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Id: biblio-889328
Autor: Korn, Gustavo Polacow; Michaelis Jr, Carlos; Moraes, Vania Rosa.
Título: Ethical and legal aspects in the care of singers and actors / Aspectos éticos e legais no atendimento de cantores e atores
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);83(6):609-610, Nov.-Dec. 2017.
Idioma: en.
Descritores: Arte
Distúrbios da Voz/terapia
Pessoal de Saúde/ética
Confidencialidade/ética
Canto
-Confidencialidade/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1132611
Autor: Sobol, Maria; Sielska-Badurek, Ewelina M; Osuch-Wójcikiewicz, Ewa.
Título: Normative values for singing voice handicap index - systematic review and meta-analysis / Valores normativos para o índice de desvantagem vocal no canto - revisão sistemática e metanálise
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);86(4):497-501, July-Aug. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction There are no official diagnostic protocols for singing voice assessment. In this publication, on the basis of a literature review, standards for the singing voice handicap index exclusively dedicated to voice disorders in singing have been given. Objective The study aims to determine the normative values for the singing voice handicap index. Methods The study is a systematic review and a meta-analysis. A systematic literature search was performed using PubMed to access relevant databases and to locate outcome studies. The "inclusion" criteria were as follows: English language, original papers and human studies retrospective and prospective papers, cross-sectional and case-control studies. Results Eight articles were included for the final analysis. The normative value for the singing voice handicap index was 20.35 with a confidential range of 10.6-30.1 for a group of 729 healthy subjects whose voices were judged as normal, with an age range of 16-64 years. Conclusion The mean normative value of the singing voice handicap index was 20.35 with the confidence levels between 10.6 and 30.1.

Resumo Introdução Não há protocolos diagnósticos oficiais para avaliação de voz no canto. Neste estudo baseado em uma revisão de literatura, são fornecidos padrões para o índice de desvantagem vocal no canto exclusivamente dedicado a distúrbios vocais no canto. Objetivo Determinar os valores normativos para o índice de desvantagem vocal no canto. Método O estudo é uma revisão sistemática com metanálise. Uma busca sistemática da literatura foi feito no PubMed para acessar bancos de dados relevantes e para localizar estudos de desfecho. Os critérios de inclusão foram: estudos escritos em inglês, artigos originais e estudos em seres humanos, retrospectivos e prospectivos, estudos transversais e de caso-controle. Resultados Oito artigos foram incluídos na análise final. O valor normativo para o índice de desvantagem vocal no canto foi de 20,35 com intervalo de confiança de 10,6 a 30,1 em um grupo de 729 indivíduos saudáveis cujas vozes foram consideradas normais, de 16 a 64 anos. Conclusões O valor normativo médio do índice de desvantagem vocal no canto foi de 20,35 com intervalo de confiança entre 10,6 e 30,1.
Descritores: Voz
Distúrbios da Voz
Canto
-Qualidade da Voz
Estudos Transversais
Estudos Prospectivos
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Metanálise
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1142589
Autor: Korn, Gustavo Polacow; Azevedo, Renata Rangel; Monteiro, Juliana Ceglio; Pinheiro, Denise Spinola; Park, Sung Woo; Biase, Noemi Grigoletto de.
Título: Difficulty producing high-pitched sounds in singing: correlations with laryngostroboscopy and electromyographic findings / Dificuldade na produção de sons agudos no canto: correlações com a laringoestroboscopia e achados eletromiográficos
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);86(6):669-675, Nov.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Difficulties or limitations in producing high-pitched sounds while singing may be due to the vocal technique used or organic factor. The observation of such difficulty or limitation by singing teachers is one of the main reasons affected individuals are referred to otolaryngologists. Objective: To evaluate the laryngostroboscopic and electromyographic changes in the cricothyroid muscles of singers with difficulties or limitations producing high-pitched sounds. Methods: This is a cross-sectional study. Ten singers with difficulty producing high-pitched sounds underwent voice, laryngostroboscopic, and electromyographic evaluations. Results: None of the evaluated singers presented signs of impairment of the superior laryngeal nerve on laryngostroboscopy. The electromyographic findings for the cricothyroid muscle were normal for all singers. Six singers presented vocal fold lesions, seven had signs suggestive of laryngopharyngeal reflux, and two presented vascular changes. Conclusion: No signs suggestive of superior laryngeal nerve paresis or paralysis were observed on laryngostroboscopy and electromyography of the cricothyroid muscle in singers with difficulties or limitations producing high-pitched sounds. The presence of vocal fold lesions should be investigated in this population.

Resumo Introdução: Dificuldades ou limitações na produção de sons agudos durante o canto podem ser decorrentes da técnica vocal utilizada ou de fatores orgânicos. A observação dessa dificuldade ou limitação pelos professores de canto é uma das principais razões pelas quais os indivíduos afetados são encaminhados aos otorrinolaringologistas. Objetivo: Avaliar as alterações laringoestroboscópicas e eletromiográficas no músculo cricotireóideo de cantores com dificuldades ou limitações na produção de sons agudos. Método: Estudo de coorte transversal. Dez cantores com dificuldade de produzir sons agudos foram submetidos a avaliações de voz, laringoestroboscópicas e eletromiográficas. Resultados: Nenhum dos cantores avaliados apresentou sinais de comprometimento do nervo laríngeo superior na laringoestroboscopia. Os achados eletromiográficos para o músculo cricotireóideo foram normais para todos os cantores. Seis cantores apresentaram lesões nas pregas vocais, sete apresentaram sinais sugestivos de refluxo laringofaríngeo e dois apresentaram alterações vasculares. Conclusão: Não foram observados sinais sugestivos de paresia ou paralisia do nervo laríngeo superior na laringoestroboscopia e eletromiografia do músculo cricotireóideo em cantores com dificuldades ou limitações na produção de sons agudos. A presença de lesões nas pregas vocais deve ser investigada nessa população.
Descritores: Distúrbios da Voz
Canto
-Qualidade da Voz
Estudos Transversais
Estroboscopia
Eletromiografia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1145565
Autor: Bezerra, Amilcar Almeida; Barcelos, Patrícia.
Título: Cantando a dor do outro: o caso Zuzu Angel e a canção como testemunho na obra de Chico Buarque / Singing someone else's pain: Zuzu Angel's story and the song as a historical testimony in Chico Buarque's work / Cantando el dolor del otro: el caso de Zuzu Angel y la canción como testimonio en el trabajo de Chico Buarque
Fonte: RECIIS (Online);14(4):880-891, out.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, discutimos a estetização do testemunho histórico sob a forma da canção popular em duas obras do compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) e Pedaço de mim (1978). Ambas se inspiram no caso Zuzu Angel, uma famosa estilista de moda, amiga do compositor, que teve seu filho morto pela ditadura civil militar em 1971, e faleceu num controverso acidente de carro em 1976. Partindo das reflexões de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva e Blacking, procuramos discutir como a canção popular pode ser uma forma peculiar tanto de expressar a natureza do trauma, como de trazer à tona aspectos específicos de uma suposta verdade testemunhal.

In this article we discuss the aesthetization of historical testimony in two songs by composer Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) and Pedaço de mim (1978), both inspired in the story of Zuzu Angel, a Brazilian fashion stylist whose son was killed by the government during Brazilian civil military dictatorship in 1971. Zuzu Angel died in a mysterious car accident in 1976. We cite authors such as Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva and Blacking to discuss how a popular song can be a peculiar way to express the nature of the trauma and to bring to light specific features of an alleged testimonial truth.

En este artículo, discutimos la estetización del testimonio histórico en forma de canción popular en dos obras del compositor Francisco Buarque de Holanda: Angélica (1981) y Pedaço de mim (1978), ambas inspiradas en el caso de Zuzu Angel, una famosa estilista brasileña cuyo hijo fue asesinado por la dictadura civil militar en 1971, y murió en un controvertido accidente automovilístico en 1976. De las reflexiones de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva y Blacking, buscamos discutir como la canción popular puede ser una forma peculiar tanto de expressar la naturaliza del trauma como de sacar a la luz aspectos específicos de la supuesta verdad de um testimonio.
Descritores: Dor
Narrativa Pessoal
Memória
Militares
Música
-Autoritarismo
Brasil
Poesia
Canto
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-999641
Autor: Mazalli, Jessica; Petreça, Daniel Rogério; Campos, Renata.
Título: O uso do canto como terapêutica na reabilitação respiratória em idosos institucionalizados / The use of singing as a therapeutic in respiratory rehabilitation in institutionalized elderly / El uso del canto como terapéutica en la rehabilitación respiratoria en los ancianos institucionalizados
Fonte: J. Health NPEPS;4(1):31-46, jan.-jun. 2019. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar os efeitos do canto na função respiratória, cardíaca e qualidade de vida em idosos institucionalizados. Método: pesquisa quase experimental e sem grupo controle, com a avaliação de 11 idosos institucionalizados no tempo 0 (pré aplicação) e no tempo 1 (pós aplicação) entre maio a agosto de 2017. As variáveis analisadas foram: função respiratória (capacidade inspiratória, obstrução das vias aéreas, expansibilidade torácica e saturação periférica de oxigênio), função cardíaca (pressão arterial e frequência cardíaca), função neurológica (mini exame do estado mental) e a qualidade de vida (escala de qualidade de vida de Flanagan). Resultados: houve melhora significativa na capacidade inspiratória (p= 0,001) e nos valores de obstrução das vias aéreas (p = 0,008). Conclusão: o canto é uma atividade coadjuvante no tratamento fisioterapêutico para mobilizar volumes, capacidades pulmonares e diminuir obstrução do fluxo aéreo atenuando os efeitos da senescência em idosos institucionalizados.(AU)

Objective: to evaluate the effects of singing in respiratory and cardiac functions and quality of life in institutionalized elderly. Method: almost experimental and non-control group, with the evaluation of 11 institutionalized elderly at time 0 (pre-application) and at time 1 (post application) between May and August 2017. The variables analyzed were respiratory function (inspiratory capacity, airway obstruction, thoracic expandability and peripheral oxygen saturation), cardiac function (blood pressure and heart rate), neurological function (mini mental status examination), and quality of life (quality of life scale of Flanagan). Results: there was a significant improvement in the respiratory capacity (p= 0,001) and airways obstruction values (p= 0,008). Conclusion: singing is a supporting activity in the physiotherapy treatment to mobilize volumes, pulmonary capacities and decrease airflow obstruction attenuating senescence's effects in institutionalized elderly.(AU)

Objetivo: evaluar los efectos del canto en la función respiratoria, cardiaca y calidad de vida en ancianos institucionalizados. Método: investigación casi experimental y sin grupo control, con la evaluación de 11 ancianos institucionalizados en el tiempo 0 (pre-aplicación) y en el tiempo 1 (post aplicación) entre mayo a agosto de 2017. Las variables analizadas fueron: función respiratoria (capacidad inspiratoria, obstrucción de las mismas las vías aéreas, la expansibilidad torácica y la saturación periférica de oxígeno), la función cardiaca (presión arterial y frecuencia cardíaca), la función neurológica (mini examen del estado mental) y la calidad de vida (escala de calidad de vida de Flanagan). Resultados: hubo una mejora significativa en la capacidad inspiratoria (p = 0,001) y en los valores de obstrucción de las vías aéreas (p = 0,008). Conclusión: el canto es una actividad coadyuvante en el tratamiento fisioterapéutico para movilizar volúmenes y capacidades pulmonares y disminuir obstrucción del flujo aéreo atenuando los efectos de la senescencia en ancianos institucionalizados.(AU)
Descritores: Qualidade de Vida
Modalidades de Fisioterapia/instrumentação
Taxa Respiratória
Canto
Frequência Cardíaca
Instituição de Longa Permanência para Idosos
-Epidemiologia Experimental
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1019367
Autor: Bruno, Oscar D.
Título: Why did Amelita Galli-Curci lose her voice?
Fonte: Arch. endocrinol. metab. (Online);63(4):314-317, July-Aug. 2019. graf.
Idioma: en.
Descritores: Tireoidectomia/efeitos adversos
Nódulo da Glândula Tireoide/história
Traumatismos do Nervo Laríngeo/história
Canto
-Nódulo da Glândula Tireoide/cirurgia
Pessoas Famosas
Traumatismos do Nervo Laríngeo/etiologia
Itália
Música
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Editorial
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1117639
Autor: Souza, Jeane Barros de; Martins, Emanuelly Luize; Xirello, Tatiana; Urio, Ângela; Barbosa, Simone dos Santos Pereira; Pitilin, Érica de Brito.
Título: Interface entre a música e a promoção da saúde da mulher / Interface between music and women's health promotion / Interface entre la música y la promoción de la salud de la mujer
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;33:1-10, 03/01/2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conhecimento de mulheres sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde na perspectiva do canto coral. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 13 mulheres integrantes de um coral em um município do estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta dos dados ocorreu em setembro de 2018, por meio de grupo focal, no local de ensaio do coral. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, emergindo as categorias temáticas: interface do canto coral entre saúde e música; benefícios do canto coral para a promoção da saúde. Resultados: As mulheres compreendem o conceito de saúde, considerando que a prática do canto coral proporciona: aprendizado musical e saúde física, psicológica e espiritual, oportunizando o despertar de emoções, a convivência com outras pessoas, o trabalho em equipe e expressão da fé. Conclusão: A música, expressada por meio do canto coral, pode contribuir na qualidade de vida das mulheres, sendo uma importante ferramenta para promover a saúde dessa clientela. Seria oportuno que o canto coral fosse instituído nos serviços públicos de saúde, a fim de contribuir com a promoção da saúde da população.

Objective: To analyze women's knowledge about the use of music as a health promotion instrument from the perspective of choral singing. Methods: This qualitative study was conducted with 13 female members of a choir in a city in the state of Santa Catarina, Brazil. Data were collected in September 2018 through a focus group at the choir rehearsal site. Data underwent content analysis and the following thematic categories emerged: choral singing interface between health and music; benefits of choral singing for health promotion. Results: Women understand the concept of health and believe that choral singing promotes musical learning and physical, psychological and spiritual health, thereby enabling the awakening of emotions, coexistence, teamwork and expression of faith. Conclusion: Music, expressed through choral singing, can contribute with women's quality of life and is an important tool to promote the health of this population group. Choral singing should be instituted in public health facilities in order to contribute to the population's health promotion.

Objetivo: Analizar el conocimiento de mujeres sobre la música como instrumento de promoción de la salud en la perspectiva del canto coral. Métodos: Estudio de abordaje cualitativo realizado con 13 mujeres de un coral de un municipio del estado de Santa Catarina, Brasil. La recogida de datos se dio en septiembre de 2018 a través de grupo focal donde se realizaba el ensayo del coral. Se analizaron los datos según el análisis de contenido de los cuales emergieron las categorías temáticas: interface del canto coral entre la salud y la música; los beneficios del canto coral para la promoción de la salud. Resultados: Las mujeres entienden el concepto de salud considerando que la práctica del canto coral promueve el aprendizaje musical y la salud física, psicológica y espiritual contribuyendo para el despertar de emociones, la vivencia con otras personas, el trabajo en equipo y la expresión de la fe. Conclusión: La música a través del canto coral puede contribuir para la calidad de vida de mujeres y ser una herramienta importante para la promoción de la salud de esas personas. Estaría bien que el canto coral fuera instituido en los servicios públicos de salud para contribuir con la promoción de la salud de la población.
Descritores: Qualidade de Vida
Saúde da Mulher
Canto
Promoção da Saúde
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1038768
Autor: Sales, Camila Santos; Silva, Silvana Pereira da; Medeiros, Adriane Mesquita de.
Título: Desvantagem vocal em cantores populares / Voice disadvantage in popular singers
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e2057, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo verificar a associação das características sociodemográficas, ocupacionais, de estilo de vida e saúde com a desvantagem vocal de cantores populares. Métodos estudo observacional transversal com amostra de conveniência, composta por cantores populares. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com 21 perguntas, além do protocolo de Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM). Foram utilizados os testes de Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados a amostra foi composta por 57 cantores, predominantemente do sexo masculino e com idade entre 30 e 39 anos. Houve significância estatística entre o escore total do IDCM e as variáveis: presença de mais de um cantor intercalando as músicas nas apresentações, menor tempo de profissão, não realização do desaquecimento vocal e autopercepção da voz falada como razoável. Conclusão maior desvantagem vocal foi verificada em cantores mais novos na profissão, que não intercalam as músicas com outro cantor, não desaquecem a voz e percebem a voz falada como razoável.

ABSTRACT Purpose Verify the association of sociodemographic, occupational, lifestyle and health characteristics with the vocal disadvantage of popular singers. Methods Observational cross-sectional study with convenience sample composed of popular singers. The data collection was performed through a questionnaire with more than 21 questions, in addition to the protocol Modern Singing Handicap Index - MSHI. The Mann Whitney and Kruskal Wallis test were used. Results The sample consisted of 57 singers, predominantly male, and the majority with age between 30 and 39 years. There was statistical significance between the total MSHI score and the variables: presence of more than one singer interposing the songs in the presentations, less time of profession, not realization of vocal quenching andself-perception of spoken voice as reasonable. Conclusion Greater vocal disadvantage was verified in younger singers in the profession, who don´t intercalate the songs with another singer, don´t slow down the voice and perceive the spoken voice as reasonable.
Descritores: Treinamento da Voz
Condições de Trabalho
Distúrbios da Voz
Saúde do Trabalhador
Canto
Estilo de Vida
-Qualidade da Voz
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1024455
Autor: Santos, Sabrina Silva; Montagner, Thaynara; Bastilha, Gabriele Rodrigues; Frigo, Letícia Fernandez; Cielo, Carla Aparecida.
Título: Singing Style, Vocal Habits, and General Health of Professional Singers
Fonte: Int. arch. otorhinolaryngol. (Impr.);23(4):445-450, Out.-Dez. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Introduction: For the singer, the voice is a medium used to express feelings that capture the listener. Every singing style has specific demands, and a vocal alteration may prevent the singer from meeting them. Objective: To compare the singing style, the vocal habits, and the general health data of professional singers. Methods: Cross-sectional, quantitative and retrospective study of a survey database. Data on the singing style, the vocal habits, and the health conditions and history of 57 professional singers, 31 female singers and 26 male singers, aged from 19 to 57 years old (average of 32 years old), from a mid-sized town were analyzed. Results: There was a prevalence of female (54 ± 2%) popular singers (91 ± 2%), in the adult age (51 ± 2%), nonsmokers (89 ± 2%), nonusers of alcohol (77 ± 2%), with respiratory problems (53 ± 2%), mainly rhinitis (23 ± 2%), and without other health problems. There was a significant use of alcohol in males ( p = 0.010); among the alcohol users, there was a significant presence of respiratory problems ( p = 0.046), of pharyngitis/tonsillitis ( p = 0.003), and of gastroesophageal reflux (GER) ( p = 0.043); there was a significant presence of GER in subjects reporting endocrine problems ( p = 0.023), of gastritis ( p = 0.023), and of pharyngitis/tonsillitis ( p = 0.030). Conclusion: There was a predominance of adult professional popular female singers, with complaints of respiratory issues (with a higher prevalence of rhinitis), without other general health issues, of nonsmokers, and of nonusers of alcohol (AU)
Descritores: Qualidade da Voz
Saúde do Trabalhador
Canto
-Doenças Respiratórias
Gastropatias
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Estudos Transversais
Uso de Tabaco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-981618
Autor: Aquino, Fernanda Salvatico de; Araújo, Danielle Miranda Ferreira; Ferreira, Léslie Piccolotto.
Título: Idosas Coristas: Valores Atribuídos ao Envelhecimento / Older Choristers: Assigned Values Aging / Coristas mayores: Los valores asignados Envejecimiento
Fonte: Rev. Kairós;18(4):117-131, dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os valores atribuídos ao envelhecimento por idosas coristas. 54 idosas participantes de corais (GC) e 25 idosas que participavam de outras atividades voltadas para a terceira idade que não envolvessem o uso da voz cantada (GNC) responderam à pergunta "O que é envelhecer". As respostas foram gravadas e posteriormente transcritas. Esse material foi submetido à "leitura flutuante" e a seguir classificado em eixos temáticos que foram descritos e submetidos à análise estatística. Pode-se concluir que as coristas atribuem valores positivos ao envelhecer, caracterizados principalmente por menor preocupação com as limitações físicas e mentais, pela aceitação das mudanças decorrentes do envelhecimento como um processo natural e de uma visão positiva sobre sua faixa etária.

This study aimed to analyze the values attributed to aging for older choristers. 54 elderly participants of corals (GC) and 25 elderly women whoparticipated in other activities for the elderly that did not involve the use of singingvoice (CNG) answered the question "What is aging." The responses were recorded and later transcribed. This material was subjected to the "floating reading" and then classified into themes that have been described and analyzed statistically. It can be concluded that the choristers attribute positive values to age, mainly characterized by less concern with the physical and mental limitations, the acceptance of the changes associated with aging as a natural process and a positive outlook on their age group.

Este estudio tuvo como objetivo analizar los valores atribuidos al envejecimiento de coristas mayores. 54 participantes de edad avanzada de los corales (GC) y 25 mujeres de edad que participaron en otras actividades para las personas mayores que no implican el uso de voz cantando (GNC) responde a la pregunta "¿Qué es el envejecimiento." Las respuestas fueron grabadas y posteriormente transcritas. Este material se sometió a la "lectura flotante" y luego clasificado en temas que han sido descritos y analizados estadísticamente. Se puede concluir que los coristas atribuyen valores positivos a la edad, que se caracteriza principalmente por la menor preocupación por las limitaciones físicas y mentales, la aceptación de los cambios asociados con el envejecimiento como un proceso natural y una actitud positiva ante su grupo de edad.
Descritores: Qualidade de Vida
Mulheres
Envelhecimento
Canto
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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