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Id: biblio-1094671
Autor: Pineda-Alhucema, Wilmar; Rubio, Rosmira; Aristizábal, Edith T; Ossa, Julio.
Título: Adaptación al español de cuatro instrumentos para evaluar la teoría de la mente en niños y adolescentes / Spanish adaptation of four instruments to asses Theory of Mind in Children and adolescents
Fonte: rev. psicogente;22(42):255-281, jul.-dic. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción: La teoría de la mente (ToM) es una de las dimensiones de la Cognición Social más relevantes y de gran interés para la investigación en psicología del desarrollo, psicología cognitiva, neuropsicología y neurociencias sociales, así como en la labor clínica. Esto ha conllevado a la generación de instrumentos validados para la evaluación de esta función; sin embargo, en español son pocos los que hay y aún menos los adaptados para población infantil y adolescente. Objetivo: En el presente trabajo se presenta la adaptación de la Batería de la ToM, el inventario de la ToM, el Test de Paso en Falso y el Test de la Mirada, cuatro instrumentos con tareas clásicas para evaluar la ToM. Método: El proceso de adaptación se hizo en dos fases, una de traducción al español y otra de adaptación cultural. Para verificar los resultados se hizo un pilotaje para todos los instrumentos con 20 participantes en edades entre 4 y 13 años y 20 participantes entre 6 y 17 años. Resultados: Se presentan los cuatro instrumentos adaptados en español con los principales ajustes en cada uno de ellos. Discusión: Se discute sobre la importancia de generar un protocolo de valoración de la ToM haciendo una validación estadística de estos instrumentos.

Abstract Introduction: Theory of Mind (ToM) is one of the most important dimensions of Social Cognition (SC); it is of great interest for research in Development Psychology, Cognitive Psychology, Neuropsychology, and Social Neuroscience as well as for clinical practice. It has stimulated the creation and validation of instruments to asses this dimension as a cognitive process, but there are few instruments like these in Spanish and less to evaluating children and adolescents. Objective: This paper reports the adaptation into Spanish of four instruments to asses ToM: The Theory of Mind Battery, The Theory of Mind Inventory-2, the Reading the Mind in the Eyes and the Faux Pas Test. Method: The adaptation process was made in two steps first, translation and, second, cultural adaptation. To verify the results a pilot testing was carried out in two groups, one with children between 4 and 13 years old and other with children and adolescents between 6 and 17 years old. Results: Instruments adapted into Spanish are presented as results highlighting the main adjustments made to each tool. Discussion: The importance of creating a protocol with statistical validation to asses ToM are discussed.
Descritores: Testes Psicológicos
Adaptação
Teoria da Mente
Cognição Social
-Adaptação Psicológica
Relatório de Pesquisa
Psicologia do Desenvolvimento
Neurociência Cognitiva
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: CO304.1 - Biblioteca Arturo Aparicio Jaramillo


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Id: biblio-1282981
Autor: Ferraresso, Lucas Fernando Oliveira Tomaz; Codato, Lucimar Aparecida Britto.
Título: Aprendizados e reflexões advindos de atividade extensionista de educação em saúde em centros de educação infantil / Learnings and reflections arising from extensionist activity of health education in child education centers / Aprendizajes y reflexiones provenientes de actividad extensionista de educación en salud en centros de educación infantil
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):132-148, maio 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Atividade extensionistaconfigura-se como poderoso instrumento para a formação integral e contextualizada do estudante. Favorece agregação, aplicação e absorção de múltiplos conhecimentos na comunidade. O projeto Ações de Educação em Saúde e de Educação Continuada para Profissionais do Sistema Único de Saúdeda Universidade Estadual de Londrina, desenvolve atividades de educação em saúde vinculadas às demandas apresentadas pelos Centros de Educação Infantil que atua.Objetivos: Relatar o processo ensino-aprendizagem e os desafios experienciadosem uma açãoextensionista, esperando-se que essas vivências possam se somar às reflexões sobrea curricularização da extensão.Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência extensionista, desenvolvido por estudantes do terceiro ao décimo período e professores de Odontologia. O estudo refere-se ao período de 2018 e 2019.Resultados:Foram realizadas ações de educação em saúde sobre adoção de hábitos saudáveis relativos à saúde geral das crianças, pais e cuidadores por meio da elaboração e distribuição de folders. Para os integrantes do projeto, esta demanda foi desafiadora em relação à definição de estratégias, planejamento, conciliação de horários e adoção de recursos que favorecessem a comunicação com a população. Esta experiência extensionista, remeteu à reflexão sobre a amplitude das potencialidades da curricularização da extensão, porquealia a relevância social e favorece a formação integral do estudante. Porém, o alcance dos objetivos das ações extensionistas e da curricularização da extensão, dependem do envolvimento e dedicação dos docentes e estudantes. Conclusões:Atividades extensionistas e a curricularização da extensão são relevantes para o ensino-aprendizagem e para cumprimento do compromisso social das universidades. São complexas e multifacetadas, para além dos projetos apresentados e da implementação de legislações e diretrizes educacionais (AU).

Introduction:Extension activity is a powerful instrument for the integral and contextualized formation of the student. It favors aggregation, application, and absorption of multiples knowledge in the community. The Health Education Actions and Continuing Education for Unified Health SystemProfessionals at the State University of Londrina develops health education activities linked to the demands presented by the Child Education Centers that it operates.Objectives:To report the teaching-learning process and the challenges experienced in an extension action, hoping that these experiences can add to the reflections about the curricularization of extension.Methodology:This is a descriptive study of the type of extension experience report developed by dentistry students from the third to the tenth period and by dentistry professors. The study refers to the period from 2018 to 2019.Results:Health education activities were carried outon adopting healthy habits related to children, parents, and caregivers' general health through the elaboration and distribution of folders. For the project members, this demand was challenging concerning the definition of strategies, planning, conciliation of schedules, and adoption of resources that would favor communication with the population. This extension experience led to a reflection on the breadth of the curricularization of extension potential because it combines social relevance and favors the integral training of students. However, the extent of the extension actions' objectives and the curricularization of extension depending on the teachers' and students' involvement and dedication.Conclusions:Extension activities and the curricularization of extension are relevant for teaching-learning and fulfilling universities' social commitment. They are complex and multifaceted, and the projects presented and the implementation of legislation and educational guidelines (AU).

Introducción: La actividad de extensión es un poderoso instrumento para la formación integral y contextualizada del alumno. Favorece la agregación, aplicación y absorción de múltiples conocimientos en la comunidad. Las Acciones de Educación en Salud y Educación Continuapara Profesionales del Sistema Único de Saludde la Universidad Estatal de Londrina desarrollan actividades de educación en salud vinculadas a las demandas presentadas por los Centros de Educación Infantil que opera. Objetivos: Relatar el proceso de enseñanza-aprendizaje y los desafíos vividos en una acción de extensión, esperando que estas experiencias puedan sumar a las reflexiones sobre la curricularización de la extensiónMetodología: Estudio descriptivo del tipo de informe de experiencia de extensión desarrollado por estudiantes de odontología del tercer al décimo período y por profesores de odontología,se refiere alperíodo comprendido entre 2018-2019.Resultados: Se realizaron actividades de educación sanitaria sobre la adopción de hábitos saludables relacionados con la salud general de los niños, padres y cuidadores a través de la elaboración y distribución de carpetas. Para los integrantes del proyecto, esta demanda supuso un reto en cuanto a la definición de estrategias, planificación, conciliación de horarios y adopción de recursos que favorecieran la comunicación con la población. Esta experiencia condujo a una reflexión sobre la amplitud de la curricularización del potencial de la extensión porque combina la relevancia social y favorece la formación integral de los estudiantes. Sin embargo, la amplitud de los objetivos de las acciones de extensión y la curricularización de la extensión dependiendo de la participación y dedicación de los profesores y estudiantes. Conclusiones: Las actividades de extensión y la curricularización de la extensión son relevantes para la enseñanza-aprendizaje y el cumplimiento del compromiso social de las universidades. Son complejas y multifacéticas, y los proyectos presentados y la aplicación de la legislación y las directrices educativas (AU).
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Relações Comunidade-Instituição
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1283573
Autor: Nascimento, Arlon Néry do; Silva, Amanda Maria Brito da; Caxias, Carolyne Carvalho; Paula, Dionatan Christophe Alves de; Pereira, Mayane Carneiro Alves.
Título: Contribuições da vivência em comunidade para formação acadêmica em fisioterapia / Contributions of a community experience to academic training in physiotherapy / Contribuciones de la experiencia comunitaria a la formación académica en fisioterapia
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):149-162, maio 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Durante sua formação,o fisioterapeuta é preparado para atuar em todos os níveis de atenção, não ficando restritos somente às ações reabilitadoras e curativas às quais são comumente associados.Apromoção e educação em saúde, fazemparte de suas atribuições e visam a autonomiana saúde da população.Objetivo:Relatar a experiência de acadêmicos de um curso de Fisioterapia durante a vivência no estágio supervisionado no setor de saúde na comunidade.Metodologia:Os relatos apresentados neste estudo estão vinculados à atuação de quatro discentes do curso de Fisioterapia em uma Unidade Básica de Saúde do município de Piripiri-PI, durante o período de fevereiro a março do ano de 2020. As atividades eram realizadas três vezes por semana, ficando estabelecido a divisão em três momentos (Alongamento e aferição da pressão arterial; Dinâmica; Roda de conversa), com o intuito de trazer uma melhor interação da comunidade com os acadêmicos, proporcionar ganhos de saúde aos participantes e promover um maior conhecimento sobre os temas abordados.Resultados:Essas ações realizadas durante o estágio, resultaram na construção de um vínculo entre os acadêmicos e a comunidade gerando promoção e educação para ambos os lados, bem como a desconstrução da sociedade sobre as atribuições do fisioterapeuta.Conclusões:Desta forma finda-se que o estágio na comunidade agrega ao conhecimento teórico e prático dos acadêmicos uma experiência rica, que leva ao desenvolvimento de habilidades e trabalho em equipe, assim como proporciona uma maior valorização sobre a importância da atenção primária e o papel do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar (AU).

Introduction:During their training, the physiotherapist is prepared to work at all levels of care, not being restricted only to the rehabilitation and corrective actions to which they are commonly associated.Health promotion and education, it is part of their duties and aim at the autonomy in the health of the population.Objective:To report the experience of a physiotherapy course's academics during their supervised internship in the community health sector. Methodology:The reports presented in this study are linkedto the performance of four students of the Physiotherapy course in a Basic Health Unit in the municipality of Piripiri-PI, between February and March of 2020. The activities were carried out three times a week, the division was established in three moments (Stretching and blood pressure measurement; Dynamic; Conversation circle) to bring a better interaction between the community and academics, providing health gains to participants and promoting more excellent knowledge on the topics addressed.Results:These actions carried out during the internship resulted in the construction of a bond between academics and the community, generating promotion and education for both sides and the deconstruction of society about the physiotherapist's duties.Conclusions:Thus, it ends that the internship in the community adds to the theoretical and practical knowledge of academics a rich experience, which leads to the development of skills and teamwork, as well as providing a greater appreciation of the importance of primary care and the role of the physiotherapist. in the multidisciplinary team (AU).

Introducción: Durante su formación, el fisioterapeuta se prepara para trabajar en todos los niveles asistenciales, no limitándose únicamente a las acciones rehabilitadoras y correctoras a las que comúnmente se les asocia.La promoción y educación para la salud, forma parte de sus funciones y tiene como objetivo la autonomía en la salud de la población.Objetivo: Relatar la experiencia de los académicos de un curso de fisioterapia durante sus prácticas supervisadas en el sector de la salud comunitaria.Metodología: Los informes que se presentan en este estudio están vinculados a la actuación de cuatro estudiantes del curso de Fisioterapia en una Unidad Básica de Salud del municipio de Piripiri-PI, entre febrero y marzo de 2020. Las actividades se realizaron tres veces por semana, la división se estableció en tres momentos (Estiramiento y medición de la presión arterial; Dinámica; Círculo de conversación) para traer una mejor interacción entre la comunidad y los académicos, proporcionando ganancias de salud a los participantes y la promoción de un conocimiento más excelente sobre los temas abordados.Resultados:Estas acciones realizadas durante la pasantía resultaron en la construcción de un vínculo entre los académicos y la comunidad, generando promoción y educación para ambas partes y la deconstrucción de la sociedad sobre las funciones del fisioterapeuta. Conclusiones: Así, se concluye que la pasantía en la comunidad agrega a los conocimientos teóricos y prácticos de los académicos una rica experiencia, que lleva al desarrollo de habilidades y al trabajo en equipo, además de proporcionar una mayor valoración de la importancia de la atención primaria y del rol del fisioterapeuta. en el equipo multidisciplinario (AU).
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Saúde Pública
Educação em Saúde
Especialidade de Fisioterapia
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Relatório de Pesquisa
Fisioterapeutas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1283575
Autor: Silva, Maria Tatiane Alves da; Silva, Elaine Rufino Barbosa da; Costa, Nayara Ranielli da; Silva Júnior, Valdecir Barbosa da; Sousa, Fabiana de Oliveira Silva.
Título: "Faltômetro": estratégia para o enfrentamento do absenteísmo no âmbito da atenção básica / "Faltômetro": strategy for dealing with absenteeism in the context of primary health care / "Faltômetro": estrategia para enfrentar el absentismo en el contexto de atención primaria de salud
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):163-176, maio 2021. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A garantia de um acesso universal, integral e equânime é um dos desafios da Atenção Básica, onde o absenteísmo dos usuários se configura como obstáculo e, ao mesmo tempo, um analisador sobre a organizaçãodo cuidado do serviço de saúde. Dessa forma, necessitando de intervenções para o enfrentamento.Objetivo: Narrar a experiência da construção do "Faltômetro" e refletir sobre o desafio de implementar novas estratégias para o enfrentamento de antigos problemas nos serviços de saúde.Metodologia: Trata-se estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado numaEstratégia de Saúde da Família, no município de Vitória de Santo Antão, estado de Pernambuco, Brasil, com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básicade referência, entre junho e outubro de 2019. A experiência foi realizada em três etapas: monitoramento das demandas; construção do "Faltômetro" e sala de espera com os usuários.Resultados: Por meio da experiência, foi identificada a fragilidade no registro de faltas; a importância do Agente Comunitário de Saúde;a necessidade de identificação das causas das faltas; e a necessidade de repensar a organização do processo de trabalho.Conclusões: O "Faltômetro" e a sala de espera foram estratégias fundamentais para o debate sobre o absenteísmo no âmbito da Atenção Básica. No entanto, faz-se necessário o desenvolvimento de processos de Educação em Saúde com a população, permitindo um diálogo horizontal, para a compreensão das possíveis causasdas faltas. Além disso, os profissionais em saúde necessitam romper com o discurso de culpabilização dos usuários, reconhecendo a existência de barreiras de acesso no território (AU).

Introduction: To guarantee a universal, comprehensive and equal access is a challenge to Primary Health Care, where the user absenteeism is configured as an obstacle and, at the same time, an analyst on the organization of care of the health service. In this way, needing intervention for the confrontation.Objective: To narrate the experience of the construction of the "Faltômetro" and to reflect on the challenge of implementing new strategies for or confronting ancient problems with the health services. Methodology: This is a descriptive study of the type of experience report, carried out in a Family Health Strategy,in the city of Vitória de Santo Antão,State of Pernambuco, Brazil, with the reference Nucleus forFamily Health and Primary Care of reference, between June and October 2019. The experiment was carried out in three stages: monitoring the demands; construction of the "Faltômetro" and waiting room with users.Results: Through experience, weakness in the record of absences was identified; the importance of the Community Health Agent; need to identify the causes of absences; and the need to rethink the organization of the work process.Conclusions: The "Faltômetro" and the waiting room were fundamental strategies for the debate on absenteeism in the scope of Primary Health Care. However, it is necessary to develop Health Education processes with the population, allowing a horizontal dialogue to understand the possible causes of absences. In addition, health professionals need to break the discourse of blaming users, recognizing the existence of barriers to access in the territory (AU).

Introducción: Garantizar el acceso universal, integral y equitativo es uno de los desafíos de la atención primaria, donde el absentismo de los usuarios es un obstáculo y, al mismo tiempo, un analizador de la organización de la atención de los servicios de salud. Por lo tanto, necesita intervenciones para hacer frente.Objetivo: Narrar la experiencia de construir el "Faltômetro" y reflexionar sobre el desafío de implementar nuevas estrategias para enfrentar viejos problemas en los servicios de salud.Metodología: Este es un estudio descriptivo de un tipo de informe de experiencia, llevado a cabo en una Estrategia de salud familiar, en el municipio de Vitória de Santo Antão,estado de Pernambuco, Brasil,con el Centro ampliado de salud familiar y atención primariaentre junio y octubre de 2019. El experimento se llevó a cabo en tres etapas: monitoreo de las demandas; construcción del "Faltômetro" y sala de espera con usuarios. Resultados: A través de la experiencia, se identificó debilidad en el registro de ausencias; la importancia del Agente de Salud Comunitario; necesidad de identificar las causas de las ausencias; y la necesidad de repensar la organización del proceso de trabajo.Conclusiones: El "Faltômetro" y la sala de espera fueronestrategias fundamentales para el debate sobre el absentismo en el ámbito de la Atención Primaria. Sin embargo, es necesario desarrollar procesos de Educación para la Salud con la población, lo que permite un diálogo horizontal para comprender las posibles causas de las ausencias. Además, los profesionales de la salud deben romper el discurso de culpar a los usuarios, reconociendo la existencia de barreras de acceso en el territorio (AU).
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Absenteísmo
Serviços de Saúde
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1283578
Autor: Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Moura, Adriely Fernanda da Silva; Teixeira, Ylari Cabral; Campelo, Maria Carolina Dantas; Rocha Neto, Agenor Medeiros da; Oliveira, Kedma Valnice Freire; Medeiros, Ysla Kallena Macedo e.
Título: Educação em saúde para sensibilizar adolescentes escolares para a vacinação contra o papiloma vírus humanos / Health education to sensitize school teenagers to get Human Virus Papillomavaccine / Educación en salud para alentar los adolescentes escolares para la vacunación contra el Papiloma Virus Humano
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):177-195, maio 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Educação em saúde visa sensibilizar a consciência cidadã a partir do conhecimento do sujeito e de estratégias pedagógicas dialógicas. Tal atividade pode envolver os diferentes ciclos de vida, como crianças e adolescentes. Objetivo:relatar a experiência de um grupo tutorial da disciplina Saúde e CidadaniaII da Universidade Federal do Rio Grande do Nortena produção e realização de ações de educação em saúde voltadas a sensibilização para adesão a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano no território adscrito a uma Unidade de Saúde da Famíliade Natal/RN no primeiro semestre do ano de 2018. Metodologia:A seleção das temáticas-alvo se deu a partir das percepções dos discentes acerca do contexto epidemiológico do bairro e, sobretudo, dos processos contínuosde escuta ativa, em que profissionais de saúde da Unidadee lideranças do território expuseram as demandas locais. Utilizou-se a ferramenta CANVAS para estruturação do planejamento estratégico das intervenções.Exposições dialogadas, com uso de multimídia, cartazes, jogos educativos e paródias foram empregados na interação com o público da escola do bairro. Resultados:As percepções do grupo discente foram positivas e satisfatórias ao final das intervenções, em meio à ativa participação dos escolares e interesse nas temáticas abordadas, evidenciando adequação das estratégias realizadas. Conclusões:as intervenções buscaram responder a uma demanda de educação em saúde relativa ao adolescente. Ademais, contribuíram para o crescimento acadêmico e pessoal dos discentes ao trabalhar competências do saber, do ser, conviver, essenciais a efetivação do modelo da vigilância à saúde, bem como houve um balanço positivo, uma vez que os resultados esperados no planejamento foram alcançados. Desta forma, concretizou-se oprincípio da integração ensino-serviço-comunidade (AU).

Introduction:Health education aims to raise awareness among citizens based on the subject's knowledge and dialogical pedagogical strategies. This activity can involve different life cycles, such as children and teenagers. Objective: To report the experience of a tutorial group of the discipline Health and Citizenship II of Universidade Federal do Rio Grande do Norte in the production and carrying out of health education actions aimed at raising awareness about adherence to Human Papilloma Virus vaccination in the territory assigned to a Family Health Service in Natal / RN in the first half of the year 2018. Methodology:The selection of the target themes was based on students' perceptions about the epidemiological context of the neighborhood and, above all, on the continuous processes of active listening, in which health professionals and leaders of the territory exposed to the local demands. The CANVAS tool was used to structure the strategic planning of the interventions. Dialogue exhibitions, with multimedia, posters, educational games, and parodies were used in the interaction with the youth public of school.Results:The student group's perceptions were positive and satisfactory at the end of the interventions, amidst the active participation of the students and interest in the topics addressed, evidencing the adequacy of the strategies carried out.Conclusions:the interventions sought the goal of health promotion in a collaborative environment involving adolescents. Also, they contributed to students' academic and personal growth by working on the skills of knowing, being, living together, essential for the implementation of the health surveillance model and a positive balance since the results expected in the planning were achieved. In this way, the principle of teaching-service-community integration was materialized (AU).

Introducción: La educación para la salud tiene como objetivo sensibilizar a los ciudadanos a partir de los conocimientos del sujeto y de estrategias pedagógicas dialógicas. Esta actividad puede implicar a diferentes ciclos vitales, como los niños y los adolescentes. Objetivo:Relatar la experiencia de un grupo tutorial de la disciplina Salud y Ciudadanía II de la Universidad Federal de Río Grande del Norte en la producción y realización de acciones de educación para la salud dirigidas a la sensibilización de la adhesión a la vacunación contra el Virus del Papiloma Humano en el territorio asignado a un Servicio de Salud de la Familia en Natal / RN en el primer semestre del año 2018.Metodología: La selección de los temas objetivo se basó en las percepciones de los estudiantessobre el contexto epidemiológico del barrio y, sobre todo, en los continuos procesos de escucha activa, en los que los profesionales de la salud y los líderes del territorio expusieron las demandas locales. Se utilizó la herramienta CANVAS para estructurar la planificación estratégica de las intervenciones. Se utilizaron exposiciones de diálogo, con multimedia, carteles, juegos educativos y parodias en la interacción con el público juvenil de la escuela. Resultados: Las percepciones del grupo de estudiantes fueron positivas y satisfactorias al final de las intervenciones, en medio de la participación activa de los estudiantes y del interés por los temas abordados, evidenciando la adecuación de las estrategias realizadas. Conclusiones: las intervenciones buscaron el objetivo de la promoción de la salud en un ambiente de colaboración con los adolescentes. Además, contribuyeron al crecimiento académico y personal de los alumnos al trabajar las habilidades de conocer, ser y convivir, esenciales para la implementación del modelo de vigilancia de la salud y un balance positivo ya que se alcanzaron los resultados esperados en la planificación. De esta manera, se materializó el principio de integración enseñanza-servicio-comunidad (AU).
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Serviços de Saúde do Adolescente
-Papillomaviridae/imunologia
Brasil/epidemiologia
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
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Id: biblio-1284583
Autor: Silva, Lívia Luiza Carvalho da; Silva, Douglas Ferreira da; Rodrigues, Raphaela Farias; Rezende, Fernanda Carvalho de.
Título: Influência da técnica de preparo sobre o contorno cervical dos laminados cerâmicos: relato de caso / Influence of the preparation technique on the cervical contour of ceramic laminates: a case report / Influencia de la técnica de preparación en el contorno cervical de los laminados cerámicos: reporte del caso
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):287-298, maio 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Devido à crescente demanda estética, a odontologia restauradora se renova na intenção de alcançar melhores resultados na harmonia do sorriso. Entretanto, a atenção deve voltar-se também aos tecidos periodontais, visto que há uma integração entre material restaurador e os tecidos. Objetivo:Descrever e discutir as etapas clínicas para a confecção de laminados cerâmicos, atentando-se a preparos minimamente invasivos, contorno cervical e fatores que podem intervir na longevidade do procedimento.Relato de caso:Paciente do sexo masculino, 28 anos de idade, compareceu a Associação Brasileira de Odontologia, seção de Alagoas, relatando insatisfação em relação ao tamanho dos seus dentes. Os arcos superior e inferior foram moldados para a obtenção dos modelos de estudo e enceramento diagnóstico. Ao início do tratamento foi orientado ao paciente clareamento dental pela técnica combinada. O preparo dos dentes foi guiado por uma matriz de silicone, sendo estes uniformes e conservadores, seguido de moldagem, fase laboratorial e cimentação final. Finalizado o caso foi realizado o ajuste oclusal solicitando ao paciente que realizasse movimentos de lateralidade e protrusão. Conclusões:A técnica do preparo influência na longevidade dos laminados cerâmicos, por relacioanar-se à adesão e a saúde periodontal. O preparo deve ser mínino e limitado ao esmalte dental sempre que possível, determinando assim um maior e melhor prognóstico (AU).

Introduction:Due to the growing aesthetic demand, restorative dentistry is renewed to achieve better results in smile harmony. However, attention should also be turned to periodontal tissues since there is an integration between restorative material and tissues. Objective:To describe and discuss the clinical steps for the manufacture of laminate veneers, paying attention to minimally invasive preparations, cervical contour, and factors that can intervene in the procedure's longevity. Case report:A 28-year-old male patient attended the Brazilian Dental Association, the Alagoas section, reporting dissatisfaction with his teeth' size. The upper and lower arches were molded to obtain the study and diagnostic waxing models. At the beginning of treatment, the patient was instructed by the combined technique. After the case, the occlusal adjustment was performed, asking the patient to perform laterality and protrusion movements. Conclusions:The preparation technique influences the longevity of laminate veneers due to adherence and periodontal health. The preparation should be minimal and limited to dental enamel whenever possible, thus determining a higher and better prognosis (AU).

Introducción: Debido a la creciente demanda estética, la odontología restauradora se renueva para lograr mejores resultados en la armonía de la sonrisa. Sin embargo, también se debe prestar atención a los tejidos periodontales ya que existe una integraciónentre el material restaurador y los tejidos.Objetivo: Describir y discutir los pasos clínicos para la confección de carillas laminares, prestando atención a las preparaciones mínimamente invasivas, al contorno cervical y a los factores que pueden intervenir en la longevidad del procedimiento.Reporte del caso: Un paciente masculino de 28 años asistió a la Asociación Dental Brasileña, sección de Alagoas, reportando insatisfacción con el tamaño de sus dientes. Los arcos superior e inferior fueron moldeados para obtener los modelos de depilación de estudio y diagnóstico. Al comienzo del tratamiento, el paciente fue instruido por la técnica combinada. La preparación de los dientes fue guiada por una matriz de silicona, siendo estas uniformes y conservadoras, seguidas de moldeo, fase de laboratorio y cementación final. Después del caso, se realizó el ajuste oclusal, pidiendo al paciente que realizara movimientos de lateralidad y protuberancia. Conclusiones: La técnica de preparación influye en la longevidad de los laminados cerámicos, debido a la adherencia y la salud periodontal. La preparación debe ser mínima y limitada al esmalte dental siempre que sea posible, determinando así un pronóstico más alto y mejor (AU).
Descritores: Clareamento Dental
Periodonto
Preparo Prostodôntico do Dente/instrumentação
Facetas Dentárias
-Brasil/epidemiologia
Radiografia Dentária/instrumentação
Cerâmica
Ajuste Oclusal
Esmalte Dentário
Relatório de Pesquisa
Longevidade
Modelos Anatômicos
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1101103
Autor: Shoji, Hamilton; Fonseca, Eduardo Kaiser Ururahy Nunes; Teles, Gustavo Borges da Silva; Passos, Rodrigo Bastos Duarte; Yanata, Elaine; Silva, Murilo Marques Almeida; Funari, Marcelo Buarque de Gusmão; Sasdelli Neto, Roberto; Ishikawa, Walther Yoshiharu; Chate, Rodrigo Caruso; Szarf, Gilberto.
Título: Structured thoracic computed tomography report for COVID-19 pandemic / Relatório estruturado de tomografia computadorizada de tórax para a pandemia do COVID-19
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eED5720, 2020. graf.
Idioma: en.
Descritores: Pneumonia Viral/diagnóstico por imagem
Tomografia Computadorizada por Raios X/normas
Infecções por Coronavirus/diagnóstico por imagem
-Registros Médicos/normas
Relatório de Pesquisa/normas
Pandemias
COVID-19
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1007482
Autor: Ordoñez, Vany Elizabeth.
Título: Caracterización de las investigaciones científicas del programa de administración en salud del Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud de la Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua (CIES UNAN Managua) enero 1983 a junio de 2015 / Characterization of the scientific research of the health administration program of the Center for Health Research and Studies of the National Autonomous University of Nicaragua, Managua (CIES UNAN Managua) January 1983 to June 2015.
Fonte: Ocotal, Nueva Segovia; s.n; jun. 2016. 52 p. tab, ilus, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud. Escuela de Salud Pública de Nicaragua para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar las Investigaciones Científicas de postgrado en temas de Administración en Salud de los maestrados/as del Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud (CIES UNAN Managua) de enero 1983 a junio de 2015. DISEÑO: Estudio descriptivo y de corte transversal, el área de estudio fue la base de datos de Tesis de Maestría del Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud (CIES UNAN Managua) constituida por 28 tesis del programa de Administración en Salud, se aplicó ficha de llenado de datos para recopilación de información. RESULTADOS: Los autores/as en su mayoría son de sexo masculino. Los resultados nos muestran que los periodos donde se desarrollaron más tesis de administración en salud fueron en la cohorte 2013- 2015 y se defendieran más tesis en el año 2015, la mayoría de la tesis revisadas con un porcentaje de 92.9% son descriptivas y con un enfoque cualitativo, los estudios se encuentran dentro de la línea de calidad en servicios, de igual forma cuentan con todos los elementos que se establecen para la realización del informe final de tesis, .CONCLUSIONES: Las tesis de Administración en Salud son estudios de profundidad descriptiva con un enfoque cualitativo y que se desarrollan durante el tiempo transversal, siendo las líneas de investigación más destacadas calidad en los servicios y Organización en los servicios de salud, los profesionales que más se interesan en la Administración en salud son los del Área de ciencias médicas donde no hay mayor diferencia entre el sexo masculino y femenino
Descritores: Classificação
Administração em Saúde
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Responsável: NI15.1 - CEDOC - Centro de Documentación e Información


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Id: lil-715336
Autor: Calzada Reyes, Ana; Gutiérrez Manso, Ana Teresa; Acosta González, Mariloly.
Título: Evaluación objetiva del procesamiento de las emociones. Estudio de un caso forense / Objective Assessment of Emotion Processing. Forensic Case Report
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(1):47-51, ene.-mar. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El principal objetivo de las emociones consiste en garantizar la homeostasis, la supervivencia y el bienestar del organismo. Objetivo: Demostrar la utilidad de la aplicación de evaluaciones neurofisiológicas y neuropsicológicas a pacientes en quienes se pretenda demostrar el papel significativo de las emociones en la ejecución de determinadas conductas. Métodos: Se realizó entrevista psiquiátrica con fines forenses. Se registró la actividad eléctrica cerebral (EEG) en estado de vigilia y en condiciones basales, se calcularon los generadores de densidad de corriente en la banda theta y se realizó evaluación de reconocimiento de las emociones. Resultados: En la entrevista psiquiátrica se destaca que el miedo fue un elemento importante en el actuar impulsivo y poco previsor del acusado y se demostró una disminución sustancial de sus facultades para comprender el alcance de sus actos y dirigir su conducta en el periodo de tiempo de ocurrencia del delito que se le imputa. El EEG mostró alteraciones en regiones frontales y los generadores de densidad de corriente se localizaron en regiones frontotemporales y áreas asociativas occipitales. Conclusiones: Se recomienda asociar estos estudios con la evaluación psiquiátrica con fines forenses para acrecentar la objetividad de los diagnósticos formulados por peritos actuantes.

Introduction: The main objective of the emotions is to ensure the homeostasis, the survival and the well-being of the organism. Objective: To demonstrate the usefulness of performing neurophysiological and neuro-psychological assessments in patients, in order to demonstrate the significant role of the emotions in the execution of certain behaviours. Methods: A forensic psychiatric interview was conducted. EEG in vigil state was registered, the generators of current density to theta band were calculated, and the emotions recognition test was performed. Results: The results of the psychiatric interview demonstrated that fear was an important element in acting impulsively, and lack of foresight of the accused. A substantial decrease was demonstrated in the ability to understand the scope of the acts and the direction of the behaviour during the time the crime occurred. The EEG showed alterations in frontal regions, and the generators of current density were located in frontal-temporal regions and occipital associative areas. Conclusions: It is recommended to associate these studies with the forensic psychiatric assessment, in order to increase the objectivity of the diagnoses formulated by medical experts.
Descritores: Psiquiatria Legal
Emoções
Testes Neuropsicológicos
-Pacientes
Aptidão
Comportamento
Eletroencefalografia
Medo
Relatório de Pesquisa
Pioglitazona
Modafinila
Homeostase
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  10 / 239 LILACS  
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Id: lil-735119
Autor: Valderrama Escudero, Felipe; Montoya González, Laura Elisa.
Título: Síndrome de hipersensibilidad a los anticonvulsivos: reporte de un caso / Anticonvulsant Hypersensitivity Syndrome: A Case Report
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(4):225-228, oct.-dic. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: El síndrome de reacción cutánea con eosinofilia y síntomas sistémicos (DRESS) es una reacción idiosincrásica a medicamentos que se caracteriza por erupción cutánea, fiebre, linfadenopatía y disfunción de órganos internos. Se revisa el caso de una paciente con trastorno afectivo bipolar (TAB) que sufrió una respuesta inflamatoria sistémica asociada al uso de ácido valproico y, además, tuvo una importante reactivación de los síntomas al usar otros medicamentos cuyos mecanismos de acción farmacológicos son diferentes. El diagnóstico de DRESS es principalmente de exclusión, por lo que puede tardarse en detectarlo y terminar en una entidad potencialmente mortal.

DRESS syndrome (skin reaction with eosinophilia and systemic symptoms) is an idiosyncratic drug reaction characterized by rash, fever, lymphadenopathy, and internal organ dysfunction. This case report is on a patient with bipolar affective disorder who presented with a systemic inflammatory response associated with the use of valproic acid, and an important activation of symptoms when used with other drugs with a different pharmacological action mechanism. The diagnosis of DRESS syndrome is primarily by exclusion, and its detection may be difficult, which could potentially become fatal for the patient.
Descritores: Síndrome de Hipersensibilidade a Medicamentos
Hipersensibilidade
Anticonvulsivantes
-Pele
Preparações Farmacêuticas
Ácido Valproico
Transtornos do Humor
Eosinofilia
Exantema
Relatório de Pesquisa
Febre
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría



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