Base de dados : LILACS
Pesquisa : F04.754.360 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 121 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 13 ir para página                         

  1 / 121 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1292977
Autor: Hack, Josias Ricardo.
Título: Consciência gestáltica: a busca de autorregulação do organismo (corpo/mente) / Gestalt Awareness: searching an organismic self-regulation (body/mind)
Fonte: Ciênc. cogn;26(1):51-65, 10 set. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo objetiva apresentar as reflexões que resultaram de uma pesquisa sobreo que ocorre biopsicologicamente com o ser humano na busca de autorregulação do organismo (corpo/mente). As seções do artigo destacam as contribuições de Friederich (Fritz) Salomon Perls, Daniel Goleman, Daniel Kahneman e outros autoresà elucidação dos processos envolvidos na regulação entre o organismo e o meio, sempre com um viés de defesa da indissolubilidade corpo/mente. Por fim, o texto infere que um organismo saudável é aquele que se experimenta como um todo integrado e se autorregula em relação ao ambiente ao dar-se conta, de forma holística, da figura que emerge no aqui e agora.

The article aims to present the results from a research about what biological and psychological processes occurs in the human being during the organismic (body/mind) self-regulation. The sections of the article highlight the contributions of Friederich (Fritz) Salomon Perls, Daniel Goleman, Daniel Kahneman and other authors to elucidate the processes involved in the regulation between the organism and the environment. Every conclusion is taken always with a bias towards the defense of the body/mind indissolubility. Finally, the text infers that a healthy organism can get an integrated experience as of self-regulation with the environment in the here-and-now.
Descritores: Terapia Gestalt
-Regulação Emocional
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


  2 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1097182
Autor: Peixoto, Paulo-de-Tarso de Castro.
Título: Biomusicalidade, Experiência e Awareness Coletiva: Gestalt-Terapia e Musicoterapia no Cuidado de Pais e Bebês / Biomusicality, Experience e Collective Awareness: Gestalt-Therapy, Music Therapy in Parent and Baby Care / Biomusicalidad, Experiencia y Awareness Colectiva: Terapia Gestalt, Musicoterapia en el Cuidado de Padres y Bebés
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):1084-1103, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta caminhos sobre a produção do cuidado para pais e bebês. Inicialmente é apresentado o conceito de 'biomusicalidade', trazendo em cena a visão da vida tecida em contrapontos, a partir dos signos-sinais afetivos advindos das relações. As perspectivas da Gestalt-Terapia, da Musicoterapia e das Filosofias da Imanência sustentam as experiências de produção do cuidado para os pais e bebês. Problematiza-se a questão da produção de novas temporalidades nas relações entre os pais dirigida à produção do cuidado onde a subjetividade dos filhos seja 'afetada' por campos de experiências vitais. Experiências movidas pela potência do desejo da descoberta, da busca pela novidade, do desejo de conexão com algo do ambiente que possa nutrir. Experiências da potência do devir-criança que habita os adultos e que pode ser despertada pelos campos de afetação do espaço clínico. O artigo propõe o desenvolvimento de uma Scientia Patibilis Natura, como uma Ciência da Alma Sensível. Ciência aliançada a uma 'fenomenologia biomusical' que orienta e excita as consciências sensíveis dos pais para a produção de uma consciência sensível mutual, uma awareness coletiva. Experiências produtoras de um espaço clínico excitante, espaço da relação, espaço do sagrado, espaço da musicalidade da vida, espaço biomusical. (AU)

The article presents paths on the production of care for parents and babies. Initially, the concept of 'biomusicality' is presented, bringing into view the vision of life woven into counterpoints, based on the affective sign-signals arising from relationships. The perspectives of Gestalt-Therapy, Music Therapy, and the Immanence Philosophies support the care-producing experiences for parents and babies. The question of the production of new temporalities in the relations between the parents is problematized in order to produce care where the subjectivity of the children is 'affected' by fields of vital experiences. Experiences that are driven by the power of the desire for discovery, the search for novelty, the desire to connect with something in the environment that can nurture; experiences of the power of the child-devir that inhabits adults and that can be awakened by the fields of affectation of the clinical space. The article proposes the development of a Scientia Patibilis Natura, as a Sensitive Soul Science. Science allied to a 'biomusical phenomenology' that guides and excites parents' sensible consciousnesses to produce a mutual sensible consciousness, a collective awareness. Experiences which produce an exciting clinical space, a space of relationship, a space of the sacred, a space of the musicality of life, a biomusical space. (AU)

El artículo presenta formas sobre la producción de cuidado para padres y bebés. Inicialmente se presenta el concepto de 'biomusicalidad', trayendo a escena la visión de la vida tejida en contrapuntos, a partir de los signos-señales afectivos provenientes de las relaciones. Las perspectivas de la Terapia Gestalt, la Musicoterapia y las Filosofías de la Inmanencia sostienen las experiencias de la producción del cuidado para padres y bebés. Se problematiza la cuestión de la producción de nuevas temporalidades en las relaciones entre padres y madres, con el fin de producir cuidados donde la subjetividad de los niños se 'afecta' por campos vitales de experiencia. Experiencias impulsadas por la potencia del deseo de descubrimiento, la búsqueda de la novedad, el deseo de conexión con algo en el entorno que puede nutrir. Experiencias de la potencia del devenir-niño que habita en los adultos y que se puede ser despertado por los campos de afectación del espacio clínico. El artículo propone el desarrollo de una Scientia Patibilis Natura como una Ciencia del Alma Sensible. Ciencia aliada a una 'fenomenología biomusical' que guía y excita las conciencias sensibles de los padres para la producción de una conciencia sensible mutua, una awareness colectiva. Experiencias que producen un estimulante espacio clínico, espacio de la relación, espacio de lo sagrado, espacio de la musicalidad de la vida, espacio biomusical. (AU)
Descritores: Terapia Gestalt
Musicoterapia
-Pais
Filosofia
Recém-Nascido/psicologia
Empatia
Mães
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  3 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1097180
Autor: Rodrigues, Hugo Elidio.
Título: Articulações entre o Pensamento de Leibniz e Robine: A Gestalt-terapia Inspirada através da Dobra / Joints between Leibniz and Robine's Thought: The Gestalt-therapy Inspired through the Fold / Articulaciones entre el Pensamiento de Leibniz y Robine: La terapia Gestalt Inspirada por el Pliegue
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):1067-1083, mar. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo visa aprofundar o conceito de "dobra", mencionado pelo livro "O Self Desdobrado", de Jean-Marie Robine, articulando este conceito às contribuições de Deleuze, através de sua obra intitulada "A Dobra - Leibniz e o Barroco". Para realizar tal articulação, será realizada uma contextualização histórica em relação às críticas leibnizianas ao pensamento cartesiano. Tomando a noção de dobra, segundo a interpretação de Deleuze sobre o trabalho leibniziano, como uma nova fundamentação paradigmática, serão apresentadas algumas possibilidades de utilização na prática clínica da abordagem gestáltica. Serão trazidas novas contribuições de Jean-Marie Robine ao conceito de Self da Gestalt-terapia. Concluindo o artigo, serão apresentadas argumentações tecendo uma plausível analogia entre o pensamento cartesiano tomado como fundamento, e algumas tendências contemporâneas da política brasileira. Reconhecendo como a base de pensamento a partir de um plano cartesiano, pode sugerir uma forma simplificada e reducionista de encarar temas complexos, sistemáticos, e como tal tendência de pensamento é encontrada presentemente em discursos de líderes políticos brasileiros. (AU)

This article aims to deepen the concept of "fold", mentioned in the book "The Unfolded Self", by Jean-Marie Robine, articulating this concept to the contributions of Deleuze, through his work entitled "The Fold - Leibniz and the Baroque". In order to accomplish this articulation, a historical contextualization will be made in relation to the lebnizian critiques of Cartesian thought. Taking the notion of fold, according to Deleuze's interpretation of the leibnizian work, as a new paradigmatic foundation, some possibilities of use in clinical practice of the gestation approach will be presented. New contributions from Jean-Marie Robine will be brought to the concept of Self of Gestalt-therapy. Concluding the article, arguments will be presented that make a plausible analogy between Cartesian thought taken as a foundation, and some contemporary tendencies of Brazilian politics. Recognizing how the basis of thought from a Cartesian plan can suggest a simplified and reductionist way of facing complex and systematic issues, and how such a trend of thought is currently found in speeches of Brazilian political leaders. (AU)

