Base de dados : LILACS
Pesquisa : G07.265.216.500.350 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 28 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 28 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Bento, Ricardo Ferreira
Texto completo
Id: biblio-975611
Autor: Grasel, Signe; Greters, Mario; Goffi-Gomez, Maria Valeria Schimidt; Bittar, Roseli; Weber, Raimar; Oiticica, Jeanne; Bento, Ricardo Ferreira.
Título: P3 Cognitive Potential in Cochlear Implant Users
Fonte: Int. arch. otorhinolaryngol. (Impr.);22(4):408-414, Oct.-Dec. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction The P3 cognitive evoked potential is recorded when a subject correctly identifies, evaluates and processes two different auditory stimuli. Objective to evaluate the latency and amplitude of the P3 evoked potential in 26 cochlear implant users with post-lingual deafness with good or poor speech recognition scores as compared with normal hearing subjects matched for age and educational level. Methods In this prospective cohort study, auditory cortical responses were recorded from 26 post-lingual deaf adult cochlear implant users (19 with good and 7 with poor speech recognition scores) and 26 control subjects. Results There was a significant difference in the P3 latency between cochlear implant users with poor speech recognition scores (G-) and their control group (CG) (p= 0.04), and between G- and cochlear implant users with good speech discrimination (G+) (p= 0.01). We found no significant difference in the P3 latency between the CG and G+. In this study, all G- patients had deafness due to meningitis, which suggests that higher auditory function was impaired too. Conclusion Post-lingual deaf adult cochlear implant users in the G- group had prolonged P3 latencies as compared with the CG and the cochlear implant users in the G+ group. The amplitudes were similar between patients and controls. All G- subjects were deaf due to meningitis. These findings suggest that meningitis may have deleterious effects not only on the peripheral auditory system but on the central auditory processing as well.
Descritores: Implantes Cocleares
Potencial Evocado P300/fisiologia
Surdez/fisiopatologia
-Percepção da Fala/fisiologia
Estudos Prospectivos
Meningite/complicações
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


  2 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-788041
Autor: Didoné, Dayane Domeneghini; Garcia, Michele Vargas; Oppitz, Sheila Jacques; Silva, Thalisson Francisco Finamôr da; Santos, Sinéia Neujahr dos; Bruno, Rúbia Soares; Filha, Valdete Alves Valentins dos Santos; Cóser, Pedro Luis.
Título: Auditory evoked potential P300 in adults: reference values / Potencial evocado auditivo P300 em adultos: valores de referência
Fonte: Einstein (Säo Paulo);14(2):208-212tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective To establish reference intervals for cognitive potential P300 latency using tone burst stimuli. Methods This study involved 28 participants aged between 18 and 59 years. P300 recordings were performed using a two-channel device (Masbe, Contronic). Electrode placement was as follows: Fpz (ground electrode), Cz (active electrode), M1 and M2 (reference electrodes). Intensity corresponded to 80 dB HL and frequent and rare stimulus frequencies to 1,000Hz and 2,000Hz, respectively. Stimuli were delivered binaurally. Results Mean age of participants was 35 years. Average P300 latency was 305ms. Conclusion Maximum acceptable P300 latency values of 362.5ms (305 + 2SD 28.75) were determined for adults aged 18 to 59 years using the protocol described.

RESUMO Objetivo Estabelecer valores de referência para a latência do potencial cognitivo P300 com estímulos tone burst. Métodos Participaram do estudo 28 indivíduos entre 18 e 59 anos. O registro do P300 foi realizado no equipamento Masbe da marca Contronic. Os eletrodos foram fixados nas posições Fpz (eletrodo terra), Cz (eletrodo ativo), M1 e M2 (eletrodos referência). A intensidade foi de 80 dB NA. A frequência do estímulo frequente foi de 1.000Hz e a do estímulo raro de 2.000Hz. Os estímulos foram apresentados na forma binaural. Resultados A média de idade dos indivíduos foi de 35 anos. A média de latência para P300 de 305ms. Conclusão Usando o protocolo descrito, o valor máximo de latência aceitáveis para P300 foram de 362,5ms (305 + 2DP 28,75) na faixa etária do adulto de 18 a 59 anos.
Descritores: Potencial Evocado P300/fisiologia
Potenciais Evocados Auditivos/fisiologia
-Tempo de Reação/fisiologia
Valores de Referência
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1011374
Autor: Boaz, Ândrea de Melo; Biaggio, Eliara Pinto Vieira.
Título: Desempenho no treinamento auditivo computadorizado Performance in computerized auditory training / Computer-based auditory training: different type of performance analysis
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e1942, 2019. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Capes.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar e correlacionar o desempenho auditivo na etapa de avaliação existente no software escolhido e respostas eletrofisiológicas pré e pós-treinamento auditivo computadorizado. Métodos Trata-se de um estudo longitudinal, comparativo, clínico e experimental, realizado após aprovação do comitê de ética. A amostra foi composta por sete crianças, com idade entre 7 anos e 8 anos e 11 meses, de ambos os gêneros, diagnosticadas com transtorno do processamento auditivo. A intervenção terapêutica foi baseada no treinamento com o software Escuta Ativa® e composta por 12 sessões, realizadas duas vezes por semana, com duração aproximada de 30 minutos cada. Analisou-se a pontuação nas etapas de avaliação existente no software escolhido e os achados da medida eletrofisiológica potencial evocado auditivo de longa latência, especificamente o componente P3, pré e pós-treinamento, por meio de estudo estatístico adequado. Resultados Dentre as três etapas de avaliação pelo software, não houve resultado estatisticamente significativo pós-treinamento. Quanto ao componente P3, 3 das 4 crianças com ausência do componente passaram a tê-lo, pós-intervenção terapêutica. Na busca de correlação entre resultados comportamentais e eletrofisiológicos, não houve significância estatística, em ambos os momentos de avaliação. Conclusão Não foi possível verificar diferença significativa entre os períodos pré e pós-treinamento, usando a etapa de avaliação do próprio software, mostrando necessidade de mais estudos de investigação para verificar a utilização desta ferramenta de avaliação em ambiente clínico. Percebeu-se efeito da plasticidade pós-treinamento, com o surgimento do componente P3 em algumas crianças. Não houve correlação entre as etapas de avaliação pelo software e a mensuração eletrofisiológica.

ABSTRACT Purpose Analyze and correlate the auditory performance in the evaluation stage in the chosen software and electrophysiological responses pre and post computer-based auditory training. Methods This is a longitudinal, comparative, clinical and experimental study, performed after the approval of the ethics committee. The sample consisted of seven children, aged 7 to 8 years and 11 months, from both genders, diagnosed with auditory processing disorder. The therapeutic intervention was based on the training with the Escuta Ativa® software and composed of 12 sessions, perforned twice a week, lasting approximately 30 minutes each. The score in the evaluation stage in the chosen software and the findings of the electrophysiological measurement on Long-Latency Potential Evoked Auditory, specifically P3 component, pre and post-training, were analyzed through an adequate statistical study. Results Among the three stages of the evaluation by the software, there was no statistically significant post-training result. As for the P3 component, 3 out of the 4 children started to have it post-intervention therapy. In the search for correlation between behavioral and electrophysiological results, there was no statistical significance in either moments of the evaluation. Conclusion It was not possible to verify a significant difference between the pre and post-training periods in the evaluation stage of the software itself, showing the need for further studies to verify the use of this evaluation tool in a clinical setting. An effect of post-training plasticity with the appearance of P3 component was noted in some children. There was no correlation between the evaluation steps by the software and the electrophysiological measurement.
Descritores: Percepção Auditiva
Transtornos da Percepção Auditiva/terapia
Potencial Evocado P300
Potenciais Evocados Auditivos
-Brasil
Estudos Longitudinais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


  4 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-950644
Autor: Silva, Letícia Saia da; Regaçone, Simone Fiuza; Oliveira, Anna Caroline Silva de; Oliveira, Letícia Sampaio de; Fernandes, Franciele Trevisan; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo.
Título: Potenciais corticais auditivos: uso de diferentes estímulos de fala em populações infantis / Auditory cortical potential: using different types of speech stimuli in children
Fonte: Audiol., Commun. res;22:e1788, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: RESUMO Introdução Os potenciais evocados auditivos são respostas elétricas que ocorrem nas vias auditivas centrais, resultantes de estimulação acústica. O uso de estímulos de fala para eliciar a resposta desses potenciais possibilita a compreensão de informações sobre codificação e decodificação da fala no sistema nervoso central. Objetivo Comparar o resultado do potencial evocado auditivo de latência longa com dois diferentes estímulos de fala. Métodos Participaram do estudo 30 escolares saudáveis, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 12 anos. Para os potenciais evocados auditivos, foram utilizados dois diferentes estímulos de fala para a discriminação auditiva: Teste 1 /ba/ x /da/ e Teste 2 /pa/ x /da/. Os estímulos foram aleatoriamente apresentados, sendo 20% raros e 80% frequentes. Os escolares participaram de uma tarefa auditiva ativa e disseram [da] para identificar os estímulos raros. A normalidade dos dados foi determinada utilizando o teste de Shapiro-Wilk. Para comparar a média com o Teste 1 e Teste 2, foi realizada a estimulação t de Student. Resultados Houve diferença significativa na latência P3 na orelha direita, amplitude P2 na orelha direita e amplitude P3 na orelha esquerda. Ocorreram valores mais longos com estímulo /ba/ x /da/. Conclusão As respostas dos potenciais evocados auditivos de latência longa variam em função do estímulo e do cuidado em sua análise, quando se utilizam estímulos de fala na avaliação.

ABSTRACT Introduction Auditory Evoked Potentials are electrical responses that occur in the central auditory pathways, resulting from acoustic stimulation. The use of speech stimuli to elicit the response of these potentials allows to understand information about speech coding and decoding in the central nervous system. Purpose To compare the Long Latency Auditory Evoked Potential of two different speech stimuli. Methods Thirty healthy school children of both genders, aged between 8 and 12 years, participated in the study. For the auditory evoked potentials, different speech stimuli were used for the auditory discrimination: Test 1 /ba/ x /da/ and Test 2 /pa/ x /da/. The stimuli were randomly presented: 20% infrequent and 80% frequent. The school children participated in an active auditory task and said [da] to identify the infrequent stimuli. The normality of the data was determined using the Shapiro-Wilk test. To compare the mean with Test 1 and Test 2, stimulation was performed using Student t test. Results There was a significant difference in P3 latency in the right ear, P2 amplitude in the right ear and P3 amplitude in the left ear. Longer values occurred with stimulus /ba/ x /da/. Conclusion The responses of long latency auditory evoked potentials vary depending on the stimulus and care in the analysis when using speech stimuli in the evaluation.
Descritores: Percepção da Fala
Estimulação Acústica
Potencial Evocado P300
Potenciais Evocados Auditivos
-Tempo de Reação
Córtex Auditivo
Desenvolvimento Infantil
Estudos Transversais
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-891061
Autor: Pavarini, Sofia Cristina Iost; Brigola, Allan Gustavo; Luchesi, Bruna Moretti; Souza, Érica Nestor; Rossetti, Estefani Serafim; Fraga, Francisco José; Guarisco, Letícia Pimenta Costa; Terassi, Marélli; Oliveira, Nathalia Alves; Hortense, Priscilla; Pedroso, Renata Valle; Ottaviani, Ana Carolina.
Título: On the use of the P300 as a tool for cognitive processing assessment in healthy aging: A review / O uso do p300 como ferramenta para avaliação do processamento cognitivo em envelhecimento saudável
Fonte: Dement. neuropsychol;12(1):1-11, Jan.-Mar. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: ABSTRACT Changes in patterns of performance for the cognitive functions of memory, processing speed, and focused attention are expected in old age. Objective: The main goal of this systematic review was to analyze the use of ERP in healthy elderly in studies evaluating the P300 components. Methods: A systematic review was carried out based on recommendations for nursing research on the databases LILACS, PsycINFO, PubMed, SCOPUS and Web of Science. Results: 26 studies involving 940 healthy elderly were identified, most of which sought to identify and determine the influence of age on the P300. Conclusion: Although there is consensus in the literature that P300 latency is significantly longer in elderly with psychiatric disorders compared to healthy elderly, it was not possible to conclude P300 associations with gender, education and other cognitive tests.

RESUMO São esperadas mudanças nos padrões de desempenho nas funções cognitivas de memória, velocidade de processamento e atenção concentrada durante o processo de envelhecimento. Objetivo: O objetivo principal desta revisão sistemática é analisar o uso de ERP em idosos saudáveis nos estudos que avaliaram os componentes do P300. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática com recomendações de estudo para enfermagem nos bancos de dados LILACS, PsycINFO, PubMed, SCOPUS and Web of Science. Resultados: Foram identificados 26 estudos com 940 idosos saudáveis, a maioria procurava identificar e encontrar a influência da idade no P300. Conclusão: Embora haja consenso na literatura de que em idosos com transtornos psiquiátricos a latência P300 é significativamente maior, em relação aos idosos saudáveis não foi possível concluir as associações P300 com gênero, escolaridade e outros testes cognitivos.
Descritores: Idoso
Envelhecimento
Cognição
Potencial Evocado P300
Neuropsicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  6 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039654
Autor: Francisco, Helen Capeleto; Brigola, Allan Gustavo; Ottaviani, Ana Carolina; Santos-Orlandi, Ariene Angelini dos; Orlandi, Fabiana de Souza; Fraga, Francisco José; Guarisco, Letícia Pimenta Costa; Zazzetta, Marisa Silvana; Pedroso, Renata Valle; Pavarini, Sofia Cristina Iost.
Título: Relationship between cognitive processing, language and verbal fluency among elderly individuals / Relação entre processo cognitivo, linguagem e fluência verbal entre idosos individuais
Fonte: Dement. neuropsychol;13(3):299-304, July-Sept. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Some cognitive dimensions, such as attention, memory and executive functions, may decline with age, while other functions remain intact or even improve due to greater life experience. Objective: to analyze the relationship between cognitive processing, language and verbal fluency among elderly individuals seen by primary healthcare services located in a city in the interior of São Paulo, Brazil. Methods: a cross-sectional study with a quantitative method was conducted. A total of 149 elderly individuals were assessed through previously scheduled interviews. Data collection included a questionnaire on sociodemographic data and the Addenbrooke's Cognitive Examination - Revised (ACE-R). Cognitive processing (P300) was assessed using a device that captures potentials elicited in auditory tasks. Descriptive analysis and Spearman's correlation were performed with the level of significance established at 5%. Results: a negative correlation was found between language and P300 latency, while a positive correlation was found between verbal fluency and P300 amplitude. Comprehension and naming tasks showed a negative correlation with latency. The repetition task revealed a positive correlation with P300 amplitude. Conclusion: although more extensive testing is needed, these findings suggest that language correlates with P300 latency, whereas verbal fluency correlates with P300 amplitude.

RESUMO As dimensões cognitivas, como atenção, memória e funções executivas, podem diminuir com a idade, enquanto outras funções permanecem ou até melhoram devido a uma maior experiência de vida. Objetivo: analisar a relação entre processamento cognitivo, linguagem e fluência verbal em idosos atendidos em serviços de atenção básica localizados em um município do interior de São Paulo, Brasil. Métodos: estudo transversal, método quantitativo. Um total de 149 idosos foram avaliados por meio de entrevistas previamente agendadas. A coleta de dados incluiu um questionário abordando dados sociodemográficos e o Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado (ACE-R). O processamento cognitivo (P300) foi avaliado por meio de um dispositivo que capta potenciais elicitados em tarefas auditivas. A análise descritiva e a correlação de Spearman foram realizadas com o nível de significância estabelecido em 5%./ Resultados: foi encontrada correlação negativa entre a linguagem e a latência do P300 e uma correlação positiva entre a fluência verbal e a amplitude do P300. Tarefas de compreensão e nomeação apresentaram uma correlação negativa com a latência. A tarefa de repetição revelou correlação positiva com a amplitude do P300. Conclusão: embora testes mais extensos sejam necessários, esses achados sugerem que a correlação de linguagem com a latência e fluência do P300 está correlacionada com a amplitude do P300.
Descritores: Idoso
Envelhecimento
Potencial Evocado P300
Linguagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  7 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1022644
Autor: Colafêmina, José F; Fellipe, Ana C. N. de; Junqueira, Cinthia A. O; Frizzo, Ana C.
Título: Potenciais evocados auditivos de longa latência (p300) em adultos jovens saudáveis: um estudo normativo / Auditory evoked long-latency potentials (P300) in healthy young adults: a normative study
Fonte: Rev. bras. otorrinolaringol;66(2):144-148, Abr. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: Os potenciais evocados auditivos de longa latência (P300) têm sido enfatizados, nas pesquisas atuais, como um instrumento de investigação clínica do processamento auditivo central, relacionado principalmente com os processos cognitivos. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo pesquisar estes potenciais numa população de adultos jovens saudáveis, estudando a latência e amplitude dos componentes para ambos os sexos, a fim de estabelecer um padrão normativo para futuros estudos. Material e método: Os sujeitos avaliados (10 do sexo feminino e 10 do sexo masculino) eram otologicamente normais, sem história neurológica, de aprendizagem e stress (no momento do exame). Resultados: Os valores médios de latência e amplitude encontrados foram condizentes com a literatura consultada. Os sujeitos do sexo feminino apresentaram, significantemente, latências de N1, P2 e N2 menores e amplitude de N1 maior em relação aos do sexo masculino.

The long latency auditory evoked potentials (P300) it has been emphasized, in the current researches, as an instrument of investigation of the central auditory processing, related mainly with the cognitive processes. Purpose: The present study has as objective to research these potentials in a population of healthy young adults, studying the latency and amplitude of the components for both females and males, in order to establish a normative data for future studies including pathologies. Material and methods: Twenty individuals (10 females and 10 males) with normal hearing, without neurological history, of learning and stress (in the present moment) participed of this study. Results: The mean values obtained of latency and amplitude were agreeable with to consulted literature. The females presented latency of N1, P2 and N2 smaller than males and larger amplitude of N1 larger.
Descritores: Idoso/fisiologia
Potencial Evocado P300/fisiologia
Potenciais Evocados Auditivos/fisiologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-995149
Autor: Souza, Amália El Hatal de; Ferreira, Laís; Bertuol, Bianca; Simoni, Simone Nicolini de; Biaggio, Eliara Pinto Vieira.
Título: Potencial evocado auditivo de longa latência em crianças com desenvolvimento típico / Long-latency auditory potential in children with typical development / Potencial evocado auditivo de larga latencia en niños con desarrollo típico
Fonte: Distúrb. comun;30(3):585-594, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é utilizado para avaliar o processamento cortical da informação acústica. Objetivo: Descrever e comparar os valores de latência e amplitude do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência em crianças. Além disso, fornecer valores de referência. Material e Método: Estudo transversal e quantitativo, no qual foram avaliados 20 indivíduos com idade entre 5 e 9 anos e 11 meses, com desenvolvimento típico. Realizou-se tal potencial auditivo, com o equipamento Smart EP (Intelligent Hearing Systems), com estímulos verbais utilizando fones de inserção. Teste de Wilcoxon e teste de Mann-Whitney foram utilizados. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante em relação aos valores de latência e amplitude dos componentes deste potencial, considerando as variáveis orelha e gênero. Forneceram-se os valores de referência para latência e amplitude dos componentes deste potencial. Conclusão: A partir deste estudo foi possível propor valores de referência para os componentes deste potencial para a amostra estudada, considerando que não houve diferença estatisticamente significante para as variáveis estudadas.

Introduction: The Long Latency auditory evoked potential is used to evaluate the cortical processing of the acoustic information. Objective: To describe and compare the values of latency and amplitude of the Long Latency Evoked Potential in children. Also, to provide reference values. Material and Method: Quantitative and cross-sectional study. 20 individuals were evaluated with ages between 5:00 -9:11 with typical development. Evoked Potential was performed with the equipment Smart Ep (Intelligent Hearing Systems) with verbal stimuli using insert headphones. Wilcoxon test and Mann-Whitney test were used. Results: There were no statistical significant differences between latency values and components amplitude of this potential, considering variables of ear and gender. The following reference values for components latency and amplitude potential were obtained. Conclusion: By this study, it was possible to propose values of reference for the components of the potential into the sample, considering that no statistically significance difference was found in the variables studied.

Introducción: El Potencial Evocado Auditivo de Larga Latencia es usado para evaluar el procesamiento cortical de la información acústica. Objetivo: Describir y comparar los valores de latencia y amplitud del Potencial Evocado Auditivo de Larga Latencia en niños. Además, proporcionar valores de referencia. Material y método: Estudio transversal y cuantitativo, en el cual fueron evaluados 20 individuos con edad entre 5 a 9 años y 11 meses, con desarrollo típico. El potencial auditivo se evaluó con el equipo Smart EP(Intelligent Hearing Systems), con estímulos verbales utilizando auriculares de inserción. La prueba de Wilcoxon y la prueba de Mann-Whitneyfueron utilizadas. Resultados: No hubo diferencia estadísticamente significativa en relación a los valores de latencia y amplitud de los componentes de este potencial, considerando las variables oreja y género. Se han proporcionado los valores de referencia para la latencia y la amplitud de los componentes de este potencial. Conclusión: A partir de este estudio fue posible proponer valores de referencia para los componentes de este potencial para la muestra estudiada, considerando que no hubo diferencia estadísticamente significativa para las variables estudiadas.
Descritores: Criança
Potencial Evocado P300
Eletrofisiologia
Audição
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  9 / 28 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-881171
Autor: Nascimento, Maria da Soledade Rolim do; Soares-Mendonça, Elisangela Barros; Leal, Mariana Carvalho; Muniz, Lilian Ferreira; Diniz, Alcides da Silva.
Título: Potencial evocado auditivo de longa latência (P300) em adolescentes / P300 - long-latency auditory evoked potential in adolescents / Potencial evocado auditivo de larga latencia (P300) en adolescentes
Fonte: Distúrb. comun;29(2):309-317, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O P300 é um procedimento objetivo para avaliação da função auditiva. O eliciar de seus componentes envolve áreas corticais relacionadas à percepção, atenção, memória auditiva e ecanismos de cognição. Objetivo: avaliar as latências dos componentes N1 , N2 , P1, P2 e P3 em adolescentes segundo variáveis sócio-econômico-demográficas, educacionais, e estado nutricional. Método: Estudo do tipo série de casos envolvendo 32 adolescentes de 13 a 18 anos, de ambos os sexos, das escolas públicas do Recife - PE. Foram analisados os componentes do P300 com 200 estímulos mediante uso do equipamento Smart Ep Intelligent Hearing Systems (I.H.S). Resultados: Observou-se que os adolescentes com repetência escolar apresentaram prolongamento da latência do componente P1 maior (p= 0,04), quando comparados aos adolescentes sem registro de repetência escolar, assim como adolescentes da maior classe social apresentaram melhor latência (p= 0,03) no componente P3, quando comparados com aqueles de menor classe social. Conclusão: Prolongamento na latência dos componentes P1 e P3 foram encontrados em adolescentes com repetência escolar e com nível socioeconômico mais baixo.

Introduction: The P300 is an objective procedure for assessment of hearing function. The elicitation of its components involves cortical areas related to perception, attention, auditory memory and cognition mechanisms. Objective: To evaluate the latencies of N1 , N2 , P1 , P2 and P3 in adolescents according to nutritional status and social, economic, demographic and educational variables Methods: A case series study was carried out involving 32 adolescents aged 13-18 years of both sexes attending public schools in Recife - PE. The P300 components were analyzed with 200 stimuli by using the Ep Smart Intelligent Hearing Systems (IHS) device. Results: It was observed that adolescents with records of class repetition had higher (p= 0.04) extension of P1 component latency when compared to adolescents without class repletion records, as well as adolescents from higher social-economic profile had better P3 component latency, when compared with those situated in lower socio-economic level. Conclusion: Prolongation in latency of P1 and P3 components were found in adolescents with class repetition records and lower socioeconomic status.

Introducción: El P300 es un procedimiento objetivo para la evaluación de la función auditiva. El provocador de sus componentes implica áreas corticales relacionadas con los mecanismos de percepción, atención, memoria auditiva y cognición. Objetivo: Evaluar las latencias de los componentes N1 , N2 , P1 , P2 y P3 en adolescentes de acuerdo a las variables socioeconómicas y demográficas, educacionales y estado nutricional. Método: Estudio de tipo serie de casos involucrando 32 adolescentes de 13 a 18 años de edad, de ambos sexos, de las escuelas públicas de Recife - PE. Los componentes P300 fueron analizados con 200 estímulos mediante el uso del equipo Smart Ep Intelligent Hearing Systems (I.H.S). Resultados: Se observó que los adolescentes con fracaso escolar presentaron prolongación de la latencia del componente P1 mayor (p = 0,04) en comparación con los adolescentes sin antecedentes de fracaso escolar, y adolescentes de clase social más alta mostraron una mejor latencia (p = 0,03) en el componente P3 cuando comparados con los de clase baja. Conclusión: Prolongación de la latencia de los componentes P1 y P3 se encontraron en los adolescentes con fracaso escolar y con nivel socioeconómico más bajo.
Descritores: Adolescente
Eletrofisiologia
Potencial Evocado P300
Audição
Classe Social
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  10 / 28 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-838945
Autor: Souza, Juliana; Rocha, Vanessa Onzi; Berticelli, Amanda Zanatta; Didoné, Dayane Domeneghini; Sleifer, Pricila.
Título: Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência – P3 em crianças com e sem queixas de dificuldade de aprendizagem / Auditory Latency Response – P3 in children with and without learning complaints
Fonte: Audiol., Commun. res;22:e1690, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Introdução Crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem podem apresentar alterações no funcionamento do sistema auditivo central. O Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência - P3 é útil na avaliação funcional das estruturas auditivas centrais, podendo ser utilizado como método auxiliar na identificação precoce das dificuldades de aprendizagem. Objetivo Analisar e comparar latências e amplitudes obtidas no P3 de crianças com e sem queixa de dificuldades de aprendizagem, com limiares auditivos normais. Métodos A amostra foi composta por 30 crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem (grupo estudo) e 14 crianças sem queixa (grupo controle), com idades entre 9 anos e 12 anos e 11 meses. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica periférica e a pesquisa do P3. Resultados Verificou-se que a média da latência do P3 do grupo estudo mostrou-se significativamente mais elevada que no grupo controle. Quando comparados os valores de amplitude do P3, não houve diferença, embora a média do grupo estudo tenha se mostrado menor, quando comparada ao grupo controle. Observou-se que, entre idade e latência do P3, não foi detectada correlação significativa. Situação semelhante foi evidenciada na relação entre a idade e a amplitude, que, mesmo tendo sido negativa, não foi significante. Conclusão O grupo de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem apresentou valores de latência do P3 maiores que as crianças do grupo sem queixas. Não foi evidenciada correlação nos valores de amplitude das ondas do P3 entre os grupos.

ABSTRACT Introduction Children with learning impairment complaints may show changes in the functioning of the central auditory system. The Long Latency Auditory Evoked Potential - P3 is useful in the functional evaluation of the central auditory structures, and can be used as an auxiliary method in the early identification of learning impairment. Purpose To analyze and compare latencies and amplitudes obtained in P3 of children that complained or not of learning impairment with normal hearing. Methods The sample consisted of 30 children complaining of learning impairment (study group) and 14 children that did not complain (control group), aged 9 years and 12 years and 11 months. All the children underwent peripheral audiologic evaluation and the P3 study. Results It was found that the mean P3 latency of the study group was significantly higher than the control group. When comparing P3 amplitude values, there was no difference, although the mean of the study group was lower when compared to the control group. It was observed that, for age and P3 latency, no significant correlation was detected. A similar situation was observed in the relation of age and amplitude, which, even though negative, it was not significant. Conclusion The group of children with learning impairment complaints presented P3 latency values greater than the children in the group of children that did not complain. No correlation was found in the P3 wave amplitude values between groups.
Descritores: Limiar Auditivo
Potencial Evocado P300
Transtornos de Aprendizagem
-Audiologia
Eletrofisiologia
Potenciais Evocados Auditivos
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde