Base de dados : LILACS
Pesquisa : H01.770 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1659 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 166 ir para página                         

  1 / 1659 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1038439
Autor: Musso, Carlos G; Dricas, Débora; González-Torres, Henry.
Título: Aplicación del arte a la investigación científica: fundamentos de un método original para su utilización / Applying art to scientific research: Reasons for using an original method
Fonte: Arch. argent. pediatr;116(5):353-358, oct. 2018. ilus.
Idioma: en; es.
Resumo: El arte en virtud de su poder simbólico puede funcionar como instrumento cognitivo y contribuir, incluso, al proceso de investigación científica, sobre todo, en sus etapas de generación de hipótesis y discusión de datos, debido a su capacidad inductora del pensamiento intuitivo y creativo. En el presente artículo, se propone un método para llevar a la práctica esta concepción, basado en la exposición de los científicos a actividades artísticas colectivas en ambientes protegidos, metodología diseñada a partir de experiencias relatadas por destacados artistas y científicos.

Art, by virtue of its symbolic power, may function as a cognitive instrument and even as an aid in the scientific research process, especially in the phase of hypothesis generation and data analysis given its ability to induce creative and intuitive thinking. In this article, we propose a method to put such concept into practice based on the exposure of scientists to collective artistic activities in protected settings, a methodology developed from the experiences described by renowned artists and scientists.
Descritores: Arte
Pesquisa
Ciência
Simbolismo
Cognição
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


  2 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: lil-782905
Autor: CAMPOS, Flávia Milagres; PRADO, Shirley Donizete; FERREIRA, Francisco Romão; KRAEMER, Fabiana Bom.
Título: Food service in the scientific field of Food and Nutrition: Reflections about scientific conceptions and research / Alimentação coletiva no campo científico da Alimentação e Nutrição: reflexões sobre concepções científicas e pesquisa
Fonte: Rev. Nutr. (Online);29(3):425-433, mai.-jun. 2016.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Supported by the categories of capital and scientific field of Bourdieu, this paper aims to situate, in the Food and Nutrition field, the core of knowledge and practices here called food service, and to provide evidence that the agents that operate in this core acknowledge that their quantum of scientific capital is insufficient to maintain distinct positions in the field. Realizing their lack of prestige in the scientific field, some of these agents seek to redirect their activities, traditionally focused on the labor market, aiming to participate in graduate programs, since that is where institutionally recognized scientific research occurs. The outline of an approaching movement with the world of research is recognized in this core. This discussion proposes a reflection on the image of science that anchors food service research and the challenges related to the current conditions for scientific practice in Brazil. This essay discusses the framing in the hegemonic research model, based on the natural sciences. We questioned the adoption of a single way of research, since food service has multifaceted aspects, which demands epistemological plurality.

RESUMO Apoiado nas categorias de campo e capital científico de Bourdieu, o presente trabalho busca situar o núcleo de saberes e práticas, aqui denominado alimentação coletiva, dentro do campo da Alimentação e Nutrição, bem como apresentar elementos que mostram que os agentes atuantes nesse núcleo reconhecem como insuficiente seu quantum de capital científico para manter posições mais distintas no campo. Percebendo-se desprivilegiados no campo científico, parte desses agentes busca redirecionar suas atividades, tradicionalmente voltadas para o mercado de trabalho, com o fito de participar de programas de pós-graduação, já que estes se configuram como local institucionalmente reconhecido da pesquisa científica. Esboça-se um movimento no sentido de aproximar mais esse núcleo do mundo da pesquisa. A partir dessa discussão, busca-se refletir sobre a imagem de ciência que ancora a pesquisa na alimentação coletiva e os desafios que se colocam ante as condições atualmente estabelecidas para a prática científica no Brasil. Problematiza-se, neste ensaio, o enquadramento no modelo hegemônico de pesquisa, calcado nas ciências da natureza. Questiona-se a adoção de uma única forma de pesquisar no âmbito da alimentação coletiva que, frente ao seu caráter multifacetado, demanda abordagens pluriepistêmicas.
Descritores: Ciência
Conhecimento
Alimentação Coletiva
Serviços de Alimentação
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


  3 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-975079
Autor: Dáher Nader, Jorge Elías; Panunzio, Amelia Patricia; Hernández Navarro, Marlene Isabel.
Título: La investigación científica: una función universitaria a considerar en el contexto ecuatoriano / Scientific research: a university function to be considered in the Ecuadorian context
Fonte: Edumecentro;10(4):166-179, oct.-dic. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La investigación científica es un indicador de la calidad de los procesos en el ámbito universitario, por lo que debe ser incrementada en virtud de los resultados de los trabajos realizados por los docentes investigadores y estudiantes. El objetivo del presente trabajo es realizar una revisión bibliográfica para conocer el estado de la investigación científica en el contexto universitario, particularmente el ecuatoriano. Se consultaron fuentes de educación superior y educación médica, relacionados con el tema, en bases de datos electrónicas como: Latindex, SciELO, Scopus, LILACS.

Scientific research is an indicator of the quality of the processes in the university environment, so it must be increased by virtue of the results of the work carried out by the researching professors and students. The aim of the present work is to carry out a bibliographic review to know the state of scientific research in the university context, particularly the Ecuadorian one. Sources of higher education and medical education, related to the subject, were consulted in electronic databases such as: Latindex, SciELO, Scopus, LILACS.
Descritores: Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Ciência
Educação Médica
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  4 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1049638
Autor: Vido, Maria da Penha Martins.
Título: O cinema como modalidade didática: a percepção sobre hábitos alimentares de estudantes do programa de educação de jovens e adultos de uma escola pública do Rio de Janeiro / Cinema as a didactic modality: the perception of eating habits of students in the youth and adult education program of a public school in Rio de Janeiro.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 137 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Nas últimas décadas o aumento do sobrepeso e da obesidade tornou-se uma preocupação mundial. As transformações sociais promoveram mudanças nos hábitos alimentares e, consequentemente, no padrão de saúde da sociedade. Esse novo cenário acarreta mais gastos com saúde pública, pois favorece inúmeras enfermidades crônicas, tais como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. No Brasil esse quadro é ainda mais preocupante, pois a essas enfermidades se juntam as doenças da pobreza. O aumento do sobrepeso e da obesidade representa um desafio para a educação alimentar e nutricional, que deve levar em conta os múltiplos componentes que envolvem a alimentação humana, ou seja, a relação entre o homem, alimento e sociedade. Nessa perspectiva a arte pode ser facilitadora da compreensão dos sentidos e significados do alimento no cotidiano, e o cinema, em especial, pode ser um propulsor de sensações e emoções capazes de afetar o comportamento dos indivíduos. Com base nessas premissas, este estudo propôs o desenvolvimento de uma abordagem metodológica utilizando oficinas de ciência e arte, baseadas no cinema, visando a educação alimentar e nutricional de jovens e adultos, numa visão ampliada das perspectivas históricas, culturais e de políticas alimentares. Participaram desta pesquisa estudantes do programa de educação para jovens e adultos (PEJA), da alfabetização e do ensino fundamental II, da Escola Municipal Desembargador Montenegro, no município do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica foi qualitativa, segundo o método de análise do conteúdo de Lawrence Bardin. Foi realizada uma revisão bibliográfica e pesquisados filmes que abordavam temas ligados a questões alimentares. As oficinas foram filmadas, gravadas e transcritas para a análise dos dados

Os filmes selecionados foram "Ratatouille" (animação) e "Muito além do Peso" (documentário). Foram realizadas oficinas dialógicas distribuídas em quatro encontros. No primeiro encontro foi aplicado um questionário com questões referentes ao perfil sociodemográfico e hábitos alimentares dos participantes, e verificados seu peso e altura. A maioria dos participantes era do sexo feminino (63%, 22/35) e 70% (16/23) deles apresentavam sobrepeso ou obesidade. Apenas 22% (7/32) consumiam frutas, legumes e verduras de acordo com a recomendação da OMS. No segundo e terceiro encontros foram exibidos os filmes Ratatouille e Muito Além do Peso, respectivamente; feitas rodas de conversa para a discussão dos filmes e realizadas oficinas de "Saberes, sabores e afetos" (degustação de sabores, leitura de rótulos e medida da quantidade de açúcar nos alimentos). No quarto e último encontro, foi aplicado um questionário com perguntas referentes aos filmes apresentados e organizada uma roda de conversa tendo como tema norteador as histórias de receitas das famílias dos alunos. A análise do conteúdo das rodas de conversa e dos questionários revelou uma avaliação positiva da quase totalidade dos participantes com respeito à abordagem metodológica por meio de filmes e de oficinas. As oficinas dialógicas desenvolvidas nesta pesquisa, baseadas em conteúdo fílmico, revelaram-se como uma ix modalidade de ensino facilitadora do processo de ensino-aprendizagem em Educação Alimentar e Nutricional, constituindo-se como recurso válido para a discussão de temas complexos. (AU)
Descritores: Arte
Ciência
Educação Alimentar e Nutricional
Filmes Cinematográficos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  5 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-674954
Autor: Barclay, Fernando.
Título: Albert Einstein, su cerebro y la ciencia / Albert Einstein, your brain and science
Fonte: Artrosc. (B. Aires);19(2):i-ii, 2012.
Idioma: es.
Descritores: Ciência/história
Criatividade
Editoração
Publicações Científicas e Técnicas
Limites: História do Século XVIII
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR337.1 - Biblioteca A.A.O.T.


  6 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-196980
Autor: Universidade de Säo Paulo. Hospital das Clínicas. Instituto do Coraçäo.
Título: Boletim de atividades científicas 1996 / Bulletin of scientific activities 1996.
Fonte: Säo Paulo; Universidade de Säo Paulo. Hospital das Clínicas. Instituto do Coraçäo; 1997. 412 p. graf.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa
Ciência
Cardiologia
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3010.00; BR44.1; LI2627


  7 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-196975
Autor: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Título: 47ª Reuniäo Anual da SBPC: Anais (Conferências, simpósios e mesas redondas) / 47nd Annual Meeting of SBPC: Anals (Conferences, symposiums and round table).
Fonte: s.l; s.n; jul. 1995. 290 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Reuniäo Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 47, Säo Luís, 9-14 jul. 1995.
Descritores: Ciência
Tipo de Publ: Congressos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3005.00; BR68.1; E.158 1995 v.1, v.2; BR28.1; EV79 v.1, v.2


  8 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-196930
Autor: Oliveira, Glaucia Maria Gleibe de(coord); Missiaggia, Sérgio(coord).
Título: 3§ Congresso de Iniciaçäo Científica da UnB: anais / 3§ Congress of Scientific Initiation of University of the Brasília: proceedings.
Fonte: Brasília; Universidade de Brasília; jul. 1997. 534 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso de Iniciaçäo Científica da UnB, 3, Brasília, 30-31 jul. 1997.
Descritores: Pesquisa
Ciência
-Tecnologia
Agronomia
Agricultura Florestal
Disciplinas das Ciências Biológicas
Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2992.00; BR19.1; 001(817.4)(061.3) C749c 1997


  9 / 1659 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-153349
Autor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçäo; .Universidade Católica de Goiás. Vice-Reitoria de Pós-Graduaçäo e Pesquisa; .Universidade Federal de Goiás. Pró-Reitoria de Pesquisa; .Universidade Federal de Uberlândia. Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensäo.
Título: Anais do 1§ Encontro de Iniciaçäo Científica: resumos / Annals of the 1st Meeting on Scientific Initiation: abstracts.
Fonte: Campo Grande; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; 1992. 195 p.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Encontro de Iniciaçäo Científica, 1, Campo Grande, 3-5 jun. 1992.
Descritores: Pesquisa
Ciência
-Estudantes
Brasil
Limites: Seres Humanos
Animais
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2624.00; BR22.1; R 001.4 P953pr


  10 / 1659 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id: lil-153347
Autor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçäo.
Título: Anais do I Congresso de Iniciaçäo Científica da UFRN: resumos / Annals of the 1st Congress on Scientific Initiation of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte: abstracts.
Fonte: Natal; s.n; s.d. 219 p.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso de Iniciaçäo Científica da UFRN, 1, Natal, 20-21 out. 1988.
Descritores: Pesquisa
Ciência
-Estudantes
Limites: Seres Humanos
Animais
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2623.00; BR1274.1; 001.891 C749a UFRN/CE EVEN



página 1 de 166 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde