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Id: lil-412723
Autor: Peña Manso, Coralia.
Título: Reflexiones de José Martí sobre Medicina y salud / Reflections of José Martí on Medicine and health
Fonte: Rev. cuba. enferm;21(1), ene.-abr. 2005.
Idioma: es.
Resumo: Se exponen algunas de las reflexiones de José Martí relacionadas con la enfermedad, la enfermería, la medicina y la salud que tienen vigencia en la actualidad. Es importante que el personal de enfermería haga suyas estas reflexiones en su práctica diaria con el enfermo y que recuerde que al decir del apóstol, una de las ocupaciones más noble es la de enfermera(AU)

Some of José's reflections Martí related with the illness is exposed, the infirmary, the medicine and the health that have validity at the present time. Es importante que el personal de enfermería haga suyas estas reflexiones en su práctica diaria con el enfermo y que recuerde que al decir del apóstol, una de las ocupaciones más noble es la de enfermera(AU)
Descritores: Direito à Saúde/tendências
Medicina/tendências
Recursos Humanos de Enfermagem/educação
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1145380
Autor: Alfie, José.
Título: Editorial / Editorial
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);40(4):163-163, dic. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Medicina
-Saúde/tendências
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-881340
Autor: Anderson, Maria Inez Padula; Castro Filho, Eno Dias de; Rodrigues, Ricardo Donato; Dalla, Marcello Dala Bernardina; Bourget, Monique Marie Marthe.
Título: Bases para expansão e desenvolvimento adequados de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade / Bases for an adequate expansion and development of Family and Community Medicine Residency Programs
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;3(11):180-198, nov. 2007. ilus..
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é uma versão adaptada, para este número suplementar da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, do documento original da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), editado em 2005, sob o mesmo título . disponível na íntegra no portal www.sbmfc.org.br. O texto situa a Medicina de Família e Comunidade (MFC) como uma especialidade médica centrada no paradigma da integralidade biopsicossocial que prioriza a APS, fazendo um nítido contraste com as especialidades focais. As políticas de saúde historicamente adotadas no Brasil privilegiaram, no entanto, um modelo assistencial hospitalocêntrico, bloqueando o desenvolvimento da APS e da MFC. Esta é uma tendência em mudança em face da Estratégia Saúde da Família e da experiência internacional nesta área. Neste contexto, a SBMFC, em parceria com o MS, vem incentivando a expansão dos programas de residência em MFC. Considerando a importância de que tal expansão seja implementada sem prejuízo da qualidade, a SBMFC apresentou um conjunto de critérios e recomendações, sintonizadas com a Resolução da CNRM . que regulamenta estes programas ., para que servissem de base para tal expansão. Neste artigo, são retomadas as exigências e recomendações relativas à organização do programa, à distribuição temporal das atividades e às competências básicas que deverão ser desenvolvidas ao longo do programa de formação. Além disso, são revistos os requisitos referentes à infra-estrutura e ao fluxo assistencial necessários para criar um ambiente favorável de treinamento em serviço. Por último, faz-se um pequeno relato sobre as iniciativas mais recentes que a SBMFC vem desenvolvendo no sentido de minorar a atual defasagem entre necessidade e oferta de preceptores especializados em MFC.

This article is a version of the original document published in 2005 under the same title by the Brazilian Society of Family and Community Medicine (BSFCM) (full text available at ), adapted for this supplement of the Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. The text defines Family and Community Medicine (FCM) as a medical specialty focused on biopsychosocial integrality an on Primary Care as privileged scenario, in distinct opposition to the medical specialties. The health policies historically adopted in Brazil used to give priority to a hospital-centered care model, hampering the strengthening of Primary Care and Family and Community Medicine. This trend however is changing due to the implementation of the Family Health Strategy and the international experience in this area. In this context, the BSFCM in cooperation with the Ministry of Health are encouraging the expansion of the Family and Community Medicine Residency Programs. Considering the importance of expanding the residency programs without loosing quality, the BSFCM elaborated a document presenting a set of criteria and recommendations in accordance with the guidelines of the National Commission of Medical Residency, the organism regulating these programs, to be used as a basis. In this article we recover the requirements nd recommendations for the organization of the program, the chronogram of activities and the basic competences to be developed during the program. Furthermore we reanalyze the requisites in terms of infrastructure and service flow necessary for creating a practice environment favorable for in-service training.We finalize with a brief report about the most recent actions of the BSFCM for minimizing the current gap between offer and demand of preceptors specialized in Family and Community Medicine.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
-Especialização
Saúde da Família
Medicina Comunitária
Estratégia Saúde da Família
Medicina de Família e Comunidade
Integralidade em Saúde
Política de Saúde
Internato e Residência
Medicina
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-902232
Autor: Placeres Hernández, José Fernando; Olver Moncayo, Diego Hernán; Abdala-Jalil Barbadillo, Samira; Rosero Mora, Germania Mariana; Urgilés Calero, Raúl Jonnathan.
Título: Usos diversos de los epónimos en Medicina / Various uses of eponyms in Medicine
Fonte: Rev. medica electron;39(5):1094-1106, set.-oct. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Los epónimos vienen siendo utilizados desde hace siglos. Su uso habitual constituye una de las características del lenguaje de las ciencias médicas y está extendido a todas las especialidades, formando parte de su cultura y de la historia de la Medicina. Se abordan los epónimos en el campo de varias especialidades médicas, así como el debate científico a favor y en contra de su uso, considerando que no son pocas las voces que apoyan su erradicación total; esto es algo que todavía resulta difícil pensar, ya que se cree que los epónimos aportan más de lo que podrían ofrecer otros recursos lingüísticos. Se reconoce la existencia de epónimos cubanos, que no se han estudiado lo suficiente (AU).

Eponyms have been used during centuries. Their common use is one of the characteristics of the medical sciences language, reaches all the specialties, and is part of the Medicine culture and history. The use of eponyms in the field of several medical specialties is approached and also the scientific dispute in favor or against their use, taking into consideration that no few voices back their total eradication; it is still something difficult to understand because it is believed that eponyms are more fruitful than what is offered by other linguistic resources. The existence of Cuban eponyms that are still not sufficiently studied is recognized (AU).
Descritores: Epônimos
Medicina/tendências
-Literatura de Revisão como Assunto
Unified Medical Language System/normas
Unified Medical Language System/tendências
Terminologia
História da Medicina
Medicina/métodos
Medicina/normas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1145359
Autor: Alfie, José.
Título: Editorial / Editorial
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);36(4):131-131, dic. 2016.
Idioma: es.
Descritores: Medicina
-Saúde/tendências
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-353936
Autor: Souza, Claudio de; Souza, Christiano Andrade.
Título: Certificaçäo e recertificaçäo em Medicina: o próximo desafio para a medicina brasileira? / Certification and recertification in the medical profession: the next challange for Brazilian Medicine?
Fonte: Rev. méd. Minas Gerais;13(1):53-56, jan.-mar. 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Após conceituar a certificaçäo e a recertificaçäo no contexto da profissäo médica, justifica-se a necessidade de sua implementaçäo no Brasil. A despeito dos esforços dos setores oficiais, é praticamente impossível padronizar a qualidade do ensino nas 108 escolas de Medicina existentes no Brasil. Por outro lado, novos conhecimentos säo, diariamente, incorporados às ciências médicas, tornando a necessidade de atualizaçäo, problema crucial para os médicos. É feita breve revisäo acerca da experiência de outros paises com a adoçäo de programas de certificaçäo e de recertificaçäo. Comenta-se sobre as dificuldades e os custos de tais programas no Brasil. Säo feitas algumas sugestöes e conclui-se que a implementaçäo de programa consistente näo será tarefa fácil no Brasil. Ao mesmo tempo, essa tarefa näo deve ser adiada. As implicaçöes sociais e financeiras demandam reflexäo e cautela, mas näo devem representar obstáculo.
Descritores: Medicina
Certificação
Educação Médica
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-961265
Autor: Medina Tápanes, Elizabeth; Achiong Alemañy, Mercy; Suárez Merino, Mavidey.
Título: La acreditación de la carrera de Medicina en Matanzas, una realidad / The accreditation of Medicine studies in Matanzas, a reality
Fonte: Rev. medica electron;40(3):889-891, may.-jun. 2018. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Educação Médica
Acreditação
Medicina
-Qualidade da Assistência à Saúde
Faculdades de Medicina
Sociedades
Conselhos de Especialidade Profissional
Ensino
Cuba
Capacitação de Professores
Legislação Médica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-787782
Autor: Moraes, Bibiana Arantes; Costa, Nilce Maria da Silva.
Título: Understanding the curriculum the light of training guiding health in Brazil / Comprendiendo los currículos a la luz de los orientadores de la formación en salud en el Brasil / Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;50(spe):9-16
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective To analyze Pedagogical Projects Courses (PPCs) from the healthcare field in light of the National Curriculum Standards (NCS) policies on healthcare training. Method Exploratory descriptive study of qualitative approach, in which were carried out analyzes of PPPs of Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition and Dentistry of a federal university in the Midwest region of Brazil. As technical analysis of documentary sources, adopted the content analysis in the thematic mode. Results The analysis of PPC showed the general aspects of PPC as the course features the historical percursso and construction, professional skills and competences required for professional performance and the guiding principles of formation characterized by technical, professional practice, articulation theory/ practice, interdisciplinarity and ethical / social training. Conclusions PPC presented is consistent with the proposals set out in DCN and carry training policies in health in Brazil, providing adequate training for health professionals, the demands of the population and the National Health System.

Objectivo Analizar Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) de la salud a la luz de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) y la inducción de la formación de las políticas de salud en Brasil. Método Estudio descriptivo exploratorio de abordaje cualitativo, en el cual se llevaron a cabo análisis de las PPC de Enfermería, Farmacia, Medicina, Nutrición y Odontología de la Universidad Federal de la región del Medio Oeste de Brasil. Como el análisis técnico de las fuentes documentales, adoptado el análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados El análisis de PPC mostraron los aspectos generales de la PPC como el curso cuenta con el percursso histórico y la construcción, las habilidades y las competencias profesionales requeridas para el desempeño profesional y los principios rectores de la formación se caracteriza por técnica, práctica profesional, la teoría de la articulación / práctica, la interdisciplinariedad y la formación ética / social. Conclusión PPC presentada es consistente con las propuestas que figuran en el DCN y llevar a las políticas de formación en materia de salud en Brasil, proporcionando una formación adecuada para los profesionales de la salud, las demandas de la población y el Sistema Único de Salud.

Objectivo Analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área da saúde à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e das políticas indutoras de formação em saúde do Brasil. Método Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, na qual foram realizadas análises dos PPC dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de uma instituição federal de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil. Como técnica de análises das fontes documentais, adotou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados As análises dos PPC evidenciaram os aspectos gerais dos PPC como as características do curso, o percursso histórico e sua construção, habilidades e competências profissionais requeridas para o desempenho profissional e os princípios norteadores da formação caracterizados pela técnica, prática profissional, articulação teoria/prática, interdisciplinaridade e formação ética/social. Conclusão Os PPC apresentaram-se condizentes com as propostas previstas nas DCN e com as políticas indutoras de formação em saúde do Brasil, proporcionando a formação adequada para os profissionais de saúde, as demandas da população e do Sistema Único de Saúde.
Descritores: Currículo
Educação Superior
Política de Educação Superior
Ciências da Saúde
-Farmácia
Enfermagem
Odontologia
Ciências da Nutrição
Medicina
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1139766
Autor: Dias, Henrique SantAnna; Lima, Luciana Dias de; Teixeira, Marcia.
Título: De ações pontuais a marco de governo: a medicina na trajetória da política nacional de educação e regulação do trabalho na saúde / From the specific actions to government mark: medicine in the trajectory of the national policy of education and work regulation in health / De acciones específicas a hitos gubernamentales: medicina en la trayectoria de la política nacional de educación y regulación del trabajo en salud
Fonte: Trab. educ. saúde;18(2):e00270101, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo tem como objetivo analisar a trajetória da política nacional de educação e regulação do trabalho na saúde, considerando a institucionalidade e formas de incorporação da medicina no percurso da política, de 2003 a 2015. O estudo se baseou em contribuições do institucionalismo histórico, envolvendo análise de documentos legais e normativos, entrevistas com atores estatais e dados do financiamento federal da política. Cinco momentos foram identificados com base no contexto político-institucional, nas iniciativas governamentais e na inserção da medicina nas agendas de governo. A ênfase na profissão médica evoluiu de ações pontuais à condição de marco governamental, no contexto de perda de espaço da agenda do trabalho em saúde e priorização crescente das ações de educação, associada a ganhos de institucionalidade e mudanças no financiamento. O Programa Mais Médicos resultou da dinâmica da trajetória percorrida, com avanços na formação e no provimento de médicos no Sistema Único de Saúde. Permanecem, entretanto, desafios quanto às relações precárias de trabalho, à privatização do ensino médico e à regulação profissional que considere o exercício da medicina no setor privado.

Abstract This article analyzes the trajectory of the Brazilian policy of education and work regulation considering institutional issues and forms of incorporation of medicine on the policy, comprising the period from 2003 to 2015. This study was based on contributions of historical institutionalism, involving the analysis of legal and normative documents, interviews with state personnel and data from federal financing reports of the policy. Five key moments were defined, considering political-institutional contexts, governmental initiatives, and the insertion of medicine into the agenda of governments. The emphasis on the medical profession evolved from one-off actions to the status of a landmark, in a context of loss of space of the health workforce agenda and increasing prioritization of education actions, associated with institutional gains and changes in funding. The More Doctors Program resulted from the dynamics of the trajectory, incorporating advances in the training and incorporation of physicians into the Unified Health System of Brazil. Challenges remain, however, related to precarious employment relationships, the privatization of medical education, and professional regulation that considers the exercise of medicine in the private sector.

Resumen El objetivo del artículo es analizar la trayectoria de la política nacional de educación, así como la regulación del trabajo en salud, teniendo en cuenta instituciones y formas de incorporación de la medicina en el curso de la política, de 2003 a 2015. El estudio se basó en contribuciones del institucionalismo histórico, que implicaban el análisis de documentos legales y normativos, entrevistas con actores statales y datos de financiación de políticas federales. Se identificaron cinco momentos, basados en el contexto político-institucional, así como iniciativas gubernamentales y la inserción de la medicina en las agendas gubernamentales. El énfasis en la profesión médica evolucionó de acciones específicas, a la condición del marco gubernamental, dentro del contexto de la pérdida de espacio de la agenda de trabajo en salud y el aumento de la priorización de acciones educativas, asociadas con avances en las instituciones y cambios en la financiación. El Programa Más Médicos fue el resultado de la dinámica de la trayectoria recorrida, con avances en la formación y provisión de médicos en el SUS. Siguen existiendo desafíos respecto a las relaciones laborales precarias, privatización de la educación médica, así como la regulación profesional, en lo que concierne al ejercicio de la medicina en el sector privado.
Descritores: Políticas Públicas de Saúde
Mão de Obra em Saúde
Medicina
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-457841
Autor: Machado, Wiliam César Alves; Portes, Danielle Braga; Berbert, Felipe Azevedo; Santana, Camila Reis de; Mattos Júnior, Luiz dos Santos Freitas; Mello, Patrícia do Carmo.
Título: Estratégias transdisciplinares: o ato médico na compreensão de graduandos da área de saúde / Transdisciplinaries strategies: the "medical act" in the health undergraduation students' comprehension
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);6(1), abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, voltada para analisar as repercussões do Ato Médico (AM) a partir do ponto de vista de estudantes de graduação da área de saúde e estimular o desenvolvimento do senso crítico acerca da transdisciplinaridade para harmonia do trabalho em equipe. Os sujeitos do estudo são 105 estudantes de graduação, a saber: 34 de Enfermagem (6º Período), 45 de Nutrição (2º Período), 17 de Fisioterapia (1º Período) e 9 de Medicina (4º Período) e o instrumento utilizado para coleta de dados limitado a uma questão aberta, visando captar os significados do ato médico para os mesmos. A coleta dos dados ocorreu no primeiro e segundo semestres de 2004. Os resultados apontam o AM como retrocesso para a transdisciplinaridade, em decorrência da indevida apropriação do conhecimento em saúde pela medicina, contrapondo a legislação vigente. Conclui-se que o incentivo às discussões sobre o tema com estudantes da área de saúde possibilita maior esclarecimento de cada categoria acerca do domínio de conhecimento das demais, sobretudo, na compreensão de que o AM infringe um dos mais importantes princípios da transdisciplinaridade, o trabalho em equipe.

It is a descriptive and exploratory research, with qualitative approach, gone back to analyze the repercussions of the “Medical Act” (MA) starting from the health sciences undergraduation students' point of view and to stimulate the development of the critical sense concerning the transdisciplinarity for harmony of the work in team. The subject of the study are 105 undergraduation students, 34 of Nursing (6th Semester), 45 of Nutrition (2nd Semester), 17 of Physiotherapy (1st Semester) and 9 of Medicine (4th Semester), and the instrument used for collection of data limited to one open subject, seeking to capture the meanings of the medical act for the same ones. The data collection happened in the first and second semesters of 2004. The results aim MA as setback for the transdisciplinarity, due to the improper appropriation of the knowledge in health for the medicine, opposing the effective legislation. It is ended that the incentive to the discussions on the theme with students of the area of health facilitates larger elucidate of each category concerning the domain of knowledge of the others, specially, in the understanding that AM infringes one of the most important beginnings of the transdisciplinarty, the work in team
Descritores: Comunicação Interdisciplinar
Medicina
Estudantes de Ciências da Saúde
-Estudantes
Estudantes de Medicina
Estudantes de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF



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