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Id: biblio-1053045
Autor: Azevedo, Sandra Maria Gomes de.
Título: Estudo das contribuições educacionais e sociais do Programa Jovens Talentos para a Ciência Faperj, em Miracema-RJ / Study of the educational and social contributions of the Youth Talent Program for Science Faperj, in Miracema-RJ.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 201 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O ensino básico brasileiro está em fase de transição de um ensino bancário centrado no professor, conteudista, fragmentado e descontextualizado, pautado em livros didáticos para um ensino centrado no educando baseado em estudo ativo com metodologias diferenciadas. Uma das razões para essa mudança é despertar no educando o interesse pelo estudo. Alinhada a essa problemática as instituições de pesquisas com o objetivo de despertar nos jovens de educação básica o interesse pelas ciências investem em Programas de pré-iniciação cientifica, que são desenvolvidos pedagogicamente pela metodologia de projetos, que é uma metodologia ativa. Toda metodologia ativa tem sua base em teorias construtivistas, na qual o estudante é protagonista na construção do conhecimento e o professor tem o papel de mediador. Esta pesquisa é um estudo de caso qualitativo, cujo objetivo foi estudar as contribuições educacionais e sociais do "Programa Jovens Talentos para a Ciência/FAPERJ" no período de 2010 a 2017, na cidade de Miracema. Portanto, foram identificados: (i) as contribuições do Programa na ótica dos participantes (estudantes, docente e comunidade); (ii) os projetos desenvolvidos nesse período, seus produtos e impactos na sociedade miracemense; (iii) os documentos relacionados ao Programa, que foram catalogados e inseridos em um banco de dados. Nesse período participaram do Programa 137 jovens, desses dez, ainda, não concluíram o ensino médio. Então, os resultados apresentados são de 127 JT. O quantitativo de estudantes do sexo feminino foi de 55% e 45% masculino. 94,49% ingressaram no nível superior, desses 64,53% estão em universidade públicas e 56,47% em instituições privadas, com bolsas de 100% pelo Programa Universidade para todos (PROUNI). 30% optaram pela área de Ciências da Saúde e 19,16% pelas Ciências Biológicas.

Durante esse período foram desenvolvidos 93 projetos, sendo que 32, ainda estão ativos. Os projetos abordavam a realidade histórica, literária, social, ambiental e/ou de saúde da cidade. A maioria dos estudantes, orientadores e da comunidade escolar afirmou que o Programa foi uma ótima experiência, que contribuiu na vida pessoal, intelectual e profissional dos estudantes, assim como favoreceu na escolha da carreira profissional, no desenvolvimento da criticidade, da autonomia, da oralidade. Além disso proporcionou mais responsabilidade, comprometimento com os estudos, a trabalhar em equipe, na relação consigo mesmo e com o outro, dentre outras capacidades. As críticas ao Programa foram: o pequeno quantitativo de vagas, falta de laboratório com equipamentos científicos e na necessidade de aumento no valor da bolsa. Os participantes não apresentaram sugestões de melhoria para o Programa. Acreditamos que o sucesso do Programa, em Miracema se deve a metodologia empregada que é de cunho construtivista e ao fato dos projetos que foram desenvolvidos estarem diretamente relacionados a realidade dos estudantes. As práticas construtivistas favorecem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, da autonomia e na tomada de decisão. A tomada de decisões pelos estudantes e por meio de seus atos. Transformar a realidade em que está inserido é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a formação do cidadão crítico e autônomo. (AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Ciência
Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Acreditação de Programas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1025002
Autor: Achig Balarezo, David Ricardo.
Título: Ciencia y Sabiduría / Science and Wisdom
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;37(2):1-6, Septiembre 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: En la sociedad actual las instituciones del conocimiento como las Univer-sidades adquieren una importancia estratégica pues además de formar el talento humano son capaces de desarrollar ciencia y tecnología en diver-sas áreas [1] incluida la salud, su horizonte es el método científico para conocer e interpretar la realidad [2]; la siguiente ruptura epistemológica será transformarla.La ciencia surge del contacto con la realidad [3,4], el método o camino para acercarse a los hechos o fenómenos ha cambiado de paradigmas a lo largo de la historia [5], no obstante en estos tiempos contemporáneos se man-tienen influencias marcadas del positivismo y la racionalidad instrumental; en esta trayectoria de evolución lineal como lo defendió Kuhn [6-8] cuando la ciencia hace un nuevo descubrimiento, el conocimiento anterior debe re-analizado y reformulado para demostrar su veracidad dentro del método.
Descritores: Ciência
Estudantes de Ciências da Saúde
Tecnologia
-Universidades
Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-988418
Autor: Ramírez, Victor Manuel Toledo.
Título: Homeopatía e Investigación: el Reto / Homeopathy and Research: the Challenge
Fonte: Homeopatia Méx;86(711):36-43, nov.- dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: La investigación bajo el método científico fue el cimiento sobre el cual nació la Homeopatía. No se conocen a la fecha los mecanismos de acción, aunque se cuenta con mucha información que confirma las acciones curativas en el orden clínico. Sin embargo, hace falta conocer más acerca de los mecanismos fisiopatológicos y de respuesta en los sistemas vivos, por lo que se plantea la necesidad de continuar investigando, ampliar los criterios en forma interdisciplinaria y romper los paradigmas tanto de los científicos como de los legos. Hay todavía un universo por explorar, porque lo que sabemos es una ínfima parte de lo que existe y tal vez no contamos con los instrumentos o las formas adecuadas para conocer lo que deseamos... aún. (AU)

Research under the scientific method was the foundation on which Homeopathy was born. The mechanisms of action are not known to date, although there is a lot of information that confirms the curative actions in the clinical order. However, it is necessary to know more about the physiopathological and response mechanisms in living systems, which is why there is a need to continue research, to broaden the criteria in an interdisciplinary way and to break the paradigms of both scientists and lay people. There is still a universe to be explored, because what we know is a tiny part of what exists and maybe we do not have the instruments or the adequate ways to know what we want... even. (AU)
Descritores: Pesquisa
Ciência
Homeopatia
-Medicina Baseada em Evidências
Responsável: BR926.1 - Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho


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Id: biblio-1053337
Autor: Giacobone, Roberta; Rocha, Bárbara Mariano da; Rosa, Camila Terra da; Semensato, Márcia; Antoniazzi, Samanta.
Título: Entre ciência e singularidade: o inconsciente / Between science and singularity: the unconscious
Fonte: Rev. CEP-PA;24:155-161, 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Inconsciente (Psicologia)
-Ciência
Responsável: BR1637.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1052181
Autor: Souza, Juliano de.
Título: Digressões acerca da ciência aplicada do movimento humano (ou sobre como podem prosperar revoluções simbólicas na área de educação física?) / Digressions about the applied science of the human movement (or about how to prosper symbolic revolutions in the Physical Education area?)
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):43-63, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da localização do debate epistemológico da Educação Física (EF) brasileira frente aos ímpetos de desenvolvimento mais marcantes dessa agenda em escala internacional, irei, de um ponto de vista metacientífico, reunir argumentos em favor da ideia de que a EF não só possui um objeto investigativo delimitado como também se configura como ciência aplicada do movimento humano. Nesse percurso, vou sugerir que o movimento humano pode ser reconduzido ao centro do debate epistemológico da área, no propósito de se estabelecer um "consenso mínimo" para orientar a atividade científica e as ações pedagógicas no campo da EF. Em termos mais específicos, o que eu tentarei fazer ao longo do manuscrito é reabilitar, por um lado, o movimento humano como "núcleo duro" e, de saída, não-refutável do grande programa de pesquisa da EF mundial. Por outro lado, situarei no âmbito do "cinturão protetor" refutável que envolve o referido "núcleo", uma série de hipóteses auxiliares que, ao serem erspectivadas relacionalmente a partir de critérios de demarcação metodológicos e históricos, permitem não só reconhecer atualmente a EF na condição de ciência aplicada, como também representam uma transferência progressiva de problemas no domínio do programa de pesquisa em questão. Subjacente a essa estrutura analítica, repousa, em linhas gerais, os esforços sintéticos de Imre Lakatos e, sobretudo, de Pierre Bourdieu no sentido de apresentarem, cada qual ao seu modo, uma solução ao debate instalado no campo da Filosofia da Ciência entre Popper e Kuhn. Na esteira dessa argumentação, concluo que as "revoluções regionalistas" no campo da EF não puderam emergir como "revoluções simbólicas" bem sucedidas, muito embora tenham lançado contributos significativos para que um "projeto criador" dessa natureza possa ou não futuramente vigorar...(AU)

Based on the location of the epistemological debate of Brazilian Physical Education (PE) in the face of the most striking development impetus of this agenda on an international scale, I will, from a meta-scientific point of view, gather arguments in favor of the idea that PE not only has a research object defined as the applied science of human movement. In this way, I will suggest that human movement can be brought back to the center of the epistemological debate of the area, in order to establish a "minimum consensus" to guide scientific activity and pedagogical actions in the field of PE. In more specific terms, what I will try to do throughout the manuscript is to rehabilitate, on the one hand, human movement as a "hard core" and, non-refutationally out of the great research program of world PE. On the other hand, I will situate within the scope of the refutable "protective belt" that surrounds said "core", a series of auxiliary hypotheses that, when they are relationally viewed from methodological and historical demarcation criteria, allow not only to recognize PE as applied science, but also represent a progressive transfer of problems in the field of the research program in question. Underlying this analytical framework lies the synthetic efforts of Lakatos and, above all, of Pierre Bourdieu in order to present, each in his own way, a solution to the debate in the field of Philosophy of Science between Popper and Kuhn. In the wake of this argument, I conclude that the "regionalist revolutions" in the field of PE could not emerge as successful "symbolic revolutions", even though they have made significant contributions so that a "creative project" of this nature may or may not be in the future...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino
Seres Humanos
Conhecimento
Movimento
-Ciência
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052587
Autor: Torres de Torres, Alicia.
Título: Reinvención de lo comunitario: Hacia una ciencia domiciliada en América Latina / Reinventing the community: Towards a science domiciled in Latin America.
Fonte: Córdoba; El Ágora; 2016. 140 p.
Idioma: es.
Resumo: El trabajo da cuenta de las principales falencias en la formación académica hegemónica para poder responder a las necesidades de la mayoría de la población en contextos de pobreza, y desde un enfoque crítico de los derechos humanos propone diversas aperturas y una reinvención de lo comunitario desde abajo y desde dentro. Construye modelos teóricos para pensar un cambio de objetivos, procesos, estrategias e inclusive rol y ética profesional como reaseguro de prácticas profesionales que no reproduzcan desigualdades, sino que desarrollen una ciencia domiciliada y emancipadora del buen vivir
Descritores: Psicologia Médica
Medicina Social
Serviços de Saúde Comunitária
Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade
-Ciência
Planejamento Social
Redes Comunitárias
Integração Comunitária
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; aSCOL23


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-839329
Autor: Lopes, Mario Lucio; Paulillo, Silene Cristina de Lima; Godoy, Alexandre; Cherubin, Rudimar Antonio; Lorenzi, Marcel Salmeron; Giometti, Fernando Henrique Carvalho; Bernardino, Claudemir Domingos; Amorim Neto, Henrique Berbert de; Amorim, Henrique Vianna de.
Título: Ethanol production in Brazil: a bridge between science and industry
Fonte: Braz. j. microbiol;47(supl.1):64-76, Oct.-Dec. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In the last 40 years, several scientific and technological advances in microbiology of the fermentation have greatly contributed to evolution of the ethanol industry in Brazil. These contributions have increased our view and comprehension about fermentations in the first and, more recently, second-generation ethanol. Nowadays, new technologies are available to produce ethanol from sugarcane, corn and other feedstocks, reducing the off-season period. Better control of fermentation conditions can reduce the stress conditions for yeast cells and contamination by bacteria and wild yeasts. There are great research opportunities in production processes of the first-generation ethanol regarding high-value added products, cost reduction and selection of new industrial yeast strains that are more robust and customized for each distillery. New technologies have also focused on the reduction of vinasse volumes by increasing the ethanol concentrations in wine during fermentation. Moreover, conversion of sugarcane biomass into fermentable sugars for second-generation ethanol production is a promising alternative to meet future demands of biofuel production in the country. However, building a bridge between science and industry requires investments in research, development and transfer of new technologies to the industry as well as specialized personnel to deal with new technological challenges.
Descritores: Etanol
Fermentação
-Ciência
Tecnologia
Leveduras/metabolismo
Microbiologia Industrial
Brasil
Biocombustíveis
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-468447
Autor: Presidencia de República. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología.
Título: Indicadores de Ciencia y Tecnología en Paraguay Año 2001 / Indicators of science and technology in Paraguay 2001.
Fonte: Asunción; CONACYT; 2002. 79 p. graf, mapas.
Idioma: es.
Resumo: Presenta la información y documentación existente sobre actividades científicas y trabajos en Ciencia y Tecnología y Proyectos en I+D efectuados por diversas Instituciones Nacionales. Los indicadores nos permiten conocer la infraestructura humana y técnica que posee el país, la evolución de la investigación científica y tecnológica y los recursos invertidos anualmente en estas actividades.
Descritores: Ciência
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Ciência/estatística & dados numéricos
Ciência
Ciência/tendências
-Tecnologia/educação
Tecnologia/estatística & dados numéricos
Tecnologia/tendências
Responsável: PY1.3 - Biblioteca
PY2.1; 614, 1758


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Id: lil-244065
Autor: Fogel, Ramòn.
Título: La ciencia y la tecnologìa en Paraguay: su impacto socio- ambiental.
Fonte: Asunciòn; Centro de Estudios Rurales Interdisciplinarios; 1994. 341 p.
Idioma: es.
Descritores: Ciência/educação
Tecnologia/economia
Mortalidade
Poluição Ambiental/efeitos adversos
Poluição da Água
Pesquisa/estatística & dados numéricos
Pesquisa/organização & administração
População
Saúde Pública/educação
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
303.48309892 F687c


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Id: biblio-1038439
Autor: Musso, Carlos G; Dricas, Débora; González-Torres, Henry.
Título: Aplicación del arte a la investigación científica: fundamentos de un método original para su utilización / Applying art to scientific research: Reasons for using an original method
Fonte: Arch. argent. pediatr;116(5):353-358, oct. 2018. ilus.
Idioma: en; es.
Resumo: El arte en virtud de su poder simbólico puede funcionar como instrumento cognitivo y contribuir, incluso, al proceso de investigación científica, sobre todo, en sus etapas de generación de hipótesis y discusión de datos, debido a su capacidad inductora del pensamiento intuitivo y creativo. En el presente artículo, se propone un método para llevar a la práctica esta concepción, basado en la exposición de los científicos a actividades artísticas colectivas en ambientes protegidos, metodología diseñada a partir de experiencias relatadas por destacados artistas y científicos.

Art, by virtue of its symbolic power, may function as a cognitive instrument and even as an aid in the scientific research process, especially in the phase of hypothesis generation and data analysis given its ability to induce creative and intuitive thinking. In this article, we propose a method to put such concept into practice based on the exposure of scientists to collective artistic activities in protected settings, a methodology developed from the experiences described by renowned artists and scientists.
Descritores: Arte
Pesquisa
Ciência
Simbolismo
Cognição
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica



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