Base de dados : LILACS
Pesquisa : H02.403 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 3533 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 354 ir para página                         

  1 / 3533 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040753
Autor: CAIRUS, Henrique Fortuna; GALLUCCI, Lívia.
Título: O vitalismo hipocrático de Canguilhem / Canguilhem's Hippocratic vitalism
Fonte: Physis (Rio J.);29(2):e290209, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O vitalismo canguilhemiano não é evidente, tampouco é uma forma mais conhecida desse tipo de pensamento; não nasce das antigas diatribes que, do século XVIII, invadiram as polêmicas do XIX. Canguilhem reabilita o vitalismo a partir de uma abordagem ontológica única, para a qual ele não hesita em referenciar-se nos antigos e, de modo geral, num Hipócrates que, lido sobretudo por meio da história escrita por Charles Singer, traz à tona outros temas, como a crítica ao conceito de homeostase revivido e nomeado por Walter Cannon. Canguilhem redimensiona a homeostase hipocrática que Cannon cientificizou, dando-lhe uma mobilidade que lhe é conceitualmente essencial, e redesenha o projeto do vitalismo, recusando-lhe a antítese do mecanicismo. Dessa forma, Canguilhem foi buscar ou se respaldar num Hipócrates lido pelos historiadores da medicina (e das ciências biomédicas). Este artigo procurou mapear a contribuição de longa duração de Georges Canguilhem para o discurso médico, bem como seu papel fundador de uma nova concepção de normalidade a partir da sua concepção de vitalismo, que, para ele, é herdeira de um "espírito hipocrático".

Abstract Canguilhem's vitalism is not obvious, neither does is consist of a more known form of this type of thinking; it does not come from the old diatribes that, coming from the 19th century, are still relevant to the 20th century's discussions. Canguilhem reclaims vitalism from a unique ontological approach, and does not hesitate to allude to the classics and, most of all, to a Hippocrates that, read mainly through the perspective of the history written by Charles Singer, brings to light other themes such as the critic to the concept of homeostasis revitalized and named by Walter Cannon. Canguilhem gives another perspective to Hippocrates' homeostasis, that was "scientified" by Cannon, giving it mobility that is considered essential to its concept and redraws the vitalism project, rejecting the place of mechanism antithesis. This paper aimed to map Canguilhem's longue durée contribution to the medical discourse, as well as his funding role of a new conception of normality formulated from his own interpretation of a vitalism that, in his point of view, comes from a "Hippocratic spirit".
Descritores: Vitalismo
Processo Saúde-Doença
Medicina/tendências
-História Natural das Doenças
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-77692
Autor: Curiel Carias, Maria Josefa, comp; Diaz Rodriguez, Omelfa.
Título: Bibliografía médica venezolana 1985 / Venezuelan medical bibliography 1985.
Fonte: s.l; Venezuela. Ministerio de Sanidad y Asistencia Social. Biblioteca Central; 1989. 203 p.
Idioma: es.
Descritores: Bibliografia
Medicina
-Venezuela
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.2/ZWB100*C965b,1986,R; US1.1; GEN VEN ZWB100.C975 1989


  3 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-74132
Autor: Mansingh, Laxmi, comp.
Título: Medical Caribbeana: an index to the Caribbean health sciences literature.
Fonte: s.l; University of the West Indies Library; 1988. xxix,965 p.
Idioma: en.
Descritores: Resumos e Indexação como Assunto
Medicina
-Região do Caribe
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.2/Z695.9*M288m,1988,R


  4 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-704907
Autor: Bernik, Vladimir.
Título: Aspectos novos: lamotrigina previne recidivas em bipolares, e classe médica analisada, estresse e mortes / New: lamotrigine prevents relapses in bipolar and physicians analyzed, stress and deaths
Fonte: RBM rev. bras. med;70(2,n.esp), mar.-abr. 2013.
Idioma: pt.
Descritores: Anticonvulsivantes
Medicina
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  5 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-683384
Autor: Prado, Diego Toniolo do; Blasco, Pablo González.
Título: A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset / The university and the physicians? education: humanistic reflections regarding Ortega y Gasset
Fonte: RBM rev. bras. med;69(supl. 2), abr. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A obra ?Missão da Universidade?, que recolhe as conferências que José Ortega y Gasset apresentou aos alunos da Universidade de Madrid em 1920, brinda uma série de considerações de palpitante atualidade e o ponto de partida para a reflexão que os autores elaboram no presente artigo sobre a formação dos médicos. O aluno de medicina dista muito de sair da faculdade completo e pronto para a profissão. Possui conhecimentos detalhados dos variados aspectos da ciência médica, porém lhe falta a capacidade de integrar as informações. E lhe falta um conhecimento vital do destinatário dessa ação médica integrada: do paciente. A pergunta que se impõe é se as faculdades de medicina estão, de fato, formando o profissional adequado para atender as demandas da sociedade. A universidade deve ser a projeção institucional do estudante, conforme o pensamento do filósofo espanhol. A educação universitária tem como objetivo ensinar uma profissão com competência, promover a pesquisa e agregar cultura ? imprescindível para saber se posicionar no mundo ? nos jovens estudantes. Cabe às faculdades de medicina estabelecer as prioridades do que realmente é possível ensinar ao médico durante os anos de formação, as noções imprescindíveis para ser um profissional competente: um desafio de pouco tempo perante um volume crescente de conhecimento, em que não podem ser os pesquisadores ? mas sim os professores, verdadeiros formadores ?, os que devem dirigir esse processo. Um processo que vai muito além de despejar conhecimentos e novidades, implica o desafio da formação integral de um profissional que será um formador de opinião: para tal é imprescindível o compromisso do professor que deve ser um facilitador da reflexão, um motivador no processo de aprendizagem.
Descritores: Educação Médica
Humanismo
Medicina
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  6 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-773441
Autor: Carvalho, Sérgio R; Rodrigues, Camila de O; Costa, Fabrício D. da; Andrade, Henrique S.
Título: Medicalização: uma crítica (im)pertinente? Introdução / Medicalization: (ir)relevant criticism?
Fonte: Physis (Rio J.);25(4):1251-1269, out.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: No artigo, interrogamos o conceito de medicalização, explorando as possibilidades abertas pelos escritos de Michel Foucault. A partir desse referencial, buscamos analisar a Medicina enquanto uma estratégia de saber e poder que responde a múltiplos e variados interesses em disputa no campo social. Realizamos breve levantamento sobre algumas concepções centrais concernentes à tradição crítica do fenômeno da medicalização e procuramos, sob a influência dos estudos arqueogenealógicos foucaultianos, repensar algumas dessas afirmações. Dialogamos, complementarmente, com autores que vêm realizando, no Brasil e no exterior, um esforço de reflexão crítica sobre a medicalização, discutindo, entre outros, o uso genérico do conceito, seu caráter produtivo, a inexistência de um sentido a priori e a atualização do fenômeno nos dias atuais através da proposição do conceito de biomedicalização. Concluímos destacando a existência de uma multiplicidade de leituras e formulações sobre o conceito de medicalização, reconhecendo no interior dessas vertentes de conhecimento fortalezas e fragilidades que devem ser amplamente discutidas e analisadas, buscando maior precisão teórica, necessária para se evitar equívocos e potencializar o uso do conceito.

In this article, we argue about the concept of medicalization, exploring the possibilities offered by it visiting Michel Foucault's works. From this framework, we analyzed medicine as a strategy of knowledge and power that responds to a variety of interests. We conducted a brief survey of some central concepts concerning the critical tradition of medicalization. We did also an investigation under the influence of archeologic and genealogic Foucaultian studies. We rethought some of these claims. We also did a dialogue, with Brazilian authors, as an effort of critical reflection on medicalization. We discussed the generic use of the concept, its productive potency, its apriori absence of a meaning and updated the actual medicalization phenomenon by proposing the concept of biomedicalization. We concluded that there is a multiplicity of readings and potencies on the concept of medicalization, recognizing within these concepts its strengths and weaknesses. Medicalization should be more profoundly discussed. It will encourage a greater theoretical precision of the concept, avoid misunderstandings and enhance the concept use and practice.
Descritores: Brasil
Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Conhecimento
Medicalização
Promoção da Saúde
Medicina
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  7 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1023766
Autor: Zavala, Germán.
Título: La complejidad en medicina / The complexity in medicine
Fonte: Rev. fac. cienc. méd. (Impr.);16(1):7-11, ene.-jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Desenvolvimento Tecnológico
Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para a Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação
Medicina
-Dinâmica não Linear
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: HN1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  8 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1024454
Autor: Cogo, Silvana Bastos; Badke, Marcio Rossato; Malheiros, Luiza Carolina Santos; Araújo, Daiana de; Ilha, Aline Gomes.
Título: Concepções médicas e dos cuidadores familiares diante das diretivas antecipadas de vontade / Medical and family caregivers' conceptions before the advanced healthcare directives / Concepciones médicas y de los cuidadores familiares sobre las directivas anticipadas de voluntad
Fonte: Rev. enferm. UFSM;9:[20], jul. 15, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender como os médicos e cuidadores familiares entendem a aplicabilidade das Diretivas Antecipadas de Vontade no cuidado em final de vida. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com sete médicos de um hospital universitário do sul do Brasil e sete cuidadores familiares de pacientes em fase final de vida, no período de outubro a dezembro de 2014, a partir de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise textual discursiva. Resultados: emergiram duas categorias: Diretivas Antecipadas de Vontade: o direito à autonomia pessoal e conflitos e dilemas na aplicabilidade das Diretivas Antecipadas de Vontade. Conclusão: as Diretivas Antecipadas de Vontade estão relacionadas ao respeito da autonomia pessoal, respaldo profissional e redução das angústias e sofrimentos dos cuidados familiares diante dos processos decisórios que envolvem o fim de vida. Entretanto, constitui-se como uma prática cercada por medos e receios à sua aplicabilidade e ao cumprimento pelo profissional

Aim: to understand how family caregivers and physicians understand the applicability of the Advance Directives of Will in the care at the end of life. Method: qualitative, descriptive and exploratory research, carried out with seven physicians from a university hospital in the south of Brazil and seven family caregivers of patients in the final phase of life, from October to December 2014, through semi-structured interviews, with the discursive textual analysis. Results: two categories emerged: Early Directives of Will: the right to personal autonomy and conflicts and dilemmas in the applicability of Advance Directives of Will. Conclusion: Advance Directives are related to respect for personal autonomy, professional support and reduction of distress and suffering of family care in the decision-making processes that involve the end of life. However, it is a practice surrounded by fears of its applicability and compliance by the professional.

Objetivo: comprender cómo los médicos y cuidadores familiares entienden la aplicabilidad de las Directivas Anticipadas de Voluntad en el cuidado al final de la vida. Método: investigación cualitativa, descriptiva, exploratoria realizada con siete médicos de un hospital universitario del sur de Brasil y siete cuidadores familiares de pacientes en fase final de la vida, entre octubre y diciembre de 2014, a partir de entrevistas semiestructuras, las cuales fueron sometidas a análisis textual discursiva. Resultados: se identificó dos categorías: Directivas Anticipadas de Voluntad: el derecho a la autonomía personal y conflictos; y dilemas en la aplicabilidad de las Directivas Anticipadas de Voluntad. Conclusión: las Directivas Anticipadas de Voluntad están relacionadas al respeto a la autonomía personal, a el respaldo profesional y a la reducción de las angustias y sufrimientos de los cuidados familiares delante de los procesos decisorios relacionados al fin de vida. Sin embargo, se constituye como una práctica rodeada por miedos y temores a su aplicabilidad y al cumplimiento por el profesional.
Descritores: Diretivas Antecipadas
Doente Terminal
Medicina
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR568.1 - Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, Conde de Porto Alegre


  9 / 3533 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-979977
Autor: Fornaziero, Célia Cristina; Fernandes, Eduardo Vignoto; Krueger, Eddy; Veiga Neto, Eduardo Rafael da.
Título: Anatomia humana na clínica cirúrgica: programa de formação complementar no ensino da medicina / Human anatomy surgical clinic: complementary training program in medicine teaching
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;23(1):65-67, jan-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo é relatar sobre a importância do programa complementar de ensino "Subsídios anatômicos para a clínica cirúrgica" ao estudante de Medicina. Os dados apresentados foram coletados entre os anos de 2006 a 2016. Neste período foram inscritos 339 graduandos do curso de Medicina e as áreas da clínica cirúrgica contempladas no programa foram: cirurgias de cabeça e pescoço, ortopédicas e oncológicas (mastectomia e prostatectomia), além de biópsias. Em linhas gerais, concluiu-se que as atividades desenvolvidas neste programa de ensino cumpriram seu propósito baseado nas experiências vivenciadas pelos estudantes e docentes à medida que incrementaram os conhecimentos básicos e indispensáveis da Anatomia para o exercício da vida profissional da área médica. Também instigou os acadêmicos participantes a elaborar pesquisas que contribuam para a criação de novas técnicas de abordagem cirúrgica.

The aim of this study is to report the importance of the complementary training program referred to as "Anatomical subsidies for surgical clinic" provided to medical students. The data were collected between 2006 and 2016. During that period, a total of 339 students from the Medicine course were registered, and the surgery clinical areas covered in the program included: head and neck surgery, orthopedic surgery and oncology (breast cancer and prostatectomy) surgery, as well as biopsies. In general, it could be noted that the activities developed in the teaching program fulfilled the purpose based on the experiences of the students and professors, increasing the basic and indispensable knowledge of anatomy to the professional life of a clinical doctor or surgeon. It also instigated the participating students to produce research that will further contribute to the creation of new techniques related to surgical approaches.
Descritores: Prostatectomia/métodos
Procedimentos Cirúrgicos Operatórios
Dissecação
Aprendizagem
Mastectomia/métodos
-Biópsia
Anatomia
Medicina
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  10 / 3533 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-749222
Autor: Santos, João Manoel Theotonio dos.
Título: Aterosclerose: correlação entre aneurismas da aorta edoença arterial coronária / Atherosclerosis: correlation between aortic aneurysm and coronary artery disease
Fonte: Rev. Soc. Bras. Clín. Méd;13(1), abr. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Aneurisma Aórtico
Doença da Artéria Coronariana
Aterosclerose
-Medicina/tendências
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 354 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde