Base de dados : LILACS
Pesquisa : H01.770.644.145.390.432 [Categoria DeCS]
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Tyrrell, Maria Antonieta Rubio
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Id: lil-438702
Autor: Sacramento, Maria Tita Portal; Tyrrell, Maria Antonieta Rubio.
Título: Vivências das enfermeiras nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica / Nurses' experiences in the obstetrical nursing specialization course
Fonte: Rev. enferm. UERJ;14(3):425-433, jul.-set. 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa tratou das vivências das egressas e coordenadoras de dois cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica financiados pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. Tem como objetivo descrever as propostas curriculares desses cursos e analisar os relatórios dessas experiências. Aplicou-se o método descritivo, investigação educacional e análise de documentos referentes aos relatórios desses cursos. A coleta de dados ocorreu em 2004. Os cursos observam a maioria dos critérios do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Os resultados confirmam o cumprimento do papel do Estado financiando a qualificação das enfermeiras. São dificuldades destacadas: a falta de liberação de tempo integral para realizar o curso e a não participação da assistência ao parto após o término do curso. As sugestões dos sujeitos indicam a necessidade de reformulação curricular, observando o modelo de humanização da assistência e a criação de Centros de Parto Normal.
Descritores: Currículo
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermagem Obstétrica/educação
Ensino
Especialização
-Brasil
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Vargens, Octávio Muniz da Costa
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Id: lil-438691
Autor: Nascimento, Izaura de Jesus do; Leitão, Rosa Elena Rodrigues; Vargens, Octavio Muniz da Costa.
Título: A qualidade nos serviços de saúde pública segundo enfermeiros que gerenciam unidades básicas de saúde / The quality of public health services under the perspective of nurses managing basic health units
Fonte: Rev. enferm. UERJ;14(3):350-356, jul.-set. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo aborda a percepção de enfermeiros em relação à qualidade dos serviços assistenciais prestados em Rede Básica de Saúde. Teve como objetivos conhecer a opinião de enfermeiros a respeito da implantação do programa de qualidade e discutir seus benefícios nas Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. As informações foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com seis enfermeiros gerentes nos municípios de Porciúncula e Itaperuna/RJ, no período de 2004 a 2005. A análise dos dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram as duas categorias representativas das dimensões técnica e social, cuja constituição indica que o programa de qualidade proporciona condições necessárias para a melhoria do funcionamento da infra-estrutura e da qualidade das ações institucionais realizadas. Conclui-se que existe uma expectativa favorável quanto à implantação do Programa de Qualidade Total nas Unidades Básicas de Saúde.
Descritores: Gestão da Qualidade Total
Qualidade da Assistência à Saúde
Serviços de Saúde
Supervisão de Enfermagem
-Brasil
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Pesquisa Qualitativa
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Cordeiro, Ana Lucia Arcanjo Oliveira
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Id: biblio-897455
Autor: Fernandes, Josicélia Dumêt; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Silva, Ana Carolina Pinto da; Mota, Luize da Silva Rezende da; Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; Souza, Rebeca Santos do Amaral de.
Título: Perfil dos cursos de especialização em enfermagem no município de salvador, bahia, brasil / Perfil de los cursos de espacialización en enfermería en el municipio de salvador, bahia, brasil / Profile of nursing specialization courses in the city of salvador, bahia, brazil
Fonte: Rev. baiana enferm;31(2):e16660, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo caracterizar os cursos de Especialização em Enfermagem na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Método trata-se de estudo exploratório-documental de cunho descritivo, com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu em sites de busca e páginas on-line das organizações que oferecem os cursos, no período de janeiro a março de 2014. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário pré-codificado com questões fechadas. Resultados foram identificados 72 cursos de especialização oferecidos para enfermeiros. A maioria dos cursos é na modalidade presencial, com carga horário acima de 360 horas, e com a área de conhecimento enfermagem do trabalho. Conclusão há um número expressivo de cursos de especialização para enfermeiros, em diversas modalidades e áreas de conhecimento.

Objetivo caracterizar los cursos de Especialización en Enfermería en la ciudad de Salvador, Bahia, Brasil. Método se trata de un estudio exploratorio-documental, descriptivo y con enfoque cuantitativo, cuya recolección de datos fue en sites de búsqueda y páginas on-line de las organizaciones que ofrecen los cursos, en el período de enero a marzo de 2014. Fue utilizado como instrumento para la recolección de datos, un cuestionario pre-codificado con preguntas cerradas. Resultados fueron identificados 72 cursos de especialización ofrecidos para enfermeros. La mayoría de los cursos es en la modalidad presencial, con carga horario con más de 360 horas, y con el área de conocimiento enfermería del trabajo. Conclusión hay un número expresivo de cursos de especialización para enfermeros, en diversas modalidades y áreas de conocimiento.

Objective to characterize the Nursing Specialization courses in the city of Salvador, Bahia, Brazil. Method this is an exploratory-documentary study with descriptive character and quantitative approach. Data collection occurred from January to March 2014 through search in online pages of the organizations that offer the courses. A pre-coded questionnaire with closed questions was used as data collection tool. Results seventy-two specialization courses offered to nurses were found. The majority of the courses are offered in face-to-face modality, with a workload of more than 360 hours, and with occupational health nursing as area of knowledge. Conclusion there is a high number of specialization courses offered to nurses in different modalities and areas of knowledge.
Descritores: Especialização
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
-Gestão da Qualidade Total
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Estudos de Avaliação como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
Araujo, Thelma Leite de
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Texto completo
Id: lil-798027
Autor: Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Araujo, Thelma Leite de; Costa, Francisca Bertilia Chaves; Leandro, Telma Alteniza; Cavalcante, Tahissa Frota; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira.
Título: Validação clínica do diagnóstico de enfermagem "Disposição para desenvolvimento melhorado do lactente" / Validación clínica del diagnóstico de enfermería "Disposición para desarrollo mejorado del lactante" / Clinical validation of nursing diagnosis "Willingness for improved infant development"
Fonte: Rev. bras. enferm;69(5):855-863, set.-out. 2016. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: RESUMO Objetivo: realizar a validação clínica do diagnóstico de enfermagem "Disposição para desenvolvimento melhorado do lactente". Método: estudo transversal, desenvolvido no Centro de Saúde da Família, com 45 lactentes saudáveis. O instrumento de coleta de dados foi construído com base na literatura e validado por enfermeiros. Nele, continham as variáveis: sociodemográficas, gestacionais e obstétricas; perfil alimentar do lactente; avaliação das características definidoras do diagnóstico de enfermagem proposto. Resultados: todas as características definidoras obtiveram valores de sensibilidade elevados (>90%), valores preditivos positivos (>65%), valores preditivos negativos (>66%); entretanto, valores baixos de especificidade (<32%). Neste estudo, as características definidoras apresentaram estimativas (>0,50) na curva ROC, o que confere boa sensibilidade e especificidade. Conclusão: este estudo verifica os elementos estruturais do diagnóstico de enfermagem proposto como relevante no contexto clínico, o que justifica a necessidade de ser empregado na clientela infantil, tendo em vista sua contribuição para o aperfeiçoamento do cuidado em enfermagem.

RESUMEN Objetivo: realizar la validación clínica del diagnóstico de enfermería "Disposición para desarrollo mejorado del lactante". Método: estudio transversal desarrollado en el Centro de Salud de la Familia con 45 lactantes saludables. El instrumento de recolección de datos fue construido en base a la literatura, y validado por enfermeros, incluyendo variables: sociodemográficas, gestacionales y obstétricas del diagnóstico de enfermería propuesto. Resultados: todas las características determinantes obtuvieron valores de sensibilidad elevados (>90%), valores predictivos positivos (>65%), valores predictivos negativos (>66%), aunque también bajos valores para especificidad (<32%). En este estudio, las características de definición presentaron estimaciones (>0,50) en la curva ROC, lo cual brinda buena sensibilidad y especificidad. Conclusión: este estudio verifica los elementos estructurales del diagnóstico de enfermería propuesto como relevante en contexto clínico, lo que justifica la necesidad de emplearlo en pacientes infantiles, tomando en cuenta su contribución al perfeccionamiento del cuidado de enfermería.

ABSTRACT Objective: to conduct the clinical validation of nursing diagnosis "Willingness for improved infant development". Method: a cross-sectional study, conducted in a Centro de Saúde da Família (Family Health Care center), with 45 healthy breastfed infants. The instrument for collecting the data was prepared based on the literature and validated by nurses. It contained the following variables: sociodemographic, gestational, and obstetrical variables; breastfed infant's nutritional profile; evaluation of the defining characteristics of the proposed nursing diagnosis. Results: all the defining characteristics were found to have high sensitivity values (>90%), positive predictive values (>65%), negative predictive values (>66%); however, low specificity values (<32%). In this study, the defining characteristics we found to have estimates (>0.50) within the ROC curve, which provides good sensitivity and specificity. Conclusion: this study verified the structural elements of the proposed nursing diagnosis to be relevant in the clinical context, which justifies the need for its being employed with children, taking into account its contribution to improving nursing care.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem
Aleitamento Materno
Desenvolvimento Infantil
-Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Estudos Transversais
Valor Preditivo dos Testes
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Prado, Marta Lenise do
Id: lil-475529
Autor: Dias, Lygia Paim Muller; Prado, Marta Lenise do; Silva, Denise M. Guerreiro Vieira da; Cartana, Maria do Horto Fontoura.
Título: Avaliando a implementação de um curso de especialização: um foco em novidades / Evaluating the implementation of a specialization course: a focus on novelties
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;8(n.esp):133-141, 1999.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho apresenta o processo de avaliação da implementação do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem - ESPENSUL - REPENSUL, desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, nos anos 1996 e 1997. O processo foi avaliado sob vários aspectos, caracterizando-se por acompanhamento dos fatores envolvidos nas novidades do processo ensino-aprendizagem. O produto final foi avaliado através das transformações evidenciadas no desempenho profissional dos alunos. Ressalta-se a importância de planejar e conduzir um processo avaliativo participativo para o sucesso da implementação de cursos de especialização...

An evaluate process is presented, such as covering the implementation of the Nursing Assistance Projects Specialization Course ûESPENSUL-REPENSUL, conducted by the Nursing Department of the Federal University of Santa Catarina during the years of 1996 and 1997.The process has been evaluated from varions angles, being characterized by a follow-up of those factors involved with novelties introduced to the teaching-learning process. The final product was evaluated according to transformations demonstrated the professional performances of students. The importance of designing and conducting a participative evaluative process is emphasized, so as to obtain success in implementing specialization course...

El trabajo presenta el proceso de evaluación de la implementación del curso de especialización en proyectos asistenciales de Enfermería - ESPENSUL-REPENSUL, desarrollado por el Departamento de Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina, en los años 1996 y 1997. El proceso fue evaluado en varios aspectos y se caracterizo por incorporar los factores novedosos del proceso enseñanza-aprendizaje. El producto final fue evaluado a través de transformaciones evidenciadas en el desempeño profesional de los alumnos. Se resalta la importancia de planear y conducir un proceso evaluativo participativo para el éxito de la implementación de cursos de especialización...
Descritores: Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Especialização
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-475528
Autor: Silva, Mara Regina Santos da; Cestari, Maria Elisabeth Carvalho; Borba, Marta Riegert.
Título: Revisitando o projeto ESPENSUL-FURG / Revisiting the ESPENSUL-FURG project
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;8(n.esp):143-150, 1999.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto traz um relato de experiência sobre o desenvolvimento do Curso de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem, ESPENSUL, na Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG, constituindo-se numa construção elaborada e (re)elaborada a partir de um processo de avaliação da experiência vivenciada...

A narration in made of an experiment on the development of the Specialization Course in Nursing Assistance Projects- ESPENSUL, at the federal University of Rio Grande Foundation- UFRG, making up an elaborated and (re)elaborated construction based on a lived experience evaluation process...

Este trabajo, contiene un relato de experiencia sobre o desarrollo del premier grupo del Curso de Especialización en Proyectos Asistenciales de Enfermería - ESPENSUL-, en la Fontación Universidad de Rio Grande (FURG), constituyéndose en una construcción elaborada y(re)elaborada a partir de un proceso de evaluación de la experiencia vivenciada...
Descritores: Educação Continuada em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Prática Profissional
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Magalhäes, Lígia Maria Thomaisino
Sordi, Mara Regina Lemes de
Rocha, Sandra de Souza Lima
Id: lil-475488
Autor: Magalhães, Ligia Maria Thomaisino; Sordi, Mara Regina Lemes de; Rocha, Sandra de Souza Lima; Sampaio, Sueli Fátima.
Título: Qualidade de ensino de um curso de enfermagem: subsídios para a construção de um modelo de avaliação / Quality of teaching of a nursing undergraduate course: basis for the construction of an evaluation model
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;8(1):273-285, jan.-abr. 1999. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho pretende avaliar o projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da PUCCAMP. Adota um instrumento de avaliação construído à partir de óticas diferenciadas (egressos, alunos, professores). Foi possível identificar áreas de vulnerabilidade (prática de avaliação adotada, relações interpessoais), e áreas de potencialidades (formação de qualidade, preparo para assistência nos diferentes níveis de atenção). Confirma-se a riqueza da avaliação como instrumento de trabalho cotidiano indispensável às escolas preocupadas e comprometidas com a busca da excelência da formação...

This paper intends to evaluate a Nursing Program Pedagogical Project at catholic University of Campinas. It adopts an avaluation instrument based on different views ( faculty, students and alumni). It was possible to identify areas of vulnerability ( evaluation practices adopted, interpersonal relations) and areas of potentiality ( quality of education, training for assistance of the different levels of attemtion). The richness of the evaluation is confirmed as an instrument of daily work which is essential to schools committed to the quest of excellency professional education.

El presente trabajo pretende evaluar el proyecto Pedagógico del curso de Enfermería de la PUC y Campinas. Adopta un instrumento de evaluación construido a partir de ópticas diferenciadas (ex-alumnos, alumnos y profesores). Fue posible identificar áreas de vulnerabilidad (práctica de evaluación adaptada, relaciones interpersonales), y áreas de potencialidades (formación de cualidad, preparo para la asistencia en los diferentes niveles de atención), confirmase la riqueza de la evaluación como instrumento de trabajo cotidiano indispensable a la escuelas preocupadas y comprometidas con la busca de la excelencia en la formación...
Descritores: Benchmarking
Docentes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Gestão da Qualidade
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Ribeiro, Edilza Maria
Id: lil-475484
Autor: Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Ribeiro, Edilza Maria.
Título: Problematizando o ensino de enfermagem: uma experiência na graduação / Turning the teaching of nursing into problem - an experience at an undergraduate course
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;8(1):326-336, jan.-abr. 1999.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho apresenta a experiência com a metodologia problematizadora, que vem sendo utilizada no 5° período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. Esta experiência foi iniciada pelas professoras que ministram a disciplina, desde 1995 e obteve a aprovação docente e discente, conforme demonstrado na avaliação do processo de ensino-aprendizagem aplicado. Para efetivar a proposta problematizadora, o conteúdo da disciplina foi reestruturado na linha construtivista, incentivando sua consciência crítica. Não é uma reformulação para garantir, principalmente, a relação programa x tempo e para atender demandas de refinamento do processo...

This article presents the experience using a methodology of problematization at a nursing undergraduate course at The Federal University of Santa Catarina with students of the 5th semester. This experience began by the faculty who taught the course since 1995.Such methodology obtained faculty and students approval a shown in the teaching-learning evaluation forms. In order to insure the implementation of the proposed method the course content was modified according to the guidelines of the constructivist approach thus stimulating students critical thinking. This experience is not yet conclude, since it still needs some redefinitions to ensure, mainly, the relationship content versus time, and to fulfill the demands for process improvement...

Este trabajo presenta una experiencia con la metodología problematizadora, que viene siendo utilizada en el 5° periodo del Curso de Graduación en Enfermería, de la UFSC, desde 1995. Esta experiencia fue iniciada por las profesoras que administran la disciplina, y obtiene la aprobación docente y discente, de acuerdo a lo demostrado en la evaluación del proceso de enseñanza-aprendizaje aplicado. Para efectivar la propuesta problematizadora, el contenido de la disciplina fue reestructurado en la línea constructivita, incentivando su conciencia crítica. No es una experiencia concluida, necesita aún, efectuar reformulaciones para garantir, principalmente, la relación programa x tiempo y para atender demandas de refinamiento del proceso...
Descritores: Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
-Docentes de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-475479
Autor: Tavares, Celina Maria Araujo; Grass, Idania Blanca Peña; Santos, Neuci Cunha dos.
Título: Novas práticas na formação de enfermeiros e nutricionista da Universidade Federal de Mato Grosso / New practices in the development of professional nurses and nutrionists a the Federal University of Mato Grosso
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;8(1):384-399, jan.-abr. 1999. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho descreve o processo de avaliação do Programa ôNovas Práticas na Formação de Enfermeiros e Nutricionistas da UFMTõ. Nele estão explicados: o contexto, o planejamento, a forma como foi implementado e os resultados obtidos. Apresenta as percepções dos alunos e docentes, da Universidade e servidores, do Centro de Saúde, sobre o desenvolvimento do programa e sua inserção nele...

This paper present the evaluation processo f a program entitled ô New Practices in the education of nurses and nutritionists at Federal University of Mato Grossoõ. It presents: the context, the planning the way the program was developed and the results obtained. The University students and professors perceptions regarding the development and their participation on the Program as well as those of the health center employees are presented...

Este trabajo describe el proceso de evaluación del Programa õNuevas prácticas en la formación de enfermeras y nutricionistas de la Universidad Federal de Mato Grosoõ. Enél están explicados: el contexto, el planeamiento, la forma como foi implementado y los resultados obtenidos. Muestra las percepciones de los alumnos y docentes, de la Universidad, y de los funcionarios del Centro de Salud, en relación al desarrollo del Programa y su inserción en él...
Descritores: Docentes
Educação em Enfermagem
Estudantes de Ciências da Saúde
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-447669
Autor: Ospina Romero, Angelica Maria.
Título: Currículo por competencias en la Universidad de La Sabana / Competence Curriculum at La Sabana University
Fonte: Aquichan;6(1):117-124, oct. 2006. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La presente investigación tiene como objetivo analizar si el desarrollo de la práctica educativa de los profesores de las asignaturas de Cuidado de Enfermería corresponde a la formación por competencias, con relación a la planeación, ejecución y evaluación de los procesos de enseñanza y aprendizaje. El estudio, de tipo descriptivo cualitativo, se llevó a cabo durante el primer semestre de 2006 en la Facultad de Enfermería de la Universidad de La Sabana. Sus principales hallazgos son: con relación a la programación de las asignaturas se encontró que éstas tienen los elementos básicos de la educación por competencias, contemplando el saber ser, el conocer y el hacer propios de cada asignatura. Sin embargo, dentro de esta programación no se encuentra la metodología que se empleará en las clases. Tampoco hay una relación clara entre las estrategias didácticas, el proceso evaluativo y el logro de las competencias. En el desarrollo de las clases se encontró que los profesores manejan los temas en forma clara y concisa, pero hay diferencias entre el profesor novato, que se centra más en los contenidos, y el experto, que se ocupa de forma más natural por los procesos y por promover el análisis. La metodología más utilizada por los profesores durante las clases consiste en realizar y responder preguntas mientras se expone o se discute determinado tema. Con relación al proceso evaluativo, éste se centra principalmente en los contenidos, excepto en las prácticas donde se valora el saber, el hacer y el ser en forma integral. Falta evidenciar la autoevaluación y la coevaluación en todas las asignaturas, aspectos necesarios dentro de la formación por competencias. La recuperación es una herramienta valiosa que apunta a la educación por competencias, es aplicada en todas las asignaturas y permite valorar en forma individual los logros del alumno al establecer un plan de mejoramiento orientado por el profesor.
Descritores: Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/educação
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/instrumentação
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/métodos
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/normas
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/organização & administração
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem/tendências
-Educação em Enfermagem/métodos
Educação em Enfermagem/normas
Educação em Enfermagem
Educação em Enfermagem/tendências
Limites: Humanos
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada



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