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Struchiner, Mirian
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Id: lil-233973
Autor: Costa, Joel Bruno Santos da; Silva, Sergio Aallak da; Struchiner, Mirian; Diogo, Antonia Cinira Melo.
Título: "Anticorpos monoclonais": sistema hipermídia de apoio ao ensino de imunobiologia / \"monoclonal antibodies\": hypermedia system of support by imulology teaching
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.770-770, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: O sistema "Anticorpos Monoclonais" tem por finalidade contribuir para a melhor formação dos alunos de graduação das ciências biomédicas no campo da imunologia. Para atingir tal objetivo, procuramos formar uma equipe de trabalho multidisciplinar, com enfoque de projeto participativo. As informações foram organizadas utilizando a metáfora de livro eletrônico, divididas em páginas ou artigos, interrelacionadas através de elos. A especificação do sistema foi feita usando o método "Hiper Autor" e a implementação do hiperdocumento através da ferramenta de autoria "Multimedia Toolbook 3.0". Os recursos do programa e a interface foram cuidadosamente estudados com o objetivo de torná-lo funcional e de uso agradável.
Descritores: Alergia e Imunologia/educação
Anticorpos Monoclonais
Estudantes de Ciências da Saúde
Hipermídia
Multimídia
-Desenho de Programas de Computador
Metáfora
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.165


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Id: lil-89097
Autor: FUNDAP.
Título: Requisitos mínimos de um programa de residencia médica: competências em alergia e imunologia / Mininum requirements of a medical residence program: qualifying in allergy and immunology.
Fonte: s.l; FUNDAP; out. 1990. 28 p. tab. (FUNDAP. Documentos de Trabalho, 37). (DT/37).
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Requisitos Mínimos de um Programa de Residência Médica: Competências em Alergia e Imunologia, s.l, s.d.
Símbolo: DT/37.
Descritores: Alergia e Imunologia/educação
Internato e Residência
-Ensino
Brasil
Currículo
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1648.00; BR599.1; 10002003445, AG


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Id: biblio-907943
Autor: Ferreira, Maria Verônica Ferrareze; Moreira, Bruna Juliana; Brazão, Vânia; Fagundes, Ricardo José; Fernandes, Ana Paula Morais.
Título: Relato de experiência: prática de imunologia para estudantes de graduação em enfermagem / Experience report: immunology practice for undergraduate nursing students / Relato de experiencia: práctica de inmunología para estudiantes de grado en enfermería
Fonte: REME rev. min. enferm;21:[1-6], 2017. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: descrever a experiência das estratégias e ações adotadas para inserção de atividades teórico-práticas na disciplina Imunologia para estudantes de graduação em Enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de atividades desenvolvidas com estudantes de uma instituição de ensino superior pública do interior paulista, no período de agosto a setembro de 2015. RESULTADOS: até 2014 a disciplina Imunologia adotava métodos expositivos para abordar o seu conteúdo. Em 2015 foi implementada uma atividade simulada na estrutura curricular do curso, que proporcionou uma proposta pedagógica mais dinâmica, inovadora e proativa, favorecendo o trabalho em grupo e a participação do estudante na construção de seu próprio conhecimento. CONCLUSÃO: concluiu-se, pela experiência vivenciada, que a articulação e integração de conteúdos em atividades teórico-práticas favorecem o processo ensino-aprendizagem e possibilitam o fortalecimento de novas posturas metodológicas a serem utilizadas no cotidiano da prática curricular para a formação de Enfermagem.

Objective: to describe the experience of the strategies and actions for insertion of activities theory-practice in the discipline of Immunology forundergraduate students in nursing. Method: a descriptive study, type experience reports of activities developed with students of an institution ofhigher education public, state of São Paulo, in the period from August to September 2015. Results: until 2014 the discipline of Immunology embraced expository methods to address its contents. In 2015 was implemented a simulated activity in the curricular structure of the course, which provided apedagogical proposal more dynamic, innovative and pro-active, favoring the group work and student participation in the construction of their ownknowledge. Conclusion: it is concluded by the experience that the articulation and integration of content in theory and practice favor the teaching learning process and allow the strengthening of new methodological postures to be used in daily practice of curriculum for the training of nurses.

Objetivo: describir la experiencia de las estrategias y acciones para la inserción de las actividades teórico-prácticas en la disciplina de Inmunologíapara estudiantes de grado en enfermería. Método: Se realizó un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, de las actividades desarrolladas conestudiantes de una institución de enseñanza superior pública del estado de São Paulo, en el período comprendido entre agosto y septiembre de2015. Resultados: hasta 2014 la disciplina de Inmunología adoptaba métodos expositivos para enfocar su contenido. En 2015 se implementó unsimulacro de actividades en el plan de estudios del curso, lo cual proporcionó una propuesta pedagógica más dinámica, novedosa y pro-activa,favoreciendo el trabajo en grupo y la participación estudiantil en la construcción de su propio conocimiento. Conclusión: por esta experiencia seconcluye que la articulación e integración de contenidos en actividades teórico – prácticas favorecen el proceso de enseñanza-aprendizaje y permitenel fortalecimiento de nuevas posturas metodológicas a utilizar en la práctica cotidiana del plan de estudios para la formación de Enfermería.
Descritores: Alergia e Imunologia
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1047446
Autor: Virtuoso, João; Silva, Íris Santos; Guerra, Pedro; Oliveira, Rita S.
Título: A complexidade em alergologia pediátrica: o doente polissensibilizado / The complexity in pediatric allergology: the polysensitized patient
Fonte: Sci. med. (Porto Alegre, Online);29(4):33629, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVOS: No presente estudo os autores pretendem demonstrar as vantagens do diagnóstico molecular em imunoalergologia atráves da descrição de um caso clínico. DESCRIÇÃO DO CASO: Apresentamos o caso de uma criança, do sexo masculino, 9 anos de idade seguido em consulta de imunoalergologia pediátrica com os diagnósticos de asma persistente moderada, rinite persistente, eczema atópico e alergia alimentar com manifestações graves (vários episódios de anafilaxia), cujo estudo do perfil molecular de sensibilização alérgica contribuiu para melhor conhecimento do doente, adequação terapêutica e, inclusive, prognóstica. CONCLUSÕES: O estudo molecular alergológico, conforme análise do caso em estudo, permite o estabelecimento e escalonamento em termos de gravidade de um perfil de sensibilização mais individualista, que é sobretudo importante no doente polissensibilizado e com relato de alergias respiratórias e alimentares.

AIMS: In the present study, the authors intend to demonstrate the advantages of molecular diagnosis in immunoallergology through the description of a clinical case. CASE DESCRIPTION: We present the case of a 9-year-old male, followed by pediatric immunoallergology with the diagnoses of moderate persistent asthma, persistent rhinitis, atopic eczema and food allergy with severe manifestations (several episodes of anaphylaxis). molecular profile of allergic sensitization contributed to better knowledge of the patient, therapeutic and even prognostic adequacy. CONCLUSIONS: The molecular allergy diagnostic tests, according to the analysis of the present case, allows the establishment and escalation in terms of severity of a more individualistic sensitization profile, which is especially important in the patient who is polysensitized and with reports of respiratory and food allergies.
Descritores: Alergia e Imunologia
-Pediatria
Hipersensibilidade
Medicina
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Burger, Eva
Id: lil-214592
Autor: Burger, Eva; Barcinski, Marcello André.
Título: Análise do programa de pós-graduaçäo em imunologia da Universidade de Säo Paulo: à luz das recomendaçöes da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da International Union of Immunological Societies (IUIS) / Analysis of postgraduate program in immunology of Universidade de Säo Paulo the light of the recomendations of Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) and of International Union of Immunological Societies (IUIS).
Fonte: Säo Paulo; Usp. Instituto de Ciências Biomédicas; out. 1993. 23 p. tab. (Ensino e Pesquisa, 4, 1).
Idioma: pt.
Descritores: Alergia e Imunologia
Educação de Pós-Graduação/métodos
-Brasil
Competência Profissional
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3078.00; BR32.1


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Id: biblio-1026373
Autor: Ramón, Germán Darío.
Título: Aproximación al estudio de las bases inmunológicas de las enfermedades alérgicas / Approach to the study of the immunological bases of allergic diseases
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;2(3):44-48, Oct. 1992.
Idioma: es.
Resumo: Las enfermedades alérgicas son un modelo de enfermedad inmunológica, donde se correlacionan los niveles de IgE específica y la expresión de la atopía. Esto brinda la oportunidad de estudiar los factores que crean la susceptibiliudad individual para desarrollar tal enfermedad. Los factores tantos genéticos como ambientales, interaccionan a nivel molecual. En dicho sistema actúan la célula presente del antígeno, el alergeno y el linfocito helper. Tienen su importancia la expresión de moléculas Clase II del Complejo Mayor de Histocompatbilidad sobre la superficie de las membranas de las células del Sistema Monocítico Fagocitario, que seleccionan el determinante antigénico y luego son reconocidos por el receptor de los linfocitos CD4. Estos antígenos HLA están en asociación con diferentes hipersensibilidades específicas a determinados alergenos.
Descritores: Alergia e Imunologia
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-640863
Autor: Castilho, Lilian.
Título: Applying molecular immunohematology discoveries to daily transfusion practice
Fonte: Rev. bras. hematol. hemoter;34(3):184-185, 2012.
Idioma: en.
Descritores: Transfusão de Sangue
Alergia e Imunologia
Hematologia
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1023526
Autor: Leckman, James F; Alvarenga, Pedro G de; Ravagnani, Beatriz; Johnson, Isaac N S.
Título: What does immunology have to do with brain development and neuropsychiatric disorders?
Fonte: Rev. med. (Säo Paulo);98(4):241-253, jul.-ago. 2019.
Idioma: en.
Resumo: Introduction: Neural development is an enormously complex and dynamic process. From very early in brain development 'immune cells' play a key role in a number of processes including the formation and refinement of neural circuits, as well as sexual differentiation. There is a growing body of evidence that the immune system also plays an important role in the pathobiology of several neurodevelopmental and neuropsychiatric disorders. Objective: The goal of this article is to review the currently available data concerning the role of the 'immune system' in normal brain development, as well as its role in the pathobiology of neurodevelopmental and neuropsychiatric disorders. Methodology: We conducted a traditional literature search using PubMed and recent special issues of journals to locate relevant review articles. Results: The cellular and molecular processes that make up our 'immune system' are crucial to normal brain development and the formation and maintenance of neural circuits. It is also increasingly evident that the immune system and neuroinflammation play important roles in the pathobiology of at least a subset of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD), schizophrenia, obsessive-compulsive disorder, Tourette syndrome and mood disorders, such as depression, as well as autoimmune and neurodegenerative disorders. Emerging evidence also points to the importance of the 'gut-brain axis' and an individual's microbiome, which can impact an individual's somatic and mental well-being. Conclusions: There are multidirectional interconnections across multiple biological systems in our brains and bodies that are mediated in part by the immune system. At present, however, the 'promise' of this field remains greater than the 'deliverables'. Time will tell whether novel interventions will be developed that will make a positive difference in the care of our patients. It is also possible that valid biomarkers will emerge that will guide a more personalized approach to treatment.

Introdução: O desenvolvimento neural é um processo extremamente complexo e dinâmico. Tao pronto se inicia o desenvolvimento do cérebro, as "células imunológicas" desempenham um papel fundamental em vários processos, incluindo a formação e aperfeiçoamento de circuitos neurais, bem como a diferenciação sexual. Há um crescente corpo de evidências de que o sistema imunológico também desempenha um papel importante na fisiopatologia de diversos transtornos neurodesenvolvimentais e neuropsiquiátricos. Objetivo: O objetivo deste artigo é revisar os dados atualmente disponíveis sobre o papel do "sistema imunológico" em relação ao desenvolvimento normal do cérebro, bem como a fisiopatogenia dos transtornos de neurodesenvolvimento e neuropsiquiátricos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica tradicional para localizar artigos de revisão relevantes. Resultados: Os processos celulares e moleculares que compõem o nosso "sistema imunológico" são cruciais para o desenvolvimento normal do cérebro e a formação e manutenção de circuitos neurais. É cada vez mais evidente que o sistema imunológico e neuroinflamação desempenham papéis importantes na etiopatogenia de pelo menos um subconjunto de indivíduos com autismo, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome de Tourette, depressão e transtornos do humor, bem como distúrbios autoimunes e neurodegenerativos. Evidências emergentes também apontam para a importância do eixo intestino-cerebral e do microbioma de um indivíduo em relação à sua saúde e bem-estar somático e mental. Conclusões: Existem interconexões multidirecionais entre múltiplos sistemas biológicos em nossos cérebros e corpos que são mediados em parte pelo sistema imunológico. No momento, no entanto, a "promessa" desse campo continua sendo maior do que os "resultados finais". O tempo dirá se novas intervenções serão desenvolvidas que farão uma diferença positiva no cuidado de nossos pacientes. Também é possível que surjam biomarcadores válidos que orientarão uma abordagem mais personalizada ao tratamento.
Descritores: Transtorno Autístico
Neuroimunomodulação
Síndrome de Tourette
Microglia
Transtornos do Humor
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Transtorno do Espectro Autista
Sistema Imunitário
Imunidade Materno-Adquirida
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
-Esquizofrenia
Estresse Psicológico
Citocinas
Depressão
Alergia e Imunologia
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1021512
Autor: Braga, Catarina Joelma Magalhães; Pantoja, Lydia Dayanne Maia; Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues; Aragão, Gislei Frota.
Título: Jogo de cartas como estratégia para o ensino de doenças autoimunes na graduação médica / Card game as strategy for the teaching of autoimmune diseases in medical graduation / Juego de cartas como estrategia para la enseñanza de enfermedades autoinmunes en la graduación médica
Fonte: RECIIS (Online);13(3):594-607, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A experiência relatada neste artigo envolveu a elaboração e aplicação do ImunoDAI, um jogo de cartas desenvolvido por alunos e professores do curso de Medicina para abordar o conteúdo técnico de vinte Doenças Autoimunes (DAI). As DAI compreendem numerosas doenças com diferentes apresentações clínicas que compartilham uma etiologia complexa, porém comum, representada pela resposta imunológica contra autoantígenos. O ImunoDAI trata-se de um jogo produzido coletivamente que, enquanto recurso pedagógico, possibilitou o trabalho com as DAI por meio da elaboração de quatro cartas contendo informações sobre as principais causas da doença; imunopatogênese; sinais e sintomas; diagnóstico e tratamento. A utilização do jogo facilitou a fixação dos conteúdos e favoreceu o processo de ensino-aprendizagem ao permitir múltiplas interações, promover a aprendizagem dos conteúdos, desenvolver autonomia, criatividade, cooperação mútua, discussões e tomadas de decisões, habilidades indispensáveis aos futuros médicos.

The experience reported in this article involved the development and application of ImmunoDAI, a card game developed by students and professors of the medical course to address the technical content of twenty autoimmune diseases (DAI). The DAI comprise numerous diseases with different clinical presentations that share a complex but common etiology represented by the immune response against autoantigens. The ImunoDAI is a collectively produced game that, as a pedagogical resource, made possible the work with the DAI through the elaboration of four letters containing information about the main causes of the disease; immunopathogenesis; signals and symptoms; diagnosis and treatment. The use of the game facilitated the fixing of contents and favored the teaching-learning process by allowing multiple interactions, promoting content learning, developing autonomy, creativity, cooperation, discussions and decision making, skills that are indispensable for future doctors.

A experiencia relatada en este artículo involucró la elaboración y aplicación del ImunoDAI, un juego de cartas desarrollado por alumnos y profesores del curso de Medicina para abordar el contenido técnico de veinte Enfermedades autoinmunes (DAI). Las DAI comprenden numerosas enfermedades con diferentes presentaciones clínicas que comparten una etiología compleja, pero común, representada por la respuesta inmunológica contra autoantígenos. El ImunoDAI es un juego producido colectivamente que, en cuanto recurso pedagógico, posibilitó el trabajo con las DAI por medio de la elaboración de cuatro cartas conteniendo informaciones sobre las principales causas de la enfermedad; inmunopatogenia; signos y síntomas; diagnóstico y tratamiento. La utilización del juego facilitó la fijación de los contenidos y favoreció el proceso de enseñanza-aprendizaje al permitir múltiples interacciones, promover el aprendizaje de los contenidos, desarrollar autonomía, creatividad, cooperación, discusiones y tomas de decisiones, habilidades indispensables para los futuros médicos.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Doenças Autoimunes
Alergia e Imunologia
Materiais Educativos e de Divulgação
Aprendizagem
-Estudantes de Medicina
Ensino
Materiais de Ensino
Universidades
Criatividade
Educação Superior
Tomada de Decisões
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1006291
Autor: Garzón, Hernan; Quiroga, Jennifer.
Título: Diseño e implementación de una propuesta didáctica por medio de la utilización de herramientas virtuales para el aprendizaje de inmunología en enfermedad periodontal / Design and implementation of a didactic model through the use of virtual tools for the learning of immunology in periodontal disease
Fonte: Acta odontol. Colomb. (En linea);8(2):59-71, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el contexto actual presenta diversas posibilidades para la innovación en el campo educativo, siendo una de estas la utilización de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC). En odontología los esfuerzos para la introducción de las TIC en los procesos de enseñanza-aprendizaje han sido progresivos y algo difíciles, debido a las características propias de la disciplina, la cual exige prácticas pre-clínicas y con pacientes. Sin embargo, la infinidad de herramientas que ofrecen las TIC han hecho que sean más atractivas, versátiles y útiles para el fortalecimiento de procesos educativos en áreas complejas. En el área de periodoncia se presenta una dificultad para el aprendizaje de Inmunología en Enfermedad Periodontal por la cantidad de horas dedicadas y su complejidad. Objetivo: diseñar e implementar una propuesta didáctica a través de herramientas virtuales para fortalecer el proceso de aprendizaje respecto a la inmunología en enfermedad periodontal. Materiales y métodos: investigación cualitativa de tipo investigación-acción. Se elaboró una plataforma en Moodle con cinco módulos, cada uno con objetivos de carácter cognitivo, procedimental y actitudinal; así como el planteamiento de actividades que fortalecieran el aprendizaje del estudiante y un proceso evaluativo, en el cual tanto el tutor como el estudiante forman parte activa dando lugar a una evaluación procesual. Discusión y conclusión: aunque la elaboración de este tipo de propuestas se redefine constantemente en la práctica, son una estrategia útil en odontología, la cual arrojaría resultados satisfactorios para el fortalecimiento de procesos de aprendizaje en aquellos temas que presentan mayor dificultad.

Background: the current context presents several possibilities for innovation in the educational field, one of which is the use of Information and Communication Technologies (ICT). In dentistry, the efforts for the introduction of ICT in teaching-learning processes have been progressive and somewhat difficult, due to the characteristics of the discipline that requires pre-clinical practices and with patients. However, the myriad of tools offered by ICT have made them more attractive, versatile and useful for strengthening educational processes in complex areas. In the area of periodontics there is a difficulty for the learning of Immunology in Periodontal Disease due to the number of hours dedicated and its complexity. Objective: to design and implement a didactic proposal through virtual tools to strengthen the learning process regarding immunology in periodontal disease. Materials and methods: pedagogical research of qualitative type framed within Action Research. A platform was developed in Moodle with five modules, each one with cognitive, procedural and attitudinal objectives; as well as the approach of activities that strengthened the student's learning and an evaluation process in which both the tutor and the student are an active part, giving rise to a procedural evaluation. Discussion and conclusion: although the development of this type of proposal is constantly redefined in practice, as an initial exercise it is useful to show a useful strategy in dentistry that would eventually yield satisfactory results for the strengthening of learning processes in those subjects that present greater difficulty.
Descritores: Doenças Periodontais
Educação
-Materiais de Ensino
Desenho de Programas de Computador
Interface Usuário-Computador
Colômbia
Alergia e Imunologia
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO136.1 - Biblioteca



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