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Id: biblio-1140750
Autor: Betancur Betancur, Catalina.
Título: Apuntes sobre la interpretación en psicoanálisis / Notes on interpretation in psychoanalysis
Fonte: Poiésis (En línea);28(Dic.):1-13, 2014.
Idioma: es.
Resumo: En este texto abordo algunas cuestiones relativas a la interpretación en el psicoanálisis; para ello hago un breve recorrido por algunas generalidades de la ciencia y por la explicación y la comprensión como propósitos fundamentales de las ciencias naturales y las del espíritu respectivamente, lo que introduce la pregunta por el lugar de la interpretación en la ciencia y, de manera específica, en la pretensión freudiana de dar al psicoanálisis el carácter de científico. Finalmente, realizo un recorrido por la posición de diversos autores frente a la interpretación en el psicoanálisis, para situar así los puntos básicos concernientes al interrogante que guía esta construcción.

In this text I address some questions related to interpretation in psychoanalysis; For this I make a brief tour of some generalities of science and of explanation and understanding as fundamental purposes of the natural sciences and those of the spirit respectively, which introduces the question of the place of interpretation in science and, in such a way specifically, in the Freudian claim to give psychoanalysis the character of scientific. Finally, I make a tour of the position of various authors regarding interpretation in psychoanalysis, in order to thus locate the basic points concerning the question that guides this construction
Descritores: Interpretação Psicanalítica
-Disciplinas das Ciências Naturais
Ciência
Compreensão
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: lil-625939
Autor: Salem, Lionel(coord).
Título: Dicionário das ciências / Dictionary of science.
Fonte: Petrópolis; Vozes;UNICAMP; 1995. 556 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Ciência
Disciplinas das Ciências Biológicas
Disciplinas das Ciências Naturais
Tipo de Publ: Dicionário
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação
BR59.2; 503, S163d. 333


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Id: biblio-939142
Autor: Alves-Mazzotti, Alda Judith; Gewandsznajder, Fernando.
Título: O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa.
Fonte: São Paulo; Pioneira; 2000. 203 p.
Idioma: pt.
Descritores: Disciplinas das Ciências Naturais/métodos
Ciências Sociais/métodos
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 001.42, A474m, 2. ed. 2000


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Id: lil-673975
Autor: Gutiérrez Laboy, Roberto.
Título: Una mirada filosófica a la ética de la investigación / Um olhar filosófico à ética em pesquisa / A philosophical look into research ethics
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);21(1):43-52, jan.-abr. 2013.
Idioma: en; es.
Resumo: En este ensayo se pretende reflexionar en torno a la ética de las investigaciones desde una postura filosófica. Se examinan diversos incidentes en los que los fraudes permean las investigaciones científicas tanto en las ciencias naturales como en las sociales y se expone, por medio del cuestionamiento filosófico, las posibles razones y probables respuestas a tan crucial dilema ético y moral. Al considerarse que los códigos de ética de las investigaciones han sido poco eficaces para gran cantidad de científicos se especula que la filosofía podría ayudar si se escudriña con mayor fortaleza la esencia del ser humano. Exhibiendo muestras que se consideran paradigmáticas en la ética de las investigaciones se sugiere que la concienciación de la fragilidad moral humana, entre otras condiciones, es fundamental para que se construyan códigos morales que sean más efectivos en las investigaciones que se han llevado a cabo.

Neste artigo pretende-se refletir a respeito da ética das pesquisas a partir de uma postura filosófica. São analisados vários incidentes em que as fraudes permeiam as investigações científicas nas ciências naturais e sociais e se expõem, mediante o questionamento filosófico, as possíveis razões e prováveis respostas a esse crucial dilema ético e moral. Considera-se que os códigos de ética das pesquisas têm sido ineficazes para muitos cientistas, pelo que se especula que a filosofia poderia ajudar, na possibilidade de escrutar com maior força a essência do ser humano. Exibindo mostras consideradas paradigmáticas na ética das pesquisas, sugere-se que a conscientização da fragilidade moral humana, entre outras condições, é crucial para construir códigos morais que sejam mais eficazes para as investigações que estão sendo realizadas.

This paper aims to reflect on research ethics from a philosophical stance. The author examines various incidents in which fraud permeates the scientific research both in the natural and social sciences and exposes, through philosophical questioning, possible reasons and likely responses to such crucial ethical and moral dilemma. Considering that most codes of research ethics have been ineffective for many scientists, the author speculates that philosophy could be helpful if the essence of the human being is examined closely and carefully. Displaying samples considered paradigmatic in the ethics of research, it is suggested that awareness of the fragility of human morality, among other conditions, is essential to formulate moral codes that are more effective in the researches being conducted.
Descritores: Filosofia
Disciplinas das Ciências Naturais
Ciências Sociais
Fraude
Moral
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
Carvalho, Daclé Vilma
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Id: lil-670503
Autor: Guimarães, Gilberto de Lima; Viana, Ligia de Oliveira; Matos, Selme Silqueira de; Carvalho, Daclé Vilma; Baroni, Fabíola Carvalho de Almeida Lima.
Título: O valor verdade no ensino da enfermagem: um estudo fenomenológico / El valor verdad en la educación de enfermería: un estudio fenomenológico / The truth value in nursing education: a phenomenological study
Fonte: Rev. gaúch. enferm;34(1):133-139, mar. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo é balizado na teoria de valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala que direciona e justifica o agir profissional. Objetivo: compreender no ato de educar do enfermeiro-docente o valor verdade e discuti-los a luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de maio a junho de 2008. Os dados foram obtidos através de entrevista e analisados compreensivamente. Resultado: o valor verdade emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. Considerações finais: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor verdade ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.

Este artículo está enmarcado en la teoría del valor. La enfermería tiene un conjunto de valores de los que se nutre para desarrollar una escala que dirige y justifica el acto profesional. Objetivo: Comprender en el acto de educar de enfermeros-docentes el valor verdad y discutirlo a la luz de las presuposiciones de Max Scheler. La metodología es cualitativa, centrada en el abordaje fenomenológico. Los participantes del estudio fueron siete enfermeros-docentes de tres instituciones de educación superior de enfermería, ubicadas en la ciudad de Río de Janeiro. El período de ejecución fue de mayo a junio de 2008. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas y analizados exhaustivamente. Resultado: El valor verdad emergió en el discurso del enfermero-docente en el acto de educar. Consideraciones finales: Fue a través del acto de educar que el enfermero presentó el valor verdad al estudiante, confirmándolo como parte integrante de la praxis asistencial de enfermería.

This article is based on the value theory. Nursing possesses a set of values that are used to develop a scale that directs and justifies professional action. Objective: To understand, the act of educating of the nurse- professor, the truth value and discuss it in light of Max Scheler's assumptions. The methodology is qualitative, focusing on phenomenological approach. Study participants were seven nurses-teachers from three institutions of higher nursing education, located in the city of Rio de Janeiro. The study was conducted from May to June 2008. Data were collected through interviews and analyzed comprehensively. Result: Truth emerged in the speech of the nurse-professor in the act of educating. Final Thoughts: It was through the act of educating that nurses presented the truth value to the student, ratifying it as the establishment of nursing assistance praxis.
Descritores: Educação em Enfermagem
Teoria Ética
Docentes de Enfermagem
Conhecimento
Filosofia em Enfermagem
Valores Sociais
-Educação em Enfermagem/métodos
Ética em Enfermagem
Desenvolvimento Humano
Disciplinas das Ciências Naturais
Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Ensino/métodos
Limites: Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-700339
Autor: Zilio, Diego.
Título: Fisicalismo na filosofia da mente: definição, estratégias e problemas / Physicalism in philosophy of mind: definition, strategies and problems
Fonte: Ciênc. cogn;15(1):217-240, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste ensaio é tratar do "problema do corpo", tema essencial à filosofia da mente. Para tanto, pretendemos apresentar por meio de três atividades um panorama geral das discussões sobre o fisicalismo. A primeira atividade consiste na demarcação das principais teses que definem o fisicalismo. A segunda é o tratamento das duas principais estratégias - reducionismo e superveniência - responsáveis por assegurar a hegemonia do mundo físico enquanto mundo delineado pela ciência Física, ressaltando, principalmente, os problemas que as acompanham. Por fim, a terceira atividade é a avaliação dos problemas inerentes às próprias teses que definem o fisicalismo. Esperamos que essa análise possa servir de fundamento para discussões subseqüentes acerca do "corpo" e que, enquanto tal, contribua para a superação dos problemas do fisicalismo.
Descritores: Disciplinas das Ciências Naturais
Relações Metafísicas Mente-Corpo
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-982731
Autor: Souza, Maristela da Silva; Couto, Maíra Lara; Marin, Elizara Carolina.
Título: A relação entre as ciências sociais e as ciências naturais na formação em educação física do CEFD/UFSM / The relationship between social and natural sciences in physical edacation training in CEFD / UFSM / La relación entre ciencias sociales y ciencias natutrales en formación educación física en el CEFD / UFSM
Fonte: Pensar prát. (Impr.);17(1):175-190, jan.-mar. 2014. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo analisa o processo de formação do CEFD/UFSM, no que se refere à relação entre conhecimentos das Ciências Sociais e das Ciências Naturais. Nossa hipótese é a de que existe dicotomia entre tais ciências e que hoje isto se expressa na divisão dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Ao realizarmos pesquisa documental entre os currículos de formação foi possível perceber que, com a divisão na reforma curricular de 2005-2006, a formação em Educação Física no CEFD retrocede na história e divide a área segundo concepções da década de 1960,colocando saber científico e prática pedagógica em polos distintos.

This article analyzes the formation of CEFD / UFSM regarding the relationship between knowledge of social sciences and natural sciences. Our hypothesis is that there is such adichotomy between science and this is expressed today by the division of undergraduateand high school. The documentary research studies EF has enabled note that under the division of curriculum reform 2005-2006, training in Physical Education CEFD back inhistory according to the conceptions of the 1960, because it puts the knowledge scientific and pedagogical practice in different poles.

En este artМculo se analiza el proceso de formaciСn de CEFD / UFSM con respecto a larelaciСn entre el conocimiento de las Ciencias Sociales y Ciencias Naturales. NuestrahipСtesis es que existe una dicotomМa entre tales ciencias y esta se expresa en laactualidad por la divisiСn de Licenciatura y Bachillerato. Nuestra investigaciСn documental de los estudios de EF posibilitС observar que, bajo la divisiСn de la reforma curricular 2005-2006, la formaciСn en EF en CEFD retrocede en la historia de acuerdo alas concepciones de la dИcada de 1960, porque pone el conocimiento cientМfico y laprАctica pedagСgica en distintos polos.
Descritores: Currículo
Disciplinas das Ciências Naturais
Educação Física e Treinamento
Ciências Sociais/educação
-Habilidades Sociais
Limites: Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-948717
Autor: Sousa Moreno, Glaucia; Da Silva, Gabriela.
Título: Conhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciências / Traditional knowledge about medicinal plants and science education curriculum
Fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo;2(1):144-162, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A evolução do conhecimento científico ao longo dos séculos, além dos aspectos tecnológicos e inovações, propiciou o que podemos chamar de "metamorfose cultural" em diversas áreas. Por meio de sua atuação e da ideologia predominante da "ciência como única e/ou principal fonte de verdade" nos deparamos com a perda ou estagnação de conhecimentos populares adquiridos em décadas, tais como o conhecimento tradicional sobre Plantas Medicinais, os quais vêm sendo substituídos pelo conhecimento farmacêutico que contraditoriamente também é produzido com base no conhecimento dos "especialistas tradicionais". Por meio de uma pesquisa in lócus na Agrovila Nova Conquista, no município de Açailândia, Estado do Maranhão, encontramos alta diversidade de plantas medicinais (42 espécies) encontradas nesta área, visto que detectamos seu uso com finalidades medicinais. A partir de entrevistas gravadas, conversas informais e da leitura de referencial teórico, construímos uma proposta pedagógica no ensino de ciências na escola de Educação Básica Oziel Alves em Açailândia-MA, que poderá contribuir para uma articulação entre elementos da realidade local e os conteúdos trabalhados no ensino de ciências na escola em questão.
Descritores: Disciplinas das Ciências Naturais/educação
Plantas Medicinais
População Rural
-Brasil
Etnobotânica
Currículo
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-939368
Autor: Reis, Ivoni de Freitas(org); Reis, João Batista Alves; Barbieri, Roberto Santos.
Título: Tópicos em ciências naturais e da saúde.
Fonte: Caratinga; FUNEC; 2010. 274 p.
Idioma: pt.
Descritores: Ciências da Saúde
Disciplinas das Ciências Naturais/educação
Limites: Humanos
Animais
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 507, R375t, 2010. 016422


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Id: biblio-913237
Autor: Delgado Conde, Karla Natalia; Díaz Martínez, María Alejandra.
Título: Fortalecimiento del conocimiento de la etnobotánica en las plantas medicinales desde el currículo / Strengthening the knowledge of ethnobotany in medicinal plants from the curriculum
Fonte: Revista Tecné, Episteme y Didaxis;(n.esp):285-294, 2014. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: La Etnobotánica es una herramienta útil para el rescate y reconocimiento de los saberes populares. Esta no se contempla en el currículo pudiendo aportar en la enseñanza de las ciencias en lo referente al uso de las plantas medicinales. Buscamos fortalecer el saber etnobotánico en estudiantes del grado quinto de la Institución Educativa Departamental Tierra de Promisión de la ciudad de Neiva ­Huila, a través de una intervención curricular en el aula. Mediante enfoque cualitativo de tipo descriptivo y análisis de contenido de la información proveniente de documentos curriculares, cuestionarios de preguntas abiertas, entrevistas focales y actividades diseñadas y aplicadas en el aula. Dentro de los resultados parciales los estudiantes reconocen algunos usos de las plantas medicinales de su institución debido a la transmisión oral por parte de sus padres o familia.
Descritores: Plantas Medicinais
Etnobotânica
-Disciplinas das Ciências Naturais
Colômbia
Currículo
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME



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