Este artículo pretende profundizar el concepto de "pliegue", mencionado en el libro "El Self Desdoblado", de Jean-Marie Robine, articulando este concepto a las aportaciones de Deleuze, a través de su obra titulada "El pliegue - Leibniz y el Barroco". Para lograr esta articulación, se hará una contextualización histórica en relación con las críticas lebnizianas del pensamiento cartesiano. Tomando la noción de pliegue, según la interpretación de Deleuze de la obra leibniziana, como nuevo fundamento paradigmático, se presentarán algunas posibilidades de uso en la práctica clínica del enfoque gestáltico. Nuevas contribuciones de Jean-Marie Robine serán aportadas al concepto de Self de la terapia Gestalt. Concluyendo el artículo, se presentarán argumentos que hacen una analogía plausible entre el pensamiento cartesiano tomado como base, y algunas tendencias contemporáneas de la política brasileña. Reconocer cómo la base del pensamiento de un plan cartesiano puede sugerir una forma simplificada y reduccionista de enfrentar temas complejos y sistemáticos, y cómo esa tendencia de pensamiento se encuentra actualmente en los discursos de los líderes políticos brasileños. (AU)
Descritores: Terapia Gestalt
-Política
Terapêutica
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  4 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1097178
Autor: Lima, Patricia Valle de Albuquerque.
Título: Gestalt-terapia e Cuidado / Care and Gestalt-therapy / Terapia Gestalt y Cuidado
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):1051-1066, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo pretende considerar o conceito de cuidado dentro das perspectivas filosóficas e teóricas da Gestalt-terapia, buscando refletir sobre sua aplicabilidade na clínica ampliada. A experiência da autora, enquanto professora universitária e supervisora de estágio em Gestalt-terapia, servirá como ponto de sustentação para a reflexão sobre o cuidado na clínica ampliada, dado o vínculo que a mesma construiu e mantêm com a rede pública de saúde e assistência social em uma cidade do norte fluminense, através da oferta de estágio em diversos dispositivos desta rede. Ao longo deste artigo, não se pretende propor modos específicos de cuidado, mas refletir sobre a visão de cuidado em Gestalt-terapia e das implicações da abordagem na atuação do gestalt-terapeuta. O nosso objetivo, portanto, não é apontar modos apropriados de cuidar em Gestalt-terapia, mas possibilitar um maior entendimento do que podemos considerar cuidado e se a visão de cuidado proposta é compatível com a atuação na clínica ampliada. (AU)

This article intends to consider the concept of care within the philosophical and theoretical perspectives of Gestalt-therapy, seeking to reflect on its applicability in the expanded clinic. The author's experience as a university professor and internship supervisor in Gestalt-therapy, will serve as a point of support for reflection on the care in the expanded clinic, given the link it has built and maintains with the public health and social care network in a city north of the state of Rio de Janeiro, through the offer of internship in various practices of this network. Throughout this article, the intention is not to propose specific forms of care but to reflect on the vision of care in Gestalt-therapy and the implication of it in the gestalt-therapist. Our objective, therefore, is not to indicate suitable ways to provide care in Gestalt-therapy but enable a deeper understanding of what we can consider care and whether the proposed view of care is compatible with the performance in the expanded clinic. (AU)

El presente artículo pretende considerar el concepto de cuidado dentro de las perspectivas filosóficas y teóricas de la terapia Gestalt, tratando de reflexionar sobre su aplicabilidad en la clínica ampliada. La experiencia de la autora, como professora universitaria y supervisora de pasantía dentro del enfoque de la terapia Gestalt, servirá de punto de apoyo para la reflexión sobre el cuidado em la clínica ampliada, dado el vínculo que construyó y mantiene com la red de salud pública y asistencia social en una ciudad del norte del estado de Rio de Janeiro, por medio de la oferta de pasantía en diversos dispositivos de esta red. A lo largo de este artículo, no se pretende proponer modos específicos de atención, sino reflexionar sobre la visión de la atención en la terapia Gestalt y sus implicaciones para el desempeño del terapeuta gestalt. Nuestro objetivo, por lo tanto, no es señalar modos de atención apropiados en la terapia Gestalt, sino permitir una mayor comprensión de lo que podemos considerar atención y si la visión propuesta de la atención es compatible con el desempeño en la clínica ampliada. (AU)
Descritores: Terapia Gestalt
-Terapêutica
Empatia
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  5 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1097176
Autor: Oliveira, Evelyn Denisse Felix de; Grubits, Sonia.
Título: O Desenho na Gestalt-Terapia: A Versatilidade dos Traços em Interface com a Prática Clínica / The Drawing in Gestalt-Therapy: The Versatility of the Lines Interfacing the Clinical Practice / El Dibujo en Terapia Gestalt: La Versatilidad de los Trazos en Interfaz con la Práctica Clínica
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):1036-1050, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Por meio de revisão integrativa de literatura, objetivou-se discutir a utilização do desenho na prática clínica em Gestalt-terapia. Consta do final dos anos de 1800 o primeiro estudo sobre os desenhos infantis. As teorias clássicas descrevem o desenvolvimento do grafismo por meio de estágios que são superados à medida que a criança se desenvolve. Na ciência psicológica, inicialmente, o desenho foi utilizado em testes psicológicos para medir aspectos cognitivos e, posteriormente, como técnica projetiva. Atualmente, ele também é utilizado como um meio para a investigação diagnóstica em diversas abordagens teóricas. Na Gestalt-terapia, o desenho pode ser utilizado como técnica, experimento e instrumento para o estabelecimento de vínculo, fundamentado no método fenomenológico. O desenho é uma importante ferramenta terapêutica que ao ser utilizada dentro de um processo psicoterapêutico consistente, fundamentado no vínculo de confiança e pautado no arcabouço teórico da Gestalt-terapia, é capaz de contribuir para o processo de atualização e de crescimento do cliente. (AU)

Through an integrative literature review, the goal is to discuss the use of drawings on the clinical practice of Gestalt-therapy. The first study regarding children's drawings refers to the ending of the 1800's. The classical theories describe the development of the graphism through stages that are overcome as the child develops. In psychological science, initially, the drawing was used in psychological tests to measure cognitive aspects, and, further on, as a projective technique. Currently, it is also used as a manner of investigations for diagnosis in various theories. In Gestalt-therapy the drawing can be used as a technique, an experiment and an instrument to establish bonding, based on the phenomenological method. The drawing is an important therapeutic tool that, when used within a consistent psychotherapeutic process, founded on a tie of trust and based on the theoretical background of Gestalt-therapy, is capable of contributing to the update and growth process of the client. (AU)

Por medio de una revisión integradora de literatura, se objetivó discutir la utilización del dibujo en la práctica en clínica en terapia Gestalt. Se pudo encontrar el primer estudio cerca los dibujos infantiles al final de los 1800. Las teorías clásicas describen el desarrollo del grafismo a través de etapas que son rebasadas con el desarrollo de los niños. En la ciencia psicológica, inicialmente, el dibujo fue utilizado en pruebas psicológicas, para medir aspectos cognitivos y, después, como una técnica de proyección. Actualmente, también se pone como una forma de investigación diagnóstica en las teorías diversas. En la terapia Gestalt, el dibujo puede ser usado como técnica, para experimentación y instrumento de formación de vínculo, fundamentado por el método fenomenológico. El dibujo es una herramienta significativa que, cuando utilizada en un proceso psicoterápico consistente, fundamentado en un vínculo de confianza y basado en la teoría de la terapia Gestalt, puede contribuir con el proceso de actualización y crecimiento del cliente. (AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Terapia Gestalt
-Arteterapia
Testes Psicológicos
Criança
Processos Psicoterapêuticos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  6 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-791763
Autor: Fukumitsu, Karina Okajima; Kovács, Maria Júlia.
Título: Especificidades sobre processo de luto frente ao suicídio / Specificities about the grieving process forward to suicide / Especificidades sobre el proceso de duelo hacia adelante al suicidio
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(1):3-12, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O suicídio de um ente querido pode desencadear nas pessoas diversas reações. No presente artigo apresentam-se as especificidades para diferenciar o processo de luto após o suicídio dos demais lutos, causados por outros tipos de morte. O artigo tem o objetivo de refletir sobre o processo de luto pelo suicídio por meio da compreensão do luto de nove filhos de pessoas que consumaram o suicídio. Foram extraídas 14 unidades de significados a partir do método fenomenológico e compreendidas pela perspectiva da abordagem da Gestalt-terapia. Os depoimentos dos colaboradores, apontam que, ao enfrentar a morte, o filho pode experienciar o sofrimento com sentimentos de culpa, raiva, sensações de desamparo, abandono, rejeição, solidão, além da fragmentação de tudo o que era conhecido.

The suicide of a loved one can trigger different reactions in people. In the current article which intends to be a research report, the specificities are presented to differentiate the grieving process after a suicide of others grief, caused by other types of death. The article has a purpose of reflecting the process of grieving through the understanding of the nine children - sons and daughters of parents of people who consummated suicide. The results of the research from 14 units of meaning were extracted according to the phenomenological method and understood by the perspective of Gestalt therapy approach, this article has the purpose of reflection about the grieving process of suicide, show that when facing death, the child may live experience whose suffering causes guilt, anger, feelings of helplessness, abandonment, rejection, loneliness and fragmentation of all that was known.

El suicidio de un ser querido puede provocar en las personas diferentes reacciones. En este artículo, que pretende ser un informe de investigación, se presentan las especificidades para diferenciar el proceso de duelo tras el suicidio de los seres queridos, causado por otros tipos de muerte. En este artículo, pretende ser un informe de investigación, se presentan el proceso de duelo tras el suicidio por medio de la comprensión del luto de nueve hijos de personas que consumaron el suicidio. Los resultados de la investigación, muestran 14 unidades de significado fueron extraídos según el método fenomenológico y entendidos desde la perspectiva del enfoque de la terapia Gestalt, cuando se enfrenta a la muerte, el niño puede tener - vivir experiencias cuyo sufrimiento provoca culpa, ira, sentimiento de desamparo, abandono, rechazo, soledad y la fragmentación de todo lo conocido.
Descritores: Luto
Terapia Gestalt
-Suicídio
Emoções
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  7 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1097175
Autor: Bianchi, Daniela Pupo Barbosa; Kublikowski, Ida; Camps, Patricia Barrachina; Franco, Maria Helena Pereira.
Título: Possibilidades da Clínica Gestáltica no Atendimento de Crianças Enlutadas / Possibilities of the Gestalt Clinic in the Care of Bereaved Children / Posibilidades de la Clínica Gestaltáltica en el Cuidado de Duelo en la Infancia
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):1018-1035, mar. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O luto é compreendido como o processo psíquico de elaboração de uma perda que rompe com toda a constituição de mundo interno e segurança da criança, exigindo que novas formas de ajustamento sejam criadas. A presença de um outro-suporte é fundamental para que a criança possa percorrer seus ciclos de contato e alcançar a satisfação de suas necessidades no enfrentamento do luto. A Gestalt-terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial, focada na construção dialógica, na qual a relação terapeuta-cliente ganha um eixo central. Em termos de prática clínica, o terapeuta se coloca em abertura à espera do outro-humano que o busca, na expectativa de que se revele, acolhendo os conteúdos, reconhecendo sua manifestação, em um processo de aceitação, confirmação e inclusão. Neste sentido, a intervenção terapêutica acompanha a expressão do brincar como linguagem para a criança comunicar, compreender e assimilar o vivido. O caminho escolhido para realização deste estudo foi a revisão bibliográfica de teóricos da Gestalt-terapia e estudos em luto na contemporaneidade, com enfoque nas bases relacionais destas teorias associadas a vinhetas de casos clínicos para ampliar a compreensão e possibilidades de intervenção com crianças enlutadas na clínica gestáltica. (AU)

Grief is understood as the psychic process of elaboration of a loss that breaks with the entire constitution of the inner world and the child's safety, requiring that new forms of adjustment be created. The presence of another support is fundamental for the child to be able to go through their cycles of contact and achieve the satisfaction of their needs in facing grief. Gestalt therapy is a phenomenological-existential approach, focused on dialogic construction, where the therapist-client relationship takes on a central axis. In terms of clinical practice, the therapist stands open waiting for the other human who seeks him, expecting to reveal himself, welcoming the contents, recognizing their manifestation, in a process of acceptance, confirmation and inclusion. In this sense, therapeutic intervention accompanies the expression of play as a language for the child to communicate, understand and assimilate the lived experience. The path chosen for this study was the bibliographic review of Gestalt therapy theorists and studies in mourning in contemporaneity, focusing on the relational bases of these theories associated with clinical case vignettes to broaden the understanding and possibilities of intervention with bereaved children in the clinic gestalt. (AU)

El duelo se entiende como el proceso psíquico de elaboración de una pérdida que rompe con toda la constitución del mundo interior y la seguridad del niño, requiriendo la creación de nuevas formas de ajuste. La presencia de otro apoyo es fundamental para que el niño pueda pasar por sus ciclos de contacto y alcanzar la satisfacción de sus necesidades al enfrentar el dolor. La terapia gestáltica es un enfoque fenomenológico-existencial, centrado en la construcción dialógica, donde la relación terapeuta-cliente adquiere un eje central. En términos de práctica clínica, el terapeuta permanece abierto esperando al otro ser humano que lo busca, esperando revelarse, acogiendo los contenidos, reconociendo su manifestación, en un proceso de aceptación, confirmación e inclusión. En este sentido, la intervención terapéutica acompaña la expresión del juego como lenguaje para que el niño se comunique, comprenda y asimile la experiencia vivida. El camino elegido para este estudio fue la revisión bibliográfica de los teóricos de la Terapia Gestalt y los estudios contemporáneos de duelo, centrándose en las bases relacionales de estas teorías asociadas con viñetas de casos clínicos para ampliar la comprensión y las posibilidades de intervención con niños en duelo en la clínica gestáltica. (AU)
Descritores: Luto
Terapia Gestalt
-Psicoterapia
Criança
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  8 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1097173
Autor: Soares, Luciana Loyola Madeira.
Título: Plantão Psicológico Gestáltico - A Escrita de uma Experiência / Gestaltic Psychological Duty - The Writing of an Experience / Deber Psicológico Gestáltico - La Escritura de una Experiencia
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):997-1017, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Apresento a escrita de minha experiência de criação do campo de estágio em Plantão Psicológico fundamentado na Abordagem Gestáltica num curso de graduação em Psicologia numa Instituição particular de Ensino Superior no Rio de Janeiro. Sendo escassa a literatura gestáltica neste tema, recorri a autores baseados em Carl Rogers, em cuja abordagem há farta oferta de publicações, o que me permitiu criar boas conexões com autores da Gestalt-terapia. Chamei para compor esse diálogo autores da Psicologia Social e, assim, proponho o único atendimento no Plantão Psicológico Gestáltico como uma prática de clínica ampliada que pró-move deslocamentos nos fazeres acadêmicos na graduação em Psicologia por expandir as práticas clínicos na clínica-escola para além da psicoterapia bipessoal e por propor a sensibilidade como condição de encorpamento ético nos fazeres psicológicos. Finalizo, indicando o Plantão Psicológico Gestáltico como uma prática política e inclusiva, portanto, democrática, contemplando contemporaneamente a demanda por atenção psicológica pontual, em diferentes espaços e contextos - fomentando atenção especialmente à nossa formação universitária. (AU)

I present the writing of my experience of creating the field of internship on Psychological Duty based on the Gestaltic Approach in a graduation course in Psychology in a private Institution of Higher Education in Rio de Janeiro. Being the gestalt literature scarce on this subject, I have resorted to authors based on Carl Rogers, in whose approach there is a large supply of publications, which allowed me to create good connections with Gestalt-therapy authors. I called authors of Social Psychology to compose this dialogue and so, I propose the only service in the Gestaltic Psychological Duty as an expanded clinic practice, which promotes displacements in the academic studies in Psychology by expanding clinical practices in the clinic-school beyond bipersonal psychotherapy and for proposing sensitivity as a condition of ethical embodiment in psychological studies. I conclude by indicating the Gestaltic Psychological Duty as a political and inclusive practice, therefore, democratic, contemporaneously contemplating the demand for punctual psychological attention, in different spaces and contexts - fostering attention especially to our university education. (AU)

Presento mi experiencia en la creación de la pasantía sobre el Deber Psicológico basada en el Enfoque Gestáltico en un curso de graduación en Psicología en una Institución de Educación Superior privada en Rio de Janeiro. Como hay poca literatura gestáltica sobre este tema, he recurrido a autores basados en Carl Rogers, en cuyo enfoque hay una gran oferta de publicaciones, lo que me permitió crear buenas conexiones con los autores de la terapia Gestalt. Llamé a los autores de la Psicología Social para componer este diálogo y así, propongo el único servicio en el Deber Psicológico Gestáltico como una práctica clínica expandida, que promueva desplazamientos en los estudios académicos de la Psicología para expandir las prácticas clínicas en la clínica-escuela más allá de la psicoterapia bipersonal y para proponer la sensibilidad como condición de incorporación ético en los estudios psicológicos. Concluyo señalando el Deber Psicológico Gestáltico como una práctica política e inclusiva, así que democrática, que contempla la demanda de atención psicológica puntual, en diferentes espacios y contextos - fomentando la atención especialmente a nuestra educación universitaria. (AU)
Descritores: Terapia Gestalt
-Psicologia
Psicologia Social
Universidades
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  9 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1096978
Autor: Pimentel, Adelma.
Título: O Uso Cuidadoso das Redes Sociais Virtuais / Careful Use of Virtual Social Networks / El Uso Cuidadoso de las Redes Sociales Virtuales
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):978-996, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: As redes sociais virtuais permitem a um indivíduo compartilhar conexões com outros usuários e estabelecer laços sociais fortes e fracos. Neste cenário, se dá seu uso abusivo sob a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo do texto é refletir sobre o uso das redes sociais virtuais, o desconhecimento do outro; e conexões gestálticas para o seu uso cuidadoso. O método foi análise teórica e crítica de textos, examinando a busca pela afirmação da diversidade e da diferença em contextos da desterritorialização, das biotecnologias, da pós-verdade, da reduzida empatia, da fragilidade psíquica que repercute na subjetivação das pessoas, provocando sofrimento psíquico. Ponderamos que, cuidar é imperioso, envolve estratégias preventivas e interventivas em torno de pessoas e instituições para o enfrentamento das iniquidades físicas e psicológicas, as quais estamos expostos. É um fio condutor da saúde. Assinalamos que os Gestalt-terapeutas convergem com o pensamento heideggeriano que postula o cuidado como essência da existência humana. Cuidar é o contraponto do adoecimento que se realiza como espetáculo regulador das relações sociais mediadas pelo uso da internet. É também tolerância, profundo respeito pelo outro, é solidariedade entre todos os homens e todas as mulheres, justiça, democracia e respeito aos direitos humanos. (AU)

Virtual social networks allow an individual to share connections with other and establish strong and weak social bonds. In this scenario, its abusive use takes place under the influence of Information and Communication Technologies. The purpose of the text is to reflect on the use of virtual social networks, and ignorance of the other; and gestaltic connections for the careful use. The method was theoretical and critical analysis of texts, examining the search for the affirmation of diversity and difference in contexts of deterritorialization, biotechnologies, post-truth, reduced empathy, psychic fragility that affects the subjectivation of people, causing psychological distress. We consider that, caring is imperative, involves preventive and interventional strategies around people and institutions to face physical and psychological inequities, to which we are exposed. It is a guiding thread of health. We point out that Gestalt-therapists converge with the heideggerian's thinking that postulates care as the essence of human existence. Caring is the counterpoint to the sickness that is performed as a spectacle that regulates social relations mediated by the use of the internet. It is also tolerance, deep respect for the other, it is solidarity between all men and all women, justice, democracy and respect for human rights. (AU)

Las redes sociales virtuales permiten a un individuo compartir conexiones con otros usuarios y establecer lazos sociales fuertes y débiles. En este escenario, su abuso ocurre bajo la influencia de las Tecnologías de Información y Comunicación. El objetivo del texto es reflexionar sobre el uso de las redes sociales virtuales, la ignorancia del otro; y conexiones gestálticas para su uso cuidadoso. El método fue el análisis teórico y crítico de textos, examinando la búsqueda de la afirmación de la diversidad y la diferencia en contextos de desterritorialización, biotecnologías, post-verdad, empatía reducida, fragilidad psíquica que afecta la subjetividad de las personas, causando sufrimiento psicológico. Consideramos que el cuidado es imperativo, implica estrategias de prevención e intervención en torno a las personas y las instituciones para hacer frente a las iniquidades físicas y psicológicas a las que estamos expuestos. Es un hilo conductor de la salud. Señalamos que los terapeutas gestálticos convergen con el pensamiento de Heidegger que postula el cuidado como la esencia de la existencia humana. El cuidado es el contrapunto a la enfermedad que tiene lugar como un espectáculo regulador de las relaciones sociales mediadas por el uso de internet. También es tolerancia, profundo respeto por los demás, solidaridad entre todos los hombres y mujeres, justicia, democracia y respeto por los derechos humanos. (AU)
Descritores: Rede Social
Redes Sociais Online
Terapia Gestalt
-Comunicação
Internet
Pessoas
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


  10 / 121 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1096977
Autor: Alegria, Carla Machado.
Título: Implicações da Gestalt-terapia Frente às Relações de Hiperconsumo / Gestalt Therapy Implications for Hyperconsuption Relations / Implicaciones de la Terapia Gestalt para las Relaciones de Hiperconsumo
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(4):964-977, mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A hipermodernidade, com suas bases culturais fundamentadas no individualismo e nas relações de consumo, levou o homem a um completo esgotamento frente às expectativas de felicidade a ser obtida por meio da conquista de melhores desempenhos em vários aspectos da existência e em aquisições materiais. Uma vez que o indivíduo está constantemente exposto às consequências do modus vivendi do hiperconsumo, qual seja, o caráter transitório do sucesso que provoca o sentimento de fracasso, são observadas sequelas emocionais que podem se desdobrar em fenômenos psicopatológicos contemporâneos, sendo alguns destes destacados no artigo. O objetivo deste trabalho é apontar como a força do imperativo do sucesso pode intensificar sentimentos como humilhação, vergonha e inveja, assim como sugerir a Gestalt-terapia como oportunidade de libertação da opressora ideologia da superação de si, por ser, pelo encontro dialógico, um instrumento na sustentação da dignidade do sujeito diante das desconfirmações a que é constantemente submetido. (AU)

Hypermodernity, with its cultural foundations based on individualism and consumer relations, led human beings to a complete exhaustion in face of the expectations of happiness to be obtained through the achievement of better performances in various aspects of existence and in material acquisitions. Since the individual is constantly exposed to the consequences of the hyperconsumption modus vivendi, that is, the transitory character of success that causes the feeling of failure, emotional sequelae can be observed that may unfold into contemporary psychopathological phenomena, some of which are highlighted in the article. The aim of this paper is to point out how the strength of the success imperative can intensify feelings such as humiliation, shame, and envy, as well as suggest Gestalt-therapy as an opportunity for liberation from the oppressive ideology of self-overcoming, because, through the dialogical encounter, it is an instrument for sustaining the dignity of the subject in the face of the disconfirmations to which he/she is constantly exposed. (AU)

La hipomordenidad, con su bases culturales fundamentadas en el individualismo y en las relaciones de consumo, ha llevado al hombre a un agotamiento completo ante las expectativas de felicidad a ser obtenida por medio de la conquista de mejores desempeños en diversos aspectos de la existencia y en las adquisiciones materiales. Una vez que el indivíduo está constantemente expuesto a las consecuencias del modus vivendi del hiperconsumo, culquiera que sea, el carácter transitorio del suceso que provoca el sentimiento de fracaso, son observadas secuelas emocionales que pueden desplegarse en los fenómenos psicopatológicos contemporáneos, algunos de los cuales se destacan en el artículo. El objetivo de este trabajo es señalar cómo la fuerza del imperativo del suceso puede intensificar sentimientos como humillación, vergüenza y envidia, así como sugerir que la terapia Gestalt como una oportunidad de liberación de la ideologia opresiva de superación personal, por ser, a través del encuentro dialógico, un instrumento para sostener la dignidad del sujeto frente a las desconfirmaciones a las que está constantemente sometido. (AU)
Descritores: Vergonha
Terapia Gestalt
Felicidade
-Emoções
Estigma Social
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A



página 1 de 13 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde