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Id: biblio-1287960
Autor: Moraes, Márcia Cristina Souza de; Dutra, Gabrielle Oliveira; Ferreira, Thelen Daiana Mendonça; Dias, Flávia Carvalho Pena; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Gasparino, Renata Cristina.
Título: Liderança coaching na enfermagem e sua influência na satisfação profissional e segurança do paciente / Liderazgo coaching en la enfermería y su influencia sobre la satisfacción profesional y seguridad del paciente / Nursing coaching leadership and its influence on job satisfaction and patient safety
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e03779, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Comparar a percepção dos técnicos de enfermagem com a autopercepção do enfermeiro sobre o exercício da sua Liderança coaching e verificar a influência desse modelo de liderança no clima de segurança e na satisfação da equipe. Método Estudo correlacional, realizado com 85 enfermeiros e 85 técnicos de enfermagem, utilizando o Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança, o Questionário de Percepção do Técnico e Auxiliar de Enfermagem no Exercício da Liderança e as subescalas Clima de segurança e Satisfação no trabalho. As relações entre as respostas dos profissionais foram avaliadas pelo teste de Mann Whitney e coeficiente de Spearman. Resultados Os enfermeiros alcançaram maiores médias nas quatro dimensões da Liderança coaching, sendo que, em três, as diferenças foram significantes (p < 0,05). As dimensões da Liderança coaching obtiveram correlações positivas e significantes com as subescalas Clima de segurança e Satisfação, sendo a maioria de moderada magnitude. Conclusão A autopercepção dos enfermeiros, com relação ao exercício da liderança, foi mais positiva do que a avaliação dos técnicos. Quanto mais o enfermeiro exercer as dimensões da Liderança coaching, melhores serão o clima de segurança e a satisfação da equipe.

RESUMEN Objetivo Comparar la percepción de los técnicos de enfermería con la autopercepción del enfermero sobre la práctica de su Liderazgo coaching y verificar la influencia de ese modelo de liderazgo en el clima de seguridad y en la satisfacción del equipo. Método Estudio correlacional, realizado con 85 enfermeros y 85 técnicos de enfermería que utilizaron el Cuestionario de Autopercepción del Enfermero en la Práctica del Liderazgo, el Cuestionario de Percepción del Técnico y Auxiliar de Enfermería en la Práctica del Liderazgo y las subescalas clima de seguridad y Satisfacción en el trabajo. Las relaciones entre las respuestas de los profesionales fueron evaluadas por el test de Mann Whitney y coeficiente de Spearman. Resultados Los enfermeros alcanzaron mejores medias en las cuatro dimensiones del Liderazgo coaching, siendo que, en tres, las diferencias fueron significativas (p < 0,05). Las dimensiones del Liderazgo coaching obtuvieron correlaciones positivas y significativas con las subescalas Clima de seguridad y satisfacción, siendo la mayoría de moderada magnitud. Conclusión La autopercepción de los enfermeros, con relación a la práctica del liderazgo, fue más positiva que la evaluación de los técnicos. A la medida que el enfermero ejerce más las dimensiones de Liderazgo coaching, mejores serán el clima de seguridad y la satisfacción del equipo.

ABSTRACT Objective To compare the nursing technicians' perception with the nurses' self-perception of the exercise of nurses' coaching leadership and to check the influence of this leadership model on the safety climate and on the team's satisfaction. Method This is a correlational study, carried out with 85 nurses and 85 nursing technicians, using the Questionnaire on the Nurse's Self-Perception of Leadership Exercise, the Questionnaire on Nursing Technicians' and Assistants' Perception of Leadership Exercise, and the subscales Safety climate and Satisfaction at Work. The relations among the professionals' responses were assessed using the Mann Whitney test and Spearman's coefficient. Results Nurses achieved higher means in the four dimensions of coaching Leadership, and in three, the differences were significant (p < 0.05). The dimensions of Coaching Leadership obtained positive and significant correlations with the subscales Safety Climate and Satisfaction, the majority being of moderate magnitude. Conclusion Nurses' self-perception regarding the exercise of leadership was more positive than the technicians' assessment. The more the nurse exercises the dimensions of Coaching Leadership, the better the team's safety climate and satisfaction.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Supervisão de Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
-Segurança do Paciente
Satisfação no Emprego
Liderança
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-967837
Autor: Benetti, Keidi Vianna; Farias, Sheila Nascimento Pereira de; Souza, Maria Helena do Nascimento; Mauro, Maria Yvonne Chaves; Medeiros, Célia Regina da Silva; Parreira, Pedro Miguel Diniz.
Título: Desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose na estratégia de saúde da família / Health service performance in tuberculosis care in the Family Health Strategy / Rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis en la estrategia de salud de la familia
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31643, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose, na percepção das equipes da estratégia saúde da família. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado com 210 profissionais das equipes da estratégia de saúde da família de uma área de planejamento do Rio de Janeiro. Foi aplicado o questionário PCATool ­ tuberculose, no período de agosto a novembro de 2015. Os dados foram tratados e analisados, no programa epi info versão 7.1.5. Projeto aprovado no comitê de ética em pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Secretaria Municipal de Saúde. Resultados: observou-se que para o diagnóstico de tuberculose o desempenho das unidades foi razoável e para o tratamento o resultado foi satisfatório. Conclusão: o desempenho dos serviços de saúde apresenta fragilidades e atende parcialmente a clientela.

Objective: to evaluate health service performance in tuberculosis care as perceived by family health strategy teams. Methods: in this quantitative, cross-sectional study, the PCATool-tuberculosis was applied between August and November 2015, to 210 professionals from family health strategy teams in a planning area in Rio de Janeiro. Data were processed and analyzed using Epi Info software, version 7.1.5. The project was approved by the research ethics committees of the Anna Nery School of Nursing and Municipal Health Secretariat. Results: the units' performance was observed to be reasonable in tuberculosis diagnosis, and satisfactory in treatment. Conclusion: health service performance displays weaknesses and meets client needs partially.

Objetivo: evaluar el rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis, bajo la percepción de los equipos de la estrategia de salud de la familia. Método: estudio transversal de abordaje cuantitativo, realizado junto a 210 profesionales de los equipos de la estrategia de salud de la familia de un área de planificación de Río de Janeiro. Fue aplicado el cuestionario PCATool ­tuberculosis, en el periodo de agosto a noviembre de 2015. Los dados fueron tratados y analizados en el programa epi info versión 7.1.5. Proyecto aprobado en el comité de ética en investigación de la Escuela de Enfermaría Anna Nery y de la Secretaría Municipal de Salud. Resultados: se verificó que, para el diagnóstico de tuberculosis, el rendimiento de las unidades fue adecuado y, para el tratamiento de los resultados, fue satisfactorio. Conclusión: el rendimiento de los servicios de salud presenta fragilidades y atiende parcialmente la clientela.
Descritores: Tuberculose/terapia
Administração de Serviços de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Enfermagem de Atenção Primária
-Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-962920
Autor: Baptista, Simone Cristina Paixão Dias; Juliani, Carmen Maria Casquel Monti; Olbrich, Sandra Regina Leite Rosa; Braga, Gabriel Pereira; Bazan, Rodrigo; Spiri, Wilza Carla.
Título: Avaliação dos indicadores de óbito e incapacidade dos pacientes atendidos em uma unidade de acidente vascular cerebral / Evaluación de los indicadores de óbito e incapacidad de los pacientes atendidos en una unidad de accidente vascular cerebral / Evaluation of death indicators and disability of patients attended in a stroke unit
Fonte: Texto & contexto enferm;27(2):e1930016, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar indicadores de resultado para mortalidade e grau de incapacidade dos pacientes na alta antes e após implantação da unidade de acidente vascular cerebral. Método: um estudo quantitativo, retrospectivo e transversal, realizado em um hospital público, que teve a unidade de acidente vascular cerebral implantada em 2011. Foram analisados 245 prontuários de pacientes admitidos de 29 de janeiro de 2011 a 28 de janeiro de 2012. Foram 63 pacientes nos seis meses antes da implantação da unidade de acidente vascular cerebral e 182 pacientes nos seis meses após. Utilizou-se na alta hospitalar pelos registros no prontuário a escala de Rankin modificada, possui sete graus (0 a 6) que mensura o comprometimento funcional, variando de "sem incapacidade" até "óbito". Para análise dos dados foi utilizado um software de análise estatística (SAS para Windows®, versão 9.3). Resultados: somando os indicadores 0 e 1 (sem incapacidade e ausência de incapacidade significativa) da escala de Rankin modificada, encontramos 6,72% antes e 42,86% depois da implantação, indicando condição de menor incapacidade na alta após a implantação. A mortalidade foi de 20,69% antes da implantação e 12,73% depois. Conclusão: houve redução do grau de incapacidade dos pacientes e da mortalidade após implantação da unidade de acidente vascular cerebral.

RESUMEN Objetivo: evaluar indicadores de resultado para mortalidad y grado de incapacidad de los pacientes en la alta antes y después de la implantación de la unidad de accidente vascular cerebral. Método: estudio cuantitativo, retrospectivo y transversal, realizado en un hospital público, que tuvo la unidad de accidente vascular cerebral implantada en 2011. Se analizaron 245 prontuarios de pacientes admitidos del 29 de enero de 2011 al 28 de enero de 2012. Fueron 63 pacientes en los seis meses antes de la implantación de la unidad de accidente vascular cerebral y 182 pacientes en los seis meses después. Se utilizó en el alta hospitalaria por los registros en el prontuario la escala de Rankin modificada, posee siete grados (0 a 6) que mide el compromiso funcional, variando de "sin incapacidad" hasta "muerte". Para el análisis de los datos se utilizó un software de análisis estadístico (SAS para Windows®, versión 9.3). Resultados: sumando los indicadores 0 y 1 (sin discapacidad y ausencia de incapacidad significativa) de la escala de Rankin modificada, encontramos el 6,72% antes y el 42,86% después de la implantación, indicando condición de menor incapacidad en la alta después de la implantación. La mortalidad fue del 20,69% antes de la implantación y el 12,73% después. Conclusión: hubo reducción del grado de incapacidad de los pacientes y de la mortalidad después de la implantación de la unidad de accidente vascular cerebral.

ABSTRACT Objective: to evaluate result indicators for mortality and degree of disability of discharged patients before and after the establishment of the stroke unit care. Method: this is a quantitative, retrospective and cross-sectional study. It was conducted in a public hospital, which had the stroke unit care established in 2011. A total of 245 medical records of admitted patients were analyzed from January 29, 2011 to January 28, 2012. An amount of 63 patients were analyzed six months before the establishment of the stroke unit and 182 patients in the subsequent six months. The Modified Rankin Scale was used in medical records of hospital discharge. It has seven scores (0 to 6), which measure the functional impairment, ranging from "no symptoms at all" to "dead". For data analysis, it was used a statistical analysis software (SAS for Windows®, version 9.3). Results: adding the indicators 0 and 1 ("no symptoms at all" and "no significant disability") of the Modified Rankin Scale, we found 6.72% before and 42.86% after the establishment, indicating lower disability condition in discharge after establishment. Mortality was 20.69% before establishment and 12.73% after. Conclusion: there was a reduction of the patient's degree of disability and mortality after establishment of the stroke unit.
Descritores: Avaliação em Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Enfermagem
Acidente Vascular Cerebral
Indicadores e Reagentes
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-744029
Autor: Carnota Lauzán, Orlando.
Título: La invisibilidad del paciente / Invisibility of the patient
Fonte: Rev. cuba. salud pública;41(2), abr.-jun. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: La tradición hegemónica del acto médico, la intervención de especialidades diferentes que actúan en diversos lugares y momentos, el empleo de tecnologías de muy alto nivel y las diferentes miradas implicadas en el servicio, han tendido a que la atención al paciente se concentre más en la enfermedad o el órgano, que en la persona real. Esa es la esencia de lo que el autor denomina invisibilidad del paciente. El artículo se orienta a profundizar en este fenómeno, caracterizarlo suficientemente y exponer las diferentes vías para solucionarlo. La invisibilidad del paciente, como fenómeno gerencial, deja fuera las perspectivas y sentimientos de estas personas, su familia y la comunidad; su posible participación activa en resolver sus problemas de salud; la reducción o eliminación de los sufrimientos, incomodidades, temores y ansiedades originados en fallas evitables; el derecho a decidir y la transparencia. Esta situación tiene su origen en el desconocimiento del papel de las particularidades de los sistemas y servicios de salud; el desarrollo tecnológico sanitario que tiende a priorizar la enfermedad sobre la persona; la lentitud para incorporar las nuevas tendencias gerenciales de éxito; y un enfoque verticalizado que impide la simplificación y optimización de los procesos asistenciales y administrativos. Concluye señalando que se aprecia un retroceso a la época de oigo, analizo, decido y obedezca, pero que al mismo tiempo, numerosos profesionales, gerentes e instituciones de la salud desarrollan y aplican soluciones de vanguardia que están modificando aceleradamente este escenario(AU)

The hegemonic tradition of the medical act, the intervention of different specialties which perform in several places and moments, the use of high level technologies and the various looks involved in service have tended to deviate focus of the patient care to the affected disease or organ rather than in the person as such. This is the essence of what the author calls the invisibility of patient. The article was aimed at delving into this phenomenon, thoroughly characterizing it and at presenting the ways to resolve it. This managerial phenomenon leaves out the perspectives and feelings of these people, their families and the community; their active involvement in solving their health problems, the reduction or elimination of sufferings, lack of comfort, fears and anxieties originated in avoidable faults and the right to decision and to transparency. This situation comes from the lack of knowledge about the role of the particularities of the health systems and services, the health technological development that gives priority to disease over the person, the slow incorporation of new successful management tendencies and from verticalized approach that prevents the simplification and optimization of the assistance and administrative processes. It is concluded that there is a regression to the age of listening, analyzing, deciding and obeying , but at the same time, a number of health professionals, managers and institutions are developing and implementing novel solutions that are rapidly changing this scenario(AU)
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Satisfação do Paciente
Assistência Centrada no Paciente
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-508198
Autor: Campos, Anna Maria.
Título: Contribuição para o resgate da relevância do conhecimento para a administração / A contribution to the recovery of the relevance of organizational theories / Une contribution à retrouver la pertinence de théories d' organisation
Fonte: Physis (Rio J.);7(2):105-127, jul.-dez. 1997.
Idioma: pt.
Resumo: Por perda da relevância entende-se a incapacidade das teorias de organização para responder aos desafios da atualidade. Relaciona-se tal limitação ao paradigma mecanicista predominante na Ciência Moderna, que vem produzindo um conhecimento crescentemente especializado, inadequado à complexidade característica dos problemas contemporâneos. Propõe-se como via para retomar a relevância a revisão do paradigma e a valorização da subjetividade. São apresentados exemplos de esforços teóricos nesse sentido. Além da abertura à interdisciplinaridade e à transdisciplinaridade, defende­ se postura não dogmática e comprometimento ético dos produtores e usuários das teorias.

The relevance gap is defined as the inadequacy of the organization theories to deal with the complex problems faced by contemporary managers. The roots of the gap are located in the mechanistic assumptions supporting Modem Science. As a path to recovering the lost relevance, the Author suggests reviewing the prevailing paradigm towards less dogmatism and recognition of the subjectivity. A plea is made for fostered interdisciplinarity and transdisciplinariity. The institutional approach to organizations and the dialetical use of the theory stock are presented as attempts to close the gap of relevance.

La lacune de la pertinence est définie comme l'insuffisance de théories d'organisation pour traiter avec les problemes complexes affrontés par les gestionnaires contemporains. Les racines de l'intervalle sont situées dans les suppositions mécanistes qui supportent la Science Modeme. Comme une trajectoire à retrouver la pertinence perdue, l' auteur suggere passez en revue le paradigme dominant vers moins de dogmatisme et reconnaissance de la subjectivité. Une proposition est faite pour impulser I'interdisciplinarité et la transdisciplinarité: l'approche institutionnelle aux organisations et l'usage dialectique des théories sont presentés comme tentatives à serrer la lacune de pertinence.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Saúde Pública
Gestão em Saúde
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-901552
Autor: Lauzán, Orlando Carnota.
Título: El crecimiento de los costos en salud visto desde la ineficiencia / Increase in health costs considered from the inefficiency viewpoint
Fonte: Rev. cuba. salud pública;43(4), oct.-dic. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: La gerencia consiste esencialmente en convertir recursos en resultados. Su éxito estriba en alcanzar el mejor producto con el menor consumo de los medios tangibles e intangibles requeridos. La salud pública presenta generalmente fallas en el manejo óptimo de los recursos, heredadas algunas de la administración pública y otras autóctonas. Se tiende más a conseguir recursos adicionales que en aplicar tecnologías que eleven su aprovechamiento e impulsen la excelencia y la sostenibilidad del sistema. Los países clasificados como los que más gastan en salud con respecto a su PIB, aparecen por debajo de la media con respecto al desempeño de sus sistemas. Para entender estas contradicciones, se ha hecho un estudio que considera: el complejo formado por mejor atención, mejores medicamentos y nuevas tecnologías; la transición demográfica; la corrupción y; las fallas estratégicas, organizativas y de toma de decisiones. Se concluye que la cuestión principal no está en la cantidad de recursos disponibles, sino en qué se hace con lo que se tiene y mientras este problema no se aborde con ese enfoque, se corre el riesgo de perjudicar una actividad altamente humanitaria e imprescindible para el crecimiento y el desarrollo de las naciones y de sus ciudadanos(AU)

In essence, management consists of transforming resources into results. Its success lies in achieving the best product at the lowest consumption of required tangible and intangible means. Public healthcare generally shows faults in the optimal management of resources, some inherited from the public administration and others are inherent. The most common trend is asking for additional financing instead of using technologies that increase performance and encourage excellence and sustainability of the system. Those countries ranked as spending more resources in health care according to their gross domestic product, show indexes under the average level in the system performance. For understanding these contradictions, the present study takes into account the complex formed by best care, best drugs and new technologies; demographic transition, corruption, and strategic, organizational and decision-taking faults. It is concluded that the amount of available resources is not the main issue, but all what can be done with them. If this problem is not addressed with this approach, then there is a risk of damaging a highly humanitarian and indispensable activity for the growth and development of the nations and their citizens as healthcare(AU)
Descritores: Análise Custo-Eficiência
Administração de Serviços de Saúde
Gastos em Saúde/estatística & dados numéricos
Custos e Análise de Custo/economia
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
Tanaka, Oswaldo Yoshimi
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Id: biblio-962200
Autor: Bousquat, Aylene; Tanaka, Oswaldo Yoshimi.
Título: Health policy on the pages of revista de saúde pública / A política de saúde nas páginas da revista de saúde pública
Fonte: Rev. saúde pública (Online);50:65, 2016. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT We carried out a narrative review of the scientific production in the area of Policy, Planning and Management in Revista de Saúde Pública (RSP), between 1967 and 2015. All the fascicles of RSP, in the period, were accessed via SciELO platform, which provides all articles online. We selected and classified the articles according to the main topics of scientific production in the area of Policy, Planning and Management. Revista de Saúde Pública has published 343 articles on this subject, with significant growth in the last two decades. The most discussed topics were Health Economics, Primary Health-care, Access and Use of Health Services, and Evaluation of Services and Programs. In the last decade, the topics of Policy and Access to Medicines and Public-Private Relationship, including judicialization, gained importance. The pages of RSP embraced the vast and diverse production of Policy, Planning and Management in its first 50 years, contributing to the consolidation of the area in Brazil.

RESUMO Foi realizada revisão narrativa da produção científica do campo de Política, Planejamento e Gestão veiculada na Revista de Saúde Pública (RSP), entre 1967 e 2015. Todos os fascículos da RSP, no período, foram acessados via plataforma SciELO, que disponibiliza todos os artigos online. Foram selecionados e classificados os artigos segundo os principais temas da produção científica da área de Política, Planejamento e Gestão. Foram publicados 343 artigos, com crescimento expressivo nas últimas duas décadas. Economia da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Acesso e Utilização de Serviços de Saúde e Avaliação de Serviços e Programas foram os temas mais abordados. Na última década, os temas Política e Acesso a Medicamentos e Relação Público-Privado, incluindo a judicialização, ganharam importância. As páginas da RSP abrigaram vasta e diversa produção de Política, Planejamento e Gestão nos seus primeiros 50 anos, contribuindo para consolidação da área no Brasil.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Administração de Serviços de Saúde
Política de Saúde
-Administração em Saúde Pública
Brasil
Bibliometria
Saúde Pública
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Vieira, Neiva Francenely Cunha
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Id: biblio-1101864
Autor: Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes; Morais, Ana Patrícia Pereira; Guimarães, José Maria Ximenes; Campelo, Isabella Lima Barbosa; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Nogueira, Paula Sacha Frota; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de.
Título: Infrastructure and work process in primary health care: PMAQ in Ceará / Infraestrutura e processo de trabalho na atenção primária à saúde: PMAQ no Ceará
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:62, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To analyze the quality of the infrastructure and work process of the Family Health Strategy in the municipalities of Ceará between 2012 and 2014. METHODS Cross-sectional study, using secondary data from the external evaluation of the 1st (2012) and 2nd (2014) cycle of the National Program for Improvement of Access and Quality of Primary Care in Ceará. A total of 20 composite indicators were used to verify the quality of infrastructure and work process. RESULTS Data from 183 (99.4%) of the 184 municipalities of Ceará were collected in both cycles. A total of 1,441 teams were evaluated for the infrastructure and 800 for the work process. Among the 20 composite indicators evaluated, 18 presented an improvement, but in a non-homogeneous way, ranging between 0.0 and 413.5%. We observed that the lower the initial value of the indicator, the greater the variation in quality between 2012 and 2014. The indicators of infrastructure and work process were influenced by the regional health system and population size of the municipality, being more evident the influence on the variables of the work process. CONCLUSIONS We identified that quality improvements related to infrastructure and work process occurred in the period of implementation of the program in the state of Ceará in an equitable manner, being influenced by population size and regional health system, showing the influence of the context in the implementation of public policies of this nature.

RESUMO OBJETIVO Analisar a qualidade da infraestrutura e do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família nos municípios do Ceará entre 2012 e 2014. MÉTODOS Estudo transversal, utilizando dados secundários da avaliação externa do 1º (2012) e 2º (2014) ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no Ceará. Vinte indicadores compostos foram utilizados para averiguar a qualidade da infraestrutura e do processo de trabalho. RESULTADOS Dados de 183 (99,4%) dos 184 municípios foram avaliados nos dois ciclos. Avaliaram-se 1.441 equipes para infraestrutura e 800 equipes para processo de trabalho. Dentre os 20 indicadores compostos avaliados, houve melhoria em 18, porém de forma não homogênea, variando de 0,0 a 413,5%. Observou-se que quanto menor o valor inicial do indicador, maior a variação na qualidade entre 2012 e 2014. Os indicadores da infraestrutura e do processo de trabalho foram influenciados pela região de saúde e porte populacional do município, sendo mais evidente a influência nas variáveis de processo de trabalho. CONCLUSÕES Identificou-se que melhorias da qualidade referentes à infraestrutura e ao processo de trabalho ocorreram no período de implantação do programa no estado do Ceará de forma equitativa, sendo influenciadas pelo porte populacional e pela região, demonstrando a influência do contexto na implementação de políticas públicas dessa natureza.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Administração de Serviços de Saúde
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Qualidade da Assistência à Saúde
Fatores de Tempo
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Estudos Transversais
Análise de Variância
Densidade Demográfica
Cidades
Melhoria de Qualidade
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Meirelles, Betina Horner Schlindwein
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Id: biblio-1058879
Autor: Santos-Melo, Giane Zupellari dos; Andrade, Selma Regina de; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Ortiga, Angela Maria Blatt.
Título: Integration in health: cooperation at triple international border Amazon / Integração em saúde: cooperação na tríplice fronteira internacional amazônica
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:05, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To describe the scope and limitations of the main strategies of cooperation in health, adopted between 2005 and 2017, in the context of the triple border Brazil, Colombia and Peru. METHOD: Single, explanatory, qualitative, integrated case study carried out in 2017, in the context of the triple Amazon border, Brazil, Colombia and Peru, in the city of Tabatinga, state of Amazonas, Brazil. Our sources of evidence were: documentary data; interviews with health managers of the State Health Secretariats of Amazonas and Municipal Health of Tabatinga, Municipal Health Council of Tabatinga and Consulate of Peru in Colombia; and direct observations in four health services of Tabatinga. Data were organized with MaxQDA12® software. RESULTS: Data analyzed showed that, during the study period, the Brazilian federal government made several health cooperation agreements with both Peru and Colombia and that the state government of Amazonas undertook strategies to improve the health conditions of the dwellers of Tabatinga and the region of Alto Solimões, which indirectly reached the populations of neighboring countries, supporting the interrelationships between the countries of the region. Regarding the municipal government, we verified the existence of health integration agreements, established informally, to minimize the adversities of the local health. CONCLUSION: The cooperation strategies in health adopted in the triple Amazon border have different purposes, benefits and limitations. It is noteworthy that the existence of cooperation agreements between the federal governments of Brazil, Colombia and Peru and the presence of informal cooperation agreements between the municipal governments of Tabatinga (Brazil), Leticia (Colombia) and Santa Rosa (Peru). The limitations of this study are the lack of knowledge of local managers about the cooperation agreements established between federal governments and the lack of legitimacy of the informal agreements established by the Tabatinga government.

RESUMO OBJETIVO: Descrever o alcance e as limitações das principais estratégias de cooperação em saúde, adotadas entre 2005 e 2017, no contexto da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. MÉTODO: Estudo de caso único, explicativo, qualitativo e integrado realizado no ano de 2017, no contexto da tríplice fronteira no município de Tabatinga, Amazonas, Brasil. Como fontes de evidências foram utilizados: dados documentais, observações diretas em quatro serviços de saúde do município de Tabatinga e entrevistas com gestores da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, Conselho Municipal de Saúde de Tabatinga e Consulado do Peru na Colômbia. Os dados foram organizados com o software MaxQDA12®. RESULTADOS: Os dados analisados demonstraram que, no período estudado, o governo federal do Brasil realizou diversos acordos de cooperação em saúde, tanto com o Peru quanto com a Colômbia, e que o governo do estado do Amazonas empreendeu estratégias para melhoria das condições de saúde da população de Tabatinga e região do Alto Solimões, as quais indiretamente alcançaram as populações dos países vizinhos, favorecendo as inter-relações entre os países da região. Quando ao governo municipal, verificou-se a existência de acordos de integração de saúde, estabelecidos informalmente, com o intuito de minimizar as adversidades da saúde local. CONCLUSÃO: As estratégias de cooperação em saúde adotadas na tríplice fronteira amazônica apresentam diferentes finalidades, benefícios e limitações. Destacam-se como benefícios a existência de acordos de cooperação em saúde entre os governos federais do Brasil, Colômbia e Peru e a presença de acordos informais de cooperação entre os governos municipais de Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru). As limitações são o desconhecimento dos gestores locais sobre os acordos de cooperação estabelecidos entre os governos federais e a falta de legitimidade dos acordos informais estabelecidos pelo governo de Tabatinga.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde/organização & administração
Cooperação Internacional
-Peru
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Colômbia
Pesquisa Qualitativa
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Programas Nacionais de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1280980
Autor: Vendruscolo, Carine; Geremia, Daniela Savi; Adamy, Edlamar Kátia; Vandresen, Lara; Ferraz, Lucimare.
Título: Utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos núcleos ampliados de saúde da família / Use of information and communication technologies by Family Health Extended Centers / Uso de tecnologías de información y comunicación por los Núcleos Ampliados de Salud de la Familia
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9(n.esp):e5, 2019. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar a utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e refletir sobre seu potencial para o cuidado. Método: estudo de métodos mistos, com amostra quantitativa de 359 profissionais dos Núcleos, em 149 municípios, mediante aplicação de Survey, e etapa qualitativa por grupos focais com cinco equipes, 43 nasfianos. Dados coletados entre maio e novembro de 2017 e tratados conforme abordagem estatística descritiva e análise temática. Resultados: dentre as tecnologias, destacam-se os prontuários eletrônicos e o diálogo entre os profissionais das equipes de Saúde da Família com os nasfianos. O agente comunitário é acionado com frequência de diálogo, porém há reduzida participação de lideranças e conselheiros de saúde. Conclusão: apesar dos avanços, a utilização das tecnologias ainda não atinge todo o seu potencial para o cuidado, sendo necessário estimular o diálogo entre equipes, a utilização do mapa do território e a participação social.

Objective: To analyze the use of information and communication technologies by Family Health Extended Centers and to reflect on their potential for care. Method: study of mixed methods, with a quantitative sample of 359 professionals from the nuclei, in 149 municipalities, with survey application, and qualitative step comprising focus groups with five teams, 43 from the nuclei. Data was collected between May and November 2017 and treated according to descriptive statistical approach and thematic analysis. Results: Among technologies, electronic medical records and dialogue between professionals of the Family Health teams and the nuclei are highlighted. Dialogue with community agents is frequent, but there is little participation of health leaders and counselors. Conclusion: Despite the advances, the use of technologies still does not reach its full potential for care, and one must stimulate dialogue among teams, the use of territory map and social participation.

Objetivo: analizar uso de tecnologías de información y comunicación de Núcleos Ampliados de Salud de la Familia y reflexionar sobre su potencial de atención. Método: estudio de métodos mixtos, muestra cuantitativa de 359 profesionales de los Núcleos en 149 municipios, mediante aplicación de encuesta, y etapa cualitativa con grupos focales en cinco equipos, 43 del Núcleo. Datos recopilados entre mayo y noviembre de 2017 y tratados según enfoque estadístico descriptivo y análisis temático. Resultados: Entre las tecnologías, destacamos registros médicos electrónicos y diálogo entre profesionales de los equipos de Salud de la Familia y los del Núcleo. Diálogo con agentes comunitarios es frecuente, pero hay poca participación de líderes y consejeros de salud. Conclusión: a pesar de los avances, el uso de tecnologías aún no alcanza su máximo potencial para la atención; es necesario estimular el diálogo entre equipos, el uso del mapa del territorio y la participación social.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Desenvolvimento Tecnológico
Enfermagem
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre



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