Base de dados : LILACS
Pesquisa : G05.420.275.750 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1015292
Autor: Pajón Londoño, Jenny Alexandra.
Título: ¿Qué o quién nos espera? / ¿What or who is waiting for us?
Fonte: Poiésis (En línea);6(Jun.):1-2, 2003.
Idioma: es.
Resumo: Con el fin de proyectar el presente ensayo a la realidad actual de la niñez de nuestro país, es posible remontarnos a las noticias que a diario escuchamos o leemos, y de las cuales más del 60% de la niñez es protagonista. Las siguientes noticias son tomadas de los titulares de los 2 últimos meses (septiembre ­ octubre de 2002) de los diarios de la ciudad de Medellín.

In order to project this essay to the current reality of childhood in our country, it is possible to go back to the news we hear or read daily, and of which more than 60% of children are protagonists. The following news are taken from the headlines of the last 2 months (September - October 2002) of the newspapers in the city of Medellín.
Descritores: Dependência Psicológica
-Psicologia Social/estatística & dados numéricos
Criança
Depressão
Transtorno Depressivo/patologia
Herança Materna
Apego ao Objeto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Discurso
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


  2 / 2 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-949388
Autor: Muñoz Londoño, Elizabeth; Farkas, Chamarrita.
Título: Relación entre atención compartida madre-hijo, sensibilidad materna y expresión emocional gestual infantil / Relação entre atenção compartilhada mãe-filho, sensibilidade materna e expressão emocional gestual infantil / Relationship between mother-child shared attention, maternal sensitivity and infant emotional gestural expression
Fonte: Acta colomb. psicol;21(2):131-155, jul.-dic. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La atención compartida se refiere a episodios en los que el niño y su cuidador están enfocados intencionalmente en algún objeto o actividad, presentando intercambios físicos y emocionales. En este estudio se describió la atención compartida considerando las dimensiones de nivel de compromiso y tono emocional, y se analizó su relación con la sensibilidad materna y la intensidad de la expresión emocional gestual de niños de un año de edad. La muestra estuvo compuesta por 12 díadas madre-hijo, donde se consideró como criterios de inclusión que los niños tuvieran entre 12 y 14 meses de edad, que fueran hijos únicos, que vivieran con ambos padres, y que asistieran a sala cuna. Los instrumentos utilizados fueron la Evaluación de Atención Compartida, la Evaluación de la Expresión Emocional Gestual del Niño y la Escala de Sensibilidad del Adulto. Los resultados evidencian episodios de atención compartida en díadas madre-hijo al año de edad, además de una relación significativa entre atención compartida con el nivel de compromiso y la sensibilidad materna.

Resumo A atenção compartilhada refere-se a episódios nos quais a criança e seu cuidador estão focados intencionalmente em algum objeto ou atividade, apresentando trocas físicas e emocionais. Neste estudo, a atenção compartilhada foi descrita considerando as dimensões de nível de compromisso e tom emocional, e foi analisada sua relação com a sensibilidade materna e com a intensidade da expressão emocional gestual de crianças de um ano de idade. A amostra estava composta por 12 duplas mãe-filho, cujos critérios de inclusão eram que as crianças tivessem entre 12 e 14 meses de idade, que fossem filhos únicos, que vivessem com ambos os pais e que frequentassem o berçário. Os instrumentos utilizados foram a Avaliação de Atenção Compartilhada, a Avaliação da Expressão Emocional Gestual da Criança e a Escala de Sensibilidade do Adulto. Os resultados evidenciam episódios de atenção compartilhada em duplas mãe-filho com um ano de idade, além de uma relação significativa entre atenção compartilhada com o nível de compromisso e a sensibilidade materna.

Abstract Shared attention refers to episodes through which a child and his or her caretaker are intentionally focused on some object or activity while engaging in physical and emotional exchange. This study describes shared attention bearing in mind levels of commitment and emotional tone, and it analyzes associated relationships with maternal sensitivity and the intensity of emotional expression in one-year-old children. The sample includes 12 mother-child dyads with the following inclusion criteria: only children, of ages between 12 and 14 months, living with both parents and attending a nursery. The instruments used were the Shared Attention Assessment, the Children's Emotional Expressions Assessment, and the Adult Sensitivity Scale (ASS). Results show episodes of shared attention between mother-child dyads at one year of age. A significant relationship between shared attention, levels of commitment, and maternal sensitivity was also found.
Descritores: Herança Materna
Gestos
Relações Mãe-Filho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde