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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-739186
Autor: Ávila Ávila, Rafael; Expósito Gallardo, Maria del Carmen.
Título: Riesgo relativo, sensibilidad y especificidad: un enfoque desde el análisis matemático y el álgebra lineal / Relative risk, sensitivity, specificity: an approach from mathematical analysis and linear algebra
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;3(2), jul.-dic. 2011.
Idioma: es.
Resumo: El riesgo relativo (RR), la razón de productos cruzados (OR), la especificidad (E) y la sensibilidad (S) constituyen medidas de resumen para variables cualitativas de interés en Medicina. Se presenta el RR como una función continua de dos variables y se analiza la condición para la cual este se aproxima a la OR a partir de su desarrollo en serie de potencias. La sensibilidad, la especificidad y los valores predictivos (VPP y VPN) se analizan como funciones continuas de una variable en todo su dominio, con un comportamiento asintótico característico. A partir del estudio de un sistema de ecuaciones lineales homogéneo se deduce una ecuación general que vincula S, E, VPP y VPN y se discuten diferentes casos de interés(AU)

The relative risk (RR), the odds ratio (OR), the specificity (E) and the sensitivity (S) are measures for qualitative variables of medical interest in Medicine. It is analysed the RR as a continue function of two variables as well as the conditions by which it is approximated to the OR by means of a power series expansion. It is analysed too the sensitivity, the specificity and the predictive values as continue functions of one variable in all its domains of definition as well as the asymptotic behaviour of these functions. It is discussed different interesting cases by means of a system of linear equations in S, E, VPP, VPN(AU)
Descritores: Risco Relativo
Valor Preditivo dos Testes
Conceitos Matemáticos
-Sensibilidade e Especificidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1017268
Autor: Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas.
Título: Memória de trabalho, raciocínio lógico e desempenho em aritmética e leitura / Working memory, logical reasoning and arithmetic and reading performance
Fonte: Ciênc. cogn;20(2):293-300, set. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo buscou descrever o papel que os diferentes componentes da memória de trabalho e raciocínio lógico exercem na variação do desempenho em cálculo aritmético e leitura de alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. O desempenho na aritmética foi medido através do teste de desempenho escolar ­ TDE. A leitura oral foi avaliada com um instrumento contendo palavras regulares, irregulares e não palavras. Foram avaliados os três componentes da memória de trabalho. O raciocínio lógico foi medido com propostas de relação inversa entre adição e subtração, composição aditiva e correspondência um para muitos. Os resultados da pesquisa sugerem uma correlação significativa entre as medidas de memória de trabalho, raciocínio lógico e leitura. A variação no desempenho leitor parece ser influenciada pelos componentes fonológico e executivo central da memória de trabalho, mas não pelo viso-espacial. Ao contrário do que era esperado, o estudo não mostrou correlação positiva entre o executivo central e a aritmética. Foi evidenciada uma correlação significativa entre o componente viso-espaciale o raciocínio lógico 1 (relação inversa entre adição e subtração). Fica evidente a necessidade de mais pesquisa já que a literatura indica resultados controversos e pouco conclusivos. Avanços nos estudos nesta área possibilitarão contribuições para o desenvolvimento da intervenção preventiva e corretiva das dificuldades de aprendizagem na aritmética e na leitura

The study described the role that the different components of working memory and logical reasoning play in the variation of performance in arithmetic and reading in students of 3rd and 4th year of elementary school. The arithmetic performance was measured by TDE. Oral reading was assessed with an instrument containing regular, irregular and non-words. The three components of working memory were assessed. Logical reasoning was measured with tasks involving inverse relationship between addition and subtraction, additive composition and correspondence one to many. The results suggest a significant correlation between measures of working memory, logical reasoning and reading. The variation in oral reading performance seems to be influenced by the phonological and central executive components of working memory, but not by the visual-spatial one. Contrary to whatwas expected, the study did not show a positive correlation between the central executive and arithmetic performance. A significant correlation was found between the visual-spatial component and the logical reasoning 1 task (inverse relation between addition and subtraction). It is evident the need for more research as the literature indicates controversial and inconclusive results. Advances in studies in this area will enable contributions to the development of preventive and corrective intervention in arithmetic and reading difficulties
Descritores: Conceitos Matemáticos
-Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-700292
Autor: Silva, Adelmo Carvalho da.
Título: Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas / Children's literature and mathematical concepts development in regards to small children
Fonte: Ciênc. cogn;17(1):37-57, abr. 2012. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade de construção significativa do conceito de multiplicação, tendo por base a Literatura Infantil, em salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de João Pessoa – PB. Pretendíamos com este trabalho responder a algumas questões relacionadas à aprendizagem de matemática, em conexão com a Literatura Infantil tais como: o processo de construção do conceito de multiplicação, de forma significativa e interdisciplinar, pode ser facilitado no processo de numeramento matemático? Quais as contribuições específicas que a Literatura Infantil pode trazer para tal processo de construção? A compreensão das ideias matemáticas, dos símbolos, da linguagem pictórica do texto poderá contribuir na formação do aluno leitor? Adotou-se a abordagem da pesquisa de base qualitativa. A descrição, análise e interpretação dos fenômenos foram observados à luz da etnografia. A análise foi direcionada, mais especificamente, em três alunos. Os resultados apontaram que os sujeitos investigados atingiram um crescimento substancial e qualitativo quanto à capacidade de leitura e a formação significativa do conceito de multiplicação, e de outros conceitos matemáticos, tais como: proporcionalidade, reversibilidade e comutatividade, apresentados na análise, indispensáveis no processo de numeramento e aprendizagem significativa da matemática.
Descritores: Aprendizagem por Associação
Conceitos Matemáticos
Literatura Infantojuvenil
-Aprendizagem
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-692627
Autor: Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de.
Título: A habilidade matemática e o desempenho escolar na solução de problemas mal-estruturados / Mathematical ability and school performance in solving improperly structured problems
Fonte: Ciênc. cogn;16(2):113-122, ago. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Que relações possuem as habilidades matemáticas de estudantes e seus desempenhos em provas de Matemática? Psicólogos cognitivistas e educacionais defendem que essas variáveis são psicológicas e que estudos detalhados das habilidades acrescentariam informações às provas cujas estatísticas carecem de um delineamento dos processos cognitivos usados no desempenho dessas tarefas. Doze estudantes de uma amostra inicial de 141 graduandos em Ciência da Computação foram analisados em suas soluções de cinco problemas mal-estruturados propostos por Krutetskii. Os principais resultados apontaram descolamento entre o desempenho e a habilidade, seja como estudante ingressante ou concluinte, seja como bem ou mal-sucedido em provas de Matemática
Descritores: Cognição
-Conceitos Matemáticos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-700301
Autor: Cenci, Adriane; Costas, Fabiane Adela Tonetto.
Título: Matemática cotidiana e matemática científica / Everyday math and scientific math
Fonte: Ciênc. cogn;16(1):127-136, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Propomos neste trabalho uma reflexão acerca da educação matemática, percebendo-a como fenômeno cultural, a partir da perspectiva da teoria Sócio-Histórica. A pesquisa foi desenvolvida com duas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente em matemática, acompanhando-as durante as aulas, em atendimentos individuais e em atividades cotidianas. O estudo buscou compreender como se formam os conceitos cotidianos e como estes influenciam na aprendizagem dos conceitos científicos. Entendemos aqui a formação de conceitos pela perspectiva vygotskyana, segundo a qual conceitos cotidianos são aqueles formados a partir de vivências, de experiência direta com o mundo e com as coisas, e conceitos científicos como aqueles formados a partir da instrução. O objetivo foi estabelecer relações entre conceitos cotidianos e científicos e a matemática, pensando assim numa “matemática cotidiana” e numa “matemática científica”. Matemática entendida como sistema simbólico, signo, ferramenta psíquica. Dessa forma, a passagem da matemática cotidiana para a matemática científica está relacionada às “ferramentas” que a criança utiliza – é o grupo cultural, principalmente a escola, que apresenta tais ferramentas. As ferramentas aprendidas na escola só farão sentido de tiverem relação com a vida da criança. A matemática científica fará sentido se puder ser vista a partir da matemática cotidiana. Os conceitos científicos farão sentido se o aluno puder percebê-los na sua vida.
Descritores: Conceitos Matemáticos
Transtornos de Aprendizagem
-Educação Infantil
Formação de Conceito
Limites: Criança
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960450
Autor: Salgado Friol, Adys Hortensia; Ibáñez Fernández, Miriam; Rigual Delgado, Sandy Manuel; Lastayo Bourbón, Lourdes Hilda; Pérez Yero, Carlos Manuel.
Título: Matemática dinámica asistida por computadoras, en la carrera Sistemas de Información en Salud, con el uso del asistente GeoGebra / Dynamic Mathematics assisted for computer in the career Systems of Information in Health, with the use of the attendant GeoGebra
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;10(1):60-67, ene.-jun. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Históricamente el proceso de enseñanza - aprendizaje de las Matemáticas ha afrontado dificultades pues muchos alumnos no logran alcanzar los objetivos previstos en los cursos. Esta situación se agrava en los estudiantes de la carrera Sistemas de Información en Salud con la asignatura Geometría por su carácter abstracto. Es por ello que la enseñanza - aprendizaje de las Matemáticas se encuentra en un proceso de renovación de sus enfoques, que persigue que los estudiantes adquieran una concepción científica del mundo y una cultura integral para ser hombres y mujeres útiles a nuestra sociedad, sensibles y responsables ante los problemas sociales, científicos y tecnológicos. Objetivo: Diseñar una estrategia Metodológica para el desarrollo del Proceso Enseñanza-Aprendizaje de la Geometría en la carrera Sistemas de Información en Salud. Material y Método: La población estuvo conformada por 41 estudiantes de la carrera SIS, a los cuales se le aplicó una Prueba de Diagnóstico al comienzo del curso y a partir de estos resultados se conformó un Grupo Experimental y otro de Control, así como una entrevista a los profesores de Matemática. La variable independiente fue el uso del Software GeoGebra en las clases de Geometría y la variable dependiente los resultados docentes de los estudiantes en las pruebas. Resultados: El uso del Software en las clases aumentó el interés, la motivación, elevó la capacidad de trabajo y la participación por parte de los estudiantes. Conclusiones: La experiencia que se presenta en este trabajo demuestra cómo se pueden disminuir estas deficiencias si se desarrolla el aprendizaje de la Geometría utilizando el Asistente Matemático GeoGebra(AU)

Introduction: Historically, the teaching - learning process of Mathematics has faced some difficulties because many students fail to achieve the objectives set in the courses. This situation worsens in the students of the Health Information Systems career with the subject Geometry due to its abstract nature. That is why the teaching of Mathematics is in a process of renewing its approaches, which aims for students to acquire a scientific conception of the world and an integral culture in order to be useful, sensitive and responsible while dealing with social, scientific and technological problems. Objective: To design a Methodological strategy for the development of the Teaching-Learning Process of Geometry in the Health Information Systems career. Material and Method: The population consisted of 41 students of Health Information Systems career , to whom a Diagnostic Test was applied at the beginning of the course and based on these results, an Experimental and Control Group were formed. Besides an interview to the teachers of Mathematics was done. The independent variable was the use of the GeoGebra Software in the Geometry classes and the dependent variable was the teaching results of the students in the tests. Results: The use of the Software in the classes increased the interest and the motivation of the students and it also elevated the capacity of work and their participation in class as well. Conclusions: The experience presented in this paper shows how these deficiencies can be reduced if the learning of Geometry is developed using the GeoGebra Mathematical Assistant(AU)
Descritores: Informática Médica/educação
Desenho de Programas de Computador
Sistemas de Informação
Conceitos Matemáticos
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-908898
Autor: Cárdenas Sandoval, Rosy Paola.
Título: Modelo matemático para calcular el centro de presión plantar sobre una superficie dinámica / Mathematical Model To Calculate The Plantar Centre Pressure Over An Unstable Surface
Fonte: Rev. colomb. rehabil;10(1):60-67, 2011. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: El balance postural es la capacidad para mantener los segmentos corporales ante la acción de la fuerza de gravedad. Es una cualidad compleja del movimiento corporal, la cual depende de la interacción de los sistemas visual, vestibular y propioceptivo. Una descripción cuantitativa del balance postural se realiza mediante el cálculo del centro de presión plantar,considerado como el punto en el cual se concentra el promedio de todas las presiones ejercidas por el cuerpo sobre una superficie. Los estudios se han centrado en el análisis del balance postural bajo una superficie estática, sin embargo, las diversas praxias motoras del ser humano, como la marcha, la práctica lúdica y deportiva, la carrera y el mantenimiento de la postura exigen conservar el equilibrio ante terrenos inestables. Por ello, el objetivo del siguiente trabajo de investigación con-sistió en proponer un modelo matemático para calcular el centro de presión plantar, las fuerzas de reacción y los momentos articulares en dos dimensiones bajo una superficie inestable como indicadores de la estabilidad postural. Se fundamentó en elementos de la mecánica clásica como la condición de equilibrio estático y la condición de momento inicial para el cálculo del centro de presión plantar, las fuerzas de reacción y los momentos articulares. Los resultados mostraron las ecuaciones para el cálculo el centro de presión plantar, las fuerzas de reacción y los momentos en dos dimensiones. En conclusión, este trabajo es la base para el desarrollo de trabajos futuros como la construcción de un estabilómetro y la evaluación de tratamientos relacionados con la optimización del balance.

The postural balance is the capacity of maintain the corporal segments to the gravity force. It's a complex quality of corporal movement and it has dependence to the visual, vestibular and propioceptive system. A quantitative description of the corporal balance could be made through calculating the plantar pressure centre. It's a concentrated point of average pressures exerted over a surface. The research had studied the postural balance in a static surface; however, the va-rious motor activities of humans as gait, run and maintain the posture are developed in unstable surfaces. For this reason, the aim of this work was to propose a mathematical model to calculate the plantar pressure centre, the reaction forces and the joint moments in two dimensions into an unstable surface like indicators about postural stability. It based in the static equilibrium and the initial moment condition. The results showed equations to calculate the plantar pressure centre, the reaction forces and the joint moments. In conclusion, this work allows the development of next works to make a stabilometer to measure quantitatively the postural balance and to make comparative studies about many topics of treatment in the balance optimization.
Descritores: Pressão
-Articulações
Conceitos Matemáticos
Equilíbrio Postural
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO214.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-844922
Autor: López Hung, Eduardo; Joa Triay, Lai Gen.
Título: Cadenas de markov aplicadas al análisis de la ejecución de proyectos de investigación / Markov chains applied to the analyzis of the progress of research projets
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;9(1):44-51, ene.-jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: La administración moderna requiere el apoyo de herramientas de diferentes ramas de la ciencia que ayuden al proceso de toma de decisiones, como por ejemplo la Matemática Aplicada. En este contexto aparecen variables aleatorias que con el transcurso del tiempo cambian, y que pueden ser representadas a través de modelos cuantitativos. Cuando en estos modelos el estado presente de dichas variables resume toda la información anterior para describir cómo se comportarán en el futuro, se dice que se está en presencia de una cadena de Markov; una herramienta eficiente para el análisis de procesos de esta naturaleza, como por ejemplo la ejecución de proyectos de investigación, el cual reviste gran importancia en la gestión de ciencia e innovación tecnológica; área de resultados clave en cualquier universidad. En la Facultad de Tecnología de la Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, el análisis de la ejecución de los proyectos de investigación se consideró como una cadena de Markov, definiendo los diferentes estados por los que puede estar un proyecto, y las probabilidades de que este se encuentre en un estado determinado a partir del estado en que se encontraba. Así se determinaron elementos que permiten apoyar la toma de decisiones a corto y a largo plazo, a partir de datos históricos durante el trienio 2013 - 2015, relacionados con la cantidad promedio de inspecciones a los mismos, probabilidades de un proyecto cerrar, etc.; permitiendo pronosticar en términos de probabilidades el estado de este subsistema en el futuro(AU)

Modern management tools require support from different branches of science to help the decision-making process, such as Applied Mathematics. In this context, random variables with change over time, and that can be represented by quantitative models appear. When these models in the present state of these variables summarizes all the previous information to describe how they will behave in the future, it is said that we are in the presence of a Markov chain; an efficient tool for the analysis of processes of this nature, such as the execution of research projects, which is of great importance in the management of science and technological innovation; key result area at any university. In the Faculty of Technology, University of Medical Sciences of Santiago de Cuba, the analysis of the implementation of research projects was considered as a Markov chain, defining the different states through which can be a project and the odds of this is in a certain state from the state it was. And support elements that enable decision-making in the short and long term, from historical data in the period 2013 - 2015 were determined, related to the average number of inspections to a project, the probability of a project likely to close, etc.; allowing to predict in terms of probabilities the status of this subsystem in the future(AU)
Descritores: Cadeias de Markov
Conceitos Matemáticos
Projetos de Pesquisa/normas
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-790689
Autor: Formoso, Jesica; Barreyro, Juan Pablo; Jacubovich, Silvia; Leiman, Marina; Injoque-Ricle, Irene.
Título: Discriminación de cantidad: efecto de la razón numérica sobre velocidad y precisión / Quantity discrimination: effect of number ratio over speed and accuracy
Fonte: Liberabit;22(1):21-29, ene.-jun.2016. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: La habilidad de estimar y discriminar cantidades es de aparición temprana en el desarrollo y previa a la adquisición de un sistema numérico simbólico. El rendimiento en tareas de discriminación está modulado por la razón numérica que diferencia los conjuntos, de forma tal que razones más pequeñas resultan en comparaciones más lentas y menos efectivas. El objetivo del presente trabajo es analizar la precisión y velocidad con que niños de 4 y 6 años discriminan entre dos cantidades en función de la razón numérica que las diferencia. Método: se administró una tarea de discriminación no simbólica de cantidades (ad hoc) a 60 niños de 4 y 6 años de edad de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Se realizó un ANOVA de diseño mixto para analizar la cantidad de aciertos y los tiempos de reacción (TR) en función de la edad y la razón numérica que diferencia los conjuntos. Se utilizó la prueba de contraste de Bonferroni para detectar las diferencias en aciertos y TR entre cada razón. Resultados: (a) Los niños de 6 años mostraron TR más pequeños y mayor cantidad de aciertos que los niños de 4 años. Esto sugiere que la discriminación de cantidades atraviesa un proceso de desarrollo evolutivo. (b) Cuanto mayor fue la razón numérica en la diferenciación de los conjuntos, más efectiva fue la discriminación. Esto sugiere que la razón modula el rendimiento, independientemente de la edad del sujeto...

The ability to estimate and discriminate quantities is of early onset in the development and prior to the acquisition of a symbolic numerical system. The performance on tasks of discrimination is modulated by the number ratio that differentiates the sets, so that smaller reasons result in slower and less effective comparisons. The objective of the present study is to analyze the precision and speed by which 4 and 6 year old children discriminate between two quantities based on the number ratio that distinguishes them. Method: a discrimination task of non-symbolic quantities (ad hoc) was given to 60 children from 4 and 6 years old in the city of Buenos Aires, Argentina. A mixed ANOVA design was carried out to analyze the amount of hits and reaction times (RT) according to age, and the number ratio that differentiates the groups. The Bonferroni contrast test was used to detect the differences in hits and RT between each reasoning. Results: (a) children age 6 showed smaller RT and more hits than children age 4. This suggests that discrimination on the basis of quantities is undergoing a process of evolutionary development. (b) The greater the number ratio in the differentiation of the sets, the more effective the discrimination. This suggests that reason modulates performance regardless of the age of the subject...
Descritores: Testes de Aptidão
Discriminação (Psicologia)
Conceitos Matemáticos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: lil-781580
Autor: Lima, Marcos Felipe Silva de; Cabral, Natália Louise de Araújo; Oliveira, Larissa Praça de; Liberalino, Laura Camila Pereira; Spyrides, Maria Helena Constantino; Lima, Kenio Costa de; Lyra, Clélia de Oliveira.
Título: Estimativa de peso em idosos institucionalizados: qual equação utilizar? / Estimating weight in elderly residents in nursing homes: which equation to use?
Fonte: Rev. bras. epidemiol;19(1):135-148, Jan.-Mar. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte; . Programa de Apoio a Núcleos Emergentes.
Resumo: RESUMO: Introdução: Na impossibilidade de mensuração do peso em idosos, métodos de estimativa podem ser empregados. Entretanto, tais métodos nem sempre são aplicáveis, podendo levar a erros de estimativa que comprometem tanto a prática clínica quanto resultados em estudos epidemiológicos. Objetivo: Comparar e validar métodos de estimativa de peso em idosos residentes em instituições de longa permanência de Natal, Rio Grande do Norte. Métodos: Avaliaram-se as equações qualitativamente pela reprodutibilidade das medidas que as compunham e, quantitativamente, pela diferença média entre o peso mensurado e os estimados, e utilizado o teste t de Student para amostras pareadas ou ANOVA, coeficiente de determinação (R²), raiz do erro quadrático médio (REQM), coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e análise gráfica de resíduos. Adotou-se como valor de significância p < 0,05. Considerou-se aplicável quando a equação apresentava R² > 0,7; menor REQM dentre as equações avaliadas; CCI > 0,7; e respectivo intervalo de confiança 95% com menor distância entre os limites inferior e superior. Resultados: Avaliaram-se 315 idosos de 10 instituições de longa permanência de Natal. O peso corporal médio foi maior nos idosos mais jovens e sem restrição de mobilidade. A análise qualitativa mostrou a equação 5 como a de melhor reprodutilidade, uma vez que não utiliza medidas de dobras cutâneas. A análise quantitativa revelou a equação 5 como a de melhor aplicabilidade em toda a população avaliada e nos diferentes sexos, faixas etárias (60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos ou mais) e condição de restrição de mobilidade. Conclusão: A equação 5 foi aplicável para a estimativa de peso na população avaliada e nos diferentes estratos analisados.

ABSTRACT: Introduction: When it is impossible to measure weight in the elderly, estimation methods can be employed. However, such methods are not always applicable and can lead to estimation errors that compromise both the clinical practice and the results in epidemiological studies. Objective: To compare and validate weight estimation methods in the elderly living in nursing homes in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. Methods: The equations were evaluated qualitatively, by the reproducibility of the measurements that comprised them, and quantitatively, by the mean difference between the measured and the estimated weights, using Student's t -test for paired samples or ANOVA, the coefficient of determination (R²), root mean square error (RMSE), intra-class correlation coefficient (ICC) and graphical analysis of residuals. The significance value adopted was of p < 0.05. It was considered applicable when the equation presented R² > 0.7; lowest RMSE among the evaluated equations; ICC > 0.7; and respective 95% confidence interval with less distance between the upper and lower limits. Results: We evaluated 315 elderly from 10 nursing homes in Natal. The mean body weight was higher in the younger elderly and those without mobility restriction. The qualitative analysis showed the equation 5 as having the best reproducibility, since it does not use skinfold measurements. The quantitative analysis revealed the equation 5 as the one with the best applicability across the studied population and in the different genders, age groups (60 - 69 years, 70 - 79 years, and 80 years or more), and mobility restriction conditions. Conclusion: The equation 5 was applicable for estimating weight in the evaluated population and in the different strata analyzed.
Descritores: Peso Corporal
Avaliação Geriátrica/métodos
-Tamanho Corporal
Estudos Transversais
Conceitos Matemáticos
Casas de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME



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