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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1287594 LILACS-Express
Autor: Amaral, Anna Elisa Villemor; Zuanazzi, Ana Carolina; Miguel, Fabiano Koich; Gonçalves, André Pereira.
Título: Comparações entre meninos e meninas no Zulliger - sistema compreensivo / Comparisons between boys and girls in Zulliger - comprehensive system / Las comparaciones entre niños y niñas en Zulliger - sistema comprehensivo
Fonte: Psico USF;26(1):77-89, Jan. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se existe diferença no desempenho entre meninos e meninas no teste de Zulliger, pelo Sistema Compreensivo ZSC. A amostra constituiu-se de 623 crianças com idades entre 6 a 14 anos, provenientes da região Sudeste do Brasil, divididas em quatro faixas etárias, a saber, seis a sete anos, oito a nove, dez a onze e doze a quatorze anos. As médias foram comparadas por meio do teste t. Os resultados indicaram que algumas diferenças foram significativas, embora o número de variáveis tenha sido reduzido consideravelmente, quando comparado com a literatura. Os achados são discutidos junto a estudos com técnicas projetivas e outros de personalidade. Conclui-se que, embora muitas variáveis sejam corroboradas na literatura, são necessários mais estudos com amostras mais homogêneas, por exemplo, controlando nível cognitivo e variáveis sociodemográficas. (AU)

The objective of this study was to verify possible differences in performance between boys and girls in the Zulliger Comprehensive System (ZSC). The sample consisted of 623 children aged from 6 to 14, from the Southeast region of Brazil, divided into four age groups: six to seven years, eight to nine, ten to eleven, and twelve to fourteen years. The means were compared using the t-test. The results indicated that some differences remained significant even after the Bonferroni correction, although the number of variables was reduced considerably when compared to the literature. The findings are discussed together with studies with projective techniques as well as other personality techniques. It was concluded that, although many variables were corroborated in the literature, more studies with more homogenous samples are needed, including, for example, control for the cognitive level and sociodemographic variables. (AU)

El objetivo de este estudio fue verificar si existe diferencia en el rendimiento entre niños y niñas en la prueba de Zulliger, por el Sistema Comprensivo ZSC. Las medias se compararon usando el t test. La muestra estuvo conformada por 623 niños con edades entre 6 y 14 años, provenientes de la región Sudeste de Brasil, dichos niños fueron divididos en cuatro grupos de edad: de seis a siete, de ocho a nueve, de diez a once y de doce a catorce años. Los resultados indicaron que, incluso con la corrección de Bonferroni, algunas diferencias se mantuvieron significativas, aunque el número de variables se redujo considerablemente en comparación con la literatura. Los hallazgos son discutidos junto con estudios con técnicas proyectivas y otras técnicas de personalidad. Se concluye que, aunque muchas variables se corroboran en la literatura, son necesarios más estudios con muestras más homogéneas, por ejemplo, controlando el nivel cognitivo y las variables sociodemográficas. (AU)
Descritores: Personalidade
Testes de Personalidade
Técnicas Projetivas
-Reprodutibilidade dos Testes
Fatores Etários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1153197
Autor: Bannach, Eduarda Lehmann; Bianchi, Alessandra SantAnna.
Título: Teste Palográfico: desafios para formação em avaliação psicológica / Palographic test: challenges for training in psychological evaluation / Test Palográfico: retos para la formación en evaluación psicológica
Fonte: Aval. psicol;19(4):400-408, out.-dez. 2020. graf, tab.
Idioma: pt.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil.
Resumo: O Teste Palográfico é um teste de personalidade muito utilizado no Brasil. Objetivou-se na presente pesquisa realizar uma análise sobre o modo que a correção deste vem sendo realizada por psicólogos que trabalham cotidianamente com avaliação psicológica. Para tanto, foram aplicados questionários em 295 psicólogos. Estes tinham entre 26 e 66 anos (média = 40,34; DP = 9,91), 94,9% eram do sexo feminino. Os resultados indicam uma falta de padronização na correção do teste, o que gera a possibilidade de uma mesma pessoa receber diferentes pareceres, dependendo do critério utilizado. Além disso, três problemas foram encontrados: a rapidez na correção do teste; o não uso dos materiais necessários para corrigi-lo e o erro de significado atribuído aos indicadores. A partir dos erros de correção do teste e do pouco tempo utilizado nesse processo, discute-se a necessidade de que seja dada atenção à formação do psicólogo em avaliação psicológica. (AU)

The teste Palográfico (Palographic test) is a personality test used a lot in Brazil. The aim of this study was to perform an analysis on the way that correction of this test has been performed by psychologists that work daily with psychological evaluation. For this, questionnaires were applied to 295 licensed psychologists. These were aged between 26 and 66 years (M=40.34, SD=9.91); with 94.9% females. The results highlight the lack of standardization in the correction process of the test, which generates the possibility of the same person receiving different results depending on the criteria used. In addition, three problems were found: the time spent during the correction process; lack of application of proper methods to evaluate the tests and the incorrect interpretation of test items. From the errors in the correction of the test, we discuss the need to consider the psychologist's training regarding psychological assessment. (AU)

El Test Palográfico es un test de personalidad muy utilizado en Brasil. El objetivo de la presente investigación fue realizar un análisis sobre el modo en que la corrección de este test viene siendo efectuada por los psicólogos que trabajan diariamente con evaluación psicológica. Para ello, 295 psicólogos contestaron al cuestionario. Estos tenían entre 26 y 66 años (media = 40,34, DS = 9,91), siendo 94,9% mujeres. Los resultados indican una falta de estandarización en la corrección del test, lo que genera la posibilidad de que, dependiendo del criterio utilizado, una misma persona pueda recibir diferentes resultados. Además, se encontraron tres problemas: la rapidez en la corrección del test; los materiales necesarios para su corrección no fueron utilizados y el error de significado atribuido a los indicadores. A partir de esos resultados, se discute la necesidad fomentar la formación del psicólogo en evaluación psicológica. (AU)
Descritores: Testes de Personalidade
Testes Psicológicos
Psicologia/educação
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091954
Autor: Casari, Leandro Martín; Ison, Mirta Susana; Gómez, Beatriz.
Título: Estilo Personal del Terapeuta: comparación entre profesionales que trabajan en instituciones de adicciones y profesionales del área clínica general / Therapist Personal Styles: A Comparison Between Professionals Working in Drug Addiction Institutions and Professionals Working in the General Clinical Area
Fonte: Rev. Costarric. psicol;38(1):57-73, ene.-jun. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los objetivos de este artículo fueron: (a) describir el perfil de Estilo Personal del Terapeuta (EPT) en dos grupos de psicólogos clínicos: uno que trabaja en instituciones de tratamiento de adicciones y otro no abocado específicamente a este campo; (b) comparar el posible efecto del enfoque teórico y los años de experiencia profesional sobre el EPT en cada grupo. Para ello se trabajó con una muestra de 429 psicólogos clínicos de Argentina divididos en dos grupos: Grupo Adicciones (n = 102) y Grupo Clínico (n = 327). Como instrumento se empleó el Cuestionario de Estilo Personal del Terapeuta. A nivel de resultados se obtuvieron diferencias significativas en la función de Involucración (p < .05), donde los terapeutas de adicciones obtuvieron puntajes superiores. Asimismo, se observaron diferencias entre ambos grupos de terapeutas según el enfoque teórico y correlaciones significativas con los años de experiencia profesional.

Abstract: The objectives of this study were: (a) to describe the profile of the Therapist's Personal Style (TPS) in two groups of clinical psychologists: one group working in drug addict institutions and the other group dedicated to general clinical treatment; (b) to compare the possible effect of the theoretical framework and the years of experience on the TPS in each group. For this purpose, a sample of 429 clinical psychologists from Argentina was divided into two groups: Addictions Group (n = 102) and Clinical Group (n = 327). The Therapeutic Personal Style Questionnaire was used as instrument. As a result, there were significant differences in the Engagement function (p < .05), higher among the therapists of drug addict patients. Likewise, differences between both groups of therapists were observed according to the theoretical approach as well as significant correlations with years of professional experience.
Descritores: Psicologia/tendências
Terapeutas Ocupacionais/psicologia
-Testes de Personalidade
Argentina
Psicoterapia
Psicoterapia Interpessoal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-1100905
Autor: Guimarães-Eboli, Nicole Medeiros; Pasian, Sonia Regina.
Título: Evidências psicométricas do Questionário Desiderativo em adultos / Psychometric evidence for the desiderative questionnaire in adults / Evidencia psicométrica del Cuestionario Desiderativo en adultos
Fonte: Aval. psicol;19(2):179-188, abr.-jun. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho objetivou sistematizar indicadores de precisão e do padrão de respostas (referenciais normativos) ao Questionário Desiderativo em indivíduos adultos, focalizando-se variáveis referentes a Adequação ao Real, Funcionamento Lógico, Manifestações Afetivas e Defesas Instrumentais, como elementos centrais na compreensão do dinamismo psicológico passível de investigação por meio desse método projetivo de avaliação psicológica. Foram avaliadas, por bateria de instrumentos psicológicos (incluindo o Desiderativo), 60 mulheres voluntárias, 30-50 anos, não pacientes, com escolaridade média ou superior. Seus resultados foram analisados descritivamente em termos das variáveis centrais do Desiderativo, conseguindo-se apresentar indicadores positivos de precisão do sistema avaliativo utilizado, bem como padrões de resposta compatíveis ao esperado pela literatura científica, condizente com funcionamento da personalidade saudável e adaptativo (mulheres adultas sem sinais de transtornos de saúde mental). Esses dados somam-se aos já existentes sobre o Desiderativo no Brasil, oferecendo suporte técnico-científico para uso desse instrumento no contexto nacional. AU

This study aimed to systematize accuracy indicators and the response pattern (normative references) for the Desiderative Questionnaire in adult individuals, focusing on variables related to the Adequacy to Real, Logical Functioning, Affective Manifestations and Instrumental Defenses, as central elements in the understanding of psychological dynamism through this projective psychological assessment method. A total of 60 female volunteers, 30-50 years of age, non-patients, with medium or higher education, were evaluated using a set of psychological instruments (including the Desiderative Questionnaire). The results were analyzed descriptively in terms of the central variables of the Desiderative Questionnaire, with the presentation of positive indicators of accuracy of the assessment system used, as well as response patterns compatible with those expected according to the scientific literature, consistent with the functioning of the healthy and adaptive personality (adult women without signs of mental health disorders). These data add to those already existing on the Desiderative Questionnaire in Brazil, offering technical and scientific support for the use of this instrument in the national context. AU

Este trabajo tuvo como objetivo sistematizar los indicadores de precisión y el patrón de respuesta (referencias normativas) al Cuestionario Desiderativo en individuos adultos, enfocándose en variables relacionadas con la Adecuación al Real, Funcionamiento Lógico, Manifestaciones Afectivas y Defensas Instrumentales, como elementos centrales en la comprensión del dinamismo psicológico a través de este método proyectivo de evaluación psicológica. Sesenta mujeres voluntarias, de 30 a 50 años de edad, no pacientes, con educación media o superior, fueron evaluadas utilizando un conjunto de instrumentos psicológicos (incluyendo el Desiderativo). Sus resultados fueron analizados descriptivamente en términos de las variables centrales del Desiderativo, presentando indicadores positivos de precisión del sistema de evaluación utilizado, así como patrones de respuesta compatibles con los esperados por la literatura científica, en consonancia con el funcionamiento de la personalidad saludable y adaptativa (mujeres adultas sin signos de trastornos de salud mental). Estos datos se suman a los ya existentes en el Desiderativo en Brasil, ofreciendo apoyo técnico y científico para el uso de este instrumento en el contexto nacional. AU
Descritores: Testes de Personalidade
Psicometria
Técnicas Projetivas
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1100898
Autor: Costa, Rafaelle Carolynne Santos; Komatsu, André Vilela; Galinari, Lais Sette; Bazon, Marina Rezende.
Título: Desenvolvimento da versão reduzida do Inventário de Jesness - Revisado brasileiro / Development of the reduced Brazilian version of the Jesness Inventory - Revised / Desarrollo de la versión reduzida del Inventário de Jesness - Revisado brasileiro
Fonte: Aval. psicol;19(2):113-122, abr.-jun. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi selecionar itens para composição da versão reduzida do Inventário de Jesness ­ Revisado brasileiro, instrumento específico de avaliação psicológica de adolescentes infratores. Foram utilizados dados de 954 adolescentes da população, com idades entre 11 e 18 anos, do sexo masculino. Realizaram-se análises do Modelo Exploratório de Teoria de Resposta ao Item (EMIRT) e, em seguida, do Modelo Confirmatório de Teoria de Resposta ao Item (CMIRT), para cada escala do instrumento, separadamente. Na etapa do EMIRT foram excluídos itens com α inaceitável; na do CMIRT mantidos apenas itens com α moderado ou alto. Denotou-se existência de subdimensões nas escalas, sendo que alguns itens se mantiveram em mais de uma escala. Chegou-se assim a uma versão com 86 itens. As estratégias adotadas permitiram selecionar itens com maior capacidade discriminativa/explicativa e a detectar subdimensões cujos conteúdos analisados preliminarmente propiciam avanço na compreensão dos construtos aferidos pelo Inventário. AU

The aim of this study was to select items for the composition of the reduced Brazilian version of the Jesness Inventory ­ Revised, a specific instrument for the psychological evaluation of juvenile offenders. Data from 954 adolescents of the population aged between 11 and 18 years were used. Analyses using the Item Response Theory Exploratory Model (IRTEM) and then the Item Response Theory Confirmation Model (IRTCM) were performed for each scale of the instrument. In the IRTEM stage, items with an unacceptable α were excluded and in the IRTCM stage only items with moderate or high α values were maintained. Subdimensions were found in the scales. This led to a version with 86 items. The strategies adopted allowed the selection of items with greater discriminative/explanatory capacity and the identification of subdimensions through preliminary content analysis helped in the comprehension of the construct. AU

El objetivo de este estudio fue seleccionar ítems para la composición de la versión reducida del Inventario de Jesness ­ Revisado Brasileiro, una herramienta específica para evaluación psicológica de adolescentes infractores, con una muestra de 954 adolescentes de la población, del sexo masculino y con edades comprendidas entre 11 y 19 años. Para cada escala del instrumento fueron realizadas los Análisis de Modelo Exploratorio de la Teoría de Respuesta al Ítem (EMIRT) y, a continuación, del Modelo Confirmatorio de la Teoría de Respuesta al Ítem (CMIRT). En la etapa del EMIRT se excluyeron ítems con α inaceptable y, en el CMIRT, se mantuvieron sólo ítems con α moderado o alto. Se demostró la existencia de subdimensiones en las escalas, siendo que en algunos ítems se mantuvieron en más de una escala. De esta forma, se obtuvo una versión con 86 ítems. Las estrategias adoptadas permitieron seleccionar ítems con mayor capacidad discriminatoria/explicativa y a detectar subdimensiones cuyos contenidos fueron analizados preliminarmente otorgan avances en la comprensión de los constructos evaluados por el Inventario. AU
Descritores: Testes de Personalidade
Psicometria
Delinquência Juvenil/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1178290
Autor: Perez Zambón, Silvina.
Título: Un nuevo diseño para el análisis de la respuesta gráfica al Test de Persona Bajo la Lluvia, aplicado en psicología laboral: detección de los recursos frente al trauma / A new design for the analysis of the graphic response to the Person In the Rain Test, applied in labour psychology: detecting the resourses to face trauma
Fonte: Summa psicol. UST;13(2):57-67, 2016.
Idioma: es.
Resumo: El propósito del presente trabajo consiste en presentar una nueva propuesta de interpretación de la respuesta gráfica al Test de Persona Bajo la Lluvia (PBLL). Ésta se basa en un diseño de investigación con procedimientos específicos para operacionalizar el concepto de recursos frente al trauma, representado por la situación estresante planteada por la consigna de la técnica proyectiva. Se apuntará a la revisión de conceptos teóricos con el análisis empírico de indicadores presentes en las técnicas gráficas correspondientes a casos de psicología laboral.

The purpose of the present paper is to advance a new proposal for the interpretation of graphic responses to the Draw a Person in the Rain Test (DAPR). This proposal is based on a research design with specific procedures that will enable us to operationalize the concept of resources to face trauma, which is represented by a stressful situation posed by the instructions of the projective technique. We will associate the review of theoretical concepts with the empirical analysis of indicators found in graphic techniques related to cases from the field of work psychology.
Descritores: Determinação da Personalidade
Entrevista Psicológica/métodos
-Testes de Personalidade
Psicanálise
Técnicas Projetivas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135434
Autor: Carvalho, Lucas de Francisco; Silveira, Fernanda; Oliveira Filho, Ananias Queiroga de; Reis, Ana Maria.
Título: Protocol for Investigating the Process Underlying Responses in Personality Assessments / Protocolo para Investigação do Processo Subjacente às Respostas em Avaliações da Personalidade / Protocolo para la Investigación del Proceso Subyacente a las Respuestas en Evaluaciones de Personalidad
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3020, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The literature investigating the process underlying the answers given in self-report tests for personality assessments is scarce. This study aimed to develop a protocol to investigate the response process of people who responded to a self-report instrument for personality assessment. It also sought evidence of content validity for this protocol. The protocol presented focused on grandiosity, representing the narcissistic functioning. A total of 35 people answered the Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP) and the Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Favorable evidence was identified, indicating the proper functioning of the developed protocol, since the literature showed consistent information about it. For example, it was observed that people who scored higher in grandiosity on self-report tests were those who chose the alternatives that represented grandiosity characteristics and were also those who presented a higher baseline to consider someone as narcissistic. The protocol is expected to be replicable by other researchers who aim to verify the response strategies adopted in self-report type personality tests.

Resumo A literatura é escassa quanto a estudos investigando o processo subjacente às respostas dadas em testes de autorrelato para avaliação da personalidade. Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para investigação do processo de resposta de pessoas que responderam a um instrumento de autorrelato para avaliação da personalidade. Buscaram-se também evidências de validade de conteúdo desse protocolo. O protocolo aqui apresentado teve como foco o traço grandiosidade, representando o funcionamento narcisista. Para tanto, 35 pessoas responderam o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) e o Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Evidências favoráveis foram identificadas, indicando o funcionamento apropriado do protocolo desenvolvido, já que foram encontradas informações consistentes de acordo com a literatura. Por exemplo, foi observado que pessoas que pontuaram mais alto em grandiosidade nos testes de autorrelato, foram aquelas que escolheram as alternativas que representavam o traço grandiosidade e também foram aquelas que apresentaram uma linha de base mais alta para considerar alguém como narcisista. Espera-se que o protocolo seja replicável por outros pesquisadores que objetivem verificar as estratégias de respostas adotadas em testes de personalidade no formato de autorrelato.

Resumen En la literatura son escasos estudios que investigan el proceso subyacente a las respuestas contestadas en pruebas de autoinforme para evaluar la personalidad. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar un protocolo para la investigación del proceso de respuesta de los participantes que respondieron a un instrumento de autoinforme para evaluar la personalidad. También se buscó evidencias de validez de contenido de este protocolo. El protocolo presentado se centró en el rasgo grandiosidad, que representa el funcionamiento narcisista. Para ello, 35 personas respondieron el Inventario Dimensional Clínico de Personalidad (IDCP) y el Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Se encontraron evidencias favorables, que indican el correcto funcionamiento del protocolo desarrollado, ya que las informaciones encontradas fueron consistentes con la literatura. Por ejemplo, los participantes que obtuvieron una puntuación más alta en grandiosidad en las pruebas de autoinforme fueron los que eligieron las alternativas que representaban el rasgo grandiosidad y también los que presentaron una línea de base más alta para considerar a alguien como narcisista. Se espera que el protocolo sea replicable por otros investigadores que tengan como objetivo verificar las estrategias de respuestas adoptadas en las pruebas de personalidad en el formato de autoinforme.
Descritores: Personalidade
Determinação da Personalidade
Transtornos da Personalidade
Inventário de Personalidade
Testes de Personalidade
Pesquisadores
Estratégias de Saúde
Protocolos
Equipamentos e Provisões
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-431341
Autor: Campos, Dinah Martins de Souza.
Título: O teste do desenho como instrumento de diagnostico da personalidade / The test of the drawing as instrument of diagnosis of the personality.
Fonte: Petrópolis; Vozes; 1986. 98 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Testes de Personalidade
Limites: Humanos
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L2232


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Id: lil-686253
Autor: Savaris, Camila de Oliveira do Amaral; Stumm, Eniva Miladi Fernandes; Loro, Marli Maria; Kirchner, Rosane Maria; Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat.
Título: Caracterização e indicativos de transtorno de personalidade em estudantes de uma universidade / Caracterización y indicativos de trastorno de personalidad en estudiantes de una universidad / Characterization and indicative of personality disorder in university students
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);5(1):3411-3420, jan.-mar. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Avaliar a personalidade de estudantes de Administração de uma universidade do noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da identificação de traços de personalidade e indicativos de transtornos da mesma. Método: Quantitativa, descritiva, realizada no período de abril a junho de 2010. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e Escala Fatorial de Neuroticismo û que investiga vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão. Resultados: Prevalência de atividades de lazer, que tem relação com bem-estar e qualidade de vida. Na avaliação da personalidade constatou-se que a maior parte dos estudantes apresentou escores esperados nas quatro dimensões avaliadas, o que significa que não apresentam sintomas de transtornos. Conclusão: Um considerável percentual de estudantes apresentou escores abaixo do esperado nas dimensões avaliadas, indicando que sintomas importantes são experimentados, eventualmente.

Evaluar la personalidad de estudiantes de Administración de una Universidad del noroeste del Rio Grande do Sul, a partir de la identificación de características de personalidad y indicativos de trastorno de la misma. Método: Cualitativa, descriptiva, desarrollada de abril a junio de 2010. Se utilizó un rol de preguntas sociodemográficas y Escala Factorial de Neuroticismo û que investiga vulnerabilidad, desajuste psicosocial, ansiedad y depresión. Resultados: Prevalencia de las actividades de ocio que tienen relación con el bienestar y cualidad de vida. En la evaluación de la personalidad se encontró que la mayoría de los estudiantes presenta escores esperados en las cuatro dimensiones evaluadas, lo que significa que no presentan síntomas de trastornos. Conclusión: Una considerable porcentaje de estudiantes presento escores abajo del esperado en las dimensiones evaluadas, indicando que síntomas importantes son experimentados, eventualmente.

Evaluates the personality of Administration students at night of a University in the northwest of Rio Grande do Sul, looking from the identification of personality traits and indicative of disorders of it. Method: Quantitative, descriptive, conducted from April to June of 2010. It used a sociodemographic questionnaire and a neuroticism scale factor û it investigates vulnerability, psychosocial disturbance, anxiety and depression. Results: The prevalence of leisure activities, that are related with welfare and quality of life. In the personality evaluation was found that most of the students showed expected scores in the four dimensions evaluated, what means that they do not show disorders symptoms. Conclusion: A large percentage of students showed scores that were not expected in the four dimensions evaluated, indicating that important symptoms are experienced eventually.
Descritores: Estudantes
Testes de Personalidade
Transtornos da Personalidade
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Brasil
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Registro de Ensaios Clínicos
Id: biblio-1055366
Autor: Kavanagh, Bianca E; Williams, Lana J; Berk, Michael; Turner, Alyna; Jackson, Henry J; Mohebbi, Mohammadreza; Kanchanatawan, Buranee; Ashton, Melanie M; Ng, Chee H; Maes, Michael; Berk, Lesley; Malhi, Gin S; Dowling, Nathan; Singh, Ajeet B; Dean, Olivia M.
Título: Personality disorder and functioning in major depressive disorder: a nested study within a randomized controlled trial
Fonte: Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.);42(1):14-21, Jan.-Feb. 2020. tab.
Idioma: en.
Reg. de E.C: http://www.anzctr.org.au/ANZCTRN12612000283875.aspx
Resumo: Objective: This study aimed to determine if personality disorder (PD) predicted functional outcomes in patients with major depressive disorder (MDD). Methods: Data (n=71) from a double-blind, randomized, placebo-controlled 12-week trial assessing the efficacy of 200 mg/day adjunctive minocycline for MDD were examined. PD was measured using the Standardized Assessment of Personality Abbreviated Scale. Outcome measures included Clinical Global Impression - Improvement (CGI-I), Quality of Life Enjoyment and Satisfaction Questionnaire (Q-LES-Q), Social and Occupational Functioning Scale (SOFAS), and Range of Impaired Functioning (RIFT). Analysis of covariance was used to examine the impact of PD (dichotomized factor [≥ 3] or continuous measure) on the outcome measures-treatment group correlation. Results: PD was identified in 69% of the sample. After adjusting for age, sex, and baseline scores for each of the outcome measures, there was no significant difference between participants with and without PD on week 12 scores for any of the outcome measures (all p > 0.14). Conclusion: In this secondary analysis of a primary efficacy study, PD was a common comorbidity among those with MDD, but was not a significant predictor of functional outcomes. This study adds to the limited literature on PD in randomized controlled trials for MDD. Clinical trial registration: ACTRN12612000283875.
Descritores: Transtornos da Personalidade/psicologia
Transtorno Depressivo Maior/psicologia
Transtorno Depressivo Maior/tratamento farmacológico
Minociclina/administração & dosagem
Antidepressivos/administração & dosagem
-Satisfação Pessoal
Testes de Personalidade
Escalas de Graduação Psiquiátrica
Qualidade de Vida
Comorbidade
Efeito Placebo
Método Duplo-Cego
Resultado do Tratamento
Autorrelato
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME



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