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Acúrcio, Francisco de Assis
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Id: biblio-903395
Autor: Leite, Silvana Nair; Manzini, Fernanda; Álvares, Juliana; Guerra Junior, Augusto Afonso; Costa, Ediná Alves; Acurcio, Francisco de Assis; Guibu, Ione Aquemi; Costa, Karen Sarmento; Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira; Soeiro, Orlando Mário; Farias, Mareni Rocha.
Título: Infrastructure of pharmacies of the primary health care in the Brazilian Unified Health System: Analysis of PNAUM - Services data / Infraestrutura das farmácias da atenção básica no Sistema Único de Saúde: Análise dos dados da PNAUM-Serviços
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51(supl.2):13s, 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: Brazilian Ministry of Health.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To characterize the infrastructure of the primary health care pharmacies of the Brazilian Unified Health System, aiming at humanizing the offered services. METHODS This is a cross-sectional study, of quantitative approach, from data obtained in the Pesquisa Nacional de Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos - Serviços, 2015 (PNAUM - National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines - Services, 2015). Information on 1,175 pharmacies/dispensing units were gathered from direct observation and assessment of dispensing units installations conducted by trained researchers who used a standardized form. The analyzed variables refer to the physical structure of pharmacies or medicine dispensing units of the health units under research. RESULTS The pharmacy area was greater than 14 m2 in 40.3% of the sampled units, highlighting those from Midwest (56.9%) and Southeast (56.2%) regions and those of Northeast, with only 23.3%. About 80.2% units had waiting rooms with chairs for patients, 31.8% of them had dispensing areas inferior to 5m2, while in 46.2% these areas were superior to 10m2. Bars were found in service counters in 23.8% of health units, thus separating the patient from the professional; 44.1% had internet access. In most units, the area of medicine storage had no refrigerator or freezer for their exclusive storage and 13.7% had a specific room for pharmaceutical consultation. CONCLUSION Aiming at achieving care humanization and improving working conditions for professionals, the structuring of the environment of pharmacy services is necessary. This would contribute to the better qualification of pharmacy services, comprising more than medicine delivery. Data on the Northeast region indicated less favorable conditions to the development of adequate dispensing services. Based on the panorama pointed out, we suggest the expansion of stimulus concerning the physical structure of pharmaceutical services, considering regional specificities.

RESUMO OBJETIVO Caracterizar a infraestrutura das farmácias da atenção básica do Sistema Único de Saúde, visando condição para a humanização dos serviços ofertados. METODOS Trata-se de estudo transversal, de abordagem quantitativa, a partir de dados obtidos da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos - Serviços, 2015. As informações de 1.175 farmácias/unidades de dispensação foram oriundas de observação direta e mensuração das instalações das unidades de dispensação realizadas por pesquisadores treinados e uso de formulário padronizado. As variáveis analisadas referem-se à estrutura física das farmácias ou unidades de dispensação de medicamentos das unidades de saúde amostradas. RESULTADOS A área da farmácia foi superior a 14 m2 em 40,3% das unidades pesquisadas, com destaque para as regiões Centro-Oeste (56,9%) e Sudeste (56,2%) e Nordeste com apenas 26,3%. A sala de espera possuía cadeiras para os usuários (80,2%), em 31,8% a área de dispensação era inferior à 5m2 e em 46,2% foi superior a 10m2. Foram encontradas grades no guichê de atendimento, separando o atendente do usuário em 23,8% das unidades; havia acesso à internet em 44,1%. Na maioria das unidades, a área destinada ao armazenamento de medicamentos não possuía refrigerador ou geladeira para o seu armazenamento exclusivo e 13,7% apresentavam área para consulta farmacêutica. CONCLUSÕES É necessária a estruturação da ambiência dos serviços de farmácia visando a humanização do atendimento e a melhoria das condições de trabalho aos profissionais. Isso propicia melhor qualificação do serviço de farmácia para além da entrega do medicamento. Os dados apresentados pela região Nordeste indicam condições menos favoráveis ao desenvolvimento de serviços de dispensação adequados. Com base no panorama apontado, sugere-se a ampliação dos incentivos para a estruturação física dos serviços farmacêuticos, levando em consideração as especificidades regionais.
Descritores: Farmácias/organização & administração
Assistência Farmacêutica/organização & administração
Atenção Primária à Saúde
-Farmácias/normas
Assistência Farmacêutica/normas
Brasil
Estudos Transversais
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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ALVES, Maria Teresa Seabra Soares de Britto e
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Id: biblio-1134598
Autor: Costa, Mannasses Araujo; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto e; Branco, Rosana Maria Paixão Castello; Castro, Wilka Emanoely Cunha; Ramos, Cauby Arthur Moreno.
Título: Avaliação da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde no município de São José de Ribamar, Maranhão, Brasil / Evaluación de la calidad de los servicios de Atención Primaria de Salud en São José de Ribamar, Maranhão, Brasil / Quality assessment of primary health care services in the city of São José de Ribamar, Maranhão, Brazil
Fonte: Interface (Botucatu, Online);24(supl.1):e190628, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo avaliou os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária à Saúde (APS) na perspectiva dos usuários e profissionais de 35 Unidades de Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF) de São José de Ribamar, Maranhão, Brasil. Os dados de 73 profissionais e 386 usuários foram coletados em entrevistas utilizando Primary Care Assessment Tool (PCATool). Para os profissionais, o resultado foi satisfatório no escore geral (7,54), escore essencial (7,28) e escore derivado (8,02), exceto no atributo acesso de primeiro contato. Os usuários avaliaram como insatisfatório todos os atributos. As divergências encontradas revelaram que as demandas da população não são atendidas nesse nível de atenção à saúde. Se a população não acessa os serviços, não se beneficia de nenhum dos outros atributos dessa modalidade de atenção.(AU)

El estudio evaluó los atributos esenciales y derivados de la Atención Primaria de la Salud desde la perspectiva de los usuarios y profesionales de 35 Unidades de Salud en la Estrategia Salud de la Familia de São José de Ribamar, estado de Maranhão, Brasil. Los datos de 73 profesionales y 386 usuarios se colectaron en entrevistas utilizando Primary Care Assessment Tool. Para los profesionales el resultado fue satisfactorio en el Puntaje General (7,54), Puntaje Esencial (7,28) y Puntaje Derivado (8,02), excepto en el atributo acceso del primer contacto. Los usuarios evaluaron como insatisfactorios todos los atributos. Las divergencias encontradas revelaron que las demandas de la población no se atienden en ese nivel de atención de la salud. Si la población no tiene acceso a los servicios, no se beneficia de ninguno de los demás atributos de esa modalidad de atención.(AU)

This study assessed the essential and derivative attributes of primary health care from the perspective of health service users and professionals from 35 primary health facilities in São José de Ribamar in the State of Maranhão, Brazil. Data were collected from 73 professionals and 386 service users through interviews based on the Primary Care Assessment Tool. The health professionals rated all attributes except first-contact care as satisfactory (overall score = 7.54, essential attributes score = 7.28, and derivative attributes score = 8.02), while the service users rated all attributes as unsatisfactory. The differences in perceptions between health professionals and service users reveal that the population's health needs are not being met at this level of care. If the population fails to access services, it fails to benefit from any of the other attributes of this level of care.(AU)
Descritores: Pacientes/psicologia
Atenção Primária à Saúde
Avaliação em Saúde
Pessoal de Saúde/psicologia
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
-Brasil
Estratégia Saúde da Família
Pesquisa sobre Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-849194
Autor: Sbárbaro Romero, Milton.
Título: Procedimiento para evaluar el desempeño de redes sanitarias públicas: Proceso de su elaboración / Procedure for evaluating the performance of public health networks: Process of its elaboration / Procedimento para avaliação do desempenho das redes de saúde pública: Processo de elaboração
Fonte: Rev. urug. enferm;12(1):21-42, may. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Los modelos de atención basados en la estrategia de redes integradas de servicios de salud, conforman complejos sistemas con el objetivo de superar la fragmentación y segmentación de los servicios de salud y mejorar su desempeño. Los atributos definidos por la Oficina Panamericana de la Salud (OPS) como esenciales para el adecuado funcionamiento del modelo de atención a la salud tienen una representación concreta en el Sistema Nacional Integrado de Salud (SNIS) de Uruguay, sin embargo, no se han sistematizado en publicaciones científicas ni se han desarrollado procedimientos que permitan la evaluación en el contexto nacional. Los objetivos y principios del SNIS hacen necesario el diseño de procedimientos que examinen el modelo de atención con un enfoque sistémico, para poder tomar las acciones encaminadas a resolver las deficiencias encontradas, estimular iniciativas y proponerse metas superiores a alcanzar. El Objetivo de éste artículo es mostrar el trabajo científicotécnico desarrollado por el autor para el diseño de un "Procedimiento para evaluar el desempeño de redes integradas de servicios públicos de salud", a través de la utilización de una enfermedad trazadora, con un enfoque de garantía de calidad. Para ello se realizó una investigación de desarrollo en servicios de salud, en una red de efectores públicos de Uruguay, en el período comprendido entre los años 2012 ­ 2015. Se concluye que la principal dificultad identificada en el sistema sanitario de Uruguay, que refería a la falta de procedimientos válidos para evaluar el desempeño de las redes sanitarias integrales, fue acotada por ésta investigación, en la cual se expone el proceso de elaboración y validación del Procedimiento diseñado para ello

The models of care based on the strategy of integrated networks of health services, conform complexes systems with the objective of overcoming the fragmentation and segmentation of health services and improve your performance. The attributes defined by OPS as essential for proper functioning of the health model care has a concrete representation in the National Integrated System of Health in Uruguay, however, they have not been systematized in a scientific publications neither have developed procedures that allow evaluation in the national context. The objectives and principles of SNIS make it necessary to design the procedures for examining the care model with a systemic approach, to be able to take the actions aimed at solving the deficiencies found, stimulate initiatives and propose higher goals to achieve. The objective of this article is to show the scientific-technical work developed by the author for the design of a "Procedure to evaluate the performance of the integrated networks of public health services", through the use of a tracer disease, with a quality assurance approach. To this end, a research was carried out on the development of health services in a network of public effectors in Uruguay, in the period from 2012-2015. It is concluded that the main difficulty identified in the Uruguayan health system, which refers to the lack of procedures valid for assessing the performance of integrated health networks, delimited by this research, in which is exposed the process of elaboration and validation of the procedure itself

Importam modelos baseados na estratégia de redes integradas de serviços de saúde, fazer sistemas complexos, com o objectivo de superar a fragmentação e segmentação dos serviços de saúde e melhorar o seu desempenho. OPS definidos atributos como essencial para o bom funcionamento modelo de cuidados de saúde têm uma representação concreta no Sistema Integrado Nacional Saúde Uruguai, no entanto, não foram sistematizadas em revistas científicas e nem ter procedimentos desenvolvidos para permitir a avaliação no contexto nacional. Os objectivos e princípios da SNIS exigem o processo de design a considerar a modelo de cuidados com uma abordagem sistêmica para tomar medidas para corrigir as deficiências encontradas,estimular iniciativas e procurar atingir metas mais elevadas. O objetivo deste artigo é demonstrar o trabalho científico e técnico realizado pelo autor para a concepção de um "Procedimentos para avaliar o desempenho das redes de serviços de saúde pública integradas", através da utilização de uma doença marcador, com um foco garantia de qualidade. Isto requer uma pesquisa de desenvolvimento foi realizado em serviços de saúde em uma rede de efetores Pública do Uruguai, no período entre os anos de 2012-2015. Conclui-se que a principal dificuldade identificada no sistema de saúde no Uruguai, que dizia respeito à falta de procedimentos válido para avaliar o desempenho das redes de saúde integrados, foi delimitada por esta investigação, em que o processo de desenvolvimento e validação de processo destinado expostos a-lo
Descritores: Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Atenção à Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
-Uruguai
Limites: Humanos
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-836533
Autor: Sbárbaro Romero, Milton.
Título: Construcción y validación de una herramienta para evaluar el desempeño de redes integradas de servios de salud / Construction and validation of a tool to evaluate the performance of integrated health services networks / Construção e validaçao de um instrumento para avaliar o desempenho de serviços integrados de saúde
Fonte: Rev. urug. enferm;11(1):76-95, may. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: Estudios realizados en sistemas y servicios de salud evidenciaron una relación directa en la mejora de su desempeño, con modelos de atención basados en Redes Integradas de Servicios de Salud (RISS). En particular se identificó en Uruguay la ausencia de herramientas que permitan evaluar el nivel de desempeño de las redes sanitarias. El objetivo de este artículo es mostrar el procedimiento metodológico y la tecnología diseñada para evaluar el desempeño de una red de efectores públicos de salud basados en la estrategia RISS. Para ello se realizó una investigación de desarrollo en Sistemas y Servicios de Salud entre los años 2012 –2015. Se construyó un marco operacional que permitió elaborar una herramienta preliminar válida y confiable para evaluar el desempeño de la red de servicios de salud de la Red de Atención del Primer Nivel. La validez de contenido fue realizada a través de criterio de expertos, realizando luego una prueba de campo quepermitió identificar criterios de confiabilidad a través de los coeficientes Alfa de Cronbach y V de Cramer, además de realizar una validación de criterio con los Directivos de la red. Se concluye que la herramienta desarrollada bajo el modelo de Garantía de Calidad, es válida y confiable, factible de aplicar; ajustándola a cada realidad puede ser utilizada en las redes de atención del primer nivel de la Administración de los Servicios de Salud del Estado para evaluar su desempeño.

Studies in health systems and services showed a direct relationship improving their performance, with models based on care Integrated Networks Health Services (RISS). In particular Uruguay was identified in the absence of tools to evaluate the level of performance of healthcare networks. The aim of this article is to show the methodological procedures and technology designed to evaluate the performance of a network of public health effectors based on the RISS strategy. This requires a development research that was conducted in the Health Systems and Services between 2012 –2015. An operational framework was built enabling the development of a Preliminary valid and reliable tool for evaluating theperformance of the service network Health Care Network Level One. Content validity was carried out Through expert judgment, then performing a field test that allowed identify criteria of reliability through Cronbach's alpha coefficients and V of Cramer, in addition of validation criteria with network executives. It is concluded that the tool developed under the paradigm of process Warranty Quality is valid and reliable, feasible to implement than adjusting to each situation it can be used in networks of care at the first level of the Administration State Health Services to evaluate its performance.

Estudos em sistemas e serviços de saúde mostrou uma relação direta em melhorar o seu desempenho, com modelos baseados redes de cuidados de Serviços Integrados de Saúde (RISS). Em particular Uruguai foi identificado na ausência de ferramentas para avaliar o nível de desempenho de redes de saúde. O objetivo deste artigo é mostrar o procedimento metodológico e tecnologia projetada para avaliar o desempenho de uma rede de efetores de saúde pública com base na estratégia RISS. Isto requer uma pesquisa de desenvolvimento em Sistemas e Serviços de Saúde foi realizado entre os anos de 2012-2015. Se construiu um quadro operacional que permitiu desenvolver um ferramenta preliminar válido e confiável para avaliar o desempenho da rede de cuidados de saúde do primeiro nível. A validade de conteúdo foi realizada através de pareceres de peritos, em seguida, realizar um teste de campo que identificou critérios de confiabilidade através do Alfa coeficientes de Cronbach e V de Cramer, além de critérios de validação com os directores dos rede. Conclui-se que a ferramenta desenvolvida sob o paradigma da garantia de qualidade processo é válido e confiável, viável de implementar do que ajustando a cada situação pode ser usado em redes de cuidados de primeiro nível da Administração de Serviços de Saúde do Estado para avaliar o seu desempenho.
Descritores: Assistência Integral à Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Serviços de Saúde
Sistemas de Saúde
-Saúde Pública
Uruguai
Limites: Humanos
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Lana, Francisco Carlos Felix
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Id: biblio-963608
Autor: Vieira, Nayara Figueiredo; Lanza, Fernanda Moura; Lana, Francisco Carlos Félix; Martínez-Riera, José Ramón.
Título: Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde nas ações de controle da hanseníase / Assessment of the attributes of primary health care in leprosy control actions / Evaluación de los atributos de la atención primaria a la salud en las acciones de control de la lepra
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31925, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar a presença e extensão dos atributos da atenção primária nas ações de controle da hanseníase, na visão dos profissionais de saúde. Método: estudo transversal, envolvendo 251 profissionais da atenção primária de Betim. Utilizou-se o Instrumento de avaliação de desempenho da atenção primária nas ações de controle da hanseníase, mediante entrevistas, sendo o escore calculado por meio da média das respostas dadas pelas Escala de Likert. Foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Resultados: forte orientação do serviço (≥6,6) nos atributos porta de entrada, integralidade dos serviços disponíveis e prestados, e orientação familiar; e fragilidades (<6,6) no acesso, orientação comunitária e profissional. Conclusão: ao avaliar a presença e extensão dos referidos atributos, os profissionais constataram deficiências que prejudicam a qualidade das ações de controle da hanseníase. Torna-se necessário integrar as ações da endemia na atenção primária para eliminar esse grave problema de saúde pública. Descritores: Hanseníase; atenção primária à saúde; pesquisa sobre serviços de saúde; enfermagem.

Objective: to evaluate the presence and extent of the attributes of primary health care in leprosy control measures in the view of health professionals. Method: this cross-sectional study involved 251 primary health care personnel in Betim. The Assessment Instrument primary care performance in leprosy control measures was used through interviews, with scores calculated as means of Likert Scale responses. The study was approved by the research ethics committee of Minas Gerais Federal University. Results: strengths (≥ 6.6) were service orientation to gateway attributes, comprehensiveness of services available and provided, and the family; and weaknesses (<6.6) were access, and orientation towards the community and health professionals. Conclusion: when evaluating the presence and extent of the attributes, the health professionals found deficiencies that impaired the quality of leprosy control measures. Measures to address the endemic must be integrated into primary care in order to eliminate this serious public health problem.

Objetivo: evaluar la presencia y extensión de los atributos de la atención primaria en las acciones de control de la lepra desde el punto de vista de profesionales de salud. Método: estudio transversal, involucrando a 251 profesionales de la atención primaria de Betim. Se utilizó el Instrumento de evaluación de rendimiento de la atención primaria en las acciones de control de la lepra, a través de entrevistas, siendo la puntuación calculada a través del promedio de las respuestas dadas por la escala de Likert. Estudio aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Minas Gerais. Resultados: fuerte orientación del servicio (≥6,6) en los atributos puerta de entrada, integralidad de los servicios disponibles y ofrecidos, orientación familiar y fragilidades (<6.6) en el acceso, orientación comunitaria y profesional. Conclusión: al evaluar la presencia y extensión de los mencionados atributos, los profesionales constataron deficiencias que perjudican la calidad de las acciones de control de la lepra. Se hace necesario integrar las acciones de la endemia en la atención primaria para eliminar este grave problema de salud pública.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Hanseníase/prevenção & controle
-Equipe de Assistência ao Paciente
Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1146401
Autor: Freitas, Jeanne Lúcia Gadelha; Souza, Maria Helena do Nascimento; Cavalcante, Daniela Ferreira Borba; Orfao, Nathalia Halax; Mendes, Vanessa Alves; Alves, Jéssica Cunha.
Título: Avaliação da integralidade na atenção primária à saúde da criança na perspectiva dos cuidadores / Assessment of comprehensiveness in children's primary health care as seen by caregivers / Evaluación de la integralidad en la atención primaria de salud infantil según la perspectiva de los cuidadores
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e52548, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: avaliar, sob a ótica do cuidador, o atributo da integralidade na atenção primária à saúde da criança no município de Porto Velho, Brasil. Método: estudo avaliativo, transversal realizado com 420 cuidadores de crianças atendidas em um hospital infantil em 2017. Utilizou-se o Primary Care Assessment Tool Brasil - versão criança e os dados foram analisados pelo software Statistic 13.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: na avaliação das dimensões do atributo integralidade, o escore médio dos serviços disponíveis (4,67) e dos serviços prestados (5,26) à criança mostrou baixa orientação para a atenção primária à saúde, principalmente no que tange às orientações recebidas pelos profissionais, sobre crescimento, segurança, benefícios sociais, problemas visuais e de comportamento da criança. Conclusão: o atributo integralidade na saúde da criança está presente, porém de forma fragmentada, necessitando que os serviços revejam as prioridades nos cuidados à criança junto ao familiar/cuidador.

Objective: to assess, from the caregiver's perspective, the comprehensiveness of children's primary health care in Porto Velho, Brazil. Method: in this evaluative, cross-sectional study of 420 caregivers at a children's hospital in 2017, the Primary Care Assessment Tool Brazil ­ children's version was used and data were analyzed using Statistic 13.0 software. The research was approved by a research ethics committee. Results: in evaluation of dimensions of comprehensiveness, children's services available scored an average of 4.67 and services provided, 5.26, showing poor orientation towards primary health care, particularly as regards the guidance received by health personnel on children's growth, safety, social benefits, eyesight and behavioral problems. Conclusion: comprehensive child health care is present, although fragmented, requiring that services review child care priorities with family members/caregivers.

Objetivo: evaluar, desde la perspectiva del cuidador, la integralidad de la atención primaria de salud infantil en Porto Velho, Brasil. Método: en este estudio evaluativo, transversal de 420 cuidadores en un hospital infantil en 2017, se utilizó la Herramienta de Evaluación de Atención Primaria Brasil - versión infantil y los datos se analizaron mediante el software Estadística 13.0. La investigación fue aprobada por un comité de ética en investigación. Resultados: en la evaluación de las dimensiones de integralidad, los servicios disponibles para la infancia obtuvieron un promedio de 4,67 y los servicios prestados, 5,26, mostrando una mala orientación hacia la atención primaria de salud, particularmente en lo que respecta a la orientación que recibe el personal de salud sobre el crecimiento, la seguridad, los beneficios sociales, la vista del niño y problemas de comportamiento. Conclusión: la atención integral de la salud infantil está presente, aunque fragmentada, lo que requiere que los servicios revisen las prioridades del cuidado infantil con los miembros de la familia / cuidadores.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Serviços de Saúde da Criança/estatística & dados numéricos
Cuidadores
Assistência Integral à Saúde/estatística & dados numéricos
Integralidade em Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
-Brasil
Saúde da Criança
Estudos Transversais
Hospitais Públicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-875757
Autor: Sbárbaro Romero, Milton.
Título: Procedimiento para evaluar el desempeño de redes sanitarias públicas: proceso de su elaboración / Procedure to examine the performance of public health networks: process of its elaboration / Procedimento para avaliar o desempenho das redes de saúde públicas: processo de elaboração
Fonte: Rev. urug. enferm;12(2):20-42, nov. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Los modelos de atención basados en la estrategia de redes integradas de servicios de salud, conforman complejos sistemas con el objetivo de superar la fragmentación y segmentación de los servicios de salud y mejorar su desempeño. Los atributos definidos por la Oficina Panamericana de la Salud (OPS) como esenciales para el adecuado funcionamiento del modelo de atención a la salud tienen una representación concreta en el Sistema Nacional Integrado de Salud (SNIS) de Uruguay, sin embargo, no se han sistematizado en publicaciones científicas ni se han desarrollado procedimientos que permitan la evaluación en el contexto nacional. Los objetivos y principios del SNIS hacen necesario el diseño de procedimientos que examinen el modelo de atención con un enfoque sistémico, para poder tomar las acciones encaminadas a resolver las deficiencias encontradas, estimular iniciativas y proponerse metas superiores a alcanzar. El Objetivo de este artículo es mostrar el trabajo científicotécnico desarrollado por el autor para el diseño de un "Procedimiento para evaluar el desempeño de redes integradas de servicios públicos de salud", a través de la utilización de una enfermedad trazadora, con un enfoque de garantía de calidad. Para ello se realizó una investigación de desarrollo en servicios de salud, en una red de efectores públicos de Uruguay, en el período comprendido entre los años 2012 ­ 2015. Se concluye que la principal dificultad identificada en el sistema sanitario de Uruguay, que refería a la falta de procedimientos válidos para evaluar el desempeño de las redes sanitarias integrales, fue acotada por ésta investigación, en la cual se expone el proceso de elaboración y validación del Procedimiento diseñado para ello.

The models of care based on the strategy of integrated networks of health services, conform complexes systems with the objective of overcoming the fragmentation and segmentation of health services and improve your performance. The attributes defined by OPS as essential for proper functioning of the health model care has a concrete representation in the National Integrated System of Health in Uruguay, however, they have not been systematized in a scientific publications neither have developed procedures that allow evaluation in the national context. The objectives and principles of SNIS make it necessary to design the procedures for examining the care model with a systemic approach, to be able to take the actions aimed at solving the deficiencies found, stimulate initiatives and propose higher goals to achieve. The objective of this article is to show the scientific-technical work developed by the author for the design of a "Procedure to evaluate the performance of the integrated networks of public health services", through the use of a tracer disease, with a quality assurance approach. To this end, a research was carried out on the development of health services in a network of public effectors in Uruguay, in the period from 2012-2015. It is concluded that the main difficulty identified in the Uruguayan health system, which refers to the lack of procedures valid for assessing the performance of integrated health networks, delimited by this research, in which is exposed the process of elaboration and validation of the procedure itself.

Importam modelos baseados na estratégia de redes integradas de serviços de saúde, fazer sistemas complexos, com o objectivo de superar a fragmentação e segmentação dos serviços de saúde e melhorar o seu desempenho. OPS definidos atributos como essencial para o bom funcionamento modelo de cuidados de saúde têm uma representação concreta no Sistema Integrado Nacional Saúde Uruguai, no entanto, não foram sistematizadas em revistas científicas e nem ter procedimentos desenvolvidos para permitir a avaliação no contexto nacional. Os objectivos e princípios da SNIS exigem o processo de design a considerar a modelo de cuidados com uma abordagem sistêmica para tomar medidas para corrigir as deficiências encontradas,estimular iniciativas e procurar atingir metas mais elevadas. O objetivo deste artigo é demonstrar o trabalho científico e técnico realizado pelo autor para a concepção de um "Procedimentos para avaliar o desempenho das redes de serviços de saúde pública integradas", através da utilização de uma doença marcador, com um foco garantia de qualidade. Isto requer uma pesquisa de desenvolvimento foi realizado em serviços de saúde em uma rede de efetores Pública do Uruguai, no período entre os anos de 2012-2015. Conclui-se que a principal dificuldade identificada no sistema de saúde no Uruguai, que dizia respeito à falta de procedimentos válido para avaliar o desempenho das redes de saúde integrados, foi delimitada por esta investigação, em que o processo de desenvolvimento e validação de processo destinado expostos a-lo.
Descritores: Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Uruguai
Colaboração Intersetorial
Atenção à Saúde
Sistemas Nacionais de Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1104070
Autor: Ostolaza Oroná, Serrana Elizabeth; Umpiérrez Perciante, María Inés.
Título: Gestión de recursos materiales "Guía para la aproximación diagnóstica de una unidad hospitalaria" / Material resource management "Guide for the diagnostic approach of a hospital unit" / Gerenciamento de recursos materiais "Guia para a abordagem diagnóstica de uma unidade hospitalar"
Fonte: Rev. urug. enferm;15(1):1-17, jul. 2020.
Idioma: es.
Resumo: La complejidad en la administración de las Organizaciones Sanitarias requiere de un profundo conocimiento de sus componentes políticos, sociodemográficos, económicos, de sus procesos, interrelaciones, determinantes ambientales, factores internos y externos que se relacionan entre sí para el logro de los objetivos, todos orientados al cuidado de la salud de la población. El escenario actual evidencia instituciones de salud cada vez más complejas, debido al aumento en la demanda de los servicios, las expectativas de los usuarios y los costos de los insumos para la atención, generando la necesidad de contar con personal de enfermería capacitado y entrenado en los sistemas que dan apoyo y sustentan el proceso asistencial. Profundizar en el conocimiento de la gestión de los recursos materiales como sistema o como proceso que transversaliza el proceso asistencial es un punto de partida para el logro con eficacia y eficiencia de los resultados sanitarios. El Departamento de Administración de la Facultad de Enfermería, en el marco del Programa de formación permanente, organizó el curso "Gestión de los recursos materiales para la mejora en la calidad de atención". La finalidad fue dar respuesta a una necesidad identificada por el departamento y sentida por el colectivo de Enfermería de capacitar a quienes se desempeñan en las distintas áreas de gestión de los recursos materiales, para contribuir en la calidad del cuidado a la población. En este sentido uno de los procesos claves abordados en el curso y que se quiere socializar en este artículo fue una "Guía para realizar la aproximación diagnóstica de una unidad de gestión de recursos materiales", aplicando la teoría de sistemas como metodología para su consolidación. A partir de la realidad diagnóstica obtenida, identificar fortalezas y debilidades del Servicio en que se aplique y poder desarrollar un proyecto de mejora de la calidad.

The complexity in the administration of the Health Organizations requires a deep knowledge of its political, sociodemographic, economic components, of its processes, interrelationships, environmental determinants, internal and external factors that are related to each other to achieve the objectives, all oriented to the health care of the population. The current scenario shows increasingly complex health institutions, due to the increase in the demand for services, the expectations of users and the costs of the inputs for care, generating the need for trained and trained nursing personnel systems that support and sustain the care process. Deepening knowledge of the management of material resources as a system or as a process that mainstreams the healthcare process is a starting point for the effective and efficient achievement of health outcomes. The Administration Department of the Nursing Faculty, within the framework of the Ongoing Training Program, organized the course "Management of material resources for the improvement of quality of care". The purpose was to respond to a need identified by the department and felt by the nursing collective to train those who work in the different areas of material resource management, to contribute to the quality of care for the population. In this sense, one of the key processes addressed in the course and that we want to socialize in this article was a "Guide to carry out the diagnostic approach of a material resource management unit", applying systems theory as a methodology for its consolidation. Based on the diagnostic reality obtained, identify strengths and weaknesses of the Service in which it is applied and be able to develop a quality improvement project.

A complexidade na administração das Organizações de Saúde exige um profundo conhecimento de seus componentes políticos, sociodemográficos, econômicos, de seus processos, inter-relações, determinantes ambientais, fatores internos e externos que se relacionam para alcançar os objetivos, todos orientados aos cuidados de saúde da população. O cenário atual mostra instituições de saúde cada vez mais complexas, devido ao aumento da demanda por serviços, das expectativas dos usuários e dos custos dos insumos para o atendimento, gerando a necessidade de pessoal de enfermagem treinado e treinado sistemas que apóiam e sustentam o processo de atendimento. Aprofundar o conhecimento do gerenciamento de recursos materiais como um sistema ou como um processo que integra o processo de assistência à saúde é um ponto de partida para a obtenção eficaz e eficiente dos resultados da saúde. O Departamento de Administração da Faculdade de Enfermagem, no âmbito do Programa de Treinamento Contínuo, organizou o curso "Gestão de recursos materiais para melhorar a qualidade da assistência". O objetivo foi responder a uma necessidade identificada pelo departamento e sentida pelo coletivo de enfermagem para capacitar quem trabalha nas diferentes áreas de gestão de recursos materiais, a fim de contribuir para a qualidade da assistência à população. Nesse sentido, um dos principais processos abordados no curso e que queremos socializar neste artigo foi um "Guia para realizar a abordagem diagnóstica de uma unidade de gerenciamento de recursos materiais", aplicando a teoria dos sistemas como metodologia para sua consolidação. Com base na realidade diagnóstica obtida, identificar os pontos fortes e fracos do Serviço em que é aplicado e ser capaz de desenvolver um projeto de melhoria da qualidade.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Teoria de Sistemas
Uruguai
Equipamentos e Provisões
Recursos Materiais em Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Administração Hospitalar
Administração de Materiais no Hospital
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


  9 / 1921 LILACS  
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Mari, Jair de Jesús
Id: lil-68746
Autor: Almeida Filho, Naomar; Santana, Vilma de Souza; Mari, Jair de Jesus.
Título: Principios de epidemiologia para trabajadores de salud mental / Principles of epidemiology for mental health workers.
Fonte: Montevideo; Programa Cooperativo en Salud Mental de la Cuenca del Plata; oct. 1988. 85 p. tab.
Idioma: es.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Planos e Programas de Saúde
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
-Uruguai
Transtornos Mentais/prevenção & controle
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Serviços Comunitários de Saúde Mental
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR599.1; 616-036.22:616.89=134.2, A447p, , AG, , . 10001026099; BR1.1/1016.00; UY1.1; 19Ah, ALM; UY1.1; WM20, ALM


  10 / 1921 LILACS  
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Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-903207
Autor: Miclos, Paula Vitali; Calvo, Maria Cristina Marino; Colussi, Claudia Flemming.
Título: Evaluation of the performance of actions and outcomes in primary health care / Avaliação do desempenho das ações e resultados em saúde da atenção básica
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51:86, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE The objective of this study has been to evaluate the performance of the primary care of Brazilian municipalities in relation to health actions and outcomes. METHODS This is an evaluative, cross-sectional research, with a quantitative approach, aimed at the identification of the efficiency frontier of the primary care in health actions and outcomes in Brazilian municipalities. Secondary data have been collected from the Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (National Program for Improving Access and Quality of Primary Care) and the Department of Informatics of the Brazilian Unified Health System, in 2012. The data envelopment analysis tool has been used for variable returns to scale with product orientation. RESULTS Municipalities have been analyzed by population size, and small municipalities have presented a high percentage of inefficiency for both models. CONCLUSIONS The analysis of efficiency has indicated the existence of a higher percentage of effective municipalities in the model of health actions than in the model of health outcomes.

RESUMO OBJETIVO Avaliar o desempenho da atenção básica dos municípios brasileiros quanto a ações e resultados em saúde. MÉTODOS Pesquisa avaliativa, transversal, com abordagem quantitativa, para identificar a fronteira de eficiência da atenção básica em ações e resultados em saúde nos municípios brasileiros. Foi realizada coleta de dados secundários a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, no ano de 2012. Utilizou-se a ferramenta análise envoltória de dados para retornos variáveis de escala com orientação para produto. RESULTADOS Os municípios foram analisados por porte populacional e verificou-se que para ambos os modelos, os municípios de pequeno porte apresentaram alto percentual de ineficiência. CONCLUSÕES A análise da eficiência indicou a existência de um percentual maior de municípios eficientes no modelo de ações em saúde do que no modelo de resultados em saúde.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde/estatística & dados numéricos
Pesquisa sobre Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
-Valores de Referência
Brasil
Estudos Transversais
Densidade Demográfica
Cidades/estatística & dados numéricos
Eficiência Organizacional
Disparidades em Assistência à Saúde/estatística & dados numéricos
Programas Nacionais de Saúde/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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