Base de dados : LILACS
Pesquisa : H02 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 443 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 45 ir para página                         

  1 / 443 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-329691
Autor: Mongelós de Hamuy, Estela Mary.
Título: El empleo y la gestión de los Recursos Humanos en las Regiones Sanitarias del Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social / The employment and the management of the human resources in the sanitary regions of the department of public health and social well-being.
Fonte: Asunción; s.n; dic. 2001. 158 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social. Universidad Nacional de Asunción. Instituto Nacional de Salud para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: Caracteriza la estructura y la dinámica de la fuerza de trabajo en las Regiones Sanitarias y se establece las discrepancias comparando la información obtenida con el modelo planteado en la organización de los servicios de salud en el marco de la reforma sectorial, el análisis se centra en la identificación de la cantidad y composición de la fuerza de trabajo (Profesionales, técnicos, auxiliares) y su distribución por Regiones Sanitarias y Niveles de atención, el estudio de la dinámica enfatiza la estabilidad laboral, los tipos de contratación, el pluriempleo y la accesibilidad geográfica al empleo en los Puestos de Salud, Centros de Salud, Hospitales Distritales y Hospitales Regionales de las 18 Regiones Sanitarias del Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social
Descritores: BIBLIOGRAPHY, NATIONALABDOMINAL INJURIES
Pessoal de Saúde
Modernização do Setor Público
Recursos Humanos em Saúde
Ocupações em Saúde
-Paraguai
Responsável: PY40.1 - Biblioteca
PY40.1; 351.1


  2 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-31570
Autor: Brasil. Ministério do Trabalho. Secretaria de Emprego e Salário.
Título: Classificaçäo brasileira de ocupaçöes-CBO / Brazilian classification of occupations-CBO.
Fonte: Brasilia; Sistema Nacional de Emprego; 1982. 753 p.
Idioma: pt.
Descritores: Ocupações em Saúde
-Brasil
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/227.00; BR41.1; 331.760981 B823c; BR67.1; R331.7 2


  3 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-490496
Autor: Escola Nacional de Saúde Pública; .Fundação Oswaldo Cruz.
Título: A rede de escolas do governo e o desafio em formação em saúde publica para o SUS na conjuntura atual / The network of governmental schools and the challenge in public health training for the SUS in the current juncture.
Fonte: Rio de Janeiro; Escola Nacional de Saúde Pública; 2007. 51 p.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Encontro Nacional de Escolas de Governo em Saúde, Apresentado em: 5, Rio de Janeiro, Brasil, 2007.
Descritores: Faculdades de Saúde Pública
Pessoal de Saúde/educação
Saúde Pública/educação
Sistema Único de Saúde
-Educação Superior
Educação a Distância
Ocupações em Saúde/educação
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 614.07, 181. 49415/2008


  4 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: lil-102586
Autor: Associaçäo Brasileira de Educaçäo Médica; .Organizaçäo Pan-Americana da Saúde.
Título: Ciências sociais e biológicas no curso médico: enfoque interdisciplinar / Social and biological sciences on medical course: interdisciplinary approach.
Fonte: s.l; Associaçäo Brasileira de Educaçäo Médica; 1989. 31 p. (ABEM. Serie Documentos, 12).
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Reuniäo sobre Ciências Sociais e Biológicas no Curso Médico: Enfoque Interdisciplinar, Brasília, 26-28 jul. 1989.
Descritores: Disciplinas das Ciências Biológicas/educação
Ciências Sociais/educação
Educação Médica
-Ocupações em Saúde/educação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1963.00


  5 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: lil-89718
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Geral; *.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Recursos Humanos.
Título: Conferencia Nacional de Recursos Humanos para a Saúde: relatório final / Final Report of the National Conference on Human Resources to Health.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; [1986?]. 54 p.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde, 8, Brasília, 13-17 out.1986.
Descritores: Ocupações em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Seleção de Pessoal
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 331.108.2:614(042), B823c


  6 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-165345
Autor: Borba, Eni Aires.
Título: O curso de introduçäo ao controle de infecçäo hospitalar na perspectiva de seus monitores / The introdutional Course in Hospital Infection Control in the perspective of theirs monitors.
Fonte: Brasília; s.n; out. 1995. 98 p. tab, graf, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Brasília. Faculdade de Educaçäo para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A infecçäo hospitalar é considerada um dos maiores problemas de Saúde Pública e está intimamente relacionada com a morbidade e mortalidade. Apesar de ser reconhecida remotamente como problema, só na década de 80 é que se torna, oficialmente, alvo da atençäo governamental, no Brasil, com a publicaçäo em 1983 da Portaria 196 que estabeleceu o controle e prevençäo das infecçöes hospitalares. Para apoiar os hospitais no cumprimento da portaria, o Ministério da Saúde (MS) criou o Projeto de Capacitaçäo de Recursos Humanos no Controle de Infecçäo Hospitalar (CICIH), executado pelos centros de treinamento (CTs), credenciados pelo MS e já capacitou, aproximadamente, 14.000 profissionais da área, até 1993. O CICIH foi desenvolvido durante todo o seu período (1985 a 1993) com o mesmo conteúdo e metodologia. Assim, nossa pesquisa se propôs a analisar o CICIH, na perspectiva de seus monitores, sob os aspectos: conteúdo, métodos e técnicas de ensino, através de um estudo exploratório. Os dados foram obtidos mediante a aplicaçäo de um questionário previamente validado, a um universo de 148 monitores do CICIH pertencentes a 35 CTs. Para facilitar esta apresentaçäo, os itens do instrumento de medida foram agrupados, de acordo com o seu inter-relacionamento, nas chamadas unidades temáticas de estudo: 1 - perfil da clientela alvo; 2 - qualidade de apoio da direçäo hospitalar; 3 - processo educacional: à guisa de avaliaçäo; 4 - repercussäo do CICIH no controle de infecçäo hospitalar e, 5 - expectativas de mudanças, e estäo apresentados através dos quadros, figuras e tabelas. Observamos que a grande maioria dos monitores estäo sensibilizados quanto à importância do treinamento para o CIH, e consideraram que houve melhorias nos programas de saúde nos hospitais que tiveram seus profissionais treinados através do CICIH. Contudo, o curso, apesar de ser fundamental para o treinamento em CIH, necessita de grandes modificaçöes para acompanhar o desenvolvimento cientifico...
Descritores: Infecção Hospitalar/prevenção & controle
Ocupações em Saúde/educação
-Educação
Estudos de Avaliação
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 2649.00; BR599.1; 377:616-022.36(81)(043), B726c, , AG, , . 10001014784


  7 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1004257
Autor: Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos; Silva, Cláudia Brandão Gonçalves.
Título: A Educação Interprofissional e os avanços do Brasil / Interprofessional Education and the advances of Brazil / La educación interprofesional y los avances de Brasil
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);27:e3152, 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Práticas Interdisciplinares/organização & administração
Ocupações em Saúde/educação
Ocupações em Saúde/tendências
Política de Saúde/tendências
-Brasil
Práticas Interdisciplinares/tendências
Relações Interprofissionais
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1024456
Autor: Zanei, Suely Sueko Viski; Oliveira, Raquel Araujo; Whitaker, Iveth Yamaguchi.
Título: Qualidade de vida dos profissionais de saúde dos programas de residências multidisciplinares / Quality of life of health professionals of multidisciplinary residency programs / Calidad de vida de los profesionales de salud de los programas de residencias multidisciplinares
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9:[20], jul. 15, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: caracterizar os profissionais dos programas de Residência multiprofissional quanto aos dados sociodemográficos, educacionais e rotinas de vida diária como sono e hábitos alimentares e avaliar sua qualidade de vida (QV). Método: estudo descritivo, transversal, quantitativo realizado em uma universidade pública no início de 2014. O instrumento utilizado para avaliação da qualidade de vida foi o World Health Organization Quality Of Life-bref (WHOQOL-bref), aplicado por meio de plataforma eletrônica. Resultados: a confiabilidade do instrumento variou de 0,63-0,79. Participaram 49% do total de residentes matriculados, a maioria mulheres, com 25 anos, solteiras e procedentes de São Paulo. Os profissionais residentes dormem em média seis horas por noite e referem alimentação mais ou menos saudável. A pontuação da QV no domínio Físico foi de 55,96; Psicológico 56,96; Relações Sociais alcançou 62,76 e Meio Ambiente de 49,65. Conclusão: a avalição do WHOQOL-bref revelou que, na maioria dos domínios, a QV dos residentes é comprometida.

Aim: to characterize the professionals enrolled in the Multidisciplinary Residency programs according to socio-demographic, educational, and daily living routines data, such as sleep and eating habits, and to assess their quality of life (QoL). Method: descriptive, cross-sectional, quantitative study performed at a public university in the beginning of 2014. The tool used to assess the quality of life was the World Health Organization Quality Of Life-bref (WHOQOL-bref), applied through an electronic platform. Results: the tool's reliability ranged from 0,63-0,79. Forty-nine percent of residents participated, mostly women, 25 years old, single, from São Paulo. The residents sleep an average of 6 hours per night and refer to eating relatively healthily. The QoL score in the Physical health domain was 55.96; Psychological 56.96; Social Relationships 62.76, and Environment 49.65. Conclusion: The WHOQOL-bref's assessment revealed that, in most domains, the QoL of the residents is compromised.

Objetivo: caracterizar los profesionales de programas de Residencia Multiprofesional a partir de dados sociodemográficos, educacionales y rutinas de vida como sueño y hábitos alimentares y evaluar su calidad de vida (CV). Método: estudio descriptivo, transversal, cuantitativo realizado en una universidad pública en el inicio del 2014. El instrumento utilizado para evaluación de calidad de vida fue el Word Health Organization Quality of Life-bref (WHOQOL-bref), aplicado por la plataforma electrónica. Resultados: la confiabilidad del instrumento varió de 0,63-0,79. Participaron 49% del total de residentes matriculados, la mayoría mujeres, con 25 años, solteras, procedentes de São Paulo. Los profesionales residentes duermen en media seis horas por noche y refieren alimentación más o menos saludable. La puntuación de CV en el dominio Físico fue 55,96; Psicológico 56,96; Relaciones Sociales 62,76 y Medio Ambiente 49,65. Conclusión: la evaluación del WHOQOL-bref reveló que, en la mayoría de los dominios, la CV de los residentes es comprometida.
Descritores: Qualidade de Vida
Estudantes de Ciências da Saúde
Capacitação Profissional
Ocupações em Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


  9 / 443 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-953110
Autor: Rodríguez Garcés, Carlos; Padilla Fuentes, Geraldo.
Título: Formación profesional y empleabilidad: las tensiones del mercado en las carreras de la salud en Chile / Profesional training and employability: the market tensions regarding the health majors in Chile
Fonte: Educ. med. super;31(4):1-9, oct.-dic. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la formación profesional en Chile ha evidenciado un explosivo crecimiento aunque, con rezago en el área de la salud en razón de especificidades intrínsecas. Objetivos: explorar su repercusión en los procesos de formación, titulación y empleabilidad en carreras tradicionales como Medicina, Enfermería y Odontología, durante los años 2007-2015. Método: con el uso de bases de datos oficiales se construyen un conjunto de índices con el fin de caracterizar el comportamiento de la formación y el empleo en tres carreras tradicionales del ámbito de la salud. Resultados: entre los años 2007-2015 los datos reportan un fuerte crecimiento de la matrícula, en especial la de carácter privado, donde más de la mitad de los programas son impartidos por instituciones de esta naturaleza. Se observa una mayor mixtura social del alumnado, aunque persiste la tendencia a la sobre representación de segmentos de altos ingresos. Los programas exhiben adecuados niveles de eficiencia interna, con índices de deserción y reprobación acotados, una alta tasa de titulados y adecuados niveles de renta y empleo. Conclusiones: si bien se constatan adecuados índices de eficiencia interna y empleabilidad respecto a la generalidad del sistema, el aumento de la oferta y la masa de titulados tensionará los procesos de formación y de empleabilidad, desvalorizando las credenciales educativas, instalando en el mercado del trabajo una mayor capacidad para discriminar en razón de la institución y programa(AU)

Introduction: Professional training in Chile has shown an explosive growth, although with lag in the health area due to intrinsic specificities. Objectives: To explore the phenomenon's impact on the processes of training, qualification and employability in traditional majors such as Medicine, Nursing and Dentistry, during the years 2007-2015. Methods: With the use of official databases, a set of indexes were constructed in order to characterize the actual state of training and employment in three traditional health majors. Results: Data between the years 2007 and 2015 reported a strong growth in enrollment, especially private enrollment, where more than half of the programs are taught by institutions of this nature. A greater social mix of the students is observed, although the tendency to over-representation of high-income segments persists. The programs exhibit adequate levels of internal efficiency, with limited quitting and failure rates, a high rate of graduates and adequate levels of income and employment. Conclusions: Although adequate indexes of internal efficiency and employability are observed with respect to the generality of the system, the increase of the offer and the mass of graduates will stress the training and employability processes, devaluing the educational credentials, installing in the labor market a greater ability to discriminate on the basis of the institution and program(AU)
Descritores: Mercado de Trabalho
Capacitação Profissional
Ocupações em Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  10 / 443 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-650753
Autor: Pereira, Isabel Brasil; Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo.
Título: [editorial] / Editorial
Fonte: Trab. educ. saúde;7(3):411-413, nov. 2009-fev. 2010.
Idioma: pt.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Trabalho
Saúde
Educação
Ocupações em Saúde
Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



página 1 de 45 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde