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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1010835
Autor: Lolas Stepke, Fernando.
Título: El cuerpo, la autonomía y las profesiones sanitarias. Debate permanente / The body, autonomy and the health professions. Permanent debate
Fonte: Acta bioeth;25(1):7-8, jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Bioética
Corpo Humano
Autonomia Pessoal
Ocupações em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Miyadahira, Ana Maria Kazue
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Id: lil-757492
Autor: Kawakame, Patrícia Moita Garcia; Miyadahira, Ana Maria Kazue.
Título: Assessment of the teaching-learning process in students of the health area: cardiopulmonary resuscitation maneuvers / Evaluación del proceso enseñanza-aprendizaje de estudiantes del área de salud: maniobras de resucitación cardiopulmonar / Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(4):657-664, July-Aug. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVETo evaluate the skills and knowledge of undergraduate students in the health area on cardiopulmonary resuscitation maneuvers with the use of an automatic external defibrillator.METHODThe evaluation was performed in three different stages of the teaching-learning process. A theoretical and practical course was taught and the theoretical classes included demonstration. The evaluation was performed in three different stages of the teaching-learning process. Two instruments were applied to evaluate the skills (30-items checklist) and knowledge (40-questions written test). The sample comprised 84 students.RESULTSAfter the theoretical and practical course, an increase was observed in the number of correct answers in the 30-items checklist and 40-questions written test.CONCLUSIONAfter the theoretical class (including demonstration), only one of the 30-items checklist for skills achieved an index ≥ 90% of correct answers. On the other hand, an index of correct answers greater than 90% was achieved in 26 (86.7%) of the 30 items after a practical training simulation, evidencing the importance of this training in the defibrillation procedure.

OBJETIVOEvaluar el desempeño de la habilidad y el conocimiento en las maniobras de resucitación cardiopulmonar con el uso del desfibrilador externo automático, llevadas a cabo por los estudiantes de pregrado del área de salud en tres etapas distintas del proceso enseñanza aprendizaje.MÉTODOSe aplicó un instrumento de evaluación de la habilidad, caracterizado por un modelo estándar "checklist", compuesto de 30 ítems y otro para la evaluación del conocimiento, caracterizado por una prueba escrita compuesta de 40 cuestiones objetivas. La muestra contó con 84 estudiantes.RESULTADOSSe verificó que, tras el curso teórico-práctico, en la habilidad hubo un incremento del número de aciertos en los 30 ítems y, en el conocimiento, un incremento del número de aciertos en las 40 cuestiones.CONCLUSIÓNTras la clase teórica, con demostración, en la habilidad solo uno de los ítems alcanzó el índice de acierto ≥ 90%. Después del entrenamiento práctico simulado en la habilidad, 26 de los ítems presentaron índice de aciertos superior al 90%, evidenciando la importancia del entrenamiento práctico en el procedimiento en cuestión.

OBJETIVOAvaliar o desempenho da habilidade e do conhecimento nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar com o uso do desfibrilador externo automático, realizadas pelos estudantes de graduação da área da saúde em três etapas diferentes do processo ensino aprendizagem.MÉTODOFoi aplicado um instrumento de avaliação da habilidade, caracterizado por um modelo padrão "checklist", composto de 30 itens e outro para a avaliação do conhecimento, caracterizado por uma prova escrita composta de 40 questões objetivas. A amostra contou com 84 estudantes.RESULTADOSVerificou-se que após o curso teórico-prático, na habilidade houve um aumento no número de acertos nos 30 itens e no conhecimento um aumento no número de acertos nas 40 questões.CONCLUSÃOApós a aula teórica com demonstração, na habilidade, somente um dos itens atingiu o índice de acerto ≥ 90%. Já após o treino prático simulado na habilidade, 26 dos itens apresentaram índice de acertos superior a 90%, evidenciando a importância do treino prático no procedimento em pauta.
Descritores: Reanimação Cardiopulmonar/educação
Reanimação Cardiopulmonar/métodos
Ocupações em Saúde/educação
-Competência Clínica
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-497319
Autor: Velandia Mora, Ana Luisa.
Título: Análisis de la periodización utilizada / Periodization analysis
Fonte: Invest. educ. enferm;26(1):36-47, mar. 2008. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: En primer lugar se explora el significado de la periodización en historia. Seguidamente, se hace un examende la periodización de los libros sobre historiade la enfermería más conocidos en el medio, analizandolas obras de: Molina (1961); Frank y Elizondo(1961); Jamieson, Sewall y Suhrie (1968); Verderese(1980); Eseverri Chaverri (1984); Martínez y otros(1985); Ávila (1986); Donahue (1985-1993); Collière(1982-1993); Velandia (1994, 1995 y 2005);Hernández Conesa (1995); Aramayo (1997); PérezGonzález (1997); Siles (1999); García y Martínez(2001); Sánchez Puñales (2002); Benavent, Ferrery Francisco del Rey (2003), Ancheta Niebla (2004).La intención es desvelar los enfoques externalistase internalistas que subyacen al establecimientoo utilización de una periodización determinada y,específicamente, en la historia mundial o nacionalde enfermería. Un objetivo complementario de estetrabajo es dar a conocer, o “redescubrir”, autores depublicaciones sobre historia de la enfermería queno son suficientemente conocidos.
Descritores: História da Enfermagem
-Ocupações em Saúde
Livros
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: lil-82292
Autor: Grajales L., Alba Colombia.
Título: Las infecciones intrahospitalarias y salud ocupacional / Intrahospitalary infections and occupational health
Fonte: Invest. educ. enferm;2(2):103-16, sept. 1984. tab.
Idioma: es.
Descritores: Doenças Transmissíveis/etiologia
Doenças Profissionais/prevenção & controle
-Exposição Ambiental
Doenças Profissionais/etiologia
Ocupações em Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO47.1 - Centro de Documentación


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Id: lil-642796
Autor: Buitrago M., Lilia Andrea.
Título: Desarrollo histórico de la enfermería / Historical development of nursing
Fonte: Cult. cuid. enferm;6(2):27-36, dic. 2009.
Idioma: es.
Resumo: La consolidación de la Enfermería como arte, disciplina y profesión está ligada a la evolución de la humanidad y las necesidades que han surgido en cada una de las etapas históricas en donde las mujeres siempre han ocupado un papel protagonista fundamental; son precisamente estas situaciones sociales las que han llevando a la enfermería a construir un cuerpo propio de conocimientos. Así, la historia de la disciplina se divide en dos etapas: la etapa premoderna y la etapa moderna; en las cuales se centralizan los antecedentes de la disciplina profesional; los actos históricos de la profesión han pasado desde los cuidados domésticos, religiosos y ligados al quehacer medico, hasta llegar al avance actual de la disciplina donde se consolidan los conocimientos propios de la profesión y su fin fundamental: el cuidado de las experiencias de salud y enfermedad de los seres humanos. En todo este proceso cabe destacar a dos mujeres que han dejado un legado importante en la conceptualización del ser y del quehacer profesional.

The consolidation of Nursing as an art, discipline and profession is linked to the evolution of humanity and the needs that have arisen in each of the stages of history where women have always occupied a central leading role. Precisely in these social situations that have led to the build up of nursing as a body of knowledge itself. The history of the discipline is divided into two stages: the pre-modern and modern stage, which are centralized in the history of professional discipline. The historical events of the profession have grown from domestic care, religious and linked to medical tasks, up to the current progress of the discipline which consolidates the expertise of the profession and its fundamental purpose: the care of health and illness experiences of human beings. Throughout this process, it is important to highlight two women who have left an important legacy in the conceptualization of self and the professional occupation.
Descritores: Ocupações em Saúde/história
História da Enfermagem
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO637.9 - Secciónal Pereira


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-978508
Autor: Raimondi, Daiane Cortêz; Bernal, Suelen Cristina Zandonadi; Oliveira, João Lucas Campos de; Matsuda, Laura Misue.
Título: Cultura de segurança do paciente na atenção primária à saúde: análise por categorias profissionais / Cultura de seguridad del paciente en la atención primaria de salud: análisis por categorias profesionales / Patient safety culture in primary health care: analysis by professional categories
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180133, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Comparar a cultura de segurança do paciente entre as categorias profissionais atuantes na Atenção Primária a Saúde. MÉTODO Estudo transversal realizado entre abril e maio de 2017 em um município do sul do Brasil com 144 trabalhadores que responderam ao instrumento "Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária". Além da análise descritiva, para comparar a cultura de segurança do paciente entre as categorias profissionais, aplicou-se o teste Kruskal-Wallis, seguido do teste post hoc de comparações múltiplas de Dunn. RESULTADOS A maior e menor pontuação geral de respostas positivas à cultura de segurança do paciente foi respectivamente para enfermeiros (67,70%) e agentes comunitários de saúde (46,73%). Nas análises comparativas, os médicos, agentes comunitários de saúde e dentistas apresentaram diferenças significativas em comparação às demais categorias, tendendo à cultura menos positiva. CONCLUSÃO Houve diferença na cultura de segurança do paciente entre as categorias profissionais investigadas.

Resumen OBJETIVO Comparar la cultura de seguridad del paciente entre las categorías profesionales actuantes en la Atención Primaria a la Salud. MÉTODO Estudio transversal realizado entre abril y mayo de 2017 en un municipio del sur de Brasil con 144 trabajadores que respondieron al instrumento "Investigación sobre Cultura de Seguridad del Paciente para Atención Primaria". Además del análisis descriptivo, para comparar la cultura de seguridad del paciente entre las categorías profesionales, se aplicó la prueba Kruskal-Wallis, seguida de la prueba post hoc de comparaciones múltiples de Dunn. RESULTADOS La mayor y menor puntuación general de respuestas positivas a la cultura de seguridad del paciente fue respectivamente para enfermeros (67,70%) y de agentes comunitarios de salud (46,73%). En los análisis comparativos, los médicos, agentes comunitarios de salud y dentistas presentaron diferencias significativas en comparación a las demás categorías, tendiendo a la cultura menos positiva. CONCLUSIÓN Hubo diferencias en la cultura de seguridad del paciente entre las categorías profesionales investigadas.

Abstract OBJECTIVE To compare the patient safety culture among the professional categories working in Primary Health Care. METHOD A cross-sectional study carried out between April and May 2017 in a municipality in south Brazil, with 144 workers who answered the instrument "Research on Patient Safety Culture for Primary Care". In addition to the descriptive analysis, the Kruskal-Wallis test was used to compare the patient safety culture among the professional categories followed by the post hoc Dunn multiple comparisons test. RESULTS The highest and lowest overall scores of positive responses to the patient's safety culture were respectively for nurses (67.70%) and community health agents (46.73%). In the comparative analyses, the physicians, community health agents, and dentists had significant differences in comparison to the other categories, tending toward a less positive culture. CONCLUSION Differences were observed in the patient safety culture among professional categories investigated.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/normas
Atitude do Pessoal de Saúde
Gestão da Segurança
Segurança do Paciente
Ocupações em Saúde
-Brasil
Estudos Transversais
Autorrelato
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-964282
Autor: Colichi, Rosana Maria Barreto; Lima, Silvana Andrea Molina.
Título: Empreendedorismo na enfermagem: comparação com outras profissões da saúde / Entrepreneurship in Nursing compared to other health professions
Fonte: Rev. eletrônica enferm;20:1-11, 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se caracterizar as empresas de enfermagem e outras profissões da saúde, comparando indicadores relacionados ao empreendedorismo entre essas categorias profissionais. Estudo de abordagem quantitativa, caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada em junho e julho de 2017 nos sites da Junta Comercial do Estado de São Paulo, conselhos de classe e Ministério da Educação e Cultura. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Com baixo capital social e concentrada em grandes centros, a maioria das empresas foi aberta a partir de 2000, como sociedade limitada, microempresa ou empresa de pequeno porte. O número de empresas de enfermagem é muito inferior ao das relacionadas à fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia. A área de enfermagem revela as menores relações empresas/profissionais, empresas/cursos e empresas/vagas anuais. Os indicadores reforçam a necessidade da inserção de conteúdos de empreendedorismo nos cursos de graduação em enfermagem, visando preparo para novos mercados de trabalho.

This paper consists of a descriptive, exploratory study with a quantitative approach with the aim of comparing nursing companies and companies in other health professions, using indicators related to entrepreneurship. Data was collected in June and July 2017 from the Commercial Registry of Sao Paulo website, the board of professionals of each health category studied, and the Ministry of Education and Culture, then submitted to a descriptive statistical analysis. Most of the studied companies were founded from 2000 onwards, and constituted as limited liability companies, micro enterprises or small enterprises, with low capital. There are fewer nursing companies than there are physical therapy, psychology, nutrition and speech therapy companies. The nursing profession shows the less significant relationships between companies and professionals, courses, and annual job openings. The indicators reinforce the need for inserting entrepreneurship content in nursing undergraduate courses to better prepare students for new job markets.
Descritores: Contrato de Risco/estatística & dados numéricos
Educação em Enfermagem
Mercado de Trabalho
Ocupações em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem


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Prado, Marta Lenise do
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Id: biblio-960742
Autor: Canever, Bruna Pedroso; Prado, Marta Lenise do; Gomes, Diana Coelho; Jesus, Bruna Helena de.
Título: Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde / Conciencia epistemológico de los profesores de la área de salud / Epistemological world awareness of healthcare faculty
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(3):e53811, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde. Métodos Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observação não participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo. Resultados Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde. Conclusões Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.

RESUMEN Objetivo Entender cómo la conciencia del mundo epistemológico se expresa en las prácticas pedagógicas de profesores de la salud. Métodos Estudio cualitativo de tipo descriptivo, exploratorio y analítico. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas abiertas y observación no participante, llevada a cabo de mayo a diciembre de 2013, con la participación de 10 profesores de una universidad pública en sur de Brasil. El marco teórico utilizado fue la composición de Paulo Freire y Lee Shulman. El análisis de datos se basa en la propuesta operativa Minayo. Resultados Surgió una categoría: la conciencia del mundo epistemológico de la salud de los profesores. Conclusiones Para que el profesor entienda y reflexione sobre las categorías de base de conocimientos necesaria para sus operaciones, es importante que se desarrolle un mundo epistemológica de la conciencia, la percepción de sí mismos como inacabada en relación con el mundo de poder transformar su práctica.

ABSTRACT Objective To understand how epistemological world awareness is expressed in the educational practices of healthcare professors. Methods A qualitative, descriptive, exploratory, and analytical study. Data were collected through open-end interviews and non-participant observation from May to December 2013, with 10 professors from a public university in southern Brazil. The adopted theoretical framework was the composition of Paulo Freire and Lee Shulman. Data were analysed according to the operative proposal of Minayo. Results The emerging category was Epistemological world awareness of healthcare professors. Conclusions For professors to understand and reflect on the core knowledge categories required for their practice, they must have an epistemological world awareness that allows them to perceive themselves as unfinished in relation to the world and able to transform their practice.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Docentes
-Brasil
Ocupações em Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1029042
Autor: Figueiredo, Mariângela Aparecida Gonçalves.
Título: Práticos de enfermagem e auxiliares de enfermagem / Nursing practitioners and nursing assistants
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;7(1), 20160000. Fac-símile de Editorial de Haydée Guanais Dourado, publicado na Revista Brasileira de Enfermagem, Ano XVII,, Fevereiro e abril de 1964, N. 1 e 2.
Idioma: pt.
Resumo: A Enfermagem teve em sua evolução histórica, vários exercentes, entre estes os atendentes. O texto abaixo, de autoria de Haydée Guanais Dourado, publicado como editorial na Revista Brasileira de Enfermagem, em 1964, revela que durante 15 anos, de 1946 a 1964, os atendentes tiveram permissão para trabalharem nos hospitais à época. Com o desenvolvimento econômico no Brasil, se fez necessário a capacitação dos atendentes em cursos de auxiliares abertos, como por exemplo, na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A Comissão de Educação da ABEn estimulou a capacitação através da divulgação de bolsas de estudo fornecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Preocupada com esta situação, a ABEn propôs discussões no Congresso de Enfermagem, para que mudanças ocorressem neste cenário com vistas a assistência de boa qualidade à população do Brasil.
Descritores: História da Enfermagem
-Ocupações em Saúde
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1047462
Autor: Viana, Renata Andrea Pietro Pereira.
Título: Enfermagem e sua atuação: a importância desta nobre profissão / Nursing and its performance: the importance of this noble profession / Enfermería y su desempeño: la importancia de esta noble profesión
Fonte: J. Health NPEPS;4(2):14-15, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Enfermagem
-Ocupações em Saúde
Responsável: BR1972.9 - DE - Departamento de Enfermagem



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