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Id: biblio-1121484
Autor: Gonçalves, Thauanne de Souza; Peres, Maria Angélica de Almeida; Silva, Tayná Leonardo da; Lacerda, Alessandra Cabral de; Carvalho, Ana Cristina Silva de.
Título: Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979-1991) / Centro Académico de Enfermería de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (1979-1991) / Federal University of Rio de Janeiro Academic Nursing Center (1979-1991)
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;10(2):35-43, 20200000.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: historicizar as atividades do caenf e as circunstâncias de como se deu sua renomeação em 1991. Métodos: estudo histórico social de abordagem qualitativa em que foram utilizadas fontes históricas, escritas e orais, estas coletadas por entrevistas mediante a técnica da história oral temática. os resultados foram interpretados e discutidos baseados nos conceitos de memória de michael pollak e identidade social e profissional de claude dubar. Resultados: as atividades do caenf acompanhavam as nuances do movimento estudantil na universidade, sendo mais marcantes as reuniões estudantis, nas quais se discutia, dentre outras questões, o contexto político-social do país. nessas, surgiu o interesse pela renomeação. Conclusões: o caenf atuou na construção do senso de pertencimento à classe estudantil. sua renomeação se deu em contexto de exaltação perante o falecimento inesperado de uma estudante admirada, que foi transformada em ícone.
Descritores: História da Enfermagem
-Política
Estudantes
Universidades
Movimento
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: lil-602457
Autor: Conceição, Mario Cezar de Souza Costa; Sampaio, Adriane de Oliveira; Vale, Rodrigo Gomes de Souza; Achour Júnior, Abdalah; Gomes, André Luiz Marques; Dantas, Estélio Henrique Martin.
Título: Efeitos crônicos do alongamento sobre parâmetros neuromusculares em adultos jovens / Chronic effects of static stretching on neuromuscular parameters in young adults
Fonte: HU rev;37(1):15-21, jan.-mar. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar as alterações nos parâmetros neuromusculares em um programa de alongamento, após 12 semanas de intervenção. Participaram 64 cadetes, com idade média de 17,84 ± 1,67 anos, divididos em dois grupos: O grupo experimental (GA, n=32) e grupo controle (GC, n=32). A força foi avaliada por meio de uma única repetição máxima (1RM) de contração estática nos movimentos de flexão e extensão horizontal de ombro (FFHO/FEHO) e extensão da coluna lombar (FECL). A flexibilidade foi avaliada pelo protocolo LABIFIE de goniometria nos movimentos de flexão e extensão horizontal de ombro (FHO/EHO) e flexão da coluna lombar (FCL). A concentração de Hidroxiprolina (HP) na urina coletada pelo método Nordin foi realizada pelo protocolo HPROLI 2h. Os resultados demonstraram aumento significativo intra-grupo para o grupo experimental (GA) nos movimentos EHO (delta % = 12,8%; p=0,001) e FCL (delta % = 16,7%; p=0,002). Na comparação intergrupos, calculados pela Anova de medidas repetidas nos fatores tempo e grupo, seguido do post hoc Kruskal-Wallis, revelou-se não haver diferenças significativas para nenhum dos movimentos avaliados e nem para a concentração de HP na urina. Conclui-se que, a prática de programas de alongamento durante um longo prazo não possibilita diferenças da flexibilidade dos níveis de força e das concentrações de HP na urina.

The purpose of this study was to verify changes in neuromuscular parameters in a program of stretching, after 12 weeks of intervention. 64 cadets, with a mean age of 17.84 ± 1.67 years, participated of the present survey and were randomly selected and equally divided into two groups: the experimental group (GF, n = 32) and control group (CG, n = 32). The strength levels were assessed by dynamometry in shoulder horizontal flexion and extension (FFHO/FEHO) and lumbar spine extension (FECL). To flexibility measuring was used goniometry in shoulder horizontal flexion and extension movements (FHO/EHO) and lumbar spine flexion (FCL). The urinary Hydroxyproline concentration collected by Nordin method was performed through HPROLI 2h method. The results showed significant differences intra-group in movements GA, EHO (Δ% = 12.8%, p = 0.001) and FCL (Δ% = 16.7%, p = 0.002). In comparisons between groups, calculated by ANOVA one way and the Kruskal-Wallis post hoc test revealed no significant differences for any of the movements and not assessed for the concentration of HP in the urine. We concluded that the practice of stretching programs over a long period does not allow differences in flexibility, strength levels and concentrations of HP in the urine.
Descritores: Amplitude de Movimento Articular
Exercícios de Alongamento Muscular
-Qualidade de Vida
Maleabilidade
Condicionamento Físico Humano
Movimento
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102283
Autor: Tenório, Jederson G; Silva, Cínthia L. da.
Título: Experiência pedagógica em aulas de educação física a partir dos jogos esportivos coletivos no ensino médio / Pedagogical experience in physical education classes from the collective sports games in middle school
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;28(1):1-23, jan.-mar., 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar uma experiência pedagógica no Ensino Médio em aulas de Educação Física a partir dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC). As aulas de Educação Física no Ensino Médio, geralmente apresentam alguns problemas pertinentes, tais como: privilégios aos alunos mais habilidosos em detrimento dos demais; conteúdos repetitivos; predomínio de competição exacerbada e, em alguns casos, mínima intervenção pedagógica. Como procedimento metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, de caráter participante, sendo este um estudo qualitativo, que teve como técnica a utilização de questionários e diário de campo. A experiência foi realizada ao longo de 8 (oito) aulas, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, composta por 7 (sete) meninos e 11 (onze) meninas. Como resultado, consideramos que a abordagem sistêmica dos JEC possui uma interface com a educação para o lazer e o referencial cultural, podendo auxiliar na minimização de problemas existentes nas aulas como exclusão, desânimo, individualismo e mínima aprendizagem. Pudemos observar no início da experiência pedagógica uma estrutura social que era movida em torno dos mais habilidosos, que aos poucos foi se modificando com a intervenção pedagógica que utilizou o ensino sistêmico dos JEC. Ao oportunizar esse modelo de ensino, as aulas se tornaram diferentes, divertidas e menos excludentes, demonstrando a relevância de uma mediação pedagógica no Ensino Médio que: a) considere o contexto cultural dos educandos; b) valorize atividades que exploram o componente lúdico; c) oportunize diferentes experiências na esfera da cultura corporal de movimento; d) utilize o ensino sistêmico dos JEC na aprendizagem de uma modalidade esportiva e; e) contribua na formação de praticantes e espectadores críticos...(AU)

The present study aimed to describe and analyze a pedagogical experience in High School in Physical Education classes from the Collective Sports Games (JEC). Physical Education classes in High School generally present some pertinent problems, such as privileges to the most skilled students to the detriment of others, repetitive content, predominance of exacerbated competition and, in some cases, minimal pedagogical intervention. As a methodological procedure, we carried out bibliographic research and field research, of the participant character, being a qualitative study, which had as technique the use of questionnaires and field diary. The experiment was carried out during 8 (eight) classes, in a class of 2nd year of High School, composed of 7 (seven) boys and 11 (eleven) girls. As a result, we consider that the systemic approach of JEC has an interface with leisure education and cultural reference, and can help to minimize problems in class such as exclusion, discouragement, individualism and minimal learning. We could observe at the beginning of the pedagogical experience, a social structure that was moved around the most skilled, that gradually was changing with the pedagogical intervention that used the systemic teaching of the JEC. When we worked this teaching model, the classes became different, fun and less exclusionary, demonstrating the relevance of a pedagogical mediation in High School that: a) considers the cultural context of the students; b) value activities that explore the recreational component; c) give different experiences in the sphere of body culture of movement; d) use the JEC systemic teaching in the learning of a sports modality and e) contribute in the formation of critical practitioners and spectators...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Aula
Ensino Fundamental e Médio
Atividades de Lazer
-Esportes
Estudantes
Ensino
Educação
Aprendizagem
Métodos
Movimento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Magalhaes, Livia de Castro
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Id: biblio-892035
Autor: Gomes, Alcilene Maria; Ribeiro, Rayane Fonseca; Prat, Bernat Vinolas; Magalhães, Lívia de Castro; Morais, Rosane Luzia de Souza.
Título: Parental practices and beliefs on motor development in the first year of life / Práticas e crenças parentais relativas ao desenvolvimento motor no primeiro ano de vida
Fonte: Fisioter. Mov. (Online);30(4):769-779, Oct.-Dec. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: In the child's first year of life, motor development is critical for the other areas of child development. Beliefs and parenting practices influence the parents' care and encouragement of their children, reflecting in their motor development; however, the Brazilian literature on this subject is scarce. Objective: to characterize the parental practices and beliefs associated with motor development in the first year of life; and to verify if practices and beliefs are interrelated. Methods: Two questionnaires were developed and applied, one about parenting practices and the other about parental beliefs on motor development in the first year life, to 27 caregivers of children between 12 and 24 months of age, who participated in an aquatic stimulation program. The agreement between practices and beliefs was verified by a graphical method, based on the transformation of ordinal scores to an interval scale using Rasch analysis. Results: The participants had higher levels of education and economic status. They reported a variety of practices focused on the motor development of their children, such as family interaction through playing, toy offers, lap time and free movement space. Conclusion: Most of the practices were based on parental beliefs, for some activities, however, beliefs and practices diverged, demonstrating the complexity inherent to the formation of parental beliefs.

Resumo Introdução: O desenvolvimento motor, no primeiro ano de vida, é fundamental para os demais domínios do desenvolvimento infantil. Crenças e práticas parentais implicam no cuidado e estímulos dos pais com suas crianças refletindo no desenvolvimento motor, porém, a literatura brasileira sobre esta temática é escassa. Objetivo: Caracterizar as práticas e crenças parentais relacionadas ao desenvolvimento motor no primeiro ano de vida; e verificar se as práticas e as crenças estão relacionadas entre si. Métodos: Foram elaborados e aplicados dois questionários, um sobre práticas e outro sobre crenças parentais no desenvolvimento motor em 27 cuidadores de crianças com idade entre 12 e 24 meses participantes de um programa de estimulação aquática. A concordância entre práticas e crenças foi verificada por um método gráfico a partir da transformação dos escores ordinais em escala intervalar pela análise Rasch. Resultados: Os participantes deste estudo tinham níveis de escolaridade e econômico mais elevados e apresentavam práticas variadas voltadas para o desenvolvimento motor de suas crianças tais como: a interação familiar por meio de brincadeiras, oferta de brinquedos, colo e espaço para liberdade de movimento. Conclusão: As práticas estiveram em sua maioria baseadas em crenças parentais, no entanto, para algumas atividades, crenças e práticas divergiram refletindo a complexidade inerente à formação das crenças parentais.
Descritores: Relações Pais-Filho
Desenvolvimento Infantil
-Cuidadores
Características Culturais
Crescimento e Desenvolvimento
Movimento
Limites: Humanos
Lactente
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-892043
Autor: Sousa Junior, Ricardo Rodrigues de; Lima, Priscila de; Silva, Josiele Neves da; Vaz, Daniela Virgínia.
Título: Effects of kinesiology taping in children with cerebral palsy: a systematic review / Os efeitos do Kinesiotaping em crianças com Paralisia Cerebral: Uma revisão sistemática
Fonte: Fisioter. Mov. (Online);30(supl.1):373-382, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Cerebral Palsy is a group of non-progressive movement and posture disorders. There are many rehabilitation methods for children and adolescents with these disorders. Kinesiology Taping(KT) is becoming a popular as an option of rehabilitation method for these children. Objective: The aim of this systematic review is to summarize evidence regarding the methods of Kinesiology Taping use in children and adolescents with Cerebral Palsy and its effects. Materials: A search of scientific papers in the databases Medline, Scielo and PEDro was conducted with no data or language restriction. For this search the keywords "Kinesio taping", "Kinesiology Taping", "Taping", and "Bandages" combined with "Cerebral Palsy" were used. The search was conducted between May of 2015 and November of 2016. Results: Eleven studies were included in the review, six were randomized controlled clinical trials, four were quasi-experimental studies, and one was a case study. In general, the studies followed the guidelines proposed by the Kinesiology Taping creator; they used corrective techniques and muscle contraction facilitation/inhibition techniques. Results varied according to techniques used and outcomes chosen. Conclusion: There is strong to insufficient evidence of KT effects in motor function related outcomes. Stronger quality level studies are necessary to support use of KT in clinical practice.

Resumo Introdução: A Paralisia Cerebral é definida como um grupo de distúrbios não progressivos de movimento e de postura. Existem diferentes métodos de reabilitação para crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. Dentre eles, o uso do Kinesio Taping vem se tornando comum. Objetivo: O objetivo da presente revisão sistemática é sumarizar evidências relativas a métodos de aplicação do Kinesio Taping e seus efeitos em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. Métodos: Foi realizada uma busca da literatura científica nas bases de dados Medline, Scielo e PEDro sem restrição de idioma. Para esta pesquisa foram utilizadas as palavras-chave "Kinesio taping", "Kinesiology Taping", "Taping" e "Bandages" combinadas à "Cerebral Palsy". A busca aconteceu entre Maio de 2015 a Novembro de 2016. Resultados: Foram selecionados onze estudos, sendo seis ensaios clínicos controlados e aleatorizados, quatro ensaios clínicos não controlados e um estudo de caso. Os estudos no geral seguem os modelos de aplicação do taping propostos pelo criador da técnica, utilizando técnicas corretivas e técnicas de facilitação/inibição da contração muscular. Há pobre evidência de efeitos e estes variam com os métodos de aplicação utilizados e os desfechos escolhidos. Conclusão: Há evidência forte a insuficiente quanto aos efeitos do KT desfechos relacionados às funções motoras. São necessários estudos com maior qualidade metodológica para justificar o uso do KT na prática clínica.
Descritores: Bandagens
Paralisia Cerebral
Atividade Motora
-Postura
Reabilitação
Movimento
Contração Muscular
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1096688
Autor: Cannone, Lara Araújo Roseira.
Título: Historicizando a transexualidade em direção a uma psicologia comprometida / Historicizing transsexuality toward a committed psychology / Historizando la transexualidad hacia una psicología comprometida
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):21-34, dez. 2019-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A despatologização das identidades transexuais e travestis tem sido uma luta árdua e conta com a colaboração de diversos setores, como movimentos sociais e categorias profissionais. Atualmente conquistas consideráveis a esse respeito já podem ser identificadas, entre elas, a retirada da seção dos transtornos mentais na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), passando para condições relativas à saúde sexual. Também a Psicologia tem assumido postura participativa a favor da diversidade de gênero, assim como das orientações sexuais. Neste contexto, o presente trabalho se estrutura em modelo de ensaio científico de cunho feminista que discorre sobre as reflexões acima e demais informações atualizadas sobre essa demanda aparente, através do ponto de vista de uma psicóloga que está enquanto coordenadora de um grupo de trabalho a respeito da população LGBT no CRP 3ª região-BA e dos atuais debates do Sistema Conselhos na defesa dos Direitos Humanos. A exemplo, ações do Conselho Federal de Psicologia, e seus respectivos regionais engajados nas causas LGBT, vêm se intensificando para repensar paradigmas e enfrentar as disparidades sustentadas pela patologização da população transexual e travesti. Haja vista que se trata de um campo ainda incipiente na profissão, tornase útil visibilizar atuações contemporâneas no sentido de colaborar com o desenvolvimento da temática na Psicologia como ciência e profissão...(AU)

The depathologization of transsexual and transvestite identities involves a fight against the disease and has had the contributions of several sectors, such as social movements and professional categories. Currently, some considerable achievements in this regard can be identified., among them, a withdrawal from the metadata of Mental Disorders in the International Classification of Diseases (ICD-11), of the conditions related to sexual health. Psychology has also been in favor of gender diversity as well as sexual orientations. In this context, the present work is structured as a feminist scientific demonstration that discusses the above reflections and the latest information on this demand, from the point of view of a Psychologist that coordinates a work group for the respect of the LGBT population in the 3rd CRP in the BA region and the current debates of the Council System in the defense of Human Rights. For example, the actions of the Federal Council of Psychology and its respective regional councils engaged in LGBT causes have intensified to reprehend paradigms and face the inequalities sustained by the pathologization of the transsexual and transvestite population. Since it is a field still incipient in the profession, it becomes useful to visualize contemporary performances to collaborate with the development of this subject in Psychology as science and profession...(AU)

La despatologización de las identidades transexuales y travestis ha sido una lucha ardua y cuenta con la colaboración de varios sectores, como los movimientos sociales y las categorías profesionales. Ya se pueden identificar logros considerables a este respecto, entre ellos, la eliminación de la sección de trastornos mentales en la Clasificación Internacional de Enfermedades (CIE-11), pasando a condiciones relacionadas con la salud sexual. La psicología también ha tomado una postura participativa a favor de la diversidad de género, así como las orientaciones sexuales. En este contexto, el presente trabajo está estructurado en un modelo de ensayo científico feminista que discute las reflexiones anteriores y otra información actualizada sobre esta aparente demanda, desde el punto de vista de una psicóloga que está coordinando un grupo de trabajo sobre población LGBT en el CRP 3º regiónBA y los debates actuales del Sistema de Consejos en defensa de los Derechos Humanos. Por ejemplo, las acciones del Consejo Federal de Psicología, y sus respectivos grupos regionales involucrados en causas LGBT, se han intensificado para repensar los paradigmas y abordar las disparidades sostenidas por la patologización de la población transgénero y travesti. Teniendo en cuenta que este campo aún es incipiente en la profesión, es útil hacer visibles las acciones contemporáneas para colaborar con el desarrollo del tema en Psicología como ciencia y profesión...(AU)
Descritores: Transexualidade
Travestilidade
Classificação Internacional de Doenças
Saúde Sexual
Pessoas Transgênero
Minorias Sexuais e de Gênero
Diversidade de Gênero
Direitos Humanos
-Psicologia
Causalidade
Aconselhamento
Movimento
Limites: Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Lima, Sonia Oliveira
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Id: biblio-974850
Autor: Dosea, Giselle Santana; Oliveira, Cristiane da Costa Cunha; Lima, Sônia Oliveira.
Título: Percepção da qualidade de vida em portadores de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho / Percepción de la calidad de vida en portadores de trastornos musculoesqueléticos (tme) relacionados al trabajo / Perception of quality of life in patients with work-related musculoskeletal disorders
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(3):482-488, Jul.-Set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças crônicas causadas pelo trabalho extenuante, sem pausas, com posturas incorretas e movimentos repetitivos. Estudos mostram que portadores de doenças crônicas tendem a ter uma baixa qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da qualidade de vida de portadores de DORT no Estado de Sergipe, Brasil. A amostra foi composta por 17 trabalhadores aludidos nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do referido estado, no ano de 2013, os quais foram voluntários e responderam a um roteiro de entrevista elaborada pelos autores da pesquisa, e gravadas em áudio. Os resultados foram categorizados e descritos através da análise de conteúdo, o que permitiu a observação de que todos os aspectos de qualidade de vida demonstraram-se negativos. Considera-se que os trabalhadores avaliados nesta pesquisa possuem uma percepção negativa da qualidade de vida, o que influencia, também negativamente, no processo saúde e doença dos indivíduos.

RESUMEN Los Trastornos Musculoesqueléticos (TME) Relacionados al Trabajo son enfermedades crónicas, causadas por el trabajo extenuante, sin pausas, con posturas incorrectas y movimientos repetitivos. Estudios muestran que portadores de enfermedades crónicas suelen tener una baja calidad de vida. Así siendo, el objetivo de esta investigación fue analizar la percepción de la calidad de vida de portadores de TME en el Estado de Sergipe, Brasil. La muestra fue compuesta por 17 trabajadores referenciados en los Centros de Referencia en Salud del Trabajador del estado citado, en el año de 2013, que fueron voluntarios y respondieron a un guión de entrevistas elaboradas por los autores de la investigación, y grabadas en audio. Los resultados fueron categorizados y descriptos a través del análisis de contenido, lo que permitió la observación de que todos los aspectos de calidad de vida se demostraron negativos. Se considera que los trabajadores, evaluados en esta investigación, poseen una percepción negativa de la calidad de vida, y que, estos aspectos influyeron, también negativamente, en el proceso salud y enfermedad de los individuos.

ABSTRACT Work-Related Musculoskeletal Disorders (WMSDs) are chronic diseases caused by strenuous work without breaks and with incorrect postures and repetitive movements. Studies show that patients with chronic diseases tend to have a lower quality of life. Thus, the aim of this study was to analyze the perception of quality of life in people with WMSDs in Sergipe. The sample consisted of 17 employees referenced at Worker's Health Reference Centers in that state, in 2013, who volunteered and completed a set of interviews conducted and audio recorded by the research authors. Results were categorized and described through Bardin's content analysis and allowed the observation that all aspects of quality of life were negative. It is considered that the Sergipe workers assessed in this research have a negative perception of quality of life and that these aspects have an influence, also negative, on an individual's health-illness process.
Descritores: Qualidade de Vida/psicologia
Transtornos Traumáticos Cumulativos/psicologia
Dor Musculoesquelética/prevenção & controle
Doenças Profissionais/enfermagem
-Doença Crônica/enfermagem
Saúde do Trabalhador/estatística & dados numéricos
Músculo Esquelético/anatomia & histologia
Movimento/efeitos dos fármacos
Categorias de Trabalhadores/classificação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1024377
Autor: Paniagua, Juan Camilo; Murillo-Henao, Laura; Zuluaga Pérez, Daniela; Castrillón-Graciano, Sara; Chavarriaga, Tatiana.
Título: Factores biológicos y socioambientales asociados a actividad física en niños de 2 a 5 años del municipio de Envigado-Colombia / Biological and social-enviroment factors associated to physical activity in children 2 and 5 years old municipality of Envigado-Colombia / Fatores biológicos e socioambientais associados na pratica de atividade física em crianças 2 a 5 anos municipalidade do Envigado-Colombia
Fonte: Educ. fis. deporte;36(1):http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/325103, Junio 2017.
Idioma: es.
Resumo: Problema: los niños se enfrentan a múltiples factores conducentes a la inactividad física, lo que trae como consecuencia un grupo poblacional poco saludable. Objetivo: determinar los factores biológicos y socioambientales asociados a la práctica de actividad física en niños preescolares de jardines infantiles del municipio de Envigado-Colombia. Método: estudio empírico-analítico transversal, de fuente secundaria. Se seleccionaron 278 niños mediante muestreo aleatorio. Resultados: se encontró una prevalencia de baja actividad física del 43,9%. En los estratos socioeconómicos más altos, y en los niños que cuentan con personal capacitado para realizar educación física, existe mayor práctica de actividad física. Además, el sobrepeso/obesidad en los cuidadores está asociado a niveles moderados de actividad física en los menores. Conclusión: los bajos niveles de actividad física se asocian con factores socioambientales como los bajos estratos socioeconómicos y la clase de educación física a cargo de personal no capacitado.

Problem: Children face multiple factors that contribute to physical inactivity, which leads an unhealthy population group. Objective: to determine the biological and socio-environmental factors associated with the practice of physical activity in preschool children in kindergartens of the municipality of Envigado, Colombia. Method: a transversal empirical-analytical study was conducted from a secondary source. 278 children were selected by random sampling. Results: The study showed a prevalence of low physical activity of 43,9%. There is more practice of physical activity in the highest socio-economic levels and in children who had staff trained to carry out physical education. In addition, overweight/obesity in caregivers is associated with moderate levels of physical activity in children. Conclusion: low levels of physical activity are associated with socio-environmental factors such as low socio-economic status and physical education class in charge of untrained instructors.

Problema: os meninos enfrentam-se a múltiplos fatores conducentes à inatividade física, o que traz como consequência um grupo populacional pouco saudável. Objetivo: determinar os fatores biológicos e sócios ambientais sócios à prática de atividade física em meninos pré-escolares de jardins infantis do município de Envigado-Colômbia. Método: estudo empírico-analítico transversal, de fonte secundária. Selecionaram-se 278 meninos mediante amostragem aleatória. Resultados: encontrou-se uma prevalência de baixa atividade física de 43,9%. Nos estratos socioeconômicos mais altos, e nos meninos que contam com pessoal capacitado para realizar educação física, existe maior prática de atividade física. Ademais, o sobrepeso/obesidade nos cuidadores está associado a níveis moderados de atividade física nos menores. Conclusão: os baixos níveis de atividade física associam-se com fatores sócios ambientais como os baixos estratos socioeconômicos e a classe de educação física a cargo de pessoal não capacitado.
Descritores: Fatores Biológicos
Pré-Escolar
Movimento
-Fatores Socioeconômicos
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1098267
Autor: Teixeira, Cecília de Lima; Tavares, Gilead Marchezi.
Título: Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado / The Body's Affection: between emotional attachment and danced movement
Fonte: Fractal rev. psicol;32(1):99-107, abr. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar - inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de movimento experienciada pela prática da dança, com o afeto compreendido como vínculo emocional entre indivíduos estudado por um campo da psicologia do desenvolvimento. Atribuindo voz ao conhecimento da dança e usando a teoria de Metáforas Cognitivas de Lakoff e Johnson, procura-se aprofundar a origem do sentido de afeto e compreender como ocorre a sua transferência de sentido entre a dança e a psicologia. Em ambos campos, o afeto revela-se como força de sobrevivência, porém, a dança compreende o afeto no nível pré-pessoal, como força da relação corpo-mundo, enquanto uma parte da psicologia do desenvolvimento entende o afeto no nível de necessidades de um corpo já subjetivado.(AU)

Affect is experienced by the dancer at a basic energetic level: a need to breathe - breathe in the world through the body and breathe out the body into the world. Through this movement of affect the dancer experiences a bodily transformation process as a vital need. This study confronts the sensory-somatic perception of affect as a force of movement experienced by the practice of dance, with the notion of affection taken as an emotional bond between individuals studied by developmental psychology. By giving voice to dance knowledge and by using the theory of Cognitive Metaphors of Lakoff and Johnson, it seeks to deepen the origin of the sense of affection and to understand how its transference of meaning between the dance and psychology occurs. In both fields, affection reveals itself as a survival force. However, dance perceives affection at a pre-personal level, as a force of the body-world relation, whereas developmental psychology perceives affection at a conscious level, i.e. at the level of a body that has already passed through a process of subjectivation.(AU)
Descritores: Afeto
Dança
Movimento
Limites: Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-892063
Autor: Ferreira, Haryelle Náryma Confessor; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Pereira, Silvana Alves; Lima, Núbia Maria Freire Vieira; Cacho, Roberta de Oliveira; Cacho, Enio Walker Azevedo.
Título: Upper extremity motor quality evaluation in children with Cerebral Palsy / Avaliação da qualidade motora das extremidades superiores de crianças com Paralisia Cerebral
Fonte: Fisioter. Mov. (Online);30(supl.1):277-284, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Cerebral Palsy (CP) is a non-progressive disorder that may compromise functional abilities of the upper limbs due to motor and sensitive loss, that are still poorly evaluated and described by reliable tools. Objective: This study aimed to evaluate motor quality and skills of the upper extremity in children with CP in regions of Trairi and Seridó from Rio Grande do Norte state (Brazil). Methods: It is a cross-sectional exploratory study, with a qualitative approach, with 17 children with CP, aged between four and eight years. The following instruments were used for upper extremity evaluation: Manual Ability Classification System (MACS), Quality of Upper Extremity Skills Test (QUEST) and Gross Motor Function Classification System (GMFCS). Results: Mean and standard deviation (sd) of QUEST total score and the domains dissociated movement, grasp, weight bearing and extensive protection were, respectively, 41.06/37.08; 53.12/34.50; 15.51/62.98; 37.76/37.52; 42.48/47.26. MACS and GMFCS median scores were, respectively, 3 (three) and 5 (five); high positive correlation was observed between MACS and GMFCS (rs=0.83) and high negative correlation between GMFCS and total QUEST (rs=-0.83), as well as between MACS and QUEST (rs=-0.84); and MACS and all QUEST domains (rs=-0.73; rs=-0.82; rs=-0.76; rs=-0.79), p<0.001. Conclusion: Children with CP showed deficit in motor quality and skills of the upper limb, allowing to infer functional limitations regarding manipulation of objects and consequent dependence during life activities.

Resumo Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem não progressiva que pode comprometer as habilidades funcionais dos membros superiores, frequentemente decorrentes das perdas motoras e sensitivas, que são ainda pouco avaliadas e descritas por meio de instrumentos confiáveis. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de habilidades motoras e da extremidade superior em crianças com paralisia cerebral em regiões de Trairi e Seridó do estado do Rio Grande do Norte (Brasil). Métodos: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa e estrutura transversal, com 17 crianças com PC, com idades entre quatro e oito anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação da extremidade superior: Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS), Teste de Qualidade de Habilidades da Extremidade Superior (QUEST) e Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). Resultados: A média e o desvio padrão da pontuação total QUEST e domínios dissociação de movimento, preensão, descarga de peso e resposta extensiva protetora foram, respectivamente, 41,06/37,08; 53,12/34,50; 15,51/62,98; 37,76/37,52; 42.48/47.26. As pontuações medianas do MACS e GMFCS foram, respectivamente, de 3 (três) a 5 (cinco), sendo observados alta correlação positiva entre MACS e GMFCS (rs=0,83) e alta correlação negativa entre o GMFCS e QUEST totais (rs=-0,83), bem como entre MACS e QUEST (rs=-0,84); MACS e todos os domínios QUEST (rs=-0.73; rs=-0.82; rs=-0.76; rs=-0.79), p<0,001. Conclusão: As crianças com PC apresentaram déficit de qualidade motora e habilidades do membro superior, possibilitando inferir limitações funcionais quanto à manipulação de objetos e consequente dependência durante atividades de vida.
Descritores: Paralisia Cerebral
Extremidade Superior
-Transtornos Dissociativos
Atividade Motora
Destreza Motora
Movimento
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central



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