Base de dados : LILACS
Pesquisa : H02.309 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 1169 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 117 ir para página                         

  1 / 1169 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1129286
Autor: Armenteros, Annia Lourdes Iglesias; Esperón, Julia Maricela Torres; Pérez, Yuliett Mora; Rodríguez, Jose Rolando Sánchez.
Título: Liderazgo y clima organizacional de un hospital pediátrico cubano. Visión de enfermeras jefas y asistenciales / Liderança e clima organizacional de um hospital pediátrico cubano. Visão de enfermeiras chefes e assistenciais / Leadership and organizational climate of a Cuban pediatric hospital. Vision of head and care nurses
Fonte: Rev. enferm. UFSM;10:79, 2020.
Idioma: en; es.
Resumo: Objetivo: describir experiencias vividas de enfermeras jefas y enfermeras asistenciales sobre las causas que pueden afectar el clima organizacional de los servicios pediátricos en un hospital cubano. Método: estudio cualitativo de tipo exploratorio realizado en los meses de abril-diciembre, año 2018 con 14 enfermeras jefas y 11 enfermeras asistenciales, pertenecientes al Hospital Pediátrico Universitario "Paquito González Cueto", Provincia de Cienfuegos, Cuba. Los datos se recogieron con la técnica de grupo focal, las narrativas fueron procesadas mediante análisis de contenido en base al referencial teórico de clima organizacional con la categoría central de liderazgo. La investigación fue evaluada por Comité Ético-Científico de hospital de referencia. Resultados: emergieron cuatro subcategorías del análisis de contenido con base en el referencial teórico. La de mayor peso fue "ideario de un directivo" seguida de "mejoramiento continuo" "escucha para la armonía relacional" y "sentido de pertenecía". Conclusiones: las principales causas que afectan el clima organizacional se relacionan con las características del líder y las posibilidades de superación de ellos y del resto del personal.

Objetivo: descrever as experiências vividas por enfermeiras chefes e enfermeiras assistenciais sobre as causas que podem afetar o clima organizacional dos serviços pediátricos em um hospital cubano. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, realizado nos meses de abril a dezembro de 2018, com 14 enfermeiras chefes e 11 enfermeiras assistenciais, pertencentes ao Hospital Pediátrico Universitário "Paquito González Cueto", Província de Cienfuegos, Cuba. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, as narrativas foram processadas por meio da análise de conteúdo, com base no referencial teórico de Clima Organizacional, com a categoria central de liderança. A investigação foi aprovada pelo Comitê Ético-Científico do hospital de referência. Resultados: emergiram quatro subcategorias de análises de conteúdo com base no referencial teórico. A de maior peso foi "Ideología do gerente", seguida por "Melhoramento contínuo", "Escuta para a harmonia relacional" e "sentido de pertencimento". Conclusões: as principais causas que afetam o clima organizacional se relacionam com as características do líder e as possibilidades de superação delas e do restante da equipe.

Objective: Describe experiences of nurses heads and clinical nurses on the causes that may affect the organizational climate of pediatric services in a Cuban hospital. Method: Qualitative and exploratory study done in the months of April - December, 2018 with 14 heads nurses and 11 healthcare nurses, belonging to the Pediatric University Hospital "Paquito Gonzales Cueto", Province of Cienfuegos, Cuba. The data were collected with the focus group technique; the narratives were processed through content analysis based on the theoretical framework of organizational climate with the central category of leadership. The research was evaluated by the Ethical-Scientific Committee of the reference hospital. Results: Four subcategories of content analysis emerged based on the theoretical framework. The most important was "ideology of a manager "followed by "continuous improvement" "listening for relational harmony" and "sense of belonging".
Descritores: Organização e Administração
Ambiente de Trabalho
Administração Hospitalar
Liderança
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


  2 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-890483
Autor: Andrade, Luiz Eduardo Lima; Lopes, Johnnatas Mikael; Souza Filho, Marlon César Melo; Vieira Júnior, Romero Fonseca; Farias, Luiz Paulo Costa; Santos, Carla Caroline Medeiros dos; Gama, Zenewton André da Silva.
Título: Cultura de segurança do paciente em três hospitais brasileiros com diferentes tipos de gestão / Patient safety culture in three Brazilian hospitals with different types of management
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(1):161-172, Jan. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi avaliar a cultura de segurança do paciente e fatores associados em hospitais brasileiros com diferentes tipos de gestão: federal, estadual e privado. O desenho foi observacional transversal. Enviaram-se 1576 questionários aos profissionais de três hospitais do estado do Rio Grande do Norte, utilizando o Hospital Survey on Patient Safety Culture, adaptado para o Brasil, que mede 12 dimensões da cultura de segurança. As percepções são descritas através de uma nota geral (0 a 10) e dos percentuais de respostas positivas para estimar fortalezas e fragilidades em cada dimensão. A taxa de resposta foi de13,6% (n = 215). A segurança do paciente teve nota entre 7 e 10, para 78,1% dos respondentes, sendo a maior média das notas apresentada pelo hospital privado (8,32). O tipo de gestão hospitalar, unidade de serviço, cargo e quantidade de notificação de eventos adversos estiveram associados à nota geral da segurança do paciente (p < 0,001). Apenas o hospital privado apresentou fortalezas nas dimensões analisadas, enquanto que as fragilidades apareceram em todos os hospitais.

Abstract The scope of the study was to evaluate patient safety culture and associated factors in Brazilian hospitals with different types of management, namely federal, state and private hospitals. The design was cross-sectional and observational. A survey of 1576 professionals at three hospitals of Rio Grande do Norte state was performed using the Hospital Survey on Patient Safety Culture adapted for Brazil, which measures 12 dimensions of safety culture. Perceptions are described by attributing a general result (Range 0-10) and the percentage of positive responses to estimate their strengths and weaknesses. The response rate was 13.6% (n= 215). The patient safety coefficient was between 7 and 10 for 78.1% of the respondents, whereby the highest average grade was attributed to the private hospital (8.32). It has been estimated that the type of hospital management, unit service, position and number of adverse event notifications are associated with the overall patient safety grade (p <0.001). Only the private hospital had strengths in the dimensions analyzed, while the weaknesses appeared in all the hospitals.
Descritores: Hospitais Privados/organização & administração
Gestão da Segurança/organização & administração
Segurança do Paciente
Hospitais Públicos/organização & administração
-Recursos Humanos em Hospital
Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Estudos Transversais
Hospitais Privados/normas
Pesquisas sobre Serviços de Saúde
Administração Hospitalar
Hospitais Públicos/normas
Hospitais Estaduais/normas
Hospitais Estaduais/organização & administração
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1147286
Autor: Cunha, Tonia Lourenço; Camerini, Flavia Giron; Fassarella, Cintia Silva; Henrique, Danielle de Mendonça; Moraes, Érica Brandão de.
Título: Estratégias para o uso seguro de antimicrobianos pela enfermagem no ambiente hospitalar: revisão integrativa / Strategies for the safe use of antimicrobials by nursing in the hospital environment: an integrative review / Estrategias para el uso seguro de antimicrobianos por parte de la enfermería en el ámbito hospitalario: revisión integradora
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);19(4), dez. 2020. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: identificar as estratégias para o uso seguro de antimicrobianos adotadas pela enfermagem no ambiente hospitalar. MÉTODO: revisão integrativa, realizada no período de junho a julho de 2020, nas bases de dados da LILACS, MEDLINE, CINAHL e EMBASE. Selecionaram-se artigos de 2015 a junho de 2020. Para a análise dos níveis de evidência, adotou-se o método Grading of Recomendations Assessment, Developing and Evaluation. RESULTADOS: encontraram-se oito artigos, distribuídos em estratégias gerenciais e assistenciais de enfermagem, relacionadas ao uso seguro de antimicrobianos. DISCUSSÃO: dentre as principais estratégias gerenciais, destacam-se o papel de educador do enfermeiro e a formação de comitês de monitoramento multidisciplinar; e dentre as assistenciais, as especificidades técnicas da administração de antimicrobianos. CONCLUSÃO: as principais estratégias práticas de Enfermagem encontradas foram educação profissional no uso racional e monitoramento multidisciplinar na resistência antimicrobiana no ambiente hospitalar. Acredita-se que a identificação dessas estratégias contribua para o desenvolvimento de melhores práticas na segurança medicamentosa.

OBJECTIVE: to identify the strategies for the safe use of antimicrobials adopted by Nursing in the hospital environment. METHOD: an integrative review, carried out from June to July 2020, on the LILACS, MEDLINE, CINAHL, and EMBASE databases. Articles from 2015 to June 2020 were selected. For the analysis of the evidence levels, the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation was adopted. RESULTS: eight articles were found, distributed in Nursing management and care strategies, related to the safe use of antimicrobials. DISCUSSION: among the main managerial strategies, the role of the educator and the setting up of multidisciplinary monitoring committees stand out; and, among the care strategies, the technical specificities of antimicrobial stewardship. CONCLUSION: the main Nursing practical strategies found were professional education in the rational use and multidisciplinary monitoring of antimicrobial resistance in the hospital environment. It is believed that the identification of these strategies will contribute to the development of better practices in drug safety.

OBJETIVO: identificar las estrategias para el uso seguro de antimicrobianos adoptadas por la enfermería en el ámbito hospitalario. MÉTODO: revisión integradora, realizada de junio a julio de 2020, de las bases de datos de LILACS, MEDLINE, CINAHL y EMBASE. Se seleccionaron artículos de 2015 a junio de 2020. Para el análisis de niveles de evidencia se adoptó el método Grading of Recomendations Assessment, Developing and Evaluation. RESULTADOS: se encontraron ocho artículos, distribuidos en estrategias gerenciales y asistenciales de enfermería, relacionados con el uso seguro de antimicrobianos. DISCUSIÓN: entre las principales estrategias gerenciales se destaca el rol de la enfermera educadora y la conformación de comités de seguimiento multidisciplinarios; y entre las asistenciales, las especificidades técnicas de la administración de antimicrobianos. CONCLUSIÓN: las principales estrategias prácticas de enfermería encontradas fueron la formación profesional en el uso racional y el seguimiento multidisciplinario de la resistencia a los antimicrobianos en el ámbito hospitalario. Se cree que la identificación de estas estrategias contribuye al desarrollo de mejores prácticas en seguridad de medicamentos.
Descritores: Farmacorresistência Bacteriana
Segurança do Paciente
Gestão de Antimicrobianos/organização & administração
Administração Hospitalar
Cuidados de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  4 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1147250
Autor: Gutierres, Larissa de Siqueira; Menegon, Fernando Henrique Antunes; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Silva, Rosângela Marion da; Lopes, Simone García; Santos, José Luís Guedes dos.
Título: Dificuldades de enfermeiros na segurança do paciente em centro cirúrgico: estudo exploratório / Difficulties of nurses in patient safety in the surgical center: an exploratory study / Dificultades del enfermero en la seguridad del paciente en centro quirúrgico: un estudio exploratorio
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);19(4), dez. 2020. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: Descrever as dificuldades de enfermeiros na gestão da segurança do paciente no centro cirúrgico. MÉTODO: Estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, por meio de um survey on-line com 204 enfermeiros de centro cirúrgico de diferentes regiões do Brasil. O questionário continha dados de caracterização socioprofissional e uma questão aberta. Para análise, adotou-se estatística descritiva e análise textual com suporte do software IRAMUTEQ. RESULTADO: Obtiveram-se três classes semânticas: (1) Suporte organizacional (35,6%); (2) Conflitos interpessoais no trabalho (38,3%) e (3) Envolvimento da equipe de saúde no checklist de cirurgia segura (25,8%). CONCLUSÃO: as dificuldades de enfermeiros para a gestão da segurança do paciente no centro cirúrgico relacionam-se principalmente às relações interpessoais no ambiente de trabalho e ao suporte organizacional.

OBJECTIVE: To describe the nurses' difficulties in managing patient safety in the surgical center. METHOD: A descriptive exploratory study, with a quantitative and qualitative approach, conducted by means of an online survey with 204 nurses working in the surgical centers from different Brazilian regions. The questionnaire contained data on socio-professional characterization and an open question. For analysis, descriptive statistics and textual analysis were adopted with the support of the IRAMUTEQ software. RESULTS: Three semantic classes were obtained: (1) Organizational support (35.6%); (2) Interpersonal conflicts at work (38.3%); and (3) Involvement of the health team in the safe surgery checklist (25.8%). CONCLUSION: The nurses' difficulties in managing patient safety in the surgical center are mainly related to interpersonal relationships in the workplace and to organizational support.

OBJETIVO: Describir las dificultades del enfermero para gestionar la seguridad del paciente en el centro quirúrgico. MÉTODO: Estudio exploratorio descriptivo, con abordaje cuantitativo y cualitativo, a través de una survey online con 204 enfermeros de centros quirúrgicos de diferentes regiones de Brasil. El cuestionario contenía datos de caracterización socioprofesional y una pregunta abierta. Para el análisis se adoptó estadística descriptiva y análisis textual con el apoyo del software IRAMUTEQ. RESULTADO: Se obtuvieron tres clases semánticas: (1) Apoyo organizacional (35,6%); (2) Conflictos interpersonales en el trabajo (38,3%) y (3) Participación del equipo de salud en la checklist de cirugía segura (25,8%). CONCLUSIÓN: Las dificultades de los enfermeros para gestionar la seguridad del paciente en el centro quirúrgico están relacionadas principalmente con las relaciones interpersonales en el lugar de trabajo y el apoyo organizacional.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico/organização & administração
Centros Cirúrgicos/organização & administração
Brasil
Segurança do Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros
-Time Out na Assistência à Saúde
Administração Hospitalar
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  5 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Alves, Marília
Texto completo
Id: biblio-975224
Autor: Freire, Elana Maria Ramos; Silva, Valéria Cristina da; Vieira, Adriane; Matos, Selme Siqueira de; Alves, Marília.
Título: Communication as a strategy for hospital accreditation maintenance / La comunicación como estrategia para el mantenimiento de la acreditación hospitalaria / A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;23(1):e20180224, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to analyze the communication strategies adopted by a General Hospital, which helped the accreditation's maintenance with excellence. Method: case study of a Private Hospital in Belo Horizonte, Brazil, accredited with excellence. Data were collected through semi-structured interviews and through analysis of institutional documents. The interviews were transcribed in full and submitted to content analysis. Results: instigating organizational and behavioral changes that have generated insecurity and resistance in employees. The development of strategies to improve internal communication contributed to the uniformity of information and the greater integration of professionals in their actions, promoting the change in the workers' attitudes, and engaging and involving them in the process. Conclusion: communication plays a prominent role in the consolidation of hospital care and the development of a priority strategy to reach and maintain it, with an emphasis on quality of care and patient safety.

RESUMEN Objetivo: analizar las estrategias de comunicación adoptadas por un Hospital General para el mantenimiento de la acreditación con excelencia. Método: estudio de caso de un hospital privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado con excelencia. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas con un guión semi-estructurado y el análisis de documentos institucionales. Las entrevistas fueron transcritas en su totalidad y sometidas al análisis de contenido. Resultados: la acreditación causó cambios organizacionales y comportamentales que generaron inseguridad y resistencia en los colaboradores inicialmente. El desarrollo de estrategias para mejorar la comunicación interna contribuyó a la uniformidad de las informaciones y más integración por parte de los profesionales en sus acciones, promoviendo el cambio en las actitudes de los trabajadores, haciéndolos comprometidos e involucrados con el proceso. Conclusión: la comunicación asume un papel destacado para la consolidación de la acreditación hospitalaria y el desarrollo de estrategia prioritaria para el alcance y mantenimiento de la misma, con énfasis en la calidad asistencial y la seguridad del paciente.

RESUMO Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência. Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo. Conclusão: a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.
Descritores: Estratégias
Comunicação
Gestão da Qualidade
Acreditação Hospitalar
Hospitais
Acreditação
-Organização e Administração
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Controle de Qualidade
Qualidade da Assistência à Saúde
Credenciamento
Pesquisa Qualitativa
Estudos de Avaliação como Assunto
ISO 9000
Melhoria de Qualidade
Segurança do Paciente
Administração Hospitalar
Planejamento Hospitalar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  6 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Viana, Ana Luiza D'Avila
Texto completo
Id: biblio-952652
Autor: Viana, Ana Luiza d'Ávila; Bousquat, Aylene; Melo, Guilherme Arantes; Negri Filho, Armando De; Medina, Maria Guadalupe.
Título: Regionalização e Redes de Saúde / Regionalization and Health Networks
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(6):1791-1798, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo teve como objetivo refletir sobre os desafios da construção das Regiões e Redes de Saúde no Brasil. São elencados como desafios centrais para a constituição das Regiões e Redes de Saúde: o Modelo de Atenção, a Atenção Primária à Saúde, o Cuidado aos Usuários com Doenças Crônicas e a Assistência Hospitalar. Para a consolidação das Regiões e Redes é necessária a incorporação de um sentido ético da organização: a centralidade nas necessidades sociais, populacionais e individuais, derivadas da integralidade, dos direitos humanos e sociais, em amplas interações multiescalares e intersetoriais; com a constituição de uma inovação sistêmica regionalizada. É central a capacidade de divisar quais são os princípios gerais responsáveis por manter a unidade (o modo de atenção), buscando balizar a coerência dos diferentes modelos de provisão que o sistema pode desenvolver segundo as necessidades sociais em contextos regionais. Sem isso, os usuários continuarão a buscar e a criar maneiras de acessar os serviços de saúde que desafiam a racionalidade dos próprios serviços. É também necessária uma reforma hospitalar que integre e reoriente as redes. Essas ponderações são importantes para que o SUS mantenha seu projeto de solidariedade, expresso na tríade da universalidade-integralidade-equidade.

Abstract The aim of this article was to reflect on the challenges faced in building the Health Regions and Networks in Brazil. These reflections result from studies conducted in several health regions. The central challenges for the constitution of the Health Regions and Networks are as follows: the Care Model, Primary Health Care, Care for Users with Chronic Diseases, and Hospital Care. In order to consolidate the regions and networks the organization needs to incorporate an ethical sense: focusing on social, public and individual needs, derived from comprehensive care, human and social rights, in broad, multi-scale and inter-sectorial interactions, with the constitution of a systemic, regionalized innovation. Of prime importance is the capacity to devise which general principles are responsible for maintaining the unity(mode of care), seeking to outline the coherence of the different provision models that the system might develop according to the social needs in regional settings. Without that, users will continue to seek and create ways of accessing health services that challenge the rationale of those very services. Hospital reform is also required to integrate and reorient the hospital networks. These reflections are important for the SUS to uphold its solidarity project, expressed in the trinity of universality-comprehensiveness-equality.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Assistência à Saúde/organização & administração
Acesso aos Serviços de Saúde
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Brasil
Modelos Organizacionais
Reforma dos Serviços de Saúde
Administração Hospitalar
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1150683
Autor: Hernández Rodríguez, Miguel Ernesto; Guatemala Ramos, Yanira Esmeralda.
Título: Riesgo laboral en el manejo y administración de medicamentos Citostáticos por personal de enfermería del servicio de Hemato-oncología del Hospital Nacional Rosales en el periodo febrero a septiembre 2019 / Occupational risk in the management and administration of cytostatic drugs by nursing personnel of the Hemato-oncology service of the Rosales National Hospital in the period February to September 2019.
Fonte: San Salvador; s.n; 2019. 124 p. graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad de El Salvador para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: Propósito: elaborar una propuesta técnica que solucione o disminuya problemas encontrados a través de la identificación de los riesgos laborales a los que está expuesto el personal de enfermería, mediante la manipulación y administración de citostáticos. Materiales y métodos: se realizó un estudio descriptivo, de corte transversal basado en las medidas universales de bioseguridad y la ley general de prevención de los riesgos en los lugares de trabajo. La técnica utilizada fue la encuesta y el instrumento un cuestionario previo al consentimiento informado, una guía de observación la cual fue aplicada de manera directa a cada uno de los profesionales de enfermería Resultados: un 62% del personal de enfermería se encuentra en edad fértil, por lo que se debe tomar medidas de precaución para evitar abortos lo cual represento un 4% dentro del personal entrevistado, en cuanto al nivel académico está compuesto por tecnólogos y licenciados en enfermería, lo que constituye un fortalecimiento y mayores conocimientos que benefician al paciente, solo un 54% refirió haber recibido algún tipo de capacitación y un 38 % cuenta con algún curso o diplomado, cabe mencionar 45% del personal desconoce sobre la manipulación y administración de agentes citostáticos generando mayor desconocimiento y una probabilidad más a la exposición del agente citostáticos. En relación al nivel de conocimiento de la norma de manejo de citostáticos y la aplicación de barreas de protección tenemos que un 73% refirió conocer la norma, mientras que un 88% aplica las barreas de protección, teniendo una minoría del 27% que dice desconocer la normas y un 8% que no aplica las barreas de protección y un 4% que refirió que a veces. Conclusión: por lo tanto el personal de enfermería que manipula y administra medicamentos citostáticos debe cumplir las normas de bioseguridad en un 100% para que con ello se reduzcan los posibles riesgos al contacto con los medicamentos antes mencionados. Recomendaciones: a las autoridades del hospital nacional rosales, junto con el apoyo de la UDP, Comité de seguridad ocupacional establezcan programas de capacitación dirigido al personal sobre manipulación y administración de medicamentos citostáticos, y al personal de enfermería, la concientización adecuada para evitar riesgos a su salud
Descritores: Conduta do Tratamento Medicamentoso
-Riscos Ocupacionais
Administração Hospitalar
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento


  8 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-1115510
Autor: Jorquera, Alfonso; Pedreros, Pedro Pablo; Jorquera, Mauricio; Bradford, Catalina; Chávez, Cristina; Sáez, Jaime; Moreno B, Iván; Lara, Andrea.
Título: Desarrollo local: la informática al servicio de la gestión en salud: entrega de turnos del Servicio de la Mujer y Recién Nacido HCSBA / Local developoment: informatics at the service of health management: delivery of shifts of the HCSBA woman and newborn service
Fonte: Rev. chil. obstet. ginecol. (En línea);85(2):147-154, abr. 2020. graf.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: La entrega de turnos de los diferentes equipos clínicos de atención al paciente es un acto de suma importancia en el día a día, apunta al óptimo y continuo cuidado del paciente. En el continuo de atención por diferentes Unidades Clínicas, se debe cumplir un protocolo definido por las Unidades de Calidad de Establecimientos y Servicios Clínicos como parte del Sistema de Acreditación en Salud, apuntando a mejorar la seguridad de atención al paciente. Se planteó reemplazar antiguos informes en papel por bases de datos digitales acumulativas, de fácil llenado, con alternativa de pre-informes y análisis rápido de series, permitiendo tomar decisiones mejor fundamentadas en el futuro. Esta herramienta como se describe al inicio considera el continuo desde el ingreso de la paciente a la Unidad de Urgencia de nuestra maternidad hasta la resolución de esta madre en nuestro Servicio o el traslado de ella o su recién nacido dentro de la Red Pública como primera instancia o privada acorde a protocolos establecidos. MATERALES Y MÉTODOS: Desarrollo de aplicación a través de programas Microsoft Acces y MySQL. Parametrización de variables según Guia perinatal MINSAL y recomendaciones de expertos empleados en Unidad Ginecoobstétrica del establecimiento. RESULTADOS: Creación de aplicación propia ¨Sistema de entrega de turno¨ (SET). Implementación mediante marcha blanca a partir de Agosto de 2019. Adecuada acogida por personal de Servicio de la Mujer y Recién Nacido HCSBA. CONCLUSIÓN: La informática médica permite avanzar y agilizar procesos de gestión clinica. Es posible implementar sistemas de creación propios en la atención de salud pública chilena. La herramienta SET permitirá obtener resultados precisos y rápido análisis de series obtenidas.

INTRODUCTION: The delivery of shifts of the different clinical teams of patient care is an act of utmost importance in the day to day, it points to the optimal and continuous care of the patient. In the continuum of care by different Clinical Units, a protocol defined by the Quality Units of Establishments and Clinical Services as part of the Health Accreditation System must be complied with, aiming at improving the safety of patient care. It was proposed to replace old paper reports with cumulative digital databases, easy to fill, with alternative pre-reports and quick series analysis, allowing better informed decisions in the future. This tool as described at the beginning considers the continuum from the patient's admission to the Emergency Unit of our motherhood until the resolution of this mother in our Service or the transfer of this or her newborn within the Public Network as the first instance or private according to established protocols. MATERIALS AND METHODS: Application development through Microsoft access and MySQL programs. Parameterization of variables according to the MINSAL perinatal guide and recommendations of experts employed in the Obstetric Gynecology Unit of the establishment. RESULTS: Creation of own application "Shift Delivery System" (SET). Implementation through white march as of August 2019. Adequate reception by women service personnel and newborn HCSBA. CONCLUSION: Medical informatics allows progress and speed up clinical management processes. It is possible to implement own creation systems in Chilean public health care. The SET tool will allow obtaining accurate results and rapid analysis of series obtained.
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Serviços de Saúde da Mulher/organização & administração
Serviços de Saúde da Criança/organização & administração
Jornada de Trabalho em Turnos
-Saúde Pública
Continuidade da Assistência ao Paciente/organização & administração
Gestão em Saúde
Assistência à Saúde/métodos
Serviço Hospitalar de Emergência
Avaliação de Custo-Efetividade
Ginecologia
Administração Hospitalar
Hospitalização
Acreditação
Obstetrícia
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  9 / 1169 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1150546
Autor: Hernández Hernández, Edgar Antonio; Sandoval Interiano, José Adán.
Título: Aplicación de conceptos de ingeniería biomédica en la gestión de los equipos médicos en el Hospital Nacional "San Pedro", enero-septiembre 2019 / Application of biomedical engineering concepts in the management of medical equipment at the "San Pedro" National Hospital, January-September 2019.
Fonte: San Salvador; s.n; 2019. 167 p. graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad de El Salvador para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: Propósito: identificar la aplicación de conceptos de ingeniería biomédica en la gestión de los equipos médicos, los cuales permitieran establecer comparaciones entre la gestión de los equipos médicos desarrollada y lo establecido en la teoría, con el fin de identificar aspectos contraproducentes que puedan afectar los servicios de salud prestados y la vulnerabilidad en la seguridad del paciente. Materiales y Métodos: la recolección de datos se ejecutó a través de los instrumentos de entrevista semiestructurada por medio de un muestreo teórico o intencional de los autores. Resultados: entre los principales resultados obtenidos se identifica que existe una limitación en cuanto a recurso humano y la formación continua sistemática y actualización del personal del departamento de biomédica, no se desarrollan evaluaciones de diseño y gestión de proyectos que involucren la infraestructura y sistemas hospitalarios en torno a los equipos médicos, no se cuenta con inventario técnico de los equipos médicos, ni existen programas desarrollados de tecnovigilancia. Conclusiones: la aplicación de los conceptos de ingeniería biomédica en la gestión de los equipos médicos dentro del hospital Nacional "San Pedro" se encuentra muy limitada, identificándose un desarrollo prácticamente nulo, lo cual puede conllevar a la ocurrencia de múltiples eventos adversos Recomendaciones: se recomienda Implementar un programa de tecnovigilancia y capacitar al personal de salud y personal del departamento de biomédica en el desarrollo de la tecnovigilancia. Asimismo, se recomienda capacitar al personal de biomédica en actualización de tecnología médica y herramientas de gestión de los equipos médicos, incluyendo la ejecución de las labores de mantenimiento preventivo, correctivo y calibraciones e inspecciones periódicas
Descritores: Engenharia Biomédica
-Equipamentos Médicos Duráveis
Administração Hospitalar
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento


  10 / 1169 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1148403
Autor: Rosales, Felipe; Pavez, Axel; González, Ariela; González, Ignacio.
Título: Dotación fonoaudiológica para la atención de pacientes adultos en hospitales de alta complejidad en Chile / Speech and language therapists for attending adult patients in high-complexity hospitals in Chile
Fonte: Rev. chil. fonoaudiol. (En línea);19:1-10, nov. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: A nivel internacional se propone un mínimo de un profesional fonoaudiólogo por cada diez camas críticas o más, dependiendo de la complejidad de cada institución. En Chile no existen lineamientos similares, no obstante, el Ministerio de Salud ha generado recomendaciones para el cálculo de la brecha profesional según número y complejidad de las camas hospitalarias. El objetivo de este estudio es estimar el número de fonoaudiólogos y horas de contratación teóricas requeridas para la atención de pacientes adultos hospitalizados en instituciones públicas de alta complejidad en Chile. Para ello se realizó un estudio descriptivo, observacional, transversal. Se incluyeron todos los hospitales públicos de alta complejidad del país, excluyendo aquellos pediátricos y psiquiátricos. Como instrumentos se utilizaron el documento "Modelo de Gestión Red de Rehabilitación" del Ministerio de Salud, la base de datos actualizada del total de camas de la red hospitalaria y el software Microsoft Excel. El estudio fue aprobado por Comité Ético Científico del Hospital San Juan de Dios. En total 59 de 188 hospitales existentes en Chile fueron incluidos. De acuerdo con el análisis realizado basado en el número de camas en Chile, se requieren aproximadamente 269 fonoaudiólogos contratados 44 horas semanales para la atención de pacientes adultos en hospitales de alta complejidad. De ellos 104 se ubican en la Región Metropolitana; alrededor de 31 en la Región del BíoBío y cerca de 24 en la Región de Valparaíso. Se sugiere la revisión de las orientaciones ministeriales y la realización de un segundo estudio sobre la brecha profesional existente en Chile con los datos obtenidos.

International institutions have suggested one Speech and Language Therapist per ten critical beds, and possibly even more forhigh-complexity institutions. However, there are no similar recommendations in Chile, although the Ministry of Health has developed recommendations to calculate the number of professionals required according to the number and type of clinical bed. The aim of this study is to describe the number of Speech and Language Therapists along with the number of theorical working hours per week required for the attention of hospitalised adult patients in high-complexity hospitals in Chile, for which a descriptive, observational and transversal study was performed. High-complexity hospitals were included, excluding psychiatric and paediatric institutions. Microsoft Excel, the "Modelo de Gestión Red de Rehabilitación" guideline from the Ministry of Health, and the updated database of the clinical network beds were also used. This study was previously approved by a Research Ethics Committee from Hospital San Juan de Dios, and a total of 59 out of 188 hospitals were included. According to the analysis based on features of the clinical beds, 269 Speech and Language Therapists are required for 44 hours per week to attend adult patients in high-complexity hospitals across the country. Of the 269 professionals, 104 are needed in the Metropolitan region, approximately 31 in the Bío-Bío region and circa 24 in the Valparaíso region. According to these results, it is suggested the Ministry review its guidelines and undertake a further project in order to identify the current professional gap in Chile.
Descritores: Patologia da Fala e Linguagem/estatística & dados numéricos
Atenção à Saúde
Fonoaudiologia/estatística & dados numéricos
Mão de Obra em Saúde/organização & administração
Planejamento Hospitalar
-Chile
Estudos Transversais
Planejamento Sanitário
Instalações de Saúde
Mão de Obra em Saúde/estatística & dados numéricos
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
Administração Hospitalar
Hospitais/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



página 1 de 117 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde