Base de dados : LILACS
Pesquisa : H02.403.044 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 514 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 52 ir para página                         

  1 / 514 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1018067
Autor: Instituto de Investigaciones en Ciencisas de la Salud, colaboradores Agueda Cabello, Celia Martinez, Margarita Cabral.
Título: Jornadas paraguaya de actualización en alergia e inmunologia infantil.
Fonte: ASUNCION; EDUNA; jul.1997. 87 p.
Idioma: es; en.
Resumo: El sistema inmunitario es esencial para la defensa frente a los microorganismos infecciosos y sus productos tóxicos, se clasifican en dos grupos, la inmunodeficiencias primárias o manifiestan en la niñez, la inmunodeficiencias secundarias o adquiridas aparecen con consecuencia de la malnutrición
Descritores: Alergia e Imunologia
Responsável: PY37.1 - Biblioteca
616.97 892#Ins8j


  2 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1018062
Autor: Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Salud.
Título: Congreso del Cono sur de alergia e inmunólogia, II Congreso paraguayo de neumonologia, Jornadas de patologia regional.
Fonte: ASUNCION; EFACIM; jun.1993. 68 p.
Idioma: es; en.
Resumo: Las enfermedades alergias se presentan a lo largo de toda la vida, sus caracteristicas particulares derivados del dinamismo de su crecimiento y desarrollo, el material sera de mucha utilidad a los profesionales especialistas en la enfermedad
Descritores: Alergia e Imunologia
-Pneumologia
Responsável: PY37.1 - Biblioteca
616.97 892#Ins 8j


  3 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1018056
Autor: Instituto de Investigación en Ciencias de la Salud.
Título: Congreso paraguayo de alergia e inmunologia.
Fonte: ASUNCION; I I C S; nov.1995. 35 p.
Idioma: es; en.
Resumo: Es un trabajo que introduce técnicas avanzadas para mejorar el diagnostico en una situacción clinica de relevancia regional se destaca la objetividad en la valoración del alcance de los resultados a serca de las concluciones
Descritores: Alergia e Imunologia
Responsável: PY37.1 - Biblioteca
616.97 892#Ins8i


  4 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1049557
Autor: Lozano, Alejandro; Altolaguirre, Nicolás; Arancibia, Agustín; Caldelari, Federico Gonzalo; Congin, Matías Ariel; Llugdar, José Roberto; Lozano, Natalia Andrea; Revigliono, José Ignacio.
Título: Inmunodeficiencia común variable: casos clínicos y análisis bibliográfico / Variable common immunodeficiency: clinical cases and bibliographical analysis.
Fonte: Córdoba; EDUCC; 2009. 25 p.
Idioma: es.
Descritores: Alergia e Imunologia
Síndromes de Imunodeficiência
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: AR304.2 - Biblioteca
AR304.2; aA UCC.DdT MED 059-08


  5 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1048776
Autor: SCHELLNAST FAURE, ASTRID.
Título: Inmunología Pediátrica / Pediatric Immunology
Fonte: Ludovica pediátr;22(4):19-19, dic.2019.
Idioma: es.
Descritores: Distribuição Espacial da População
-Alergia e Imunologia
Tipo de Publ: Editorial
Narrativas Pessoais
Responsável: AR481.1 - Biblioteca Hospital de Niños


  6 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-907943
Autor: Ferreira, Maria Verônica Ferrareze; Moreira, Bruna Juliana; Brazão, Vânia; Fagundes, Ricardo José; Fernandes, Ana Paula Morais.
Título: Relato de experiência: prática de imunologia para estudantes de graduação em enfermagem / Experience report: immunology practice for undergraduate nursing students / Relato de experiencia: práctica de inmunología para estudiantes de grado en enfermería
Fonte: REME rev. min. enferm;21:[1-6], 2017. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: descrever a experiência das estratégias e ações adotadas para inserção de atividades teórico-práticas na disciplina Imunologia para estudantes de graduação em Enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de atividades desenvolvidas com estudantes de uma instituição de ensino superior pública do interior paulista, no período de agosto a setembro de 2015. RESULTADOS: até 2014 a disciplina Imunologia adotava métodos expositivos para abordar o seu conteúdo. Em 2015 foi implementada uma atividade simulada na estrutura curricular do curso, que proporcionou uma proposta pedagógica mais dinâmica, inovadora e proativa, favorecendo o trabalho em grupo e a participação do estudante na construção de seu próprio conhecimento. CONCLUSÃO: concluiu-se, pela experiência vivenciada, que a articulação e integração de conteúdos em atividades teórico-práticas favorecem o processo ensino-aprendizagem e possibilitam o fortalecimento de novas posturas metodológicas a serem utilizadas no cotidiano da prática curricular para a formação de Enfermagem.

Objective: to describe the experience of the strategies and actions for insertion of activities theory-practice in the discipline of Immunology forundergraduate students in nursing. Method: a descriptive study, type experience reports of activities developed with students of an institution ofhigher education public, state of São Paulo, in the period from August to September 2015. Results: until 2014 the discipline of Immunology embraced expository methods to address its contents. In 2015 was implemented a simulated activity in the curricular structure of the course, which provided apedagogical proposal more dynamic, innovative and pro-active, favoring the group work and student participation in the construction of their ownknowledge. Conclusion: it is concluded by the experience that the articulation and integration of content in theory and practice favor the teaching learning process and allow the strengthening of new methodological postures to be used in daily practice of curriculum for the training of nurses.

Objetivo: describir la experiencia de las estrategias y acciones para la inserción de las actividades teórico-prácticas en la disciplina de Inmunologíapara estudiantes de grado en enfermería. Método: Se realizó un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, de las actividades desarrolladas conestudiantes de una institución de enseñanza superior pública del estado de São Paulo, en el período comprendido entre agosto y septiembre de2015. Resultados: hasta 2014 la disciplina de Inmunología adoptaba métodos expositivos para enfocar su contenido. En 2015 se implementó unsimulacro de actividades en el plan de estudios del curso, lo cual proporcionó una propuesta pedagógica más dinámica, novedosa y pro-activa,favoreciendo el trabajo en grupo y la participación estudiantil en la construcción de su propio conocimiento. Conclusión: por esta experiencia seconcluye que la articulación e integración de contenidos en actividades teórico – prácticas favorecen el proceso de enseñanza-aprendizaje y permitenel fortalecimiento de nuevas posturas metodológicas a utilizar en la práctica cotidiana del plan de estudios para la formación de Enfermería.
Descritores: Alergia e Imunologia
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  7 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Struchiner, Mirian
Texto completo
Id: lil-233973
Autor: Costa, Joel Bruno Santos da; Silva, Sergio Aallak da; Struchiner, Mirian; Diogo, Antonia Cinira Melo.
Título: "Anticorpos monoclonais": sistema hipermídia de apoio ao ensino de imunobiologia / \"monoclonal antibodies\": hypermedia system of support by imulology teaching
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.770-770, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: O sistema "Anticorpos Monoclonais" tem por finalidade contribuir para a melhor formação dos alunos de graduação das ciências biomédicas no campo da imunologia. Para atingir tal objetivo, procuramos formar uma equipe de trabalho multidisciplinar, com enfoque de projeto participativo. As informações foram organizadas utilizando a metáfora de livro eletrônico, divididas em páginas ou artigos, interrelacionadas através de elos. A especificação do sistema foi feita usando o método "Hiper Autor" e a implementação do hiperdocumento através da ferramenta de autoria "Multimedia Toolbook 3.0". Os recursos do programa e a interface foram cuidadosamente estudados com o objetivo de torná-lo funcional e de uso agradável.
Descritores: Alergia e Imunologia/educação
Anticorpos Monoclonais
Estudantes de Ciências da Saúde
Hipermídia
Multimídia
-Desenho de Programas de Computador
Metáfora
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.165


  8 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-89097
Autor: FUNDAP.
Título: Requisitos mínimos de um programa de residencia médica: competências em alergia e imunologia / Mininum requirements of a medical residence program: qualifying in allergy and immunology.
Fonte: s.l; FUNDAP; out. 1990. 28 p. tab. (FUNDAP. Documentos de Trabalho, 37). (DT/37).
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Requisitos Mínimos de um Programa de Residência Médica: Competências em Alergia e Imunologia, s.l, s.d.
Símbolo: DT/37.
Descritores: Alergia e Imunologia/educação
Internato e Residência
-Ensino
Brasil
Currículo
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1648.00; BR599.1; 10002003445, AG


  9 / 514 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1047446
Autor: Virtuoso, João; Silva, Íris Santos; Guerra, Pedro; Oliveira, Rita S.
Título: A complexidade em alergologia pediátrica: o doente polissensibilizado / The complexity in pediatric allergology: the polysensitized patient
Fonte: Sci. med. (Porto Alegre, Online);29(4):33629, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVOS: No presente estudo os autores pretendem demonstrar as vantagens do diagnóstico molecular em imunoalergologia atráves da descrição de um caso clínico. DESCRIÇÃO DO CASO: Apresentamos o caso de uma criança, do sexo masculino, 9 anos de idade seguido em consulta de imunoalergologia pediátrica com os diagnósticos de asma persistente moderada, rinite persistente, eczema atópico e alergia alimentar com manifestações graves (vários episódios de anafilaxia), cujo estudo do perfil molecular de sensibilização alérgica contribuiu para melhor conhecimento do doente, adequação terapêutica e, inclusive, prognóstica. CONCLUSÕES: O estudo molecular alergológico, conforme análise do caso em estudo, permite o estabelecimento e escalonamento em termos de gravidade de um perfil de sensibilização mais individualista, que é sobretudo importante no doente polissensibilizado e com relato de alergias respiratórias e alimentares.

AIMS: In the present study, the authors intend to demonstrate the advantages of molecular diagnosis in immunoallergology through the description of a clinical case. CASE DESCRIPTION: We present the case of a 9-year-old male, followed by pediatric immunoallergology with the diagnoses of moderate persistent asthma, persistent rhinitis, atopic eczema and food allergy with severe manifestations (several episodes of anaphylaxis). molecular profile of allergic sensitization contributed to better knowledge of the patient, therapeutic and even prognostic adequacy. CONCLUSIONS: The molecular allergy diagnostic tests, according to the analysis of the present case, allows the establishment and escalation in terms of severity of a more individualistic sensitization profile, which is especially important in the patient who is polysensitized and with reports of respiratory and food allergies.
Descritores: Alergia e Imunologia
-Pediatria
Hipersensibilidade
Medicina
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  10 / 514 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Burger, Eva
Id: lil-214592
Autor: Burger, Eva; Barcinski, Marcello André.
Título: Análise do programa de pós-graduaçäo em imunologia da Universidade de Säo Paulo: à luz das recomendaçöes da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da International Union of Immunological Societies (IUIS) / Analysis of postgraduate program in immunology of Universidade de Säo Paulo the light of the recomendations of Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) and of International Union of Immunological Societies (IUIS).
Fonte: Säo Paulo; Usp. Instituto de Ciências Biomédicas; out. 1993. 23 p. tab. (Ensino e Pesquisa, 4, 1).
Idioma: pt.
Descritores: Alergia e Imunologia
Educação de Pós-Graduação/métodos
-Brasil
Competência Profissional
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3078.00; BR32.1



página 1 de 52 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde