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Id: biblio-975313
Autor: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares; Janczura, Gerson Américo; Belleville, Sylvie.
Título: Cognitive interventions to improve memory in healthy older adults: the use of Canadian (MEMO) and Brazilian (Stimullus) approaches / Intervenções cognitivas no aprimoramento da memória em idosos saudáveis: o uso de metodologias canadense (MEMO) e brasileira (Stimullus) / Intervenciones cognitivas para mejorar la memoria en ancianos saludables: el uso de metodologías canadiense (MEMO) y brasileña (Stimullus)
Fonte: Estud. psicol. (Natal);23(1):2-13, jan.-mar. 2018. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: This study aimed to investigate the effects of a memory training (MEMO) and a memory stimulation (Stimullus) procedure in older adults with normal cognitive aging. The study was conducted with 44 participants of both sexes, healthy and over 60 years old, using a randomized control trial design with two groups receiving cognitive interventions and one control group with no intervention, with pre and post-intervention assessments. Results indicated that MEMO interventions produce more cognitive gains than the Stimullus intervention procedure. Visual memory and Face-Name Association tests presented significant differences between groups, but Free Recall and Image Recognition tests were insensitive to the interventions.

Este estudo investigou os efeitos de um treino de memória (MEMO) e de uma estimulação da memória (Stimullus) em idosos com envelhecimento cognitivo normal. O estudo foi realizado com 44 participantes de ambos os sexos, saudáveis e com mais de 60 anos de idade. Aplicou-se um delineamento controlado randomizado com dois grupos que receberam intervenções cognitivas e um grupo controle sem intervenção, com avaliações pré e pós-intervenção. Os resultados demonstraram que a intervenção do tipo MEMO produziu mais ganhos cognitivos do que Stimullus. O teste de memória visual e o teste de associação nome-rosto apresentaram diferenças significativas entre os grupos, mas os testes de recuperação livre de palavras e reconhecimento de imagens não foram sensíveis às intervenções.

Este estudio investigó los efectos de un entrenamiento de la memoria (MEMO) y una estimulación de la memoria (Stimullus) en pacientes de edad avanzada con el envejecimiento cognitivo normal. El estudio se realizó con 44 participantes de ambos sexos, saludables y con más de 60 años. Se aplicó un diseño aleatorizado controlado con dos grupos que recibieron las intervenciones cognitivas y un grupo de control sin intervención, con las evaluaciones previas y posteriores a la intervención. Los resultados mostraron que la intervención del tipo MEMO produjo más beneficios cognitivas que Stimullus. La prueba de memoria y asociación rostro-nombre visual mostró diferencias significativas entre los grupos, pero las pruebas de recuperación de palabras e reconocimiento de imágenes no fueron sensibles a las intervenciones.
Descritores: Idoso/psicologia
Envelhecimento/psicologia
Cognição
Testes de Memória e Aprendizagem
Memória
-Testes Psicológicos
Brasil
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: lil-485443
Autor: Portuguez, Mirna Wetters; Costa, Irigoyen da; Marroni, Sabine Possa.
Título: Novas perspectivas na avaliação neuropsicológica em pacientes com epilepsia refratária / News perspectives in epilepsy cirurgy neuropsychological evaluation
Fonte: J. epilepsy clin. neurophysiol;11(4,supl.1):26-30, dez. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Passados mais de 50 anos, desde que Brenda Milner começou a avaliar pacientes com epilepsia refratária, os testes utilizados nos centros de cirurgia de epilepsia são praticamente os mesmos. Pouco progresso ocorreu em relação ao surgimento de novas técnicas e métodos mais sensíveis e específicos para este fim. Parece que alcançamos o máximo com as técnicas padrões que possuímos o que nos leva a concluir, que sem a inclusão de novas metodologias, a possibilidade de diagnósticos mais específicos e fidedignos, não será mais possível. Novos paradigmas precisam ser desenvolvidos, assim como técnicas que permitam o mapeamento de funções cognitivas, como a Ressonância Magnética funcional. Neste artigo, discutimos a investigação neuropsicológica de pacientes com epilepsia refratária e questionamos alguns aspectos da avaliação da linguagem e memória, bem como sua utilidade para predizer a extensão dos déficits de memória que poderão ocorrer após a cirurgia. Além disso, fazemos referência as novas perspectivas de investigação neste contexto.

More than fifth years have passed since Brenda Milner has started the epilepsy surgery neuropsychological evaluation and tests in use nowadays are mostly the same, i.e., there was little if any progress in terms of the development of new and more sensitive or specific methods. We may have reached the maximum of diagnostic differentiation with standard neuropsychological tests, and without inclusion of experimental test condition, more elaborate diagnostics will not be possible. We have examined several issues relevant to the utility of the current evaluation and also, some alternatives to help making surgery more safe in relation to the cognitive functions. We discuss also, the development of new paradigms to activate cortical functions, like functional Magnetic Resonance. In this article, we discuss neuropsychological investigation of patients epilepsy surgery and whether the approach of memory and language evaluation used is useful in predicting the extent of memory deficits following epilepsy surgery. Moreover, we make reference the new perspectives of investigation in this context.
Descritores: Imagem por Ressonância Magnética/instrumentação
Testes com Listas de Dissílabos/instrumentação
Epilepsia Resistente a Medicamentos/patologia
Testes de Memória e Aprendizagem
Testes de Linguagem
Testes Neuropsicológicos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-984331
Autor: Brandt, Michelle; Carvalho, Raquel Luiza Santos de; Belfort, Tatiana; Dourado, Marcia Cristina Nascimento.
Título: Metamemory monitoring in Alzheimer's disease: a systematic review / Monitoramento da metamemória na doença de Alzheimer: uma revisão sistemática
Fonte: Dement. neuropsychol;12(4):337-352, Oct.-Dec. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo: ABSTRACT Metamemory is the awareness of one's own knowledge and control of memory, and refers to the online ability to gather information about the current state of the memory system. Objective: Metamemory is one's own knowledge and control of memory. A systematic review was performed to identify the types of tasks used for evaluating metamemory monitoring, the stimuli used in these tasks, their limitations and the outcomes in people with Alzheimer's disease (PwAD). Methods: This systematic review followed PRISMA methodology. A search of Pubmed, Scopus and Web of Science electronic databases was carried out in September, 2018, identifying experimental investigations of metamemory and dementia. Results: We included 21 studies. The most common tasks used were judgement of learning, feeling of knowing, judgement of confidence and global prediction. The rates of discrepancy between PwAD and caregivers still need further research. The Rey Auditory Verbal Learning Test was the most used list of words. PwAD are able to accurately rate their memory functioning and performance, when the evaluation is done soon afterwards. PwAD tend to overestimate their functioning and performance when the judgement involves forward-looking vision. Conclusion: In the context of metamemory impairment, clinicians and caregivers should seek interventions aiming to identify compensatory styles of functioning. This systematic review provides initial evidence for the use of metamemory measures as part of broader assessments evaluating Alzheimer's disease.

RESUMO Metamemoria é a consciência do próprio conhecimento e controle da memória, e refere-se à capacidade online de reunir informações sobre o estado atual do sistema de memória. Objetivo: Metamemória é a consciência sobre o próprio conhecimento e controle da memória. Nós conduzimos uma revisão sistemática para identificar os tipos de tarefa usadas para avaliar o monitoramento da metamemória, os estímulos usados nessas tarefas, suas limitações e resultados em pessoas com doenças de Alzheimer. Métodos: Esta revisão sistemática usou a metodologia PRISMA. Uma busca nas bases Pubmed, Scopus e Web of Science foi feita em Setembro de 2018. Foram identificados estudos experimentais em metamória e demência. Resultados: Foram incluídos 21 estudos que se enquadravam nos critérios de inclusão. As tarefas mais comuns foram "judgement of learning", "feeling of knowing", "judgement of confidence" and "global prediction". As discrepâncias, em termos de monitoramento de metamemória, ainda necessitam de pesquisas futuras. O Rey Auditory Verbal Learning Test foi a lista de palavras mais usada. Pessoas com doença de Alzheimer são capazes de avaliar de forma acurada o seu funcionamento da memória, quando a avaliação é feita em um momento posterior. Eles tendem a superestimar seu funcionamento quando o julgamento é feito em uma visão de futuro. Conclusão: No contexto do comprometimento da metamemória, é necessário que clínicos e cuidadores procurem intervenções com o objetivo de identificar estilos compensatórios de funcionamento. Assim, esta revisão sistemática fornece evidências iniciais sobre o uso de medidas de metamemória como parte de avaliações mais amplas na doença de Alzheimer.
Descritores: Metacognição
-Demência
Doença de Alzheimer/complicações
Testes de Memória e Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-989674
Autor: Zortea, Maxciel; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Memory monitoring and memory control in chronic stroke patients: dissociated processes / Monitoramento de memória e controle de memória em pacientes com avc crônico: processos dissociados
Fonte: Dement. neuropsychol;13(1):44-52, Jan.-Mar. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Research Support Foundation of Rio Grande do Sul.
Resumo: ABSTRACT: Memory problems are common in stroke patients, although little is known about how accurately chronic stroke patients can monitor and control memory processes. Objective: The performance of memory and metamemory in stroke patients and healthy controls were investigated, as well as dissociation between performances. Methods: 10 adults with right hemisphere lesion (mean [M] age=53.2 [SD=9.7]), 10 with left hemisphere lesion (M age=60.4 [SD=6.6]) and 20 healthy participants (M age=56.5 [SD=9.3] with no neurological disease, matched for sex, age and years of education participated in a multiple-case design study. Participants completed a metamemory experimental paradigm, as well as immediate and delayed word recall and recognition tasks. Results: Data indicated that 10 out of the 20 patients presented significantly lower scores compared to controls, two of which had global deficits (functional association). Functional dissociations between memory monitoring (judgments of learning, JOL), control (allocation of study time) and capacity (cued-recall task) among patients were found for eight cases, suggesting these processes are independent. Conclusion: These findings reveal stroke patients may have specific metamemory impairment and can contribute to the understanding of cognitive models of metamemory processing.

RESUMO: Problemas de memória são comuns em pacientes com AVC, embora pouco se saiba sobre a precisão com que pacientes com AVC podem monitorar e controlar processos de memória. Objetivo: O desempenho da memória e metamemória em pacientes com AVC e controles saudáveis ​​foram investigados, bem como a dissociação entre os desempenhos. Métodos: 10 adultos com lesão do hemisfério direito (média [M] idade=53,2 [DP=9,7]), 10 com lesão no hemisfério esquerdo (M=60,4 [DP=6,6]) e 20 participantes saudáveis ​​(M=56,5 [DP=9,3 sem doença neurológica, pareados por sexo, idade e anos de estudo, participaram de um projeto de múltiplos casos, completaram um paradigma experimental de metamemória, bem como palavras de recordação imediata e demorada. Resultados: Os dados indicam 10 dos 20 pacientes apresentados. Escores significativamente inferiores aos controles, dois deles com déficits globais (associação funcional), sendo encontradas dissociações funcionais entre monitoramento da memória (julgamentos de aprendizado, JOL), controle (alocação do tempo de estudo) e capacidade (tarefa de recordação) entre pacientes para oito casos, sugerindo que esses processos são independentes. Conclusão: Esses achados revelam que os pacientes com AVC podem ter comprometimento específico da metamemória, o que contribui para a compreensão dos modelos cognitivos do processamento de metamemória.
Descritores: Acidente Vascular Cerebral/complicações
-Disfunção Cognitiva
Metacognição
Testes de Memória e Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-989671
Autor: Lima, Gabriel; Teldeschi, Alina; Oliveira, Natália; Bernardes, Camila; Drummond, Cláudia; Assunção, Naima; Bortolini, Tiago; Mattos, Paulo.
Título: The Von Restorff effect in the Brazilian version of the Rey Auditory Verbal Learning Test in an elderly population / Efeito de Von Restorff na versão brasileira do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey em idosos
Fonte: Dement. neuropsychol;13(1):89-96, Jan.-Mar. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT. The Von Restorff (isolation) effect refers to a stimulus that is more likely to be remembered amongst other stimuli in memory tasks. It has been demonstrated with different age ranges and methodologies. Objective: To investigate: a) the presence of the isolation effect in elders tested with the new Brazilian Portuguese version of the Rey Auditory Verbal Learning Task (RAVLT) in which a word with potential emotional weight (mother) was introduced; b) whether isolation effects persist in memory disorders of different degrees of severity (Mild Cognitive Impairment [MCI]; Alzheimer's Dementia [AD]). Methods: The RAVLT was administered to 287 consecutive volunteers. Individuals underwent medical and neuropsychological evaluation and were further sub-grouped into normal controls (n=114), MCI (n=87) and AD (n=86) patients. One-way analysis of variance (ANOVA) and Chi-squared tests were performed. Post-hoc Tukey analysis was conducted to assess significance of group differences. Results: There were significant group effects on the learning curve. A W-shape - instead of the classical U-shape - was found for the serial position curve in all groups. Conclusion: The new Brazilian version of the RAVLT exhibited the Von Restorff effect, where this phenomenon was evident not only in older adults but also patients with MCI and AD, providing further psychometric measures for inter-group analyses.

RESUMO. Efeito de von Restorff (efeito de isolamento) refere-se ao estímulo que é mais facilmente lembrado em relação a outros em tarefas de memória. Tal efeito foi demonstrado em diferentes faixas etárias com diferentes metodologias. Objetivo: Investigar: a) presença do efeito de isolamento numa população idosa avaliada com a nova versão brasileira do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), em que uma palavra com potencial carga emocional ('mãe') foi introduzida; b) se o efeito de isolamento persiste em distúrbios de memória de diferentes gravidades (Comprometimento Cognitivo Leve [MCI]; Demência de Alzheimer [AD]). Métodos: RAVLT foi aplicado em 287 voluntários. Indivíduos participaram de avaliações médica e neuropsicológica e foram posteriormente agrupados em controles normais (n=114), MCI (n=87) e DA (n=86). Análises de variância e testes de Chi-quadrado foram realizados. Análises post-hoc foram conduzidas para avaliar diferenças de características entre os grupos. Resultados: Observaram-se efeitos significativos de grupo na curva de aprendizagem. Todos os grupos apresentaram curva de posição serial em formato W - invés do clássico formato em U. Conclusão: A nova versão brasileira do RAVLT evidenciou um efeito de von Restorff. Tal fenômeno foi visto não apenas em idosos, mas também em pacientes com MCI e AD, fornecendo medidas psicométricas adicionais para análises de diferenças intergrupais.
Descritores: Testes de Memória e Aprendizagem
-Disfunção Cognitiva
Memória
Testes Neuropsicológicos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-989679
Autor: Starling, Daniela Siqueira Veloso; Moreira, Bruna Fernanda Tolentino; Jaeger, Antônio.
Título: Retrieval practice as a learning strategy for individuals with Down syndrome: a preliminary study / A prática da recuperação enquanto uma estratégia de aprendizagem para indivíduos com síndrome de down: um estudo preliminar
Fonte: Dement. neuropsychol;13(1):104-110, Jan.-Mar. 2019. graf.
Idioma: en.
Projeto: Brazilian National Research Council; . São Paulo Research Foundation; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Resumo: ABSTRACT: Remembering recently studied materials (i.e., retrieval practice) is more beneficial for learning than restudying these materials. Objective: To investigate whether retrieval practice benefits learning for individuals with Down syndrome. Methods: Eighteen individuals with Down syndrome (mean age=21.61 years, SD=5.93) performed a task entailing a first read of an encyclopedic text covering a series of target words. After reading the text twice, participants recalled half of the target words (retrieval practice), and reread the other half (restudy). After 48 hours, participants answered a multiple-choice test including all target words. Subsequently, WASI's Vocabulary and Matrix reasoning subtests were administered to estimate intelligence. Results: The benefit of retrieval practice for learning was numerically greater than the benefit of restudy, although this advantage did not reach statistical significance. Inspection of individual data suggested that the benefit of retrieval practice was greater than the benefit of restudy for the majority of the participants, independently of the participants' vocabulary or reasoning abilities. Conclusion: Although more research is needed before retrieval practice can be recommended as a learning strategy for individuals with Down syndrome, the data suggest that retrieval practice can be a useful teaching tool for at least part of this population.

RESUMO: Lembrar materiais recentemente estudados (i.e., prática da recuperação) é melhor para a aprendizagem do que reestudar esses materiais. Objetivo: Investigar se a prática da recuperação beneficia a aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down. Métodos: Dezoito indivíduos com síndrome de Down (idade média=21,61, DP=5,93) leram um texto enciclopédico com várias palavras-alvo. Depois de o texto ser lido duas vezes, metade das palavras-alvo (prática de recuperação) foi relembrada, e metade foi relida (reestudo). Após 48 horas, os participantes responderam a um teste de múltipla escolha incluindo todas as palavras-alvo. A inteligência dos participantes foi avaliada pelos subtestes Raciocínio matricial e Vocabulário do WASI. Resultados: O benefício da prática de recuperação para o aprendizado foi melhor quando comparado ao reestudo, embora essa diferença não tenha alcançado significância estatística. A inspeção de dados individuais sugeriu que o benefício da prática de recuperação foi melhor que o benefício do reestudo para a maioria dos participantes, independentemente do vocabulário ou capacidade de raciocínio. Conclusão: Embora mais pesquisas sejam necessárias para recomendar o uso dessa estratégia de aprendizado para essa população, os dados sugerem que a prática de recuperação pode ser uma ferramenta de ensino útil, para pelo menos parte dessa população.
Descritores: Síndrome de Down
-Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual
Testes de Memória e Aprendizagem
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-979500
Autor: Moreno, Mayilín; Guidetti, Michèle.
Título: Do we Plan through Gestures? Evidence from Children, Adolescents and Adults in Solving of Tower of Hanoï Task / ¿Planeamos a través de los gestos? Evidencia en niños, adolescentes y adultos en la resolución de la tarea de la Torre de Hanoï
Fonte: Univ. psychol;17(2):101-113, abr.-jun. 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The aim of this research was to study the planning of the execution of the Tower of Hanoï task (TOH) through gesture and speech. The effects of age and task complexity on gestures-speech mismatches were analyzed in 144 participants (48 children from 8 to 10 years old, 48 adolescents from 12 to 14 years old, and 48 adults from 18 to 20 years old) during their early explanations of the solution to the problem of the TOH. Results suggested effects from task complexity but not from age. Gesture-speech mismatches could be a possible way to analyze early explanations of the tasks, and the level of difficulty could be considered as a developmental indicator. The question of the relationship between gestures and speech during the planning of complex problems is in fact at the center of a passionate debate on the close relationship between thought and language. It is also at the heart of research on multimodal communication and thinking, according to which human cognition is based on verbal and nonverbal aspects of communicative behavior.

Resumen El objetivo de esta investigación fue estudiar la planificación de la ejecución de la tarea de la Torre de Hanoi (TOH) a través de los gestos y la palabra. Se analizaron los efectos de la edad y la complejidad de la tarea en las discordancias gestos-palabras en 144 participantes (48 niños de 8 a 10 años, 48 ​​adolescentes de 12 a 14 años y 48 adultos de 18 a 20 años) durante sus explicaciones anticipadas a la resolución de TOH. Los resultados sugieren efectos de la complejidad de la tarea, pero no de la edad. Las discordancias gestos-palabras podrían constituirse en una manera posible de analizar explicaciones anticipadas a la resolución efectiva de las tareas, y el nivel de dificultad podría ser considerado como un indicador de desarrollo. La pregunta de la relación entre los gestos y las palabras durante la planificación de problemas complejos es, de hecho, el centro de un apasionado debate sobre la estrecha relación entre pensamiento y lenguaje. También está en el centro de la investigación sobre la comunicación y el pensamiento multimodales, según la cual la cognición humana se basa en los aspectos verbales y no verbales del comportamiento comunicativo.
Descritores: Testes de Memória e Aprendizagem
-Pensamento
Testes de Linguagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


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Id: biblio-916451
Autor: Zambarbieri, A.
Título: Epilepsia infanto-juvenil y comorbilidad neurocognitiva: Impacto de la atención, memoria y procesos ejecutivos del lenguaje / Childhood epilepsy and neurocognitive comorbidity: Impact on attention, memory, and executive language processing
Fonte: Med. infant;21(4):310-317, diciembre 2014. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del trabajo es profundizar en el conocimiento de procesos atencionales mnésicos y ejecutivos en pacientes con epilepsia. Comparados con un grupo control de similar edad y nivel educativo se encontraron diferencias significativas en atención, memoria, funciones ejecutivas y lenguaje. Entre epilepsias generalizadas y parciales no hubo diferencias. Los déficits encontrados impactan sobre el área académica. Es por tanto necesario implementar adecuaciones pedagógicas que modulen los contenidos académicos (AU)

The aim of this study was to enhance our knowledge on new attentional numerical and executive processes in patients with epilepsy. Compared to an age- and education-matched control group, significant differences in attention, memory, executive functions, and language development were observed. No differences were found between generalized and partial epilepsies. These deficits have an impact on academic performance. Therefore it is necessary to tailor educational therapy modulating the academic contents (AU)
Descritores: Transtornos Neurocognitivos/diagnóstico
Transtornos Neurocognitivos/etiologia
Epilepsia/complicações
Epilepsia/psicologia
Testes Neuropsicológicos
-Estudos de Casos e Controles
Estudos Transversais
Estudos Retrospectivos
Função Executiva
Estudo Observacional
Testes de Memória e Aprendizagem
Transtornos da Linguagem/diagnóstico
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-909271
Autor: Gismondi, M I.
Título: Evaluación psicopedagógica de pacientes hipoacúsicos pre-implante coclear / Pre-cochlear implant educational psychologist evaluation in children with hearing loss
Fonte: Med. infant;25(2):153-155, Junio 2018.
Idioma: es.
Descritores: Implante Coclear/psicologia
Perda Auditiva/psicologia
Aprendizagem
Testes de Memória e Aprendizagem
-Cognição
Entrevista
Pais
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-909158
Autor: Zambarbieri, A.
Título: Implicancia de la evaluación neurocognitiva en el implante coclear / Implication of the neurocognitive evaluation in the cochlear implant
Fonte: Med. infant;25(2):146-149, Junio 2018.
Idioma: es.
Descritores: Linguagem Infantil
Implantes Cocleares
Disfunção Cognitiva/diagnóstico
Testes de Memória e Aprendizagem
Testes Neuropsicológicos
-Atenção
Função Executiva
Memória
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación



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