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Id: lil-763268
Autor: Eiro, Natalia Yuri; Torres-Junior, Alvair Silveira.
Título: Comparative study: TQ and Lean Production ownership models in health services / Estudo comparativo das formas de apropriação dos modelos da Qualidade Total e Lean Production nos serviços de saúde / Estudio comparativo de las formas de los modelos de propiedad de la Calidad Total y Lean Production en los servicios de salud
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);23(5):846-854, Sept.-Oct. 2015. graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: compare the application of Total Quality (TQ) models used in processes of a health service, cases of lean healthcare and literature from another institution that has also applied this model.Method: this is a qualitative research that was conducted through a descriptive case study.Results:through critical analysis of the institutions studied it was possible to make a comparison between the traditional quality approach checked in one case and the theoretical and practice lean production approach used in another case and the specifications are described below.Conclusion: the research identified that the lean model was better suited for people that work systemically and generate the flow. It also pointed towards some potential challenges in the introduction and implementation of lean methods in health.

Objetivo: como parte do processo de aplicação de modelos gerencias fundados na premissa da qualidade, muitas empresas adotaram e aderiram aos princípios de gestão da Qualidade Total (QT). As organizações da área de saúde seguiram o mesmo percurso com alguma defasagem de tempo em relação às organizações manufatureiras. A crescente competitividade entre as empresas de saúde corrobora a busca por soluções inovadoras capazes de reduzir custos, otimizar processos e planejar recursos. O objetivo deste estudo visa comparar a aplicação dos modelos da QT utilizados em processos de um serviço de saúde, os casos de Lean Healthcare da literatura e de uma outra instituição que já aplicou esse modelo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva que foi conduzida através de estudo de caso. A pesquisa possibilitou identificar que o modelo lean foi mais apropriado sistemicamente pelas pessoas que trabalham e geram o fluxo. E apontou para alguns desafios potenciais na introdução e implementação de métodos de lean na saúde.

Objetivo: como parte del proceso de aplicación de los modelos de gestión basados en la premisa de la calidad, las empresas han adoptado los principios de gestión de calidad total (QT). Las organizaciones de salud siguieron el mismo camino con un poco de retraso con respecto a las organizaciones manufactureras. La creciente competencia entre las empresas de salud corrobora la búsqueda de soluciones innovadoras para reducir costos, optimizar procesos y recursos de planificación. El objetivo de este estudio es comparar la aplicación de modelos de QT utilizados en los procesos de un servicio de salud, los casos de Lean Healthcare en la literatura y la experiencia de otra institución que ha aplicado este modelo. Se trata de una investigación cualitativa que se llevó a cabo a través del estudio de caso descriptivo. La investigación identificó que el modelo lean era el más adecuado para las personas que trabajan sistemáticamente y generan el flujo. Se refirió a algunos problemas potenciales en la introducción y aplicación de métodos lean en materia de salud.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde/normas
Gestão da Qualidade Total
Melhoria de Qualidade
Modelos Teóricos
-Brasil
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1005611
Autor: Dias, Rayara Mozer; Moniz, Marcela de Abreu.
Título: Competências gerenciais do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: percepção de graduandos de enfermagem / Nursing managerial competencies in the family health strategy: perceptions of nursing undergraduates / Competencias gerenciales del enfermero en la estrategia salud de la familia: percepción de graduandos de enfermería
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);11(4):1048-1052, jul.-set. 2019. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção de graduandos de enfermagem sobre as competências gerenciais do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Métodos: Trata-se de pesquisa descritiva, participante com abordagem qualitativa, em que foram empregadas as técnicas de observação participante e entrevista. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: O planejamento e a organização revelaram-se como as competências mais importantes para a prática gerencial do enfermeiro e o empreendedorismo como a competência menos importante. Conclusão: Os conhecimentos limitados dos estudantes de enfermagem sobre as competências gerenciais, indispensáveis à prática qualificada e autônoma do enfermeiro gerente da Estratégia Saúde da Família, revelaram a necessidade, no contexto formativo desse estudo, de ações pedagógicas interdisciplinares que visem um preparo maior do aluno para executar tais funções no cotidiano da vida no território

Objective: To analyze the perception of nursing undergraduates about the managerial competencies of nurses in the Family Health Strategy. Methods: descriptive research, participant with a qualitative approach, using participant observation and interview techniques. The data were submitted to content thematic analysis. Results: Planning and organization proved to be the most important competencies for managerial practice of nurses and entrepreneurship as the least important competence. Conclusion: The limited knowledge of nursing students about managerial competences, indispensable to the qualified and autonomous practice of the nurse manager of the Family Health Strategy, revealed the need, in the formative context of this study, for interdisciplinary pedagogical actions aimed at a better student preparation to perform such functions in the daily life of the territory

Objetivo: Analizar la percepción de los graduandos de enfermería sobre las competencias gerenciales del enfermero en la Estrategia Salud de la Familia. Métodos: investigación descriptiva, participante con abordaje cualitativo, en que se emplearon las técnicas de observación participante y entrevista. Los datos se sometieron al análisis temático de contenido. Resultados: La planificación y la organización se revelaron como las competencias más importantes para la práctica gerencial del enfermero y el emprendedorismo como la competencia menos importante. Conclusión: Los conocimientos limitados de los estudiantes de enfermería sobre las competencias gerenciales, indispensables a la práctica calificada y autónoma del enfermero gerente de la Estrategia Salud de la Familia, revelaron la necesidad, en el contexto formativo de este estudio, de acciones pedagógicas interdisciplinares que visen una preparación mayor del alumno para ejecutar tales funciones en el cotidiano de la vida en el territorio
Descritores: Competência Profissional
Estudantes de Enfermagem
Tomada de Decisões Gerenciais
Estratégia Saúde da Família
-Administração de Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Narrativas Pessoais
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1016023
Autor: Isosaki, Mitsue; Teixeira, José Manoel de Camargo; Trevisani, Vinícius Somolanji; Rosa, Vitor Modesto; Cardoso, Elisabeth; Aquino, Marisa.
Título: Nutrição hospitalar: qualidade em saúde da teoria á prática dos serviços / Hospital nutrition: health quality from service theory to practice.
Fonte: Rio de Janeiro; Atheneu; 2019. 340 p.
Idioma: pt.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde/classificação
Refeições/classificação
Alimentos, Dieta e Nutrição
Serviço Hospitalar de Nutrição/organização & administração
Serviços de Alimentação/classificação
-Gestão da Qualidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt
BR44.1; WB200, I85n


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Id: biblio-1008619
Autor: Rocha, Simone Secco da(org); Mendonça, Rita de Cássia Vilella(org); Terada, Daniela Pavan(org); Amaral, Cristiane(org); Santos, Nágila Batista Lúcio(org).
Título: Atenção Básica e Saúde Mental: uma prática possível / Primary Care and Mental Health: a possible practice
Fonte: Boletim do Instituto de Saúde : BIS;19(supl):4-8, 2018.
Idioma: pt.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação


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Texto completo SciELO Brasil
Carvalho, Fernando Martins
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Id: biblio-991682
Autor: Valadão, Patrícia Aparecida da Silva; Lins, Liliane; Carvalho, Fernando Martins.
Título: Melhor no passado: a verdadeira saúde da família / It was better before: the real family health
Fonte: Saúde Soc;28(1):193-206, jan.-mar. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Buscou-se avaliar os limites da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir do cotidiano de trabalho de seus profissionais. Neste estudo qualitativo, realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas com 16 profissionais da equipe de Saúde da Família de um município da região metropolitana de Salvador, Bahia. O exame dos dados utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin e os referenciais da Política Nacional de Atenção Básica e da Política Nacional de Humanização para Atenção Básica. Identificaram-se duas categorias: a atenção básica (AB) do Sistema Único de Saúde (SUS) e a cogestão e humanização na AB. Na primeira categoria, evidenciou-se o contexto atual que permeia a AB, caracterizando os desafios que se apresentam no cotidiano de trabalho dos profissionais da ESF e as dificuldades encontradas para mudar o modelo de atenção à saúde. Na segunda categoria, destacaram-se as condições concretas em que se realizam as práticas no cotidiano de trabalho, indo de encontro aos pressupostos da humanização. Os problemas apresentados evidenciam descaracterização da AB, contradizem os preceitos da ESF e revelam dificuldades na proposta de reorientação do modelo de saúde.

Abstract The aim of this qualitative study was at evaluating the limitations of the Family Health Strategy (FSH) based on the daily work of its professionals. Individual semi-structured interviews were conducted with 16 professionals from the Family Health team of a municipality in the metropolitan region of Salvador, Bahia. Content analysis, as proposed by Bardin, and the references of the National Policy of Primary Care and the National Policy of Humanization for Primary Care were used. Two categories were identified: primary care (PC) of the Unified Health System (SUS), and co-management and humanization in PC. For the first category, the current context of the PC was emphasized, characterizing hardships present in the daily work of FHS professionals and the challenges in changing the health care model. For the second category, the concrete conditions wherein these practices take place in daily work were highlighted, going against humanization premises. The problems presented demonstrated lack of characterization in PC, contradicted the precepts of the FHS, and revealed challenges in the proposal for reorienting the health care model.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Humanização da Assistência
-Administração de Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-984793
Autor: Coelho, Lívia Pereira; Motta, Luciana Branco da; Caldas, Célia Pereira.
Título: Rede de atenção ao idoso: fatores facilitadores e barreiras para implementação / Elderly care network: facilitating factors and barriers to implementation
Fonte: Physis (Rio J.);28(4):e280404, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivos identificar e discutir os fatores que favorecem e os que dificultam a implementação de uma Rede de Atenção ao Idoso em um município com 100% de cobertura pela Estratégia Saúde da Família. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com a realização de dez grupos focais e entrevista semiestruturada com o gestor de saúde do município. Os resultados foram contrastados com dados da estrutura do sistema de saúde local. O estudo revela que lógica atual do processo de trabalho da ESF não diferencia a assistência ao idoso à do adulto. Apesar da consolidação da atenção primária como porta de entrada e da forte atuação dos agentes comunitários de saúde no município estudado, a fragmentação do sistema de saúde e a ausência de um modelo de atenção à saúde da pessoa idosa ainda são grandes limitadores da assistência a essa população. Esse contexto é agravado pela deficiência dos recursos humanos e pelo cenário de desvalorização social da velhice. Espera-se que os conhecimentos gerados possam se transformar em subsídios para a implementação de um modelo de atenção à saúde do idoso adequado à realidade local.

Abstract This article aimed to identify and discuss the factors that favor and hinder the implementation of an Integrated Delivery Network Service for the Elderly in a municipality with 100% coverage by the Family Health Strategy. Using a qualitative method, ten focus groups were conducted, a semi-structured interview with the municipal health manager was performed, and the results were compare with the structure of the local health system. The results revealed that the current logic of the work process in primary health care does not differentiate the care delivered to the elderly from the one provided to adults. Despite the consolidation of primary health care as an entry point and the strong presence of community health agents in the studied city, fragmentation of the health system and the absence of a model of health care for the elderly are still limiting factors for comprehensive care. Lack of human resources training and devaluation of old age aggravate this scenario. It is expected that the knowledge generated by this study can be turned into subsidies for the implementation of a model for elderly care suitable to local conditions.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Qualidade da Assistência à Saúde/organização & administração
Sistema Único de Saúde/organização & administração
Administração de Serviços de Saúde
Brasil
Saúde do Idoso
Pessoal de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Pesquisa Qualitativa
Serviços de Saúde para Idosos/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1007498
Autor: Campos Júnior, Jaime de Oliveira.
Título: Metodologia Lean Healthcare: vivências de gestores no contexto hospitalar / Lean Healthcare Methodology: experience of managers in the hospital context.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2019. 140 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A metodologia Lean, ou Gestão Enxuta dos processos originou-se na indústria de manufatura e vem sendo utilizada na área da saúde, com a denominação "Lean Healthcare", desde 2006. Os princípios Lean estão voltados para a melhoria na qualidade da assistência aos pacientes. Seu objetivo é eliminar desperdícios e assegurar maior atenção na prestação de cuidados, por meio do sistema de melhoria contínua. Pressupõe-se que a utilização dos princípios Lean em ambientes de saúde influenciem os papéis, responsabilidades, características do trabalho dos gestores e de sua relação com a equipe. O presente estudo teve como objetivo compreender as vivências de gestores de um hospital brasileiro com a metodologia Lean. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos participantes foram 23 gestores de departamentos assistenciais e de apoio assistencial que integram o fluxo do paciente do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo. Para a coleta de dados, foi utilizada entrevista orientada por roteiro semiestruturado, pesquisa documental e observação. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática, juntamente com documentos disponibilizados pela instituição e às notas de observação, respeitando as considerações éticas recomendadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Da triangulação dos dados emergiram quatro categorias: "Concretização do Lean no ambiente hospitalar: cultura da organização, alta administração, suporte interno e envolvimento dos setores"; "Estratégias adotadas pelos gestores hospitalares: trilhando o caminho para a melhoria contínua dos processos"; "O olhar do gestor hospitalar para a Metodologia Lean Heatlhcare: potencialidades e fragilidades." e "Metodologia Lean Healhtcare no contexto hospitalar: dimensão subjetiva". Os resultados revelaram que os gestores, que na sua maioria são enfermeiros, compreendem os ganhos advindos da indústria com a Metodologia Lean para o setor saúde no que diz respeito à melhoria dos processos, respeitadas as peculiaridades em lidar com pacientes. Os participantes consideram fundamental o apoio da alta administração para a cultura organizacional. Essa cultura deve estar sustentada no engajamento de equipes integradas mediante a realização de programas de capacitação, nos diversos setores envolvidos no fluxo do paciente. Para tanto, é fundamental o suporte interno por parte de engenheiros e de outros especialistas da qualidade, direcionando o escopo dos projetos de melhoria, amparados pela evidência científica e por experiências positivas de outras instituições, inclusive internacionais. Os gestores descreveram estratégias gerenciais adotadas, como o Programa Acelerador de Fluxo do Paciente e a Exposição da Qualidade, que contribuem para que o paciente e colaboradores vivenciem melhores experiências, e, ainda, reconheceram que os conhecimentos adquiridos sobre Lean no campo do trabalho, exercem influência em sua vida pessoal. Os achados dessa pesquisa têm impacto na produção do conhecimento no que diz respeito aos aspectos subjetivos da aplicabilidade do Lean na saúde. Ademais, o caráter inovador da metodologia, contribui para a melhoria dos processos no contexto das organizações de saúde, com destaque para os hospitais, haja vista suas características e natureza do trabalho.(AU)

The Lean methodology, or Lean Process Management, originated in the manufacturing industry and has been used in the area of health under the name "Lean Healthcare" since 2006. The Lean principles are focused on improving the quality of patient care . Its purpose is to eliminate waste and to ensure greater attention in providing care, through the system of continuous improvement. It is assumed that the use of Lean principles in health environments influences the roles, responsibilities, characteristics of managers' work and their relationship with the team. The present study aimed to understand the experiences of managers of a Brazilian hospital with the Lean methodology. It is a case study, with a qualitative approach, whose participants were 23 managers of care and support departments that integrate the patient flow of Hospital Israelita Albert Einstein in São Paulo. For the data collection, an interview guided by semi-structured script, documentary research and observation was used. The interviews were submitted to the thematic content analysis, together with documents made available by the institution and the observation notes, respecting the ethical considerations recommended by Resolution 466/2012 of the National Health Council. From the triangulation of the data emerged four categories: "Lean implementation in the hospital environment: culture organization, senior management, internal support and industry involvement "; "Strategies adopted by hospital managers: tracing the path to continuous process improvement"; "The Hospital Manager's Look at the Lean Healthcare Methodology: Potentials and Fragilities." And "Lean Healthcare Methodology in the Hospital Context: Subjective Dimension." The results revealed that the managers, who are mostly nurses, understand the gains made by the industry with the Lean Methodology for the health sector in terms of process improvement, respecting the peculiarities of dealing with patients. Participants consider senior management's support for organizational culture to be key. This culture must be sustained by the engagement of integrated teams through the realization of training programs in the various sectors involved in the flow of the patient. To this end, internal support from engineers and other quality specialists is essential, directing the scope of improvement projects, supported by scientific evidence and positive experiences from other institutions, including international ones. The managers described management strategies adopted, which contribute to the patient and employees experiencing better experiences, and also acknowledged that the knowledge gained about Lean in the field of work, have an influence on their personal life. The findings of this research have an impact the production of knowledge regarding the subjective aspects of Lean's applicability to health. In addition, the innovative nature of the methodology contributes to the improvement of the processes in the context of health organizations, with emphasis on hospitals, given their characteristics and nature of work.(AU)
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Gestão da Qualidade Total
-Inquéritos e Questionários
Eficiência Organizacional
Dissertações Acadêmicas
Gestão da Qualidade
Pesquisa Qualitativa
Administração Hospitalar/métodos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; T- W 84, CA ME


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Id: biblio-1007638
Autor: Carignano, Fernando.
Título: Una decisión necesaria y ausente / A necessary and absent decision
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;16(2):[30], abr-jun. 2006.
Idioma: es.
Descritores: Assistência Integral à Saúde
-Administração de Serviços de Saúde
Assistência ao Paciente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Id: biblio-1007290
Autor: Solitario, Romina; Comes, Yamila; Garbus, Pamela; Mauro, Mirta; Stolkiner, Alicia.
Título: Accesibilidad al sistema de salud de una población de adultos mayores: Una experiencia participativa en el proceso de investigación en sistemas y servicios de salud / Accessibility to the health care system of a senior population: a participating experience in the research process in health systems and services
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;16(4):97-102, oct-dic, 2006.
Idioma: es.
Resumo: Aborda un estudio interdiscipli- nario de un problema complejo, con una estrategia de investiga- ción social participativa, que si- gue los lineamientos teóricos y metodológicos característicos de la Investigación en Sistemas y Servicios de Salud. Forma parte del proyecto «Accesibilidad y dig- nidad en la atención en Servicios de Salud del Gobierno de la Ciu- dad de Buenos Aires: sujetos y derecho a la atención en salud¼ . El propósito fue investigar de modo exploratorio, la accesibili- dad en sus cuatro dimensiones (geográfica, simbólica, adminis- trativa y económica) entre un grupo de adultos mayores de 59 años residentes en un área geo- gráfica delimitada, ubicada den- tro del área programática de un hospital polivalente dependien- te del Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Así mismo, se propuso articular con- ceptualmente esta experiencia realizada durante el trabajo de investigación, en la cual el eje central fue la participación de los actores involucrados en el campo de estudio con la metodo- logía de investigación participa- tiva. Palabras claves: Investiga- ción en Sistemas y Servicios de Salud (ISSS), participación so- cial, investigación social partici- pativa.

This is an interdisciplinary study for a complex problem, with a participating social re- search strategy that follows the theoretical and methodological guidelines characteristic of Re- search in Health Systems and Services. This is part of the pro- ject «Accessibility and Dignity in Buenos Aires City Government Health Care Services: Subjects and Right to Health Care¼ . The purpose was to perform an ex- ploratory research of the acces- sibility in its four dimensions - geographic, symbolic, adminis- trative, and economic- among a group of senior citizens (> 59 Revista Científica de la AMBB, Octubre - Diciembre, 2006 - Vol 16 Nº 4 98 years) living in a marked geogra- phical area located within a pro- grammatic area of a polyvalent hospital depending from the Government of the Autonomous City of Buenos Aires. In addi- tion, the conceptual articulation of this experience carried out during the research work was proposed, in which the central axis was the participation of the actors involved in the study field with the participant research me- thodology. Key words: Research in Heal- th Systems and Services (ISSS, for its acronym in Spanish), so- cial participation, participating social investigation.
Descritores: Acesso aos Serviços de Saúde
-Administração de Serviços de Saúde
Administração dos Cuidados ao Paciente
Participação Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Id: biblio-1006656
Autor: Perú. Presidencia de la República.
Título: Reglamento para la gestión de reclamos y denuncias de los usuarios de las instituciones administradoras de fondos de aseguramiento en salud-IAFAS, instituciones prestadoras de servicios de servicios de salud-IPRESS y Unidades de gestión de instituciones prestadoras de servicios de salud-UGIPRESS, públicas, privadas o mixtas / Regulation for the management of complaints and complaints from users of the institutions responsible for health insurance funds-IAFAS, institutions providing health services-IPRESS and management units of health service providers-UGIPRESS, public, private or mixed.
Fonte: Lima; Perú. Presidencia de la República; 20190100. 19 p.
Idioma: es.
Resumo: La norma tiene por finalidad establecer los mecanismos que permitan la protección del derecho a la salud respecto de los servicios, prestaciones o coberturas solicitadas y/o recibidas de la IAFAS, IPRESS y UGIPRESS, públicas, privadas o mixtas, en el marco del Sistema Nacional de Protección de los derechos de los usuarios en los servicios de Salud.
Descritores: Controle Social Formal
Administração de Serviços de Saúde
Demandas Administrativas em Assistência à Saúde
Instalações de Saúde
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central



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