Base de dados : LILACS
Pesquisa : G16.500.750 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 76 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 8 ir para página                    

  1 / 76 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-205094
Autor: Menezes, Regiane Maria Tironi.
Título: Composiçäo e atividade de mosquitos (Diptera, Culicidae) da área de influência indireta das hidrelétricas de Canoas I e II. Bacia do Rio Paranapanema-PR, de 1993 a 1995 / The composition and the activity of mosquitoes (Diptera, Culicidae) in the area of indirect influence of Canoas I and II power plants. Basin of River Paranapanema, Paraná state, Brazil, from 1993 to 1995.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1997. 131 p. ilus, tab, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Desenvolveu-se estudo na área de influência indireta das hidrelétricas de Canoas I e II, na bacia do Rio Paranapanema em duas localidades: Fazenda Santa Terezinha, município de Andirá, Fazenda Säo José, município de Itambaracá, no Estado do Paraná, de março de 1993 a março de 1995, objetivando descrever a composiçäo e atividade de mosquitos culicídeos mais abundantes. As coletas foram realizadas mensalmente durante o crepúsculo vespertino e intervalos pericrepusculares, na fase de construçäo das hidrelétricas. Utilizou-se armadilhas CDC/CO2, nos níveis da copa e do solo nos habitats de mata e margem de mata, no aberto, no intradomicílio e peridomicílio. Isca humana e armadilha de Shannon foram utilizadas no habitat aberto. Aedes scapularis espécie mais abundante, foi mais ativa no veräo e, no inverno, durante e ao redor do crepúsculo vespertino, no habitat aberto das duas localidades. O máximo de atividade foi observado durante o período seco na margem da mata-solo da fazenda Santa Terezinha. Picos de atividade foram observados para Anopheles albitarsis s.l durante o período seco em coletas com armadilha de Shannon no habitat aberto de ambas localidades, enquanto Anopheles argyritarsis foi mais ativo durante o veräo. Em coletas com isca humana registrou-se para An. albitarsis s.l picos de atividade durante o final do veräo e inverno das duas localidades. An. argyritarsis e An. albitarsis s.l, compareceram com altos percentuais de atividade nos intervalos pó-screpusculares. Culex dolosus e Culex (Cux.) sp. do grupo coronator apresentaram o mesmo ritmo de atividade com picos durante o período seco e primavera, início da estaçäo chuvosa nos habitats de mata e margem de mata-solo. Coquillettidia venezuelensis e Coquillettidia juxtamansonia foram mais ativaas durante os intervalos pós-crepusculares no veräo, outono e primavera. Os picos mais altos foram registrados durante a última estaçäo. A atividade sazonal e crepuscular dos mosquitos Culicidae mais abundantes, foi condicionada pelos períodos de chuva e de seca, pela disponibilidade de criadouro e de recurso alimentar, e pela seletividade das técnicas utilizadas nos diferentes habitats
Descritores: Vetores de Doenças
Culicidae
Características de Residência
-Chuva
Bacias Fluviais
ABORTION, MISSEDCHLOROPHYTA
Centrais Elétricas
Conceitos Meteorológicos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/614.43*47; BR67.1/Mtr 707


  2 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-307525
Autor: Glasser, Carmen Moreno; Gomes, Almérico de Castro.
Título: Clima e sobreposiçäo da distribuiçäo de Aedes aegypti e Aedes albopictus na infestaçäo do Estado de Säo Paulo / Climate and the superimposed distribution of Aedes aegypti and Aedes albopictus on infestation of Säo Paulo State, Brazil
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;36(2):166-172, abr. 2002. mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Estudar a influência de fatores climáticos e da sobreposiçäo da distribuiçäo das populaçöes de Aedes aegypti e de Aedes albopictus na expansäo geográfica dessas espécies no Estado de Säo Paulo. MÉTODOS: Foram obtidas informaçöes de órgäos do governo sobre ocorrência de focos de Ae. aegypti e de Ae. albopictus e sobre o estabelecimento dessas espécies em municípios do Estado de Säo Paulo ano a ano, entre 1985 e 1995, além de informaçöes referentes a temperatura e índices pluviométricos. Dois indicadores foram utilizados: infestaçäo e velocidade. RESULTADOS E CONCLUSOES: Verificou-se que quanto menor a temperatura, mais lento foi o processo de expansäo geográfica da populaçäo de Ae. aegypti. Esse fator teve influência preponderante na determinaçäo dos diversos padröes macrorregionais de expansäo geográfica dessa espécie no Estado de Säo Paulo. Näo foram encontradas indicaçöes claras sobre a influência da temperatura na dispersäo de Ae. albopictus. A influência dos índices pluviométricos nos padröes de expansäo geográfica dessas espécies somente foi constatada para Ae. aegypti numa das áreas do Estado. Näo se verificou influência da presença anterior de Ae. albopictus para o estabelecimento de Ae. aegypti
Descritores: Clima
Aedes
Insetos Vetores
Características de Residência
-Chuva
Vetores de Doenças
Fatores Epidemiológicos
Conceitos Meteorológicos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  3 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-899352
Autor: Bando, Daniel H; Teng, Chei T; Volpe, Fernando M; Masi, Eduardo de; Pereira, Luiz A; Braga, Alfésio L.
Título: Suicide and meteorological factors in São Paulo, Brazil, 1996-2011: a time series analysis
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;39(3):220-227, July-Sept. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: Considering the scarcity of reports from intertropical latitudes and the Southern Hemisphere, we aimed to examine the association between meteorological factors and suicide in São Paulo. Method: Weekly suicide records stratified by sex were gathered. Weekly averages for minimum, mean, and maximum temperature (°C), insolation (hours), irradiation (MJ/m2), relative humidity (%), atmospheric pressure (mmHg), and rainfall (mm) were computed. The time structures of explanatory variables were modeled by polynomial distributed lag applied to the generalized additive model. The model controlled for long-term trends and selected meteorological factors. Results: The total number of suicides was 6,600 (5,073 for men), an average of 6.7 suicides per week (8.7 for men and 2.0 for women). For overall suicides and among men, effects were predominantly acute and statistically significant only at lag 0. Weekly average minimum temperature had the greatest effect on suicide; there was a 2.28% increase (95%CI 0.90-3.69) in total suicides and a 2.37% increase (95%CI 0.82-3.96) among male suicides with each 1 °C increase. Conclusion: This study suggests that an increase in weekly average minimum temperature has a short-term effect on suicide in São Paulo.
Descritores: Suicídio/estatística & dados numéricos
Clima Tropical
Cidades/epidemiologia
Conceitos Meteorológicos
-Temperatura
Brasil/epidemiologia
Modelos Lineares
Distribuição por Sexo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1081166
Autor: Serpa, Ligia Leandro Nunes.
Título: Oviposição de Aedes (Stegomyia) aegypti e Aedes (Stegomyia) albopictus em município com transmissão de dengue, Estado de São Paulo, Brasil / Oviposition of Aedes (Stegomyia)aegypti and Aedes (Stegomyia) albopictus in city with dengue transmission, state of São Paulo, Brazil.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 152 p. ilus, tab, graf, map.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Objetivou-se estudar a distribuição e abundância de ovos de Ae. aegypti eAe. albopictus, a co-ocorrência das espécies e aspectos do comportamentode oviposição nas armadilhas. Foram expostas, por quatro dias de cadamês, 80 ovitramas nos ambientes peri- e intradomiciliar de 40 residênciasurbanas de 22 quarteirões sorteados mensalmente em São Sebastião, SP,entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012. Analisou-se a distribuiçãomensal dos índices de positividade de ovitrampas (IPO) e média de ovos porarmadilha (MOA) de Ae. aegypti e Ae. albopictus utilizando-se o teste deKruskal-Wallis, seguido do teste de Dwass-Steel-Chritcholow-Flinger. Foiutilizado o teste de correlação de Spearman e Regressão Linear Simplespara verificar a associação entre as variáveis meteorológicas com o númerode armadilhas com ovos e número de ovos. O padrão de evasão e superoviposição nas armadilhas com Ae. aegypti foi analisado por comparação de categorias de classe de número de ovos aplicando-se teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste de Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner, para as comparações múltiplas. Nas análises de comparação dos valores de IPO das armadilhas de co-ocorrência das espécies, entre os ambientes peri- e intradomiciliares, assim como nas análises de MOA, utilizou-se o teste Mann-Whitney. Para avaliar intensidade da infestação por espécie foi utilizado o estimador de densidade Kernel. O IPO e MOA de Ae. aegypti foram maiores no peridomicílio, p=0,03; p=0,03, respectivamente. Verificouse correlação positiva entre temperatura e número de armadilhas com ovos e número de ovos desta espécie, nos ambientes domiciliares. Não houve diferença no IPO (p=0,33) e MOA (p=0,57) de Ae. albopictus entre osambientes. Houve correlação positiva entre temperatura e positividade dearmadilhas com Ae. albopictus do peridomicílio. Foi verificado maior IPO de Ae. aegypti comparado a Ae. albopictus, no peri- (p=0,00) e intradomicílio (p=0,00). A MOA de Ae. aegypti foi superior a de...

The objective was to study the distribution and abundance of Ae. aegypti and Ae. albopictus eggs, the co-occurrence of species and aspects of oviposition behavior in the traps. During 4 days in every month, 80 traps were exposed in the peri- and intra domiciliary environments of 40 urban residences in 22 blocks sorted out in Sebastião, SP, from February, 2011 to February, 2012.It was analyzed the monthly distribution of the ovitraps positivity indexes (IPO) and eggs average per ovitrap (MOA) of Ae. aegypti and Ae. albopictus, by using the Kruskal-Wallis test, followed by the Dwass-Steel-Chritcholow-Flinger test. The Spearman correlation and simple linear regression test was used to assess the association between meteorological variables with the number of traps with eggs and number of eggs. The standard of evasion and superoviposition in the ovitraps with Ae. aegypti was analyzed per comparison of class categories of number of eggs, by applying Kruskal-Wallis test, followed by the Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner test, for multiple comparisons. In the comparison analysis of IPO values in the traps of thespecies co-occurrences, in indoors and outdoors sites, as well as in the MOAanalysis, the Mann-Whitney test was used. To evaluate the infestationintensity per species was utilized the estimator of Kernel density. The Ae.aegypti IPO and MOA were higher in the peri- domiciliary environment, p=0,03 ; p=0,03, respectively. It was verified the positive correlation among temperature and number of ovitraps with eggs and number of eggs of this species, in domiciliary environments. There was no difference in the IPO (p=0,33) and MOA (p=0,57) of Ae. albopictus between the environments. There was positive correlation between temperature and positivity of ovitraps with Ae. albopictus in the peri- domiciliary environment. It was verified higher IPO of Ae. aegypti compared to Ae. albopictus, in the peri- (p=0,00) and intra domiciliary sites (p=0,00). The MOA of...
Descritores: Aedes
Conceitos Meteorológicos
Dengue/transmissão
Meio Ambiente
Oviposição
-Brasil
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, S481o


  5 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-741059
Autor: Schalka, Sérgio; Steiner, Denise; Ravelli, Flávia Naranjo; Steiner, Tatiana; Terena, Aripuanã Cobério; Marçon, Carolina Reato; Ayres, Eloisa Leis; Addor, Flávia Alvim Sant'anna; Miot, Helio Amante; Ponzio, Humberto; Duarte, Ida; Neffá, Jane; Cunha, José Antônio Jabur da; Boza, Juliana Catucci; Samorano, Luciana de Paula; Corrêa, Marcelo de Paula; Maia, Marcus; Nasser, Nilton; Leite, Olga Maria Rodrigues Ribeiro; Lopes, Otávio Sergio; Oliveira, Pedro Dantas; Meyer, Renata Leal Bregunci; Cestari, Tânia; Reis, Vitor Manoel Silva dos; Rego, Vitória Regina Pedreira de Almeida.
Título: Brazilian Consensus on Photoprotection
Fonte: An. bras. dermatol;89(6,supl.1):1-74, Nov-Dec/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Brazil is a country of continental dimensions with a large heterogeneity of climates and massive mixing of the population. Almost the entire national territory is located between the Equator and the Tropic of Capricorn, and the Earth axial tilt to the south certainly makes Brazil one of the countries of the world with greater extent of land in proximity to the sun. The Brazilian coastline, where most of its population lives, is more than 8,500 km long. Due to geographic characteristics and cultural trends, Brazilians are among the peoples with the highest annual exposure to the sun. Epidemiological data show a continuing increase in the incidence of non-melanoma and melanoma skin cancers. Photoprotection can be understood as a set of measures aimed at reducing sun exposure and at preventing the development of acute and chronic actinic damage. Due to the peculiarities of Brazilian territory and culture, it would not be advisable to replicate the concepts of photoprotection from other developed countries, places with completely different climates and populations. Thus the Brazilian Society of Dermatology has developed the Brazilian Consensus on Photoprotection, the first official document on photoprotection developed in Brazil for Brazilians, with recommendations on matters involving photoprotection.
Descritores: Proteção Radiológica/métodos
Queimadura Solar/prevenção & controle
Protetores Solares/administração & dosagem
-Dermatopatias/prevenção & controle
Neoplasias Cutâneas/prevenção & controle
Neoplasias Cutâneas/epidemiologia
Energia Solar/estatística & dados numéricos
Queimadura Solar/epidemiologia
Protetores Solares/química
Raios Ultravioleta/efeitos adversos
Vitamina D/metabolismo
Brasil/epidemiologia
Vestuário
Exposição Ambiental
Radiação Eletromagnética
Promoção da Saúde/métodos
Conceitos Meteorológicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Conferência de Consenso
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1046002
Autor: Galli, Juliana Altafin; Michelotto, Marcos Doniseti; Carrega, Willians Cesar; Fischer, Ivan Herman.
Título: Attractive lures for fruit flies in an organic guava orchard / Iscas atrativas para a mosca-das-frutas em um pomar orgânico de goiaba
Fonte: Arq. Inst. Biol;86:e0682018, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Fruit flies are the biggest obstacle in guava cultivation, with the monitoring of population a fundamental aspect for their management. The objective of this study was to assess the effectiveness of attractive lures for fruit flies in guava trees, produced in an organic system. McPhail traps were installed with 400 mL of solution, in four repetitions, and distributed in randomized blocks in six treatments: Isca Mosca® (5%); Isca Samaritá Tradicional® (5%); Torula® yeast; Bio Anastrepha® (5%); Ceratrap® and guava juice (50%), with 3 weekly reviews. Data on capture were subjected to analysis of variance, and averages were compared (Tukey 5%). The values of fly trap per day (FTD) were computed. The correlation between flies and meteorological variables were evaluated, as well as the monthly cost of lures. A total of 37,917 individuals from the genus Anastrepha and 122 species of flies Ceratitis capitata were collected, being Anastrepha spp. the main genus of fruit fly in the region. The Ceratrap product proved to be superior, followed by Torula, Isca Mosca, and Bio Anastrepha; Isca Samaritá and guava juice presented the lowest results. The standard trapping of females was like the total. The uniformity of attraction presented a drop in all treatments, and Ceratrap was more constant after seven days. The correlations between meteorological factors and population variation were positive and significant only for precipitation. The most expensive treatments (Ceratrap and Torula) were also the most efficient and selective, and the Ceratrap product required less manpower.(AU)

A presença de mosca-das-frutas é o maior obstáculo à produção de goiabas, sendo o monitoramento populacional de fundamental importância para seu manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de iscas atrativas para mosca-das-frutas em goiabeiras, produzidas em um sistema orgânico. Foram instaladas armadilhas McPhail contendo 400 mL de solução, em quatro repetições e distribuição em blocos randomizados, em seis tratamentos: isca Mosca® (5%); isca Samaritá Tradicional® (5%); levedura Torula®; Bio Anastrepha® (5%); Ceratrap® e suco de goiaba (50%), com 3 avaliações semanais. Os dados da captura foram submetidos à análise de variância e às médias comparadas (Tukey 5%). Os valores de Mosca por Armadilha por Dia (MAD) foram calculados. A correlação entre moscas e as variáveis meteorológicas foi avaliada e o custo mensal das iscas foi calculado. Foram coletados 37.917 indivíduos do gênero Anastrepha e 122 moscas da espécie Ceratitis capitata, sendo a Anastrepha spp. o principal gênero de mosca-das-frutas da região. O produto Ceratrap mostrou-se superior, seguido pelas iscas Torula, Isca Mosca e Bio Anastrepha; a Isca Samaritá e o suco de goiaba apresentaram os menores resultados de captura. O padrão de captura de fêmeas foi semelhante ao total. Verificou-se uma queda na uniformidade de atração de todos os tratamentos, sendo o Ceratrap o que apresentou maior constância após sete dias. As correlações entre os fatores meteorológicos e a flutuação populacional foram positivas e significativas apenas para a precipitação. Os tratamentos mais onerosos (Ceratrap e Torula) também foram os mais eficientes e seletivos, sendo o produto Ceratrap o que demandou menor mão de obra.(AU)
Descritores: Tephritidae
Psidium
-Controle de Pragas
Conceitos Meteorológicos
Responsável: BR1942.1 - NID - Biblioteca - Núcleo de Informação e Documentação


  7 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-967194
Autor: Oliveira Júnior, José Francisco de; Gois, Givanildo de; Silva, Elania Barros da; Silva Junior, Carlos Antonio; Teodoro, Paulo Eduardo.
Título: Non-parametric tests applied to reported cases of dengue in the southeast region of Brazil / Testes não-paramétricos aplicados a casos de dengues reportados na região sudeste do Brasil
Fonte: Biosci. j. (Online);34(4):1010-1016, july/aug. 2018. tab, ilus, graf.
Idioma: en.
Resumo: Dengue is one of the biggest problems of global public health in developing and underdeveloped countries. Nowadays, researchers in climate changes are concerned about the impact of these changes on human health, particularly with increased this epidemic. Dengue is among the largest public health problems in Brazil and is higher in the months with high temperatures, which is the Aedes aegypti's reproductive period climax. Reported dengue cases via DATASUS from 1994 to 2014 were analyzed. Mann-Kendall (MK), Run and Pettit nonparametric tests; were applied to time series. The run test indicated that the time series is homogenous and persistence free. There is a non-significant trend of increase of a number of reported dengue cases only in Rio de Janeiro. Based on the test, three positive trends were identified in the time series of São Paulo, Minas Gerais and the Espírito Santo States of dengue cases reported in Southeast of Brazil. Pettitt test was able to identify the years classified as El Niño events and that had a significant impact on the increase of dengue cases in the southeastern region of Brazil.

A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública global em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Hoje em dia, os pesquisadores em mudanças climáticas estão preocupados com o impacto dessas mudanças na saúde humana, particularmente com o aumento dessa epidemia. A dengue está entre os maiores problemas de saúde pública no Brasil e é maior nos meses com altas temperaturas, que é o clímax do período reprodutivo do Aedes Aegypti. Foram analisados relatórios de casos de dengue via DATASUS de 1994 a 2014. Testes não paramétricos de Mann-Kendall (MK), Run e Pettit; foram aplicadas em séries temporais. O teste Run indicou que a série temporal é homogênea e sem persistência. Existe uma tendência não significativa de aumento do número de casos de dengue relatados apenas no Rio de Janeiro. Com base no teste, três tendências positivas foram identificadas na série temporal de casos de dengue de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo relatados no Sudeste do Brasil. O teste de Pettitt foi capaz de identificar os anos classificados como eventos de El Niño e que tiveram um impacto significativo no aumento de casos de dengue na região sudeste do Brasil.
Descritores: Mudança Climática
Saúde Pública
Doenças Transmissíveis
Dengue
Conceitos Meteorológicos
-Estatística como Assunto
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


  8 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-965263
Autor: Silva, Valdiney José da; Carvalho, Fábio Janoni; Silva, Claúdio Ricardo da; Atarassi, Roberto Terumi; Almorox, Javier.
Título: Solar radiation estimated from empirical models for the north of Minas Gerais, Brazil / Radiação solar estimada por modelos empíricos para o norte de Minas Gerais, Brasil
Fonte: Biosci. j. (Online);32(1):123-131, jan./fev. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: Estimating daily solar radiation (Rs) provides an important alternative in situations where it cannot be measured by conventional pyranometers. This study used meteorological data from nine cities in the north of the Minas Gerais state, Brazil, for the period from 2008 to 2010 with the aim of evaluate the accuracy and applicability of some simple models to help regions where Rs is impossible to be measured. Five models were evaluated for their estimates of Rs based on simple available data. For each city studied, the equations were previously calibrated. Meteorologically based empirical models to estimate daily global solar radiation are an appropriate tool if the parameters can be calibrated for different locations. These models have the advantage of using meteorological data, which are commonly available. Based on the overall results, we conclude that the accuracy of estimation by available meteorological data is acceptable and comparable with the accuracy of classical models. Considering the greater availability of air temperature data and application in studies that do not require great accuracy in estimating Rs, all models were adequate for use. The accuracy of Rs was only slightly improved by adding rainfall records as input variable. Therefore, in the region studied, the choice of simpler models, having as input the daily maximum and minimum air temperature would not imply large error in the estimates. For most sites, Bristow and Campbell model had the best estimate of Rs with a RMSE of 2.69 MJ m-2 and R2= 0.69, with the possibility to calibrate with available temperature data, becoming a practical and reliable model. Hargraves model should be avoided due to its lower performance compared to the other models applied.

A estimativa da radiação solar diária (Rs) fornece uma alternativa importante em situações que não pode ser medida por piranômetros convencionais. O estudo utilizou dados meteorológicos de nove cidades do Norte do estado de Minas Gerais, Brasil, durante o período de 2008 a 2010, com o objetivo de mensurar a precisão e aplicabilidade de modelos empíricos simples nas regiões onde a Rs não pode ser medida . Cinco modelos foram avaliados para estimar Rs com base nos dados meteorológicos disponíveis. As equações foram previamente calibradas para cada município estudado. Modelos meteorológicos empíricos que estimam a radiação solar diária são ferramentas adequadas desde que os parâmetros sejam calibrados para os diferentes locais a serem utilizados. Estes modelos têm a vantagem de utilizar dados meteorológicos, que estão comumente disponíveis. Todos os modelos foram considerados adequados para o uso, considerando-se a maior disponibilidade de dados de temperatura do ar e aplicação em estudos que não exigem grande precisão na estimativa da Rs. A precisão da Rs apenas foi melhorada pela adição de registros de precipitação como variável de entrada. Assim, na região estudada, a escolha de um modelo mais simples, tendo como entrada a temperatura mínima e máxima do ar diária, não implica um grande erro na estimativa. Para a maioria das regiões, o modelo de Bristow e Campbell teve a melhor estimativa da Rs com um RMSE de 2.69 MJ m-2 e R2= 0.69, e a possibilidade de calibração com os dados de temperatura disponíveis, tornando-se um modelo prático e confiável. O modelo de Hargraves deve ser evitado devido seu pior desempenho comparado aos outros modelos propostos.
Descritores: Temperatura
Radiação Solar
Conceitos Meteorológicos
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


  9 / 76 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-756287
Autor: Serpa, Ligia Leandro Nunes.
Título: Oviposição de Aedes (Stegomyia) aegypti e Aedes (Stegomyia) albopictus em município com transmissão de dengue, Estado de São Paulo, Brasil / Oviposition of Aedes (Stegomyia)aegypti and Aedes (Stegomyia) albopictus in city with dengue transmission, state of São Paulo, Brazil.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 152 p. ilus, tab, graf, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Objetivou-se estudar a distribuição e abundância de ovos de Ae. aegypti eAe. albopictus, a co-ocorrência das espécies e aspectos do comportamentode oviposição nas armadilhas. Foram expostas, por quatro dias de cadamês, 80 ovitramas nos ambientes peri- e intradomiciliar de 40 residênciasurbanas de 22 quarteirões sorteados mensalmente em São Sebastião, SP,entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012. Analisou-se a distribuiçãomensal dos índices de positividade de ovitrampas (IPO) e média de ovos porarmadilha (MOA) de Ae. aegypti e Ae. albopictus utilizando-se o teste deKruskal-Wallis, seguido do teste de Dwass-Steel-Chritcholow-Flinger. Foiutilizado o teste de correlação de Spearman e Regressão Linear Simplespara verificar a associação entre as variáveis meteorológicas com o númerode armadilhas com ovos e número de ovos. O padrão de evasão e superoviposição nas armadilhas com Ae. aegypti foi analisado por comparação de categorias de classe de número de ovos aplicando-se teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste de Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner, para as comparações múltiplas. Nas análises de comparação dos valores de IPO das armadilhas de co-ocorrência das espécies, entre os ambientes peri- e intradomiciliares, assim como nas análises de MOA, utilizou-se o teste Mann-Whitney. Para avaliar intensidade da infestação por espécie foi utilizado o estimador de densidade Kernel. O IPO e MOA de Ae. aegypti foram maiores no peridomicílio, p=0,03; p=0,03, respectivamente. Verificouse correlação positiva entre temperatura e número de armadilhas com ovos e número de ovos desta espécie, nos ambientes domiciliares. Não houve diferença no IPO (p=0,33) e MOA (p=0,57) de Ae. albopictus entre osambientes. Houve correlação positiva entre temperatura e positividade dearmadilhas com Ae. albopictus do peridomicílio. Foi verificado maior IPO de Ae. aegypti comparado a Ae. albopictus, no peri- (p=0,00) e intradomicílio (p=0,00). A MOA de Ae. aegypti...

The objective was to study the distribution and abundance of Ae. aegypti and Ae. albopictus eggs, the co-occurrence of species and aspects of oviposition behavior in the traps. During 4 days in every month, 80 traps were exposed in the peri- and intra domiciliary environments of 40 urban residences in 22 blocks sorted out in Sebastião, SP, from February, 2011 to February, 2012.It was analyzed the monthly distribution of the ovitraps positivity indexes (IPO) and eggs average per ovitrap (MOA) of Ae. aegypti and Ae. albopictus, by using the Kruskal-Wallis test, followed by the Dwass-Steel-Chritcholow-Flinger test. The Spearman correlation and simple linear regression test was used to assess the association between meteorological variables with the number of traps with eggs and number of eggs. The standard of evasion and superoviposition in the ovitraps with Ae. aegypti was analyzed per comparison of class categories of number of eggs, by applying Kruskal-Wallis test, followed by the Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner test, for multiple comparisons. In the comparison analysis of IPO values in the traps of thespecies co-occurrences, in indoors and outdoors sites, as well as in the MOAanalysis, the Mann-Whitney test was used. To evaluate the infestationintensity per species was utilized the estimator of Kernel density. The Ae.aegypti IPO and MOA were higher in the peri- domiciliary environment, p=0,03 ; p=0,03, respectively. It was verified the positive correlation among temperature and number of ovitraps with eggs and number of eggs of this species, in domiciliary environments. There was no difference in the IPO (p=0,33) and MOA (p=0,57) of Ae. albopictus between the environments. There was positive correlation between temperature and positivity of ovitraps with Ae. albopictus in the peri- domiciliary environment. It was verified higher IPO of Ae. aegypti...
Descritores: Aedes
Dengue/transmissão
Meio Ambiente
Conceitos Meteorológicos
Oviposição
-Brasil
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  10 / 76 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-732607
Autor: Degener, Carolin Marlen; Ázara, Tatiana Mingote Ferreira de; Roque, Rosemary Aparecida; Codeço, Cláudia Torres; Nobre, Aline Araújo; Ohly, Jörg Johannes; Geier, Martin; Eiras, Álvaro Eduardo.
Título: Temporal abundance of Aedes aegypti in Manaus, Brazil, measured by two trap types for adult mosquitoes
Fonte: Mem. Inst. Oswaldo Cruz;109(8):1030-1040, 12/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: A longitudinal study was conducted in Manaus, Brazil, to monitor changes of adult Aedes aegypti (L.) abundance. The objectives were to compare mosquito collections of two trap types, to characterise temporal changes of the mosquito population, to investigate the influence of meteorological variables on mosquito collections and to analyse the association between mosquito collections and dengue incidence. Mosquito monitoring was performed fortnightly using MosquiTRAPs (MQT) and BG-Sentinel (BGS) traps between December 2008-June 2010. The two traps revealed opposing temporal infestation patterns, with highest mosquito collections of MQTs during the dry season and highest collections of BGS during the rainy seasons. Several meteorological variables were significant predictors of mosquito collections in the BGS. The best predictor was the relative humidity, lagged two weeks (in a positive relationship). For MQT, only the number of rainy days in the previous week was significant (in a negative relationship). The correlation between monthly dengue incidence and mosquito abundance in BGS and MQT was moderately positive and negative, respectively. Catches of BGS traps reflected better the dynamic of dengue incidence. The findings help to understand the effects of meteorological variables on mosquito infestation indices of two different traps for adult dengue vectors in Manaus.
Descritores: Aedes
Dengue/epidemiologia
Umidade
Insetos Vetores
Estações do Ano
-Brasil/epidemiologia
Dengue/transmissão
Incidência
Estudos Longitudinais
Conceitos Meteorológicos
Controle de Mosquitos
Fatores de Tempo
Limites: Animais
Feminino
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 8 ir para página                    
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde