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Czeczko, Nicolau Gregori
Malafaia, Osvaldo
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Id: biblio-827664
Autor: Morais, Sebastião Vieira de; Czeczko, Nicolau Gregori; Malafaia, Osvaldo; Ribas Filho, Jurandir Marcondes; Garcia, João Batista Santos; Miguel, Marcelo Tizzot; Zini, Cassio; Massignan, Angeline Garcez.
Título: Osteoarthritis model induced by intra-articular monosodium iodoacetate in rats knee
Fonte: Acta cir. bras;31(11):765-773, Nov. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT PURPOSE: To evaluate the usefulness of a knee osteoarthritis model through functional, radiological and microscopic changes of the synovial membrane. METHODS: Forty eight rats were divided randomly into two groups. The first received 0.9% saline in the joint and corresponded to the control group. The second was submitted to experimental osteoarthritis of the right knee induced by monosodium iodoacetate and corresponded to the osteoarthritis group. All animals were subjected to comparative tests of forced ambulation and joint movements, inability to articulate and tactile allodynia on day 1 post-experiment by forced ambulation (Roto-rod test), joint assessment of disability (weight bearing test) and assessment of tactile allodynia (Von Frey test). After inflammatory induction they were divided into four sub-groups corresponding to the scheduled death in 7, 14, 21 and 28 days when they were submitted to radiographic examination of the knee, arthrotomy and collection of the synovial membrane. RESULTS: The osteoarthritis group showed significant differences compared to control group on days 7 and 14 in Roto-rod, in weight bearing and Von Frey tests in all days, and in radiological evaluation. Microscopic examination of the synovial membrane showed abnormalities of inflammatory character at all stages. CONCLUSION: The osteoarthritis induced by intra-articular monosodium iodoacetate in rats knee is a good model to be used in related research, because it provides mensurable changes on joint movements, tactile allodynia, progressive radiological degeneration and microscopic inflammation of the synovial membrane, that represent markers for osteoarthritis evaluation
Descritores: Membrana Sinovial/patologia
Cartilagem Articular/patologia
Osteoartrite do Joelho/induzido quimicamente
Ácido Iodoacético/efeitos adversos
Articulação do Joelho/fisiopatologia
-Membrana Sinovial/diagnóstico por imagem
Ratos Wistar
Osteoartrite do Joelho/fisiopatologia
Osteoartrite do Joelho/patologia
Ácido Iodoacético/administração & dosagem
Modelos Animais de Doenças
Hiperalgesia/fisiopatologia
Hiperalgesia/induzido quimicamente
Hiperalgesia/patologia
Injeções Intra-Arteriais
Articulação do Joelho/fisiologia
Movimento
Limites: Animais
Masculino
Ratos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1046700
Autor: Moreno Collazos, Jorge Enrique.
Título: Desafios y retos de la fisioterapia desde la visión de las ciencias del movimiento / Hurdles and challenges in physiotherapy practice from the movement sciences perspective
Fonte: Repert. med. cir;28(3):143-144, 2019.
Idioma: es.
Resumo: El movimiento como "sistema" representa en esencia la interacción de los sistemas cardiovascular, pulmonar, endocrino, tegumentario, nervioso y muscular esquelético, que interactúan para mover el cuerpo con sus partes y/o componentes. De allí la importancia de la promoción de la salud a partir de la educación del movimiento como pilar importante en el ciclo de la vida para los procesos de formación de los fisioterapeutas en Colombia, contribuyendo a un cambio en los imaginarios, creencias y prácticas en la emancipación social en lo relativo al objeto de estudio: el movimiento y el cuerpo humano. La Ley 528 de 19992 define a la fisioterapia en Colombia como una profesión liberal del área de la salud, cuyo ejercicio está en manos de profesionales con título universitario; su campo de acción se proyecta a todos los escenarios, ámbitos y lugares en donde el hombre se mueve a lo largo de su vida
Descritores: Fisioterapia
-Promoção da Saúde
Movimento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO304.1 - Biblioteca Arturo Aparicio Jaramillo


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Id: biblio-1046203
Autor: Silva, Maryne Ramos; Peruzzolo, Catherine Correa; Gonçalez, Jéssica Canizelli; Conceição, Thais Martins Albanaz da; Montemezzo, Dayane; Ferrazeane, Elaine Paulin.
Título: Mobilidade diafragmática em saudáveis: escolher a média dos valores ou o maior valor mensurado? / Diaphragmatic mobility on healthy individuals: choosing between mean or the highest measured values
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;23(3), set-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A mobilidade diafragmática é essencial para a ventilação pulmonar. Pela ultrassonografia sua mensuração é direta, porém o processamento das medidas encontra-se em divergência na literatura. Indica-se pelo valor médio das três incursões respiratórias máximas ou o maior valor dentre elas restringindo à variações de 10%. Dessa forma, não existe um consenso em relação ao processamento da medida de mobilidade diafragmática máxima. Objetivo: Comparar dois diferentes processamentos das medidas pela ultrassonografia para o maior valor de mobilidade diafragmática. Materiais e métodos: Estudo observacional transversal. Avaliou-se a mobilidade diafragmática pela ultrassonografia, com um transdutor convexo (3 MHz) posicionado anteriormente na região subcostal e leve inclinação cranial, em decúbito dorsal. Visualizou-se o hemidiafragma direito pelo ponto médio entre a linha médio clavicular e axilar anterior. Para visualizar a janela do diafragma e mensurar sua mobilidade foi utilizado o modo B, seguido do modo M. Os participantes realizaram inspirações máximas e os maiores valores com diferença máxima de 10% entre eles mensurados e registrados. Para análise, o maior valor e o valor médio obtido das três medidas foram considerados. Para normalidade dos dados foi realizado o teste de Shapiro Wilk. Para diferenças entre os registros, o teste de t student. Resultados: 30 indivíduos (30,33 ± 9,7 anos), 16 mulheres e 14 homens. A medida da mobilidade diafragmática pelo maior valor em comparação ao valor médio apresentou diferença estatisticamente significante (8,11 ± 1,43 cm versus 7,79 ± 1,43 cm; p<0,001). Conclusão: O valor máximo da mobilidade diafragmática foi obtido por meio da análise do maior valor. Ao escolher a média, a mobilidade diafragmática pode ser subestimada. 

Diaphragmatic mobility is essential to pulmonary ventilation. It can be directly measured by using ultrasonography, but the processing of the measurements can be found described differently in the literature. It can be measured as the average of at least three different cycles or from the greatest value among them resticting it to a 10% variation. Thus, there is no consensus about the processing of the maximum measurement of diaphragmatic mobility. Objective: Comparisson of two differents ultrasound measurement processings aiming at the diaphragmatic mobility maximum value. Methodology: Cross-sectional observational study. The diaphragmatic mobility was assessed by ultrasonography with convex transducer (3MHz) placed on the subcostal region between the midclavicular and anterior axillary. In order to explore the right diaphragmatic window and mobility, the B mode was used, followed by the M mode. The participants made maximum inspiration, and the highest value with a maximum difference of 10% was recorded. For statistical analysis, the mean and the highest value of three measurements were considered. The data distribution was analyzed with a Shapiro Wilk test and differences among records by the t student test. Results: 30 participants (30.33 ± 9.7 years) - 16 women and 14 men. The measurement of the diaphragmatic mobility obtained by the highest value compared against the mean value presented a statistically significant difference (8.11 ± 1.43 cm vs 7.79 ± 1.43 cm; p<0.001). Conclusions: The maximum value of diaphragmatic mobility was obtained by the analysis of the highest value. By choosing to use the mean value, diaphragmatic mobility may be underestimated.
Descritores: Diafragma
Ultrassonografia
-Respiração
Movimento
Limites: Seres Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-233898
Autor: Itiki, Cinthia.
Título: Estimaçäo de parâmetros musculares via memórias associativas / Estimnation of the muscles parameters way associative memory
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.620-620, tab, graf.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: Estudos computacionais mostram que a elasticidade e a viscosidade de um modelo de músculo podem ser estimadas adequadamente por meio de memórias associativas. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de uso de memórias associativas na estimação de parâmetros envolvendo dados biológicos.
Descritores: Viscosidade
Elasticidade
Perna (Organismo)
Memória
Músculos
-Movimento/fisiologia
Aceleração
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.90


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Id: biblio-1024906
Autor: Trindade, Ana Lígia; Valle, Flavia Pilla do.
Título: A escrita da dança: um histórico da notação do movimento / Writing dance: history of movement notation / La escrita de la danza: un historial de la notación del movimiento
Fonte: Movimento (Porto Alegre);13(3):201-209, set./dez/ 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é uma revisão teórica do histórico da escrita da dança ou notação coreográfica. Trata-se de uma introdução geral sobre a notação do movimento, incluindo sua história e algumas considerações sobre o surgimento do termo, sua conceituação e aplicação. As notações são registros escritos que se propõem a registrar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a música. São métodos para anotar movimento humano meticulosamente, da impressão geral à sutileza da mudança de momento a momento. As notações foram e vêm se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhecê-las e eventualmente especializar-se como um notador são mais opções no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadas companhias de dança

The present article is a theoretical review on the history of the writing of dance or choreographic notation. It´s a general introduction on the movement notation, including its history and some considerations on how the term was born, its concept and application. Notations are written records, mean to record movements in each detail, just as a score and musical notes do for music. There are methods to write down human movements meticulously, from general impressions to any suble change, at every moment. Notations were meant to - and they gradually specialized in - describe movement both in its quality and quantity, breaking movement into elements that form the body alphabet. Studies on this subject are gaining more and more space in dance productions all over the world. To know them and, eventually, to specialize as a "notator", is a professional option in the field; all the great and renowned dance companies count on notators.

Este artículo es uma revisión teórica del historial de la escrita de la danza o notación coreográfica. Se trata de una introducción general sobre la notación de movimiento, incluyendo su historia y algunas consideraciones sobre el surgimiento del término, su concepto y aplicación. Las notaciones son registros escritos que se proponen registrar los movimientos en sus detalles, así como la partitura y las notas musicales registran la música. Son métodos para anotar movimiento humano minuciosamente, de la impresión general a la sutileza del cambio de momento a momento. Las notaciones fueron y vienen especializándose en descobrir cualitativa y cuantitativamente el movimiento, disencándolo en elementos que forman el alfabeto corporal. El estudio de este material viene ganando una gran confiabilidad en las producciones de danza en el mundo. Conocerlas y, eventualmente, especializarse como un notador, es más una opción en el campo profesional del área, que ha sido adoptado en las grandes y renombradas compañias de danza
Descritores: Dança/história
Movimento
-Criatividade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-990092
Autor: Niaradi, Fernanda dos Santos Lopes; Batista, Cecilia Guarnieri.
Título: Effect of holistic gymnastics in the flexibility of girls between 10 and 12 years / Efeito da ginástica holística na flexibilidade de meninas de 10 a 12 anos
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);29:e2954, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The objective of the study was to evaluate the effect of Holistic Gymnastics on the flexibility of the lumbar and pelvic joints of girls aged 10 to 12 years. A total of 43 female children were divided into: 21 in the control group (CG) and 22 practitioners of Holistic Gymnastics in experimental group (EG), with 9 weeks of practice once a week. The flexibility was analyzed using photogrammetry (software SAPO) and the test on the distance the fingertip-to-floor (FTF) the ground (tape). Descriptive and inferential statistics were used with p <0.05 significance level. In fingertip-to-floor (FTF) test, in the comparison between the pre- and post-intervention measures, the average for CG increased by 2.9 cm, while the average for EG declined by 7.7 cm in finger-ground distance. For angle measures, the average for CG was 92º in pre intervention and 81, 8º in post intervention measure, with an increase in distance from the standard. For EG, the average was 86,8º in pre intervention measure and 92,4º in post intervention measure, indicating approximation to the standard. The comparison between groups showed a significant difference between them (p= 0.0001). The Holistic Gymnastics produced increased flexibility.

RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da Ginástica Holística na flexibilidade da articulação lombar e pélvica de meninas entre 10 a 12 anos. Participaram 43 crianças do sexo feminino divididas em: 21 no grupo controle (GC) e 22 praticantes de Ginástica Holística no grupo experimental (GE), com 9 semanas de prática, uma vez por semana. A flexibilidade foi analisada através da fotogrametria (software SAPO) e pelo teste da distância do 3º dedo-solo (fita métrica). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial com nível de significância de p < 0,05. No teste 3ºdedo-solo, na comparação entre as medidas pré e pós- intervenção, a média para GC teve aumento de 2,9 cm, enquanto a média para GE teve redução de 7,7 cm na distância dedo-solo. Na medida do ângulo, a média para GC foi de 92º na medida pré-intervenção e de 81,8º na medida pós-intervenção, indicando um afastamento em relação ao padrão. Para GE, a média foi de 86,8º na medida pré-intervenção e de 92,4º na medida pós- intervenção, indicando aproximação em relação ao padrão. A comparação entre grupos mostrou diferença significativa entre os mesmos (p=0,0001). A Ginástica Holística produziu aumento da flexibilidade das meninas de 10 a 12 anos.
Descritores: Modalidades de Movimento
Amplitude de Movimento Articular
Ginástica
Movimento
-Maleabilidade
Fisioterapia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-748148
Autor: Silveira, Mara Graziele Maciel; Sousa, Antônio Carlos Sobral; Santos, Marcos Antônio Almeida; Tavares, Irlaneide da Silva; Andrade, Stephanie Macedo; Melo, Luiza Dantas; Andrade, Loren Suyane Oliveira de; Santos, Emmanuel Lima Almeida; Oliveira, Joselina Luzia Menezes.
Título: Assessment of Myocardial Ischemia in Obese Individuals Undergoing Physical Stress Echocardiography (PSE) / Avaliação da Isquemia Miocárdica em Obesos Submetidos à Ecocardiografia sob Estresse Físico
Fonte: Arq. bras. cardiol;104(5):394-400, 05/2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Background: Physical stress echocardiography is an established methodology for diagnosis and risk stratification of coronary artery disease in patients with physical capacity. In obese (body mass index ≥ 30 kg/m2) the usefulness of pharmacological stress echocardiography has been demonstrated; however, has not been reported the use of physical stress echocardiography in this growing population group. Objective: To assess the frequency of myocardial ischemia in obese and non-obese patients undergoing physical stress echocardiography and compare their clinical and echocardiographic differences. Methods: 4,050 patients who underwent treadmill physical stress echocardiography were studied according to the Bruce protocol, divided into two groups: obese (n = 945; 23.3%) and non-obese (n = 3,105; 76.6%). Results: There was no difference regarding gender. Obese patients were younger (55.4 ± 10.9 vs. 57.56 ± 11.67) and had a higher frequency of hypertension (75.2% vs. 57, 2%; p < 0.0001), diabetis mellitus (15.2% vs. 10.9%; p < 0.0001), dyslipidemia (59.5% vs 51.9%; p < 0.0001), family history of coronary artery disease (59.3% vs. 55.1%; p = 0.023) and physical inactivity (71.4% vs. 52.9%, p < 0.0001). The obese had greater aortic dimensions (3.27 vs. 3.14 cm; p < 0.0001), left atrium (3.97 vs. 3.72 cm; p < 0.0001) and the relative thickness of the ventricule (33.7 vs. 32.8 cm; p < 0.0001). Regarding the presence of myocardial ischemia, there was no difference between groups (19% vs. 17.9%; p = 0.41). In adjusted logistic regression, the presence of myocardial ischemia remained independently associated with age, female gender, diabetes and hypertension. Conclusion: Obesity did not behave as a predictor of the presence of ischemia and the physical stress echocardiography. The application of this assessment tool in large scale sample demonstrates the feasibility of the methodology, also in obese. .

Fundamento: A ecocardiografia sob estresse físico é a metodologia estabelecida para diagnóstico e estratificação de risco de doença arterial coronária em pacientes com capacidade física preservada. Em obesos (índice de massa coporal ≥ 30 kg/m2), já foi demonstrada a utilidade da ecocardiografia sob estresse farmacológico. Todavia, não tem sido relatado o uso da ecocardiografia sob estresse físico nesse grupo crescente da população. Objetivo: Avaliar a frequência de isquemia miocárdica em obesos e não obesos submetidos à ecocardiografia sob estresse físico, e comparar suas diferenças clínicas e ecocardiográficas. Métodos: Foram estudados 4.050 pacientes, submetidos à ecocardiografia sob estresse físico em esteira ergométrica, segundo o protocolo de Bruce, divididos em dois grupos: obesos (n = 945; 23,3%) e não obesos (n = 3.105; 76,6%). Resultados: Não houve diferença quanto ao sexo. Os obesos foram mais jovens (55,4 ± 10,9 anos vs. 57,56 ± 11,7 anos) e apresentaram maior frequência de hipertensão arterial sistêmica (75,2% vs. 57,2%; p < 0,0001), diabetes melito (15,2% vs. 10,9%; p < 0,0001), dislipidemia (59,5% vs. 51,9%; p < 0,0001), antecedentes familiares para doença arterial coronária (59,3% vs. 55,1%; p = 0,023) e de sedentarismo (71,4% vs. 52,9%; p < 0,0001). Os obesos apresentaram maiores dimensões da aorta (3,27 vs. 3,14 cm; p < 0,0001) do átrio esquerdo (3,97 vs. 3,72 cm; p < 0,0001) e da espessura relativa do ventrículo esquerdo (33,7cm vs. 32,8 cm; p < 0,0001). Quanto à presença de isquemia miocárdica, não houve diferença entre os grupos (19% vs. 17,9%; p = 0,41). Na regressão logística ajustada, isquemia miocárdica permaneceu associada de maneira independente a idade, sexo feminino, diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica. Conclusão: A obesidade não se comportou como fator preditor de presença de isquemia à ecocardiografia sob estresse físico. A aplicação desse instrumento de avaliação ...
Descritores: Dedos/fisiologia
Fricção/fisiologia
-Fatores Etários
Fenômenos Biomecânicos/fisiologia
Mãos
Força da Mão/fisiologia
Movimento/fisiologia
Transdutores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Tipo de Publ: Research Support, N.I.H., Extramural
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Betti, Mauro
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Id: biblio-981509
Autor: Betti, Mauro; Knijnik, Jorge; Venâncio, Luciana; Neto, Luiz Sanches; Daolio, Jocimar.
Título: Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo / Philosophical and anthropological foundations of Sichbewegen Theory and the formation of emancipated, autonomous and critical subjects: the example of Physical Education curriculum in the State of São Paulo / Fundamentos filosóficos y antropológicos de la Teoría del Sich-bewegen y la formación de sujetos emancipados, autónomos y críticos: el ejemplo del currículo de Educación Física en el Estado de São Paulo
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(4):1631-1653, out.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea

This article examines philosophical and anthropological underpinnings of the Sich-Bewegen Theory, based on the phenomenological philosophy by Merleau-Ponty and social anthropology by Mauss and Geertz. It also considers implications for Physical Education Elementary and High School curricula aimed at forming emancipated, autonomous and critical individuals, taking the Physical Education Curriculum of the State of São Paulo as example. It concludes that the curriculum needs to imbricate into students' social life and take into account the challenges and issues from contemporary society

Este artículo examina los fundamentos filosóficos y antropológicos subyacentes a la Teoría del Sich-Bewegen, basado en la filosofía fenomenológica de Merleau-Ponty y la antropología social de Mauss y Geertz. También considera las implicaciones para los programas de Educación Física en la escuela primaria y secundaria, cuyo lema sea la formación de sujetos emancipados, autónomos y críticos, tomando el ejemplo del Currículo de Educación Física del Estado de São Paulo. Concluye que el currículo debe imbricarse con la vida social de los estudiantes y tener en cuenta los desafíos y problemas de la sociedad contemporánea
Descritores: Educação Física e Treinamento
Antropologia Cultural
-Corpo Humano
Currículo
Movimento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-981292
Autor: Gómez, Juan Bautista Llorens; Olaya, Ana María Díaz.
Título: Aspectos corporales y sociales a tener en cuenta en una educación inclusiva / Aspectos corporais e sociais a serem considerados numa educação inclusiva / Bodily and social aspects to be considered in inclusive education
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1219-1234, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La danza integrada, dentro de las artes escénicas inclusivas, encierra una serie de singularidades que son extrapolables a la educación. Esta experiencia es una investigación-acción en la que se pretende conocer cuáles son las herramientas que utiliza el profesorado de Educación Infantil para optimizar la convivencia en el aula, así como su relación con los aspectos corporales y sociales de una educación inclusiva. Las conclusiones se han extraído de la realización de grupos de discusión con profesores en cuatro colegios públicos andaluces. Paralelamente, se ha diseñado un programa de intervención del que se incluye una de las unidades didácticas; en ella se puede observar cómo se plasman en un ámbito educativo los aspectos citados

A dança integrada, dentro das artes cênicas inclusivas, contém uma série de singularidades que podem ser extrapoladas para a educação. Esta experiência é uma pesquisa-ação que se destina a saber quais são as ferramentas utilizadas pelos professores da educação infantil para otimizar a convivência na sala de aula, bem como a relação destes com os aspectos corporais e sociais da uma educação inclusiva. As conclusões foram extraídas de grupos de discussão com professores em quatro escolas públicas da Andaluzia. Paralelamente, foi projetado um programa de intervenção, incluindo uma das unidades de ensino, na qual é possível observar como os aspectos mencionados se refletem num ambiente educacional.

Within Inclusive Performing Arts, integrated dance encompasses a series of singularities which can be transposed to Education. This experience is an action-research study aimed at finding the tools applied by teachers in Early Childhood Education to optimize school life as well as the relationship between these tools and inclusive education's bodily and social aspects. The findings are derived from discussion groups in four state schools in Andalusia. In parallel, an intervention program has been designed, including an educational unit where we can observe how bodily and social aspects are reflected in an educational environment
Descritores: Inclusão Educacional
Educação Infantil
-Corpo Humano
Dança
Movimento
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Moysés, Maria Aparecida Affonso
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Id: biblio-996815
Autor: Lopes, Keyla Ferrari; Carvalho, Camila Lopes de; Araújo, Paulo Ferreira de; Moysés, Maria Aparecida Affonso.
Título: A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem / Dance and body expression as mediators in the teaching-learning process of children with intellectual disabilities and learning disorders / La danza y la expresión corporal como mediadoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje de niños con discapacidad intelectual y tras-tornos del aprendizaje
Fonte: Pensar prát. (Impr.);22:1-13, jan.-dez.2019. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo objetivou verificar contribuições das atividades de dança e expressão corporal ao processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e transtornos de a-prendizagem. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães e a profes-sora de dança de duas crianças de sexo masculino, com onze anos, uma com deficiência inte-lectual e outra com transtornos de aprendizagem, que participaram regularmente de atividades de dança e expressão corporal, antes e após seis meses de prática. Como resultado, foi identi-ficado que as atividades possibilitaram desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado das crianças e a exploração de potenciais comumente não identificados em outros contextos de ensino.

This study analyzes contributions of dance and body expression activities to the learning pro-cess of students with intellectual disabilities and learning disorders. For that, semi-structured interviews were conducted with the mothers and the dance teacher of two male children, aged eleven years, one with intellectual disability and another with learning disorders, who regular-ly participated in dance and body expression activities, before and after six months of prac-tice. It was identified development of the children's learning and the exploration of potentials not commonly identified in other contexts of teaching.

Este estudio objetivó verificar contribuciones de las actividades de danza y expresión corporal al proceso de enseñanza aprendizaje de alumnos con discapacidad intelectual y trastornos del aprendizaje. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuradas con las madres y la profeso-ra de danza de dos niños de sexo masculino, con once años, una con discapacidad intelectual y otra con trastornos del aprendizaje, que participaron regularmente de actividades de danza yexpresión corporal, antes y antes, Después de seis meses de práctica. Como resultados, se identificó que las actividades posibilitar el desarrollo del proceso de enseñanza aprendizaje de los niños y la explotación de potenciales comúnmente no identificados en otros contextos de enseñanza.
Descritores: Dança
Transtorno de Aprendizagem Específico
Deficiência Intelectual
-Movimento
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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