Neurocognitve Disorder (mNCD). The final sample were 100 women with high schooling level between 40 and 60 years old. A nonexperimental, non-probability cross-sectional study was conducted through the Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Normative results were obtained in 43.27% and mNCD in 56.73%, finding difference of significant means at the 0.05 level in the three stages of climacteric, resulting in the highest incidence in perimenopause, stage of greatest decrease in estrogen. It is concluded that changes in intellectual function may be associated with hormonal variation. mNCD can be determined early, in search of primary care and start-up of reactivation of intellectual functions.
Descritores: Climatério
Disfunção Cognitiva/diagnóstico
Testes Neuropsicológicos
-Menopausa
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-779883
Autor: Cunha, Roxana Desterro e Silva da; Lamy Filho, Fernando; Rafael, Eremita Val; Lamy, Zeni Carvalho; Queiroz, André Luiz Guimarães de.
Título: Breast milk supplementation and preterm infant development after hospital discharge: a randomized clinical trial / Suplementação do leite materno e desenvolvimento de lactentes pré-termo após alta hospitalar: ensaio clínico randomizado
Fonte: J. pediatr. (Rio J.);92(2):136-142, Mar.-Apr. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão.
Resumo: Abstract Objectives: To assess the effect of maternal breast milk supplementation on the development of exclusively breast-fed very low birth weight preterm infants at 12 months of corrected age. Methods: A randomized clinical trial with 53 infants followed-up after discharge from the neonatal unit until a corrected gestational age of 12 months. Newborns in the intervention group were breastfed exclusively with maternal milk and received 2 g of a multinutrient supplement (Pré-Nan®, Nestlé, Vevey, Switzerland) added to expressed breast milk twice a day until a corrected age of 4–6 months. The control group was exclusively breastfed without supplementation. After monthly follow-up, developmental assessment was performed using the Bayley III Scale. Results: There was no statistically significant difference on the Bayley III Scale between the intervention and control groups in any of the assessed domains: motor, cognitive, and communication. However, scores in the three domains were always higher in the group that received the supplement. There were a similar number of cases of developmental delay in both groups: seven (28%) in the group that received the supplement and nine (33.3%) in the group that was exclusively breastfed. Conclusions: The results failed to show an association between post-discharge multinutrient supplementation and development in the assessed infants.

Resumo Objetivos: Avaliar o efeito da suplementação do aleitamento materno exclusivo com aditivo multicomponente no desenvolvimento de lactentes nascidos pré-termo de muito baixo peso aos 12 meses de idade gestacional corrigida. Método: Ensaio clínico randomizado com 53 lactentes, acompanhados da alta hospitalar na Unidade Neonatal até o 12° mês de idade gestacional corrigida. Aqueles alocados no grupo intervenção permaneciam em aleitamento materno exclusivo e recebiam dois gramas de suplemento multicomponente em pó (Pré-Nan®, Nestlé, Vevey, Suíça), adicionados ao leite ordenhado duas vezes ao dia, por quatro a seis meses de idade gestacional corrigida. O grupo controle permanecia em aleitamento materno exclusivo sem suplementação. Após acompanhamento mensal, foi feita avaliação do desenvolvimento por meio da Escala de Bayley III. Resultados: Na comparação do desenvolvimento pela Escala de Bayley III entre os grupos intervenção e controle, não houve diferença estatística significativa nos domínios estudados: motor, cognitivo e linguagem. Porém, os valores dos escores foram sempre maiores no grupo intervenção do que no grupo controle nos três domínios. O atraso de desenvolvimento se distribuiu de forma similar nos grupos: sete casos (28%) no grupo intervenção e nove (33,3%) no grupo controle. Conclusões: Os resultados não mostraram associação entre suplementação multicomponente pós-alta e desenvolvimento dos lactentes analisados pela Escala de Bayley III.
Descritores: Aleitamento Materno
Recém-Nascido Prematuro/fisiologia
Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Recém-Nascido de muito Baixo Peso/fisiologia
Suplementos Nutricionais
Fórmulas Infantis
-Alta do Paciente
Recém-Nascido Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Estudos de Casos e Controles
Recém-Nascido de muito Baixo Peso/crescimento & desenvolvimento
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Estudo Comparativo
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1047184
Autor: Alurralde, Micaela Belén.
Título: Asociación entre dolor crónico, deterioro cognitivo y demencia en una cohorte longitudinal de adultos mayores / Association Between Persistent Pain and Memory Decline and Dementia in a Longitudinal Cohort of Elders
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(3):e001080., nov. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Envelhecimento/fisiologia
Cognição/fisiologia
Demência/diagnóstico
Dor Crônica/diagnóstico
Transtornos da Memória/diagnóstico
-Fatores Socioeconômicos
Estados Unidos/epidemiologia
Medição da Dor
Atividades Cotidianas
Envelhecimento/psicologia
Estatística como Assunto
Estudos Longitudinais
Competência Mental
Demência/fisiopatologia
Demência/epidemiologia
Dor Crônica/psicologia
Dor Crônica/epidemiologia
Transtornos da Memória/fisiopatologia
Transtornos da Memória/epidemiologia
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central



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