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Id: biblio-999641
Autor: Mazalli, Jessica; Petreça, Daniel Rogério; Campos, Renata.
Título: O uso do canto como terapêutica na reabilitação respiratória em idosos institucionalizados / The use of singing as a therapeutic in respiratory rehabilitation in institutionalized elderly / El uso del canto como terapéutica en la rehabilitación respiratoria en los ancianos institucionalizados
Fonte: J. Health NPEPS;4(1):31-46, jan.-jun. 2019. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar os efeitos do canto na função respiratória, cardíaca e qualidade de vida em idosos institucionalizados. Método: pesquisa quase experimental e sem grupo controle, com a avaliação de 11 idosos institucionalizados no tempo 0 (pré aplicação) e no tempo 1 (pós aplicação) entre maio a agosto de 2017. As variáveis analisadas foram: função respiratória (capacidade inspiratória, obstrução das vias aéreas, expansibilidade torácica e saturação periférica de oxigênio), função cardíaca (pressão arterial e frequência cardíaca), função neurológica (mini exame do estado mental) e a qualidade de vida (escala de qualidade de vida de Flanagan). Resultados: houve melhora significativa na capacidade inspiratória (p= 0,001) e nos valores de obstrução das vias aéreas (p = 0,008). Conclusão: o canto é uma atividade coadjuvante no tratamento fisioterapêutico para mobilizar volumes, capacidades pulmonares e diminuir obstrução do fluxo aéreo atenuando os efeitos da senescência em idosos institucionalizados.(AU)

Objective: to evaluate the effects of singing in respiratory and cardiac functions and quality of life in institutionalized elderly. Method: almost experimental and non-control group, with the evaluation of 11 institutionalized elderly at time 0 (pre-application) and at time 1 (post application) between May and August 2017. The variables analyzed were respiratory function (inspiratory capacity, airway obstruction, thoracic expandability and peripheral oxygen saturation), cardiac function (blood pressure and heart rate), neurological function (mini mental status examination), and quality of life (quality of life scale of Flanagan). Results: there was a significant improvement in the respiratory capacity (p= 0,001) and airways obstruction values (p= 0,008). Conclusion: singing is a supporting activity in the physiotherapy treatment to mobilize volumes, pulmonary capacities and decrease airflow obstruction attenuating senescence's effects in institutionalized elderly.(AU)

Objetivo: evaluar los efectos del canto en la función respiratoria, cardiaca y calidad de vida en ancianos institucionalizados. Método: investigación casi experimental y sin grupo control, con la evaluación de 11 ancianos institucionalizados en el tiempo 0 (pre-aplicación) y en el tiempo 1 (post aplicación) entre mayo a agosto de 2017. Las variables analizadas fueron: función respiratoria (capacidad inspiratoria, obstrucción de las mismas las vías aéreas, la expansibilidad torácica y la saturación periférica de oxígeno), la función cardiaca (presión arterial y frecuencia cardíaca), la función neurológica (mini examen del estado mental) y la calidad de vida (escala de calidad de vida de Flanagan). Resultados: hubo una mejora significativa en la capacidad inspiratoria (p = 0,001) y en los valores de obstrucción de las vías aéreas (p = 0,008). Conclusión: el canto es una actividad coadyuvante en el tratamiento fisioterapéutico para movilizar volúmenes y capacidades pulmonares y disminuir obstrucción del flujo aéreo atenuando los efectos de la senescencia en ancianos institucionalizados.(AU)
Descritores: Qualidade de Vida
Modalidades de Fisioterapia/instrumentação
Taxa Respiratória
Canto
Frequência Cardíaca
Instituição de Longa Permanência para Idosos
-Epidemiologia Experimental
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1019367
Autor: Bruno, Oscar D.
Título: Why did Amelita Galli-Curci lose her voice?
Fonte: Arch. endocrinol. metab. (Online);63(4):314-317, July-Aug. 2019. graf.
Idioma: en.
Descritores: Tireoidectomia/efeitos adversos
Nódulo da Glândula Tireoide/história
Traumatismos do Nervo Laríngeo/história
Canto
-Nódulo da Glândula Tireoide/cirurgia
Pessoas Famosas
Traumatismos do Nervo Laríngeo/etiologia
Itália
Música
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Editorial
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1117639
Autor: Souza, Jeane Barros de; Martins, Emanuelly Luize; Xirello, Tatiana; Urio, Ângela; Barbosa, Simone dos Santos Pereira; Pitilin, Érica de Brito.
Título: Interface entre a música e a promoção da saúde da mulher / Interface between music and women's health promotion / Interface entre la música y la promoción de la salud de la mujer
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;33:1-10, 03/01/2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conhecimento de mulheres sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde na perspectiva do canto coral. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 13 mulheres integrantes de um coral em um município do estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta dos dados ocorreu em setembro de 2018, por meio de grupo focal, no local de ensaio do coral. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, emergindo as categorias temáticas: interface do canto coral entre saúde e música; benefícios do canto coral para a promoção da saúde. Resultados: As mulheres compreendem o conceito de saúde, considerando que a prática do canto coral proporciona: aprendizado musical e saúde física, psicológica e espiritual, oportunizando o despertar de emoções, a convivência com outras pessoas, o trabalho em equipe e expressão da fé. Conclusão: A música, expressada por meio do canto coral, pode contribuir na qualidade de vida das mulheres, sendo uma importante ferramenta para promover a saúde dessa clientela. Seria oportuno que o canto coral fosse instituído nos serviços públicos de saúde, a fim de contribuir com a promoção da saúde da população.

Objective: To analyze women's knowledge about the use of music as a health promotion instrument from the perspective of choral singing. Methods: This qualitative study was conducted with 13 female members of a choir in a city in the state of Santa Catarina, Brazil. Data were collected in September 2018 through a focus group at the choir rehearsal site. Data underwent content analysis and the following thematic categories emerged: choral singing interface between health and music; benefits of choral singing for health promotion. Results: Women understand the concept of health and believe that choral singing promotes musical learning and physical, psychological and spiritual health, thereby enabling the awakening of emotions, coexistence, teamwork and expression of faith. Conclusion: Music, expressed through choral singing, can contribute with women's quality of life and is an important tool to promote the health of this population group. Choral singing should be instituted in public health facilities in order to contribute to the population's health promotion.

Objetivo: Analizar el conocimiento de mujeres sobre la música como instrumento de promoción de la salud en la perspectiva del canto coral. Métodos: Estudio de abordaje cualitativo realizado con 13 mujeres de un coral de un municipio del estado de Santa Catarina, Brasil. La recogida de datos se dio en septiembre de 2018 a través de grupo focal donde se realizaba el ensayo del coral. Se analizaron los datos según el análisis de contenido de los cuales emergieron las categorías temáticas: interface del canto coral entre la salud y la música; los beneficios del canto coral para la promoción de la salud. Resultados: Las mujeres entienden el concepto de salud considerando que la práctica del canto coral promueve el aprendizaje musical y la salud física, psicológica y espiritual contribuyendo para el despertar de emociones, la vivencia con otras personas, el trabajo en equipo y la expresión de la fe. Conclusión: La música a través del canto coral puede contribuir para la calidad de vida de mujeres y ser una herramienta importante para la promoción de la salud de esas personas. Estaría bien que el canto coral fuera instituido en los servicios públicos de salud para contribuir con la promoción de la salud de la población.
Descritores: Qualidade de Vida
Saúde da Mulher
Canto
Promoção da Saúde
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1038768
Autor: Sales, Camila Santos; Silva, Silvana Pereira da; Medeiros, Adriane Mesquita de.
Título: Desvantagem vocal em cantores populares / Voice disadvantage in popular singers
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e2057, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo verificar a associação das características sociodemográficas, ocupacionais, de estilo de vida e saúde com a desvantagem vocal de cantores populares. Métodos estudo observacional transversal com amostra de conveniência, composta por cantores populares. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com 21 perguntas, além do protocolo de Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM). Foram utilizados os testes de Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados a amostra foi composta por 57 cantores, predominantemente do sexo masculino e com idade entre 30 e 39 anos. Houve significância estatística entre o escore total do IDCM e as variáveis: presença de mais de um cantor intercalando as músicas nas apresentações, menor tempo de profissão, não realização do desaquecimento vocal e autopercepção da voz falada como razoável. Conclusão maior desvantagem vocal foi verificada em cantores mais novos na profissão, que não intercalam as músicas com outro cantor, não desaquecem a voz e percebem a voz falada como razoável.

ABSTRACT Purpose Verify the association of sociodemographic, occupational, lifestyle and health characteristics with the vocal disadvantage of popular singers. Methods Observational cross-sectional study with convenience sample composed of popular singers. The data collection was performed through a questionnaire with more than 21 questions, in addition to the protocol Modern Singing Handicap Index - MSHI. The Mann Whitney and Kruskal Wallis test were used. Results The sample consisted of 57 singers, predominantly male, and the majority with age between 30 and 39 years. There was statistical significance between the total MSHI score and the variables: presence of more than one singer interposing the songs in the presentations, less time of profession, not realization of vocal quenching andself-perception of spoken voice as reasonable. Conclusion Greater vocal disadvantage was verified in younger singers in the profession, who don´t intercalate the songs with another singer, don´t slow down the voice and perceive the spoken voice as reasonable.
Descritores: Treinamento da Voz
Condições de Trabalho
Distúrbios da Voz
Saúde do Trabalhador
Canto
Estilo de Vida
-Qualidade da Voz
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1024455
Autor: Santos, Sabrina Silva; Montagner, Thaynara; Bastilha, Gabriele Rodrigues; Frigo, Letícia Fernandez; Cielo, Carla Aparecida.
Título: Singing Style, Vocal Habits, and General Health of Professional Singers
Fonte: Int. arch. otorhinolaryngol. (Impr.);23(4):445-450, Out.-Dez. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Introduction: For the singer, the voice is a medium used to express feelings that capture the listener. Every singing style has specific demands, and a vocal alteration may prevent the singer from meeting them. Objective: To compare the singing style, the vocal habits, and the general health data of professional singers. Methods: Cross-sectional, quantitative and retrospective study of a survey database. Data on the singing style, the vocal habits, and the health conditions and history of 57 professional singers, 31 female singers and 26 male singers, aged from 19 to 57 years old (average of 32 years old), from a mid-sized town were analyzed. Results: There was a prevalence of female (54 ± 2%) popular singers (91 ± 2%), in the adult age (51 ± 2%), nonsmokers (89 ± 2%), nonusers of alcohol (77 ± 2%), with respiratory problems (53 ± 2%), mainly rhinitis (23 ± 2%), and without other health problems. There was a significant use of alcohol in males ( p = 0.010); among the alcohol users, there was a significant presence of respiratory problems ( p = 0.046), of pharyngitis/tonsillitis ( p = 0.003), and of gastroesophageal reflux (GER) ( p = 0.043); there was a significant presence of GER in subjects reporting endocrine problems ( p = 0.023), of gastritis ( p = 0.023), and of pharyngitis/tonsillitis ( p = 0.030). Conclusion: There was a predominance of adult professional popular female singers, with complaints of respiratory issues (with a higher prevalence of rhinitis), without other general health issues, of nonsmokers, and of nonusers of alcohol (AU)
Descritores: Qualidade da Voz
Saúde do Trabalhador
Canto
-Doenças Respiratórias
Gastropatias
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Estudos Transversais
Uso de Tabaco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-981618
Autor: Aquino, Fernanda Salvatico de; Araújo, Danielle Miranda Ferreira; Ferreira, Léslie Piccolotto.
Título: Idosas Coristas: Valores Atribuídos ao Envelhecimento / Older Choristers: Assigned Values Aging / Coristas mayores: Los valores asignados Envejecimiento
Fonte: Rev. Kairós;18(4):117-131, dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os valores atribuídos ao envelhecimento por idosas coristas. 54 idosas participantes de corais (GC) e 25 idosas que participavam de outras atividades voltadas para a terceira idade que não envolvessem o uso da voz cantada (GNC) responderam à pergunta "O que é envelhecer". As respostas foram gravadas e posteriormente transcritas. Esse material foi submetido à "leitura flutuante" e a seguir classificado em eixos temáticos que foram descritos e submetidos à análise estatística. Pode-se concluir que as coristas atribuem valores positivos ao envelhecer, caracterizados principalmente por menor preocupação com as limitações físicas e mentais, pela aceitação das mudanças decorrentes do envelhecimento como um processo natural e de uma visão positiva sobre sua faixa etária.

This study aimed to analyze the values attributed to aging for older choristers. 54 elderly participants of corals (GC) and 25 elderly women whoparticipated in other activities for the elderly that did not involve the use of singingvoice (CNG) answered the question "What is aging." The responses were recorded and later transcribed. This material was subjected to the "floating reading" and then classified into themes that have been described and analyzed statistically. It can be concluded that the choristers attribute positive values to age, mainly characterized by less concern with the physical and mental limitations, the acceptance of the changes associated with aging as a natural process and a positive outlook on their age group.

Este estudio tuvo como objetivo analizar los valores atribuidos al envejecimiento de coristas mayores. 54 participantes de edad avanzada de los corales (GC) y 25 mujeres de edad que participaron en otras actividades para las personas mayores que no implican el uso de voz cantando (GNC) responde a la pregunta "¿Qué es el envejecimiento." Las respuestas fueron grabadas y posteriormente transcritas. Este material se sometió a la "lectura flotante" y luego clasificado en temas que han sido descritos y analizados estadísticamente. Se puede concluir que los coristas atribuyen valores positivos a la edad, que se caracteriza principalmente por la menor preocupación por las limitaciones físicas y mentales, la aceptación de los cambios asociados con el envejecimiento como un proceso natural y una actitud positiva ante su grupo de edad.
Descritores: Qualidade de Vida
Mulheres
Envelhecimento
Canto
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-996042
Autor: Fiuza, Mauro Barro; Silva, Marta Assumpção de Andrada e.
Título: Cantar "rasgando a voz" pode ser uma prática saudável? / Can singing with rasp be a healthy practice? / Cantar "rasgando la voz" puede ser una práctica sana?
Fonte: Distúrb. comun;30(4):802-808, dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Cantar com a voz distorcida ou rasgada como é mais conhecido popularmente é comum em diversas formas de canto e não apenas no rock. As chamadas distorções vocais intencionais estão presentes na música há muitos anos e nas mais diversas culturas humanas. Mesmo assim esses tipos de produção ainda esbarram em preconceitos no sentido de se considerar, sem comprovação científica, que são prejudiciais à saúde vocal. O objetivo desta comunicação foi refletir sobre as distorções vocais intencionais no canto em um diálogo entre a Música e os campos que estudam a voz cantada como a Fonoaudiologia e a Laringologia. Na perspectiva de expandir o conhecimento sobre essas formas de emissão e relacionar as pesquisas que investigaram o assunto.

Singing with a distorted or raspy voice as it is most popularly known is usual in many forms of singing besides rock. The so-called intentional voice distortions have been present in music for many years and in the most diverse human cultures. Even so, these types of production still run into prejudices in the sense of considering, without scientific evidence, that they are harmful to vocal health. The goal of this communication was to reflect on the intentional voice distortions in singing in a dialogue between Music and the fields that study the singing voice as Speech Language Pathology and Laryngology. In order to expand the knowledge on these types of vocalizations and to relate the researches that investigated the subject.

Cantar con la voz distorsionada o rasgada como es más conocido popularmente es común en diversas formas de canto y no sólo en el rock. Las llamadas distorsiones vocales intencionales están presentes en la música desde hace muchos años y en las más diversas culturas humanas. Sin embargo, estos tipos de producción todavía tropiezan en prejuicios en el sentido de considerar, sin comprobación científica, que son perjudiciales para la salud vocal. El objetivo de esta comunicación fue reflexionar sobre las distorsiones vocales intencionales en el canto en un diálogo entre la Música y los campos que estudian la voz cantada como la Fonoaudiología y la Laringología. En la perspectiva de expandir el conocimiento sobre esas formas de emisión y relacionar las investigaciones que investigaron el asunto.
Descritores: Qualidade da Voz
Treinamento da Voz
Canto
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995152
Autor: Santhiago, Ricardo.
Título: "Onde não há pecado nem perdão": Evocações da voz na memória e na cultura / "Where there is no sin, no forgiveness": Evocations of voice in memory and culture / "Donde no hay pecado ni perdón": Evocaciones de la voz en la memoria y en la cultura
Fonte: Distúrb. comun;30(3):595-606, set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O ponto de partida desta comunicação é a ideia de que a produção vocal não consiste apenas em um fenômeno anatômico e fisiológico, mas também psicológico e social, dimensões para as quais os estudos fonoaudiológicos têm atentado. Objetivo: O texto visa apresentar e discutir três entrelaces possíveis entre essas dimensões: as interpretações sobre a voz construídas e veiculadas no cancioneiro da música popular brasileira; o papel da voz na prática da história oral e na literatura especializada sobre este método de pesquisa; as narrações de uma variedade de sujeitos sobre a presença e o significado da voz em suas vidas. Método: Foram levantadas canções que tratam da temática da voz e coligidos depoimentos em um projeto experimental em nível de graduação, interpretados em conformidade com princípios da hermenêutica em um texto de caráter ensaístico. Conclusão: Tanto o cancioneiro popular brasileiro quanto os depoimentos de sujeitos que utilizam a voz de maneira intensa demonstram enorme variedade e complexidade nas formas de compreender o papel assumido pela voz na vida dos indivíduos.

Introduction: The starting point for this communication is the idea that vocal production consists not only of an anatomical and physiological phenomenon, but also of a psychological and social one ­ dimensions which have been comprised by the Speech-Language Studies. Objective: The article aims to present and discuss three possible links between these dimensions: the visions about the voice aims to present and discuss three possible links between these dimensions: the visions about the voice engendered and circulated through Brazilian popular songs; the place occupied by the voice within the oral history practice and the specialized literature on this research method; the personal narratives by a variety of individuals about the presence and meaning of the voice in their lives. Methods: The work has collected several songs that approach the human voice as a theme, as well as testimonies recorded in an experimental project at the undergraduate level. They were interpreted in accordance with the principles of hermeneutics in an essay text. Conclusion: Both the Brazilian popular music and the testimonies given by persons who use the voice intensely demonstrate enormous variety and complexity in understanding the role of voice in the life of individuals engendered and circulated through Brazilian popular songs; the place occupied by the voice within the oral history practice and the specialized literature on this research method; the personal narratives by a variety of individuals about the presence and meaning of the voice in their lives. Methods: The work has collected several songs that approach the human voice as a theme, as well as testimonies recorded in an experimental project at the undergraduate level. They were interpreted in accordance with the principles of hermeneutics in an essay text. Conclusion: Both the Brazilian popular music and the testimonies given by persons who use the voice intensely demonstrate enormous variety and complexity in understanding the role of voice in the life of individuals.

Introducción: El punto de partida de esta comunicación es la idea de que la producción vocal no consiste sólo en un fenómeno anatómico y fisiológico, sino también psicológico y social, dimensiones para las cuales los estudios fonoaudiológicos han atentado. Objetivo: El texto visa presentar y discutir tres entrelazamientos posibles entre esas dimensiones: las interpretaciones sobre la voz construidas y transmitidas en el cancionero de la música popular brasileña; el papel de la voz en la práctica de la historia oral y en la literatura especializada sobre este método de investigación; las narraciones personales de una variedad de sujetos sobre la presencia y el significado de la voz en sus vidas. Método: Se levantaran canciones que tratan de la temática de la voz y se recogieron testimonios grabados en un proyecto experimental a nivel de graduación, interpretados de acuerdo con principios de la hermenéutica en un texto de carácter ensayístico. Conclusión: Tanto el cancionero popular brasileño como los testimonios de sujetos que utilizan la voz de manera intensa demuestran enorme variedad y complejidad en las formas de comprender el papel asumido por la voz en la vida de los individuos.
Descritores: Voz
Canto
Memória
Música
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995005
Autor: Rossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa; Souza, Joyce Elen Murça de; Barbosa-Medeiros, Mirna Rossi.
Título: Desvantagem vocal em cantores líricos / Voice handicap in lyric singers / Desventaja vocal en cantantes líricos
Fonte: Distúrb. comun;30(3):500-509, set. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O Índice de Desvantagem no Canto Clássico (IDCC) auxilia o cantor sobre a percepção da sua voz e o impacto da produção vocal em sua vida profissional.Objetivo: Comparar a autopercepção da desvantagem vocal em cantores líricos e as variáveis sociodemográficas, queixas vocais, uso da voz falada e período dos sinais e sintomas vocais. Métodos: Pesquisa transversal e analítica, com trinta cantores líricos de uma escola pública de canto. Utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos, sobre a voz e o IDCC. As variáveis independentes foram dicotomizadas e comparadas com os domínios incapacidade, desvantagem e defeito do IDCC pelo teste Mann-Whitney adotando um nível de significância estatística de 5% (p≤0,05). Resultados: O hábito de pigarrear foi o sintoma mais frequente. Os escores do IDCC apontaram maiores médias no domínio Defeito. Houve diferença estatisticamente significativa em todas as subescalas e no total entre aqueles com e sem cansaço vocal (Incapacidade p=0,003, Desvantagem p=0,028, Defeito p= 0,013, Total p=0,007); bem como quanto ao período de sinais e sintomas vocais entre sem problema/problema agudo e problema crônico (Desvantagem p=0,011, Defeito p=0,008, Total p=0,012); e entre aqueles sem e com queixas vocais (Defeito p=0,022; sendo limítrofe no Total p=0,053). Conclusão: os cantores líricos apresentaram desvantagem vocal dentre os que referem cansaço ao falar e/ou cantar, com queixas vocais e estas em um período considerado crônico.

Introduction: The Classical Singing Handicap Index (CSHI) assists the singer in the perception of his voice and the impact of the vocal production in his professional life. Objective: To compare the self-perception of the vocal handicap in lyric singers and the sociodemographic variables, the vocal complaints, the use of spoken voice and the period of the vocal signals and symptoms. Methods: Crosssectional and analytical research, with thirty lyric singers from a public singing school. A questionnaire with sociodemographic data about the voice and the CSHI was used. The independent variables were dichotomized and compared to the domains: disability, handicap and defect of the CSHI through the Mann-Whitney test adopting a level of statistical significance of 5% (p≤0.05). Results: The habit of clearing the throat was the most frequent symptom. The CSHI scores indicated higher averages in the Defect domain. There was a statistically significant difference in all the subscales and in the total among those with and without vocal fatigue (Inability p = 0.003, Handicap p = 0.028, Defect p = 0.013, Total p = 0.007); as well as the period of the vocal signs and symptoms between no problem/acute problem and chronic problem (Handicap p = 0.011, Defect p = 0.008, Total p = 0.012); and among those with and without vocal complaints (P = 0.022, being adjacent in the Total p = 0.053). Conclusion: The lyric singers presented vocal handicap among those who reported fatigue when speaking and/or singing, with vocal complaints and these ones in a period considered chronic.

Introducción: El índice de desventaja en el canto clásico (IDCC) auxilia al cantante en la percepción de su voz y en el impacto de la producción vocal en su vida profesional. Objetivo: Comparar la autopercepción de las desventajas vocales en los cantantes líricos y las variables sociodemográficas; quejas vocales, uso de la voz hablada y período de los signos y síntomas vocales. Métodos: Investigación transversal y analítica, con treinta cantantes líricos de una escuela pública de canto. Se utilizó una encuesta con datos sociodemográficos, sobre la voz y el IDCC. Las variables independientes fueron divididas y comparadas con los dominios Incapacidad, Desventaja y Defecto del IDCC por el test Mann-Whitney adoptando un nivel de significado estadístico de 5% (p≤0,05). Resultados: El hábito de carraspear fue el síntoma más frecuente. Los escores del IDCC apuntaron mayores promedios en el dominio Defecto. Se observó una diferencia estadísticamente significativa en todas las subescalas y en el total entre aquellos con y sin cansancio vocal (Incapacidad p=0,003, Desventaja p=0,028, Defecto p=0,013, Total p=0,007); así como en cuanto al período de los signos y síntomas vocales entre sin problema / problema agudo y problema crónico (Desventaja p=0,011, Defecto p=0,008, Total p=0,012); y entre aquellos sin y con quejas vocales (Defecto p=0,022, siendo limítrofe en el Total p=0,053). Conclusión: los cantantes líricos presentaron desventaja vocal entre los que mencionan cansancio al hablar y / o cantar, con quejas vocales en un período considerado crónico.
Descritores: Distúrbios da Voz
Canto
Música
-Percepção Auditiva
Qualidade da Voz
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-880539
Autor: Lopes, Taciana Viana Roque; Ghirardi, Ana Carolina de Assis Moura.
Título: Qualidade de vida em voz e sintomas vocais de cantores solistas amadores da Igreja Batista Palavra Viva de Florianópolis / Quality of life related to the voice and vocal symptoms of solo amateur singers of Igreja Batista Palavra Viva of Florianópolis / Calidad de vida en voz y síntomas vocales de cantantes solistas aficcionados de la Igreja Batista Palavra Viva de Florianópolis
Fonte: Distúrb. comun;29(1):33-40, mar. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a qualidade de vida relacionada à voz de cantores solistas amadores de uma igreja evangélica e sua relação com eventuais queixas vocais. Método: estudo de caráter transversal descritivo e quantitativo, cuja população é formada por 49 cantores amadores de igreja evangélica. Os participantes foram esclarecidos quanto aos objetivos da pesquisa, em seguida, responderam a um questionário de identificação e preencheram os seguintes instrumentos: Qualidade de Vida em Voz (QVV), Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV) e Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM). Resultados: Da população total, 28,7% (14) eram homens e 71,4% (35) mulheres com idade média de 26 anos (+6,3). A média do escore geral do QVV foi 84,9 (+ 13,7), do IDCM de 30,9 (+20,9). O escore médio no ITDV foi de 1,7. As queixas referidas por esta população foram: 30,6% (35) quebras na voz; 26,5% (13) pigarro; 20,3% (10) voz grossa; 18,4% (9) garganta seca; 16,3% (8) cansaço ao falar; 14,3% (7) perda da voz; 14,3% (7) rouquidão; 14,3% (7) tosse seca; 4,1% (2) dor ao falar; 4,1% (2) secreção/catarro na garganta; e 2% (1) dor ao engolir. Conclusão: Os cantores solistas amadores de igreja deste estudo possuem queixas pouco frequentes. Quando presentes, seu impacto é percebido apenas na atividade do canto. No entanto, as alterações causadas pelas queixas não afetam a sua qualidade de vida relacionada à voz. Cerca de um terço da população estudada realiza aquecimento vocal, associado à realização de aulas de técnica vocal, o que indica que existe uma preocupação no que diz respeito à saúde vocal e pode ter contribuído para a baixa ocorrência de queixas vocais. Sugere-se que seja realizado um seguimento para monitorar a saúde vocal desses cantores.

Objective: to analyze the voice-related quality of life of amateur solo singers in a Christian church and its relation to possible voice complaints. Methods: cross-sectional, quantitative, descriptive study with population of 49 amateur singers of a Christian church. All subjects signed the free-informed consent term. Then, they answered an identification questionnaire and completed the following instruments: Voice-Related Quality of Life (V-RQOL), Screening Index for Voice Disorder (SIVD) and Voice Handicap in Modern Singing Modern Singing Handicap Index (VHMS MSHI). Results: Of the total population, 28.7% (14) were men and 71.4% (35) were women with mean age of 26 years (+6.3).The mean V-RQOL score was 84.9 (+ 13.7), the mean VHMS total score was30.9 (+20.9).The mean score in the SIVD was 1.7. The following symptoms were reported by this population: 30,6 (35) breaking voice; 26.5% (13) phlegm; 20.3% (10) low-pitched voice; 18.4% (9) dry throat; 16.3% (8) strained speech; 14.3% (7) voice loss; 14.3% (7) hoarseness; 14.3% (7) dry cough; 4.1% (2) pain when speaking; 4.1% (2) secretion/phlegm in throat; and 2,0% (1) pain when swallowing. Conclusion: the amateur church solo singers in this study do not have frequent voice complaints. When they are present, the impact of these symptoms is seen only in singing. However, possible impacts of the complaints do not affect voice-related quality of life. About one third of the singers in this study warm up their voices and take singing lessons, so this may be related to the small occurrence of complaints. Further studies that will aid in monitoring the vocal health of these singers should be conducted.

Objectivo Analizar la calidad de vida relacionada con la voz de cantantes solistas aficcionados de una iglesia evangélica y su relación con eventuales quejas vocales. Métodos Estudio de carácter transversal descriptivo y cuantitativo, con población compuesta por 49 cantantes aficionados de iglesia evangélica. Los participantes fueron informados sobre los objetivos de la investigación, contestaron a um formulario de identificadión y llenaron los siguientes protocolos: Calidad de Vida en Voz (QVV) Índice de Tría para Trastornos de Voz (ITDV) y Índice de Desventaja para el Cantar Moderno (IDCM). Resultados De la población total el 28,7% (14) eran hombres y el 71,4% (35) mujeres con pormédio de edad de 26 años (+6,3). La puntuación media de la QVV fue 84,9 (+13,7), del IDCM de 30,9 (+ 20,9). La puntuación media del ITDV fue de 1,7. Las quejas de esta población fueron: 30.6% (35) rompimientos de voz; 26,5% (13) flema; 20,3% (10) voz gruessa; 18.4% (9) garganta seca; 16,3% (8) fatiga vocal; 14,3% (7) pérdida de la voz; 14,3% (7) ronquera; 14,3% (7) tos seca; 4,1% (2) dolor al hablar; 4,1% (2) secreción/flema en la garganta; y 2% (1) dolor al tragar. Conclusión Los cantores solistas de iglecia aficionados de iglesia de este estudio tienen quejas poco frecuentes. Cuando presentes, su impacto se percibe sólo en la actividad de cantar. Sin embargo, los cambios provocados por las quejas no afectan a la calidad de vida relacionada con la voz. Alrededor de un tercio de la población del estudio realiza el calentamiento vocal, asociado con la realización de clases de técnica vocal, lo que indica que existe una preocupación por la salud vocal que puede haber contribuido a la baja incidencia de quejas vocales. Se sugiere que se realize un seguimiento para controlar la salud vocal de estos cantantes.
Descritores: Canto
Voz
Qualidade da Voz
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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