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Id: biblio-1052800
Autor: Carneiro, Elaine de Brito.
Título: O papel da Iniciação Científica na Formação Profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro / The role of Scientific Initiation in Professional Training in Physical Education in Federal Public Universities in the State of Rio de Janeiro.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 163 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A Iniciação Científica (IC) vem ocorrendo nas universidades brasileiras desde 1950 e obteve maior respaldo a partir da Lei da Reforma Universitária de 1968. Na Educação Física brasileira, os estudos que buscam investigar os programas de IC datam de 1999. Assim sendo, esta tese apresentou como objetivo investigar o papel da IC na formação profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia é de natureza qualitativa onde se utilizou do método indutivo com viés exploratório. Os instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas semiestruturadas (presenciais e online), observação não participante dos grupos de pesquisa e as fontes documentais. O referencial teórico foi fundamentado nas ideias de Demo, Diniz-Pereira, Tardif e Latour e Woolgar. A amostra foi constituída por alunos participantes, alunos egressos e professores orientadores dos programas de IC dos cursos superiores de licenciatura em Educação Física da UFRJ, da UFRRJ e da UFF. Os resultados mostraram que os programas de IC vêm favorecendo os alunos a obterem uma formação de maior abrangência e aprofundamento dos conteúdos pertinentes da área, possibilitando assim um melhor rendimento acadêmico, além de incentivá-los a dar continuidade à sua formação ao prepará-los para ingressarem nos programas de pós-graduação Stricto sensu logo após o término do curso, diminuindo o tempo de titulação como é previsto em um dos objetivos do CNPq. Logo, concluímos que, embora as IES venham se esforçando para incentivar a pesquisa desde os primeiros períodos dos cursos, não obstante, é notória a necessidade de maior expansão dos programas de IC, assim como uma política de incentivo com ofertas de um maior número de bolsas para que o aluno possa se dedicar integralmente a pesquisa. (AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Pesquisa
Capacitação de Professores
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1016931
Autor: Siguantay, Miguel-Angel.
Título: Publicación Secundaria / secondary publication
Fonte: Rev. guatemalteca cir;20(1):34-34, ene-dic, 2014.
Idioma: es.
Descritores: Pesquisa
Comunicação Acadêmica
-Publicações Periódicas
Tipo de Publ: Publicação Duplicada
Responsável: GT5.1 - Biblioteca y Centro de Documentación Dr. Julio de León Méndez


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-886003
Autor: Merino-Osorio, Catalina; Mattar T, Gustavo; Leppe Z, Jaime; Bahamondes M, Paz; Lecaros, Juan Alberto.
Título: Encuesta sobre implementación de investigación en centros educacionales en Chile: cumplimientos de aspectos regulatorios éticos y legales / Survey research implementation in educational centers in Chile: fulfillments of ethical and legal regulatory aspects / Enquete sobre a realização de pesquisas em centros educacionais no Chile: cumprimentos de aspectos regulatórios éticos e legais
Fonte: Acta bioeth;23(1):47-54, jun. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Antecedentes: La investigación en centros educacionales es una fuente frecuente de estudios de las áreas sociales y salud. Objetivo: Determinar el conocimiento y la adherencia a la regulación ética y legal vigente de la investigación realizadas con niños en centros educacionales. Metodología: Estudio transversal tipo encuesta online. Se consultó sobre el nivel de conocimiento y adherencia a la regulación ética y legislación vigente en Chile, para realizar investigación con menores de edad. Resultados: 126 centros respondieron la encuesta; 69% de zonas urbanas; 60% son centros municipales y 34% particulares subvencionados. En un 31,8% de los centros se realizó investigación, 41% de salud y 30,8% de educación. El 27,5% informó que la investigación contaba con aprobación del comité ético-científico para su implementación, un 82% señaló no recibir ni tener conocimiento de los aspectos regulatorios sobre la investigación con seres humanos. Conclusión: Existe bajo conocimiento y adherencia a la regulación ética y legal de la investigación con niños en centros educacionales. Se realizó una jornada de difusión de los resultados y se propuso un flujograma generado por expertos orientado a los directores de centros educacionales para contribuir a la adherencia de los aspectos éticos y regulatorios de la investigación en centros educacionales.

Background: Research in educational centers is a frequent source of social and health related studies. Objective: To determine the knowledge and adherence to the current legal and ethical regulations to research performed on children at educational institutions. Methodology: Cross-sectional study online survey-type. The level of knowledge and adherence to the ethical regulation and legislation in Chile, to conduct research with minors was consulted. Results: 126 educational institutions responded the survey; 69% belonged to urban centers; 60% corresponded to those under the Municipality umbrella and 34% to charter schools. Research was performed in 31,8% of the consulted institutions, 41% of the research was on health issues and 30,8% on education. The 27,5% answered that they had the approval of ethical-scientific committee, 82% answered that they neither received nor had any awareness of regulatory aspects on research. Conclusion: There is low knowledge and adherence to ethical and legal regulation to research performed with children in educational centers. A journey for dissemination of results was performed and a flow chart was created by experts and proposed to the school directors to contribute to the adherence of ethical and regulatory aspects of research in educational centers.

Antecedentes: A pesquisa em centros educacionais é uma fonte frequente de estudos das áreas sociais e de saúde. Objetivo: determinar o conhecimento e a adesão à regulamentação ética e legal vigente de pesquisa realizada com crianças em centros educacionais. Metodologia: estudo transversal de tipo enquete on-line. Consultou-se sobre o nível de conhecimento e adesão ao regulamento ético e a legislação vigente no Chile, para realizar a pesquisa com menores de idade. Resultados: 126 centros responderam à enquete; 69% em áreas urbanas; 60% são centros municipais e 34% centros particulares subsidiados. Em 31,8% dos centros foram realizadas pesquisas, 41% de saúde e 30,8% de educação. 27,5% relataram que a pesquisa teve aprovação do Comitê de etico-cientifico para a sua execução, 82% disseram não receber ou ter conhecimento dos aspectos regulatórios da pesquisa com seres humanos. Conclusão: Existe pouco conhecimento e adesão ao regulamento ético e legal de pesquisa envolvendo crianças em centros educacionais. Fora realizada uma conferência para a divulgação dos resultados e fora proposto um fluxograma gerado por especialistas, que visam os diretores de centros educacionais para contribuir para a aderência dos aspectos éticos e regulatórios de pesquisa em centros educacionais.
Descritores: Pesquisa/legislação & jurisprudência
Instituições Acadêmicas
Inquéritos e Questionários
Ética em Pesquisa
-Chile
Comportamento Cooperativo
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-845268
Autor: Rosales Reyes, Sol Ángel; González Ramos, Rosa María; Raymundo Padrón, Edelis; Hernández Pedroso, Luis; Valverde Grandal, Orietta.
Título: La investigación en la Facultad de Estomatología Raúl González Sánchez. 2011-2015 / Research in the Faculty of Dentistry Raúl González Sánchez. 2011-2015
Fonte: Rev. habanera cienc. méd;16(1):58-70, ene.-feb. 2017. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las universidades son el espacio por excelencia para la investigación, su función principal es la generación de nuevos conocimientos. Objetivo: Evaluar las acciones desarrolladas y los resultados alcanzados en el área de investigaciones de la Facultad de Estomatología Raúl González Sánchez de la Universidad de Ciencias Médicas de La Habana, de 2011 a 2015. Material y Métodos: Se realizó un estudio descriptivo a nivel institucional de las acciones y los principales resultados del área de investigaciones de la Facultad en el período 2011-2015. Se estudiaron las acciones institucionales ejecutadas en pro de la investigación, así como variables relacionadas con los proyectos de investigación científica y las publicaciones realizadas. Resultados: Se realizaron talleres de capacitación para la elaboración de proyectos y publicaciones, así como talleres para la aprobación de 129 nuevos proyectos. Del total de proyectos pertenecieron a Periodoncia, 25,4 por ciento; a Ortodoncia, 22,2 por ciento; a Prótesis, 18,3 por ciento y a Estomatología General Integral, 16,3 por ciento. Las publicaciones fueron 581; las pertenecientes a proyectos sumaron 175. El lugar de preferencia para publicar fueron las revistas arbitradas (52,4 por ciento), de ellas, 22,2 por ciento en revistas extranjeras. El 67,3 por ciento de los artículos fueron originales. Conclusiones: Entre 2011 y 2015, la actividad de investigación en la Facultad estudiada puede evaluarse de satisfactoria, pues se ha manifestado un crecimiento del número de proyectos de investigación y las publicaciones se mantuvieron en niveles similares por años, excepto 2015, en el que se incrementaron. Aumentó el número de publicaciones salidas de proyectos. Más de la mitad de los artículos se publicó en revistas arbitradas, aumentó el número de trabajos en revistas extranjeras y la mayoría fueron artículos originales(AU)

Introduction: Universities are an excellent space to make investigations. The main function is to generate new knowledge. Objective: To evaluate the performed actions and results achieved by the Investigation's Department of the Faculty of Dentristy Raúl González Sánchez of the Havana Medical University, during the period 2011 - 2015.Materials and Methods: A descriptive study was carry out at institutional level, of the actions performed and the results achieved of the Faculty's Investigation Department during the period 2011 - 2015. Were studied institutional actions done in favor of research as well as the variables associated with scientific research projects and publications performed. Results: Training workshops were held to prepare investigations projects, and publications and also workshop for the approval of 129 new projects. From those, 25,4 percent belong to Periodontics, 22,2 percent to Orthodontic, 18,3 percent to Prosthodontic and 16,3 percent to Integral General Stomatology. Release of scientific magazines to publish were: Refereed magazines (52.4 percent), of them, 22,2 percent in foreign magazines. 67,3 percent were new release. Conclusions: Between 2011 and 2015, research activity in the studied Faculty can be evaluated as satisfactory, due to there has been an increase in the number of research projects and the publications remained at similar levels for years, except 2015, in which they increased. The number of publications release from projects increased. More than half of the articles were published in refereed journals, the number of papers in foreign journals increased, and most were original articles(AU)
Descritores: Pesquisa
Faculdades de Odontologia
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1052728
Autor: Terrasa, Sergio Adrián; Durante, Eduardo.
Título: Perfiles de mentoría en investigación y evidencia de sus beneficios / Research mentoring profiles and evidence of its benefits
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(4):e002007, 2019. tab..
Idioma: es.
Resumo: En esta segunda entrega de EVIDENCIA describiremos: 1) las diferentes conceptualizaciones de mentoría propuestas por Chopra (mentor tradicional, el coach, el espónsor y el conector); 2) la evidencia con la que contamos respecto de la utilidad de la mentoría (en general y en las ciencias de la salud en particular); 3) las características de una buena mentoría y diferentes perfiles de malas mentorías. (AU)

In this second article in EVIDENCE we will describe: 1) the different mentoring conceptualizations proposed by Chopra(traditional mentor, coach, sponsor and connector); 2) the evidence we have regarding the usefulness of mentoring (ingeneral and in health sciences); 3) the characteristics of a good mentoring and different profiles of bad mentoring. (AU)
Descritores: Mentores/estatística & dados numéricos
Ciências da Saúde/educação
-Pesquisa/educação
Mentores/classificação
Mentores/educação
Mentores/psicologia
Avaliação Educacional
Capacitação Profissional
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1052778
Autor: Castaño, Giovanni.
Título: ¿Hay evidencia de que estamos ante una crisis de la evidencia? / ¿Is there any evidence that we are facing a crisis of the evidence?
Fonte: Rev. Soc. Colomb. Oftalmol;52(2):76-78, 2019.
Idioma: es.
Descritores: Medicina Baseada em Evidências/tendências
-Pesquisa
Epidemiologia/tendências
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO119


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Id: biblio-1016929
Autor: Menes, Alejandro.
Título: Autoría en la Investigación Médica / Authorship in medical research
Fonte: Rev. guatemalteca cir;20(1):30-31, ene-dic, 2014.
Idioma: es.
Resumo: Se menciona quien es el autor de una investigación, sus responsabilidades que conlleva ser el autor de trabajos científicos...
Descritores: Pesquisa Biomédica
Autoria e Coautoria na Publicação Científica
-Pesquisa/normas
Responsável: GT5.1 - Biblioteca y Centro de Documentación Dr. Julio de León Méndez


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Id: biblio-1016928
Autor: Vitale, Michael.
Título: Revisión por Pares / Peer review
Fonte: Rev. guatemalteca cir;20(1):29-29, ene-dic, 2014.
Idioma: es.
Descritores: Revisão por Pares
Pesquisa/normas
Revisão da Pesquisa por Pares
Limites: Seres Humanos
Responsável: GT5.1 - Biblioteca y Centro de Documentación Dr. Julio de León Méndez


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-764178 LILACS-Express
Autor: Abadie, Roberto.
Título: Além do pagamento: abordando questões éticas na pesquisa qualitativa em saúde
Fonte: Physis (Rio J.);25(3):701-703, jul.-set. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Pesquisa
Brasil
Editorial
Comissão de Ética
Remuneração
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-764176 LILACS-Express
Autor: Schuch, Patrice; Victora, Ceres.
Título: Pesquisas envolvendo seres humanos: reflexões a partir da Antropologia Social / Research involving human beings: reflections from the Social Anthropology
Fonte: Physis (Rio J.);25(3):779-796, jul.-set. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Resumen Este artigo tem como objetivo discutir a complexificação do debate sobre ética na pesquisa no Brasil, principalmente a partir dos anos 1990. Para tanto, inicia fazendo uma breve contextualização sobre a bioética contemporânea e como seus códigos e princípios deram conteúdo e forma à metodologia do sistema CEP/CONEP. Na sequência, refletindo sobre a institucionalização nacional da regulamentação da ética em pesquisa, o artigo sugere que instrumentos, comitês e procedimentos de regulação não apenas avaliam eticamente pesquisas realizadas no Brasil, como configuram o sentido da "ética" a ser constituída e avaliada. Nesse sentido, o artigo recupera aspectos do debate desenvolvidos em publicações da área de antropologia social que colocam em evidência a necessidade de expandir os termos da configuração da "ética" e um trabalho para sua (re)politização.

AbstractThis article aims to discuss the complexity of the debate on ethics in research in Brazil, mainly from the 1990s. Therefore, it begins with a brief contextualization of contemporary bioethics and how its codes and principles gave shape and form to the CEP / CONEP system methodology. Then, reflecting on the national institutionalization of ethical regulation in research, the article suggests that instruments, committees and regulatory procedures not only ethically evaluate research conducted in Brazil, as they configure the meaning of "ethics" to be made and evaluated. In this sense, the article brings aspects of the debate developed in the Social Anthropology publications that stress the need to expand the terms of the setting of "ethics" and work for their (re)politicization.
Descritores: Pesquisa
Ciências Sociais
Bioética
Brasil
Ética
Antropologia Cultural
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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