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Id: lil-513477
Autor: Cade, Nágela Valadão; Prates, José Gilberto.
Título: Treinamento em solução de problemas: intervenção em mulheres com de pressão / Entrenamiento en solución de problemas: intervención en mujeres con depresión / Problem solving training: intervention in depressed women
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;35(3):223-229, set. 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo exploratório, descritivo, que objetivou, a partir do Treinamento em Solução de Problemas, realizado em 12 sessões de grupo com mulheres internadas por depressão, avaliar o efeito desta intervenção. Para a avaliação, utilizou-se o Inventário de Depressão de BECK, Inventário de Ansiedade - Estado de SPILBERGER, Lista de Problema de MC KAY, Exercício de simulação por escrito sobre enfrentamento em cinco situações e entrevista sobre a percepção em participarem do grupo. Concluiu-se que o treinamento teve efeitos positivos sobre as pacientes, tanto pela técnica, como pela comunicação estabelecida e pelos fatores terapêuticos grupais que surgiram neste cenário.

This is an exploratory and descriptive study which has aimed from the Problem Solving Training accomplished in 12 group sessions with women admitted to hospital suffering from depression, to evaluate the effect of this intervention. BECK Depression Scale, SPILBERGER Anxiety State Scale, MCKAY Problem List, a Written Simulation Exercises about coping in five situations and an interview about the perception of group participation were used for the assessment of the patients. It was concluded that the training had positive effects about the women as for the technique used as for the communication established and for group therapeutic factors which appeared in this scenery.

Estudio exploratorio descriptivo que objetivô, después del Entrenamiento en solución de problemas realizado en 12 sesiones de grupo con mujeres internadas en hospital por depresión, valuar el efecto de esta intervención. Para la valuación, fueron utilizados el Inventario de depresión de Beck, Inventario de ansiedad de Spilberger, Lista de problema de McKay, Ejercicio por escrito sobre afrentaiento (coping) en cinco situaciones y entrevista sobre compresión de la participación del grupo. La conclusión fue que el entrenamiento tuvo efectos positivos sobre las pacientes, tanto pela tecnica, como pela comunicación establecida y pelos factores terapêuticos del grupo que surgiron en este escenario.
Descritores: Depressão/terapia
Resolução de Problemas
Psicoterapia
Limites: Adulto
Feminino
Humanos
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1012803
Autor: Domingues, Eliane; Honda, Hélio; Reis, Juliana Gomes dos.
Título: A etnopsicanálise de Devereux no filme Jimmy P: uma introdução à clínica transcultural / El etnopsicoanálisis de Devereux en la película Jimmy P: una introducción a la clínica transcultural / The ethnopsychoanalysis of Devereux in the movie Jimmy P: an introduction to the transcultural clinic
Fonte: Psicol. Estud. (Online);24:e38337, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Georges Devereux (1908-1985) é conhecido como, juntamente com Géza Rohéim (1891-1953), um dos criadores da etnopsicanálise, disciplina que articula os saberes da Psicanálise e da Antropologia. Sua primeira grande obra foi Psychoterapie d'un indien des plaines, livro publicado em 1951 e que narra a análise de um indígena Blackfoot, ex-combatente da Segunda Guerra. O livro foi a base para a elaboração do filme Jimmy P., traduzido no Brasil como Terapia intensiva. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão introdutória a algumas das ideias de Devereux a partir de recortes do filme Jimmy P., dirigido por Arnaud Desplechin em 2013. Além disso, também buscamos as aproximações e inovações do autor em relação a Freud. Concluímos que, no que diz respeito às aproximações enquanto técnica e prática entre Devereux e Freud, observamos no filme que Devereux incorpora à sua técnica a prática da interpretação dos sonhos, a associação livre e faz referências à teoria freudiana durante o tratamento, como o complexo de Édipo e a transferência. A partir das intuições freudianas sobre a relação entre cultura e psiquismo, Devereux avança para a formulação de uma etnopsicanálise, resultado do reconhecimento do entrelaçamento inseparável de esquemas individuais e culturais. Se as proposições de Devereux fomentaram na França o desenvolvimento de uma prática clínica que considera as diferenças culturais de populações de imigrantes oriundas de diferentes países, mais promissoras ainda parecem ser as chances de florescimento de uma psicanálise transcultural num terreno fértil em diversidade étnica como o Brasil.

RESUMEN Georges Devereux (1908-1985) es conocido, juntamente con Géza Rohéim (1891-1953), como uno de los creadores del etnopsicoanálisis, asignatura que articula los saberes del Psicoanálisis y de la Antropología. Su primera gran obra fue Psychoterapie d'un indien des plaines, libro publicado en 1951 y que narra el análisis de un indígena Blackfoot, ex-combatiente de la Segunda Guerra. El libro fue la base para la elaboración de la película Jimmy P. y fue traducido en Brasil como Terapia intensiva. El objetivo de este artículo es presentar una discusión introductoria a algunas de las ideas de Devereux a partir de trechos de la película Jimmy P., dirigida por Arnaud Desplechin en 2013. Además, buscamos las aproximaciones e innovaciones del autor con relación a Freud. Concluimos que, en lo que dice respecto a la aproximación en cuanto a la técnica y práctica entre Devereux y Freud, observamos en la película que Devereux incorpora a su técnica la práctica de la interpretación de los sueños, la asociación libre y hace referencias a la teoría freudiana durante el tratamiento, como el complejo de Edipo y la transferencia. A partir de las intuiciones freudianas sobre la relación entre cultura y psique, Devereux avanza para la formulación de un etnopsicoanálisis, resultado del reconocimiento del entrelazamiento inseparable de esquemas individuales y culturales. Si las proposiciones de Devereux fomentaron en Francia el desarrollo de una práctica clínica que considera las diferencias culturales de poblaciones de inmigrantes oriundas de diferentes países, más promisoras aún parecen ser las probabilidades de florecimiento de un psicoanálisis transcultural en un terreno fértil en diversidad étnica como Brasil.

ABSTRACT Georges Devereux (1908-1985) is known for being, together with GézaRohéim (1891-1953), one of the creators of ethnopsychoanalysis, a subject that articulates the knowledge of Psychoanalysis and Anthropology. His first great work was Psychoterapie d'un indien des plaines, a book published in 1951 and that narrates the analysis of a Blackfoot American Indian, ex-combatant of the Second War. The book was the basis for the elaboration of the movie Jimmy P., translated in Brazil as Terapiaintensiva. The aim of this study was to present an introductory discussion to some of Devereux's ideas from clippings of the film Jimmy P., directed by Arnaud Desplechin in 2013. In addition, we also looked for the author's approaches and innovations in relation to Freud. We concluded that, in the matter of approaching as a technique and practice between Devereux and Freud, we observe in the movie that Devereux incorporates to his technique the practice of dream interpretation, free association, and makes references to Freud's theory during the treatment, as the Oedipus complex and transference. Starting from Freudian intuitions about the relation between culture and psyche, Devereux advances for the formulation of an ethnopsychoanalysis, a result of the recognition of the inseparable interweaving of individual and cultural schemes. If the propositions of Devereux promoted in France the development of a clinical practice that considers the cultural differences of populations of immigrants from different countries, more promising still appear to be the chances of a transcultural psychoanalysis flourishing in a fertile terrain in ethnic diversity such as Brazil.
Descritores: Psiquiatria
Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Psicoterapia
-Cuidados Críticos
Teoria Freudiana
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1101334
Autor: Salinas-Oñate, Natalia; Baeza-Rivera, María José; Ortiz, Manuel; Betancourt, Héctor.
Título: Development and validation of a scale for measuring cultural beliefs about psychotherapy patients in southern Chile
Fonte: Psicol. reflex. crit;33:02, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CONICYT/FONDECYT.
Resumo: Abstract Purpose: Negative cultural beliefs about psychotherapy patients represent one of the barriers in the psychological help-seeking and treatment adherence. In Chile today, there is little research about specific beliefs towards this group, and therefore measuring them represents a challenge. The aim of the present study was to develop and validate an instrument to measure cultural beliefs about psychotherapy patients. Methods: A mixed method design conducted in four stages was implemented. First, 32 semi-structured interviews were carried out to identify beliefs about psychotherapy patients in southern Chile. Then, a scale of beliefs about psychotherapy patients (SBPP) was developed and piloted in an adult sample (n = 109). Subsequently, the factorial structure of the new scale was explored in patients of primary health centres in La Araucanía Region of Chile (n = 201). Finally, the validity of the construct was assessed in adults who were not undergoing psychotherapy (n = 361). Results: The results showed the existence of negative cultural beliefs about psychotherapy patients which were included in the construction of the SBPP. The scale had a bifactorial structure (αtransitory situations = 0.81 and αstable characteristics = 0.79), consisting of 15 items with a Likert-type response format, and showed good indicators of validity and reliability on the samples in which were applied. Conclusions: The present study shows the importance of using mixed methods for the examination of socially shared beliefs by the cultural group under study, in order to construct instruments that are psychometrically robust and culturally pertinent.
Descritores: Psicoterapia
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Cultura
Estigma Social
-Pacientes/psicologia
Chile
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Abdo, Carmita Helena Najjar
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Id: biblio-1116057
Autor: Fleury, Heloisa Junqueira; Abdo, Carmita Helena Najjar.
Título: Aspectos psicogênicos e opções terapêuticas da ejaculação retardada / Psychogenic aspects and therapeutic options delayed ejaculation
Fonte: Diagn. tratamento;25(2):01-04, abr.-jun. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A ejaculação retardada caracteriza-se pelo atraso acentuado da ejaculação, mesmo com estimulação sexual adequada e desejo de ejacular. A prevalência estimada é de 1% a 4%. Tentativas prolongadas para atingir o orgasmo causam exaustão e desconforto genital. Há influência de fatores biopsicossociais-comportamentais e culturais que podem desencadear, reforçar ou agravar a probabilidade de ocorrência. Pode ser desencadeada por medicações. Conduz a uma menor satisfação no relacionamento, ansiedade com o desempenho sexual, a uma atividade sexual menos frequente e problemas relacionados à saúde. Portadores sentem menos excitação sexual subjetiva, apesar da resposta erétil ser boa, e diminuição da sensibilidade peniana. A frequência de masturbação é alta, com estilo próprio e as fantasias sexuais preferidas não ocorrem no sexo com parceria. Preferem masturbação ao sexo compartilhado. Mantêm a ereção, mesmo quando perdem a excitação, aparentemente pela necessidade de satisfazer a parceria. Os fatores psicológicos incluem medos, hostilidade, ansiedade de desempenho e sentimento de culpa. O tratamento deve ser particularizado, individual ou do casal. Dados limitados apoiam psicoterapia, farmacoterapia e/ou estimulação vibratória peniana como opções de manejo. Indicadas reeducação masturbatória e aproximação das fantasias à realidade do paciente. Fantasias sexuais não convencionais são frequentes e dificultam o tratamento. A psicoterapia busca diminuir o estigma, facilitar a comunicação entre os parceiros, informar e diminuir a ansiedade relacionada à atividade sexual. Também são úteis as atividades lúdicas e as práticas sexuais alternativas. Os casos mais graves se beneficiam do tratamento medicamentoso integrado ao psicoterapêutico, mesmo havendo complicações psicossociais-comportamentais e culturais concomitantes.
Descritores: Psicoterapia
Comportamento Sexual
Coito
Ejaculação
Masturbação
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-1100626
Autor: Galindo, Wedna Cristina Marinho; Tamman, Bianca Falcão; Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e.
Título: Estratégias formativas em serviços-escola de psicologia: revisão bibliográfica da produção científica / Educational strategies in psychology school-services: a bibliographic review of scientific publications / Estrategias de formación en servicios escolares de psicología: revisión bibliográfica de la producción científica
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-15, jan.-maio 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta revisão bibliográfica sobre estratégias formativas em serviços-escola de Psicologia. Reúne artigos completos disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde em Psicologia (BVS-psi), publicados entre 2011 e 2015. A pesquisa a partir dos termos, em separado: formação de psicólogos; formação profissional e clínica-escola, identificou 13 artigos, que foram organizados em três blocos temáticos: ensino/transmissão da psicanálise; relatos de procedimentos pedagógicos; referências a supervisor e/ou supervisão. Ainda é expressiva, nas publicações, a presença da área da Psicologia Clínica, com destaque para a prática da psicoterapia. A psicanálise tem sido revisitada, em especial, quanto à possibilidade de sua transmissão na Universidade. Relatos de procedimentos pedagógicos e produções sobre a relação supervisão-estagiário/a têm a importante função de ampliar o debate sobre projeto político-pedagógico e sua execução na rotina das instituições de ensino e de serviços-escola. Entendemos que a psicanálise tem encontrado mediações para a questão que lhe é peculiar de questionar-se sobre a possibilidade de sua transmissão em instituição com regras próprias, como a Universidade. Os relatos de procedimentos explicitam estratégias micropolíticas na relação docente-estudante, supervisor/a-estagiário/a. As questões sobre supervisor/a e/ou supervisão indicam a complexidade de aspectos envolvidos na relação e as especificidades de vivência de cada um dos envolvidos. Consideramos que o tema em questão carece de estudos que explicitem estratégias macropolíticas de formação, bem como pesquisas que abordem o que se passa com o/a estagiário/a em seu processo formativo. Otimistas, acreditamos que a riqueza de experiências em torno das estratégias formativas, não necessariamente ganharam as páginas de periódicos...(AU)

The article presents a literature review on educational strategies in Psychology School-Services. It brings together complete articles available in the Virtual Library of Health in Psychology (BVS-psi), published between 2011 and 2015. The research of the terms, individually: training of psychologists; professional training and clinical-school, identified 13 articles, which were organized into three thematic blocks: teaching/transmission of psychoanalysis; reports of pedagogical procedures; references to supervisor and/or supervision. It is still expressive in the publications the presence of the area of Clinical Psychology, with emphasis on the practice of psychotherapy. Psychoanalysis has been revised, in particular, regarding the possibility of its transmission in the University. Reports of pedagogical procedures and productions on the supervisor-intern relationship have the important function of broadening the debate on Psychology's political-pedagogical project and its execution in the routine of educational institutions and School-Services. We understand that psychoanalysis has found mediations for its peculiar question of the possibility of its transmission in an institution with its own rules, such as the University. The reports of procedures explain micropolitical strategies in the teacher-student relationship, supervisor/intern. Supervisory and/or supervision issues indicate the complexity of aspects involved in the relationship and the specificities of the experience of each of those involved. We consider that the subject in question needs studies that explain macro-political educational strategies, as well as research that addresses what happens to the intern in his/her educational process. Optimists, we believe that the wealth of experiences around the educational strategies hasn't necessarily been brought to the pages of journals...(AU)

El artículo presenta una revisión bibliográfica sobre estrategias de capacitación en servicios escolares de psicología. Reúne artículos completos disponibles en la Biblioteca Virtual en Salud en Psicología (BVS-psi), publicados entre 2011 y 2015. La investigación basada en los términos, por separado: capacitación de psicólogos; la formación profesional y la clínica-escuela identificaron 13 artículos, que se organizaron en tres bloques temáticos: enseñanza/transmisión del psicoanálisis; informes de procedimientos pedagógicos; referencias al supervisor y/o supervisión. La presencia del área de Psicología Clínica sigue siendo significativa en las publicaciones, con énfasis en la práctica de la psicoterapia. El psicoanálisis ha sido revisado, en particular, con respecto a la posibilidad de su transmisión en la Universidad. Los informes de procedimientos pedagógicos y producciones sobre la relación supervisión-pasante tienen la importante función de expandir el debate sobre el proyecto político-pedagógico y su ejecución en la rutina de las instituciones educativas y los servicios escolares. Entendemos que el psicoanálisis ha encontrado mediaciones para el tema que le es peculiar: cuestionarse sobre la posibilidad de su transmisión en una institución con sus propias reglas, como la Universidad. Los informes de procedimiento explican las estrategias micro-políticas en la relación profesor-alumno, supervisor(a)/pasante. Las preguntas sobre el supervisor(a) y/o supervisión indican la complejidad de los aspectos involucrados en la relación y los detalles de la experiencia de cada uno involucrado. Consideramos que el tema en cuestión carece de estudios que expliquen las estrategias de capacitación macro-política, así como de investigaciones que aborden lo que sucede con el pasante en su proceso de capacitación. Optimistas, creemos que la riqueza de experiencias en torno a las estrategias de capacitación, no necesariamente han tenido destaque en las páginas de los periódicos...(AU)
Descritores: Organização e Administração
Psicanálise
Psicologia
Psicologia Clínica
Ensino
Capacitação Profissional
-Psicoterapia
Publicações
Pesquisa
Instituições Acadêmicas
Universidades
Organizações
Bibliotecas Digitais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-708927
Autor: Vanegas Osorio, Jorge Humberto.
Título: La dinámica vincular celos-infidelidad / The dynamic linking jealousy-infidelity
Fonte: Pensam. psicol;9(17):97-102, dic. 2011.
Idioma: es.
Resumo: En el conflicto celos-infidelidad subyacen motivaciones intrapsíquicas tan fuertes como el temor de pérdida del objeto, necesidades de satisfacciones narcisistas, búsqueda de la diferenciación y relaciones de poder. Lo que comparten, tanto el celoso como el infiel, son sentimientos tales como: dolor, odio, tristeza, miedo, desconcierto, desconfianza, arrepentimiento, comportamiento errático, dudas, disociación constante y culpa. Los significados de la infidelidad tienen que ver con escapar del objeto invasivo, obligarse a la reparación, negar la desidealización del objeto de amor o salvaguardarse del abandono. La frecuencia de este conflicto en las parejas y su recurrencia como motivo de consulta obliga a los psicoterapeutas una mayor profundización de la complejidad que subyace a la dinámica del vínculo. La orientación teórica para presentar este tema lo integran básicamente la dinámica inconsciente de las relaciones objetales, la identificación proyectiva y la colusión.

The jealousy-infidelity conflict has an underlying current of interpsyche motivations as strong as fear of object loss, narcissistic need satisfaction, differentiation search, and power relationships. Feelings such as pain, hatred, sadness, fear, uncertainty, lack of trust, repentance, erratic behavior, doubts, constant dissociation, and blame are felt as much by the jealous party as by the unfaithful party. The significance of infidelity has to do with escaping the invasive object, forcing oneself to reparation, denial of the de-idealization of the love object or protecting oneself against abandonment. The frequency of this conflict in couples and its recurrence as a motive for consultation obligates psychotherapists to greater depth analysis of the complexity which underlies the dynamics of this link. The orientation theory for the presentation of this theme is basically integrated by the unconscious dynamics of object relationships, projective identification and collusion.

No conflito ciúmes-infidelidade estão presentes motivações intrapsíquicas tão fortes como o medo à perdida do objeto, necessidades de satisfações narcisistas, procura da diferenciação e relações de poder. O que compartem tanto o ciumento quanto o infiel são sentimentos tais como: dor, ódio, tristeza, medo, desorientação, desconfiança, arrependimento, comportamento errático, dúvidas, dissociação constante e culpa. Os significados da infidelidade têm a ver com escapar do objeto invasivo, se obrigar à reparação, negar a desidealização do objeto de amor ou se cuidar do abandono. A frequência de este conflito em casais e sua recorrência como motivo de consulta obriga aos psicoterapeutas a um maior estudo da complexidade que está presente na dinâmica do vínculo. A orientação teórica para apresentar este tema o integram basicamente a dinâmica inconsciente das relações objetais, a identificação projetiva e a colusão.
Descritores: Ciúme
-Dor
Psicoterapia
Conflito Psicológico
Limites: Humanos
Responsável: CO334.1 - Biblioteca General


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Id: biblio-895205
Autor: Unzueta Callirgos, Ximena.
Título: Significados sobre el suicidio en un grupo de psicoterapeutas psicoanalíticos / Meanings of Suicide in a Group of Psychoanalytic Psychotherapists / Significados sobre o suicídio em um grupo de psicoterapeutas psicanalíticos
Fonte: Pensam. psicol;16(1):69-81, ene.-jun. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo. Explorar los significados construidos en torno al suicidio en un grupo de psicoterapeutas psicoanalíticos de un centro de formación en Lima. Método. Desde el paradigma cualitativo, se utilizó un diseño fenomenológico en dos etapas. En la primera participaron 54 psicoterapeutas psicoanalíticos y en la segunda se seleccionaron ocho participantes que tuvieran contacto con pacientes con ideaciones o intentos suicidas. Las técnicas de recolección empleadas fueron, para la primera etapa, una ficha de datos y las redes semánticas naturales; y, para la segunda, una entrevista en profundidad. Resultados. Los psicoterapeutas evocaron diversos significados frente al fenómeno del suicidio, los cuales pueden organizarse en tres ejes: el paciente, el psicoterapeuta y su contratransferencia y el tratamiento. Conclusión. Los significados son construidos a partir de las propias experiencias. De esta manera, la contratransferencia se presenta como un concepto psicoanalítico que permite la comprensión de la dinámica entre los pacientes suicidas y los psicoterapeutas, y, a su vez, influye en la creación de significados mutuos. Por su parte, los psicoterapeutas emplean estos significados como una forma de dar sentido y comprender el suicidio.

Objective. To explore the constructed meanings of suicide in a group of psychoanalytic psychotherapists from a formation center in Lima. Method. A phenomenological design from the qualitative model consisting of two stages was used. For the first stage 54 psychoanalytic psychotherapists participated, and for the second stage, 8 participants from the first stage who were involved with patients with suicide ideations and/or attempts were selected. The collecting techniques used were: a data sheet and natural semantic networks for the first stage, and for the second, a detailed interview. Results. The psychotherapists evoke diverse meanings around the suicidal phenomenon, which can be organized into three axis; the patients, the therapist and their countertransference, and the treatment. Conclusion. The meanings are constructed with a foundation of individual experiences, so that countertransference is a psychoanalytical concept that allows for the comprehension of the dynamic between suicidal patients and their therapists, and how it influences the creation of mutual meanings. Likewise, the psychotherapists employ the meanings as a manner of giving significance to and comprehending suicide.

Escopo. Explorar os significados construídos sobre o suicídio em um grupo de psicoterapeutas psicanalíticos de um centro de formação em Lima. Metodologia. Desde o paradigma qualitativo, foi utilizado um desenho fenomenológico em duas etapas. Na primeira, participaram 54 psicoterapeutas psicanalíticos e na segunda foram selecionados oito participantes que tiveram contato com pacientes com ideações ou intentos suicidas. As técnicas de recolecção empregadas foram, para a primeira etapa, uma ficha com dados e as redes semânticas naturais e, para a segunda, uma entrevista a profundidade. Resultados. Os psicoterapeutas evocam diversos significados frente ao fenómeno do suicídio, os quais podem ser organizados em três eixos: o paciente, o terapeuta e sua cotratransferência e o tratamento. Conclusão. Os significados são construídos a partir das próprias experiências. De este jeito, a contratransferência se apresenta como um conceito psicanalítico que permite a compreensão da dinâmica entre os pacientes suicidas e os terapeutas que, na sua vez, influi na criação de significados mútuos. Por sua parte, os psicoterapeutas empregam estes significados como uma forma de dar sentido e compreender o suicídio.
Descritores: Suicídio
-Interpretação Psicanalítica
Psicoterapia
Contratransferência
Limites: Humanos
Responsável: CO334.1 - Biblioteca General


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Id: biblio-1117341
Autor: Retamar, Santiago.
Título: Observación del quehacer psicosocial en la Funlam desde el punto de vista de la psicología social argentina / Observation of psychosocial work in Funlam from the point of view of Argentine social psychology
Fonte: Poiésis (En línea);21(Jun.):1-6, 2011.
Idioma: es.
Resumo: Las siguientes observaciones e hipótesis son el producto de una breve estadía en Medellín, motivo de la pasantía concertada entre la Escuela de Psicología Social del Sur y la Facultad de Psicología y Ciencias Sociales de la Funlam, a la cual asistí como alumno en algunas de sus actividades durante 17 días. El objetivo es contribuir al diálogo entre los saberes surgidos de las diferentes experiencias psicosociales de una y otra institución.

The following observations and hypotheses are the product of a brief stay in Medellín, reason for the internship arranged between the School of Social Psychology of the South and the School of Psychology and Social Sciences of Funlam, which I attended as a student in some of their activities for 17 days. The objective is to contribute to the dialogue between the knowledge arising from the different psychosocial experiences of one institution and another.
Descritores: Psicologia Social/educação
-Psicoterapia/métodos
Psicoterapia de Grupo/métodos
Práticas Interdisciplinares/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1056821
Autor: Vanegas-Osorio, Jorge Humberto; Zapata-Patiño, Daniel Alejandro; Castrillón-Osorio, Leidy Carolina.
Título: Operacionalización psicodinámica del eje estructura en un paciente drogodependiente / Psycho-dynamic Operationalization of the Structure Axis in Drug Addicted Patients / Operacionalização psicodinâmica do eixo estrutura num paciente drogo-dependente
Fonte: Pensam. psicol;17(2):135-147, jul.-dic. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo. Comprender la relación entre el perfil psicodinámico y la adicción a las drogas en pacientes internos en una comunidad terapéutica, considerando la operacionalización del eje estructura según el Diagnóstico Psicodinámico Operacionalizado (OPD-2). Método. Se implementó el estudio cualitativo de cuatro procesos individuales de psicoterapia psicodinámica. Cada caso fue analizado por separado y se operacionalizaron los ejes diagnósticos del OPD-2; instrumento validado internacionalmente para la investigación, evaluación, focalización e indicación del tratamiento. Resultados. El análisis de caso permitió concluir que las limitaciones en las capacidades cognitivas, emocionales y vinculares corresponden a un nivel estructural medio-bajo. Discusión. Para la intervención psicoterapéutica es importante comprender la dinámica psíquica que sostiene la conducta adictiva con base en un acertado diagnóstico dimensional.

Abstract Objective. To understand the relation between the psychodynamic profile and drug addiction in patients hospitalized in a therapeutic community, taking into account the operationalization of the structure axis based on the OperationalizationPsychodynamic Diagnostic (OPD-2). Method. A multi-case method was implemented consisting of the qualitative study of four individual processes of psychodynamic psychotherapy. Each case was analyzed individually and the diagnostic axes proposed by the OPD-2 were operationalized, this being an instrument of psychodynamic orientation, validated internationally through research, evaluation, focalization and treatment indication. The case of a drug-addicted patient in the process of rehabilitation was chosen for the purpose of multi-axial evaluation. Results. The case analysis concluded that limitations in cognitive, emotional and bonding abilities correspond to a middle-low structural level. Discussion. In psychotherapeutic interventions, it is important to understand the psychological dynamic present in addictive behavior starting with an appropriate dimensional diagnosis.

Resumo Escopo . Compreender a relação entre o perfil psicodinâmico e a adição às drogas em pacientes internos numa comunidade terapêutica, considerando a operacionalização do eixo estrutura com base no Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado (OPD-2). Metodologia . Foi implementado um método multicaso, que consiste no estudo qualitativo de quatro processos individuais de psicoterapia psicodinâmica. Cada um dos casos foi analisado por separado e foram operacionalizados os eixos propostos pelo OPD-2, que é um instrumento de orientação psicodinâmica validado internacionalmente para a pesquisa, avalição, focalização e indicação do tratamento. Para o propósito da avaliação multiaxial, foi elegido o caso de um paciente drogo-dependente em processo de reabilitação. Resultados . A análise de caso permitiu concluir que as limitações nas capacidades cognitivas, emocionais e vinculares correspondem a um nível estrutural médio-baixo. Discussão . Para a intervenção psicoterapêutica é importante compreender a dinâmica psíquica que sustenta o comportamento aditivo com base num acertado diagnóstico dimensional.
Descritores: Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
-Psicoterapia
Diagnóstico
Regulação Emocional
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: CO334.1 - Biblioteca General


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1054918
Autor: YILMAZ, ONUR; MIRÇIK, ALI BARLAS; KUNDUZ, MERVE; ÇOMBA, MÜGE; ÖZTÜRK, AHMET; DEVECI, ERDEM; KIRPINAR, ISMET.
Título: Does psychotherapy improve alexithymia? A comparison study among patients with mild or moderate depression
Fonte: Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) = Rev. psiquiatr. clín. (São Paulo) = Psiquiatria clínica;46(6):156-164, Nov.-Dec. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background Alexithymia is reported to be a risk factor for depression. Psychotherapy is efficient for treatment of depression. Yet, the effect of psychotherapies on alexithymia is poorly understood. Objectives We aimed to compare Cognitive Behavioral Therapy (CBT), Existential Psychotherapy (ExP) and Supportive Counseling (SUP) for therapeutic efficacy and effect on alexithymia in depression. Methods There were 22 patients for each patient group. Sessions were performed as eight consecutive weekly and following two monthly boosters. Sixty six healthy controls were added. Prior to the sessions, patients received Sociodemographic Data Form, the Structured Clinical Interview for DSM-IV Axis I Disorders (SCID-1), Hamilton Depression Rating Scale (HDRS) and 20-item Toronto Alexithymia Scale (TAS-20). The control group received Sociodemographic Data Form, SCID-1 and TAS-20. Patients additionally received HDRS and TAS-20 after their weekly and booster sessions. Results Patients' mean TAS-20 score was greater than of controls, however, it did not have a significant change throughout the study. Mean HDRS scores of ExP and CBT groups were lower than SUP group at the end. Discussion Alexithymia did not improve with psychotherapy. The exception was effect of ExP on externally oriented thinking. Psychotherapies all improved depression. CBT and ExP were more helpful than SUP.
Descritores: Psicoterapia/métodos
Terapia Cognitivo-Comportamental
Aconselhamento/métodos
Sintomas Afetivos/terapia
Depressão/terapia
-Escalas de Graduação Psiquiátrica
Resultado do Tratamento
Sintomas Afetivos/complicações
Depressão/etiologia
Entrevista Psiquiátrica Padronizada
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação



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