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Id: lil-729513
Autor: Hernández Barbosa, Rubinsten.
Título: Hacia el reconocimiento e impacto internacional / Towards international recognition and impact
Fonte: NOVA publ. cient;11(20):12-14, jul.-dic. 2013. ilus, tab.
Idioma: es.
Descritores: Disciplinas das Ciências Biológicas
-Pesquisa
MEDLARS
Citotoxicidade Imunológica
Limites: Humanos
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Bochner, Rosany
Leal, Maria do Carmo
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Id: lil-710607
Autor: Hortale, Virginia Alonso; Moreira, Carlos Otávio Fiúza; Bochner, Rosany; Leal, Maria do Carmo.
Título: Trajetória profissional de egressos de cursos de doutorado nas áreas da saúde e biociências / Trayectoria profesional de egresados de cursos de doctorado en las áreas de la salud y biociencias / Professional paths of alumni from doctorate programs in health and biological sciences
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;48(1):1-9, 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO : Analisar a trajetória e satisfação profissional de egressos de cursos de doutorado na área da saúde. MÉTODOS : Estudo exploratório com 827 egressos dos cursos de doutorado da Fundação Oswaldo Cruz nas áreas da saúde coletiva, biociências e atenção à saúde, entre 1984 e 2007. Os sujeitos foram agrupados em três coortes temporais. Foi analisado o perfil dos egressos; mapeadas suas trajetórias profissionais, suas percepções sobre a formação recebida; suas motivações para escolha da instituição para realizar o doutorado; e as avaliações efetuadas sobre os cursos. Utilizou-se questionário em formato eletrônico para preenchimento on-line para coleta de dados. RESULTADOS : Existiram diferenças entre as coortes de egressos, relacionadas ao período em que cursaram o doutorado, a distintas trajetórias de formação e processos de trabalho entre egressos das áreas de biociências e saúde e as peculiaridades das diferentes áreas em que a instituição oferece cursos de doutorado: saúde coletiva, biociências e atenção à saúde. CONCLUSÕES : Os resultados possibilitam ampliar o conhecimento das instâncias de gestão acadêmica sobre os processos de formação, estabelecendo uma “linha de base” para o acompanhamento da trajetória dos egressos e contribuir com subsídios para o aprimoramento dos processos de acompanhamento de egressos dos programas de pós-graduação. .

OBJETIVO : Analizar la trayectoria y satisfacción profesional de egresados de cursos de doctorado en el área de la salud. MÉTODOS : Estudio exploratorio con 827 egresados de los cursos de doctorado de la Fundación Oswaldo Cruz en las áreas de la salud colectiva, biociencias y atención a la salud, entre 1984 y 2007. Los individuos fueron agrupados en tres cohortes temporales. Se analizó el perfil de los egresados; se mapeó sus trayectorias profesionales, sus percepciones sobre la formación recibida; sus motivaciones para escoger la institución y realizar el doctorado; y las evaluaciones realizadas sobre los cursos. Se utilizó cuestionario en formato electrónico para colecta de datos on-line. RESULTADOS : Existieron diferencias entre las cohortes de egresados, relacionadas con el período en que cursaron el doctorado, las distintas trayectorias de formación y procesos de trabajo entre egresados de las áreas de biociencias y salud y las peculiaridades de las diferentes áreas en que la institución ofrece cursos de doctorado: salud colectiva, biociencias y atención a la salud. CONCLUSIONES : Los resultados posibilitan ampliar el conocimiento de las instancias de gestión académica sobre los procesos de formación, estableciendo una “línea base” para el acompañamiento de la trayectoria de los egresados y contribuir con subsidios para el mejoramiento de los procesos de acompañamiento de egresados de los programas de postgrado. .

OBJECTIVE : To analyze the career path and professional satisfaction of alumni from the doctorate degree programs in health sector. METHODS : Exploratory study with 827 alumni of doctoral programs in public health, biological and health sciences at the Fundação Oswaldo Cruz , RJ, Southeastern Brazil, from1984 to 2007. The subjects were grouped in three cross-temporal cohorts according to year. The profiles of the alumni were analyzed, their career paths mapped and information on the perceptions of the education they received and the reasons that led them to choose the institute for their doctoral courses gathered, as well as their evaluations of the courses. The data were collected by means of an online questionnaire. RESULTS : There are differences between cohorts of alumni related to the periods they followed the courses, their distinct educational backgrounds and labor processes between those from the biological and health sciences areas, and to the specificities of the different areas where the institution offers doctoral courses: public health, biological and health sciences. CONCLUSIONS : The results allow the academic management of the educational processes to expend its knowledge, thus establishing a baseline for tracking the trajectory of alumni, and may contribute to upgrading the follow up process of Brazilian graduate programs. .
Descritores: Logro
Disciplinas das Ciências Biológicas
Mobilidade Ocupacional
Educação de Pós-Graduação
-Brasil
Estudos de Coortes
Satisfação Pessoal
Inquéritos e Questionários
Limites: Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1093470
Autor: Hernández Navarro, Marlene; Ramírez Patiño, Héctor Eloy.
Título: Estrategia metodológica para la vinculación de los contenidos de la asignatura Morfofisiología I con la situación de salud / A methodological strategy for linking the contents of the subject Morphophysiology I with the health situation
Fonte: Rev. cuba. med. gen. integr;34(4):101-111, oct.-dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La necesidad de la educación científica de todos los profesionales de la salud, para situarlos a la altura de la época en que viven, exige prestar atención explícita a la educación en el trabajo. Existe consenso en que no abundan los ejemplos de trabajos que expresen las exigencias que debe cumplir la educación en el trabajo en el primer año de la carrera de medicina para lograr la vinculación de los contenidos de la asignatura Morfofisiología I con la situación de salud de la comunidad. Objetivo: Proponer el diseño de una estrategia metodológica para la vinculación de los contenidos de la asignatura Morfofisiología I con la situación de salud durante la educación en el trabajo en el primer año de la carrera de medicina. Métodos: Se emplearon modelos de investigación cuantitativos y cualitativos. Se utilizaron métodos empíricos y teóricos y procedimientos estadísticos. El universo estuvo constituido los profesores que impartieron docencia a primer año en los consultorios del Policlínico Norte en el municipio Sancti Spìritus durante el curso 2015-2016. La propuesta se sustentó teóricamente en las concepciones psicológicas y pedagógicas actuales, se constató que existen dificultades de carácter metodológico. Resultados: La propuesta se presentó en forma de acciones a desarrollar por los profesores para la vinculación de los contenidos de la asignatura Morfofisiología I con la situación de salud de la comunidad. Las acciones propuestas se establecen en los tres momentos de la actividad docente: planificación, ejecución y control. Conclusiones: Se caracterizó la educación en el trabajo del primer año de la carrera de medicina, en el área de salud del policlínico Norte de la ciudad de Sancti Spíritus en el curso 2015-2016, lo que permitió identificar los elementos a tener en cuenta en la integración de los conocimientos y habilidades de la asignatura Morfofisiología I con la situación de salud de la comunidad(AU)

