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Id: biblio-1116374
Autor: Dias, Nícolas Basana; Souza, Mariany Fernanda Escola de; Krueger, Eddy; Fornaziero, Célia Cristina; Fernandes, Eduardo Vignoto.
Título: A utilização do código de quick response no ensino da anatomia humana do aparelho locomotor / The use of quick response code in teaching musculoskeletal anatomy
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;24(2):113-116, maio-ago. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo da Anatomia Humana (AH) é parte integrante e de relevância inquestionável na graduação dos cursos da saúde. Com a constante redução na carga horária destinada à AH e diante dos debates sobre os novos métodos de ensino, o uso do código de quick response (código QR) se mostrou promissor. Nesse sentido, foi desenvolvido no Departamento de Anatomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o processo de catalogação das estruturas anatômicas com o uso do código QR, sendo nosso objetivo relatar esta experiência. Neste processo, as estruturas dissecadas no Laboratório de Anatomia da UEL foram catalogadas com base em uma planilha contendo a correlação entre estruturas e números e, as informações de cada estrutura transcritas em um código QR através de um gerador eletrônico, sendo então impresso, plastificado e anexado à peça anatômica. As marcações foram realizadas por meio da sutura de etiquetas enumeradas. Dentro da discussão dos métodos alternativos de ensino há como exemplos a plastinação, a projeção em três dimensões e a prospecção. Em destaque neste relato, o uso do código QR mostrou-se como uma alternativa válida na agregação de conhecimento nos currículos acadêmicos. Por meio das atividades empreendidas no processo de catalogação, foi possível, além da aquisição de mais tempo dedicado ao conhecimento teórico-prático em AH, ampliar a independência no estudo e no desenvolvimento de pesquisas. Dessa forma, tem-se a oportunidade de se expandir as análises voltadas ao ensino da AH e aos novos métodos de aprendizado.

The study of human anatomy is a relevant part of the curriculum of health course graduation students. Given the constant reduction of hours destinated to the study of Anatomy and the debates regarding new teaching methods, the use of the Quick Response Code (QR code) has shown to be promising. Therefore, the Anatomy Department at the State University of Londrina (UEL) has developed a cataloging process concerning anatomical structures with the application of QR code, and this paper has the purpose of reporting on such experience. In the process, the structures dissected in UEL's Anatomy Laboratory were cataloged based on a spreadsheet which contained the correlation between these structures and numbers; the information regarding each structure was then transcribed into a QR code using a digital generator, with posterior printing, lamination and attachment to the body part. The labels were made by sewing the numbered tags onto the structures. Within the discussion regarding alternative teaching methods, examples can be given regarding lamination, three-dimension projection and prospection. The use of the QR code has proven to be a valid alternative in aggregating knowledge to academic curriculum. Through the activities performed in the process of cataloging, it was possible not only to dedicate more time to the theorical and practical learning of human anatomy, but also to increase the independence in studying and developing research. Furthermore, there is an opportunity to expand the analysis directed toward human anatomy teaching and toward new learning methods.
Descritores: Tecnologia Educacional/métodos
Educação de Graduação em Medicina/métodos
Anatomia/educação
Locomoção
Sistema Musculoesquelético/anatomia & histologia
-Materiais de Ensino
Tecnologia Educacional/instrumentação
Dissecação/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-843365
Autor: Baykal, Mehmet; Gökmen, Necati; Doğan, Alper; Erbayraktar, Serhat; Yılmaz, Osman; Ocmen, Elvan; Erdost, Hale Aksu; Arkan, Atalay.
Título: The effects of intra-cerebroventricular administered rocuronium on the central nervous system of rats and determination of its epileptic seizure-inducing dose / Efeitos da administração intracerebroventricular de rocurônio sobre o sistema nervoso central de ratos e determinação da dose indutora de crise epiléptica
Fonte: Rev. bras. anestesiol;67(1):1-5, Jan.-Feb. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background: The aim of this study was to investigate the effects of intracerebroventricularly administered rocuronium bromide on the central nervous system, determine the seizure threshold dose of rocuronium bromide in rats, and investigate the effects of rocuronium on the central nervous system at 1/5, 1/10, and 1/100 dilutions of the determined seizure threshold dose. Methods: A permanent cannula was placed in the lateral cerebral ventricle of the animals. The study was designed in two phases. In the first phase, the seizure threshold dose of rocuronium bromide was determined. In the second phase, Group R 1/5 (n = 6), Group 1/10 (n = 6), and Group 1/100 (n = 6) were formed using doses of 1/5, 1/10, and 1/100, respectively, of the obtained rocuronium bromide seizure threshold dose. Results: The rocuronium bromide seizure threshold value was found to be 0.056 ± 0.009 µmoL. The seizure threshold, as a function of the body weight of rats, was calculated as 0.286 µmoL/kg-1. A dose of 1/5 of the seizure threshold dose primarily caused splayed limbs, posturing, and tremors of the entire body, whereas the dose of 1/10 of the seizure threshold dose caused agitation and shivering. A dose of 1/100 of the seizure threshold dose was associated with decreased locomotor activity. Conclusions: This study showed that rocuronium bromide has dose-related deleterious effects on the central nervous system and can produce dose-dependent excitatory effects and seizures.

Resumo Justificativa: O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do brometo de rocurônio administrado intracerebroventricularmente sobre o sistema nervoso central, determinar a dose do limiar convulsivo de rocurônio em ratos e investigar os efeitos de rocurônio no sistema nervoso central em diluições de 1/5, 1/10 e 1/100 da dose do limiar convulsivo determinada. Métodos: Uma cânula permanente foi colocada no ventrículo lateral do cérebro dos animais. O estudo foi projetado em duas fases. Na primeira, a dose do limiar convulsivo do brometo de rocurônio foi determinada. Na segunda, o Grupo R 1/5 (n = 6), o Grupo 1/10 (n = 6) e Grupo 1/100 (n = 6) foram formados com doses de 1/5, 1/10 e 1/100, respectivamente, da dose do limiar convulsivo de brometo de rocurônio obtida. Resultados: Descobrimos que o valor do limiar convulsivo de brometo de rocurônio é 0,056 ± 0,009 µmoL. O limiar convulsivo, como uma função do peso corporal dos ratos, foi calculado como 0,286 µmoL/kg-1. Uma dose de 1/5 da dose do limiar convulsivo causou principalmente abertura postural dos membros e tremores em todo o corpo, enquanto uma dose de 1/10 da dose do limiar convulsivo causou agitação e tremores. Uma dose de 1/100 da dose do limiar convulsivo foi associada à diminuição da atividade locomotora. Conclusões: Este estudo mostrou que o brometo de rocurônio tem efeitos deletérios relacionados com a dose sobre o sistema nervoso central e pode produzir efeitos excitatórios dependentes da dose e convulsões.
Descritores: Di-Hidrotestosterona/farmacologia
Sistema Nervoso Central/efeitos dos fármacos
Fármacos Neuromusculares não Despolarizantes/farmacologia
Epilepsia/tratamento farmacológico
-Distribuição Aleatória
Ratos Wistar
Fármacos Neuromusculares não Despolarizantes/administração & dosagem
Relação Dose-Resposta a Droga
Rocurônio
Injeções Intraventriculares
Androstanóis/administração & dosagem
Locomoção/efeitos dos fármacos
Limites: Animais
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1121937
Autor: Díaz, Sebastián; Parada, Bastián; Rojas, Katherine; Frugone, Diego; Miño, Magdalena; Faúndez, Cesar.
Título: Instrumento de evaluación para el desarrollo en edades tempranas de Frugone y Miño / Assessment instrument for early development of Frugone & Miño
Fonte: Cienc. act. fís. (Talca, En línea);20(2):1-10, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: Proponer una batería para evaluar el desarrollo motor para estudiantes de primer ciclo básico. METODOLOGÍA: se evaluó una muestra de 190 estudiantes, pertenecientes a tres establecimientos educacionales de la ciudad de Talca, Chile. El rango de edad oscila entre los 5 y 9 años de edad. RESULTADOS: El instrumento evidenció valores aceptables confiabilidad y consistencia interna (Alpha de Cronbach 0,829) Los puntos de corte adoptados son: p<33 Inicial, ≥p33 a p66 Elemental y ≥p66 maduro. Los resultados demuestran que no existen diferencias entre ambos géneros en relación a las habilidades motrices básicas de locomoción, manipulación y equilibrio. CONCLUSIÓN: test de Frugone y Miño es un instrumento fiable para contribuir de forma segura y confiada en la evaluación de los niveles del desarrollo motor en estudiantes escolarizados de primer ciclo básico, lo que sugiere su uso y aplicación en el colegio para monitorizar el progreso del desempeño motor de los alumnos de ambos sexos.

OBJECTIVE: Propose a cognitive assessment (battery) to evaluate the motor development of students during the first basic cycle. METHODOLOGY: A sample of 190 students was evaluated, belonging to three educational establishments in the city of Talca, Chile. The age range varied between 5 and 9 years of age. RESULTS: The instrument showed acceptable values, reliability and internal consistency (Cronbach's Alpha 0.829). The cutting points adopted are: p <33 Initial, ≥p33 to p66 Elemental and ≥p66 mature. CONCLUSION: Frugone & Miño test is a reliable instrument to safely and confidently contribute to the evaluation of the motor development levels in students enrolled in the first basic cycle, which suggests its use and application in school to monitor the progress of the motor performance of students from both sexes. The results show that there are no differences between both genders in relation to the basic motor skills of locomotion, manipulation and balance.
Descritores: Estudantes
Desenvolvimento Infantil/fisiologia
-Chile
Estudos Transversais
Reprodutibilidade dos Testes
Ensino Fundamental e Médio
Equilíbrio Postural/fisiologia
Locomoção/fisiologia
Destreza Motora/fisiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Marcon, Sônia Silva
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Id: biblio-1129804
Autor: Demitto, Marcela de Oliveira; Furlan, Mara Cristina Ribeiro; Mai, Lilian Denise; Marcon, Sonia Silva.
Título: Percepção do cuidador domiciliar de pessoas com paralisia cerebral sobre barreiras arquitetônicas e acessibilidade / Perception of the home caretaker of individual with cerebral palsy about architectural barriers and accessibility
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;9(4):651-659, 2010-07-02.
Idioma: pt.
Resumo: The daily routine of the home caretaker of an individual with cerebral palsy (CP) it involves conditions interrelated to the architectural barriers and accessibility in the urban space. The present study aimed at to analyze the home caretaker's perception about architectural barriers and accessibility of the individuals with CP, in the municipal district of Maringá - PR. This is a study of qualitative character carried out in March 2010. Home caretakers of students with CP, residents in Maringá/PR and enrolled in the School of Special Education "Albert Sabin", were interviewed. From the perceptions of 79 caretakers, three categories emerged: The architectural barriers hinder the integration in the society: accessibility means the integration of the individual with deficiency in the society, in the sense of mobilization and shifting, access to the health services and manner of being treated by the others; Collective space: the theme represents life in a collective space and dependence of improvement in the accessibility, comparing intermunicipal relationships, downtown/districts, house/street, and co-responsibilities in the urban architecture, public or private; The caretaker's adaptation: adaptation either, physical, emotional or social. Nursing should be engaged in the fight for inclusion measures of the home caretakers and of the individuals with CP in the society, which is still a target of disregards and prejudices, as inherent condition to the right of health for all.

O cotidiano do cuidador domiciliar do indivíduo com paralisia cerebral (PC) envolve diretamente condições relativas às barreiras arquitetônicas e acessibilidade no espaço urbano. O presente estudo, que objetivou identificar a percepção do cuidador domiciliar de pessoas com PC sobre barreiras arquitetônicas e acessibilidade, é de caráter qualitativo e foi realizado em Maringá, PR, com 79 cuidadores de crianças ou adolescentes com PC matriculados em uma escola de Educação Especial. Para o tratamento dos dados utilizou-se análise de conteúdo, modalidade temática, evidenciando-se as seguintes categorias: As barreiras arquitetônicas dificultam a integração na sociedade; Convivendo em um espaço coletivo: a inserção de pessoas com PC na sociedade é de responsabilidade de todos; Desvelando adaptações durante o processo de cuidar. A sociedade em geral e os gestores devem lançar um olhar atento sobre os cuidadores domiciliares e os indivíduos com PC, no intuito de proporcionar a ambas categorias de pessoas melhores condições de acesso no espaço urbano e de integração social. A enfermagem, por sua vez, como profissão do cuidado, deve engajar-se na luta por medidas de inclusão desse binômio na sociedade, ainda alvo de descaso e preconceito, como condição inerente ao direito à saúde de todos.
Descritores: Percepção
Acessibilidade Arquitetônica
Paralisia Cerebral/psicologia
Cuidadores/psicologia
-Preconceito
Adaptação
Locomoção
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1053465
Autor: Carvalho, Regiane Luz; Rodrigues, Vinícius Batalini; Franco, Laura Rezende.
Título: Dupla tarefa ecológica e seu impacto na mobilidade funcional de idosos / Ecological dual task and its impact on the functional mobility of the elderly
Fonte: Acta fisiátrica;26(2):71-75, jun. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: The mobile phone has been part of daily activities and offers various facilities for the elderly. Like other conveniences of modern life their use may have some effects that should be explored. Objective: To investigate the effect of cell phones on the functional mobility of adults (GA) and the elderly (GI). Method: 30 elderly, 70.96 ± 5.17 years old and 30 adults 23 ± 2.26 years old participated in this study. They were evaluated by MMSE, FES-I and TUG which was collected during the execution of 5 tasks (1 simple TUG, 2 TUG typing on the cell phone, 3 TUG answering questions on the cell phone, 4 TUG naming the days of the week in reverse, 5-TUG holding a glass with water). Results: There was a difference between the groups in FES-I (p = 0.001) and TUG in all analyzed tasks (p = 0.00001). The dual task (DT) of typing on the cell phone was the one that most affected the performance of the elderly in TUG (p = 0.00008) followed by DT 4 (conventional cognitive) p = 0.005 and DT 3 (p = 0.004). There was no effect of DT 5 (motor) (p = 0.03). For GA there was only effect of DT 2 (p = 0.027). Conclusion: Cellular use negatively impacted the performance of the elderly and can be considered a more realistic DT. The distraction generated by this task can increase the risk of falling and should be considered in preventive campaigns as well as rehabilitation programs.

O celular tem feito parte das atividades diárias e oferece várias facilidades para os idosos. Como outras conveniências da vida moderna seu uso pode apresentar alguns efeitos que devem ser explorados. Objetivo: Investigar o efeito do celular na mobilidade funcional de adultos (GA) e idosos (GI). Método: Participaram deste estudo 30 idosos, 70,96 ± 5,17 anos e 30 adultos 23±2,26 anos. Foram avaliados pelo MEEM, FES-I e TUG que foi coletado durante a execução de 5 tarefas (TUG 1 simples, TUG 2 dupla tarefa (DT) digitando ao celular, TUG 3 DT respondendo perguntas ao celular, TUG 4 DT nomeando os dias da semana ao contrário, TUG 5 DT segurando um copo com água). Resultados: Houve diferença entre os grupos na FES-I (p=0,001) e no TUG em todas as tarefas analisadas (p=0,00001). A DT de digitar ao celular foi a que mais afetou o desempenho dos idosos no TUG (p=0,00008) seguida pela DT 4 (cognitiva convencional) p= 0,005 e DT 3 (p=0,004). Não houve efeito da DT 5 (motora) (p=0,03). Para o GA só houve efeito da DT 2 (p=0,027). Conclusão: O uso do celular impactou de forma negativa a performance de idosos e pode ser considerado uma DT mais realista. A distração gerada por esta tarefa pode aumentar o risco de queda e deve ser considerada em campanhas preventivas assim como programas de reabilitação.
Descritores: Análise e Desempenho de Tarefas
Telefone Celular
Equilíbrio Postural
Velocidade de Caminhada
Locomoção
Limites: Idoso
Responsável: BR1531.9 - Universidade de São Paulo


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Id: biblio-1046144
Autor: Dornelles, Jonatan; Rosa, Leonardo De Ross; Dias, Caroline Pieta; Tiggemann, Carlos Leandro.
Título: Influência do índice de massa corporal e do nível de atividade física no desenvolvimento motor e aptidão física de crianças / Influence of body mass index and physical activity level on the motor development and physical fitness in children
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;23(3):[163-169], set-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar se o índice de massa corporal e a atividade física influenciam no desenvolvimento motor e na aptidão física de crianças. Participaram 64 crianças com idade entre 9 e 10 anos de ambos os sexos, sendo avaliados: nível de atividade física, estado nutricional, aptidão física (força, flexibilidade e resistência) e desenvolvimento motor. A amostra foi dividida em quatro grupos, estratificados pelo nível de atividade física e estado nutricional. Os dados foram comparados por meio do teste de Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados apontaram que 34,4% das crianças apresentaram massa corporal acima dos valores normativos e 50% eram sedentárias. A massa corporal elevada influenciou negativamente na resistência e na habilidade de controle de objetos, apesar que o nível de atividade física diminui o impacto da obesidade na força e na habilidade de locomoção. A flexibilidade não foi influenciada. Conclui-se que atividade física e estado nutricional podem influenciar na aptidão física e no desenvolvimento motor de crianças.

The purpose of this study was to assess the influence of body mass index and physical activity levels in the motor development and physical fitness of children. The study had the participation of 64 children aged between 9 and 10 years of both genders: physical activity level, nutritional status, physical fitness (strength, flexibility and endurance), and motor development. The participants were divided into four groups, stratified by level of physical activity and nutritional status. The data were compared using the Kruskal-Wallis test (p <0.05). Results: 34.4% of the children had body mass above normative values, ​​and 50% were sedentary. High body mass has negatively influenced the resistance and ability to control objects, although the level of physical activity decreases the impact of obesity on strength and ability to move. Flexibility was not influenced. Conclusion: physical activity and nutritional status may influence the physical fitness and motor development in children.
Descritores: Índice de Massa Corporal
Aptidão Física
Atividade Motora
-Exercício Físico
Teste de Esforço/métodos
Força Muscular
Obesidade Pediátrica
Locomoção
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-621083
Autor: Martinello, Micheli; Nazario, Patrik Felipe; Marques, Lorena Zanelatto; Ries, Lilian Gerdi Kittel; Lando, Carlin.
Título: Avaliação do desenvolvimento motor de crianças matriculadas em creches públicas / Evaluation of motor development of infants enrolled in child care pubiic
Fonte: HU rev;37(2):155-162, abr.-jun. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O desenvolvimento motor na infância inclui a aquisição de habilidades motoras, que possibilitam para a criança, domínio do seu corpo em diversas posturas, locomoção de diversas formas, e manipulação de objetos e instrumentos variados. Este estudo tem como objetivo, avaliar o desenvolvimento motor e sua associação com fatores de risco de crianças matriculadas em creches públicas. Avaliaram-se 19 crianças entre um a dezoito meses de idade incompletos que se encontravam matriculadas nas duas creches públicas do município de Joaçaba. Foram coletados dados gestacionais, neonatais, nutricionais, sócio-demográficos e do desenvolvimento motor que foi avaliado por meio da Escala Alberta de Desenvolvimento Infantil (AIMS). Foram encontradas 11 crianças classificadas com desenvolvimento motor normal e oito consideradas com risco e provável atraso no seu desenvolvimento motor. Correlacionando a variável desenvolvimento motor com as demais variáveis não foi observada associação significativa. O conhecimento dos fatores de risco para o desenvolvimento motor é importante nas estratégias de promoção e prevenção de atrasos, pois a intervenção precoce tende a minimizar seus possíveis efeitos no desenvolvimento global da criança.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
-Escolas Maternais
Cuidado da Criança
Fatores de Risco
Crescimento e Desenvolvimento
Meio Ambiente
Lactente
Locomoção
Destreza Motora
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-974884
Autor: Freitas, Giselle Lima de; Sena, Roseni Rosângela de; Silva, Josana Cristina Faleiros e; Braga, Deyse Cardoso de Oliveira; Faleiros, Fabiana.
Título: Reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele: relato de experiência de atuação da enfermagem / Rehabilitación de niños y adolescentes con mielomeningocele: relato de experiencia de la práctica de enfermería / Rehabilitation of children and adolescents with myelomeningocele: nursing practice report
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(4):768-773, Out.-Dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O artigo foi desenvolvido por enfermeiras com mais de cinco anos de atuação, em uma rede de hospitais de reabilitação no Brasil, referência em toda a América Latina. O objetivo do presente estudo é de relatar a atuação de enfermeiras na reabilitação de crianças e adolescentes com mielomeningocele. As autoras realizaram reuniões presenciais e por videoconferência, discussões e troca de experiências até o consenso e validação do conteúdo. O relato foi organizado e dividido em três tópicos: capacitação para as atividades de vida diária; capacitação para a reabilitação vesicointestinal; capacitação para as atividades de vida prática: autonomia e participação. As famílias de indivíduos com mielomeningocele enfrentam dificuldades relacionadas à condição crônica e à escassez de serviço estruturado e humanizado que garanta e capacite quanto ao cuidado domiciliar. O desafio é fornecer subsídios que orientem profissionais na manutenção do cuidado domiciliar, melhorando a comunicação e promovendo a capacitação dos familiares das crianças e adolescentes com mielomeningocele.

RESUMEN El artículo fue desarrollado por enfermeras con más de cinco años de experiencia, en una red de hospitales de rehabilitación en Brasil, una referencia en América Latina. El objetivo de este estudio es dar a conocer la actuación de enfermeras en la rehabilitación de niños y adolescentes con mielomeningocele. Las autoras llevaron a cabo reuniones en persona y por videoconferencias, debates e intercambio de experiencias hasta el consenso y la validación del contenido. El relato fue organizado y dividido en tres temas: capacitación para las actividades de la vida diaria; capacitación para la rehabilitación vesicointestinal; capacitación para las actividades de la vida cotidiana: autonomía y participación. Las familias de las personas con mielomeningocele enfrentan dificultades relacionadas con la condición crónica y la falta de servicio estructurado y humanizado que garantice y capacite en cuanto al cuidado en el hogar. El reto es proporcionar subsidios que guíen a los profesionales en el mantenimiento de la atención domiciliaria, mejorando la comunicación y promoviendo la capacitación de los familiares de los niños y adolescentes con mielomeningocele.

ABSTRACT This article was developed by nurses with more than five years of practice, at a network of rehabilitation hospitals in Brazil, reference in Latin America. The objective of the present study is to report the activity of nurses in the rehabilitation of children and adolescents with myelomeningocele. The authors held face-to-facemeetings and videoconferences, discussions and exchange of experiences until a consensus was reached and the content was validated. The report was organized and divided into three topics: training for activities of daily living; training for vesicointestinal rehabilitation; training for activities of practical life: autonomy and participation. Families of individuals with myelomeningocele face difficulties related to the chronic condition and lack of structure and humanized services that guarantee and qualify home care. The challenge consists of providing subsidizes that guide professionals in the maintenance of home care, improving communication and training family members of children and adolescents with myelomeningocele.
Descritores: Reabilitação
Meningomielocele/enfermagem
Serviços de Saúde do Adolescente
Crianças com Deficiência/reabilitação
Enfermeiras Especialistas
-Autocuidado
Anormalidades Congênitas/enfermagem
Cateterismo/enfermagem
Família
Disrafismo Espinal/enfermagem
Padrões de Prática em Enfermagem
Hospitais de Reabilitação
Locomoção
Doenças e Anormalidades Congênitas, Hereditárias e Neonatais
Enfermeiras e Enfermeiros/normas
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-886683
Autor: MATTOS, BRUNO O DE; NASCIMENTO FILHO, EDUARDO C T; SANTOS, ALINE A; BARRETO, KAYCK A; SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, FRANCISCO J; FORTES-SILVA, RODRIGO.
Título: A new approach to feed frequency studies and protein intake regulation in juvenile pirarucu
Fonte: An. acad. bras. ciênc;89(2):1243-1250, Apr.-June 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
Resumo: ABSTRACT This study aimed to investigate pirarucu's (Arapaima gigas) ability to trigger a self-feeding system to regulate protein intake between two standard diets that contained 39% and 49% of crude protein. The same system allowed the evaluation of daily feeding and locomotor activity rhythms. Eighteen fish (654.44±26.85g) were distributed into six 250 L tanks (3 fish/tank). Fish had free access to both diets (39% vs. 49% protein) by feeders (2 per tank), adapted to be activated by fish themselves. This system was connected to a computer system. After an adaptation period, fish learned to activate feeders and the mean food intake recorded was 2.14% of their body weight on a daily basis. Fish showed feeding (72.48%) and locomotor (72.49%) activity predominantly during the daytime, and daily variations of choice between diets, but fixed a protein intake feeding target at 44.53%. These results should be considered when discussing feeding behavior, feeding schedules and diet intake regulations.
Descritores: Regulação do Apetite/fisiologia
Proteínas na Dieta/administração & dosagem
Comportamento Alimentar/fisiologia
Peixes/metabolismo
Ração Animal
-Valores de Referência
Fatores de Tempo
Proteínas na Dieta/metabolismo
Análise de Variância
Ritmo Circadiano/fisiologia
Locomoção/fisiologia
Atividade Motora/fisiologia
Limites: Animais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-886699
Autor: DAMAZIO, LOUYSE S; SILVEIRA, FLÁVIA R; CANEVER, LARA; CASTRO, ADALBERTO A DE; ESTRELA, JADNE M; BUDNI, JOSIANE; ZUGNO, ALEXANDRA I.
Título: The preventive effects of ascorbic acid supplementation on locomotor and acetylcholinesterase activity in an animal model of schizophrenia induced by ketamine
Fonte: An. acad. bras. ciênc;89(2):1133-1141, Apr.-June 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Studies have shown that schizophrenic patients seem to have nutritional deficiencies. Ascorbic acid (AA) has an important antioxidant effect and neuromodulatory properties. The aim of this study was to evaluate the effects of AA on locomotor activity and the acetylcholinesterase activity (AChE) in an animal model of schizophrenia (SZ). Rats were supplemented with AA (0.1, 1, or 10 mg/kg), or water for 14 days (gavage). Between the 9th and 15th days, the animals received Ketamine (Ket) (25 mg/kg) or saline (i.p). After the last administration (30 min) rats were subjected to the behavioral test. Brain structures were dissected for biochemical analysis. There was a significant increase in the locomotor activity in Ket treated. AA prevented the hyperlocomotion induced by ket. Ket also showed an increase of AChE activity within the prefrontal cortex and striatum prevented by AA. Our data indicates an effect for AA in preventing alterations induced by Ket in an animal model of SZ, suggesting that it may be an adjuvant approach for the development of new therapeutic strategies within this psychiatric disorder.
Descritores: Acetilcolinesterase/análise
Acetilcolinesterase/efeitos dos fármacos
Ácido Ascórbico/farmacologia
Esquizofrenia/enzimologia
Locomoção/efeitos dos fármacos
Antioxidantes/farmacologia
-Acetilcolinesterase/fisiologia
Esquizofrenia/prevenção & controle
Antagonistas de Aminoácidos Excitatórios
Suplementos Nutricionais
Corpo Estriado/efeitos dos fármacos
Corpo Estriado/enzimologia
Modelos Animais de Doenças
Hipocampo/efeitos dos fármacos
Hipocampo/enzimologia
Ketamina
Locomoção/fisiologia
Limites: Animais
Masculino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME



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