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Id: biblio-1251698
Autor: Ripani, Jessica Luiza; Batista Barbosa de Sá Diaz, Flavia; Santana Caçador, Beatriz; Ribeiro, Luciane; da Costa Carbogim, Fábio; Rezende-Alves, Katiusse.
Título: Intervenções não farmacológicas de manejo na agitação de idosos com demência em ambiente doméstico / Intervenciones no farmacológicas de manejo de la agitación en ancianos con demencia en ambiente doméstico / Nonpharmacological Interventions for Managing Agitation in Elderlies with Dementia in the Home Setting
Fonte: Rev. cuba. enferm;35(4):e3035, oct.-dic. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A agitação é um sintoma neuropsiquiátrico recorrente em idosos com demência. No ambiente doméstico, essa condição impõe aos familiares cuidadores o desafio de intervir adequada e precocemente a fim de minimizar visitas às emergências, internações ou até mesmo institucionalizações de longa permanência. Objetivo: Identificar as intervenções não farmacológicas utilizadas por familiares cuidadores no manejo da agitação em idosos com demência. Métodos: Pesquisa qualitativa realizada com 11 familiares cuidadores de idosos em Minas Gerais, Brasil. Foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado e, para a análise, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: As intervenções mais utilizadas foram: a conversa, a escuta, a distração, o uso de brinquedos, a música/canto e a leitura da Bíblia para acessar a espiritualidade/religiosidade. Verificou-se que, diante dos desafios impostos pela demência ao cuidado e dos desgastes físico e emocional experimentados, os familiares esforçaram-se para acolher e oferecer suporte humano ao idoso, além de sentirem-se satisfeitos por terem a oportunidade de retribuir o cuidado que receberam. Conclusão: Não há uma intervenção capaz de responder a todos os comportamentos agitados. A experiência e o vínculo desenvolvido entre familiares cuidadores e idosos ajudaram a guiar a escolha individual de intervenções não farmacológicas mais eficazes, provavelmente, por facultar certa antecipação das respostas dos idosos(AU)

Introducción: La agitación es un síntoma neuropsiquiátrico recurrente en ancianos con demencia. En el cotidiano del ambiente doméstico, esta condición impone a los familiares cuidadores el desafío de encontrar estrategias adecuadas de manejo a fin de evitar las visitas a emergencias, hospitalizaciones o incluso la institucionalización a largo plazo. Objetivo: Identificar las estrategias no farmacológicas utilizadas por los familiares cuidadores en el manejo de la agitación en ancianos con demencia. Métodos: Investigación cualitativa realizada con 11 familiares cuidadores de ancianos en Minas Gerais, Brasil. La recolección de datos fue realizada a través de entrevistas con guión semiestructurado. Para la interpretación de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido. Resultados: Se identificaron como estrategias más utilizadas para el manejo de la agitación: la conversación, la escucha, la distracción, el uso de juguetes, la música/canto y la lectura de la Biblia para acceder a la espiritualidad/religiosidad. Se verificó que, frente a los desafíos impuestos por la demencia al cuidado y el desgaste físico y emocional experimentado, los familiares cuidadores se esforzaron para acoger y brindar apoyo humano al familiar anciano, además de sentirse satisfechos por tener la oportunidad de retribuir el cuidado que recibieron. Conclusiones: No hay una intervención capaz de responder efectivamente a todos los comportamientos agitados. Sin embargo, la experiencia y el vínculo desarrollado entre familiares cuidadores y ancianos guiaron la elección individual de las intervenciones no farmacológicas más efectivas, probablemente al proporcionar cierta anticipación de las respuestas de los ancianos(AU)

Introduction: Agitation is a neuropsychiatric symptom recurrent in elderly people with dementia. In the daily life of the home setting, this condition imposes on the family caregivers the challenge of finding appropriate management strategies for avoiding visits to the emergency room, hospitalizations, or even long-term institutionalization. Objective: To identify the nonpharmacological strategies used by family caregivers in the management of agitation in elderly people with dementia. Methods: Qualitative research carried out with 11 family caregivers of elderly people in Minas Gerais, Brazil. The data collection was carried out through interviews with semi-structured repertory of quotations. The content analysis technique was used to interpret the data. Results: The most commonly used strategies for agitation management were identified. These were conversation, listening, distraction, use of toys, music/singing, and reading the Bible for accessing spirituality or religiosity. It was verified that, in the face of the challenges imposed by dementia onto the care and the physical and emotional outwearing experienced, family caregivers strived to welcome and provide human support to the elderly relative, in addition to feeling satisfied to have the opportunity to give back the care received Conclusions: There is no intervention capable of responding effectively to all agitation-related behaviors. However, the experience and the relationship developed between family caregivers and the elderly guided the individual choice for the most effective nonpharmacological interventions, probably by providing some anticipation to the elderly's responses(AU)
Descritores: Jogos e Brinquedos
Agitação Psicomotora/etiologia
Cuidadores
Demência/epidemiologia
-Coleta de Dados
Canto
Limites: Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1283518
Autor: Helene, Tati; Prota, Cristina; Alonso, Angelica Castilho.
Título: Avaliação manual da mobilidade e tonicidade diafragmática em cantores líricos profissionais e não-cantores / Manual evaluation of mobility and diaphragmatic tonicity in professional lyrical singers and non-singers
Fonte: Fisioter. Bras;21(5):492-500, Nov 19, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Durante sua carreira o cantor lírico sofre grande demanda e consequente alteração da coordenação dos músculos respiratórios, porém não se sabe se estas exigências podem alterar a mobilidade e tonicidade no principal músculo da respiração, o diafragma. Objetivos: Avaliar e comparar a tonicidade e a mobilidade do diafragma de cantores líricos profissionais e de não-cantores. Participaram do estudo 15 cantores líricos profissionais em plena carreira e 24 adultos não-cantores com idades e IMCs equivalentes. Métodos: Duas avaliações foram empregadas: para avaliar a mobilidade costal foi utilizada a parte referente a avaliação desse parâmetro da Manual Evaluation of the Diaphragm Scale (MED Scale); para avaliar a tonicidade diafragmática a avaliação descrita por Rial e Pinsach em 2015. Resultados: Os resultados mostraram que a distribuição da avaliação manual do diafragma no grupo dos cantores apresentou distribuição significativamente diferente, tendo p < 0,05, com relação à tonicidade bilateral do diafragma, apresentando maior hipertonicidade em relação ao grupo controle, e que não houve diferenças significativas em relação à mobilidade. Conclusão: Os gestos artísticos usados pelos cantores líricos profissionais afetam a tonicidade do diafragma. (AU)

Introduction: The professional lyrical singers during their careers suffer great demand and consequent alteration of the coordination of the respiratory muscles, however it is not known if these requirements can alter the mobility and tonicity in the main muscle of the breath, the diaphragm. Objectives: To evaluate and compare diaphragm tonicity and mobility of professional lyric singers and non-singers. The study included 15 professional lyric singers in their full careers and 24 non-singing adults of equivalent ages and BMIs. Methods: Two forms of manual evaluation of the diaphragm were used: to assess costal mobility, the part of the manual evaluation to evaluate this parameter was used the Manual Evaluation of the Diaphragm Scale (MED Scale); and to evaluate the diaphragmatic tonicity the evaluation described by Rial and Pinsach in 2015. Results: The results showed that the distribution of the manual evaluation of the diaphragm in the group of singers presented a significantly different distribution, with p < 0,05, in relation to the bilateral diaphragm tonicity, presenting them with greater hypertonicity in relation to the control group, and that there were no significant differences regarding mobility. Conclusion: The artistic gestures used by professional lyric singers affect the tone of the diaphragm. (AU)
Descritores: Diafragma
Tono Muscular
-Canto
Limites: Humanos
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Id: biblio-1281032
Autor: Andriollo, Débora Bonesso; Frigo, Letícia Fernandez; De Moraes, Anaelena Bragança; Cielo, Carla Aparecida.
Título: Capacidade vital forçada e pressões respiratórias máximas de cantores populares profissionais / Forced vital capacity and maximal respiratory pressure of popular professional singers
Fonte: Fisioter. Bras;20(1):70-76, 20 de fevereiro de 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever valores de Capacidade Vital Forçada (CVF), Pressão Inspiratória Máxima (PImáx) e Pressão Expiratória Máxima (PEmáx) em cantores profissionais populares de um município de interior de estado e compará-los com os valores preditos pela literatura. Métodos: Pesquisa quantitativa e retrospectiva, com 18 cantores profissionais populares, com média de idade de 36,6 anos. Foi medida a CVF por meio de espirômetro portátil digital e as pressões respiratórias máximas com manovacuômetro digital. Resultados: Não houve significância estatística entre os três grupos, quanto aos valores preditos, medidos e as diferenças de CVF. Quanto à Pimáx, apenas houve significância entre valores preditos e medidos no grupo de cantoras (p = 0,026); nos grupos masculinos não houve significância (p = 0,121; p = 0,715); e também não houve nas diferenças entre valores preditos e medidos. Nas PEmáx, não houve significância estatística entre valores preditos e medidos nos três grupos e nas diferenças entre os três grupos. Conclusão: A CVF e PEmáx se apresentaram dentro da normalidade prevista nos três grupos estudados, com exceção do grupo de cantoras, em que os valores medidos de PImáx foram menores do que os valores preditos. (AU)

Objective: To describe the values of Forced Vital Capacity (FVC), Maximal Inspiratory Pressure (MIP) and Maximal Expiratory Pressure (MEP) in popular professional singers of a country town of a state; and to compare them with values predicted by literature. Methods: Quantitative and retrospective research, with 18 popular professional singers, average of 36.61 years old. The FVC was collected using a portable digital spirometer and the maximal respiratory pressure with a digital manovacuometer. Results: There was no statistically significant difference between the three groups, for predicted, measured values and differences for FVC. Concerning MIP, there was only significance between predicted and measured values in the singer group (p = 0.026); in the male groups there was no significance (p = 0.121, p = 0.715); and there were no differences between predicted and measured values. In the MEP, there was no statistical significance between predicted and measured values in the three groups and in the differences between the three groups. Conclusion: The FVC and MEP presented within expected normality in the three groups studied, except for the group of female singers, in which the measured values of MIP were lower than the predicted values. (AU)
Descritores: Capacidade Vital
Pressões Respiratórias Máximas
-Espirometria
Canto
Limites: Humanos
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Id: biblio-1145565
Autor: Bezerra, Amilcar Almeida; Barcelos, Patrícia.
Título: Cantando a dor do outro: o caso Zuzu Angel e a canção como testemunho na obra de Chico Buarque / Singing someone else's pain: Zuzu Angel's story and the song as a historical testimony in Chico Buarque's work / Cantando el dolor del otro: el caso de Zuzu Angel y la canción como testimonio en el trabajo de Chico Buarque
Fonte: RECIIS (Online);14(4):880-891, out.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, discutimos a estetização do testemunho histórico sob a forma da canção popular em duas obras do compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) e Pedaço de mim (1978). Ambas se inspiram no caso Zuzu Angel, uma famosa estilista de moda, amiga do compositor, que teve seu filho morto pela ditadura civil militar em 1971, e faleceu num controverso acidente de carro em 1976. Partindo das reflexões de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva e Blacking, procuramos discutir como a canção popular pode ser uma forma peculiar tanto de expressar a natureza do trauma, como de trazer à tona aspectos específicos de uma suposta verdade testemunhal.

In this article we discuss the aesthetization of historical testimony in two songs by composer Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) and Pedaço de mim (1978), both inspired in the story of Zuzu Angel, a Brazilian fashion stylist whose son was killed by the government during Brazilian civil military dictatorship in 1971. Zuzu Angel died in a mysterious car accident in 1976. We cite authors such as Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva and Blacking to discuss how a popular song can be a peculiar way to express the nature of the trauma and to bring to light specific features of an alleged testimonial truth.

En este artículo, discutimos la estetización del testimonio histórico en forma de canción popular en dos obras del compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) y Pedaço de mim (1978), ambas inspiradas en el caso de Zuzu Angel, una famosa estilista brasileña cuyo hijo fue asesinado por la dictadura civil militar en 1971, y murió en un controvertido accidente automovilístico en 1976. De las reflexiones de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva y Blacking, buscamos discutir como la canción popular puede ser una forma peculiar tanto de expressar la naturaliza del trauma como de sacar a la luz aspectos específicos de la supuesta verdad de um testimonio.
Descritores: Autoritarismo
Pessoas Famosas
Trauma Psicológico
Memória
Militares
Música
-Dor
Política
Brasil
Poesia
Canto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
História do Século XX
Tipo de Publ: Biografia
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-889328
Autor: Korn, Gustavo Polacow; Michaelis Jr, Carlos; Moraes, Vania Rosa.
Título: Ethical and legal aspects in the care of singers and actors / Aspectos éticos e legais no atendimento de cantores e atores
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);83(6):609-610, Nov.-Dec. 2017.
Idioma: en.
Descritores: Arte
Distúrbios da Voz/terapia
Pessoal de Saúde/ética
Confidencialidade/ética
Canto
-Confidencialidade/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1132611
Autor: Sobol, Maria; Sielska-Badurek, Ewelina M; Osuch-Wójcikiewicz, Ewa.
Título: Normative values for singing voice handicap index - systematic review and meta-analysis / Valores normativos para o índice de desvantagem vocal no canto - revisão sistemática e metanálise
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);86(4):497-501, July-Aug. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction There are no official diagnostic protocols for singing voice assessment. In this publication, on the basis of a literature review, standards for the singing voice handicap index exclusively dedicated to voice disorders in singing have been given. Objective The study aims to determine the normative values for the singing voice handicap index. Methods The study is a systematic review and a meta-analysis. A systematic literature search was performed using PubMed to access relevant databases and to locate outcome studies. The "inclusion" criteria were as follows: English language, original papers and human studies retrospective and prospective papers, cross-sectional and case-control studies. Results Eight articles were included for the final analysis. The normative value for the singing voice handicap index was 20.35 with a confidential range of 10.6-30.1 for a group of 729 healthy subjects whose voices were judged as normal, with an age range of 16-64 years. Conclusion The mean normative value of the singing voice handicap index was 20.35 with the confidence levels between 10.6 and 30.1.

Resumo Introdução Não há protocolos diagnósticos oficiais para avaliação de voz no canto. Neste estudo baseado em uma revisão de literatura, são fornecidos padrões para o índice de desvantagem vocal no canto exclusivamente dedicado a distúrbios vocais no canto. Objetivo Determinar os valores normativos para o índice de desvantagem vocal no canto. Método O estudo é uma revisão sistemática com metanálise. Uma busca sistemática da literatura foi feito no PubMed para acessar bancos de dados relevantes e para localizar estudos de desfecho. Os critérios de inclusão foram: estudos escritos em inglês, artigos originais e estudos em seres humanos, retrospectivos e prospectivos, estudos transversais e de caso-controle. Resultados Oito artigos foram incluídos na análise final. O valor normativo para o índice de desvantagem vocal no canto foi de 20,35 com intervalo de confiança de 10,6 a 30,1 em um grupo de 729 indivíduos saudáveis cujas vozes foram consideradas normais, de 16 a 64 anos. Conclusões O valor normativo médio do índice de desvantagem vocal no canto foi de 20,35 com intervalo de confiança entre 10,6 e 30,1.
Descritores: Voz
Distúrbios da Voz
Canto
-Qualidade da Voz
Estudos Transversais
Estudos Prospectivos
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Metanálise
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1142589
Autor: Korn, Gustavo Polacow; Azevedo, Renata Rangel; Monteiro, Juliana Ceglio; Pinheiro, Denise Spinola; Park, Sung Woo; Biase, Noemi Grigoletto de.
Título: Difficulty producing high-pitched sounds in singing: correlations with laryngostroboscopy and electromyographic findings / Dificuldade na produção de sons agudos no canto: correlações com a laringoestroboscopia e achados eletromiográficos
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);86(6):669-675, Nov.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Difficulties or limitations in producing high-pitched sounds while singing may be due to the vocal technique used or organic factor. The observation of such difficulty or limitation by singing teachers is one of the main reasons affected individuals are referred to otolaryngologists. Objective: To evaluate the laryngostroboscopic and electromyographic changes in the cricothyroid muscles of singers with difficulties or limitations producing high-pitched sounds. Methods: This is a cross-sectional study. Ten singers with difficulty producing high-pitched sounds underwent voice, laryngostroboscopic, and electromyographic evaluations. Results: None of the evaluated singers presented signs of impairment of the superior laryngeal nerve on laryngostroboscopy. The electromyographic findings for the cricothyroid muscle were normal for all singers. Six singers presented vocal fold lesions, seven had signs suggestive of laryngopharyngeal reflux, and two presented vascular changes. Conclusion: No signs suggestive of superior laryngeal nerve paresis or paralysis were observed on laryngostroboscopy and electromyography of the cricothyroid muscle in singers with difficulties or limitations producing high-pitched sounds. The presence of vocal fold lesions should be investigated in this population.

Resumo Introdução: Dificuldades ou limitações na produção de sons agudos durante o canto podem ser decorrentes da técnica vocal utilizada ou de fatores orgânicos. A observação dessa dificuldade ou limitação pelos professores de canto é uma das principais razões pelas quais os indivíduos afetados são encaminhados aos otorrinolaringologistas. Objetivo: Avaliar as alterações laringoestroboscópicas e eletromiográficas no músculo cricotireóideo de cantores com dificuldades ou limitações na produção de sons agudos. Método: Estudo de coorte transversal. Dez cantores com dificuldade de produzir sons agudos foram submetidos a avaliações de voz, laringoestroboscópicas e eletromiográficas. Resultados: Nenhum dos cantores avaliados apresentou sinais de comprometimento do nervo laríngeo superior na laringoestroboscopia. Os achados eletromiográficos para o músculo cricotireóideo foram normais para todos os cantores. Seis cantores apresentaram lesões nas pregas vocais, sete apresentaram sinais sugestivos de refluxo laringofaríngeo e dois apresentaram alterações vasculares. Conclusão: Não foram observados sinais sugestivos de paresia ou paralisia do nervo laríngeo superior na laringoestroboscopia e eletromiografia do músculo cricotireóideo em cantores com dificuldades ou limitações na produção de sons agudos. A presença de lesões nas pregas vocais deve ser investigada nessa população.
Descritores: Distúrbios da Voz
Canto
-Qualidade da Voz
Estudos Transversais
Estroboscopia
Eletromiografia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-999641
Autor: Mazalli, Jessica; Petreça, Daniel Rogério; Campos, Renata.
Título: O uso do canto como terapêutica na reabilitação respiratória em idosos institucionalizados / The use of singing as a therapeutic in respiratory rehabilitation in institutionalized elderly / El uso del canto como terapéutica en la rehabilitación respiratoria en los ancianos institucionalizados
Fonte: J. Health NPEPS;4(1):31-46, jan.-jun. 2019. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar os efeitos do canto na função respiratória, cardíaca e qualidade de vida em idosos institucionalizados. Método: pesquisa quase experimental e sem grupo controle, com a avaliação de 11 idosos institucionalizados no tempo 0 (pré aplicação) e no tempo 1 (pós aplicação) entre maio a agosto de 2017. As variáveis analisadas foram: função respiratória (capacidade inspiratória, obstrução das vias aéreas, expansibilidade torácica e saturação periférica de oxigênio), função cardíaca (pressão arterial e frequência cardíaca), função neurológica (mini exame do estado mental) e a qualidade de vida (escala de qualidade de vida de Flanagan). Resultados: houve melhora significativa na capacidade inspiratória (p= 0,001) e nos valores de obstrução das vias aéreas (p = 0,008). Conclusão: o canto é uma atividade coadjuvante no tratamento fisioterapêutico para mobilizar volumes, capacidades pulmonares e diminuir obstrução do fluxo aéreo atenuando os efeitos da senescência em idosos institucionalizados.(AU)

Objective: to evaluate the effects of singing in respiratory and cardiac functions and quality of life in institutionalized elderly. Method: almost experimental and non-control group, with the evaluation of 11 institutionalized elderly at time 0 (pre-application) and at time 1 (post application) between May and August 2017. The variables analyzed were respiratory function (inspiratory capacity, airway obstruction, thoracic expandability and peripheral oxygen saturation), cardiac function (blood pressure and heart rate), neurological function (mini mental status examination), and quality of life (quality of life scale of Flanagan). Results: there was a significant improvement in the respiratory capacity (p= 0,001) and airways obstruction values (p= 0,008). Conclusion: singing is a supporting activity in the physiotherapy treatment to mobilize volumes, pulmonary capacities and decrease airflow obstruction attenuating senescence's effects in institutionalized elderly.(AU)

Objetivo: evaluar los efectos del canto en la función respiratoria, cardiaca y calidad de vida en ancianos institucionalizados. Método: investigación casi experimental y sin grupo control, con la evaluación de 11 ancianos institucionalizados en el tiempo 0 (pre-aplicación) y en el tiempo 1 (post aplicación) entre mayo a agosto de 2017. Las variables analizadas fueron: función respiratoria (capacidad inspiratoria, obstrucción de las mismas las vías aéreas, la expansibilidad torácica y la saturación periférica de oxígeno), la función cardiaca (presión arterial y frecuencia cardíaca), la función neurológica (mini examen del estado mental) y la calidad de vida (escala de calidad de vida de Flanagan). Resultados: hubo una mejora significativa en la capacidad inspiratoria (p = 0,001) y en los valores de obstrucción de las vías aéreas (p = 0,008). Conclusión: el canto es una actividad coadyuvante en el tratamiento fisioterapéutico para movilizar volúmenes y capacidades pulmonares y disminuir obstrucción del flujo aéreo atenuando los efectos de la senescencia en ancianos institucionalizados.(AU)
Descritores: Qualidade de Vida
Modalidades de Fisioterapia/instrumentação
Taxa Respiratória
Canto
Frequência Cardíaca
Instituição de Longa Permanência para Idosos
-Epidemiologia Experimental
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1019367
Autor: Bruno, Oscar D.
Título: Why did Amelita Galli-Curci lose her voice?
Fonte: Arch. endocrinol. metab. (Online);63(4):314-317, July-Aug. 2019. graf.
Idioma: en.
Descritores: Tireoidectomia/efeitos adversos
Nódulo da Glândula Tireoide/história
Traumatismos do Nervo Laríngeo/história
Canto
-Nódulo da Glândula Tireoide/cirurgia
Pessoas Famosas
Traumatismos do Nervo Laríngeo/etiologia
Itália
Música
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Editorial
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1117639
Autor: Souza, Jeane Barros de; Martins, Emanuelly Luize; Xirello, Tatiana; Urio, Ângela; Barbosa, Simone dos Santos Pereira; Pitilin, Érica de Brito.
Título: Interface entre a música e a promoção da saúde da mulher / Interface between music and women's health promotion / Interface entre la música y la promoción de la salud de la mujer
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;33:1-10, 03/01/2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conhecimento de mulheres sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde na perspectiva do canto coral. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 13 mulheres integrantes de um coral em um município do estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta dos dados ocorreu em setembro de 2018, por meio de grupo focal, no local de ensaio do coral. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, emergindo as categorias temáticas: interface do canto coral entre saúde e música; benefícios do canto coral para a promoção da saúde. Resultados: As mulheres compreendem o conceito de saúde, considerando que a prática do canto coral proporciona: aprendizado musical e saúde física, psicológica e espiritual, oportunizando o despertar de emoções, a convivência com outras pessoas, o trabalho em equipe e expressão da fé. Conclusão: A música, expressada por meio do canto coral, pode contribuir na qualidade de vida das mulheres, sendo uma importante ferramenta para promover a saúde dessa clientela. Seria oportuno que o canto coral fosse instituído nos serviços públicos de saúde, a fim de contribuir com a promoção da saúde da população.

Objective: To analyze women's knowledge about the use of music as a health promotion instrument from the perspective of choral singing. Methods: This qualitative study was conducted with 13 female members of a choir in a city in the state of Santa Catarina, Brazil. Data were collected in September 2018 through a focus group at the choir rehearsal site. Data underwent content analysis and the following thematic categories emerged: choral singing interface between health and music; benefits of choral singing for health promotion. Results: Women understand the concept of health and believe that choral singing promotes musical learning and physical, psychological and spiritual health, thereby enabling the awakening of emotions, coexistence, teamwork and expression of faith. Conclusion: Music, expressed through choral singing, can contribute with women's quality of life and is an important tool to promote the health of this population group. Choral singing should be instituted in public health facilities in order to contribute to the population's health promotion.

Objetivo: Analizar el conocimiento de mujeres sobre la música como instrumento de promoción de la salud en la perspectiva del canto coral. Métodos: Estudio de abordaje cualitativo realizado con 13 mujeres de un coral de un municipio del estado de Santa Catarina, Brasil. La recogida de datos se dio en septiembre de 2018 a través de grupo focal donde se realizaba el ensayo del coral. Se analizaron los datos según el análisis de contenido de los cuales emergieron las categorías temáticas: interface del canto coral entre la salud y la música; los beneficios del canto coral para la promoción de la salud. Resultados: Las mujeres entienden el concepto de salud considerando que la práctica del canto coral promueve el aprendizaje musical y la salud física, psicológica y espiritual contribuyendo para el despertar de emociones, la vivencia con otras personas, el trabajo en equipo y la expresión de la fe. Conclusión: La música a través del canto coral puede contribuir para la calidad de vida de mujeres y ser una herramienta importante para la promoción de la salud de esas personas. Estaría bien que el canto coral fuera instituido en los servicios públicos de salud para contribuir con la promoción de la salud de la población.
Descritores: Qualidade de Vida
Saúde da Mulher
Canto
Promoção da Saúde
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde



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