Introduction: The need for scientific education of all health professionals, in order to set their performance based on the quality of current times, requires explicit attention to education at work. There is a consensus that there are not many examples of works that show the demands that education at work must meet in the first academic year of the medical major aimed at attaining the association between the contents of the subject Morphophysiology I and the health situation of the community. Objective: To propose the design of a methodological strategy for linking the contents of the subject Morphophysiology I with the health situation during education at work in the first academic year of the medical major. Methods: Quantitative and qualitative research models were used. Empirical and theoretical methods as well as statistical procedures were used. The study population was made up by the professors who taught in the first academic year in the family doctor offices of Policlínico Norte in Sancti Spíritus Municipality during the academic year 2015-2016. The proposal was based theoretically on current psychological and pedagogical conceptions, while methodological difficulties were found. Results: The proposal was presented as actions to be developed by the professors in order to link the contents of the subject Morphophysiology I with the health situation of the community. The proposed actions are established in the three moments of the teaching activity: planning, execution and control. Conclusions: Education at work of the first academic year of the medical major was characterized in the health area of ​​Policlínico Norte of Sancti Spíritus in the academic year 2015-2016, which allowed identifying the elements to be taken into account in the integration of knowledge and skills from the subject Morphophysiology I with the health situation of the community(AU)
Descritores: Fisiologia
Diagnóstico da Situação de Saúde
Disciplinas das Ciências Biológicas/educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Zicker, Fábio
Id: lil-500944
Autor: Guerriero, Iara Coelho Zito(org); Schmidt, Maria Luisa Sandoval(org); Zicker, Fabio(org).
Título: Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde / Ethics of humanities and social research in health.
Fonte: São Paulo; Aderaldo & Rothschild; 2008. 308 p. (Saúde em debate, 188).
Idioma: pt.
Descritores: Bioética
Disciplinas das Ciências Biológicas
Ciências Sociais
Ética em Pesquisa
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 174.9, 30. 49897/2008; BR67.1; 174.9, 30, ex.2. 49981/2008; BR1.1/4032.00; BR191.1; W50, E41


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Id: biblio-995970
Autor: Terrado Quevedo, Sara Pura; Galano Guzmán, Zulema Guadalupe; Sotomayor Oliva, Delia; Rubio Méndez, Darío; Pérez Delgado, Nuria.
Título: Experiencias en la implementación de la disciplina Bases Biológicas de la Medicina en el plan de estudio D / Experiences in the implementation of the discipline Biological Bases of Medicine in the study plan D
Fonte: Rev. inf. cient;97(1):i:155-f:164, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó este trabajo con el objetivo de describir las experiencias en la implementación de la disciplina Bases Biológicas de la Medicina (BBM) en el plan "D" del primer año de la carrera de Medicina en la Universidad de Ciencias Médicas de Guantánamo, identificar las deficiencias en la ejecución del mismo y generar soluciones adecuadas para el mejoramiento de la calidad del proceso formativo. Se utilizaron métodos descriptivos para reflejar las características de esos procesos y resultados. Se partió de un análisis histórico lógico del contexto local. Se estudiaron documentos y se realizaron entrevistas grupales y criterios de expertos. Se identificaron fortalezas, debilidades y se realizaron propuestas de soluciones para cada una de las deficiencias identificadas(AU)

This work aims to describe the experiences in the implementation of the discipline Biological Bases of Medicine in plan "D" of the first year of the medical course at the University of Medical Sciences of Guantanamo, identify deficiencies in the execution of the same and generate Adequate solutions for the improvement of the quality of the training process. Descriptive methods were used to reflect the characteristics of those processes and results. It was based on a logical historical analysis of the local context. Documents were studied and group interviews and expert criteria were carried out. Strengths and weaknesses were identified and solutions were proposed for each of the identified deficiencies(AU)
Descritores: Disciplinas das Ciências Biológicas/educação
Currículo
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU419.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Guantánamo


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Id: biblio-1354985
Autor: Fonseca, Graciela Soares; Barbato, Paulo Roberto; Bagatini, Margarete Dulce.
Título: Desafios da docência: reflexões a partir da vivência em um curso de graduação em medicina / Teaching challenges: reflections from the experience in a medicine course
Fonte: Medicina (Ribeiräo Preto);53(4), nov. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Introdução:Os novos cursos de medicina demandam inovações pedagógicas e curriculares que intensificam os desafios da prática docente. Objetivo: O trabalho objetiva apresentar os desafios da docência em um curso de graduação em medicina, viabilizado pelo Programa Mais Médicos, a partir da narrativa de três professores. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência construído a partir de narrativas reflexivas redigidas livremente por cada um dos docentes, em momentoúnico, no primeiro semestre de 2019. Elas foram sistematizadas e organizadas por um dos autores. Resultados: Dois dos docentes são graduados em odontologia, com pós-graduação na área de saúde coletiva, participando dos oito ComponentesCurriculares Regulares (CCR) ligados à essa área. A terceira docente é farmacêutica, com pós-graduação em Ciências Biológicas e compõe os componentes de Processos Biológicos III e IV e Temas Emergentes na Formação Médica 3. As narrativas revelam o quanto o cenário da educação médica é singular e gerador de desafios próprios. O modelo contra-hegemônicodo referido curso de medicina gera insegurança para os atores envolvidos, sobretudo pela ausência de referencial comparativo. Além disso, a construção do curso demanda energia extra, visto que se parte do zero para organização de todas as demandas. O uso de metodologias ativas de aprendizagem constitui outro desafio, uma vez que os docentes foram formados sob a ótica do modelo tradicional. Outro aspecto apontado como desafiador pelos três docentes ­ chamando atenção para o fato de nenhum deles ser médico ­ é apresentar formação de graduação em outros cursos da área da saúde e o quanto isso causa incompreensões e resistências, manifestada por estudantes e colegas docentes. Por fim, no contexto atual de exercício da docência, o uso intenso de dispositivos tecnológicos foi apontado pelos docentes como um desafio, talvez o mais com plexo deles já que seu uso é massivo e é complexo "competir" e organizar uma aula que seja atrativa a ponto de fazer com os estudantes se "desconectem" para se concentrar no que está sendo trabalhado. Conclusão: Conclui-se que a docência em cursos de medicina, em especial naqueles orientados pelas novas DCN, apresenta desafios variados que precisam ser compreendidos e contornados para propiciar uma prática exitosa. (AU)

ABSTRACT: Introduction: The new medical courses demand pedagogical and curricular innovations that intensify the challenges of the teaching practice. Objective: This work presents the challenges of teaching in an undergraduate medical course, made possible by the Mais Médicos Program, based on the narrative of three professors. Methodology: it is an experience report from reflective narratives written by each professional in the first term of 2019. They were systematized and organizedby one of the authors. Results: Two of the professors are graduated in dentistry, with postgraduate studies in the area of collective health, participating in eight regular curriculum component components linked to this area. The third professor is a pharmacist, with a postgraduate degree in Biological Sciences and composes the components of Biological Processes III and IV and Emerging Themes in Medical Education 3. The narratives reveal how the current scenario is unique and what the current problem is. The counter-hegemonic model of the medical course generates insecurity for the actors involved, mainly due to the lack of comparative reference. Also, the construction of the course requires extra energy since it starts from zero to organize the demands. The use of active learning methodologies is another challenge since the documents were formed from the perspective of the traditional model. Another aspect pointed out as challenging by the three professors - calling attention to the fact that none of them are doctors - is the graduation training in other courses in the health area and the extent to which this causes misunderstandings and resistance, revealed by students and doctors. Finally, in the current con-text of teaching, the intensive use of technological devices has been addressed by professors as a challenge, perhaps the most complex of them since its use is massive and it is hard to "compete" with it and organize the lessons to be attractive to make students "disconnect" from it to focus on what is being done. Conclusion:It was concluded that teaching in medical courses, especially in those guided by DCN, presents varied challenges that require understanding and circumvented to provide a successful practice. (AU)
Descritores: Ensino
Disciplinas das Ciências Biológicas
Universidades
Aprendizagem
Medicina
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1354470
Autor: Gheno, Ediane Maria; Santin, Dirce Maria; Lascurain-Sánchez, María Luisa; Martins, Leo Anderson Meira; Mata, Luiz Felipe Sfoggia da; Garroni, Marcelo; Bifi, Felippo; Calabró, Luciana; Souza, Diogo Onofre.
Título: Scientific production and most researched diseases in the Biological Sciences postgraduate programs in Brazil / Produção científica e doenças mais pesquisadas nos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas no Brasil
Fonte: Semina cienc. biol. saude;43(1):129-152, jan./jun. 2022. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: This macro-level scientometrics study aimed to analyze the similarities and differences in the scientific communication patterns of the Brazilian postgraduate programs (BPPs) belonging to the Biological Sciences II field (BS2), as defined by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Also, it was identified the most researched diseases and it was discussed their relationship with the needs of Brazilian public health considering the burden of disease (Disability-Adjusted Life Year - DALY, Brazil) estimated by the World Health Organization (WHO). Thus, the scientific production of the BS2's sub-areas Biophysics, Biochemistry, Pharmacology, Physiology, and Morphology was evaluated from 2013 to 2016, through considering the citation impact, Impact Factor (Journal Citation Reports), and scientific collaboration. Data collected included formal information provided to CAPES by all BPPs through the Plataforma Sucupira as well as metadata from Web of Science documents. In addition, were employed the standardized Medical Subject Headings (PubMed) for the analysis of researched diseases. We concluded that the patterns of scientific communication in Biophysics, Biochemistry, Pharmacology, Physiology, and Morphology were predominantly different. Thus, there is a need to consider specificities among the five sub-areas in the evaluation process performed by CAPES. Different approaches are revealed by identifying the most frequently researched diseases and explaining the contributions of each sub-area for Brazilian public health.

Este estudo cientométrico de nível macro teve como objetivo analisar as semelhanças e as diferenças nos padrões de comunicação científica dos programas de pós-graduação brasileiros (PPGs) da área de Ciências Biológicas II, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, foram identificadas as doenças mais pesquisadas e foi discutido sua relação com as necessidades de saúde pública brasileira, considerando a carga de doenças (Disability-Adjusted Life Year - DALY, Brasil) estimada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a produção científica das subáreas Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Morfologia da área de Ciências Biológicas II foi avaliada de 2013 a 2016, considerando o impacto de citações, o Fator de Impacto (Journal Citation Reports) e a colaboração científica. Os dados coletados incluíram informações declaradas à CAPES por todos os PPGs por meio da Plataforma Sucupira, bem como metadados de documentos da Web of Science. Além disso, foram utilizados os cabeçalhos de Medical Subject Headings (PubMed) para a análise das doenças pesquisadas. Concluímos que os padrões de comunicação científica entre as subáreas Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Morfologia foram predominantemente diferentes. Assim, é necessário considerar as especificidades entre as cinco subáreas no processo de avaliação realizado pela CAPES. Diferentes abordagens são reveladas a partir da identificação das doenças mais pesquisadas e da explicação das contribuições de cada subárea para a saúde pública brasileira.
Descritores: Organização Mundial da Saúde
Disciplinas das Ciências Biológicas
Medical Subject Headings
Fator de Impacto
Metadados
-Pós
Bioquímica
Biofísica
Saúde Pública
PubMed
Limites: Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-901832
Autor: Contreras Islas, David Sebastián; Kelber Lifshitz, Carlos; Mendieta Márquez, Enrique; Pérez Hernández, Marco Aurelio.
Título: Diagnóstico de componentes bioéticos en el ámbito educativo de ciencias biológicas y de la salud / Diagnosis of bioethical components in the field of education in biological and health-sciences / Diagnóstico de componentes de bioética no âmbito de ensino de ciências biológicas e da saúde
Fonte: Rev. latinoam. bioét;17(1):14-35, ene.-jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Las múltiples crisis ecológico-sociales de la actualidad necesitan que la bioética global se integre a la educación superior en Ciencias Biológicas y de la Salud. Partiendo de esta premisa y con miras a desarrollar estrategias educativas que fortalezcan la adquisición de actitudes bioéticas entre los alumnos de las licenciaturas de la División de Ciencias Biológicas y de la Salud (DCBS) de la Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa (UAM-I), nuestro equipo realizó dos estudios entre 2012 y 2014, con el objetivo de conocer el contenido de bioética en planes y programas de las licenciaturas de la DCBS y las actitudes de los alumnos de licenciatura, para los cuales se emplearon una metodología de análisis de coincidencias con palabras clave y un cuestionario tipo Likert. Los resultados sugieren que la bioética no se ha incluido adecuadamente en el contenido de planes y programas, ni ha jugado un papel importante en la formación de las actitudes de los estudiantes que; sin embargo, no son tan desfavorables al respecto. Con base en lo anterior, los autores sugerimos una serie de estrategias educativas que podrían mejorar dicha situación, así como otro tipo de análisis para profundizar en el conocimiento de esta problemática.

The multiple ecological and social crisis of today require the integration of global bioethics into higher education in Biological and Health Sciences. Based on this premise and with the intention of developing educational strategies to strengthen the acquisition of bioethical attitudes among the undergraduate students of the Division of Biological Sciences and Health (DCBS) of the Autonomous Metropolitan University, Iztapalapa (UAM-I), our team conducted two studies between 2012 and 2014, aiming to know the content of bioethics in plans and research programs of the degrees offered at the DCBS and the attitudes of undergraduate students. Therefore, we used a methodology of keyword analysis and a Likert questionnaire. Our results suggest that bioethics has not been adequately included as a content of plans and study programs, nor has it played an important role in shaping the attitudes of students. These attitudes, however, are not so unfavorable. Based on the above, we suggest some educational strategies that could improve the situation, as well as another type of analysis to deepen the knowledge of this problem.

As múltiplas crises ecológico-sociais da atualidade precisam que a bioética global integre-se ao ensino superior em Ciências Biológicas e da Saúde. Partindo deste principio e com vista a desenvolver estratégias educacionais que fortaleçam a aquisição de atitudes bioéticas entre os estudantes das licenciaturas da Divisão de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) da Universidade Autônoma Metropolitana, Iztapalapa (UAM-I), nossa equipe realizou dois estudos entre 2012 e 2014, com o objetivo de conhecer o conteúdo da bioética nos planos e programas das licenciaturas da Divisão de Ciências Biológicas e da Saúde e as atitudes de alunos de licenciaturas, para o os quais foram empregados uma metodologia de análise de coincidências com palavras-chave e um questionário do tipo Likert. Os resultados sugerem que a bioética não tem sido adequadamente incluída no conteúdo dos planos e programas, e nem tem desempenhado um papel importante na formação das atitudes dos alunos que; no entanto, não são tão desvantajosos ao respeito. Com base no exposto, os autores sugeriremos uma série de estratégias educacionais que poderiam melhorar dita situação, bem como outras análises para aprofundar na compreensão deste problema.
Descritores: Bioética
-Disciplinas das Ciências Biológicas
Universidades
Ciências da Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


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Id: lil-409281
Autor: Fernandez Juarez, Gerardo.
Título: Salud e interculturalidad en América Látina: perspectivas antrológicas / Health and cultural diversity in Latin America: anthropological prospects.
Fonte: La Paz; ABYA YALA;UCLM; ago. 2004. 350 p. ilus, tab.
Idioma: es.
Descritores: Diversidade Cultural
Cultura
Disciplinas das Ciências Biológicas
Migração Humana
-Bolívia
Chile
Guatemala
América Latina
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BO2.1 - Centro de Información y Documentación
BO2.1; WB120 F363s


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Id: biblio-1083161
Autor: Pavan, C(org); Cunha, A. de Brito(org).
Título: Genética: aspectos modernos da genética pura e aplicada / Genetics: modern aspects of the pure and applied genetics.
Fonte: Sao Paulo; Nacional; 1963. xiv,542 p. ilus, graf, tab, 21cm.
Idioma: pt.
Descritores: Aprendizagem
Disciplinas das Ciências Biológicas/educação
Ensino
Genética
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer
BR191.1; QH, G286



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